PDA

Ver Versão Completa : Pro link e sustenção invertida



junior_itj
06-07-10, 23:56
boa noite a todos

Eu fico muito curioso pra saber a real vantagem de se ter uma suspenção monoamortecida na traseira e uma invertida na frente, e a diferença da monoamortecida para a pro-link! uma vez li que a invertida serve para abaixar o centro de gravidade, mas não acreditei nisso, pois a parte maior da suspenção fica mais alta, o q aumentaria o CG. Se alguém me explicasse as vantagens desses tipos mais esportivos de suspenção ficaria grato, obrigado a todos

reyboy_fan
07-07-10, 00:29
boa pergunta das invertidas nunca pensei sobre o assunto,


agora mono amortecida na minha opinião da mais conforto.

uma vz eu li algo sobre prolink me corrijão se eu tiver errado, o prolink é o "elo" de ligação
do amortecedor com a balança da moto,, ele não vai ligado direto, tipoo impacto passa para os links
e dos links vai para o amortecedor. o stone acho q vaisaber explicar melhor

XxUNOxX
07-07-10, 01:04
boa pergunta das invertidas nunca pensei sobre o assunto,


agora mono amortecida na minha opinião da mais conforto.

uma vz eu li algo sobre prolink me corrijão se eu tiver errado, o prolink é o "elo" de ligação
do amortecedor com a balança da moto,, ele não vai ligado direto, tipoo impacto passa para os links
e dos links vai para o amortecedor. o stone acho q vaisaber explicar melhor


Mesma coisa que eu imagino que seja, correto! na minha opinião!

E sobre as invertidas, eu achoq ue elas tem um ângulo de amortecimento maior (mais curso), eu acho, não entendo muito disso...

junior_itj
07-07-10, 01:34
pois é, o pessoal reclamava que a cb500 não tinha suspensão invertida, nem monoamortecida, mas eu não vejo onde isso entra na prática

Yuri_RN
07-07-10, 07:36
pois é, o pessoal reclamava que a cb500 não tinha suspensão invertida, nem monoamortecida, mas eu não vejo onde isso entra na prática


Tenho uma CB500! e faço curvas que muito cara de monoamortecida nao faz!

arrasto a pedaleira esquerda e a direita sem fazer esforço!

Croko
07-07-10, 07:49
Tenho uma CB500! e faço curvas que muito cara de monoamortecida nao faz!

arrasto a pedaleira esquerda e a direita sem fazer esforço!


realmente que sabe sabe... fico imaginando hje uma Cb500 de prolink ou monoamortecida.. deve fica macia paks com eesse banco enorme que ela tem

uuuuu pegaa foogoooo cabareeée :lol: :lol:

um dia eu arrasto as pedaleira da Fanzera tbm :G ]:) ]:)

f3rn4nd0
07-07-10, 08:20
um dia eu arrasto as pedaleira da Fanzera tbm :G ]:) ]:)



Só toma cuidado para não arrastar "só" as pedaleiras... vai que nessa você acaba arrastando tudo, inclusive você...

Croko
07-07-10, 08:23
Só toma cuidado para não arrastar "só" as pedaleiras... vai que nessa você acaba arrastando tudo, inclusive você...


ASODasodkaso ta doido fernando eu nao vo arrasta nao doido falei na ironia pra brinca com o Yuri :0_0: ]:) ]:) ]:) ]:)

blaugusto
07-07-10, 11:11
Suspensão invertida:
o centro d egravvidade fica mais baixo pq a parte mais pesada fica para baixo. O cilindro interno geralmente é feito de aço e a canela é feita de aluminio.
Existem outras coisas tb, mas não sei falar sobre...

Monoamortecida:
diminui a torção da balança e aumenta o curso da susp. com um amortercedor menor.
Isso tb desce o centro de gravidade e diminui o peso do conjunto, pois permite um perfil diferente na palança.


Isso tudo faz diferença pra quem sabe usar e pra quem não sabe.
Como Yuri citou, apesar de a CB ser bichoque ele faz curvas muito deitadas e tem bastante agilidade.

Porém.... se a CB dele fosse monoamortecida ele iria fazer as mesmas curvas na mesma velocidade mas com muito mais SEGURANÇA e FACILIDADE.

Resumindo:
A susp. invertida junto com a monoamortecida exigem menos braço do piloto.
Dessa forma haverá menos estresse, mais conforto e melhor aproveitamento do conjunto.

;)

jpedro91
07-07-10, 11:14
Suspensão invertida:
o centro d egravvidade fica mais baixo pq a parte mais pesada fica para baixo. O cilindro interno geralmente é feito de aço e a canela é feita de aluminio.
Existem outras coisas tb, mas não sei falar sobre...

Monoamortecida:
diminui a torção da balança e aumenta o curso da susp. com um amortercedor menor.
Isso tb desce o centro de gravidade e diminui o peso do conjunto, pois permite um perfil diferente na palança.


Isso tudo faz diferença pra quem sabe usar e pra quem não sabe.
Como Yuri citou, apesar de a CB ser bichoque ele faz curvas muito deitadas e tem bastante agilidade.

Porém.... se a CB dele fosse monoamortecida ele iria fazer as mesmas curvas na mesma velocidade mas com muito mais SEGURANÇA e FACILIDADE.

Resumindo:
A susp. invertida junto com a monoamortecida exigem menos braço do piloto.
Dessa forma haverá menos estresse, mais conforto e melhor aproveitamento do conjunto.

;)


nossa.. :0_0:

falou bonito hein balu

jair
07-07-10, 11:21
So sei que e muito macia mesmo esta pro link.
abraco

Yuri_RN
07-07-10, 12:25
realmente que sabe sabe... fico imaginando hje uma Cb500 de prolink ou monoamortecida.. deve fica macia paks com eesse banco enorme que ela tem

uuuuu pegaa foogoooo cabareeée :lol: :lol:

um dia eu arrasto as pedaleira da Fanzera tbm :G ]:) ]:)



eu arrasto alem das pedaleiras, a CB500 pra mim é show d+ nas curvas! tudo é tecnica ;D

http://img189.imageshack.us/img189/6086/foto0176dd.jpg

http://img208.imageshack.us/img208/9729/foto0177c.jpg

http://img228.imageshack.us/img228/7219/foto0175p.jpg

junior_itj
07-07-10, 12:39
uhm, muito obrigado a todos, entendi então aquela de baixar o CG, a parte que eu achava mais leve na realidade é mais pesada, mas a monoamortecida é mais macia? que eu saiba pra uma moto ou carro esportivo, a suspenção não pode ser macia demais, tem que ser mais rígida, por isso os cursos menores

edumrq
07-07-10, 12:48
Na pratica quando troquei uma bichoque street por uma monoamortecida trail reparei o seguinte, a frente da moto não fica leve com garupa, acho que por o amortecedor ser no meio da moto o peso fica melhor distribuido e em curvas a moto oscila menos lateralmente, suspensão invertida na frente que eu saiba absorve melhor os impactos e algumas tem regulagem de pre-carga

blaugusto
07-07-10, 12:51
uhm, muito obrigado a todos, entendi então aquela de baixar o CG, a parte que eu achava mais leve na realidade é mais pesada, mas a monoamortecida é mais macia? que eu saiba pra uma moto ou carro esportivo, a suspenção não pode ser macia demais, tem que ser mais rígida, por isso os cursos menores

Na verdade a susp. tem que ser firme e não apenas dura.

E é isso que acontece com a monoamortecida.

A macies vem do curso longo da balança. A suspensão mesmo é bem mais dura que susp. de bichoque e o pistão tem o curso menor. ;)

blaugusto
07-07-10, 12:57
Na pratica quando troquei uma bichoque street por uma monoamortecida trail reparei o seguinte, a frente da moto não fica leve com garupa, acho que por o amortecedor ser no meio da moto o peso fica melhor distribuido e em curvas a moto oscila menos lateralmente, suspensão invertida na frente que eu saiba absorve melhor os impactos e algumas tem regulagem de pre-carga


Oscila menos por causa da torção menor da balança.
Primeiro pelo perfil do material usado na balança.
Segundo pq o ponto de apoio da susp. é muito mais proximo do ponto de fixação da balança.

E a regulagem tb dá pra colocar na susp. comum, edu.
Na verdade regulagem de pre-carga é um negocio tão simples que deveria ter em qualquer moto. :(

Minha bike tem e olha que a suspa é a mais simples da linha.



Pessoal, essas explicações que estou dando são um resumo de tudo que aprendi pesquisando.
Vi que existe muito mais fisica do que isso que estou repassando para vocês. Coisas que seria impossivel para EU explicar como deveria. Tem bastante coisa que eu nem consegui fixar direito... ehhehehe...

reyboy_fan
07-07-10, 13:55
Falo tudo blaugusto
a da minha bike tbm tem pre carga é tão simples