PDA

Ver Versão Completa : mudança na margem de erro do velocímetro



junior_itj
30-06-10, 23:03
Sempre deixei minha moto para fazer revisões no concessionária autorizada! Esses dias deixei numa oficina comum para fazer um serviço, e no começo me pareceu que o velocímetro estava com um erro um pouco menor, de acordo com a lombada eletrônica (sempre passava a 50 e a lombada marcava 46 ou 47, depois do serviço marcou 48, a mesma lombada). Existe a possibilidade de a oficina ter mexido nisso? ou será que é apenas um equívoco meu?

obrigado a todos

Alan Ranieri
30-06-10, 23:19
Você trocou o pneu dianteiro?

junior_itj
30-06-10, 23:25
não amigo, eu sofri uma queda, e ele trocou retrovisor, tampa do painél, aro do farol, mas o pneu ficou o mesmo

Alan Ranieri
30-06-10, 23:27
Bom quem sabe nessa mudança da capa do painel ou queda pode ter causado essa pequena diferença.

Vamos esperar tem gente que manja muito mais do que eu, eles podem te ajudar melhor, mas te adianto que pelo que já li aqui no fórum o velocímetro é um instrumento bastante delicado.

junior_itj
30-06-10, 23:34
delícado? será q ele tem algum tipo d ajuste, ou acerto q alguém possa mexer? mas acho que se tivesse só mexeriam se eu pedisse não é? obrigado

blaugusto
30-06-10, 23:40
Provavelmente eles tiveream que tirar os mecanismos pra mexer no painel. Daí dá diferença mesmo.

A minha como exemplo:
Antes ela marcava até 140km/h.

Um dia abri o painel e ele marcava só até 70 e depois ficava pulando.

Abri denovo, remontei e agora marca só até 120km/h, mas está marcando certinho pelo menos.
110km/h no painel é 110 no GPs tb, que tem muuuito menos erro.

f3rn4nd0
01-07-10, 08:43
No meu caso o que é estranho é o conta-giros... quando eu resolvo dar uma "esticada", o ponteiro meio que dá uma "freiada" entre o 8 e o 9... e o giro continua aumentando, porem com o ponteiro "travado"... de repente, ele dá um pulo e já vai parar no 11 o.O ... bom, isso não é nada que diga que problema gigantee... mas sei lá, é estranho hehehe...

blaugusto
01-07-10, 08:48
O ponteiro deve estar agarrando.

Thyago Mahon Barros
01-07-10, 08:54
Isso é muito frequente em analógicos, se mexer um pouco já pode dar diferença. :OK:

f3rn4nd0
01-07-10, 09:29
O ponteiro deve estar agarrando.


Blaugusto, para arrumar isso só levando o painel em loja especializada? ou dá pra fazer no estilo "Do It Yourself" (faça você mesmo) ?

blaugusto
01-07-10, 09:34
eu faria no modo DIY... hehehe...
Como é um item que vc não depende pra rodar, tenta vc. Se não der certo leva pra alguem.

Abre o painel e dá uma puxadinha no ponteiro.

f3rn4nd0
01-07-10, 09:39
eu faria no modo DIY... hehehe...
Como é um item que vc não depende pra rodar, tenta vc. Se não der certo leva pra alguem.

Abre o painel e dá uma puxadinha no ponteiro.


Legal! Hoje vou retirar o cabo, lubrificar, e colocar de novo... vai que de repente isso some!

Valews

junior_itj
01-07-10, 16:08
Me falaram que tem empresas que ajustam o velocímetro pra ele marcar a velocidade real, mas pra isso acontecer o erro deveria ser o mesmo em todas as velocidades né, se não a empresa ajustaria a moto que a 50 ela marca a real, mas a 100 já estaria fora, porque acho q o erro do velocímetro pode variar em cada velocidade. Correto?

tom crazy
01-07-10, 21:21
eu faria no modo DIY... hehehe...
Como é um item que vc não depende pra rodar, tenta vc. Se não der certo leva pra alguem.

Abre o painel e dá uma puxadinha no ponteiro.


Aproveitando o tópico, abre, bota o dedão no ponteiro mesmo e mexe ele???? O meu começa a enganchar depois dos 80, sobe até 100 e trava.....dai tem hora que vai até 110 normal, as vezes fica no 100 e dá um pulo pro 120. Esses dias peguei pista e acompanhando outra moto até lá pelos 80 vai igual, depois até 100 da erro mais é pouco, dai depois dos 100 a minha trava, enquanto a outra moto já estava marcando 120km/h. Faz tempo que tá assim e não mexi, mais quando pego pista incomoda.

blaugusto
01-07-10, 21:44
É.. vira ele e sente se agarra.
Mas se estava bom e agora está ficando ruim sem ter aberto o painel, provavelmente é o cabo...

Numa das vezes que abri o painel ficou desse jeito aí. Ia até uns 70... depois pulava lá pros 120...
Dai eu abri denovo, tirei o ponteiro e botei de novo.

tom crazy
01-07-10, 22:35
Pior que não é cabo e nem as engrenagens lá na roda bleno, tirei a roda e chequei as engranagens lá na onde vai o cabo e estão ok, o cabo troquei e continuou a mesma coisa, só sobrou o painel.

Tqf2
02-07-10, 09:18
(sempre passava a 50 e a lombada marcava 46 ou 47, depois do serviço marcou 48, a mesma lombada).

de 47 pra 48 não considero diferença..
visto que sua moto é painel analógico (ponteiro) daí vc pode ter passado relamente 1km/h a mais..
tipo.. o ponteiro em cima do 50 e um milímetro a mais, é quase imperceptível..
e isso já seria diferença pra lombada..

tenta passar mais vezes nessa lombada e veja..

hedertone
02-07-10, 09:59
cara.. 47 para 48.... é praticamente nada, lembrando que os 50 que você ta vendo é em um painel analógico

junior_itj
02-07-10, 13:32
pois é, deu 48 duas vezes, e antes disso nunca tinha dado, sempre 45 46 e as vezes 47, e como esse lombada fica no meu caminho passo nela quase todos os dias, sempre com o ponteiro o mais próximo que eu consigo do 50! Mais uma coisa interessante, meu amigo tem uma sport 2007, a minha é a ks 2008, e a dele marca muito acima da minha, parece uma bis, quando a minha ta a 40 a dele ja ta nos 50, andando lado a lado, estranho essas coisas não?

blaugusto
02-07-10, 15:05
Os moderas podiam colocar tópicos como "Velocidade do Painel", "Amaciamento", "Troca de Óleo" e etc. fixo na área de debate, não?? huehehuhehe...

hedertone
02-07-10, 19:27
Os moderas podiam colocar tópicos como "Velocidade do Painel", "Amaciamento", "Troca de Óleo" e etc. fixo na área de debate, não?? huehehuhehe...
Fixar um tópico para falar que o painel não é preciso, etc etc e talz?

junior_itj
04-07-10, 02:00
ok, mas a minha dúvida inicial acho que ainda não foi sanada, existe alguma forma de ajuste do velocímetro? como um parafuso q ajusta a lenta da moto, existiria algo parecido no velocímetro? ou essa diferença pode ocorrer só na montagem mesmo?

hedertone
04-07-10, 13:00
ok, mas a minha dúvida inicial acho que ainda não foi sanada, existe alguma forma de ajuste do velocímetro? como um parafuso q ajusta a lenta da moto, existiria algo parecido no velocímetro? ou essa diferença pode ocorrer só na montagem mesmo?
Existem profissionais que podem aferir o velocímetro, eles são requisitados normalmente, quando se muda tamanho das rodas, exemplo: Lander trai para LanderX...

Como se faz não sei, mas existe uma forma.

jair
04-07-10, 13:14
Ola

Eu vi uma reportagem que os velocimentros possui uma margem de erro, sei la , mas acho que essa diferenca e minima e nao vai mudar muito, se for o caso vce resolve no braco ne
att...

junior_itj
04-07-10, 13:18
uhm, Ta certo, mas que tem um ajuste tem sim, porque nunca acreditei naqueles vídeos no youtube onde os caras andam a 140, 150 com uma titan, a minha com 15000km nunca passou dos 126km/h, e olha que eu viajo com o acelerador todo aberto, e pelo menos uma vez por semana pego a br

mas obrigado pelas respostas