PDA

Ver Versão Completa : Folga das válvulas



magrao tk
21-04-10, 22:11
Os mecanicos mais antigos diziam ''melhor valvula batendo do que válvula enforcada.''
Claro que melhor mesmo é válvula com a abertura correta. Tambem dizem que a vávula enforcada pode danificar o motor, por isso esse dizer.

Mas a minha dúvida é sobre a folga excessiva das válvulas, que além do barulho dizem enfraquecer o motor.
Mas que outros sintomas elas podem dar? A minha tá batendo válvula, a lenta é falhada e em retomadas ela falha a aceleração alem da vela ter um lado escuro e outro claro. Teria a ver? ;/

pistão
21-04-10, 23:04
olha sobre os " O que pode acontecer?" não teho certesas de nada para te diser não mas, valvulas pra regular é simples de tudo por que tu não dá um jeito? ?????

ASR
21-04-10, 23:06
Boa pergunta essa tua magrão e eu passo pelo mesmo problema

Thyago Mahon Barros
22-04-10, 02:36
As válvulas tem uma folga normal, mas se estiver além do normal pode ocasionar em alguns problemas na dúvida pede para regular as válvulas, não vai perder nada.

Caique
22-04-10, 08:57
Com a valvula com folga execiva vai ficar fazendo um barulho danado a moto vai ficar fraca e pode causar um desgaste prematuro nas peças,
sobre a vela nao sei te dizer.

magrao tk
22-04-10, 09:32
olha sobre os " O que pode acontecer?" não teho certesas de nada para te diser não mas, valvulas pra regular é simples de tudo por que tu não dá um jeito? ?????


É aquela história. Tu pega a moto pra sair, liga ela, ouve o tic tic e pensa: Bah, tenho que regular as válvulas uma hora dessas. Só que faz tempo que eu só penso mas não faço kkkk.
Ontem mesmo que era feriado uma das coisa que ia fazer era isso, fui fazendo outars coisas primeiro e quem disse sobrar tempo...
Aliás fui! Tenho que sair! :tchau:

blaugusto
22-04-10, 09:42
A minha tá precisando regular a válvula. Mas quem me disse foi um colega aqui do trampo que ouviu e me falou.

A moto está com o desempenho excelente!

Duro é ter que deixar a moto no mecanico de um dia pro outro pra ele regular a valvula. :(

BETYN
22-04-10, 11:29
RAPAZ TD BEM OLHA PELO Q EU ENTENDO SE A MOTO TIVER FAZENDO UMA ZOEIRA NO MOTOR ( PARECENDO ESTALOS ) SAO VALVULAS .
AGORA SE ESSA FUMAÇA FOR CONTINUA ,É MELHOR OLHAR ENQUANTO É TEMPO PQ PODE SER SÓ ANEL DE SEGMENTO
E ESPERO TER AJUDADO

blaugusto
22-04-10, 11:43
Que fumaça, fio?!?!?!

Stone
22-04-10, 21:16
magrao tk, você está falando das válvulas da RX, da Titan ou da TDR??
hasuhausahs brincadera!

Basicamente, se a folga for muito grande as válvulas não vão abrir e fechar no tempo correto pois a folga irá "usar" alguns graus do comando, e se a folga for muito grande, vai bater muito e aos poucos vai "encabeçando" a cabeça da válvula, encabeçou já era, tem que trocar a válvula, porque vai encabeçando cada vez mais e mais podendo até soltar as travinhas da válvula e soltar ela, ai o estrago é grande... Se a válvula estiver enforcada ela vai vazar e a moto vai perder a lenta e rendimento...

Sobre a folga das válvulas, sempre se diz que tem que regular com o motor frio pois com o calor as peças dilatam e diminui a folga. Na verdade não é bem isso que acontece, na verdade com o calor a folga das válvulas aumenta, talvez o prato da válvula e o cabeçote dilatem mais do que a haste e fazem a válvula descer, não sei ao certo. Talvez vocês nem vão acreditar nisso, mas façam o teste que eu fiz na ML prata que eu tinha: Motor completamente frio, valvulas reguladas com 0,05, andeei com ela até esquentar e já parei e abri pra conferir a folga, não tinha a lâmina correta, mas estava um pouco a mais de de 0,10. Então regulei com 0,05 com o motor quente, aí ficou beleza, não batia nada (se regulasse 0,05 com ele frio ela batia) mas em dias muito frios de manhã cedo as válvulas ficavam levemente enforcadas e a lenta oscilava, só até aquecer o motor. Na ML prata sempre fiz assim e sempre deu certo, nas outras ainda não fiz esses testes, mas creio que seja tudo igual

ASR
22-04-10, 21:27
Stone, pretendo fazer este teste que vc fez na minha Titan, pq regulei com motor frio com lamina 0.10. Quando ligo o motor não bate, mas basta um minuto p/ começar a bater.

Será que posso regular com 0.05 com o motor quenteneste modelo de moto?

Tem que ser rápido né pq até desparafusar tudo, botar o eixo na marca, lá vai uns 5 minutos.

Stone
22-04-10, 21:48
Acredito que sim, no máximo elas vão ficar enforcadas quando o motor esfriar, aí você dá uma conferida

magrao tk
23-04-10, 13:32
Taí um outro negócio que eu ia falar!

Sempre ouvi dizer que se regula válvula com motor frio e sempre regulei assim. Mas sempre notei que logo quando eu ligava a moto não batia mais e depois de alguns minutos funcionando tava lá o tic-tic de novo.

Por medo eu nunca quis tentar com o motor quente porque todo mundo dizia que era com motor frio, se não me engano até no manual diz isso. Mas acho que o que tu disse faz sentido sim Stone.

Me diz uma coisa: A tua ML nunca deu problema por regular assim? E dava diferença na moto?

Léo Borges
23-04-10, 16:55
Tem certeza que é válvula, as vezes é a vareta do comando que bate, e o barulho é bem parecido, tive uma titan 2002 que tinha este problema, os caras regulavam as válvulas, e a moto continuava batendo, dai me disseram que era vareta do comando!

magrao tk
23-04-10, 18:25
Pode até ser.
Pra descobrir mesmo acho que só fazendo o que o Stone disse: Regular com o motor frio, depois conferir a folga com o motor quente pra ver a diferença.

Stone
23-04-10, 22:37
Me diz uma coisa: A tua ML nunca deu problema por regular assim? E dava diferença na moto?


Nunca, usei ela por mais de um ano e meio fazendo mais de 50Km todo dia e nunca deu nenhum problema, nem nas válvulas nem em qualquer parte da moto

ASR
24-04-10, 18:55
REgulei com 0,05 e a praga do barulho continua, pow isso tá me tirando o sono. Se acelerar, maior o barulho, mas ainda não tá parecendo máquina de cana. Pow, será que é biela? Se for to fufu...já tenho uma dívida enorme pra pagar da moto.

Stone
24-04-10, 19:03
Essas motos costumam fazer barulho na engrenagem do comando e/ou campana. Tenta levar ela para um mecânico para ele escutar o barulho

magrao tk
24-04-10, 19:51
A minha desde que comprei com 20 e poucos mil km fazia um barulho não muito forte que já me disseram que é engrenagem do comando. Nunca encuquei com isso a moto ja tá com uns 53 mil km e o barulho nunca aumentou.

Ivan RJ
24-04-10, 19:58
BETYN, não use letras maiúsculas, parece que está gritando com alguém. Leia as regras do fórum antes de postar!!!

TOP FLAME
24-04-10, 20:09
sempre regule as valvulas com o motor frio, caso vc regular com o motor quente as valvulas vai esta delatada. vc não vai obter uma regulagen com precisão. valvulas com folgas não recomendadas pelo manual com certeza a moto vai perder o rendimento tanto de velocidade e de combustivel.

Nickneo
25-04-10, 16:01
minha Bros também ta fazendo esse tic tic tic tic, parece máquina de costura, heheheh.

Levei em dois mecanicos mas os dois disseram que o barulho era normal, só tava batendo um pouco de válvula. Bater valvula e valvula frouxa é o mesmo barulho?

Eu fico perdidão porque é a primeira moto e pra mim todo barulho é normal dela, hehehe.

buneco
25-04-10, 16:16
minha Bros também ta fazendo esse tic tic tic tic, parece máquina de costura, heheheh.

Levei em dois mecanicos mas os dois disseram que o barulho era normal, só tava batendo um pouco de válvula. Bater valvula e valvula frouxa é o mesmo barulho?

Eu fico perdidão porque é a primeira moto e pra mim todo barulho é normal dela, hehehe.


bater e tar flouxa é mesma coisa :OK:

KakarutoBR
25-04-10, 17:13
Calma lá pessoal, primeira coisa que gostaria de dizer aqui, é que se alguem regular a válvula sem saber em qual dos 4 tempos o motor está parado e sem a Linha T estar alinhada já estara tento uma medida totalmente errada de regulagem.
Segundo, não acredito q o aumento de barulho nas valvulas depois de quente seja por aumento de folga, e sim por mudança na densidade do óleo que dá uma afinada e com certeza muda a propagação do som.
Terceiro as folgas são calculadas mediante varios testes por engenheiros e são criada as tabelas referente aquela moto especifica. Sabendo o quanto a valvula pode alongar, são informados o valor de folga com o motor frio.
Agora fiquei com uma curiosidade: STONE, quando vc verificou a folga de valvulas com o motor quente, vc colocou o motor no tempo de compressão e com a marca T alinhada??? Pois nunca verifiquei a folga com o motor quente.. da muito trabalho...

Abraço

Stone
25-04-10, 17:48
Lógico que eu coloquei o motor no ponto.
Como você disse, os engenheiros fizeram dezenas de contas para chegar na folga correta e talz e nos manuais sempre diz pra regular com o motor frio, mas faça esse teste, por sua moto ser totalmente diferente da moto que eu fiz o teste (minha era uma OHV, e a sua é OHC e com altos esquema de molinha no balancim para não dar barulho de válvula) talvez não dê os mesmos resultados, mas acredito que seja parecido

KakarutoBR
25-04-10, 18:09
Ah tá, valew STONE, é que vc nao tinha comentado nada e fiquei na dúvida.
Não sei se vou ter saco de realizar o teste do motor quente, até pq na YES dá um trabalho dos infernos pra regular valvula e com certeza ia me queimar todo no motor... Mas vou citar algumas observaçoes que fiz em relação a minha motoca.
Realmente as veses depois de bem quente fica mais fácil ouvir o barulho da valvula, mas acho q o barulho do motor no geral muda, e acredito q seja o oleo ficando mais liquido.
Tmb a maldita valvula da YES nao importa se vc deixar 0 de folga ou 5 kilometros, quando vc coloca o calibre de regulagem a folga ta zero. pois tem um tipo de uma mola que deixar sempre encostado. Então pra regular tem q ficar puxando o bracinho do balancin com força pra cima pra saber quanto esta de folga... uma merda... na minha biz nao era assim.
E por fim mesmo com a valvula bem regulada o motor fazia muito barulho na regiao do cabeçote e soh depois fui descobrir q era corrente de comando meio folgada... foi soh tirar o parafuso do esticador e enfiar um ferrinho la dentro com o motor ligado... o som muda como magica...
OBS: A yes tem um som acentuado de valvula nao importa como esteja regulada... caracteristica da motoca...
Abraços

Stone
25-04-10, 20:53
Na Yes é complicado mesmo, mas ao mesmo tempo interessante e muito bem feito!