PDA

Ver Versão Completa : Aliviar o (volante) magneto?? como é feito isso?



lim@
21-05-10, 14:47
Pessoal ja vi alguns tópicos antigos sobre este assunto, mas nenhum deles fala como é feito este procedimento. Alguém sabe dizer? é feito furos no volante para diminuir a massa da peça?
Este processo diminui a vibração do motor? O motor roda mais leve?
Se alguém souber como fazer este procedimento posta ai pra gente please.
Valew :OK:

Alan Ranieri
21-05-10, 15:43
http://www.disfema.com.br/fotos/d21c52s24p138rnd7399668.jpg
]:) ]:) ]:)


Agora sério, já ouvi falar isso aqui no fórum, aguarde que alguém deve te ajudar.

agm2112
21-05-10, 16:07
Depende da peça ... provavelmente furos ou torno. Em carros normalmente é no torno. Eu vi uma vez no campeonato de arrancada aqui do RJ, uma daquelas Saveiros de mais de 500hp, com o volante totalmente aliviado.... na hora a arrancada o volante do motor se despedaçou de um jeito que foram ficando pedaços da caixa de cambio pela pista ...

Se for feito o alivio com furos, tem que tomar muito cuidado pra não alterar o centro de massa da peça, senão o motor vira um vibrador.

lim@
21-05-10, 17:16
eu tava pensando nos furos mesmo.. é nesta peça que é feito os furos né.. os furos seriam feitos de um lado para o outro em linha reta para não ter a perda do centro da massa.
http://img706.imageshack.us/img706/1089/1ea71b4.jpg (http://img706.imageshack.us/i/1ea71b4.jpg/)

lim@
25-05-10, 08:10
Alguém mais sabe se é assim mesmo que é realizado os furos?

magrao tk
25-05-10, 09:34
Feito no torno é mais garantido pois não vai desbalancear a peça. No torno simplismente se afina a parede do magneto. Acho que não em todo ele, nunca vi um pessoalmente, mas acho que apenas na partes mais de fora onde não comprometa a estrutura nem a fixação dos ímãs. Se eu tiver errado alguem me corrija.

Stone
25-05-10, 21:25
Nunca vi furar o magneto, fazendo isso é bem provável que dê zica com os imãs
O certo é fazer em um torno mas com cuidado para não tirar os ressaltos que excitam a bobina de pulso. E o certo mesmo é depois de ter feito o serviço mandar balancear o conjunto.

Mas cuidado, não espere milagres aliviando o magneto, se aliviar muUuito, acelerando a moto parada ela vai subir o giro de forma assustadora, vai parecer um torpedo, mas na hora de andar não vai andar nada pois perderá força

blaugusto
25-05-10, 21:40
Fazer isso dá ganh de pelo menos 0,3 cv numa 125cc??????

Stone
25-05-10, 21:50
Acredito que não dê ganho nenhum, a unica coisa é que o giro vai subir mais rápido

blaugusto
25-05-10, 21:56
Pra quê??? Saida de semaforo???

Ou em prova de arrancada o giro deve estar na lenta???

Tasteful
25-05-10, 22:14
ganha arrancada e perde final

Stone
25-05-10, 22:29
Tenha em mente o seguinte
O motor tem (no caso) 4 tempos, 2 voltas no virabrequim, e só em 1 desses 4 tempos é que o motor ganha potência com a queima do combustível, nos outos 3 tempos o virabrequim precisa ter inércia o suficiente para dar mais uma volta e meia no motor e empurrar a moto junto. Se você aliviar o peso do magneto, o motor terá menos peso e dará essa 1 volta e meia com mais facilidade, assim o giro vai subir muito mais rapidamente, massss....
Quando você subir um morro, pegar um vento contra ou andar com mais peso na moto, esse peso a menos no virabrequim diminuirá a inércia e também o torque do motor, pois o motor não terá toda aquela força para dar aquela 1 volta e meia.

Já ouviram falar da explosão de potência da YZ 125? a moto não tem baixa e quando o giro sobe vira uma coisa violenta, Já ouvi falar de pessoas que colocaram mais peso no magneto para usar essa moto em trilhas, ela ganha mais baixa mas perde essa explosão de energia

Guilherme Mcnasty
26-05-10, 09:26
É por aí mesmo, já aliviei magneto e virabrequim de algumas motos pra uso específico (wheeling e arrancada). Pra andar na rua não presta.

agm2112
26-05-10, 09:33
A DT que eu uso na trilha tem aquele conjunto da Magnetron, com o magneto pequeno e leve .... eu acho uma porcaria... a moto morre só de engatar a primeira, e a marcha lenta fica ainda mais descontrolada que o normal das 2T... É verdade que ela pula na frente de outras DTs, mas pra mim não compensa... preferia ficar pra tras com uma moto que consegue ficar ligada sem a minha ajuda no acelerador pra não ficar pedalando na lama.

MarciON
26-05-10, 10:07
ja fui doido pra aliviar.. dae depois d falar com vários mecânicos
na hr q vc fala de aliviar ele ja faz akela cara de "iii, vai fazer cagada no motor"
ehauheuahe

dae eu deixo sempre queto essa idéia.. acho q nao rola mesmo