PDA

Ver Versão Completa : Pouco óleo no motor



ASR
28-06-10, 18:26
Um colega meu pegou uma moto e fui descer o óleo p/ ele, tal foi minha surpresa quando escorreu somente uns 200Ml (um copo americano) de óleo.
O motor tá funcionando legal, mas a gente fica com aquele sentimento assim: Poxa será que o motor foi judiado com isso? Mesmo tendo pouco óleo no cárter a bomba não tem um canudinho que puxa do fundo?

É lamentável isso, mas aí como se a moto estivesse no hospital, fiz uma "lavagem na corrente sanguínea", colocamos um óleo novo rodamos poucos KMs, descemos o óleo só pra limpar galerias e colocamos um outro novo.

mas a questão é...será que rodando com aquela merrequinha de óleo deixou de lubrificar algumas partes???

Alan Ranieri
28-06-10, 18:32
Acredito que posso comprometer alguma coisa sim, por isso o manual fala para verificar nível de óleo pelo menos uma vez por semana.

Mas vamos esperar os experts em mecânica para ver o que eles acham.

leonardoeng1
28-06-10, 18:35
Sim deve ter varias partes internas do motor que não foram devidamente lubrificas, provavelmente bronzinas casquilhos, mas vai depender de quanto tempo ou quantos km rodou vai proporcional as km se for muitos...... :NOOK:

blaugusto
28-06-10, 18:41
Vixe... várias partes já estavam rodando a seco!!! :(

Stone
28-06-10, 22:03
Com certeza
Tenha em mente o seguinte
Se estava com pouco óleo é porque o motor está queimando óleo, o motor está ruim, e quanto mais o motor anda com o óleo baixo mais rápido vai ser o desgaste e mais ele queimará óleo
Fique de olho no nível do óleo, pelomenos a cada 200km verifique o nível e complete se preciso
só por curiosidade, de que moto estamos falando mesmo?

Bortolin
28-06-10, 22:11
isso me fez lembrar um história...

Um amigo meu tinha um YBR pegou ela zero km e ficou uns 5 anos com a moto, ia pra todo canto com a coitadinha, e não era muito zeloso, na roda traseira tinha uma camada de graxa que nunca devia ter visto água...

Certa vez fui falar pra ele que eu ia trocar o óleo da minha YES e ele me respondeu que nem sabia que moto precisava trocar o óleo...acredita ? :0_0:

Quando ele levou no mecânico pra "tentar" trocar o óleo na hora que ele tirou o bujão o óleo nem descia, precisou abrir o motor pra limpar ele todo, aquilo tava grudado em tudo quanto é parte do motor...foi feio viu, mais a história é verdadeira.

Agora eu pergunto, como que ele rodou esse tempo todo com a moto sem trocar o óleo ? :0_0:

magrao tk
28-06-10, 22:16
Meu amigo relaxou e nunca mais nem tinha trocado óleo da moto dele.
Esses dias mondou ela pra oficina fazer uma geral.
Resultado: saiu menos de 1 copo de óleo de dentro do motor, com óleo novo e na medida virou um fumaceiro só.
E lá se foram 250$ pra fazer a parte de cima do motor por puro relaxamento. :-/

Thyago Mahon Barros
28-06-10, 22:33
Com certeza atingiu a vida últil do motor, mas se está funcionando blz, agora é só ter mais atenção. :OK:

Thyago Mahon Barros
28-06-10, 22:34
isso me fez lembrar um história...

Um amigo meu tinha um YBR pegou ela zero km e ficou uns 5 anos com a moto, ia pra todo canto com a coitadinha, e não era muito zeloso, na roda traseira tinha uma camada de graxa que nunca devia ter visto água...

Certa vez fui falar pra ele que eu ia trocar o óleo da minha YES e ele me respondeu que nem sabia que moto precisava trocar o óleo...acredita ? :0_0:

Quando ele levou no mecânico pra "tentar" trocar o óleo na hora que ele tirou o bujão o óleo nem descia, precisou abrir o motor pra limpar ele todo, aquilo tava grudado em tudo quanto é parte do motor...foi feio viu, mais a história é verdadeira.

Agora eu pergunto, como que ele rodou esse tempo todo com a moto sem trocar o óleo ? :0_0:


Por isso sou apaixonado por Yamaha, a manutenção é cara, mas pra quebrar é canseira. :clap:

buneco
28-06-10, 22:41
honda é honda né?
:G

blaugusto
28-06-10, 22:47
honda é honda né?
:G


Não é a toa que a briga é entre Honda e as chinesas, corenas, indianas...
A Yamaha sempre fica de fora, só rindo no camarote!!!

buneco
28-06-10, 22:49
Não é a toa que a briga é entre Honda e as chinesas, corenas, indianas...
A Yamaha sempre fica de fora, só rindo no camarote!!!


pois é
e eu querendo voltar pra uma Honda
acho que bati com a cabeça na parede |:( |:( |:(

tom crazy
28-06-10, 22:57
isso me fez lembrar um história...

Um amigo meu tinha um YBR pegou ela zero km e ficou uns 5 anos com a moto, ia pra todo canto com a coitadinha, e não era muito zeloso, na roda traseira tinha uma camada de graxa que nunca devia ter visto água...

Certa vez fui falar pra ele que eu ia trocar o óleo da minha YES e ele me respondeu que nem sabia que moto precisava trocar o óleo...acredita ? :0_0:

Quando ele levou no mecânico pra "tentar" trocar o óleo na hora que ele tirou o bujão o óleo nem descia, precisou abrir o motor pra limpar ele todo, aquilo tava grudado em tudo quanto é parte do motor...foi feio viu, mais a história é verdadeira.

Agora eu pergunto, como que ele rodou esse tempo todo com a moto sem trocar o óleo ? :0_0:



Mais ele nem completava?
Vizinho aqui perto tem um gol bolinha daqueles primeiros 16 valvulas, nunca trocava oleo só completava. Ano passado (ou retrazado não lembro) ele levou no eletricista de auto que mora aqui do lado pra resolver alguma coisa de elétrica e pediu pro cara ver o oleo pq ele não sabia, o cara abriu o bujão mais quem disse que desceu algo? euahuehauhea. Sabe o pior? Completaram o oleo, ligaram o motor um tempo pra "lavar" por dentro e depois colocaram oleo novo e tá rodando até hoje, só não sei se agora ele troca oleo no prazo ou tá com a mesma mania. Esse carro ele comprou zero na época praticamente não andava nos primeiros anos, tanto que o apelido era de samambáia, hoje o carro sai aos finais de semana. Não sei a quilometragem mais pelo pouco que o cara anda tenho certeza que mal passou dos 50 mil km, o duro é que o carro já fuma um pouco, dai já da pra ver o cuidado do cara, tenho dó de quem comprar esse carro o dia que ele vender.

ASR
29-06-10, 07:39
Com certeza
Tenha em mente o seguinte
Se estava com pouco óleo é porque o motor está queimando óleo, o motor está ruim, e quanto mais o motor anda com o óleo baixo mais rápido vai ser o desgaste e mais ele queimará óleo
Fique de olho no nível do óleo, pelomenos a cada 200km verifique o nível e complete se preciso
só por curiosidade, de que moto estamos falando mesmo?


É uma Titan...agora ele vai ter um trato legal, pois o novo dono é cuidadoso.

blaugusto
29-06-10, 07:53
pois é
e eu querendo voltar pra uma Honda
acho que bati com a cabeça na parede |:( |:( |:(


huahuahuahuahuhahauhauahuahuahuahuahuahuaha....

magrao tk
29-06-10, 09:06
Não é a toa que a briga é entre Honda e as chinesas, corenas, indianas...
A Yamaha sempre fica de fora, só rindo no camarote!!!


kkkkkkkk gostei dessa.
Yamaha é Yamaha!

neto_pe
29-06-10, 09:57
minha moto quando eu passo de marcha geralmente de 1° ....... 2 ° ......... AI fica meio que rangendo quando acelero e depois para... uma zuada meio esquisita sabe... que me encabula e nao sei oq é? e meu oleo acho que nao ta no nivel... ( olho ele toda semana )

Caique
29-06-10, 10:10
minha moto quando eu passo de marcha geralmente de 1° ....... 2 ° ......... AI fica meio que rangendo quando acelero e depois para... uma zuada meio esquisita sabe... que me encabula e nao sei oq é? e meu oleo acho que nao ta no nivel... ( olho ele toda semana )

Vc olha toda semana e não sabe se tá no nivel :drool: :drool:

Alan Ranieri
29-06-10, 10:16
isso me fez lembrar um história...

Um amigo meu tinha um YBR pegou ela zero km e ficou uns 5 anos com a moto, ia pra todo canto com a coitadinha, e não era muito zeloso, na roda traseira tinha uma camada de graxa que nunca devia ter visto água...

Certa vez fui falar pra ele que eu ia trocar o óleo da minha YES e ele me respondeu que nem sabia que moto precisava trocar o óleo...acredita ? :0_0:

Quando ele levou no mecânico pra "tentar" trocar o óleo na hora que ele tirou o bujão o óleo nem descia, precisou abrir o motor pra limpar ele todo, aquilo tava grudado em tudo quanto é parte do motor...foi feio viu, mais a história é verdadeira.

Agora eu pergunto, como que ele rodou esse tempo todo com a moto sem trocar o óleo ? :0_0:


Deve ter virado um graxa no motor...

O legal que a minha está quase com 60.000 km e o nível do óleo não baixa, olha que como foi 1ª moto no começo era bem relaxado quanto à troca de óleo, às vezes rodava mais de 4000 sem trocar o óleo, mas como rodo devagar, acredito que não tenha prejudicado não.

Tem o fator de usar gasolina Podium com 30 ppm de enxofre que contribui bastante na prevenção de formação de ácidos no óleo, diferente da gasolina comum/aditivada com 1000 ppm de enxofre.

neto_pe
29-06-10, 10:40
Vc olha toda semana e não sabe se tá no nivel :drool: :drool:


tipo fica ocilando sabe... uma hora ta baixo e outra hora nao ta entendeu... e quando passo a marcha quando disse a vcs da uma rangida feia pra caracs...

PS: porrs... sei sim olhar o nivel do oleo ne... posso nao saber muito o nomes das partes mas isso ai sei fazer sim... tem la o marcador do oleo... dai da pra saber se ta no nivel ou nao... li o manual... e sabia pq mexia muito em carro que tem esse mesmo jeito de ser ver o nivel do oleo!!!

Croko
29-06-10, 10:50
Eu nao completo oleo qdo vo faze a troca faço o cara da cc escorrer tudo o oleo... tenho em mente o seguinte o oleo que ta la dentro ja ta usado sujo e grosso ai vc completa com oleo novo ai o oleo se mistura e vai ficando mais expesso acada completação que vc faz.. e assim vai fica aquilo empreguinado la dentro...


por isso na hora da minha troca de oleo.. e td zero fi.. nada de fica de mixariazinha pora causa de 11 reais o litro do oleo... par dps ter dor de cabeca em te q faze o motor da moto td de novo e gasta o triplo de dinheiros ta osso em! :NOOK: