PDA

Ver Versão Completa : Regulagem dos amortecedores da YES !!!



Bortolin
23-06-10, 09:04
Seguinte...
Não sou muito fã dos amortecedores traseiros da Suzuki YES, na minha opinião eles são muito barulhentos e socam o tempo todo.
Sempre usei na 3ª regulagem como veio de fábrica. Tenho 75kilos e quando ando com algum amigo na garupa que tem o peso maior que o meu dá impressão que eles chegam a envergar.

Final de semana passada dei uma fuçada neles e troquei a regulagem, mudei para a 1ª posição, mais sinceramente mesmo assim não senti diferença nenhuma.

Gostaria de saber até que ponto essas regulagens podem interferir ou ajudar no desempenho da suspensão e dirigibilidade e qual a regulagem mais adequada pra se usar.

:OK:

blaugusto
23-06-10, 09:13
Trocarqam a suspa da tua motoca, bartola...

Na minha uma posição que eu mudo já dá diferença.

Atualmente uso na posição 4, por causa da esposa. Nós dois juntos somamos 130kg.
Quando vou pegar estrada sozinho mudo pra 3.

Seu pneu tá bem calibrado??
Tempo atras eu abri um topico pra fallar a respeito do amortecedor tb.

A motoca parecia molenga, parecia que estava pedindo amortecedores novos.
Qse troquei, mas descobri que o posto onde cosutumo calibrar está totalmente desregulado e o pneu ficava sempre abaixo da calibragem.
Melhorou 100%

Dá uma variada de posto, bota uma calibragem acima... De repente mellhora.

Bortolin
23-06-10, 10:16
Trocarqam a suspa da tua motoca, bartola...

Atualmente uso na posição 4, por causa da esposa. Nós dois juntos somamos 130kg.
Quando vou pegar estrada sozinho mudo pra 3.

Seu pneu tá bem calibrado??
Tempo atras eu abri um topico pra fallar a respeito do amortecedor tb.

A motoca parecia molenga, parecia que estava pedindo amortecedores novos.


Como assim trocaram a minha suspensão ? :0_0:

Os pneus estão bem calibrados sim...você usa na posição 4 pra moto ficar mais "rígida", é isso ?

Então quer dizer que eu colocando na posição 1 a moto tende a ficar mais molenga ainda ? :0_0:

blaugusto
23-06-10, 12:12
hehe.. to zuando. Trocaram não. :D

Sobres os numeros eu num sei como que é.
Supondo que 1 é mais mole e 5 é mais duro eu deixo na posição 4. hihihi...

Nessa posição não fica socando com a mulher e bagagem em cima.
Na 3 bate as vezes. Mas quando bate é bem forte.

Se vc achar que tá molenga demais faz aquele esquema: calibra em outro posto com o pneu frio. depois testa calibrar tb com uns 3psi acima.

sempre com pneu frio...

Bandit
23-06-10, 12:16
Eu andando sozinho usava na 3° posiçao, mas sinceramente a moto fika pulando d+, e um sobe e desce ... entao eu coloquei na 5° a mais rigida a moto nao fika pulando mais nao, alem do q nos quebra molas da pra passar quebrando q a moto vai de boa ]:)

Bortolin
23-06-10, 12:52
vô dá uma olhada no manual da YES pra ver se acho alguma coisa à respeito....

juniorseben
23-06-10, 12:56
bom na minha eu uso no 5 ja tentei usar no 3,2,1 coloquei no mais regido, pois os outros a moto fica muito mole :G :G

luladss
23-06-10, 12:59
eu uso sempre na posição 3 e nao tem problema nenhum , quando vou viajar coloco na posição 1 ,mais baixa pra ela ficar com mais estabilidade

faz assim , usa cada dia uma diferente até achar a mais ideal pra você

tom crazy
23-06-10, 14:38
Eu uso na posição 4 mais sou pesadinho hehehe. O que eu acho estanho é o fato de vc dizer que seus amortecedores fazem barulho e socam o tempo todo, os meus nunca fizeram barulho e pra bater no fim de curso tenho que estar com alguem pesado de garupa.

bordax
23-06-10, 14:57
Uso a minha na posição 3 e também nunca tive problemas, e olha que sempre ando com a namorada no fundo. Quando começa a balançar, já sei que está na hora de calibrar o pneu ;)

blaugusto
23-06-10, 14:59
Eu uso na posição 4 mais sou pesadinho hehehe. O que eu acho estanho é o fato de vc dizer que seus amortecedores fazem barulho e socam o tempo todo, os meus nunca fizeram barulho e pra bater no fim de curso tenho que estar com alguem pesado de garupa.


a sua não faz um nhéc-nhéc não??
Nas duas aqui de casa faz. Baixinho... não incomoda, mas faz.

Jucuneid
23-06-10, 15:46
A minha ta na original, eu sou magro e so bate se estiver com garupa "com peso elevado", e tbm não faz nhéc-nhéc.

Esses dias eu estava na estrada e em um retão eu dei uma esticada e qnd ela tava em 120km/h ela começo a chacoalhar para os lados, oq pode ser? pneu murcho? suspensão? ou tava rapido para a motoquinha msm?

blaugusto
23-06-10, 17:43
A minha ta na original, eu sou magro e so bate se estiver com garupa "com peso elevado", e tbm não faz nhéc-nhéc.

Esses dias eu estava na estrada e em um retão eu dei uma esticada e qnd ela tava em 120km/h ela começo a chacoalhar para os lados, oq pode ser? pneu murcho? suspensão? ou tava rapido para a motoquinha msm?


Era a velocidade!! hehe...

NiveaC
23-06-10, 19:30
Seguinte...
Não sou muito fã dos amortecedores traseiros da Suzuki YES, na minha opinião eles são muito barulhentos e socam o tempo todo.
Sempre usei na 3ª regulagem como veio de fábrica. Tenho 75kilos e quando ando com algum amigo na garupa que tem o peso maior que o meu dá impressão que eles chegam a envergar.

Final de semana passada dei uma fuçada neles e troquei a regulagem, mudei para a 1ª posição, mais sinceramente mesmo assim não senti diferença nenhuma.

Gostaria de saber até que ponto essas regulagens podem interferir ou ajudar no desempenho da suspensão e dirigibilidade e qual a regulagem mais adequada pra se usar.

:OK:


Vc colocou na regulagem mais mole então vai piorar rs, a 5 é a mais dura, sempre usei na 5, sei que não é bom usar sempre na mesma regulagem mas continuo nessa

Ivan RJ
23-06-10, 19:52
luladss, não faça isso irmãozinho, vc não aumentou a estabilidade, no Brasil, infelizmente, não temos estradas para isso.
A posição 1 é a que o amortecedor fica mais baixo e a suspensão fica muito mole, no caso específico da Yes, vem de fábrica na 2. O ideal para rodar com garupa e bagagem é a 4. A moto fica perfeitamente equilibrada. Eu já testei todas.
Para quem anda ou viaja sozinho com bagagem, a 3 está de ótimo tamanho. Quando deixamos a suspensão muito macia, a mesma não cópia da melhor forma os obstáculos do piso, se endurecermos demais a tendência é a moto QUICAR perdendo o contato com o solo e com isso a tração, CHÃO.
A Suspensão deve ser regulada com os pneus devidamente calibrados seja para o condutor somente ou para o condutor com garupa e bagagem, na Yes 29/33 ou 29/36.
Qualquer dúvida basta perguntar.
Um grande abraço a todos os irmãos.

tom crazy
23-06-10, 20:38
a sua não faz um nhéc-nhéc não??
Nas duas aqui de casa faz. Baixinho... não incomoda, mas faz.


Não, fui até na garagem agora montar nela sem capacete pra ver se escutava alguma coisa euahuehauea. A unica coisa que eu tenho raiva mortal é o barulho de atrito do banco com o tanque, até marcou um pouco o tanque na parte que pega o banco.

Bortolin
23-06-10, 20:44
Vc colocou na regulagem mais mole então vai piorar rs, a 5 é a mais dura, sempre usei na 5, sei que não é bom usar sempre na mesma regulagem mas continuo nessa


o meu de vez em quando faz esse nhec-nhec sim...vou testar a 5 amanhã mesmo, vamos ver se noto alguma diferença.

Bortolin
29-06-10, 19:48
Ressalvando o que eu disse antes...

Ajustei a posição dos amortecedores da YES para a posição 5 a mais dura, certo ? E não na posição 1 como eu tinha dito antes.

Eis o que está escrito no manual da YES

Para ajustar a pré-carga da mola, gire o ajustador no sentido horário ou anti-horário até obter a posição desejada.
A posição 1 proporciona a mais suave pré-carga da mola e a posição 5 a mais dura.
Esta motocicleta sai de fábrica ajustada na posição 2.

portanto, deixei minha moto mais dura, mais sabe que até melhorou um pouco o barulho que ela vinha fazendo, ela ficou mais firme e não tão molenga quanto antes.