PDA

Ver Versão Completa : balança empenada.



ASR
17-05-10, 22:01
A minha balança tá ligeiramente empenada. Tirei a roda, botei o nível de borracha ( que pedreiros usam), no lugar onde apóia o eixo e está com um desnível de ~ 6mm. Isto tendo o cuidado tb de nivelar a moto no solo com nível de régua.

Acontece que embora o empeno seja pouco, medindo na borda do aro em relação ao amortecedor a roda fica torta 1cm. o que traz um aspecto feio de roda desalinhada (roda de tráz querendo passar a da frente grosseiramente falando).

Tem jeito de aproveitar esta balança?

Interessante que eu vi uma Dafra Kansas semi nova hoje com a roda de tráz torta consideravelmente.

blaugusto
17-05-10, 22:16
Já ouvi falar que isso é um mau das CG's... Mas os donos nunca verificaram nem confirmaram...

roschneider
17-05-10, 22:31
a minha tbm era assim ateh serem trocadas as buchas da balança
o mau ta ali
bucha gasta deixa a balança torta tbm.....

thl
18-05-10, 01:00
Na minha opinião, balança também é segurança.
E com segurança não existe economina.
Ou seja, compre uma nova!

magrao tk
18-05-10, 08:15
Eu faço o teste sempre tirando os amortecedores, já verifico se tem folga nas buchas porque é mais fácil de ver. Se a sua tiver troque as buchas e depois mede dos parafusos onde vão presos os amortecedores de cada lado. Se um lado tiver diferente do outro então a balança deve estar empenada mesmo.

Léo Borges
18-05-10, 08:35
Eu faço o teste sempre tirando os amortecedores, já verifico se tem folga nas buchas porque é mais fácil de ver. Se a sua tiver troque as buchas e depois mede dos parafusos onde vão presos os amortecedores de cada lado. Se um lado tiver diferente do outro então a balança deve estar empenada mesmo.


Exato!

Diego_torbal
18-05-10, 09:02
Na minha opinião, balança também é segurança.
E com segurança não existe economina.
Ou seja, compre uma nova!


O amigo tem razão, para essas peças (parte estrutural da moto) n tem frescura, e melhor uma nova
Eu paguei 160r$ na minha (fan 08 original honda) quando eu cai e empenou.
pode ser tb as buchas, a folga delas faz com que a balança pareça empenada.

Bom, se o empeno for pouco, da sim, num vai ficar 100%, quando andava de BMX, vivia empenado o quadro das
bikes, eu desempenava na prensa hidraulica. com certeza tem mecanico que tenha uma que possa fazer o serviço.
mas se puder comprar uma nova é melhor, da menos dor de cabeça. :OK: :OK: :OK:

kureizu
18-05-10, 09:56
da menos dor de cabeça. :OK: :OK: :OK:


Principalmente evitando um acidente... :lol: :lol: :lol:



Eu faço o teste sempre tirando os amortecedores, já verifico se tem folga nas buchas porque é mais fácil de ver. Se a sua tiver troque as buchas e depois mede dos parafusos onde vão presos os amortecedores de cada lado. Se um lado tiver diferente do outro então a balança deve estar empenada mesmo.

Mede-se do parafuso à base da balança?

magrao tk
18-05-10, 12:12
Mede-se do parafuso à base da balança?




Eu meço do parafuso que prende o amortecedor no quadro até o parafuso que prende o amortecedor na balança. Depois confiro se o outro lado dá a mesma medida.

Tasteful
18-05-10, 13:26
bah a da minha z tb tá assim,vou ter q comprar outra

ASR
18-05-10, 13:39
Essa de medir as distâncias entre os parafusos do amortecedor é uma maneira bem mais fácil! E eu medindo com nível dágua...tsc...tsc...

As buchas são novas. O problema tá na ponta da balança. Alguns meses atrás eu cheguei ela p/ o lugar fazendo alavanca com um pedaço grande de cano de aço, mas estranhamente ela voltou a empenar de novo. Acho que o jeito será arranjar uma nova.

Valeu pessoal.

magrao tk
18-05-10, 14:10
ASR dá uma conferida nos teus amortecedores, será que um não tá mais duro que o outro? Aí nem adianta trocar de balança que vai acabar empenando a nova.

ASR
18-05-10, 17:25
Ihh rapaz, tb pensei nisso, se for os amortecedores vai empenar a nova tb. A regulagem de altura está igual, mas percebi que as buchas dos amortecedores estão gastas. Será que vende as buchas sem ter que trocar os amortecedores?

magrao tk
18-05-10, 18:39
Ihh rapaz, tb pensei nisso, se for os amortecedores vai empenar a nova tb. A regulagem de altura está igual, mas percebi que as buchas dos amortecedores estão gastas. Será que vende as buchas sem ter que trocar os amortecedores?



Pois é só achei estranho quando tu falou que já tinha endireitado a balança e entortou de novo. Tem coisa errada aí balança não é pra entortar de graça assim não. Se não for os amortetecedores pode ser até algum trincado ou fadiga do material. Meu conselho é botar uma balança nova mesmo e apoia o amortecedor no chão e compara a força que tu faz em cada um pra empurra eles pra baixo, esse negócio do ajuste não quer dizer muito se um deles tiver mais fraco que o outro.
Sobre as buchas eu não sei aqui onde moro eles não vendem infelizmente tive que adaptar uns calços de borracha com as buchas antigas mesmo, fazer o que :s

ASR
18-05-10, 18:43
valeu magrão pela atenção!!

Vou coçar o bolso.

roschneider
18-05-10, 18:45
cara essas bucha em qqr oficina custa uns 2 reais.....