PDA

Ver Versão Completa : sentido do pneu



romanex
15-06-10, 16:59
Normalmente os pneus de moto trazem o sentido de rodagem....
desculpem a ignorância, mas estou com uma duvida.... ;/
estava observando o m45 da minha moto e percebi um detalhe que me deixou na duvida....
quase todos os pneus que vi até agora, trazem duas setas apontando em sentido opostos...
creio que seja para indicar o sentido de rodagem, tanto se o pneu estiver sendo usado na roda dianteira como na roda traseira....
se for colocado na trazeira, como é a roda motriz, deve virar no sentido oposto ao se for colocado na dianteira, que é a roda guia....
alguém sabe se é isso mesmo?
então...
no michelin ele apresenta a leitura de duas setas em sentidos opostos : < rear front>....
isso quer dizer que, se estiver na roda traseira (rear) essa seta deve ficar para frente...
se estiver na roda dianteira (front) esta seta deve ficar para a frente
ou não tem nada a ver?

César
15-06-10, 17:45
É isso mesmo. Quando tá atrás tem um sentido, quando vai pra frente inverte o sentido. Isso que expliquei várias vezes pro mecânico quando passei o de trás pra frente na Yes, mas o cara não entendeu, e ainda argumentou que, quando falei que tava errado, ele disse que as duas setas indica que o pneu pode ser usado de qqr lado. |:( É a inguinoranssa que astravanca o pogresso

romanex
15-06-10, 17:53
o pior é que o borracheiro colocou o pneu do lado errado..... :-/
vou ter de voltar e pedir pra virar o pneu.....
eu acho que ele pensou: <rear tem de ficar pra trás e front> tem de ficar pra frente.....
o que acontece se rodar ao contrário? estraga o pneu?

agm2112
15-06-10, 18:16
o que acontece se rodar ao contrário? estraga o pneu?


Acho difícil... talvez a longo prazo. Outro problema é o escoamento de água, que pode ficar comprometido, tornando o pneu perigoso em pista molhada.

blaugusto
15-06-10, 18:22
Se estiver girando no sentido contrario ele pode não aguentar a carga da frenagem ou da tração.
O pneu pode comçar a se deformar e EM CASOS EXTREMOS pode rachar ou rasgar.

e ainda tem o desenho que foi feito pra jogar a agua pra fora ou abrir caminho cortando uma lamina d'agua.

NiveaC
15-06-10, 19:16
não entendi pq que troca, as rodas giram pro mesmo lado e o desenho continua o mesmo então pq que vira?

Alex.cps
15-06-10, 19:25
Rapaziada não sei se tem a ver mas uma vez um borracheiro me disse que a malha de aço do pneu tem a trama traçada de um jeito, quando colocado pela primeira vez independente do lado ela vai tomando uma forma, se inverter o lado depois do uso, a trama vai desfigurando e corre o risco do pneu ir ficando "quadrado".

Caique
15-06-10, 19:29
Rapaziada não sei se tem a ver mas uma vez um borracheiro me disse que a malha de aço do pneu tem a trama traçada de um jeito, quando colocado pela primeira vez independente do lado ela vai tomando uma forma, se inverter o lado depois do uso, a trama vai desfigurando e corre o risco do pneu ir ficando "quadrado".
:0_0: :0_0:

romanex
15-06-10, 19:32
Tá dificil de mandar a foto, mas vai o link....
http://img30.imageshack.us/img30/5706/dsc02251qd2.jpg
Se você observar, o desenho do pneu muda, é como se ele fica-se de cabeça pra baixo....

blaugusto
15-06-10, 19:33
não entendi pq que troca, as rodas giram pro mesmo lado e o desenho continua o mesmo então pq que vira?


Pq quando vc freia a força é aplicada pra frente e quando vc acelera a força no pneu é aplicada pra trás!

Imagine o seguinte:
Acelere a moto na terra e a terra será jogada para trás.
Freie a moto na terra (NÃO TENTE ISSO EM CASA) e vc vai ver se formar um montinho de terra na frente do pneu.


Isso sem falar na ação do desenho do pneu na água!