PDA

Ver Versão Completa : Coroas de Acetal\Poliacetal??? ja viram ou usaram



Diego_torbal
04-06-10, 20:49
Bom galera, essa e um pouco complicada, acredito que poucos ja ouviram falar.

aki em fortaleza apereceu um tempo, uma galerinha que tava usando coroas de tração feitas de tecnil (material plastico)
uns tavam dizendo que n duravam muito pois os dentes quebravam facilmente.
to desemvolvendo umas coroas feitas de Poliacetal, material bem mais resistente que o tecnil, resistente a fadiga

http://www.vick.com.br/vick/produtos/poliacetal.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliacetal

tem um pedaço desse material na oficina do meu pai, to querendo fazer uma coroa 40 dentes (pra YES do filho do meu patrão). e testar
ate porque e um material um pouco caro.
Vou fazer a furação que encaixa no cubo usando 4 buchas de aço (vou ajustar a medida bem direitinho pra n ficar nada folgado).
http://www.morsadeprecisao.com.br/foto_maior/20090924105126Engrenagem-400.jpg
Suas qualidades em relação ao aço:

Menor peso
Boa durabilidade
Menos barulho na relação

esse material é usado naquelas engrenagens pequenas de equipamentos eletronicos (tipo, carrinhos de controle remoto, motorzinhos eletricos, n sei se vcs ja viram elas...)
e em varios segmentos
Se aparecer alguma ideia pra reforçar a minha ta valendo. :OK: :OK:

magrao tk
04-06-10, 21:08
Cara eu acho que vale apenas por curiosidade mesmo, porque não sei se tem muita vantagem para a comum a não ser pela redução de ruído.
Essas engrenagens de aparelhos eletronicos são resistentes sim, mas o esforço nem comparado a tração de uma moto sem contar que fica exposto a sujeira. É meio complicado.
Não to querendo te desanimar até porque se tivesse esse material eu tambem ia inventar alguma coisa. Vai fundo só assim vai descobrir.
Como vai fazer os dentes? Usar uma coroa comum como molde?

reyboy_fan
04-06-10, 21:23
deve ficar mais leve, mas acho que vai gastar facil

Diego_torbal
04-06-10, 21:27
Nao. eu trabalho numa ferramentaria.
a gente torneia o material na medida.
e usa uma ferramenta conhecida como "modulo" tem o perfil do dente.
tem alguns calculos que fazemos para achar a medida do dente e perfil corretos.

tem um amigo que corre em um autodromo com umas YBR-125 de competição que so ta usando coroas assim
na antiga ferramentaria que eu trabalhava, chegamos a fazer umas 5 pra ele botar nas YBR (ele tem 2).
ele me disse que duram muito tempo, e mais leve, n desgasta a corrente.

magrao tk
04-06-10, 21:37
Ah, bom. Então já foi feito e testado na YBR?
Deve ter uma redução no desgate da corrente bem considerável. Quantos km durou essas coroas do cara?

Diego_torbal
04-06-10, 21:44
Ah, bom. Então já foi feito e testado na YBR?
Deve ter uma redução no desgate da corrente bem considerável. Quantos km durou essas coroas do cara?


Ja Ja foi testado.
mas foi em pista de corrida, o que se torna diferente. vc arranca uma vez e thau.
Se bem que ele dava varias reduzidas nas YBR nas corridas (cerca de 170 nos retoes pra 60 em uma curva, e elas são a tambor)
durava varias corridas e nem gastava.
mas na rua é diferente

kureizu
04-06-10, 21:46
E Diego, quanto custa em média pra fazer uma peça?

Diego_torbal
04-06-10, 22:00
Amigo, tenho que tar uma olhada nas lojas que vendem o Poliacetal, geralmente eles tem de 150mm pra lá a barra de material
Com essa medida, da pra se fazer umas 6 a 7 coroas, qualquer numero de dentes da pra fazer. eu vou olhar o custo, eu ja fiz algumas engrenagens grandes pra linha industrial com Poliacetal. mas era nas empresas, quem cobrava era o dono. mas acredito que com uns 100$$ de material, da pra se fazer umas 3 a 4 coroas.
E muito dificil detonar um dente de engrenagem desse material,pra usinar é mole, mas pra quebrar de uma porrada ou algo é duro pra carai, so se enroscar algo entre o plastico e o metal (corrente). ;)

reyboy_fan
05-06-10, 10:27
pelo q vc disse é uma boa!

e o pião?tambem ira ser desse mateial?

edumrq
05-06-10, 10:55
faz uma pra xtz que eu quero uma pra testar :OK:

pistão
05-06-10, 21:37
tipo assim dá para dar uma testada e tau mas acho que será mais fraca que a comum se fizer posta os resultados ai!

XxUNOxX
05-06-10, 21:42
faz uma pra xtz que eu quero uma pra testar :OK:


Se precisar de alguem pra usar uma Beta pode manda que eu testo pra vc ^^
XTZ 125X 46 dentes ^^

Se quiser fazer 44 dentes eu tbm aceito ^^

Tasteful
05-06-10, 22:21
na teoria pode ser que não,querem um exemplo??
pega uma coroa velha e uma serra tico tico de mão
tu corta ela ao meio em 5 minutos

agora pega um pedaço de tecnil......eh ruim mermão!! ]:) ]:) ]:) ]:)
vais ficar o dia todo e não vais conseguir asuhsaus
imagina esse ai de acetal mais duro ainda

blaugusto
05-06-10, 22:45
Diego, faz uma dessa de 41 dentes pra minha Yes, se ficar por volta do 20 reais!!!! ;)

buneco
05-06-10, 22:46
o caboco vai ficar rico assim :lol:

TOP FLAME
05-06-10, 23:14
Seila, prefiro as de aço mesmo.