PDA

Ver Versão Completa : Troca de pneu melhorou a performance da moto!



Destro
02-07-10, 09:02
Amigos,

Gostaria de compartilhar uma coisa com vocês, que sinceramente não imaginava... Acredito que muitos aqui já sabiam disto, mas vale a pena o registro.
Resolvi trocar o pneu traseiro da minha Intruder 125 por um Pirelli 120/90-16 M/C 63S TL City Demon (medidas do pneu traseiro da Intruder 250). Como estou amaciando o motor, não posso passar dos 5000 giros.
Antes de trocar o pneu, conseguia uma velocidade maxima de 62 km/h. Após a troca do pneu, consigo com esta mesma rotação chegar aos 70 - 71 km/h!
Impressionante como podemos ganhar performance com a simples troca de um pneu. É claro que deve ter alguma coisa relacionada ao desenho do mesmo... Não é verdade?

Abraços

Thyago Mahon Barros
02-07-10, 09:20
Destro, creio que não seja o pneu e sim a sua calibragem, o pneu antigo não estava bem calibrado e quando colocou o novo devem ter calibrado ai vc notou essa diferença. :OK:

ricardão
02-07-10, 09:27
simplesmente o pneu tem um diametro maior que o outro então sua relação fica mais longa... :OK:

blaugusto
02-07-10, 09:28
Isso pode acontecer sim, Thyago!!

Se vc botar um pneu 100/90 no luigar de um 100/80 ela vai ter mais final.
O efeito é semelhante a mexer na coroa da relação.

As vezes até pneu de marca diferente pode dar diferença, mesmo se usando a mesma medida.

Existe uma historia sobre a Yes que se vc colocar o michelin 90/90 no lugar do Pirelli 90/90 a moto perde final e ganha força.

Posso citar meu cunhado, que trocou o pneu recentemente.
No dia seguinte a troca ele chegou aqui comentando, que colocar pneu novo na moto parece que faz a moto ficar mais forte.

Daí eu expliquei isso pra ele.

juniorseben
02-07-10, 09:36
Ba eu não sabia disso :s

Thyago Mahon Barros
02-07-10, 09:44
Isso pode acontecer sim, Thyago!!

Se vc botar um pneu 100/90 no luigar de um 100/80 ela vai ter mais final.
O efeito é semelhante a mexer na coroa da relação.

As vezes até pneu de marca diferente pode dar diferença, mesmo se usando a mesma medida.

Existe uma historia sobre a Yes que se vc colocar o michelin 90/90 no lugar do Pirelli 90/90 a moto perde final e ganha força.

Posso citar meu cunhado, que trocou o pneu recentemente.
No dia seguinte a troca ele chegou aqui comentando, que colocar pneu novo na moto parece que faz a moto ficar mais forte.

Daí eu expliquei isso pra ele.


Pode crer Blau, mas uma simples calibragem tb. pode fazer a diferença. :OK:

hedertone
02-07-10, 09:56
A única coisa que percebi aí é que a moto ta manca... Isso é velocidade final de biz100...

em relação ao pneu... 80 pra 90.. muda perfil, altura.. velocimetro vai mudar tb...

amiltonscj
02-07-10, 10:14
A única coisa que percebi aí é que a moto ta manca... Isso é velocidade final de biz100...

em relação ao pneu... 80 pra 90.. muda perfil, altura.. velocimetro vai mudar tb...


num tá manca não hedertone ele flw que essa velocidade é com a moto em 5000 rpm, por isso ser baixa, ele tah amaciando o motor ainda, amigo se vc está amaciando o motor pq trocou o pneu já???


abraços

vareschi
02-07-10, 10:15
Ba eu não sabia disso :s


[2]

Destro
02-07-10, 10:17
Eu gostei muito de como está a moto... está mais confortavel... realmente ela ficou mais alta.
Recomendo esta mudança a quem tiver uma Intruder!
Estou contando os dias para chegar aos 1000 km para poder acelerar! :OK:

Destro
02-07-10, 10:19
num tá manca não hedertone ele flw que essa velocidade é com a moto em 5000 rpm, por isso ser baixa, ele tah amaciando o motor ainda, amigo se vc está amaciando o motor pq trocou o pneu já???


abraços


Exatamente isto... estou amaciando a moto... estou a 5000 RPM. Uma moto 125, com 5000 RPM a 70 KM/h está bom demais! Não está??
Troquei o pneu porque estava na minha lista de itens para customização da moto... estou quase acabando... aí irei postar fotos!

Abraços

hedertone
02-07-10, 10:22
num tá manca não hedertone ele flw que essa velocidade é com a moto em 5000 rpm, por isso ser baixa, ele tah amaciando o motor ainda, amigo se vc está amaciando o motor pq trocou o pneu já???


abraços
opa amigo.

Boa observação...

Mesmo assim acho a diferença minima...

luciano streetfhather
02-07-10, 13:26
simplesmente o pneu tem um diametro maior que o outro então sua relação fica mais longa... :OK:
corretissimo :clap: :clap: :clap: :OK: :OK: :OK:

neto_pe
02-07-10, 17:04
mas a troca de um pneu nao altera a estabilidade da moto nao? dentre outras coisas tmb? gostaria de fazer um teste e colocar um maior na traseira da minha fan... oq vc acham?

juniorseben
02-07-10, 17:10
mas a troca de um pneu nao altera a estabilidade da moto nao? dentre outras coisas tmb? gostaria de fazer um teste e colocar um maior na traseira da minha fan... oq vc acham?


além de ficar muito mais bonito vai sentir mais estabilidade sim. :OK:

blaugusto
02-07-10, 17:14
além de ficar muito mais bonito vai sentir mais estabilidade sim. :OK:


Depende.
Uma mudança pequena não vai trazer muita diferença.

O 100/90 dá um tikinho de estabilidade na estrada e não atrapalha muito na ciclistica dentro da cidade.

Já um 110/90 acaba com a agilidade da moto. Se colocar mais largo na dianteira junto aí fica ruim de vez.
Mas muita gente faz pq fica bonito.

juniorseben
02-07-10, 17:18
Depende.
Uma mudança pequena não vai trazer muita diferença.

O 100/90 dá um tikinho de estabilidade na estrada e não atrapalha muito na ciclistica dentro da cidade.

Já um 110/90 acaba com a agilidade da moto. Se colocar mais largo na dianteira junto aí fica ruim de vez.
Mas muita gente faz pq fica bonito.


uhm... eu tava pensando em mais para frente colocar o 100/90 atras e um outro um poquinho maior na frente sera que vai ficar ruim? :s

neto_pe
02-07-10, 17:22
uhm... eu tava pensando em mais para frente colocar o 100/90 atras e um outro um poquinho maior na frente sera que vai ficar ruim? :s


[2]

Mas quiria colocar so no traseiro... ou entao esperar as experiencias dos amigos aqui no forum pra saber se fica bom em relaçao a beleza e ciclisticamente!!!


Alguem ja fez ai esse teste ai... como ficou... bom ou ruim...??/

blaugusto
02-07-10, 17:46
[2]

Mas quiria colocar so no traseiro...



UHAUHAHAHUHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHUAHUAHUAHUAUAHU AH
AHAUHAUHAUHAUHUAHUAHUAHUAUAHUAH

blaugusto
02-07-10, 17:49
Neto, a Yes vem com 90/90. Eu coloquei 100/90 e senti que ficou bom e não atrapalhou em nada a ciclistica.

Junior, na frente deve atrapalhar um bocado, pq e a roda de mudança de direção, né??
Deve sentir bem mais a diferença.

neto_pe
02-07-10, 17:58
[2]

Mas quiria colocar so no traseiro...




Ei Bl... sacanagem pow... kkkkkk

nao tinha nem percebido essa falha grave ai......... retificando........... colocar na traseira da fan...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

psypiens
02-07-10, 18:09
Eu coloquei um pneu 130/70 no lugar de um 110/70, a moto ganhou estabilidade mas perdeu velocidade final.

blaugusto
02-07-10, 18:18
Eu coloquei um pneu 130/70 no lugar de um 110/70, a moto ganhou estabilidade mas perdeu velocidade final.


Muito pneu pra pouca moto. :(

Tem um rapaz aqui do PN (powered, eu acho) que tirou o pneu 150 da tw e colocou o original e ela voltou a fazer curva. hehehehe...

psypiens
02-07-10, 18:22
Muito pneu pra pouca moto. :(

Tem um rapaz aqui do PN (powered, eu acho) que tirou o pneu 150 da tw e colocou o original e ela voltou a fazer curva. hehehehe...


Mas eu até gostei de perder velocidade final, é como um freio de mão puxado, quando eu esqueço a noção em casa... :#

Carleetos
02-07-10, 19:01
Acho que 90/90 na frente e 100/90 atrás fica bom, pra uma street 125cc/150cc fica legal.

blaugusto
02-07-10, 20:49
Acho que 90/90 na frente e 100/90 atrás fica bom, pra uma street 125cc/150cc fica legal.


Deve ficar muito bonito mesmo.

Ivan RJ
03-07-10, 00:12
Qualquer pneu que não seja o original da moto, sempre ficará ruim. Isso é fato.
Vamos pesquisar no fórum, tem inúmeros debates sobre isso.
Destro vc ganhou um tico de velocidade, perdeu na arrancada e deve ter perdido em estabilidade. Quando ela chegar nos 1.000km vc traga aqui em casa que eu vou te mostrar a folga que vc ganhou nas buchas de balança. Se não tiver folga eu passo a minha moto para o seu nome.
Não seria mais fácil vc ter me telefonado e feito essa pergunta antes de comprar o pneu?
Muitas vezes temos que diminuir a largura de um pneu para aumentarmos a estabilidade da moto.
MOTO NÃO É CARRO.
A única coisa que pode melhorar é no visiual, no resto só piora.
Vamos pesquisar no fórum!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

Diego.fcs
03-07-10, 00:14
Mudou o perfil do pneu? Será que essa diferença de velocidade seria pelo amaciamento de seu motor e não pelo pneu? Coloque umas fotos aí pra gente ver.