PDA

Ver Versão Completa : xenon em cg 99 .Um caso a parte !!!!



CRD
31-05-10, 15:54
ai galera depois de ter lido um tutorial aki do forum sobre como colocar xenon em motos de baixa cilindrada
,resolvi instalar na minha uma cg 99 por causa q ando muito a noite em BR por causa do trabalho..
Segundo a manual teria q rebobinar o estator ...colocar um regulador/retificador mais forte e adaptar uma bateria de 7a ....issoo é susse
mas quandoo falei numa oficina de motos em q sempre vou eles me diseram:
Q naum precisava rebobinar e nem colocar um retificador novo !!!! segundo eles o estator da 99 carrega 12 volts e conseguiria carregar
a bateria de 7a...só q essa naum durraria muito tempooo se colocasse xenon !!
Ai grileii....e resolvi escrever aki !!!

pensava q retificandooo o estator produziria mais energia e tals ...pra carrega a bateria ....basicamente isoo!!

ou naquela oficina eles manjam poKo dissoo ....pois duvidei pois
a galera do forum aki deve ter muita experiencia com motoooo!!!!!!!
e se falaran q rola xenon em moto de baixa Cilindrada ...boto fé na parada
ai galera ...alguem tem xenon em cg e q tenha durado mais de 3
uma ajuda ai gente ..explicaçao e tals........... desde ja vlw a todos!!!

roschneider
31-05-10, 16:12
se vc leu o tuto do nuauto vai na fé e faz tintin por tintin que ta no tuto
o cara manja muito desses assuntos
e todos os passos forma testados por ele fazendo e nao fazendo o passo
se ele postou que precisa entao com certeza precisa.....

Furious VIPER
31-05-10, 20:40
A moto tem o bloco optico original?
Se tiver esquece... não vai adiantar mta coisa!!!
Se tiver um bloco com lente lisa (das motos novas)... daí talvez fique decente... mas tem q REGULAR a altura do farol... senão cega todo mundo... daí é falta de respeito!!

Caique
31-05-10, 21:09
A moto tem o bloco optico original?
Se tiver esquece... não vai adiantar mta coisa!!!
Se tiver um bloco com lente lisa (das motos novas)... daí talvez fique decente... mas tem q REGULAR a altura do farol... senão cega todo mundo... daí é falta de respeito!!


Então minha cg aguenta?o mexanico desse q ta carregando 14,1v :0_0:

tom crazy
31-05-10, 21:49
O problema não é só mandar os 12v, isso todas vão mandar (tirando as mais antigas de 6v). O problema é a capacidade de gerar corrente, se o consumo da elétrica for maior do que o estator consegue repor na bateria o xenon vai funcionar até a bateria descarregar, depois disso vc vai ter que recarregar ela.

Caique
31-05-10, 22:15
Eu acho q ela carega muito pq quando enrolo o cabo não fica uma lâmpada do painel sem queimar.

Zika
31-05-10, 22:44
Amigo,

não sei em relação a xenon, mas tive uma ml com motor cdi 99, e adaptei o painel de twister nela...o meu mecanico enrolou o bobinado e
adaptou o retificador da strada, e coloquei uma bateria de twister, ficou muito bom...


Agora não sei dizer a diferença do consumo de energia no painel e do xenon, só sei que a bateria carregou blz pura !

reyboy_fan
01-06-10, 00:29
O problema não é só mandar os 12v, isso todas vão mandar (tirando as mais antigas de 6v). O problema é a capacidade de gerar corrente, se o consumo da elétrica for maior do que o estator consegue repor na bateria o xenon vai funcionar até a bateria descarregar, depois disso vc vai ter que recarregar ela.

dxa eu ve se entendi
resumindo se o estator fornece 14~15v@7A(não tenho certeza da corrente) e a bateria eh de 7A
toda a parte eletrica da moto fora o Xenon puxa 5A
o Xenon consome 14A(exemplo)
ficaria assim:

entrada de carga 14A e o consumo19A

durante um tempo juntando a entrada vai dar pra suprir a corrente necessaria
mas depois o estator vai continuar mandando os 7A so que o da bateria vai diminuindo ate zerar

é isso mesmo?

tom crazy
01-06-10, 06:48
Eu acho q ela carega muito pq quando enrolo o cabo não fica uma lâmpada do painel sem queimar.

Na verdade a sua tá queimando pq deve ter momentos que a tensão passa desses 14 volts, então queima por ter tensão mais alta que a de trabalho da lampada. Mais isso não significa que vc vai colocar xenon e a moto vai continuar carregando a bateria normalmente. Vc falando isso me lembrou um amigo que tinha uma RD que queimava lampada se acelerasse muito, o pior que ele não conseguiu resolver isso durante o tempo que ficou com a moto, trocou bateria, trocou regulador de tensão, revisou elétrica, mais continuava a queimar lampada.



dxa eu ve se entendi
resumindo se o estator fornece 14~15v@7A(não tenho certeza da corrente) e a bateria eh de 7A
toda a parte eletrica da moto fora o Xenon puxa 5A
o Xenon consome 14A(exemplo)
ficaria assim:

entrada de carga 14A e o consumo19A

durante um tempo juntando a entrada vai dar pra suprir a corrente necessaria
mas depois o estator vai continuar mandando os 7A so que o da bateria vai diminuindo ate zerar

é isso mesmo?


Não sei os valores de corrente mais é isso ai mesmo que vc falou, é igual gente que tem sonzão no carro, normalmente trocam a bateria por uma maior e trocar o alternador pra ter uma capacidade de corrente maior.

AZIANI
01-06-10, 08:49
e ai pessoal tudo blz a respeito do xenon eu tenho uma 99 com xenon e aguenta sim :OK: tive q enrolar a bobina por retificador de strada e uma bateria de 4 amp funciona blz sem nenhum problema

Joao XTZ
01-06-10, 08:57
mais uma vez muita bobeira e pouco resultado ... por favor... as pequenas , como CG e YBr nao tem alternador , igual Twister e Fazer e motos maiores ... que pode carregar a bateria e assim fazer o xenon funcionar de boas , por isso se deve enrolar o estator ... se não foi pedido isso nao adianta fazer gambiarra e meter bateria de Tw ou a lampada de xenon só com pinguinho que a bateria cai uma hora

valeu...

Tqf2
01-06-10, 09:39
Acho que o problema não é a voltagem,,, e sim a amperagem do Xenon que deve ser beeeem maior..

XxUNOxX
01-06-10, 09:51
Acho que o problema não é a voltagem,,, e sim a amperagem do Xenon que deve ser beeeem maior..


Correto!

AZIANI
01-06-10, 12:35
se fizeren tudo certinho igual eu fiz na minha pode ter certeza q fika bom sim tenho xenon a mais de 1 ano nao tive nenhun problema de bateria :lol: :OK:

reyboy_fan
01-06-10, 12:40
mas é basicamente aquilo que eu disse so chutei os valores pra dar uma noção
vo ver aqui quanto é pra enrrolar o estator da fanzinha, ja que minha superbranca queimou vo dar uma levantada nos custos da mao de obra do xenon

AZIANI
01-06-10, 12:46
bom ta ai a recita p por xenon en qualqer moto 125 cc
enrole o estator transformando a p corrente contunua (pq a corrente da moto e alternada )
adapte o retificador de strada ou falcom
faca o esquema na chave de luz para q o xenon ligue quando vc acionar o botao
coloque uma bateria de 5 amp
pronto vc vai gastar uns rs 170
fika show de bola

reyboy_fan
01-06-10, 12:55
bom ta ai a recita p por xenon en qualqer moto 125 cc
enrole o estator transformando a p corrente contunua (pq a corrente da moto e alternada )
adapte o retificador de strada ou falcom
faca o esquema na chave de luz para q o xenon ligue quando vc acionar o botao
coloque uma bateria de 5 amp
pronto vc vai gastar uns rs 170
fika show de bola

eu acho que não é isso
ainda falta um relé pra ligar pq a fiação original nao aguenta,
o negocio do estator só é para aumentar a capacidade de corrente da eletrica da moto
e a bateria de 5 amp acho q nao resolve da fan so por causa da partida eh de 7A

---------------------------------------------------------------------------------------------------

AZIANI na sua vc só colocou isso?

magrao tk
01-06-10, 13:12
Tem uma comparação muito boa que eu aprendi sobre eletronica que fica fácil entender o que é voltagem e amperagem.

Imaginem uma caixa d'agua numa altura de 12metros. O cano que desce a agua dessa caixa é de 75mm.

Os 12 metros vão determinar a força (pressão) pra agua descer. [equivale a voltagem]
Os 75mm vão determinar o volume de água que vai sair da caixa em um intervalo de tempo. [equivale a amperagem]

Agora imaginem que essa mesma caixa com cano 75mm fornece a água para outra caixa que usa um cano de 100mm na saída.

Essa segunda caixa vai secar antes da primeira conseguir enche-la, pois a água entra em um cano de 75 e sai num cano de 100.

Assim pode se comparar a primeira caixa com o gerador e a segunda com a bateria. Se o gerador fornecer menos amperagem que a bateria vá usar ela vai descarregar antes que o gerador complete a carga. Por isso que se deve modificar o gerador na instalação de uma bateria nova. É mais ou menos isso...

CRD
01-06-10, 13:21
bom ta ai a recita p por xenon en qualqer moto 125 cc
enrole o estator transformando a p corrente contunua (pq a corrente da moto e alternada )
adapte o retificador de strada ou falcom
faca o esquema na chave de luz para q o xenon ligue quando vc acionar o botao
coloque uma bateria de 5 amp
pronto vc vai gastar uns rs 170
fika show de bola


casoo entaummm ..quandoo se rebobina o estator a corente se torna continua ? porq?
só uma duvida de eletricidade?

magrao tk
01-06-10, 13:37
casoo entaummm ..quandoo se rebobina o estator a corente se torna continua ? porq?
só uma duvida de eletricidade?


Não. Quando se rebobina o estator é para aumentar a amperagem gerada. O que vai fazer a corrente ficar contínua vai ser o retificador.

AZIANI
01-06-10, 15:31
Não. Quando se rebobina o estator é para aumentar a amperagem gerada. O que vai fazer a corrente ficar contínua vai ser o retificador.
SIM E O RETIFICADOR A FALCOM A STRADA ASCENDE O FAROL QUANDO VC LIGA A CHAVE E NAO FIKA FRACO QUANDO VC TA EM MARCHA LENTA PQ VC ENROLANDO A BOBINA ELA PASSA A TRABALHAR BI FASICA E A CORRENTE FIKA CONTINUA BOM FOI ISSO Q O ELETRICISTA Q FEZ O ESQMA NA MINHA MOTO ME DISSE A FALCON E A STRADA USA O MESMO RETIFICADOR
FEITO ISSO E SO MUDAR O SQUEMA DA CHAVE DE LUZ P LIGAR O FAROL IGUAL DA STRADA DA CERTO SIM MEU PREIMO PIOS NUMA RD

AZIANI
01-06-10, 15:45
eu acho que não é isso
ainda falta um relé pra ligar pq a fiação original nao aguenta,
o negocio do estator só é para aumentar a capacidade de corrente da eletrica da moto
e a bateria de 5 amp acho q nao resolve da fan so por causa da partida eh de 7A

---------------------------------------------------------------------------------------------------

AZIANI na sua vc só colocou isso?




BOM MEU XENON E AUTO E BAIXO NA MESMA LAMPADA (BI -XENON) NO KIT DELE JA VEIO O RELE NO SEU CASO UMA BATERIA DE 7A RESOLVE JA Q A MINHA NAO TEM PARTIDA UMA DE 5 JA E DE BOM TAMANHO BOM O Q EU FIZ NA MINHA FOI O SEGUINTE

*ENROLEI A BOBINA P BI FASICA
*ADAPTEI RETIFICADOR DA STRADA
*FIZ A MUDANCA NA LIGACAO DA CHAVE DE LUZ PUIS UMA BATERIA DE 5 AMP
O Q PUXA BATERIA NO XENON E SO QUANDO ELE LIGA PA PODER CARREGAR O REATOR APOS ISSO O PROPRIO REATOR MANTEN UMA RESERVA DE ENERGIA PARA A LAMPADA PARECIDO COM FUNCIONAMENTO DE UMA LAMPADA FLUORESCENTE BLZ VOU VER O SQEMA Q O ELETRICISTA FEZ P MUDAR A LIGACAO NA CHAVE DE LUZ AI TE FALO BLZ :OK:

TOP FLAME
01-06-10, 15:48
Aziani na humildade não escreve em letras maiusculas. vc leu as regras?

AZIANI
01-06-10, 16:10
[quote=TOP FLAME;494461]
Aziani na humildade não escreve em letras maiusculas. vc leu as regras?
descupa e o brigado pela dica nao voltara acontecer

reyboy_fan
01-06-10, 16:50
BOM MEU XENON E AUTO E BAIXO NA MESMA LAMPADA (BI -XENON) NO KIT DELE JA VEIO O RELE NO SEU CASO UMA BATERIA DE 7A RESOLVE JA Q A MINHA NAO TEM PARTIDA UMA DE 5 JA E DE BOM TAMANHO BOM O Q EU FIZ NA MINHA FOI O SEGUINTE

*ENROLEI A BOBINA P BI FASICA
*ADAPTEI RETIFICADOR DA STRADA
*FIZ A MUDANCA NA LIGACAO DA CHAVE DE LUZ PUIS UMA BATERIA DE 5 AMP
O Q PUXA BATERIA NO XENON E SO QUANDO ELE LIGA PA PODER CARREGAR O REATOR APOS ISSO O PROPRIO REATOR MANTEN UMA RESERVA DE ENERGIA PARA A LAMPADA PARECIDO COM FUNCIONAMENTO DE UMA LAMPADA FLUORESCENTE BLZ VOU VER O SQEMA Q O ELETRICISTA FEZ P MUDAR A LIGACAO NA CHAVE DE LUZ AI TE FALO BLZ :OK:



ok, eu entendo um pouco de eletronica/eletrica, mas esse engocio da bobina pela logica so seria para aumentar a amperagem, pq o q faz a conversão de CA pra CC é o retificador, a chavezinha é simples de adaptar fiz muito isso quando tava na moda botar led de alto brilho pra iluminar a moto
mas ve direitinho pra mi to pensando em fazer aqui mesmo

WAGNER5219
22-07-10, 07:06
(AZIANI) coloquei tuto isso que vc falou mas mesmo assim a bateria não secura muito tempo tenho uma titan 99 com xenon , coloquei um retificador de strada, uma bateria de 7 amp. e enrolei a bobina oq devo fazer mas ??????

pedroabni
22-07-10, 09:06
e pra qm tem uma strada ??? precisa mudar mta coisa ???? :G

WAGNER5219
22-07-10, 11:48
BOM MEU XENON E AUTO E BAIXO NA MESMA LAMPADA (BI -XENON) NO KIT DELE JA VEIO O RELE NO SEU CASO UMA BATERIA DE 7A RESOLVE JA Q A MINHA NAO TEM PARTIDA UMA DE 5 JA E DE BOM TAMANHO BOM O Q EU FIZ NA MINHA FOI O SEGUINTE

*ENROLEI A BOBINA P BI FASICA
*ADAPTEI RETIFICADOR DA STRADA
*FIZ A MUDANCA NA LIGACAO DA CHAVE DE LUZ PUIS UMA BATERIA DE 5 AMP
O Q PUXA BATERIA NO XENON E SO QUANDO ELE LIGA PA PODER CARREGAR O REATOR APOS ISSO O PROPRIO REATOR MANTEN UMA RESERVA DE ENERGIA PARA A LAMPADA PARECIDO COM FUNCIONAMENTO DE UMA LAMPADA FLUORESCENTE BLZ VOU VER O SQEMA Q O ELETRICISTA FEZ P MUDAR A LIGACAO NA CHAVE DE LUZ AI TE FALO BLZ :OK:



(AZIANI) coloquei tuto isso que vc falou mas mesmo assim a bateria não secura muito tempo tenho uma titan 99 com xenon , coloquei um retificador de strada, uma bateria de 7 amp. e enrolei a bobina oq devo fazer mas ??????

AZIANI
26-07-10, 12:07
era pra aguentar cara estranho pq o leltricista q fez a minha moto me falou q nossas motinha e melhor q a 150 p carregar observe na etiqueta do reator de seu xenon vai ter la in max 20 ou 10 amp q e a coreente de pico q e quando ele ta acendendo se for de 20 ele consome mais ai vc poe o reator q vem escrito 10 bom o meu e de 10 andu normal pode ser isso veja la xenon a noite e farol desl de dia p carregar blz qualquer coisa me fale abrasssss :OK:

WAGNER5219
27-07-10, 19:43
(AZIANI) coloquei tuto isso que vc falou mas mesmo assim a bateria não secura muito tempo tenho uma titan 99 com xenon , coloquei um retificador de strada, uma bateria de 7 amp. e enrolei a bobina oq devo fazer mas ??????, tenho que por bi fasica nela tambem, vc pode me dizer oq e bi fasica, e qual a fução dela,, muito obrigado e um abra......

AZIANI
28-07-10, 09:37
Bom dia cara bom se vc so enrolou a bobina vc ten q por o retificador da strada e uma bateria de 6 ou7 amp puis a minha no lugar da caixa de filtro pq ja nun uso mais ela por causa do carbura ai com a bobina o retificador e a bateria vc so vai precisar mudar a ligacao da chave de luz para q com a chave ligada e a moto desligada vc possa ascender e apagar o farol feito isso ai e so por o xenon blz qualquer duvida me avise :OK:

chiccoli
28-07-10, 11:15
Eu acho q ela carega muito pq quando enrolo o cabo não fica uma lâmpada do painel sem queimar.



kkkkkkkkkkkkk, comigo é setas.. kk o rele fika doidim, dependenu do rpm o lampada nem consegue desliga.. kk

WAGNER5219
28-07-10, 13:18
Bom dia cara bom se vc so enrolou a bobina vc ten q por o retificador da strada e uma bateria de 6 ou7 amp puis a minha no lugar da caixa de filtro pq ja nun uso mais ela por causa do carbura ai com a bobina o retificador e a bateria vc so vai precisar mudar a ligacao da chave de luz para q com a chave ligada e a moto desligada vc possa ascender e apagar o farol feito isso ai e so por o xenon blz qualquer duvida me avise :OK:
...... (AZIANI) coloquei tuto isso que vc falou mas mesmo assim a bateria não secura muito tempo tenho uma titan 99 com xenon , coloquei um retificador de strada, uma bateria de 7 amp. e enrolei a bobina oq devo fazer mas ??????, tenho que por bi fasica nela tambem, vc pode me dizer oq e bi fasica, e qual a fução dela,, muito obrigado e um abra...... |:(

jeanzinhu
05-08-10, 20:37
Lii o topico todo e to afim de bota na minha CG99 tb :)

Alguem faz um Tutorial ae pra min Imprimir
Vo levar num amigo m quero usa xenon faz tempo
mais naum tinha vistao nem uma 99 de Xenon agora
to enterecedo alguem kebra esse galho ae :P

Vo aguarda blz...