PDA

Ver Versão Completa : Aparencia é tudo (no transito tambem)...



M_fantasma
15-05-10, 15:59
Gente, uma coisa que aprendi com o ''nosso'' amigo Richard é :

tem que pilotar equipado,protegido , ou compre um jegue !!

e junto com os equipamentos ,temos as marcas deles,que assim como na sociedade,e no trabalho, compoem o visual do motociclista, e tenho reparado uma coisa,apesar de não ter (ainda) meus equipos todos top, uso equipo todo dia, tudo da x11, jaqueta e calça de cordura ,capacete shark,luvas x11 tambem, e a ultima aquisição, botas da steitz,e desde que comecei a andar todo empacotado,reparei que o transito te encara de uma outra forma, não pela motinha (mera twister)mas pela aparencia,você acaba tendo mais respeito,as pessoas te dão passagem,os motoboys respeitam mais, os carros não passam relando em você....só pra citar agumas coisas... é tipo aqueles ciclistas sabem ? se o cara tá com uma roupa de corredor, todo mundo respeita....se tá de bermuda jeans rasgada, faltam pouco passar em cima do coitado... eu prego o seguinte :

marcas e equipamentos trazem postura , pode ser até uma cg , experimente investir em equipamentos, voce vai ver que será muito mais respeitado do que pilotando de havaianas...regata do timão....e short de pijama......!!

experimente....

bloodski
15-05-10, 16:15
isto é meio variavel.
tipo assim:
concordo com voce que o cara estar equipado alem de demonstrar um certo cuidado a mais "coisa de quem tem experiencia" ele acaba chamando mais a atenção para si. ponto que todo motociclista deveria se preocupar pois motoristas de carro tem dificuldade de perceber motos pois são veiculos rapidos e de menor porte.
mas mesmo o uso do equipamento não supre o que é preciso para ser um verdadeiro motociclista.
saber andar de moto é uma coisa, saber pilotar uma moto é outra.
muito importante a sua dica de equipamento mas tambem devemos refletir sobre como pilotamos a moto.
tenho para mim a seguinte opnião de que tirar carteira não basta, deveria aver mais cursos de pilotagem tanto para motos como para carros tambem.

edumrq
15-05-10, 16:19
Fantasma sempre com seus topicos polemico, odeio admitir, mas o richard tem ra, raz ,raz , razã, razão (é dificil até de falar)

E esse ngócio de ser mais respeitado é verdade os motorista de carro te olham com outros olhos, um **** preconceito, mas é verdade vou contar uma história que aconteceu comigo outro dia e se repete direto desde que troquei de jaqueta, eu andava com uma jaqueta california igual de motoboy e ha uns 02 meses comprei uma jaqueta zebra com proteções bla, bla, bla... muitas vezes vou na Dicico loja de materiais de contrução em Diadema comprar uma chave de fendar um pacotinho de pregos sempre coisa pouca e quando voce entra ja tem aquele paredão de vendedores, eu sempre entrava e ninguem me atendia, eu mesmo ia la procurar as coisa, pegava sozinho e ia pro caixa, a 1º vez que voltei la com a jaqueta nova na hora que entrei ja fui abordado por 2 vendedores (queria comprar um serrote e um pacotinho de pregos) um deles me acompanhou me mostrou 10 modelos diferente de serrote, pegou o pacotinho de pregos pra mim, eu fui abaixar pra pegar e ele não deixou, e ainda me acompanhou até o caixa, essas atitudes são vergonhosas mas infelizmente é verdade existe MUITO preconceito as pessoas viram a cara pros motoboys e te tratam bem pensando que você tem um motão

M_fantasma
15-05-10, 16:20
isto é meio variavel.
tipo assim:
concordo com voce que o cara estar equipado alem de demonstrar um certo cuidado a mais "coisa de quem tem experiencia" ele acaba chamando mais a atenção para si. ponto que todo motociclista deveria se preocupar pois motoristas de carro tem dificuldade de perceber motos pois são veiculos rapidos e de menor porte.
mas mesmo o uso do equipamento não supre o que é preciso para ser um verdadeiro motociclista.
saber andar de moto é uma coisa, saber pilotar uma moto é outra.
muito importante a sua dica de equipamento mas tambem devemos refletir sobre como pilotamos a moto.
tenho para mim a seguinte opnião de que tirar carteira não basta, deveria aver mais cursos de pilotagem tanto para motos como para carros tambem.



blood, os cursos existem,mais em sua maioria são caros, a honda tem um que é gratuito,mas é pouco difundido.
Realmente,como diz um amigo nosso,precisamos de grandes motociclistas e não de grandes motocicletas.

edumrq
15-05-10, 16:37
Qual o modelo da sua luva Fantasma, to querendo comprar o modelo racer da X11, é boa a marca?

M_fantasma
15-05-10, 16:40
Qual o modelo da sua luva Fantasma, to querendo comprar o modelo racer da X11, é boa a marca?


as minhas são x11 expert, boa luva, a racer é superior a minha.

bloodski
15-05-10, 16:49
blood, os cursos existem,mais em sua maioria são caros, a honda tem um que é gratuito,mas é pouco difundido.
Realmente,como diz um amigo nosso,precisamos de grandes motociclistas e não de grandes motocicletas.

é verdade!
ainda bem que aqui a maioria pensa assim.
PRECISAMOS DE GRANDES MOTOCICLISTAS E NÃO DE GRANDES MOTOCICLETAS!
foi a melhor frase que escutei esta semana.

buneco
15-05-10, 16:55
ainda não penso em comprar coisas caras e de marca pra andar de moto
sei que é necessário
mas ainda não...
assim que comprar uma Hornet eu compro os equipamentos juntos

TOP FLAME
15-05-10, 16:57
já vi tantos acidentes com burgues de moto custom em sampa todo equipadinho, nem os motoboys parava para ajudar aonde ta esse respeito?

Rodrigo_Alves
15-05-10, 16:57
Acho o seguinte: até quem é motociclista sabe que um moleque que pilota uma CG toda depenada usando bermuda, chinelos, regata e capacete de R$ 50,00 é um tipo clássico de "motomano", que ignora as leis de trânsito e se acha o Valentino Rossi.

Mas, aqui em Sorocaba, quem compra uma moto por necessidade geralmente só pilota com o capacete dado de brinde pela concessionária (um Peels de R$ 60,00) e com agasalho de escola nos dias mais frios (tem alguns que usam capa de chuva para se proteger contra o frio); aqueles que tem moto por prazer e gosto pilotam todo equipado dos pés até a cabeça. Já as mulheres, em grande parte, pilotam com sandálias ou salto alto, apesar do crescente número de "bizeiras" pilotando com tênis; jaqueta e luvas, poucas usam.

Quem quer entrar no mundo do motociclismo tem que colocar na cabeça que só capacete não resolve quase nada; tem que andar totalmente equipado, usando como mínimo o capacete, luvas, calça jeans e uma boa jaqueta. Agora, se for para pilotar vestindo a moda dos "motomanos", naturalmente os motoristas não irão respeitar a pessoa que está de moto, visto que este grupo sujou a imagem do motociclismo no Brasil.

Yuri_RN
15-05-10, 16:59
Equipamentos é fundamental e de marcas top melhor ainda! eu como gosto de estar sempre bem apresentavel e seguro ja estou juntando grana e vou comprar meu macacao da Alpinestars e meu capacete AGV! isso pq curto acelerar e sempre pego pistao tipo 200km de pista apenas por prazer em acelerar um bate e volta so pra esquentar a motinha!

edumrq
15-05-10, 17:08
Independente do tamanho da moto, de biz a 60km/h ja da pra morrer facim, e se não morrer machuca bagarai e dói

buneco
15-05-10, 17:13
ultimamente tenho usado a moto só para ir pro serviço
vou de botina com bico de ferro
calça jeans muito grossa
camisa do trampo + blusa de frio normal + jaquetão e luvas de couro
com um capacete EBF sei lá das quantas...
por enquanto é isso...
mas em breve estarei de Hornet se Deus quiser e ai sim
torrarei 2k em proteções

bloodski
15-05-10, 17:28
Acho o seguinte: até quem é motociclista sabe que um moleque que pilota uma CG toda depenada usando bermuda, chinelos, regata e capacete de R$ 50,00 é um tipo clássico de "motomano", que ignora as leis de trânsito e se acha o Valentino Rossi.

Mas, aqui em Sorocaba, quem compra uma moto por necessidade geralmente só pilota com o capacete dado de brinde pela concessionária (um Peels de R$ 60,00) e com agasalho de escola nos dias mais frios (tem alguns que usam capa de chuva para se proteger contra o frio); aqueles que tem moto por prazer e gosto pilotam todo equipado dos pés até a cabeça. Já as mulheres, em grande parte, pilotam com sandálias ou salto alto, apesar do crescente número de "bizeiras" pilotando com tênis; jaqueta e luvas, poucas usam.

Quem quer entrar no mundo do motociclismo tem que colocar na cabeça que só capacete não resolve quase nada; tem que andar totalmente equipado, usando como mínimo o capacete, luvas, calça jeans e uma boa jaqueta. Agora, se for para pilotar vestindo a moda dos "motomanos", naturalmente os motoristas não irão respeitar a pessoa que está de moto, visto que este grupo sujou a imagem do motociclismo no Brasil.
falou tudinho!!!

bloodski
15-05-10, 17:31
não acho que é preciso estar em uma grande naked ou uma biker pra usar proteção descente, lógico que pagar 6 contos em equipamento mais 7 ou 8 na moto fica meio salgado mas da sim pra gastar ai ums 1.000 reais e ficar razoavelmente protegido.

bloodski
15-05-10, 17:32
há e bonito na fita tambem, como dizem por aqui "pagando de paquitão"!
kkkkkkkkkkkkkkk

edumrq
15-05-10, 17:36
lógico que pagar 6 contos em equipamento mais 7 ou 8 na moto fica meio salgado mas da sim pra gastar ai ums 1.000 reais e ficar razoavelmente protegido.


Com certeza pouca gente aqui tem condições de gastar 2, 3mil em equipamento, compras aos pouquinhos, uma luva num mes, ai parcela no cartão em 03 vezes, ai 03 meses depois quando acabar de pagar uma bota...

Vlade
15-05-10, 19:09
Como a turma sabe comprei minha primeira moto esse mes. E doeu no bolso mas comprei jaqueta boa, luva, capacete e uma bota da bull terrier.
Só que segurança não tem preço. Foda que falta incentivo pro cara andar equipado, preferem fazer uma lei pra obrigar o cara a botar um adesivinho no capacete achando que vai resolver muita coisa :NOOK:

apu
15-05-10, 19:37
Acho super normal um dono de CG 150 andar por aí de Alpinestars, seja jaqueta, bota, luva ou o que for. Investir em segurança é fundamental. De quebra ainda ganha uma estética legal, pois os equipamentos são muito bonitos.

bloodski
15-05-10, 19:49
Acho super normal um dono de CG 150 andar por aí de Alpinestars, seja jaqueta, bota, luva ou o que for. Investir em segurança é fundamental. De quebra ainda ganha uma estética legal, pois os equipamentos são muito bonitos.
apoiado

stcowboy
15-05-10, 21:52
apoiado


x2

Já faço isso a algum tempo, afinal, se eu mesmo não der valor ao meu couro, quem vai dar?

Fagner
15-05-10, 22:06
isso é verdade
depois que comprei a jaqueta da audi do buzato
principalmente os motoboys ficam olhando :D :D :D :D

Thyago Mahon Barros
16-05-10, 01:15
O pessoal pensa que só fica legal equipamentos de segurança quando se tem uma grande moto, mas na realidade sua segurança está em 1° lugar e a moto não importa. Eu mesmo só não uso equipamento de segurança direto por causa do calor, onde eu moro o calor é de matar. :lol:

danielpaiva
16-05-10, 01:25
O pessoal pensa que só fica legal equipamentos de segurança quando se tem uma grande moto, mas na realidade sua segurança está em 1° lugar e a moto não importa. Eu mesmo só não uso equipamento de segurança direto por causa do calor, onde eu moro o calor é de matar. :lol:


Sou assim também. As vezes fico suando por conta da jaqueta, mas nao ando sem ela (tenho uma da Riffel e ando de Yes)

Meu capacete estou pra comprar um outro (estou para ver um LS2 ou Shark, estou namorando uns ae)

Acho que até de POP voce tem que pensar em segurança.

Mas nao acho que é o fato de voce usar equipamentos, que voce é mais "respeitado". Acho que o respeito vem por voce andar de boa na moto e dar acabar sendo mais respeitado.

Ando no corredor de boa, nao xingo se carros fecham o corredor, nao fico buzinando atoa, nao quebro retrovisor, dou passagens para todos quando possível. Acho que essas atitudes que deixam alguns mais "respeitados".

Abs
Daniel

M_fantasma
16-05-10, 08:56
já vi tantos acidentes com burgues de moto custom em sampa todo equipadinho, nem os motoboys parava para ajudar aonde ta esse respeito?


aonde isso ? esses tantos acidentes ? eu nunca vi uma moto custom envolvida em acidente !nunca !

César
16-05-10, 14:09
Nunca pensei em comprar roupa específica pra andar de moto. Uso tênis comum, calça jeans comuns, as vezes bermuda nos dias de verão, e no inverno, agasalho comum. Agora, quando tiver uma GSXR que posso cair a 250km/h aí compro essas roupas todas equipadas de kevlar alumínio aeroespacial e sei lá mais o que que custa mais de R$ 5000 o conjunto, faz juz a todo o conjunto, afinal, o que é 5 mil se minha moto custou 60 mil?
Agora, que a nossa sociedade só vê aparência isso é verdade. Desde que comprei a Fazer não levo mais fechada de carro, percebo um respeito no trânsito maior. É uma pena o mundo ser assim, ver as pessoas pelo que tem, não pelo que são.

tkd_mateus
16-05-10, 14:27
Apesar de não ter dinheiro pra comprar um capacete Shark (queria muito !! :() eu concordo com TUDO que o M_Fantasma falou !!

disse tudo !! :clap:

romanex
16-05-10, 14:31
aonde isso ? esses tantos acidentes ? eu nunca vi uma moto custom envolvida em acidente !nunca !

2

Roberval3000
16-05-10, 14:37
Ando equipado e tenho minhas duvidas se respeitam mesmo, parece mesma coisa, talvez se vc tiver a melhor moto ja produzida em todo planeta (twister) seja a diferença




aonde isso ? esses tantos acidentes ? eu nunca vi uma moto custom envolvida em acidente !nunca !


esse mes mesmo:

http://180graus.brasilportais.com.br/geral/marido-da-ouvidora-do-mp-nopi-morre-num-acidente-com-moto-322515.html



Independente do tamanho da moto, de biz a 60km/h ja da pra morrer facim, e se não morrer machuca bagarai e dói

doi mesmo e
nem precisa de moto, sai correndo olhando pro chão de encontro com uma parede e dá uma cabeçada

imagina a 60km/h...



ainda não penso em comprar coisas caras e de marca pra andar de moto
sei que é necessário
mas ainda não...
assim que comprar uma Hornet eu compro os equipamentos juntos



capacete vc ja tem, uma jaqueta com proteçao tem por 200 paus nem é um investimento alto

buneco
16-05-10, 15:09
assim
se eu realmente for comprar uma roupa boa pra andar de moto
acho que comprarei TUTTO ou então Alpinestar dependendo do preço...
se investir irei investir alto mesmo
mas vamos ver, acho que se tudo der certo em breve troco a moto

TOP FLAME
16-05-10, 16:45
vc não viu fantasma tanto acidente com motos custom, é porque vc deve viver somente em sua bolha pessoal, e tambem sampa não é uma cidadezinha do interior. blz.

Alan Ranieri
16-05-10, 17:00
Uma pena que no Brasil esses equipamentos são absurdamente caros.

Stone
16-05-10, 17:16
Concordo com tudo que o Fantasma disse
Uso uma Jaqueta Zebra, luvas da riffel, um capacete KBC e mochila Fox
No trânsito as vez nem faz tanta diferença de ser respeitado ou não, mas quando você para em algum lugar o tratamento das pessoas é outra coisa.

Querem fazer um teste? vão a um restaurante, alguma loja ou qualquer outro lugar vestido de terno e gravata, só falta as pessoas se ajoelharem para limpar seus sapatos, e no outro dia vão de bermuda e chinelo para ver como que é....

j_antunes
16-05-10, 18:21
Sim, e mulher mais bonita também costuma ser mais bem tratada que mulher feia. Alguém está achando novidade alguma coisa do que foi dito aqui?

TOP FLAME
16-05-10, 18:32
nem to preucupodo com comparaçães de classe social ou beleza pessoal.

Furious VIPER
16-05-10, 19:24
Eu acho foda comprar moto por "economia"!! Moto só economiza combustível... de resto... é A MESMA COISA q bancar um carro!
E eu falo de ser motociclista... ser decente... se for pra andar de moto sem equipamentos... melhor andar de bus!
O pessoal só qr facilidade!!!
Já estou pensando em comprar uma CB300... mas antes disso qro grana pra seguro, uns 2000 em equipamentos PELO MENOS... e vou comprar pela praticidade e facilidade de guardar na garagem junto com o carro... não por economia (porca, claro)!!!

buneco
16-05-10, 19:26
eu a curto prazo pegarei um LS2 que vi na yamaha
custa R$ 400,00 e é muito bonito

TOP FLAME
16-05-10, 19:47
eu tenho meus equipamentos pessoais até apoio que proteção é fundamental claro, + os direitos no transito são iguais, mesmo para aqueles que não tem condições financeiras para comprar.

Zack
16-05-10, 20:44
é verdade!
ainda bem que aqui a maioria pensa assim.
PRECISAMOS DE GRANDES MOTOCICLISTAS E NÃO DE GRANDES MOTOCICLETAS!
foi a melhor frase que escutei esta semana.


Eu prefiro grandes motocicletas, n sei se conseguiria pilotar um grande motociclista, ate pq imagina subi num cara alto, cheio de equipamento, deve se horrivel, alem de pega mal pacaramba.... :drool:


Mas realmente o q o Fantasma levanto em questão é real mesmo!!! To indo traz dos meus equip devagarinho! Um dia chego la!

DiogoFIP
17-05-10, 11:07
Acho super normal um dono de CG 150 andar por aí de Alpinestars, seja jaqueta, bota, luva ou o que for. Investir em segurança é fundamental. De quebra ainda ganha uma estética legal, pois os equipamentos são muito bonitos.


x2 apoiado

Fala cara M_Fantasma , concordo que o que você disse ,além de impor mais respeito , vem a importância de nossa segurança, temos que andar sempre bem protegidos !!

:OK:

tom crazy
17-05-10, 14:23
Eu to precisando comprar uns equipamentos pra uso diario, tive que sentir na pela pra aprender, ainda bem que foi coisa leve. Fica a lição e o aprendizado que o chão dói mesmo que vc estiver de 125cc a 50 km/h.



Eu acho foda comprar moto por "economia"!! Moto só economiza combustível... de resto... é A MESMA COISA q bancar um carro!
E eu falo de ser motociclista... ser decente... se for pra andar de moto sem equipamentos... melhor andar de bus!
O pessoal só qr facilidade!!!
Já estou pensando em comprar uma CB300... mas antes disso qro grana pra seguro, uns 2000 em equipamentos PELO MENOS... e vou comprar pela praticidade e facilidade de guardar na garagem junto com o carro... não por economia (porca, claro)!!!



A vai nessa.............. Você não tem gasto com seu carro pq é novo e etc. Mais só pra comparar,na moto alem do gasto de combustivel ser menor vc economiza na troca de oleo, troca de filtros, preço de revisões. Outra coisa, nem todo mundo pode comprar carro novo, acaba apelando pra um usado, dai tem manutenção que é mais cara que uma moto pequena com toda certeza. Não tem nem como comparar o custo de manter um carro e uma moto pequena, com 500 reias vc troca muita coisa na moto, no carro a brincadeira é mais alta.

j_antunes
17-05-10, 20:13
Só pra comparar um Gol 1.6 com uma Twister:

Moto
4 pneus 165/70-14: R$600,00
Durabilidade média: 40.000km
Carro
2 pneus 130/70-17 e 100/80-17: R$500,00
Durabilidade média: 20.000km

Moto
Troca de óleo: 1,6 litro
Freqüência: 3.000km
Carro
Troca de óleo: 3 litros
Freqüência: 10.000km
E óleo de carro ainda é mais barato.

Moto
Relação: R$200,00
Durabilidade: 20.000km
Carro
Relação: -

E a diferença de combustível também é desproporcional. A Twister faz seus 25/l mas um Gol está na faixa de uns 13/l. Pra um motor horrivelmente maior e uma carga ridiculamente maior, não é tanta economia assim. Devia ser mais. O problema do carro é que ele tem mais material. Tapeçaria, funilaria etc. vão ficar bem mais caros. Mas para o previsto durante a vida útil dele, se bem tratado, manter um carro é mais barato em vários aspectos.

kureizu
17-05-10, 20:28
Só pra comparar um Gol 1.6 com uma Twister:

Moto
4 pneus 165/70-14: R$600,00
Durabilidade média: 40.000km
Carro
2 pneus 130/70-17 e 100/80-17: R$500,00
Durabilidade média: 20.000km



cara, trocou aí...

buneco
17-05-10, 20:36
cara, trocou aí...


Suspeitei desde o principio... :G

Furious VIPER
17-05-10, 20:58
Tom... qdo se compra uma moto se ganha em praticidade, agilidade... e preço de compra... pra mim param por aí os benefícios!!!
EU mantive uma moto 0km por 45mil km... e gastei com ela mais do q tô gastando com o carro (tb 0km!!!).
É saber usar, saber cuidar e manter direito... não incomoda!
Agora qdo partimos pra usados... daí fode tudo mesmo... não existe regra para comparação!

tom crazy
17-05-10, 21:12
Só pra comparar um Gol 1.6 com uma Twister:

Moto
4 pneus 165/70-14: R$600,00
Durabilidade média: 40.000km
Carro
2 pneus 130/70-17 e 100/80-17: R$500,00
Durabilidade média: 20.000km

Moto
Troca de óleo: 1,6 litro
Freqüência: 3.000km
Carro
Troca de óleo: 3 litros
Freqüência: 10.000km
E óleo de carro ainda é mais barato.

Moto
Relação: R$200,00
Durabilidade: 20.000km
Carro
Relação: -

E a diferença de combustível também é desproporcional. A Twister faz seus 25/l mas um Gol está na faixa de uns 13/l. Pra um motor horrivelmente maior e uma carga ridiculamente maior, não é tanta economia assim. Devia ser mais. O problema do carro é que ele tem mais material. Tapeçaria, funilaria etc. vão ficar bem mais caros. Mas para o previsto durante a vida útil dele, se bem tratado, manter um carro é mais barato em vários aspectos.


Só não esquece que a maioria dos carros novos não usa mais oleo 20w40 da decada de 70 que custa 8 reias o litro, vai ver quanto fica a troca de oleo e filtro hoje, é coisa de 100 reais facil, facil. Outra coisa do mesmo modo que tem oleo de carro barato tem de moto também. Pneus é a mesma coisa, trocar com magion na twister vai passar pouco de 300 reias, fora as coisas menos rotineiras como fluido de freio que creio que no carro a quantidade seja maior, aditivo do radiador, bateria, amortecedor, correia dentada e assim por diante. Isso que estamos falando de moto 250, cai pras 125 e compara com carro 1.0 pra vc ver.
Agora em uma coisa tenho que concordar, se for entre os 2 veiculos zero km em que o dono vai trocar antes de começar a dar manutenção e etc, ai sim o gasto vai ficar mais parelho. Agora pra grande maioria que tem que comprar carro usado, muitos com idade beirando 15 anos de uso, a moto vai ser infinitamente mais economica, mesmo que a moto tenha os mesmos 15 anos do carro. É bem facil, compare a manutenção de uma moto strada 97 e de um gol 97.



Tom... qdo se compra uma moto se ganha em praticidade, agilidade... e preço de compra... pra mim param por aí os benefícios!!!
EU mantive uma moto 0km por 45mil km... e gastei com ela mais do q tô gastando com o carro (tb 0km!!!).
É saber usar, saber cuidar e manter direito... não incomoda!
Agora qdo partimos pra usados... daí fode tudo mesmo... não existe regra para comparação!


Não sei quanto vc gastou nessa quilometragem com a moto mais na minha com quase 30 mil se eu juntar todos os gastos sem incluir gasolina não gastei 700 reias. Não inclui o acidente que sofri pois não é coisa de desgaste natural e tem o detalhe dos pneus da yes serem caros por serem sem camaras. Se fosse um titan que é mais barata em tudo o custa mal passava de 400 reias(não tem filtro de oleo, caixa de direção não é fragil igual da yes e muitas peças mais baratas). Acho dificil gastar só isso em um carro com 30 mil km, mais vc melhor que eu vai poder dizer isso quando chegar na mesma quilometragem da ybr.

Sakae
17-05-10, 21:17
Entendi a proposta do tópico. O amigo quis dizer que quando a gente tá todo embalado (:P) sofremos menos preconceito por parte dos outros motoristas.

Concordo plenamente contigo Fantasma. E digo que poderia dissertar por um bocado de tempo sobre a sociedade e seus "vícios" aqui, mas vou contar um caso prático.

Até o ano passado eu tinha uma Honda Sahara 350, e male male andava equipado, no máximo com uma jaqueta daquelas de moto que se compra brechó (que só é grossa, porque de proteção não tem nada) por R$ 50 e um capacete emprestado de um amigo meu (que nunca mais devolvi).

Mês passado comprei minha CB300R zerada, aí mudou tudo, desde meu jeito de pilotar até meu guarda-roupas. Além do preço da moto, comprei uma jaqueta e uma calça, ambos da X11 e de cordura (show de bola), um par de luvas de couro (saiu quase o preço da calça) e tô pra comprar umas botas bacanas (mas que calçado caro hein ô!!), e desde então me sinto mais CONFORTÁVEL ao pilotar minha dourada.

O próprio respeito que eu passei a ter pela minha integridade, muitos outros motoristas também passaram a tê-lo, até porque - infelizmente - para a maioria dos motoristas que se estressam diariamente nas ruas, simplesmente não respeitam motoboys. Melhor dizendo, esta maioria ESPERA que os motoboys ajam inconsequentemente no trânsito, como eles estão acostumados a ver na televisão ou nas ruas mesmo, pois estes próprios motoboys não se respeitam e não pilotam conscientemente.

Por "motoboy" quero dizer aquele que não é "motociclista", que é o meu caso. Eu ando como se tivesse dentro de um carro, e só ultrapasso quando o sinal fecha e tenho um corredor razoável pra ir à frente da fila. Isso pode até soar estranho e ficar uma cena estranha pra quem vê, um motoqueiro parado na fila dos carros. Mas se eu não tenho pressa, não preciso arriscar né? ;)

Enfim, quero dizer que passei a agir assim depois que passei a pilotar equipado (e ainda me falta a bota). Os outros motoristas percebem que eu não quero me machucar, diferentemente de uns e outros que andam de bermuda, regata e chinelo, que parecem não se importar com uma queda que pode causar até a morte por hemorragia (seria trágico, mas existe uma chance... ou não?), enquanto se tivesse equipado, no máximo sairia com um rasgo na jaqueta O:-)

Furious VIPER
17-05-10, 21:23
Tom... eu gastei muito mais... a cada 3mil km... a moto parava de rodar e ia pro mecânico... revisãozinha de pelo menos 60 pila (pq ele me conhecia já)... fora as peças (tudo coisa boa)!!!
Carro aguenta mais "porrada"... mas isso não conta como vantagem... afinal os 2 tem q ser cuidados!!!

Diego.fcs
17-05-10, 21:28
Peguei meu carro em janeiro de 2008, e também gastei mais com manutenção da moto do que com o carro, até agora só troquei óleo e filtro de óleo do carro, e já se foram 30.500km, na moto já troquei vela, pneu, limpeza de carburador, câmara de ar que furou, aquela gosma verde anti-furo, cabo de acelerador e ela tá com 12.000km, agora preciso fazer outra revisão nela, para regular valvulas, trocar óleo da bengala, trocar óleo do motor, limpar filtro de ar, limpar carburador.

j_antunes
18-05-10, 00:12
Isso que estamos falando de moto 250, cai pras 125 e compara com carro 1.0 pra vc ver.


Peguei o Gol 1.6 porque é um nível acima dos Corsinhas 1.0 como a Twister é um segundo nível acima das CGs. Daria pra comparar uma moto de 80 com um Fusca ou Fiat 147, também. Aí capaz de ficar complicado até pra uma 125 e, se não for Honda, é bem capaz de acabar perdendo. Mas claro que cada caso é um caso. Só que, infelizmente, em se tratando de moto 0km, elas são comparativamente bem mais onerosas do que deveriam, até por uma questão de culto ao carro, mas também por diversas babaquices governamentais, com regulamentações que bonificam porquices econômicas, de projeto, com foco em custo baixo de produção e no mercado em vez do produto, e de público sem entendimento, que privilegia potência que nem sabe ou pode usar em vez de durabilidade ou facilidade de manutenção. Minha opinião.

vei
18-05-10, 08:05
Concordo que é importante andar bem equipado, mas lembrem-se que dificilmente essa turma que tem moto grande usa a moto para o dia-a-dia, ao contrário da galera que tem moto pequena que usa direto e seria uma trabalheira danada ficar tirando e botando equipamento onde chegar.



Só pra comparar um Gol 1.6 com uma Twister:

Moto
4 pneus 165/70-14: R$600,00
Durabilidade média: 40.000km
Carro
2 pneus 130/70-17 e 100/80-17: R$500,00
Durabilidade média: 20.000km

Moto
Troca de óleo: 1,6 litro
Freqüência: 3.000km
Carro
Troca de óleo: 3 litros
Freqüência: 10.000km
E óleo de carro ainda é mais barato.

Moto
Relação: R$200,00
Durabilidade: 20.000km
Carro
Relação: -

E a diferença de combustível também é desproporcional. A Twister faz seus 25/l mas um Gol está na faixa de uns 13/l. Pra um motor horrivelmente maior e uma carga ridiculamente maior, não é tanta economia assim. Devia ser mais. O problema do carro é que ele tem mais material. Tapeçaria, funilaria etc. vão ficar bem mais caros. Mas para o previsto durante a vida útil dele, se bem tratado, manter um carro é mais barato em vários aspectos.


Nos dias de hoje existe um problema maior doque a economia, é a vaga para estacionar. Cada dia que passa piora, até para as motos já está difícil.

César
18-05-10, 08:25
Comparando o gasto que eu teria tomando como base o Ka 1.0 2004 do meu irmão, que faz 13km/l, tá sendo muito mais econômico com a Fazer que faz 30-31km/l. Só nisso já desanima ter carro. Gasto 100 reais por mes de gasosa com a Fazer, se fosse no carro ia gastar 400.
Fora o óleo do Ka que é um óleo especial pra motor Rocam que é um motor de alta precisão e custa mais caro o litro que o Yamalube fora que são 4 litros.
Fora isso ficar preso em tudo que é congestionamento e nunca achar vaga pra estacionar. A única vantagem do carro é na chuva.