PDA

Ver Versão Completa : Alguem de vcs tem o costume de dar neutro nas descidas da rodovia?



TOP FLAME
19-06-10, 16:39
Alguem de vcs tem o costume de dar neutro nas descidas da rodovia?

casali
19-06-10, 16:45
nem a pau, isso não se faz em nem um tipo de veículo

TOP FLAME
19-06-10, 16:48
Só toma cuidado para não errar na hora de voltar a marcha :lol:

Thyago Mahon Barros
19-06-10, 16:48
Pow brother, como é que vc bota neutro em alta velocidade?? se vc gosta de banguela só segura na embreagem.

Dayron89
19-06-10, 16:51
Cara pra que isso? não faço nem recomendo..

kkkk sobre errar a marcha na hora de colocar em neutro é um perigo e tanto.. hehe

se engrenar uma segunda vai tomar um chão..

Léo Borges
19-06-10, 17:01
nem a pau, isso não se faz em nem um tipo de veículo


[2]

luladss
19-06-10, 17:07
na rodovia não ! faco isso quando venho a uns 300 metros e o sinal fecha , eu coloco no neutro e deicho ela ir até o sinal e paro.

j_antunes
19-06-10, 17:30
Em carros carburados eu fazia. Em motos é pouco prático. E com injeção (ou carburador eletrônico), não tem vantagem nenhuma.

blaugusto
19-06-10, 17:31
Jamais!!

ASR
19-06-10, 17:46
Garanto que sua intenção é economizar combustível...mas não vale o risco.

tom crazy
19-06-10, 18:02
De jeito nenhum... Outra coisa, vc consegue engatar neutro se tiver a 100 km/h? Nunca tentei mais já aconteceu de eu querer engatar a primeira marcha enquanto vinha diminuindo pra parar em sinal e como eu tava com uma velocidade um pouco mais alta que o normal a marcha até engato mais deu um estralho.

Stone
19-06-10, 18:21
Perigo Total, NUNCA faço isso
Só faço isso quando estou voltando do rancho, do rancho até a porteira vou com a moto desligada e se for de noite vou vom ela ligada no Neutro, mas é nem 100m

renanperim
19-06-10, 18:21
Névaaaaa!
Em nenhum tipo de veículo.

Roberval3000
19-06-10, 18:37
bagaceirice

edumrq
19-06-10, 18:45
não, é perigoso e da mó trabalho engatar as marchas depois

TOP FLAME
19-06-10, 19:06
Só é perigoso para quem tem medo de fazer.

Diego Sport
19-06-10, 19:10
Nao faço mais....

Mas ja fiz varias vezes na cidade, numa decida de uns 900m, até que é legal, parece que a moto vai deslizando.

Mas na hora de por de volta pra 4 , o giro das engrenagens estao altos e o do motor ta baixo, ai da um tranco ao soltar a embreagem . Mas é só reduzir a velocidade, que volta normal.

Eu jamais faria na rodovia.

mandrakyy
19-06-10, 19:12
Só é perigoso para quem tem medo de fazer.


Rachei de rir agora...ta de sacanagem neh affs :NOOK:

reyboy_fan
19-06-10, 19:19
se vc gosta de banguela só segura na embreagem.

2

so faço se for uma descida muito longa fora isso ñ

psypiens
19-06-10, 19:30
Estão reformando as pontes na rodovia que passa por aqui, então o trânsito fica lento, tipo uns 20Km/h e faz fila de carro, aí eu desço desengrenado e bem a direita, de olho no retrovisor.
Fora isso, jamais!

tom crazy
19-06-10, 19:32
Só é perigoso para quem tem medo de fazer.


O cemitério tá cheio de aprendiz de valentino rossi.

Affonso
19-06-10, 19:48
na moto de jeito nenhum, vc pode sem querer relar na alavanca do cambio ou passar em um buraco desnivel e no tranco engata e ai ja era, chão, perigossimo se vc faz isso espero que pare pra sua propria segurança. quer descer a serra na banguela? vai de fusca que e totalmente mecanico. e mesmo assim fica esperto com os freios que quando esquentam demais perdem a eficiencia.

Caique
19-06-10, 19:57
Nao faço mais....

Mas ja fiz varias vezes na cidade, numa decida de uns 900m, até que é legal, parece que a moto vai deslizando.

Mas na hora de por de volta pra 4 , o giro das engrenagens estao altos e o do motor ta baixo, ai da um tranco ao soltar a embreagem . Mas é só reduzir a velocidade, que volta normal.

Eu jamais faria na rodovia.

Vcs nunca ouviram falar em tempo da marcha não,ou reduz a velocidade ou sobe o giro do motor,imagina então passando a marcha no tempo em um caixa seca,deve parece q tem uns gas soltos dentro da caixa.

Diego Sport
19-06-10, 20:11
Vcs nunca ouviram falar em tempo da marcha não,ou reduz a velocidade ou sobe o giro do motor,imagina então passando a marcha no tempo em um caixa seca,deve parece q tem uns gas soltos dentro da caixa.


Eu sei...

Eu me expressei mal, eu quiz dizer que se trocar pra segunda numa velocidade de mais ou menos uns 60km/h, mesmo segurando a embreagem vai dar um tranco. Por isso eu só trocava de marcha quando tinha que parar a moto.

Caique
19-06-10, 20:23
e tem gente tb q anda só em 6°marcha pra não forçar o motor. :stop: :stop: :stop: :stop:

blaugusto
19-06-10, 20:29
Só é perigoso para quem tem medo de fazer.


Se precisar usar parar bruscamente o motor não vai ajudar pois estara neutro.
Se a marcha cair direto pra primeira sem querer pode quebrar a caixa.

Não é questão de medo, é questão de saber o que é um veiculo e conhecer o funcionamento e todas as suas partes.

Desce a serra no neutro e depois volta pra me falar como foi!!

Caique
19-06-10, 20:36
Se precisar usar parar bruscamente o motor não vai ajudar pois estara neutro.
Se a marcha cair direto pra primeira sem querer pode quebrar a caixa.

Não é questão de medo, é questão de saber o que é um veiculo e conhecer o funcionamento e todas as suas partes.

Desce a serra no neutro e depois volta pra me falar como foi!!

Motor ajudar a parar melhor :k :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

blaugusto
19-06-10, 20:47
Motor ajudar a parar melhor :k :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:


Freio motor, Caique.

Caique
19-06-10, 20:52
Eu entendi,sei q na lenta segura mais vc embalado o giro vai ta alto,nunca fiz e moto mais acho q não adianta não só atrapalha.

magrao tk
19-06-10, 21:00
Eu fora! Meio arriscado.
Bah me lembrei dum amigo meu uma vez que comprou um Maverick e deu pro irmão dele dirigir. O cara cheio do grau quis desligar o motor num descidão em curva pra não gastar. Só que ele não sabia que trancava a direção quando desliga o motor. Só deu tempo da gente desviar do poste quando o ormão dele atinou ligar a chave kkkkk que cagaço :lol:

Kleyton
19-06-10, 21:02
Vixe, acima de 90 km vc tem que esta acelerando muito alto o giro do motor, pq mesmo com a embreagem precionada ela dá tranco, agora qual a função disso, eu num coloconeutro nunca no carro, imagine na moto, só para parar mesmo e tirar a mão do guidon, fora isso embreagem pressionada e nada mais. :#

mantabodyboarder
19-06-10, 21:15
Putz, ia comentar, mas depois de descobrir que freio motor só atrapalha prefiro deixar o povo descobrir que o freio esquenta na serra e para de funcionar quando socarem a cara num caminhão....

blaugusto
19-06-10, 21:16
Eu entendi,sei q na lenta segura mais vc embalado o giro vai ta alto,nunca fiz e moto mais acho q não adianta não só atrapalha.



Acredite: em 5ª marcha a 110km/h a reduzida no tempo certo(+/-) ajuda pra c@cete!!! Cada marcha pra baixo é um tranco segurando a moto.



Isso sem contar o freio esquentando de bobeira, dependendo do tipo de descida.
Para no acostamento duma serra e fica olhando o pessoal descendo. É só fumaça saindo das rodas...

Caique
19-06-10, 21:17
Putz, ia comentar, mas depois de descobrir que freio motor só atrapalha prefiro deixar o povo descobrir que o freio esquenta na serra e para de funcionar quando socarem a cara num caminhão....

le direitinho q a gente ta falando em uma parada brusca não q nunca funciona,vlw.

Caique
19-06-10, 21:20
Eu fora! Meio arriscado.
Bah me lembrei dum amigo meu uma vez que comprou um Maverick e deu pro irmão dele dirigir. O cara cheio do grau quis desligar o motor num descidão em curva pra não gastar. Só que ele não sabia que trancava a direção quando desliga o motor. Só deu tempo da gente desviar do poste quando o ormão dele atinou ligar a chave kkkkk que cagaço :lol:

me lembrei uma vez q u meu paii me contou a msm coisa só q o meu avô dirigindo com a família numa fiat 147,a msm histórial só muda o carro e o 'piloto'quase q eu não existo :lol: :lol: :lol:

tom crazy
19-06-10, 23:16
Acredite, mesmo em parada de emergencia o freio motor ajuda. O que acaba acontecendo é que numa emergencia a gente no desespero da situação já puxa a embreagem e tasca mão e pé nos freios, nisso já trava a roda traseira e aumenta a distancia da frenagem. Se estivesse com a marcha engrenada seria mais dificil dessa roda travar e alem do freio, o motor também estaria ajudando a diminuir a velocidade.

TOP FLAME
20-06-10, 02:30
Putz tá cheio de ser mão. Beleza eu não to obrigando ninguen fazer isso. Isso é para quem sabe e não para quem que.

Bortolin
20-06-10, 07:04
Putz tá cheio de ser mão. Beleza eu não to obrigando ninguen fazer isso. Isso é para quem sabe e não para quem que.



TOP na boa....dúvido que você seja insano o suficiente pra fazer uma bobeira dessas...mais já que como você disse isso é pra quem sabe e não pra quem quer, faz o seguinte, grava um vídeo de você descendo uma serra e posta aqui pra gente ver....

Abraços.

tom crazy
20-06-10, 09:04
Putz tá cheio de ser mão. Beleza eu não to obrigando ninguen fazer isso. Isso é para quem sabe e não para quem que.


Não é essa a questão, descer marcha todo mundo sabe, só que todo mundo sabe que isso alem de perigoso pode danificar o cambio da moto.

Stone
20-06-10, 09:54
Meu pai sempre fala, Cada louco com a sua mania uahsuahsush

Yuri_RN
20-06-10, 10:03
N.u.n.c.a!!!!

f3rn4nd0
20-06-10, 10:10
Putz tá cheio de ser mão. Beleza eu não to obrigando ninguen fazer isso. Isso é para quem sabe e não para quem que.


Ué, abriu um tópico sobre o assunto, aguente as opniões diversificadas...
Queria que todo mundo viesse aqui falando: "Maneiro!!!" ou então "Legal cara, vou fazer final de semana agora para testar" ?

Tá louco, já explicaram aqui diversas vezes o que pode acontecer, mas é aquilo né... "Cada cabeça sua sentença...."

Se você acha bacana isso, faça. A vida é sua, a moto é sua, tá firmeza... Só não envolva ninguém no meio caso haja algum acidente.

Abraços..

Gustavo Lago
20-06-10, 10:52
Sei que é errado mas as vezes quando dou conta estou seguerando a embreagem nas descidas...

blaugusto
20-06-10, 10:59
Putz tá cheio de ser mão. Beleza eu não to obrigando ninguen fazer isso. Isso é para quem sabe e não para quem que.


Clica naquele botãozinho lá de verdade vai! Faz esse favor pra gente.

Se voce acha que fazer isso é questão de saber fazer, então vc sabe muito menos que a grande maioria daqui.
Aposto como você passou a Hornet e nem aprendeu a pendular direito.

Faça um favor ao PN, continue apenas com suas frases de efeito bonitinhas. Não dê opniões técnicas que vc não vqai ajudar em nada.






Você, Top, já foi autor de uma frase ofensiva aqui no PN uma vez.
Tem demonstrado que não acrescenta nem aprende nada aqui no PN
Ficou de frescurinha tentando chamar a atenção recentemente.
E desta vez tenta influenciar os incautos a fazerem besteira.

Bortolin
20-06-10, 12:48
Clica naquele botãozinho lá de verdade vai! Faz esse favor pra gente.


D.E.L.E.T.E.
A.C.C.O.U.N.T.

Alan Ranieri
20-06-10, 12:50
;/

Fagner
20-06-10, 14:12
calma gente ele so fez uma pergunta infeliz :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

TOP FLAME
20-06-10, 14:34
Nossa só fiz uma pergunta Direta agora tem uns que vem com pedras nas mãos. Como eu disse eu não estou influenciando ninguen a fazer isso. Agora Blau quem é vc para me falar se eu devo ou não devo sair do PN. Quaaaaaaaado vc for adm do PN ai vc toma as suas providências cabiveis. Blz :G

mantabodyboarder
20-06-10, 14:37
Putz tá cheio de ser mão. Beleza eu não to obrigando ninguen fazer isso. Isso é para quem sabe e não para quem que.


Faz assim malandrão.

Desce a Oswaldo Cruz com o manete da embreagem amarrado na manopla, pra não peidar arroz doce no meio do caminho e resolver que não é machão o suficiente e deixar engrenar.


Aí vc desce só no freio, a serra é curta, coisa de 7 a 10 km só de descida, vai ser tranquilo...


Depois psicografa pra gente sua experiência pós-vida...

cabra de brasilia
20-06-10, 14:45
Quer dizer então que "banguela" é pra quem sabe e não pra quem quer....certo certo.......kakakakakakakakakakaka.......

TOP FLAME
20-06-10, 14:57
Só me faltava eu descer a serra banguelado ai cada coisa que eu tenho que ler. :-/

blaugusto
20-06-10, 16:29
calma gente ele so fez uma pergunta infeliz :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

O problema não é a pergunta, Faggner.
O problema é ele achar isso certo e ainda por cima achar que isso é coisa só pra quem sabe fazer.

Muita gente vem pro PN atras de informações.
Daí vê um zé e fala uma asneira dessa e o novato vai tentar repetir.

Faz uma vez e não dá nada. Faz mais 10 vezes e não dá nada.
Daí ele vai seguir achando que o malandrão estava certo e que não tem problema.
Até o dia que ele perder o freio por superaquecimento.

XxUNOxX
20-06-10, 17:35
Cada tópico criado é sujeito a aprovação, crítica, desaprovação e ou discussão.

Então, criou aguenta.


Bom, eu sou totalmente contra isso, não sei se faz mal a moto (acho que sim, pq as vezes vc da uma desengatada a 40km/h em uma rua de sua casa por exemplo e quando tenta engatar ja da tranco, imagine em uma rodovia?

Então, sou totalmente contra!

Stone
20-06-10, 18:15
Descer uma serra só no tamborzão é coisa de suicida....
Nunca ninguém desceu um morrãooo de bicicleta só no freio a tambor? é coisa pra maluco, aquilo quase pega fogo e freia cada vez menos...

Bortolin
20-06-10, 18:30
peidar arroz é a primeira vez que escuto isso... :lol: :lol:

blaugusto
20-06-10, 18:30
Descer uma serra só no tamborzão é coisa de suicida....
Nunca ninguém desceu um morrãooo de bicicleta só no freio a tambor? é coisa pra maluco, aquilo quase pega fogo e freia cada vez menos...

Tinha +/- 1km pra descer de bike. Deu nem 200m o freio parecia que tava com óleo e subindo a fumaçona do disco.
Que aperto que passei aquele dia. Parei a bike no tênis.
Ainda bem que o traseiro era vbrake e eu tinha um par de sapata de reserva. Crus credo...

Diego Sport
20-06-10, 19:14
O freio a disco da moto tambem super-aquece e para de funcionar rapido assim, em uns 500m de freiada?? mesmo com toda a ventilação?

Nunca andei de moto numa serra.

gardenau
20-06-10, 19:56
Na minha humilde opinião, acho que tanto um carro como uma moto, se vc depender só do freio pra segurar num trecho em declive longo, ele vai acabar aquecendo e perdendo a eficiência. Basta ler qualquer manual do proprietário.

Mas cada um é dono da sua própria vida, desde que não comprometa a de outros.

TOP FLAME
20-06-10, 20:12
Esse topico já virou um lixo mudaro totalmente o assunto. Eu penso que para agradar essa panelinha tem que criar topicos menos polemicos.

blaugusto
20-06-10, 20:55
O freio a disco da moto tambem super-aquece e para de funcionar rapido assim, em uns 500m de freiada?? mesmo com toda a ventilação?

Nunca andei de moto numa serra.


Perde sim, diego.

Quando está devagar a roda trava com facilidade.
Já vindo muito rapido é dificil a roda travar. A não ser que vc meta a mão com tudo no freio, mas daí é chão.

Então nesses casos o motor engatado ajuda muito.

Desci a serra de taubaté uma vez. Cara... que tenso.

blaugusto
20-06-10, 20:57
Esse topico já virou um lixo mudaro totalmente o assunto. Eu penso que para agradar essa panelinha tem que criar topicos menos polemicos.


E como deveria ser?? Valendo respostas curtas?? do tipo "Eu sim" e "Eu não"??

Pelo que vi todos os topicos estão girando em torno do tema "descer engrenado".

Diego Sport
20-06-10, 21:10
Perde sim, diego.

Quando está devagar a roda trava com facilidade.
Já vindo muito rapido é dificil a roda travar. A não ser que vc meta a mão com tudo no freio, mas daí é chão.

Então nesses casos o motor engatado ajuda muito.

Desci a serra de taubaté uma vez. Cara... que tenso.


É tenso mesmo isso...

Nunca pensei que o freio podia perder rendimento ao aquecer, pois só ando na cidade. Com certeza o freio motor ajuda muito na frenagem, eu diria que ajuda até 1/3 . Seria o terceiro freio da moto

TOP FLAME
20-06-10, 21:13
Eu me reservei particularmente seguir minha sina. Blz que Deus o arquiteto desse mundo abençõe todos vcs Top Flame

blaugusto
20-06-10, 21:24
É tenso mesmo isso...

Nunca pensei que o freio podia perder rendimento ao aquecer, pois só ando na cidade. Com certeza o freio motor ajuda muito na frenagem, eu diria que ajuda até 1/3 . Seria o terceiro freio da moto


Minha mulher reclama que eu fico reduzindo dentro da cidade, pra parar no semaforo, que as vezes eu freio brusco longe do semaforo...
Mas treinar assim já me salvou de boas.

E a marcha engrenada não salva só em serra não. Pra quem não é de correr e quer manter a velocidade numa descida um pouco mais longa é mão na roda.

Bruno Boo
20-06-10, 21:24
Descer à serra na banguela é ridículo e extremamente perigoso, mas se as pessoas acham que a vida vale os menos de R$10 que pode economizar...

Tópico típico da turma do estralador sem filtro !

blaugusto
20-06-10, 21:35
Descer à serra na banguela é ridículo e extremamente perigoso, mas se as pessoas acham que a vida vale os menos de R$10 que pode economizar...

Tópico típico da turma do estralador sem filtro !


E depois ainda vem chorar que é panelinha... uhauhahuahuahuhuaha...

Diego.fcs
20-06-10, 21:46
Pra quê? Ainda não entendi o motivo de dar "banguelas" em moto, ainda mais em carros... Se está em um trânsito congestionado em uma descida até vai, para num ter que ficar apertando a embreagem o tempo todo. Agora descer com a moto engatada e a embreagem pressionada é pior ainda.

blaugusto
20-06-10, 21:55
Pra quê? Ainda não entendi o motivo de dar "banguelas" em moto, ainda mais em carros... Se está em um trânsito congestionado em uma descida até vai, para num ter que ficar apertando a embreagem o tempo todo. Agora descer com a moto engatada e a embreagem pressionada é pior ainda.


Tem gente que gosta do silencio.
Tem gente que gosta dop conforto.
Tem gente que faz pq acha bonito.
Tem gente que faz pq alguém falou que é profissa.

psypiens
21-06-10, 00:30
Minha mulher reclama que eu fico reduzindo dentro da cidade, pra parar no semaforo, que as vezes eu freio brusco longe do semaforo...
Mas treinar assim já me salvou de boas.

E a marcha engrenada não salva só em serra não. Pra quem não é de correr e quer manter a velocidade numa descida um pouco mais longa é mão na roda.


É isso mesmo! Eu raramente uso o freio em rodovias, reduzo na marcha, exceto quando tem algum veículo me seguindo. Daí é bom usar os freios que é pra acender a luz da lanterna e mostrar ao veículo de traz que a gente tá reduzindo a velocidade.

Diego_torbal
21-06-10, 20:05
Hummm, polemico esse topico. :0_0: :0_0:
n faço ese tipo de coisa.
se tiver em uma descida bem grande, de 5 apenas solto o acelerador de deixo a moto ir
"morrendo", usando sempre o freio motor. economizo freio e ela n ta aquele "soco" quando vc solta a
embreagem depois de um "banguelão".
se tiver em uma pista a uns 60, 70 e o sinal fechar, uns 100 a 150 metros solto o acelerador e ela vai morrendo
quando esta bem perto, aciono os freios suavemente, reduzo para o neutro (basta apenas 4 leves toques).
tem motorista de carro que fica p*** porque vou parando suavemente e o sinal ainda amarelo.
problema deles n vou me arriscar. o freio-motor de uma 4t esta ai para ser usado. uma reduzida "doida"
só em ultimo caso, numa emergencia. e é marcha por marca, n de 4 para 2 , 4 para 1, que nem tem uns idiotas que fazem. :OK: :OK:

j_antunes
21-06-10, 21:31
Na realidade, em termos de frenagem, superaquecimento dos freios à parte, não vejo o freio motor da moto ajudando tanto assim. Afinal ele fica na roda traseira, que é fácil travar até só no tambor (e mais ainda quando em descidas). E não sei porque nunca testei banguela em moto (ia acabar com meu freio rápido e por uma economia porquíssima de gasolina), mas o freio a disco ventilado dele resistir um bocado antes de esquentar a níveis inoperáveis. Deve depender muito da sua velocidade e do tipo de descida.

edumrq
21-06-10, 21:55
freio motor ajuda pra cacete, descendo pra santos, no corredor, voce ta em 3° marcha e para de acelerar porque algum carro ameaçou trocar de faixa a moto ja da uma segurada, você desce a serra em 04 ou 03 marcha a moto começa a embalar voce só da uma triscada no freio e mantem os 80 da imigrantes, chega la vivo, tranquilo, com freio não desço rua nenhuma na banguela nem segurando a embregem.
FAz uma curva na chuva tracionando e uma na banguela depois conta o que aconteceu

leonardoeng1
21-06-10, 22:50
[2]


3

Croko
21-06-10, 22:55
de todos os post acho que ninguem lembrou que e proibido dar neutro neh... ngm lembra das aulas na auto escola nao gente? :G

apu
21-06-10, 22:57
Achei que já estivesse mais do que encerrada essa discussão de descer em neutro alguma ladeira. Não compensa em nenhuma forma, como já comentado aqui.

Respondendo diretamente a pergunta, não, não costumo fazer isso.

Kacas
22-06-10, 00:47
foda q esses manés morrem e aí aparece reportagem na tv. a imprudeeeeeeencia dos motociclistas.

mas vai lah. desce de neutro mesmo

stcowboy
22-06-10, 07:04
Neutro em moto nunca!

Já em carro, só se for carburado e depende muito da situação.

neto_pe
22-06-10, 10:09
Nao... fo#$%¨& o motor... e ainda mais na velocidade que a motoca ta... os giros do motor... e reduzir a rotaçao do motor so pra descer de banguela.... ouxi... boa sorte quem gosta de fazer... e ainda mais numa descida.... Bom... de uma coisa eu sei... vai descer a ladeira de todo jeito ne!!!