PDA

Ver Versão Completa : Abrir oficina



gilberto2pts
15-04-10, 08:24
fala galera , tudo certo , so novo aki , e estou querendo uma ajuda ...
to kerendo abrir uma oficina em sorocaba interior d sp , nda mto gran , coisa simples ,
+ eh mto importante q n de errado , alguem pod dar alguma ideia ?! grade abraço a todos

pistão
15-04-10, 10:18
ideia?
bom ponto
saber mecher nos modelos mais populares
ter boas ferramentas
entrega no praso correto e o mais rapido possivel
bom preço
atender bem e com educação os clientes
evitar gabiarras
e ter muito conhecimento

rocksul
15-04-10, 10:20
Prestar um serviço de qualidade, entender de moto e ser justo.

jpedro91
15-04-10, 10:20
ideia?
bom ponto
saber mecher nos modelos mais populares
ter boas ferramentas
entrega no praso correto e o mais rapido possivel
bom preço
atender bem e com educação os clientes
evitar gabiarras
e ter muito conhecimento



é bom evitar hehehe mas nada impede de fazer umas hueheuheuheu :lol: :drool: ]:)

Roberval3000
15-04-10, 10:23
ideia?
bom ponto
saber mecher nos modelos mais populares
ter boas ferramentas
entrega no praso correto e o mais rapido possivel
bom preço
atender bem e com educação os clientes
evitar gabiarras
e ter muito conhecimento


Principalmente ser honesto, falou q vai ser X tem q ser X

Cliente sabe qdo ta sendo enrolado e a primeira impressão fica.

blaugusto
15-04-10, 10:25
Ter as ferramentas certas pra não fazer cagada.
Fazer serviço decente.
Não enganar ninguém.

rupiado
15-04-10, 10:25
E ai Gilberto.. blz?!?
Você precisa avaliar alguns aspectos. Uma oficina de moto, é um bom mercado em potencial, mas como toda empresa tem seus altos e baixos, precisa de um plano organizacional.
Você quer uma oficina? Ou uma loja de motopeças que tenha junto uma oficina?
Procure um bom ponto comercial, com epaço e com uma boa clientela em potencial.
Você é mecânico? Se for você mesmo que vai pegar na graxa, e caso tenha junto uma loja de peças, você vai precisar de alguem que lhe ajude a administrar e até mesmo no atendimento.
Na oficina, você precisará mais que tudo de ferramentas, elevador, badeco, etc...
Eu mesmo ja pensei em abrir uma, mas não entendo de mecânica, visitei muitas lojas, oficinas, conversei alguns conhecidos no ramo, cheguei a conclusão que aqui na minha cidade o negócio é bom e rentável, mas não é pro meu bico não!!!

Faça isso cara, visite lojas e oficinas.... Tente colher o máximo de informção, e encare todas as possibilidades negativas, porque se o lucro é importante, não levar prejuízo é maior ainda!!!

Se quiser conversar mais, mande uma msg pra mim!

Abraços!

Thyago Mahon Barros
15-04-10, 10:33
É isso ai Rupiado.

edumrq
15-04-10, 10:54
Mantenha a ofina limpa, nada de graxa no chão e paredes, nada de gambiarras eletricas e bancadas desorganizadas, parece besteira mais um um lugar bem cuidado da a impressão de que sua moto tambem sera bem cuidada, tenha um armario, ou umas pratileiras pra guardar os capacetes dos cliente de preferencia que fique a vista e bem organizado, e se possivel sei que é dificil, uma maquina e um espaço pra lavar a moto dos clientes depois do serviço, isso faz muuuuita diferença, você deixa a moto pra arrumar quando volta a moto esta arrumada e limpa, se não der pra lavar pelo menos não a deixe suja, com as manoplas e painel cheios de graxa e seja atencioso, explique o que vai fazer pro proprietario, mesmo que ele seja um leigo esplique de forma simples qual o problema, o que ocasionou o problema, e antes de trocar alguma peça comunique o cliente, não apareça com surpresas de ultima hora que não estavam no orçamento

* Essa historia de lavar a moto aconteceu ontem aqui na concessionaria yamaha na av 9 de julho em sp. deixei a moto para a 1º revisão dos 1000km, R$ 46,00, mangos, achei caro só pra trocar oleo e sei la mais o que eles fariam, mas ai trocaram o oleo, esticaram e lubrificaram a corrente, lubrificaram os cabos de empreagem e acelerador, regularam o freio, me deram um sprayzinho de wd e um spray de graxa pra corrente, mas o mais foda foi que lavaram a moto, a motro tava imunda, todo mundo foi simpativo atencioso valeu os 46,00 mangos

Cyber
15-04-10, 11:12
O mais importante de tudo isso ae, vire amigo de seu cliente, vai ver que este sempre vai voltar, mesmo que você não tenha tempo de atende-lo, vai esperar, talvez não só pelo serviço bem prestado mas sim por confiar e saber que será muito bem tratado.

Na cidade quando cheguei aqui, fui visitar as oficinas para ver como atendiam, tinha algumas lindas, coisa de outro mundo, cumpriam prazos e tinha uma boa estrutura, mas justamente fui utilizar o serviço de uma oficina que não é tão linda assim e nem sempre cumprem prazos, mas fiquei amigo do mecânico. Ligo pra ele ele já conversa e tal fala se precisa ou não levar lá, muita coisa ele me ajuda ou me ensina pra trocar em casa. Quando tem algo estragado ou prestes a dar problema ele chega e ligar me pedindo pra ir ver o que está acontecendo e dizer se pode ou não fazer o serviço. Resumindo honestidade total, isso hoje em dia faz diferença, já deixei minha moto em concessionária, disseram que trocaram peças e na hora fui conferir estava a mesma (defeituosa). Acho que é isso, o passo a passo está mais ou menos desenhado ae, tente seguir que com certeza você vai ter sucesso em sua oficina.

edumrq
15-04-10, 11:20
Se você seguir as dicas da galera ja sou cliente seu

Caique
15-04-10, 11:26
Pra min o fundamental é:
1 Ser honesto.
2 Ser um bom mecanico e procurar sempre aprender mais.
3 Ter ferramentas adequadas.
4 Ficar em um lugar movimentado.(sem ser perigoso).
5 Ser caprichoso.

Roberval3000
15-04-10, 11:39
problema pra quem ta começando é achar ponto bom

problema q ponto bom é carissimo

rocksul
15-04-10, 12:34
Não esquecendo que a clássica oficina mecânica tem posters de mulheres gostosas nos calendários.

Ninguém tinha falado nisso até agora, por isso fiz questão de colocar.

Bruno Boo
15-04-10, 12:37
Ter maquinário e ferramentas, ter curso de mecânico ou pelo menos saber mexer em motor, freio e câmbio, ter bom atendimento e não abusar nos preços !

queiroga
15-04-10, 13:05
honestidade e boa qualidade nos serviços o preço sen do justo, a oficina vai ficar sempre lotada!

Diego.fcs
15-04-10, 17:10
Tem que ser honesto e ter muito conhecimento, não fazer gambiarras e ser justo no preço. Evite também ficar pegando essas motos todas destruídas de cgzeiros para fazer umas gambi e por peças ruins, porq os clientes bons vê isso em sua oficina e sai fora.

Stone
15-04-10, 23:47
O que o Diego falou é muito importante, e como já falaram, ter conhecimento e prática (não adianta saber a teoria mas não saber fazer), ser honesto e cobrar um preço justo em primeiro lugar, depois organização, limpeza, pisos e paredes brancas se possível, nada de gambiarras, nada de rolo de arame na oficina, ferramentas de qualidade e sempre estar atualizado com as novas tecnologias, nunca ficar cheio de graxa, guardapó e mãos sempre limpas para poder dar a mão para o cliente a qualquer hora, e muito importante, sempre usar peças de qualidade, se for pra fazer coisa mal feita nem faça, é melhor deixar de fazer do que fazer mal feito, e o que não pode faltar é amor a profissão, tendo isso a metade do caminho está ganho

Guilherme Mcnasty
16-04-10, 09:15
Pra abrir uma oficina é fundamental SER MECÂNICO. Saber o que está fazendo, como e com o que ou quem lidar, já ter trabalhado com isso como empregado. O resto é detalhe. Tenho visto muita oficininha abrindo e fechando. Por quê? principalmente por inexperiência. Eu mesmo já passei por isso. Outra: evite sociedade, principalmente com familiares!

j_antunes
16-04-10, 13:09
Quanto a trato com clientes e comportamento, fora isso que todo mundo falou, só a questão de assumir quando um serviço não der certo. Por melhor que você seja, sempre pode acontecer.

Quanto a abrir um negócio, comece num lugar pequeno e que não dê muitas despesas, porque os primeiros meses não devem ser dos mais movimentados. Fica de olho no tipo de moto que mais roda por aí. Às vezes, além de CG, por algum motivo tem muita RD ou Viraguinho. Já é uma boa idéia ir se familiarizando com essas motos pra, no futuro, ficar com as portas abertas pra especialização. Aposta em serviço bem feito e especialização que, caso suas ambições quanto à oficina cresçam, você vai até atrair clientes de fora da cidade. Olha a casa da CB, por exemplo, em Minas. Todo CBzeiro conhece.

Quanto à oficina propriamente dita, tenha ferramentas especializadas e peças mais comuns para substituição. Se só tiver grana pra um ou pra outro, compre as peças antes e as ferramentas depois. Você pode aceitar a maioria dos serviços sem uma chave de impacto ou instalador de bengalas, mas se não tiver à mão um cabo de embreagem, filtro de óleo ou pastilhas de freio, vai ter que pedir às pessoas para deixarem a moto na oficina e elas vão pra onde o serviço seja mais expresso, fazendo com que seja difícil pra você juntar dinheiro para as ferramentas. E, além disso, tenha espaço. Se possível, muito espaço branco. Nada de tapetão de borracha. É ruim pra limpar, mas vai facilitar as coisas quando cair uma arruelinha no chão e vai ser um ambiente muito mais agradável pra trabalhar. Sério, diferença enorme.

E boa sorte;

marcostdm
16-04-10, 13:24
Honestidade é o principal!

Quando adquiri minha primeira moto, deu problema na seta, verifiquei as lâmpadas estavam todas ok! Levei em um mecânico perto de casa e ele me disse que teria que fazer uma revisão na parte elétrica pois estava em curto e me cobrou R$ 80,00 pelo serviço. Eu, inexperiente ainda no mundo das duas rodas, dei o dinheiro e a moto ficou boa, depois de um tempo relatei com um conhecido que entende de motos o acontecido, ele me falou q era só efetuar a troca do relê do pisca que custa R$ 5,00 e é relativamente simples de se fazer a troca. Fiquei muito puto por ser enganado e nunca mais voltei na oficina e ainda falo mal dela para todo mundo.

Então o fundamental é bom atendimento e honestidade que infelizmente é um diferencial neste mercado.

Caique
16-04-10, 14:32
Tem que ser honesto e ter muito conhecimento, não fazer gambiarras e ser justo no preço. Evite também ficar pegando essas motos todas destruídas de cgzeiros para fazer umas gambi e por peças ruins, porq os clientes bons vê isso em sua oficina e sai fora.


Vc é um cgzeiro e sua moto não é destruida,sou contra esse termo

Diego.fcs
16-04-10, 16:04
Vc é um cgzeiro e sua moto não é destruida,sou contra esse termo


Cgzeiro é uma maneira de falar, entenda como quizer. Eu tenho uma CG mas não sou cgzeiro, sou um motociclista e gosto de levar minha moto em um bom mecânico, e para isso nem pesquiso preço, vou onde tenho confiança e qualidade. Todos entenderam o que eu quis dizer.

Vou tentar explicar de outra maneira: Evitar ficar com a oficina cheia daqueles caras que só andam sem filtro, moto depenada, mal cuidada, com gambiarras, motos detonadas porq essa será a impressão que seu cliente terá de você, pelo menos eu penso assim, já cheguei em porta de ofina grande e só vi motos assim, mal desci da moto e voltei e fui embora, porq na minha opinião, cara que mexe com moto assim não tem cuidado, não é organizado e é gambiarrento, por isso só atrai esse tipo de cliente.

Stone
16-04-10, 20:51
Honestidade é o principal!

Quando adquiri minha primeira moto, deu problema na seta, verifiquei as lâmpadas estavam todas ok! Levei em um mecânico perto de casa e ele me disse que teria que fazer uma revisão na parte elétrica pois estava em curto e me cobrou R$ 80,00 pelo serviço. Eu, inexperiente ainda no mundo das duas rodas, dei o dinheiro e a moto ficou boa, depois de um tempo relatei com um conhecido que entende de motos o acontecido, ele me falou q era só efetuar a troca do relê do pisca que custa R$ 5,00 e é relativamente simples de se fazer a troca. Fiquei muito puto por ser enganado e nunca mais voltei na oficina e ainda falo mal dela para todo mundo.

Então o fundamental é bom atendimento e honestidade que infelizmente é um diferencial neste mercado.


Seilá, pense bem, para um pisca não funcionar pode ter dezenas de causas, só porque não estava funcionando não quer dizer que o relê estava queimado...

Caique
18-04-10, 13:35
Cgzeiro é uma maneira de falar, entenda como quizer. Eu tenho uma CG mas não sou cgzeiro, sou um motociclista e gosto de levar minha moto em um bom mecânico, e para isso nem pesquiso preço, vou onde tenho confiança e qualidade. Todos entenderam o que eu quis dizer.

Vou tentar explicar de outra maneira: Evitar ficar com a oficina cheia daqueles caras que só andam sem filtro, moto depenada, mal cuidada, com gambiarras, motos detonadas porq essa será a impressão que seu cliente terá de você, pelo menos eu penso assim, já cheguei em porta de ofina grande e só vi motos assim, mal desci da moto e voltei e fui embora, porq na minha opinião, cara que mexe com moto assim não tem cuidado, não é organizado e é gambiarrento, por isso só atrai esse tipo de cliente.



Eu entendi o q vc quiz dizer, so falei pq acho errado falar isso,
faz com q as pessoas pensem q todos q andam de cg são assim como vc falou acima.

blaugusto
18-04-10, 13:52
Eu entendi o q vc quiz dizer, so falei pq acho errado falar isso,
faz com q as pessoas pensem q todos q andam de cg são assim como vc falou acima.


é que todo mundo que anda assim tem uma CG... :(

Diego.fcs
18-04-10, 21:53
é que todo mundo que anda assim tem uma CG... :(


Olha, se num são todos, creio que uns 99,99% de quem anda assim tem CG, isso não é preconceito, é fato, pelo menos aqui onde moro.

romanex
19-04-10, 13:10
Quanto as duvidas legais de abertura da empresa, você pode procurar o SEBRAE mais proximo. Junte a isso todos os conselhos dados até agora, pois você pode obter o parecer de quem está do outro lado, o cliente, que é muito importante. Lembre-se de investir em conhecimento, pois a tecnologia de reparação hoje em dia atualiza-se muito rápidamente (injeção eletronica, abs, eletronica embarcada, etc). E, como futuro empresario, você sempre deve estar com a visão de ser o mais bem equipado (isso inclui conhecimentos tecnicos atualizados constantemente) para poder estar a frente da concorrência. Meu falecido pai tinha o costume de dizer: "para fazer um nome, você leva uma vida inteira, para perde-lo, basta fazer uma besteira". Boa sorte com o empreendimento.

Tasteful
19-04-10, 20:41
tens q ter contatos