PDA

Ver Versão Completa : Bicicleta elétrica!!! tem que ter carta?



e-bikelivi
17-04-10, 23:05
Ganhei uma bicicleta elétrica,para ir trabalhar,ando 4,7Km na ida e 5 km na volta,com a mesma carga por qutro dias...ganhei tempo,e mais segurança,pois ia à pé...Mas tnho uma dúvida,é nescessário ter carta?,Pois ela anda no máximo 40 km.

Andressa Gasparelli
17-04-10, 23:14
SIM!

Legalmente, até akeles brinquedinhos de criança, jeep's, bugs, etc, movidos a bateria, "legalmente", pelo Código Nacional de Trânsito, ae do 'braza' tem que ter habilitação.

Vc e muitos devem ter reparado que numa época, isso foi um 'boom' em pracinhas, parques, pessoas que alugavam estes brinquedos, mas ae um babaca do MP, respaldado, claro, no Código Nacional de Trânsito, tirou o 'ganha-pão' do pessoal e, por tabela a alegria das crianças.

Eu fiz uma matéria a respeito dessa 'viadagem' na época! - Se um guarda 'babaca' ver você com seu filho passeando numa calçada e ele, por exemplo, (seu filho), estiver andando numa motinha, bug, o jeep desses e quiser encrencar pode e vai ser amparado pela lei.

Ah, esqueci! PAGA IPVA, ou pelo menos, TERIA de pagar! - É pra rir e chorar mesmo!!!

kureizu
17-04-10, 23:29
Acho que depende de onde vc andará (cidade), aqui se os homens da lei verem, deixam passar de boa.

Sylor
18-04-10, 01:12
Eu acho que não.

apu
18-04-10, 02:03
Na minha opinião, deve pagar IPVA, ter habilitação e todos procedimentos da mesma forma que uma motocicleta. Por quê? Pois os irresponsáveis ficam andando por aí de um lado para o outro, andando no meio do trânsito sem ter cuidado NENHUM e sem usar proteção NENHUMA, nem mesmo capacete. Aqui na minha cidade, não pagam IPVA e não precisa ter CNH para tal. É um absurdo.

Andressa Gasparelli
18-04-10, 02:25
Eu acho que não.


Não se trata de 'achar' 'não achar'. Está na LEI. Código Nacional de Trânsito, qualquer veículo que não seja 'tração animal', é veículo automotor, logo tem que estar em conformidade com o Código e tudo que reza nele.

Não tem essa de elétrico, vapor, combustão, propulsão, nuclear, se não tem um de 'quatro patas' puxando ou 'empurrando' é AUTOMOTOR. Tem que ter habilitação para conduzir, ser registrado, licenciado e estar de acordo com o que reza na cartilha!

Não tem 'xixi-minha nega'! - Eu fui um dos poucos jornalistas / jornais, que bateu de frente com o MP Estadual sobre isso, pois como eu disse, até as crianças foram cerseadas no Rio de Janeiro de brincar com seus 'veículos elétricos' na calçada. Um ABSURDO! - Por sorte vários pais entraram com ações e criaram-se diversas Jurisprudências sobre o assunto, mas a Lei não mudou, nem o artigo. Continuam os mesmos no CNT.

bafora
18-04-10, 02:37
legalmente é necessario sim .. todo veiculo motorizado é necessario ..
o nome da categoria seria Acc
mais nesses casos os ômi fazem vista grossa :G

Caique
18-04-10, 07:37
Aqui onde eu moro não da nada até de biz,so começam a chaterar com as 125.

ASR
18-04-10, 12:33
Aqui no RJ não precisa não...mas é claro que não se entra no trânsito pesado com um veículo destes, vai do bom senso e juízo pois o piloto corre um sério risco de virar patê de carne debaixo de um caminhão.

Bruno Boo
18-04-10, 12:46
Ganhei uma bicicleta elétrica,para ir trabalhar,ando 4,7Km na ida e 5 km na volta,com a mesma carga por qutro dias...ganhei tempo,e mais segurança,pois ia à pé...Mas tnho uma dúvida,é nescessário ter carta?,Pois ela anda no máximo 40 km.


Não esquenta a cabeça com carta para andar nessa bike elétrica, ainda mais porque vc anda apenas 5 km de ida e 5km de volta, duvido que alguem policial vai exuzar na sua, vai tranquila !

blaugusto
18-04-10, 13:36
Pelo CTB isso é definido pela cilindrada. Tanto é que bicicleta motorizada, mobilete e Jog não precisam de carta. (mas tb não podem circular em rodovias e certas avenidas)

Mas o CTB prevê o uso de veiculos elétricos??

Daia Adm.
18-04-10, 13:51
Eu vejo um monte de tiozinho com bicileta assim, adolescente aqui em Pederneiras e eles andam por tudo.
Lembro uma vez em que eu estava de moto na avenida e estava um carro na frente, mais um caminhão e eu não podia utrapassar e o tio estava na minha frente com a bike, andando a uns 20 km/h talvez :-/

Andressa Gasparelli
18-04-10, 14:01
Blaugusto,

o CTB fala de Veículos AUTOMOTORES, não especifica quais os meios de tração, exceto, 'animal', logo por esta omissão, que se tem a 'brecha' para qualquer tipo de interpretação. Elétrico, Combustão, Vapor, Nuclear, tudo é AUTOMOTOR!

Não se esqueçam de um detalhe: - O Direito é INTERPRETATIVO! - Por isso se diz: - De Bunda de Bebê e cabeça de Juiz, nunca se sabe o que vai sair!

saintclair
18-04-10, 17:48
Olá, precisa de carteira sim,
vc vai tirar a carteira na categoria ACC -
Vai ter que pagar o teste psicotécnico, legislação e não sei se precisa a baliza.

Acho que vc deveria tirar a carteira de moto, categoria A e ficar sossegado.

Abraços.

Thyago Mahon Barros
19-04-10, 00:42
Pela lei precisa de carta sim, mas dependendo da cidade não dão importacia não.

Du_Modders
19-04-10, 01:57
Então...certa vez "ouvi dizer" que veículos com até 50cc não precisava de habilitação...em todas as cidades que eu morei no estado de SP realmente nunca vi ninguém ser multado ou ter o veículo apreendido por falta de habilitação em mobiletes, minibugues, jogs, etc...e vou dizer mais...minha baixinha tinha um jeep elétrico...se um guardinha bancasse o engraçadinho de enroscar com ela eu arrumava briga e ia até preso se fosse o caso...acha...que absurdo...uauauauaua...

Flw...!!! :f

Roberval3000
19-04-10, 07:48
Olá, precisa de carteira sim,
vc vai tirar a carteira na categoria ACC -
Vai ter que pagar o teste psicotécnico, legislação e não sei se precisa a baliza.

Acho que vc deveria tirar a carteira de moto, categoria A e ficar sossegado.

Abraços.


corretissimo, essa carteira ACC quase nao existe pq acaba compensando tirar o de moto de uma vez



Então...certa vez "ouvi dizer" que veículos com até 50cc não precisava de habilitação...em todas as cidades que eu morei no estado de SP realmente nunca vi ninguém ser multado ou ter o veículo apreendido por falta de habilitação em mobiletes, minibugues, jogs, etc...e vou dizer mais...minha baixinha tinha um jeep elétrico...se um guardinha bancasse o engraçadinho de enroscar com ela eu arrumava briga e ia até preso se fosse o caso...acha...que absurdo...uauauauaua...

Flw...!!! :f


precisa sim

mantabodyboarder
19-04-10, 10:13
Aos que afirmam que precisa em todos os casos e aos que afirmam que poda andar tranquilo:

A exigência de habilitação e registro para ciclomotores e outros veículos automotores de velocidade inferior a 50Km/h é de competência do MUNICÍPIO, ou seja cada cidade tem sua regulamentação.

verifique no departamento de Trânsito de sua cidade a legislação e regulamentação municipal sobre isso.