PDA

Ver Versão Completa : Passe sua moto á Alcool



DaniloMolt
17-06-10, 19:44
E aee galera beleza ? entãao aqui vou dar algumas dicas pra você passar a moto á alcool.... não sou mecânico nem nada, maas too ae aprendendo com a galera do fórum, amigos, um mecânico amigo meu tambem q da umas idéias e etc.....
Passei minhas duas motos á alcool: XLX 250cc e CG Titan 125cc
A CGzinha já tem quase 1 ano que ela está passada á alcool, nunca me deu nenhum problema, a não ser uma limpeza de carburador q eu msm faço á cada 4 ou 5 meses, se não andar muito, nem der partida nada.... a XLX passei ela á alcool hoje....
Giclês para conversão, varia muito.... vai na na base da noção e da tentativa galera....
na Minha CG Titan 125, ela tinha os giclês originais na Gasolina, para passá-la á alcool utilizei o Giclê de Alta da NX 350 ( Sahara ) e o Giclê de Baixa da CBX 200 ( Strada ) é uns minutinhos esquentandoo e ela fica melhor do que na gasolina.... obs: ai você tem que testar, e ir regulando na agulha ( pistonete ) a minha foi só trocar os giclês que ficoou zeraada !
na XLX estou regulando certo ainda, por enquanto ela não esta muito bem regulada, mas está falhando um pouco somente no meio do acelerador mais ou menos.... utilizei um Giclê de Alta nº 165 ( de carro ) e o de Baixa nº 48 que é da NX 350 Sahara
os originais eram o Giclê Alta nº 125 ( XLX 250 Gasolina ) e o de Baixa se não estou enganado era o 38 ( XLX 250 Gasolina )
mas como ela está dando um pouco de falta ainda, amanhã vo comprar um Giclê de Alta de carro nº 170 e testar, acredito que neste Giclê a moto já fique 100%

OBS: Como jaá disse acima, não sou nenhum mecânico, mas tenho minhas duas motos á alcool, ficam idênticas na gasolina, com marcha lenta e tudo, e na hora de encher o tanque é uma booa diferença no bolso ! eu tenho um amigo mecânico que me da as dicas dos Giclês, mas tem q ser na base do teste mesmo !

Kell
19-06-10, 19:58
Danilo me diz uma coisa, como fica o desempenho? Notou queda? Quanto ao consumo, acho as 125 já tão de boa... Na CG q vc converteu a mais tempo, acredita der valido a pena?
Vlew

Caique
19-06-10, 20:04
E aee galera beleza ? entãao aqui vou dar algumas dicas pra você passar a moto á alcool.... não sou mecânico nem nada, maas too ae aprendendo com a galera do fórum, amigos, um mecânico amigo meu tambem q da umas idéias e etc.....
Passei minhas duas motos á alcool: XLX 250cc e CG Titan 125cc
A CGzinha já tem quase 1 ano que ela está passada á alcool, nunca me deu nenhum problema, a não ser uma limpeza de carburador q eu msm faço á cada 4 ou 5 meses, se não andar muito, nem der partida nada.... a XLX passei ela á alcool hoje....
Giclês para conversão, varia muito.... vai na na base da noção e da tentativa galera....
na Minha CG Titan 125, ela tinha os giclês originais na Gasolina, para passá-la á alcool utilizei o Giclê de Alta da NX 350 ( Sahara ) e o Giclê de Baixa da CBX 200 ( Strada ) é uns minutinhos esquentandoo e ela fica melhor do que na gasolina.... obs: ai você tem que testar, e ir regulando na agulha ( pistonete ) a minha foi só trocar os giclês que ficoou zeraada !
na XLX estou regulando certo ainda, por enquanto ela não esta muito bem regulada, mas está falhando um pouco somente no meio do acelerador mais ou menos.... utilizei um Giclê de Alta nº 165 ( de carro ) e o de Baixa nº 48 que é da NX 350 Sahara
os originais eram o Giclê Alta nº 125 ( XLX 250 Gasolina ) e o de Baixa se não estou enganado era o 38 ( XLX 250 Gasolina )
mas como ela está dando um pouco de falta ainda, amanhã vo comprar um Giclê de Alta de carro nº 170 e testar, acredito que neste Giclê a moto já fique 100%

OBS: Como jaá disse acima, não sou nenhum mecânico, mas tenho minhas duas motos á alcool, ficam idênticas na gasolina, com marcha lenta e tudo, e na hora de encher o tanque é uma booa diferença no bolso ! eu tenho um amigo mecânico que me da as dicas dos Giclês, mas tem q ser na base do teste mesmo !

Esqueceu de falar q o alcool é mais corrosivo tb né.

DaniloMolt
21-06-10, 20:41
Esqueceu de falar q o alcool é mais corrosivo tb né.


Entãao cara.... siim, realmente o alcool é mais corrosivo, mas faz mais de 1 ano que a minha CG Titan 125 esta á alcool, quando eu lembro misturo um cherinho de óleo 2T ( RAID ) em um tanque cheio, uso ela muuito e até hoje nenhum problema com mangueiras, filtros, carburador, nada..... e pelo contrário da gasolina, o caburador demora muito mais para sujar, pq sempre q eu abro ele está limpinho por dentro.....

DaniloMolt
21-06-10, 20:47
Danilo me diz uma coisa, como fica o desempenho? Notou queda? Quanto ao consumo, acho as 125 já tão de boa... Na CG q vc converteu a mais tempo, acredita der valido a pena?
Vlew


Vixii.... a moto ficou mais rapida, mais forte, na gasolina ela dava uns 140 km/h, quando regulei ela certinha á alcool ela chegou quase á 150 km/h..... a minha CG não falha absolutamente nada, ela ficou melhor no álcool do que na gasolina, economizei nesse ano com ela á alcool, vários litros de óleo viu..... hehehe..... na minha CG 125 eu nem sonho em voltá-la na gasolina, pois além de tudo, o escapamento esquenta bem menos, e quando eu comecei a andar, só saia pra andar de moto na estrada de terra, de chinelo e short, como não pilotava muito bem, caí uma vez, devagarzinho, só queimei a perna no escapamento ( gasolina ) .... e uma outra vez, um outro amigo meu caiu com ela, não chegou nem queimar, só ficou vermelho ( Álcool ) ....
eu recomendo, até hoje nao percebi nenhuma desvantagem !

Bortolin
23-06-10, 21:55
o duro é ela pegar de manhã...

pra mim moto à álcool é bobeira, ainda mais quando se trata de economizar.

A moto em si já é um veículo muito econômico, não vejo a necessidade de se fazer essa conversão por causa de R$ 10,00 à mais no bolso.

Minha opinião.

manynhow
23-06-10, 22:21
o duro é ela pegar de manhã...

pra mim moto à álcool é bobeira, ainda mais quando se trata de economizar.

A moto em si já é um veículo muito econômico, não vejo a necessidade de se fazer essa conversão por causa de R$ 10,00 à mais no bolso.

Minha opinião.



Ja tive esta experiencia... nao foi das agradaveis, tanto é que estou com minha moto parada ah alguns dias por este motivo corroeu muito o tanque chegou a apodrecer, e estou pintando novamente mas..... referindo as motos novas ok, mas as antigas.... alcool é para motos de competição, ou motos novas, se voce tem interesse de ficar (meu caso) um bom tempo com sua moto... vixi é besteira...

minha opinião!

DaniloMolt
25-06-10, 13:53
Caraa sei lah.... só se eu tenho muita sorte, pq a minha CG Titan tenho ela há mais de 1 ano, e faz quase 1 ano que ela está a álcool, o tanque continua igual por dentro, eu sempre deixo o tanque cheio, mas fico de semanas sem mesmo nem dar partida.... e sobre economizar R$ 10,00... se fosse por R$ 10,00 eu não passaria á alcool.... a minha CG Titan fazia 30 na gasolina, e faz 22 no álcool, de R$ 2,64 para R$ 1,09 o que eu andava em 1 fds na gasolina, eu ando 4 fds !

jpedro91
25-06-10, 14:13
o duro é ela pegar de manhã...

pra mim moto à álcool é bobeira, ainda mais quando se trata de economizar.

A moto em si já é um veículo muito econômico, não vejo a necessidade de se fazer essa conversão por causa de R$ 10,00 à mais no bolso.

Minha opinião.


vela iridium.. pega no primeiro toque...

SPINARACK
25-06-10, 19:13
mas até qnd é vantagem passar ela a alcool...
vendo pelo lado da corrosão, das dores de cabeça ao ligar de manha, desgaste de outras partes e nao soh do tanque...
E ai... meu mecanico sempre falou pra nao passar minha 150 pro alcool embora eu sempre quis por causa do valor do alcool...
Mas e ai... tenho ela a 4 anos, nunk me deixou na mao a nao ser qnd eu esqueci do óleo... rsrs
Sempre na gasolina.... e em 3 anos que uso o escape... e tomo sol e chuva... e ele é de aço, e ainda nao apodreceu nd...
ja vi escapes rodando no alcool com 1 anos e ja estavam podres, problemas de tanque nunk vi...
Mas ainda comfesso que tenho medo da modificação.... e nao sei bem se compensa...

DaniloMolt
29-06-10, 14:38
Eu nãao tive medo de passar a minha á alcool não... já me disseram que o álcool não corrõe nada os carburadores nem nada, e por dentro do motor, o álcool limpa por dentro do motor, e o carburador sempre se mantém limpo ! eu gostei dimais, nem sonho em voltar minha CG nem a XLX para a gasolina.... eu faria o teste sim ! faaz o teste aee galera, se caso não gostar, guarda os giclês originais, volta os giclês originais, volta a gasolina no tanque, e acabou .....
sobre pegar de manhã, da umas bombeadas no acelerador, deixa o afogador puxado.... nunca tive problemas pra ligar de manhã, nem mesmo a XLX 250, e olhaa que essa ée duroo de ligar em .....

DaniloMolt
05-07-10, 11:36
Fiz uma média da xlx 250 agora á alcool, ela fez 17.5 km/l de álcool, andandoo cabo enrroladoo, giclê 170 alta e 48 baixa

XING LING
05-07-10, 11:52
Aí onde vc mora vale a pena converter porque o álcool está mais que dobro do preço, aqui em Sampa a diferença não está compensando não, aqui em São Paulo é preferível andar triscando na gasosa do que andar no álcool para economizar, agora em outras cidades já não sei!!!!

Minha Miza 125cc troquei os gicles, o original de alta era 95 e coloquei 105, o de baixa agora está 45, mas fiz isso para ficar melhor na gasosa mesmo, mas como alterei o gicle se eu colocar até 50% de álcool ela fica filé, fica com mais torque e se eu enrolar o cabo dela por um tempo quando paro sinto que a marcha lenta e a temperatura da moto fica bem mais suave!!

Ela meio a meio está fazendo 30,32 KM/L, pago R$1,40 no álcool e R$2,60 na gasolina, na gasolina pura não passava de 37KM/L de andado bem na manhã, no alcool faz isso enrolando o cabo!!

Não fiz para economizar, foi só testes e passeu na controlar com meio a meio tb!!

jair
05-07-10, 11:53
Bah, sera que compensa ? depende do preco do alcool ?

XING LING
05-07-10, 12:03
Se a diferença de preço dos combustíveis for grande igual do Danilo e vc souber converter vale a pena sim, agora meu primo converteu a Miza dele tb e quase acabou com o motor, colocou um gicle enorme, ficou sem marcha lenta e dando excesso de combustível,acho que não fazia 15Km/L, quando fui ver tinha alcool no óleo pelo excesso, o acelerador dele estava emperrando por ele não colocar nada junto para lubrificar, depende do mané que anda na moto né!!!!

Agora se fizer tudo certo, colocar 1ML de óleo de rícino por litro de álcool ou 2T de álcool, e sempre deixar o tanque cheio para protege-lo não tem porque se preocupar, se ela ficar ruim de pegar de manhã é porque vc não soube converter, a minha pega com 1 girada no arranque sem afogador mesmo em dias frios, só que não esta com 100% de alcool tb!!!

Tem motoboy que em 1 ano convertido a alcool o que ele economiza compra vários carburadores e ainda sobra dinheiro para ele fazer o motor completo, e segundo eles ja estão convertido a anos e tem alguns que nem o carbura precisou trocar, depende da pessoa se vale a pena converter!!!

Agora como ja fiz a vistoria da controlar irei colocar 100% de gasosa no tanque de novo, só mexer no parafuso da mistura e ja era!!!

DaniloMolt
15-07-10, 22:54
Tem de regular com calma cara..... para acertar a regulagem da XLX 250 foi mais difícil do que da minha CG 125, mas ficou tão boa quanto a CG, ficaram mais fortes do que na gasolina, garanto ! para mim teve outra vantagem, dps que passei a CG á alcool, a temperatura do Escapamento abaixou muuuuuito ! ou seja, ficou muuuuito mais difícil de queimar a perna no escapamento, algumas vezes já relei a perna no escapamento e não chegou a queimar a perna, quando muito ficava um pouco vermelho... quando era na gasolina, uma vez foi queimadura das braba ! chegou queimar carne = /
agora tem outra..... se não estiver conseguindo andar com a moto reguladinha no álcool, compensa voltar na gasolina, pois como o cara de cima msm disse, ela encharcada, ela fica horrível pra andar, difícil de ligar, bebe muito ! etc......
mas não é muito difícil de regular, é só ter paciência e um pouco de tempo... pois prescisa trocar os giclês umas 2 ou 3 vezes pelo menos.....
o giclê de baixa da minha XLX era o 48, tava dando bastante falta, eu aumentei a passagem do giclê de baixa.... resolveu o problema de ( ter que acelerar muito para sair com a moto, pois ela falhava dimais em baixa )

manynhow
26-07-10, 21:23
no meu ponto de vista :drool: alcool é para dar uma despertada no moto, não precisa fazer nada de preparação, ja no alcool sua moto ja vai andar um pouco mais que as a gasolina do mesmo pedigree... por outro lado... não acho viavel em nada... ainda mais se for igual a minha.... veinha....esqueçe...

Marcelinpp
30-09-10, 01:21
axu q naum compensa naum, a motoca ja gasta pouco, aminha faiz 33km/ltr, outra coisa, nos dias frio pra quem moto so partida eletrica tah fud... aja bateria...... :s

noobsiber
01-10-10, 16:29
Fala galera, tenho uma cg 125 98 no álcool, só mudei gicles e a agulha, o pessoal costuma errar ai, só trocam gicles e quando vc vai sair ela fica uma @#$%, meu pai tinha uma oficina e o mecanico que trabalhava dizia que pro álcool vc troca a agulha, bota uma menor pois dai o pistonete trabalha mais baixo aumentando a velocidade do ar e pulverizando melhor o combustivel, tinha uma intruder 125 no álcool não dava problema pra pegar e se tu não quiser usar o oleo de rissino misturado no alcool pra lubrificar o pistonete, 500 ml de gasolina no tanque já é o suficiente, antes do álcool quando vc coloca gasolina de má qualidade logo notava que ela começa a vibrar mais, é o começo da batida de pino, detona o motor a longo prazo (segundo o mecanico), principalmente e intruder que esquentava mais (dai a gasolina não suporta e inflama espontaneamente) e vibrava por natureza, porém, no álcool esse efeito é quase anulado, a titan antes na gasolina vibrava d+, até adormecia as mãos, porém agora no álcool roda macio, quase não vibra nada.

Rodolfo Henrique
03-10-10, 21:07
quanto fica pra passa uma CG 125 FAN
pro allcoo.....

contando as peças mao de obra e tal?

ela é 2008 sera que compensa?

DaniloMolt
03-10-10, 21:54
Cara, na minha opinião, compensa, se for você mesmo Regular você gastaria uns R$ 20,00 no máaximo :D
maas see levaar em um mecânico, elee pode te cobrar atée uns R$ 40,00 acredito eu :s
seei laa.... eu entendoo bem de mecânica e sei mexer um bocado, entãao eu mesmo faço minhas coisas em casa ! :OK:

DaniloMolt
04-10-10, 21:01
Hoje converti minha outro mota áa alcool, uma Bolinha motor de CG 5 marchas..... tem comando, então a giclagem é alta comparada ás originais.... ela estava utilizando o 115 de alta na gasolina, eu colokei o 135 e pistonete na ultima regulagem..... o de baixa eu nem vi oq estava .... colokei o 38 e deu certo.....
na gasolina a moto estavaa encharcada, o comando não estava abrindo, a moto estavaa mt lenta, demorando praa abrir o comando :s
hooje fui daar umaa acelerada com elaa na rua, putz.... fico mt fooda, fico mt mais forte... vc sente que a mooto é foorte agora :OK:..... antes parecia original :NOOK:

noobsiber
08-10-10, 09:14
E ai galera, fiz mais uma alteração na cg 125 98 a álcool e consegui melhoras, abaixei a boia do carburador pois dai o álcool percorrerá um caminho maior no pulverizador, ficou mais forte a motoca e vindo pro serviço estiquei a bicha e percebi que está com mais final, agora mantem 130 no painel e qualquer descida vai a 140 as vezes passa, porém ainda não fiz medição do consumo, a moto é toda original, menos gicles e agulha.

jpedro91
08-10-10, 09:23
Quase que eu passei a tornado pro alcool uma vez..
Mais preferi deixar original mesmo... ela ta bem econômica pelo que ela proporciona

noobsiber
08-10-10, 09:29
não sei se a tornado tem carburador a vácuo pois se for, não aguenta o álcool, o diafragma que é de borracha logo logo rompe, aconteceu isso com uma intruder 125 a vácuo que tive.

Luiz_Paulo
08-10-10, 09:45
tenho uma fan 2009 e gostaria de passar ela a alcool o que preciso trocar e qual as medidas dos gicle..

noobsiber
08-10-10, 10:11
Luiz_Paulo to querendo pegar uma destas fan 125 novas e fazer isso, mas to com medo quanto a este novo motor...na minha cg 125 98 troquei o gicle de alta 115 por um 145 e o de baixa 35 por um 42 e a agulha menor que a original, pouco menor, somente, ficou muito forte a motoca dai instalei um pinhão 16 antes 14 original, e ela arrastou tranquilo, a 80 km/h vc usa 58 % do motor no plano.

E o que me diz dessa sua moto, dá diferença pras antigas? é muito economica?

Luiz_Paulo
08-10-10, 11:30
noobsiber sim a moto é muito economica e resistente esse motor tbm pra uma 125 ele é bem potente tenho ela a 7 meses e não tenho do que reclamar ela tá com 6600 km rodados... fiz algumas modificações nela pra melhor coloquei escapamento boca 8 troquei o pinhão coloquei o 15 e realmente ficou muito melhor a se vc adquirir uma vc não vai se arrepender é uma boa escolha e as peças dela são as mesmas da 150 nova inclusive o escape...

DaniloMolt
08-10-10, 12:58
tenho uma fan 2009 e gostaria de passar ela a alcool o que preciso trocar e qual as medidas dos gicle..


A moto é original ? filtro de ar original, escapamento original e etc ?
axo que vc poderia usar o Giclê 120 de Alta, e algum outro próximo do 35 de Baixa, agora cada moto varia, troca ae e faz o teste manow ! ;)

Luiz_Paulo
08-10-10, 18:25
ela já não esta tão original troquei escape coloquei o pro tork boca 8 o filtro de ar eu não tirei não mais tirei uma peça de plastico que fica lá parecida com um chifre e foi só..valeu pela resposta vo tenta aqui e posto resultados .

DaniloMolt
12-10-10, 23:29
ela já não esta tão original troquei escape coloquei o pro tork boca 8 o filtro de ar eu não tirei não mais tirei uma peça de plastico que fica lá parecida com um chifre e foi só..valeu pela resposta vo tenta aqui e posto resultados .


E aeee manow jáa fez a conversão ? como ficou a mooto ? que giclê vc utilizou ? :OK:

sandro_ventania
12-11-10, 20:24
Já fiz a conversão na minha STX200, ficou muito melhor que na gasolina, mas depois desfiz por dois motivos...
1º o alcool tá custando o roubo de R$2,00 onde moro e 2º no meu carburador começou a formar uma gelatina que não gostei.
Fora isso...alcool é muito melhor!!!

stcowboy
12-11-10, 21:26
Essa história de passar moto para álcool é complicada. Motores a álcool tem toda uma preparação nos componentes para evitar desgaste prematuro das peças... Preparação essa que é praticamente impossível de se realizar fora de uma fábrica. Digo isso não por experiência própria, mas algo bem próximo disso.

Quando existir motos a álcool de verdade, sem gambiarras como as "flex"atuais que não funcionam de forma otimizada com nenhum dos dois combustíveis, posso mudar de opinião, mas hoje penso que motos a álcool não são bom negócio.

DaniloMolt
19-11-10, 16:26
Certas motos não respondem muito bem no álcool, agora outras ficam perfeitas, sei lá depende muito do motor :s

jaysonxtreme
29-08-13, 14:37
Desenterrando o topico, tenho um CG 125 Fan 2009 com cataliador no escape e comando roletado.
Coloquei o gicle de 45 para o circuito de lenta e abri o gicle principal original com a ponta de um prego para dar uma maior vazão, regulei o carburador e retirei toda a gasolina da moto e coloquei 4 litros de etanol, sai para experimentar no começo ficou com uma mistura rica e falhava em alta rotações por causa da mistura, fui regulando no parafuso do ar abrindo mais até ficar no ponto certo depois rodou normal so que não consegui deixar a lenta correta ela sempre está um pouco alta se baixar demais a moto apaga, testei tambem o gicle .42 so que a mistura ficou muito pobre e voltei com o .45, abasteci e estou andando agora esperando pra fazer a media de consumo. A moto ganhou em torque e potência, está um pouco mais ágil nas repostas do acelerador e não precisar ficar enrolando tanto o cabo como antes pra desenvolver.