PDA

Ver Versão Completa : Amaciar a moto, mitos e verdades



jobarte
02-07-10, 12:11
Bom, desde a primeira vez que eu subi em uma moto eu ouço falar nisso,
"Sua moto foi bem amaciada"
"Para sua moto andar bem, você tem que amaciar ela"
"Sua moto esta rápida, você amaciou legal ela"
Então resolvi abrir este tópico para debatermos sobre este conceito, o que é mito e o que é verdade :D

blaugusto
02-07-10, 12:46
Mito: Os motores atuais já são amaciados em fábrica

Fato: Os motores atuais AINDA precisam passar por uma fase de amaciamento de 3 fases.
1ª - Giro baixo
2ª - Giro médio
3ª - Giro alto

Mito: Algumas marcas vêm com um fluido de amaciamento junto ao óleo

Fato: O primeiro óleo deve ser trocado antes dos 1000km

Destro
02-07-10, 12:56
Blau,

Dessa que a primeira troca de oleo deve ocorrer antes dos 1000 eu não sabia... vou falar com os mecanicos da Suzuki a respeito, e pedir que isto seja feito na minha...
Na Suzuki a recomendação é esta mesmo... Até 750 km não pode passar de 5000 giros... de 751 até 1000 não pode passar de 6500... depois de 1200 km rodados é só alegria...
Vou confessar que quase nunca consigo manter os 5000... fico nos 5500 :#

Abraços

blaugusto
02-07-10, 12:59
Destro, no manualç deve estar primeira troca com 1k e as outras com 3k, não é??

XING LING
02-07-10, 13:11
Minha moto desde os primeiros KM sempre andei normal, mas eu andando normal não passo de 6.000rpm, uma vez ou nunca mando uns 9.000rpm nela, tipo andando todo dia vou passar a marcha a 9.000rpm uma vez só em toda semana!!!

luciano streetfhather
02-07-10, 13:20
cara antigamente tinha todo um ritual de amaceamento dos motores devido as folgas dos componentes do motor, hoje em dia nao precisamos nos preocupar devido a emgearia atual e otimos lubrificantes éxeto as 2t que divido a seu sistema de lubrificação direta no combustivel, nos primeiros kilometros se emgorda a mistura do ólio. :) :)

Destro
02-07-10, 13:21
Destro, no manualç deve estar primeira troca com 1k e as outras com 3k, não é??

Não sei véio... vou dar uma olhadinha hoje a noite!

Mas valeu pela dica!

Abraços

juniorseben
02-07-10, 13:23
a minha é 1,3,6,9,12 e assim vai .

blaugusto
02-07-10, 13:25
cara antigamente tinha todo um ritual de amaceamento dos motores devido as folgas dos componentes do motor, hoje em dia nao precisamos nos preocupar devido a emgearia atual e otimos lubrificantes éxeto as 2t que divido a seu sistema de lubrificação direta no combustivel, nos primeiros kilometros se emgorda a mistura do ólio. :) :)


PaidaRua, não é nem questão de ter bons lubrificantes e a engenharia atual ser muito avançada.

Dentro dos motores tem muitas peças que trabalham atritando umas com as outras.
Comando de valvulas, valvulas, pistões, bielas...
Tudo isso precisa sim do amaciamento.

Se vc comprar 10 bielas originais, todas elas vão ter medidas diferentas. Vai ser coisa de milésimos de milimetros, mas é o suficiente pra necessitar de um periodo de assentamento entre as peças que compõem o conjunto.

luciano streetfhather
02-07-10, 13:45
PaidaRua, não é nem questão de ter bons lubrificantes e a engenharia atual ser muito avançada.

Dentro dos motores tem muitas peças que trabalham atritando umas com as outras.
Comando de valvulas, valvulas, pistões, bielas...
Tudo isso precisa sim do amaciamento.

Se vc comprar 10 bielas originais, todas elas vão ter medidas diferentas. Vai ser coisa de milésimos de milimetros, mas é o suficiente pra necessitar de um periodo de assentamento entre as peças que compõem o conjunto.
O meu rei tú quer enssinar o padre resar missa ó paí ó :-/ o que eu quis dizer é que a engearia de antigamente nao era taum precisa como a de hoje, e nao tinha bons lubrificantes como os de hoje, pra se ter uma ideia o mobil1 API/SF estar 3 gerações atras du yamalube e havoline ambos API/SL copriendes |:( |:(

Suicidal
02-07-10, 13:53
cada um tem um conceito ne...
lembro d qdo comprei uma titan em 2006, fui perguntar pro mecanico responsavel pela oficina...
ele foi bem claro, ate uns 500km, ande normal...sem esticar mto, mas tb nao precisa ter mta do da moto...
a partir dai, ele falou pra descer a lenha...se quisesse, andar sem dó...
e foi o q eu fiz...
vendi ela com 35 mil km, e a unica coisa (além d oleo) q mexi no motor foi o esticador da corrente de comando...e a moto nao tinha uma barulhinho sequer...
mas sei la...as vezes tive sorte...kauaukaukaku

jobarte
02-07-10, 14:12
A minha Bros mesmo, comprei ela em fevereiro, ficou parada um mes na garagem (sim, tive problemas com Detran MG - não emitiram minha CNH porque eles conseguiram perder minha pauta la dentro)
Ai emprestei a moto ao meu mestre (sim, ele me ensinou tudo o que sei sobre motos, inclusive consegui convençer ele a se cadastrar aqui, motoboy experiente, 23 anos em duas rodas) porque a dele foi para manutenção e tinha que esperar por peças. Até então eu tinha andado 5 vezes sem a CNH, senti ela meio dura. Quando enfim minha CNH saiu e eu fui dar uma voltinha na motoca, senti uma leveza enorme, nas curvas, para acelerar e talz, ai que o Sergio falou que ela foi bem amaciada, então fiquei com essa pulga na orelha, pois to com medo de comprar a lander X e não saber "amaciar" ela.

neto_pe
02-07-10, 14:16
No meu manuel tem dizendo que a primeira é com 1000km.... segunda com 4000km... terceira com 8000.... e assim vai... mas eu acho que nem tudo deve ser como ta no manuel... se precisar trocar o oleo antes dos km´s previstos troco sem prow nenhum!!!

é o amaciamento é de hiper importancia para a moto em geral...

eu que o diga... abri um topico parecido com esse uma vez e peguei varias dicas...

Valeu grande familia do PN!!!

blaugusto
02-07-10, 14:59
O meu rei tú quer enssinar o padre resar missa ó paí ó :-/ o que eu quis dizer é que a engearia de antigamente nao era taum precisa como a de hoje, e nao tinha bons lubrificantes como os de hoje, pra se ter uma ideia o mobil1 API/SF estar 3 gerações atras du yamalube e havoline ambos API/SL copriendes |:( |:(


Não quero ensinar ninguém não... quero apenas compartilhar o meu cconhecimento e mostrar os meus embasamentos.
Se esles estiverem errados, quero que sejam corrigidos.

Mas o meu conhecimento de mecanica e engenharia me provam que o periodo de amaciamento é essencial para o futuro da moto.

neto_pe
02-07-10, 15:17
Não quero ensinar ninguém não... quero apenas compartilhar o meu cconhecimento e mostrar os meus embasamentos.
Se esles estiverem errados, quero que sejam corrigidos.

Mas o meu conhecimento de mecanica e engenharia me provam que o periodo de amaciamento é essencial para o futuro da moto.


So complementando BL ... tanto pra motos antigas quanto atuais... amaciamento é essencial para qualquer moto.....

Vou dar um exemplo que meu amigao Zack citou...

EX: se um dia vc entra na academia e nao é acostumado a pegar peso algum certo... vc ja vai chegar e colocar 80K pra malhar????
Nao mesmo ne... a mesma coisa é a moto... quando 0km vc colocaria 120km/h nela??? acho que nao ne...

BLaugusto concordo com vc sim... pois é essencial o amaciamento em qualquer veiculo 0 km!!!

vareschi
02-07-10, 15:24
Não quero ensinar ninguém não... quero apenas compartilhar o meu cconhecimento e mostrar os meus embasamentos.
Se esles estiverem errados, quero que sejam corrigidos.

Mas o meu conhecimento de mecanica e engenharia me provam que o periodo de amaciamento é essencial para o futuro da moto.


soh uma duvida que faz parte de amaciamento e tbm nao faz.... hehehe

depois que fiz o comando... jah posso chegar o mi... ou eh bom cumprir umas etapas... aceleracao baixa media e alta??

neto_pe
02-07-10, 15:32
soh uma duvida que faz parte de amaciamento e tbm nao faz.... hehehe

depois que fiz o comando... jah posso chegar o mi... ou eh bom cumprir umas etapas... aceleracao baixa media e alta??


Creio que seja melhor vc fazer o previsto pra uma boa duraçao do motor... e amaciamento pra mim tem que ser na manha... fazer etapa por etapa... pra depois o preju nao ser maior...

agora me tira essa duvida oq seria mi... ????

vareschi
02-07-10, 15:37
haushauhs aki no interior do PR temos o costume de dizer...
Chegar o Mi (Milho)
Chegar a Lenha
Ferro na Buneca
Pedrada na Vidraça


uahsaush tendeu??

neto_pe
02-07-10, 15:51
haushauhs aki no interior do PR temos o costume de dizer...
Chegar o Mi (Milho)
Chegar a Lenha
Ferro na Buneca
Pedrada na Vidraça


uahsaush tendeu??


a FIcha ainda nao caio nao desse negocio de mi.kkkkkkkkkkkk ... mas amaciar é importante pra caracs...

blzal??? mas esse milho...chegar a lenha...ferro na buneca... pedrada na vidraça... kkkkkk... em resenha... kkkk

Beto
02-07-10, 17:47
Minha motinho esta com 70km.............ñ vou passar dos 6000 RPM ate os 500km..............dai ate os 1000km serão 8000 Rpm . Troca-se o óleo ai pequenas estilingadas..........sem pressa Tipo uma menina nova............bem na manha . Ou conforme o manuel . Beto

psypiens
02-07-10, 17:55
PaidaRua(...)

:lol: :lol: :lol: Blau é "soda", eu já tinha percebido isso, mas não tinha falado...

Alguém já ouviu uma conversa de que após amaciada, se a gente ficar andando com o giro baixo, a moto fica "frouxa"?

neto_pe
02-07-10, 18:02
Minha motinho esta com 70km.............ñ vou passar dos 6000 RPM ate os 500km..............dai ate os 1000km serão 8000 Rpm . Troca-se o óleo ai pequenas estilingadas..........sem pressa Tipo uma menina nova............bem na manha . Ou conforme o manuel . Beto


isso ai mesmo... tem que ter carinho... tudo com carinho da certo!!!

Croko
02-07-10, 18:09
Pelo que meu pai me falou antigamente as motos ja vinham preé amaciadas.. rodadas 500KM por ae ai dps eles abriam o motor checavam pra ver se as pessas estavam em seus perfeitos estados e fechavam de novo.. ele me contou uma historia que agora nao sei descrever aki mas vo pedir pra ele ir falando e sobre a HONDA ai vcs vao entender


mas e sempre bom fazer os processos de amaciamento sim :D :OK:

blaugusto
02-07-10, 18:22
Quantas motos a Honda vende por mes??
Vcs acham que tem funcionario pra rodar 500km com cada moto pra pré amaciar elas???

Faz favor né?? uhehuhehuehuheuehue...


Vareschi, como o seu comando não teve todas as etapas de analise e construção que os produtos originais tem eu acho muuuuito mais importante o amaciamento.

Vc colocou um comando onde tinha outro, que já estava assentado!!

Alan Ranieri
02-07-10, 18:27
Será que já vem pré-amaciado mesmo?

Eu li que os de uso aeronáutico são realmente amaciados em bancada (se procede a essa informação não sei).

Caique
02-07-10, 18:54
Será que já vem pré-amaciado mesmo?

Eu li que os de uso aeronáutico são realmente amaciados em bancada (se procede a essa informação não sei).

Ai eu não sei mas a fan do meu pai os mecânicos da honda deixaram ela ligada um bom tempo na lenta em cima do elevador,só não sei pra q.

buneco
02-07-10, 18:59
ae galera
se tá no manual não é em vão não acham?

Carleetos
02-07-10, 19:04
Olhei o manual da Titan agora e lá diz que nos primeiros 500km é bom tomar algumas precauções sim, como não abrir o acelerador todo de uma vez quando tiver em baixas rotações também, além de não andar em velocidade constante por muito tempo.

Mas não tem lá faixa de rotação, creio eu que porque a Titan não tem tacômetro.. :k

buneco
02-07-10, 19:10
Olhei o manual da Titan agora e lá diz que nos primeiros 500km é bom tomar algumas precauções sim, como não abrir o acelerador todo de uma vez quando tiver em baixas rotações também, além de não andar em velocidade constante por muito tempo.

Mas não tem lá faixa de rotação, creio eu que porque a Titan não tem tacômetro.. :k


mas nem precisa de tacometro para saber se está em alto giro ou não
só sentir o motor conversando

Croko
02-07-10, 19:19
Quantas motos a Honda vende por mes??
Vcs acham que tem funcionario pra rodar 500km com cada moto pra pré amaciar elas???

Faz favor né?? uhehuhehuehuheuehue...


Vareschi, como o seu comando não teve todas as etapas de analise e construção que os produtos originais tem eu acho muuuuito mais importante o amaciamento.

Vc colocou um comando onde tinha outro, que já estava assentado!!


PQP se nao me falo isso bleno... ¬¬" mas vamo dexa keto essa conversa entao ¬¬"

Carleetos
02-07-10, 19:25
mas nem precisa de tacometro para saber se está em alto giro ou não
só sentir o motor conversando


Exatamente. Foi o que eu fiz.. Quando chegou pouco antes dos 500km ele falou pra mim "Você pilota como uma moça", ai fiquei com raiva e fiz o teste de potência :lol:

Mas continuo cuidando do motor, não faz mal a ninguém né?

vareschi
02-07-10, 19:39
Vareschi, como o seu comando não teve todas as etapas de analise e construção que os produtos originais tem eu acho muuuuito mais importante o amaciamento.

Vc colocou um comando onde tinha outro, que já estava assentado!!



verdade ein.... vo da um carinho agora no comeco!!!

Zack
02-07-10, 19:44
Entre mitos e verdades fico com o Manual do fabricante!!!


E a historia da academia axo q ilustra bem isso! Vlw!

magrao tk
02-07-10, 20:55
Em contrapartida dizem que se o cara usa a moto a vida toda sempre em baixas rotações, tipo tiozinho a moto fica amarrada.
Depois o tiozinho vende a moto em perfeita conservação pra um cupim de ferro e o motor se entrega rapidinho. Já ouvi muita gente falar isso. Será?

blaugusto
02-07-10, 21:01
Andar a vida toda em baixa pode amarrar a moto sim.
é que de vez em quando é bom subir o giro pra não carbonizar a sede.

Nas revisões de carro sempre se fala em descarbonização. Deve estar até na lista de coisas a fazer nas revisões.
E carro anda bastante em giro baixo.

Na terceira parte do amaciamento é bom botar a moto na estrada de vez em quando pra dar umas esticadas, e durante a vida util tb. ;)

Zack
02-07-10, 21:19
Andar a vida toda em baixa pode amarrar a moto sim.
é que de vez em quando é bom subir o giro pra não carbonizar a sede.

Nas revisões de carro sempre se fala em descarbonização. Deve estar até na lista de coisas a fazer nas revisões.
E carro anda bastante em giro baixo.

Na terceira parte do amaciamento é bom botar a moto na estrada de vez em quando pra dar umas esticadas, e durante a vida util tb. ;)


Mas é isso ai mesmo Blau... Moto e Estrada se combinam hehehe!!! :drool:

Um não vive sem o outro!!! :clap:

magrao tk
02-07-10, 21:23
Pior é que eu ando igual a tiozinho. Não vejo graça em acelerar uma Titan. E só ando dentro da cidade. A única coisa que faço é de vez em quando dar uma estica em 2ª e 3ª até cortar o giro. Só.

Wanderson
02-07-10, 21:43
até os 500km andei na boa, mas dei umas esticadas em alta
minha moto ta com 800km
ja to enrolando o cabo

Jason_X
02-07-10, 22:32
Boa noite.

Me desculpem pelo pouco (quase nenhum) conhecimento sobre motos. O que é amaciar o motor?
Sempre ouvi falar sobre isso também.

Diego.fcs
03-07-10, 00:09
Sempre ando normal, desde nova, afinal não sou desses de andar com a moto com o giro no vermelho. No início desse período de amaciamento, procuro andar mais na pista, variando a velocidade um pouco, nunca com o giro no vermelho.

Thyago Mahon Barros
03-07-10, 02:05
PaidaRua, não é nem questão de ter bons lubrificantes e a engenharia atual ser muito avançada.

Dentro dos motores tem muitas peças que trabalham atritando umas com as outras.
Comando de valvulas, valvulas, pistões, bielas...
Tudo isso precisa sim do amaciamento.

Se vc comprar 10 bielas originais, todas elas vão ter medidas diferentas. Vai ser coisa de milésimos de milimetros, mas é o suficiente pra necessitar de um periodo de assentamento entre as peças que compõem o conjunto.


Perfeitamente Blau. :OK:

Thyago Mahon Barros
03-07-10, 02:23
Boa noite.

Me desculpem pelo pouco (quase nenhum) conhecimento sobre motos. O que é amaciar o motor?
Sempre ouvi falar sobre isso também.


Brother vc deve está brincando, heim?? se não estiver é o seguinte: amaciamento é o periodo em que as peças do motor estão em adaptação, nesse período é como tirar a virgendade de uma mulher. :lol:

Zack
03-07-10, 04:42
AMACIAMENTO DE MOTOR (http://www.youtube.com/watch?v=lWvvIG6mMFs&feature=related#)


axo q da pra ter uma boa base com essa galera!

neto_pe
03-07-10, 09:14
Zack namoral... Se eu nao fosse brasileiro iria ser paraguaio vey...... kkkkkkkkk

voltando ao assunto vou procurar aqui no forum um topico que abri sobre amaciamento e Zack me deu um exemplo bem simples pratico e que realmente é verdade!!!

procurarei e postarei!!!

chuckzin
03-07-10, 09:37
Na boa, se a moto é 0km e ta na garantia o negocio é "enrolar o cabo"

Nos primeiros 1000km é bom manerar, não porque o motor é novo e bla bla bla, mas sim porque o oléo o qual esta dentro do motor ficou muito tempo parado..

Mas depois da primeira troca é enrolar o cabo e curtir e só pode acontecer duas coisas:

- Ou a moto abre e funciona legal ]:)

- Ou ela quebra e tu desfruta da garantia :OK:

neto_pe
03-07-10, 09:58
Na boa, se a moto é 0km e ta na garantia o negocio é "enrolar o cabo"

Nos primeiros 1000km é bom manerar, não porque o motor é novo e bla bla bla, mas sim porque o oléo o qual esta dentro do motor ficou muito tempo parado..

Mas depois da primeira troca é enrolar o cabo e curtir e só pode acontecer duas coisas:

- Ou a moto abre e funciona legal ]:)

- Ou ela quebra e tu desfruta da garantia :OK:


mas esse negocio de amaciar entao nao tem nada haver com o motor nao???

Tu acha que se tu compra uma moto 0km e troca o oleo na hora la tu ja pode colocar 100km/h.....120km/h ???

Entao compra la uma 0km ... e troca o oleo novo por um usado e detona teu motor parceiiro...

Boa sorte... :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/

Ivan RJ
03-07-10, 10:12
Vamos ao correto e definitivo para não ficarmos enchendo o PN com postagens que não tem nada haver?
Siga exatamente o MANUAL.
Quem não quiser seguir o manual, também o faça.
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Desculpem mas estou sem paciência para explicar o que já foi descrito e explicado em um monte de tópicos que os meus irmãos se recusam a pesquisar no fórum.

neto_pe
03-07-10, 10:34
Vamos ao correto e definitivo para não ficarmos enchendo o PN com postagens que não tem nada haver?
Siga exatamente o MANUAL.
Quem não quiser seguir o manual, também o faça.
Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Desculpem mas estou sem paciência para explicar o que já foi descrito e explicado em um monte de tópicos que os meus irmãos se recusam a pesquisar no fórum.


To seguindo meu manual... e nao to tendo problema nenhum nao... como aprendi aqui e como manual nao foi feito a toa nao...

Vamos praticar esse esporte tmb.... LEitura!!!

roschneider
03-07-10, 10:40
Na boa, se a moto é 0km e ta na garantia o negocio é "enrolar o cabo"

Nos primeiros 1000km é bom manerar, não porque o motor é novo e bla bla bla, mas sim porque o oléo o qual esta dentro do motor ficou muito tempo parado..

Mas depois da primeira troca é enrolar o cabo e curtir e só pode acontecer duas coisas:

- Ou a moto abre e funciona legal ]:)

- Ou ela quebra e tu desfruta da garantia :OK:



detalhe que se for constatado mau uso tua garantia vai pro espaço......
faça isso numa moto com IE pra ver onde vai tua garantia.......

luciano streetfhather
03-07-10, 12:56
So complementando BL ... tanto pra motos antigas quanto atuais... amaciamento é essencial para qualquer moto.....

Vou dar um exemplo que meu amigao Zack citou...

EX: se um dia vc entra na academia e nao é acostumado a pegar peso algum certo... vc ja vai chegar e colocar 80K pra malhar????
Nao mesmo ne... a mesma coisa é a moto... quando 0km vc colocaria 120km/h nela??? acho que nao ne...

BLaugusto concordo com vc sim... pois é essencial o amaciamento em qualquer veiculo 0 km!!!
AI mano o que eu quiz dizer pro balau,. é que as motos antigas tinham que ter uma atenção maior no periodo de amaciamento comparando com as de hoje em dia valeu. :OK:

neto_pe
03-07-10, 12:59
AI mano o que eu quiz dizer pro balau,. é que as motos antigas tinham que ter uma atenção maior no periodo de amaciamento comparando com as de hoje em dia valeu. :OK:


Entendi pow... relex... mas amaciamento e necessario em qualquer veiculo!!!

blaugusto
03-07-10, 13:43
Entendi pow... relex... mas amaciamento e necessario em qualquer veiculo!!!


Só não pode exagerar...

Tem gente que a tá com a moto com 6mil km e fala que a moto ainda está amciando!! uhahahauhha...
Tá doido...

roberotto
06-07-10, 14:18
Na boa, se a moto é 0km e ta na garantia o negocio é "enrolar o cabo"

Nos primeiros 1000km é bom manerar, não porque o motor é novo e bla bla bla, mas sim porque o oléo o qual esta dentro do motor ficou muito tempo parado..

Mas depois da primeira troca é enrolar o cabo e curtir e só pode acontecer duas coisas:

- Ou a moto abre e funciona legal ]:)

- Ou ela quebra e tu desfruta da garantia :OK:

Então troca o óleo assim que chegar em casa com a moto 0km e senta o pau nela pra ver soltar fiapo de peça no filtro de óleo.
Depois tem gente que reclama de baixar óleo com 5.000km ou trocar retentor com 10.000km.
Pior ainda é fazer isso com marca nova de mercado e colocar culpa na qualidade da moto.

neto_pe
06-07-10, 14:32
Só não pode exagerar...

Tem gente que a tá com a moto com 6mil km e fala que a moto ainda está amciando!! uhahahauhha...
Tá doido...


oxi minha motoca vai fazer os 4000km´s .... e ja sinto ela bem melhor mesmo que antes... o amaciamento da minha que eu dei a ela nao foi assim de primeira pq nao sacava muito assim... mas nunca é tarde pra aprender... e hj a motoca ta file... e toda original...

Agora meu primo diz que pra amaciar a moto do colega dele ele acelera ela que so a porrs... ai eu disse a ele que nao era assim... daqui uns meses quero ver o motor dele fundir e o meu ta vooando... kkkkkkkkkkkkkkk

fabiofazer
06-07-10, 15:20
varios engenheiros estudando anos e anos e nego contraria, minha ninjinha segui o que manda no manual , e nao me arrependo, se tem que amaciar amacia oras, em uma semana rodei os 800 kms recomendados, é um mes os 1600 km recomendados para andar na moral, pronto um mês so ,custa muito, acho que nao colocaram amaciamento no manual por acaso

neto_pe
06-07-10, 15:57
varios engenheiros estudando anos e anos e nego contraria, minha ninjinha segui o que manda no manual , e nao me arrependo, se tem que amaciar amacia oras, em uma semana rodei os 800 kms recomendados, é um mes os 1600 km recomendados para andar na moral, pronto um mês so ,custa muito, acho que nao colocaram amaciamento no manual por acaso


A é... mas tem gente que acha que sabe oq é amaciamento... e acha que ja sabe de tudo... e faz todo contrario... ate parece que foi ele que escreveu o manual... :s :s :s :s :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

saulomtv
06-07-10, 18:06
Minha Bros Mix está com seus 4 000 e poucos km...muita gente fala uma coisa diferente.
Vou passar pra vocês o que o mecânico da Honda me disse: "Cara, essa de dá pau na moto, cortar a gasolina pra ela amaciar é conversa.
Você tem que andar com ela normal...sua moto vai amaciar com 6 ou 8 mil km e chegar em 12 mil no grau. Na utilização das marchas, passe numa boa, sem forçar ou cortar gasolina. É o tempo que vai amaciar sua moto e não o motoqueiro."

Ainda percebo a Bros fraca, mas creio que seja isso mesmo: tá nova e tal!

Mostarda_69
06-07-10, 18:51
Eu segui exatamente a risca no manual, exceto quando a moto fechou 976km, dai dei uma enrolada (andei a 130km/h durante 7km) só pra dize que se tinha algo solto pra solta de vez..
Fiz a revisão dos 1000km e logo apoós (cerca de 200km) fiz uma viagem de 360km.. Hoje a Fazoca ta com 13 milkm.. et a tinindo..
Tenho uma lander tb, a qual comprei usada com 7milkm e não sei o histórico dos primeiros 1000km. Muitos testes relatam que ela tem maior arrancada, maior final (devido a pneus mais finos e conjunto roda/pneu bem mais leve que a fazer) mas, a Fazoca sempre andou mais que a lander.. inclusive brinco com um membro daqui que tem uma twister e não consegue andar junto comigo em estrada.

Assim como tem um grupo de passo fundo que fiz umas viagens, 2 twister, 1 hornet e uma 600rr, e elogiaram o desempenho, diz os andadores de twister que sempre tinham que espera um pouco quando uma fazer ia junto, e por sorte eu conseguia me manter colado e nos pasando as vezes..



Pra mim, o MANUAL tem a indicação perfeita, pois hoje minha motoca é economica, não bate nada no motor e anda muito bem.!!