PDA

Ver Versão Completa : Qual a posição correta do pé direito em relação ao freio?



edumrq
22-06-10, 23:01
Galera tava vendo esse video:

Dicas pilotagem motos esportivas (600cc ou mais) (http://www.youtube.com/watch?v=aYP-0nes5c4&feature=player_embedded#ws)

Fala de motos maiores, mas acho que serve pra gente tambem, tem uma hora que o autor do video (Emilio Caldeira) o cara do site www.dicasdepilotagem.com.br (http://www.dicasdepilotagem.com.br) fala que não faz diferença no tempo de reação, tanto para a troca de marchas quanto para o uso do freio traseiro, andar com a ponta dos pés nas pedaleiras.

Eu sempre achei que quanto mais perto o pé estivesse do freio mais rapido eu seria em caso de emergencia, tanto que eu ando somente com o calcanhar na pedaleira e o pé direito pronto para só abaixar caso precise

Alguem ja ouviu alguma opnião parecida com isso, como vocês usam o pé/perna direita? Como é o mais correto e eficaz?

* Frequentem o site DicasdePilotagem é muito bom

Thyago Mahon Barros
22-06-10, 23:04
Eu tb. acho melhor ficar com o pé o mais próximo possível do freio. :OK:

manynhow
22-06-10, 23:44
não assisti tudo... mas bem interessante o video....

Ivan RJ
23-06-10, 00:36
Depois de treinar,de fato não faz diferença. Apoiar aponta dos pés nas pedaleiras ajuda a fazer curvasaumentando a estabilidade da moto.
Se a curva for para a direita aplique mais força com a ponta do pé direito na pedaleira, isso acarretará mais força contra o solo e por conseguinte o aumento de estabilidade. É uma técnica de pilotagem, não tem a menor necessidade de ser utilizada por nós, meros mortais e cumpridores das leis de velocidade máxima nas vias que trafegamos.
A diferença será de bilhionésimos de segundos entre o ponto de saída e o de destino.
Um grande abraço a todos os irmãos.

roschneider
23-06-10, 01:10
realmente com a cg eu nunca dei muita bola pra essa de guiar com a ponta do pe na pedaleira
jah com a strada que mesmo sem a proposta te obriga a pilotar numa posiçao mais esportiva eh facil notar a diferença
a pilotagem fica muito mais facil e agil
falando nisso logo no tpc dela tem uns ups que eu fiz nela.....
depois "dakela" revisao selei o casorio com essa motinha
fico uma delicia.....

buneco
23-06-10, 01:12
posição correta?
em cima do freio quando precisar freiar! :lol:

stcowboy
23-06-10, 11:00
Quando estou na cidade, que é necessário o uso do freio com frequência, deixo o calcanhar na pedaleira e o pé pouco acima do pedal.

Já na estrada, ponta do pé na pedaleira toda vida! Até para fazer pressão com mais facilidade na hora das curvas.

Beto
23-06-10, 11:26
Importante é ñ esquecer o pé pressionando o pedal do freio.......ai acaba com as pastilhas. Beto

bloodski
23-06-10, 11:36
eu sempre uso a ponta dos pés, depois que acostuma fica até melhor. é como andar com dois dedos no freio e dois dedos na embreagem, o da embreagem eu ainda apanho mais os dois dedos no freio já é automatico.

Bortolin
23-06-10, 12:55
sempre com o meio do pé na pedaleira. Acho que não conseguiria andar com a ponta do pé na pedaleira...sei lá.

apu
23-06-10, 18:22
Tem que ter vontade pra fazer um vídeo desses.. Mas as dicas são legais, apesar de bem básicas. E como já falaram, para os nossos limites de velocidade impostos pela legislação, não precisa saber muito.

NiveaC
23-06-10, 19:27
com o pé na pedaleira, é pra isso que ela existe, se for usar a ponta do pé, mediopé, o que for, depende de vc mas deixe o pé na pedaleira, na hora do susto vai fazer diferença se for um daqueles tontos que andam com o pé na pedaleira do garupa. No mais, deixar o pé sobre o pedal de freio e dedos nos manetes de freio e embreagem só fazer gastar os componentes, é bobagem, andando da maneira correta mesmo num momento de urgencia o tempo gasto pra tirar o pé/mão e acionar o freio/embreagem é mínimo, menos de um segundo, então não vale a pena

Ivan RJ
23-06-10, 20:05
Nivea, me permita fazer uma correção em sua postagem.
É de imensa importância que vc SEMPRE dirija com dois dedos no manete de freio e dois no manete de embreagem. Muito mais importante que estar ou não com o pé apoiado no pedal de freio traseiro. O que imobiliza uma motocicleta é o freio dianteiro e o freio motor, o traseiro é um recurso a mais para ser usado com moderação sem deixar a roda travar pela transferência de massa durante uma freada de emergência.
Deixar os dedos sobre manetes não causa nenhum dano a moto, muito pelo contrário, ajuda a não causar danos em Vc. A embreagem da Yes é muito macia, se treinar um pouco vai apertá-la com dois dedos sem a menor dificuldade. Isso é válido, também, para o freio dianteiro. Com o tempo vc irá deixar de usar dois dedos e passará somente para um dedo. Ou nenhum, pelo menos para passar as marchas.
Um grande abraço a todos os irmãos.

stcowboy
23-06-10, 20:56
é como andar com dois dedos no freio e dois dedos na embreagem, o da embreagem eu ainda apanho mais os dois dedos no freio já é automatico.

Tenho esse mesmo problema... Sempre saio com dois dedos na embreagem e dois no freio, mas quando vou ver, só os que estavam no freio ainda continuam no lugar! rs

Furious VIPER
24-06-10, 20:33
Se mantiver a relação 70-30 de frenagem dianteiro-traseiro... até os 30% serem realmente decisivos.. tu já estás com a frenagem em dia!