PDA

Ver Versão Completa : Fumaça ao Ligar Moto



Dungamaster
27-04-10, 16:40
Bem pessoal, ontem troquei o oleo da moto, e quando chegou a noite, eu coloquei a moto na garagem, ai vi em um site que se a moto tiver fumando é só meter o dedo no escapamento, se vier borra preta é pq ta fumando, ai eu curioso, coloquei o dedo, então meu escapamento agora ta furado, então quando eu meti o dedo saiu uma fumacinha pelo escapamento, ai eu fiquei desconfiado, ai hoje quando cheguei no serviço, e fui sair pra lanchar, acelerei e a moto começou a fumar muito mesmo, dei umas aceleradas e fumando muito, ai peguei e sai na moto, então ela parou, ai fui pra um lugar deserto e dei uma aceleradas em neutro(sei que não pode), mas fiz, e não saiu mais fumaça, fui na rodovia, dei um pal nela, topando o acelerador, mas não fumou mais, eu estou pensando que poderia se agua que entrou pelo buraco do escapamento que ta feio ja, o que vcs acham!!!, isso começou ontem!!!

j_antunes
27-04-10, 17:02
O qeu a gente acha? Eu, pessoalmente, acho você se explicou mal. Não entendi muito, mas parece que você furou o escapamento com o seu dedo ou pra botar ele lá dentro. Podia ter usado o buraco que já existe atrás, perto da roda traseira. Se é dele que você está falando, então é normal todo escapamento ter esse furo, mesmo, pra saída de gases.

Dungamaster
27-04-10, 17:15
O qeu a gente acha? Eu, pessoalmente, acho você se explicou mal. Não entendi muito, mas parece que você furou o escapamento com o seu dedo ou pra botar ele lá dentro. Podia ter usado o buraco que já existe atrás, perto da roda traseira. Se é dele que você está falando, então é normal todo escapamento ter esse furo, mesmo, pra saída de gases.


não, eu coloquei o dedo no buraco do escapamento, o original, o buraco do proprio escapamento, mas o ferrugem fez outro buraco na lateral, então meu escapamento tem dois buracos, o original e um na lateral dele, quando eu coloquei o dedo no buraco original da moto pra checar se tinha borra, devido a pressão que meu dedo fez dentro do escapamento, saiu o ar pelo buraco lateral, junto com essa ar saiu uma fumacinha!!! branca;

Rubinho
27-04-10, 17:22
Um dos dois ta fumando muito, a moto ou vc....

Dungamaster
27-04-10, 22:01
Um dos dois ta fumando muito, a moto ou vc....


acho que é só a moto mesmo!!

buneco
27-04-10, 22:13
quando você ligou e acelerou ela fuma mesmo
o óleo tá super fino
e sempre fuma um poquin
isso pode ser em qualquer moto
fica um tempão parada
depois liga e já coloca alto giro
fuma...
ai quando o óleo esquenta ele engrossa
e não fuma mais

Nickneo
27-04-10, 23:57
Amigo, não sei muito de motores não, mas meu conhecimento limitado me permite afirmar que o óleo afina quando esquenta, hehehe. (sim li opiniões contrárias na internet, menores do que as que reafirmam o que estou dizendo, mas pra mim não faz sentido o óleo engrossar)

(se eu realmente estiver falando besteira alguém me corrija, por favor :G :OK:)

O resto está certinho

Thyago Mahon Barros
28-04-10, 02:25
Amigo, tem que ver se ela fuma toda vez que vc liga ela a 1ª vez do dia e se ela para de fumar quando esquenta.

ASR
28-04-10, 07:59
Não sou mecânico mas tenho carros há mais de 15 anos e digo com certeza que o óleo afina com o aquecimento, principalmente em motores boxes volkswagem, o óleo afina que é uma blz.

Quanto a dúvida do colega aí é simples, tira a vela e ve se tá enxarcada, ou então tira o escapamento e mete o dedão na parte que sai no cabeçote, se tiver melado, pode pensar em trocar os anéis.

Guilherme Mcnasty
28-04-10, 09:21
O mais provável é que a folga anéis/cilindro está um pouco alta. Quando o motor está frio essa folga é maior, que pode fazer com que o óleo passe pelo anel de retenção de óleo fazendo a moto fumar. Na maioria dos casos uma troca de anéis resolve, mas tem que desmontar a parte de cima do motor e conferir como está o cilindro, se não tem nenhum risco ou ovalização.

Dungamaster
28-04-10, 11:15
quando você ligou e acelerou ela fuma mesmo
o óleo tá super fino
e sempre fuma um poquin
isso pode ser em qualquer moto
fica um tempão parada
depois liga e já coloca alto giro
fuma...
ai quando o óleo esquenta ele engrossa
e não fuma mais


Realmente é como vc ta falando, toda vez que ela ta fria, ela ta fumando, mas da uma esquentadinha, para e não fuma mais de jeito nenhum, mas eu não tinha percebido que ela fumava sempre!!

Dungamaster
28-04-10, 11:19
Amigo, tem que ver se ela fuma toda vez que vc liga ela a 1ª vez do dia e se ela para de fumar quando esquenta.


Ontem eu sai de casa pro trabalho, mas nem olhei se ela fumou, a distancia é de 1km de casa pro trabalho, então eu fiquei lá no trabalho umas 1:45 minutos, então fui sair, e ela fumou, como eu vi ela dando uma fumadazinha, ai eu dei umas aceleradas maiores, e a fumaça continuou, ai eu pensei´, rapah vai bater o motor aki mermo, ai quando eu sai ela parou, e ontem a noite, deixei ela na praça, quando ela tava fria, eu sai e então ela fumou de novo no inicio, mais depois para!!

Dungamaster
28-04-10, 11:21
Amigo, não sei muito de motores não, mas meu conhecimento limitado me permite afirmar que o óleo afina quando esquenta, hehehe. (sim li opiniões contrárias na internet, menores do que as que reafirmam o que estou dizendo, mas pra mim não faz sentido o óleo engrossar)

(se eu realmente estiver falando besteira alguém me corrija, por favor :G :OK:)

O resto está certinho


Sem querer contraria ninguem, mais até onde eu sei tmb, o oleo afina quando esquenta, assim melhora o deslocamento dentro do motor!!

Caique
28-04-10, 11:22
quando você ligou e acelerou ela fuma mesmo
o óleo tá super fino
e sempre fuma um poquin
isso pode ser em qualquer moto
fica um tempão parada
depois liga e já coloca alto giro
fuma...
ai quando o óleo esquenta ele engrossa
e não fuma mais


é ao contrario :G

Caique
28-04-10, 11:27
O mais provável é que a folga anéis/cilindro está um pouco alta. Quando o motor está frio essa folga é maior, que pode fazer com que o óleo passe pelo anel de retenção de óleo fazendo a moto fumar. Na maioria dos casos uma troca de anéis resolve, mas tem que desmontar a parte de cima do motor e conferir como está o cilindro, se não tem nenhum risco ou ovalização.


[2]

ASR
28-04-10, 11:38
Cara, antes de mexer em anel, troque os retentores de válvulas. Retentores gastos deixam passar óleo pela guia de válvula.

romanex
28-04-10, 11:40
Concordo com o caique....quando ela para, como os aneis devem estar gastos sobe e sobra um pouquinho de oleo no pistão...dai quando você funciona ela fria, queima o residuo, fazendo a fumaça...

Dungamaster
28-04-10, 11:53
Concordo com o caique....quando ela para, como os aneis devem estar gastos sobe e sobra um pouquinho de oleo no pistão...dai quando você funciona ela fria, queima o residuo, fazendo a fumaça...


O que vcs dizem se encaixam no problema, eu sei que o metal ao aquecer se espande, então quando esquenta, não vaza oléo, mas quanto sera que vai ficar essa brincadeira?

e tmb, o motor ta com 40.000 o que será que fez ocorrer essse desgaste do anéis ou outros?

Dungamaster
28-04-10, 11:59
Cara, antes de mexer em anel, troque os retentores de válvulas. Retentores gastos deixam passar óleo pela guia de válvula.


Cara só que eu não entendo nada, mas eu tmb acho que é os anéis, pq se fosse retentor da valvula, talvez iria fumaçar quase sempre, mais não so fumaça quando está fria!!!, eu vou entregar na mão do mecânico, dependendo da bronca, eu mando ele trocar os retentores, acho que não deve ser tão caro!!!

romanex
28-04-10, 12:32
Você roda sem filtro de ar? Faz a manutenção do mesmo?

Dungamaster
28-04-10, 12:38
Você roda sem filtro de ar? Faz a manutenção do mesmo?


Não, rodo com o filtro de ar, Manutenção só de 3 em 3 meses, o que vc está insinuando!!!

romanex
28-04-10, 12:47
Se você tirar o filtro e o motor aspirar areia, risca as camisas....esse seria um motivo pra ela começar a fumar com o tempo....filtro de ar saturado também vai deixar passar sujeira...você tinha perguntado o que poderia causar o defeito....essa seria uma das possibilidades....mas se você usa o filtro e faz a manutenção, já não vai ter nada a ver....

marceloc3
28-04-10, 12:52
Blz a minha titan 150 tambem ta assim sai fumaça só quando deixo ela muito tempo desligada depois
que anda um pouco a fumaça para, o mecanico disse que é retentor das falvulas que deixa
o oleo voltar quando ela ta desligada, sai 200 reais para arumar isso e ele disse que ja
troca os aneis do pistao tambem para aproveitar que vai abrir o motor.

Espero que ajude acho que deve ser a mesma coisa com a sua valeu.

Dungamaster
28-04-10, 16:28
Blz a minha titan 150 tambem ta assim sai fumaça só quando deixo ela muito tempo desligada depois
que anda um pouco a fumaça para, o mecanico disse que é retentor das falvulas que deixa
o oleo voltar quando ela ta desligada, sai 200 reais para arumar isso e ele disse que ja
troca os aneis do pistao tambem para aproveitar que vai abrir o motor.

Espero que ajude acho que deve ser a mesma coisa com a sua valeu.


Ajudou sim, A pessoal, eu fui a um mecanico hoje e ele me disse que isso é normal em motor 150 cc, mas eu nao acreditei pq a moto não tava assim, fumaçando aquele tanto eu sei que não tava, vou em outro, pra ver, ele me flw que quando eu for sair de moto, deixar ela esquentando so na lenta depois sair, mas acho que é o caso seu marceloc3, ou anéis mesmo, pq esses dois problemas se encaixam no prognostico!!

Dungamaster
28-04-10, 18:01
Pessoal fui em outro mecanico, onde eu troquei o oleo, ele disse tmb que era comum ficar assim por uns dias, mas ele me flw que é pra mim usar ela normalmente caso não parasse de fumaçar e ela baixasse o oleo, era pra levar lá, ele disse que pode ser o retentor da valvula, eu espero que seja só isso, ai troco aproveito e troco os anéis!!!

Dungamaster
28-04-10, 20:25
Analisando o Problema, percebi que a fumaça não sai exatamente na hora em que eu ligo a moto e sim com uns 4 segundos depois, com essa analise vcs acham que pode ser, retentor da valvula velho, ou anel gasto, ou os dois?

Kanisso
17-07-16, 13:06
Olá pessoal e boa tarde a todos.
Estou com um problema em minha "cabrita". Possuo um Bros 2011 injetada 150cc a qual fiz a parte de cima do motor (cabeçote, camisa e pistão) pois estava fumando. Coloquei kit pistão e camisa originais da Honda, mandei o cabeçote para retifica e montei o motor como manda o figurino (posições dos anéis, lubrificação na montagem e limpeza) utilizei o óleo que diz no manual (10w30 honda semi). A fumaça parou, o que foi ótimo, porém o que acontece é que tive que fazer uns reparos no escapamento (soldas) e no tensor da corrente do comando (ajuste da pressão da mola), aliás esses ajustes foram feitos 2 meses e meios depois que fiz o motor. Após ter montado o escapamento e o tensor bati na partida e para me "pavor", a moto começou a fumar. Vocês tem alguma ideia do por que isso pode estar ocorrendo? O que esta relacionado?

SickBoy
17-07-16, 20:55
pode ser fuligem saindo do escapamento?

Kanisso
25-07-16, 11:03
Fiz um teste: retirei o escape desde o cabeçote e sai fumaça. o porém é que de primeira vez sai mais e depois sai menos. não notei diferença no torque e/ou na potencia da moto. será que pode ser o cabeçote mesmo tendo colocado retentores originais. Alias, gostaria de saber que loja que vende peças de qualidade por atacado (possuo cnpj)?

25-07-16, 14:00
Pessoal, tem moto que fumaça mas o problema não é no cilindro/pistão/anéis de segmento, tem que verificar se está consumindo oleo do motor(baixando oleo). Após trocar o oleo, anote a quilometragem e vá verificando a cada 500 km rodados, se estiver consumindo oleo provavelmente é nas peças mencionadas, se não baixa, não necessita troca.

Vulcan
25-07-16, 18:49
pode ser mistura rica na partida! :(

emerson merighi
28-07-16, 03:53
Quando a moto apresenta esse problema.. De fumar só quando liga, 95% de chance de ser retentores de válvulas... Já vi isso várias vezes..eu tinha uma oficina... O óleo passa lentamente pelos retentores e se acumula...quando você liga o motor ele queima e faz a fumaça.. Que depois para já que o óleo passa muito lentamente pelos retentores e só produz fumaça visível quando acumula com a moto parada.