PDA

Ver Versão Completa : Pergunta aos mais experientes



buneco
22-07-10, 22:31
ai galera seguinte
to bem novo ainda
tenho uma dúvida principalmente ao Ivan que é o mais experiente de vida aqui
fazer faculdade realmente é garantia de um bom futuro?
ou sem ela é possivel se viver bem?

Stone
22-07-10, 22:49
Cara, vou te dar minha opinião a respeito disso

Se você qer ser um médico, veterinário, advogado, ou coisa assim acredito que vale a pena, pois será difícil não arranjar um emprego nessa área.
Mas se você quer fazer uma faculdade de administração, ciências contáveis ou algo assim só para ter uma faculdade, acho que não vale a pena. Vale a pena se você trabalha nessa área e fará a faculdade para se especializar no assunto.
As vezes vale mais fazer algum curso na área que você atua.

Furious VIPER
22-07-10, 23:01
Olha cara.... não existe regra qto à isso! Se fala mto sobre a graduação como a segurança de um futuro bom... onde 2% da população apenas conclui o Ensino Superior.
Tem áreas q são mto valorizadas e não exigem graduação NENHUMA... já outras áreas q exigem um bom currículo não pagam tanto. Então realmente não existe regra.
Pelo valor cultural q é agregado à ti, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS vale à pena... mas esteja pronto para ouvir mta besteira por parte dos professores tb, nem sempre ser professor é sinônimo de saber ensinar.
Uma graduação não vai necessariamente te livrar de trabalhar em finais de semana e feriados (dependendo do ramo)! É questão de profissão... e não de formação!

buneco
22-07-10, 23:07
então galera
então é possível ser bem de vida sem nenhuma formação de curso superior?
eu estou em uma área que eu gostei de trabalhar que é operador de máquinas
logo serei Operador de Torno CNC e estou curtindo muito isso
o que acha dessa área?

vamos debater com saúde :OK:

Furious VIPER
22-07-10, 23:20
Se tu tá feliz nessa área... gosta do salário médio e aceita esse salário pro resto da vida... vai fundo meu velho!!
É uma coisa q só tu pode decidir.... gosto de debates onde te dão os 2 lados da moeda e tu mesmo escolhe! Nem sempre ficar estabilizado em uma profissão é ruim, tem q ver as tuas prioridades na vida...

Dica: pelo menos uma vez por ano, te faz algumas perguntas como... "onde e como eu qro estar daqui 5 anos? e daqui 10 anos?"
Essas respostas sempre são muito esclarecedoras em relação à planos de médio/longo prazo!

Stone
22-07-10, 23:26
Cara, se você está trabalhando com tornos e tal, gosta disso, uma boa seria você ser engenheiro, desenvolver máquinas, peças e talz, aí já staria na sua área e seria uma coisa que você gosta

Alan Ranieri
23-07-10, 00:09
Tudo é relativo como já dizia Albert Einstein, por exemplo tenho nível superior e não me garantiu emprego,(na minha área Fisioterapia). Minha região/cidade é relativamente pequena e o mercado de trabalho está bastante saturado, a não ser que você tenha uma QI (“quem indica”) forte ai é fácil, agora eu com não tenho fica difícil, apesar de pontuar em mais de 140 nos teste de QI. :D :D :D :D

Talvez na capital eu tivesse mais sorte, vou tentar mexer uns pauzinho e para pegar alguns plantões no RJ. E a oportunidade nos EUA, mas isso é outro papo hehehe.

Uma profissão eu posso te dizer com certeza que sairás empregado a universidade é medicina não tenha duvida, cursos de licenciatura normalmente também, engenharia dependendo da área pelo que percebi também é relativamente fácil (estudei um pouco de engenharia também), mas teria que ver com os próprios engenheiros.

A grande vantagem de ter nível superior é que abre as portas para concursos em outras áreas, eu, por exemplo, posso fazer para PF, PRF, Auditor Fiscal, Gestor e etc, os dois últimos com salários de mais de R$ 10.000,00. Mas a prova é difícil e não abre concurso sempre.

Thyago Mahon Barros
23-07-10, 00:48
Buneco, sou formado em contabilidade e vou te dizer: desde que eu me formei nunca trabalhei na área e vivo numa boa, com certeza é possível viver muito bem sem ter uma faculdade, tem muitos empregos e concursos bons por ai, mas vc ter uma faculdade tb. é muito bom. :OK:

Ivan RJ
23-07-10, 01:14
Cheguei, parabéns a todos pelo Dia Do Motociclista, NOSSO DIA!!!
A Festa Bombou, Praça vanhargen lotada, Show do Renato Rio Blues. Vamos a resposta:
Albert Einstein também disse: " Faça o que goste para nunca ter que trabalhar na vida" e Jô Soares concluiu " Arrume um lazer remunerado". É muito importante que vc faça exatamente o que o está escrito acima, trabalhar no que vc não gosta mesmo ganhando muito dinheiro, é um sofrimento muito grande, irá causar sérios transtornos em vc e acabará com a sua qualidade de vida.
Eu tenho um conhecido com 4 faculdades, um monte de cursos de especialização, engenheiro da Embratel, ganha muito bem, e é o cara mais frustrado e o mais triste que eu conheço e que ele mesmo afirma ser. Seu sonho? Ser um simples professor de matemática.
Pessoal, não é muito importante quanto vc ganha, não estou falando de salário mínimo, óbvio, esse é para suicidas, estou falando que o mais importante é quanto vc precisa ganhar para viver feliz.
Quais são os seus sonhos? Uma Hayabusa? Uma Ferrari? Um avião? Uma casa de veraneio, mulher e filhos?
Não posso responder, são pessoais, cada um de nós deve se perguntar e à partir de suas respostas traçar um plano para alcançá-los.
Eu acho uma faculdade extremamente útil, mas não essencial. Existem carreiras à nivel técnico muito bem remuneradas e com muito mais facilidade no mercado de trabalho. Se sua praia não for medicina, direito ou engenharia, procure um curso técnico que vc se sinta bem realizando uma atividade para a qual vc tenha vocação.
Como sempre estou a inteira disposição dos irmãos, aqui ou no msn, se eu estiver off basta mandar uma MP que eu entro para conversar.
Um grande abraço a todos os irmãos.
No momento em que vc souber exatamente o que quer, foque nesse objetivo e não desvie sua atenção um segundo sequer.

buneco
23-07-10, 01:26
então galera
estou lendo tudo direitinho
eu acabei de me formar no ensino médio ano passado
estou indeciso em o que fazer de faculdade
e estou satisfeito no que estou trabalhando
o salário é razoavelmente bom e ficará melhor ainda ano que vem que mais que dobrará
fora os benefícios muito bons que tenho
então no meu caso acham que posso esperar um pouco para decidir o que estudar?
estou bem empregado com certeza disso eu sei, então esperar um pouco não fará mal certo?
só a nível de curiosidade tenho 18 anos...

Ivan RJ
23-07-10, 01:37
Buneco, vc é muito novo, meu filho tem 24 anos, calma, faça a escolha com serenidade para não se arrepender mais tarde. Vc está bem empregado, ótimo, agora escolha com tranquilidade. Estude as possibilidades dentro do mercado no qual vc está inserido, veja se ahá carência de profissionais com ensino superior, em fim, analise. estamos juntos no que vc precisar.
um grande abraço a todos os irmãos.

f3rn4nd0
23-07-10, 09:10
Tô na mesma situação buneco... 24 anos, não tenho esposa, não tenho filhos, moro com minha mãe, e estou me formando em Ciências Contábeis... estou no 3º ano, estudei pra caramba e ganhei uma bolsa 100% em São Paulo, o que foi muito difícil, porém muito Recompensante.

Atualmente estou fazendo estágio na área contábil na Prefeitura Municipal de São Paulo, e todos tem falado muito bem de mim. Acredito que terei uma oportunidade muito grande de crescer aqui dentro da Prefeitura.

Esse é um exemplo.

O outro exemplo que queria lhe dar é o da minha prima. Ela tem 25 anos e é formada em Fonoaudiologia. Nunca trabalhou, teve TODA a faculdade bancada pelos pais... e hoje procura emprego em algum hospital e não encontra. Chora, aquela coisa toda... enfim....

O que eu quero dizer é que não adianta só "estar formado". Diploma tem em qualquer esquina. Vai de você provar que você se destaca e que busca o melhor. Se destaque dos demais e terá um futuro promissor.

Boa sorte para você!

mantabodyboarder
23-07-10, 09:18
buneco, vc está concluindo o médio agora, se já tem uma profissão é besteira sair correndo pra uma faculdade sem saber se é o que quer.
acho que se ficar mais um ano só trabalhando, no máximo 2, já vai ter uma certeza maior sobre que curso quer fazer (seja ele superior "convencional, seja ele um superior tecnólogo ou até mesmo algum curso técnico na área)

fernando,
estágio na prefeitura é até acabar o contrato, não existe efetivação, já que pra ser efetivo só através de concurso.
Quando estiver acabando o curso, já prepare o currículo e corra atrás, pra não terminar na mão...

f3rn4nd0
23-07-10, 09:52
fernando,
estágio na prefeitura é até acabar o contrato, não existe efetivação, já que pra ser efetivo só através de concurso.
Quando estiver acabando o curso, já prepare o currículo e corra atrás, pra não terminar na mão...


Então manta, acontece que aqui na Secretaria de Obras (e em todas as secretarias) funciona mais ou menos assim: Quando tem um estagiário já atuando em determinada função, e o mesmo em relatórios desenvolve um bom trabalho, já ganha "pontos"... Então, quando surge alguma vaga no departamento, o "QI" do Chefe de Seção vale, então ele envia um ofício solicitando que o mesmo substitua aquela vaga que foi aberta por motivos de "urgência" no preenchimento... Ganha como se fosse uma prioridade....

Já presenciei 4 estagiários do setor que estão aqui na seção há algum tempo, e tudo indica que passarei pelo mesmo processo...

Abraços!

andey_arcanjo
23-07-10, 10:11
cara um exemplo é nosso presidente lula: ele nao tem formaçao nenhuma e é presidente......

brincadeiras a parte.... se vc tem condiçao de fazer um curso especializado ou uma facu vai fundo pois é isso q falta no brasil
estudo e pessoas capacitadas.......

mas se ta sem grana vai ser candidato do pt fazemos uma campanha no PN e vamos votar em vc pra presidente.....kkkkk( bricadeira)

abraço

Manoel Araujo dos Passos
23-07-10, 10:23
È isso aí mesmo Buneco, como o Ivan disse vá com calma, você tem apenas 18 anos.
Não que isso justifique que você não corra atrás de algo melhor.
Sempre trabalhei com Hotelaria (Trbalho até hoje) é um ramoem que quero me especializar.
Quero fazer uma faculdade, porque tenho a experiencia e não a parte teorica.
Estou tentando fazer alguns curso de Hotelaria Off-shore por que sei que atualmente tá dando dinheiro e é uma coisa que realmente quero fazer.
Pesquise bastante o que você quer fazer e seja feliz.

Grande Abraço.

César
23-07-10, 10:42
Eu penso o seguinte. Emprego tá dificil com ensino superior quem dirá sem!. Tá certo que como exemplo não posso me basear muito em mim porque to fazendo uma facul à distância em Gestão Ambiental, só Deus sabe se isso vai dar futuro, mas é melhor do que nada, e é o que eu posso pagar atualmente. Eu recomendo que vc faça. Fora o fato de que quem tem ensino superior vai pra cela separada, imagina vc atropela um pedrestre e mata pelo menos vc não vai em sela comum;

renanperim
23-07-10, 10:57
Bem, eu sou suspeito para responder essa pergunta.
Sou formado em Análise de Sistemas e cursando Pós em Engenharia de Software.
Eu fui contratado na época pq além dos conhecimentos eu estava cursando a graduação.

Faculdade faz um uma diferença enorme na vida profissional e pessoal.
Mas não adianta "cursar" é preciso aprender.
A vida é sua, você que responderá por suas escolhas, então você deve fazer o que achar correto.

edumrq
23-07-10, 13:06
buneco faço faculdade de informatica e não trabalho na area, trabalho em banco, mas só to no banco porque eu curso faculdade, mesmo que não seja sua area faculdade abre portas, meu cargo não exige nada do que aprendo na faculdade, mas é um requisito da vaga, um amigo meu fez tecnico em mecatronica e trabalha e uma metalurgica, hoje ele ta fazendo faculdade de automação industrial, fique um tempo descançando 01, 02 anos, só não se acomode e faça uma faculdade na sua area quem sabe mais pra frente voce vira encarregado chefe de seção coisa assim, sera um diferencial, principalmente quando voce for procurar emprego

calcio
23-07-10, 14:22
Faculdade sempre é bem vindo, porém faça na área que vc gosta trabalhar.

Já que curte esse lance de mecânica prcure cursos na área, nada melhor do que juntar o últil ao agradável, ou seja, um bom salário com gostar do que faz.

Não adianta mnt ganhar bem e ñ gostar do que faz, e vice-versa.

mantabodyboarder
23-07-10, 14:42
fernando

voce vai ver que vão te "encaixar" em alguma empresa que presta serviços pra prefeitura.
Trocando governo sempre tem uma tensão, já que se o governo novo mudar o contrato esses "encaixados" vão pra rua no ato...

Boa sorte se vc acha que isso vai ser uma boa. Já fiz estágio em prefeitura, já fui "efetivado com vaga de urgência" e sei do que estou falando.
A prefeitura é proibida de fazer contratações sem concurso, então fazem esquema pra indicar pessoas pra "vagas efetivas", mas é mais instável que trabalhar em outra empresa privada qualquer.

Gustavo Cordeiro
23-07-10, 15:40
Cara, vou responder em consideração ao o meu tio, q hj não esta mais aqui.
Bom, ele nunca teve formação em nd, e as nem algum tipo de curso tec e tal, ainda novo
ele se mudou p fronteira Brasil/Paraguay, e ano passado antes de falecer estava entre
os 3 maiores compradores de gado do Paraguay!
Não é uma questão de diploma e sim de ser bom, esse é o segredo, é gostar, se interessar e ser
bom naquilo q qr!

Croko
23-07-10, 15:50
Cara, vou responder em consideração ao o meu tio, q hj não esta mais aqui.
Bom, ele nunca teve formação em nd, e as nem algum tipo de curso tec e tal, ainda novo
ele se mudou p fronteira Brasil/Paraguay, e ano passado antes de falecer estava entre
os 3 maiores compradores de gado do Paraguay!
Não é uma questão de diploma e sim de ser bom, esse é o segredo, é gostar, se interessar e ser
bom naquilo q qr!


:OK: precisa dizzer mais nada..

e que se tio descanse em paz...

blaugusto
23-07-10, 16:56
buneco, nessa área que vc quer não vai fazer a minima diferença ter faculdade.

Vc precisa é de bons cursos.
Faça SENAI que é do mais bem vistos.

Acompanho meu pai nessa área desde moleque.
Ele tem uma metalurgica e faz uns 3 anos ele tem um CNC.

Já trampei de fresador com ele, de op. de retifica cilindrica...

edumrq
23-07-10, 17:14
SENAI tem faculdade tambem, teve um cara que começou a fazer faculdade comigo, mas parou, que trabalha em são bernardo na scania, novão ele devia ter uns 25 no maaaximo ele trabalhava na produção fez um monte de senai e fez ingles, virou encarregado e ele que tratava dos assuntos da parte operacional com os engenheiros gringos

lukinhasb
23-07-10, 17:46
É muito relativo, tem profissões que o ensino superior faz a diferença, e outros onde qualidades como experiência contam mais

Faço curso técnico de Manutenção de Aeronaves, pretendo, após terminar o curso, ir trabalhar no exterior, o salário médio de um Engenheiro de Manutenção de Aeronaves nos EUA é de 80 a 100 mil dólares por ano.

É curso técnico, mas em vários países você é considerado engenheiro, mesmo sem ensino superior...

Essa área que vc tá fazendo é bem legal, e por agora talvez não seja necessário fazer faculdade, mas depois de algum tempo no trabalho você vai progredir até um nível onde o ensino superior será um requisito para a próxima promoção, sabe? Planeje fazer a faculdade sim, mas creio que não valha a pena se sacrificar agora por isso

Se você tiver afinidade com seu chefe, talvez fosse até interessante conversar com ele sobre o assunto, para ver se o ensino superior poderia abrir novas oportunidades pra vc dentro da empresa, e talvez eles até ajudem a pagar, muitas empresas costumam pagar parte (ou valor integral) da faculdade para ter um funcionário mais qualificado...

Mas uma coisa é certa: Você tem de sempre buscar progredir sempre, a faculdade é apenas mais um meio para isso, então se não for fazer ensino superior, compense com outras coisas

Abraços!

lordbrill
23-07-10, 17:54
Cheguei, parabéns a todos pelo Dia Do Motociclista, NOSSO DIA!!!
A Festa Bombou, Praça vanhargen lotada, Show do Renato Rio Blues. Vamos a resposta:
Albert Einstein também disse: " Faça o que goste para nunca ter que trabalhar na vida" e Jô Soares concluiu " Arrume um lazer remunerado". É muito importante que vc faça exatamente o que o está escrito acima, trabalhar no que vc não gosta mesmo ganhando muito dinheiro, é um sofrimento muito grande, irá causar sérios transtornos em vc e acabará com a sua qualidade de vida.
Eu tenho um conhecido com 4 faculdades, um monte de cursos de especialização, engenheiro da Embratel, ganha muito bem, e é o cara mais frustrado e o mais triste que eu conheço e que ele mesmo afirma ser. Seu sonho? Ser um simples professor de matemática.
Pessoal, não é muito importante quanto vc ganha, não estou falando de salário mínimo, óbvio, esse é para suicidas, estou falando que o mais importante é quanto vc precisa ganhar para viver feliz.
Quais são os seus sonhos? Uma Hayabusa? Uma Ferrari? Um avião? Uma casa de veraneio, mulher e filhos?
Não posso responder, são pessoais, cada um de nós deve se perguntar e à partir de suas respostas traçar um plano para alcançá-los.
Eu acho uma faculdade extremamente útil, mas não essencial. Existem carreiras à nivel técnico muito bem remuneradas e com muito mais facilidade no mercado de trabalho. Se sua praia não for medicina, direito ou engenharia, procure um curso técnico que vc se sinta bem realizando uma atividade para a qual vc tenha vocação.
Como sempre estou a inteira disposição dos irmãos, aqui ou no msn, se eu estiver off basta mandar uma MP que eu entro para conversar.
Um grande abraço a todos os irmãos.
No momento em que vc souber exatamente o que quer, foque nesse objetivo e não desvie sua atenção um segundo sequer.

:clap:
Mandou bem pacas :OK:

lordbrill
23-07-10, 17:56
Eu sigo essa filosofia:
Melhor ser feliz em um trabalho ganhando pouco; do que ser transtornado em um trabalho ganhando muito.

Diego_torbal
23-07-10, 18:52
então galera
então é possível ser bem de vida sem nenhuma formação de curso superior?
eu estou em uma área que eu gostei de trabalhar que é operador de máquinas
logo serei Operador de Torno CNC e estou curtindo muito isso
o que acha dessa área?

vamos debater com saúde :OK:


Eiiiiiiiiiiiiiiiiii buneco, tu opera Torno CNC, massa, eu so Ferramenteiro (torno, fresa, plaina, solda......) tb opero Fresa e torno CNC
só n to é programando, to sem software. aki em fortaleza eu e meu pai conheçemos muita gente influente do ramo da mecanica.
uma coisa eu digo: Graças a Deus, desde meus 15 anos que eu nunca fiquei desempregado 1 dia :OK: :OK:
tb nunca sai da mecanica e nem quero. se tiver duvidas a respeito de Usinagem, me pergunta. VLW :OK: :OK: :OK:

buneco
23-07-10, 18:54
eu opero, Torno CNC, retifica, tempera, roscadeiras e mais algumas que fazem parte de usinagem :OK:

Diego_torbal
23-07-10, 18:56
buneco, nessa área que vc quer não vai fazer a minima diferença ter faculdade.

Vc precisa é de bons cursos.
Faça SENAI que é do mais bem vistos.

Acompanho meu pai nessa área desde moleque.
Ele tem uma metalurgica e faz uns 3 anos ele tem um CNC.

Já trampei de fresador com ele, de op. de retifica cilindrica...

Ei Blau, tu era fresador???? é por isso que vc tem sempre umas respostas mais tecnicas sobre mecanica. :OK: :OK:
Trabalho na mecanica desde os 15, arendi com meu velho e tenho curso de ferramentaria no SENAI (42 anos de Usinagem e ferramentaria, sabe somente tudo de mecanica)
Num deixo meu trampo por nenum outro.
Qual o CNC do teu pai???? é torno, fresa???

Well_99
23-07-10, 19:28
eu acho q é melhor vc tentar passar em uma federal
estou o 3º ano do enssino medio e eles so falam nisso
moro em viçosa, aqui tem a ufv univercidade federal de viçosa, a 3º melhor do pais
a cultura aqui é passar no vestibular, 40% da populaçao aqui é de univercitarios
minha avo por exemplo tem aps. onde ela aluga quartos para estudantes, mas uma federal é muito concorrida, depende do cursso
o bom é q tem muitas festas de estudantes e mulherada :OK:
aqui é uma cidade pequena e tem 6 faculdades boas, meu professor falou q ja deu aula em facul e falou q é molesa mas para arrumar um emprego bom depois eles preferem alguem de federal q é mais preparado, facul é so pagar, mas acho q vale a pena pq temdo um cursso superior o salario é maior.
eu vou tentar passar na federel em geografia(nao é dificil) para trabalhar com astrologia
ainda mais agora com essa tecnologia
mas meu foco é afa(academia da força aerea) piloto :OK: meu sonho
vo tentar pra sargento do exercito tambem, vo servir ano q vem mesmo!
essa é minha opiniao
:#

blaugusto
23-07-10, 19:59
Ei Blau, tu era fresador???? é por isso que vc tem sempre umas respostas mais tecnicas sobre mecanica. :OK: :OK:
Trabalho na mecanica desde os 15, arendi com meu velho e tenho curso de ferramentaria no SENAI (42 anos de Usinagem e ferramentaria, sabe somente tudo de mecanica)
Num deixo meu trampo por nenum outro.
Qual o CNC do teu pai???? é torno, fresa???


É... eu um sei se podia ser chamado de fresador. eu precisava sempre da ajuda do velho sobre qual ferramenta usar pra cada operação e nem afiar uma ferramente decentemente eu sei direito. hehehee...

Ele tem um centro de usinagem, não lembro qual. Só lembro que o comando é Fagor.

blaugusto
23-07-10, 20:09
Cara, se você está trabalhando com tornos e tal, gosta disso, uma boa seria você ser engenheiro, desenvolver máquinas, peças e talz, aí já staria na sua área e seria uma coisa que você gosta


Mecatronica tb pega muito bem!!!

Meu cunhado acabou de se formar no SENAI. Saiu de lá empregado.
Está com 20 anos e trabalha numa empresa que fabrica turbinas.
Esse fds ele vai mecher em umas turninas da Marinha e depois vai lá pro RJ ajudar a instalar...

cabra de brasilia
23-07-10, 20:39
Tenho um primo que formou na UnB em engenharia mecânica tem pós graduação e blablabla tem 10 anos.......desempregado

Outros 2 primos que também acabarem de formar na UnB:

1 em engenharia mecatrônica: desempregado
E o outro em química: desempregado


Outros 3 primos fizeram licenciatura nas coxas em qualuqer boca da vida (2 em matemática e a outra em Letras)

A formada em letras é professora efetiva da rede pública

E os outros 2 formados em matemática só não são professores efetivos da rede pública porque ainda não quiseram.....dizem que trabalhar em cursinho ganha mais.......NUNCA ficaram um dia sequer em casa desempregados........



Assumindo minha vaga aqui na prefeitura quero fazer linenciatura em alguma área e fazer concurso para professor da rede pública....ganha pouco blablabla.....mas tem concurso para a secretaria de educação em todo lugar o tempo todo..........

Ganhar pouco por ganhar prefiro ganhar como servidor público que no setor privado a mercê da vontade dos otros.........

Léo Borges
23-07-10, 20:43
Acho que os primos do cabra não gostam é de trabalhar isso sim :lol: :lol: :lol:

Se não consegue no que são formados tem procurar outra coisa, o que não dá é ficar sem fazer nada!

Well_99
23-07-10, 20:53
minha mae foi fazer pos-graduaçao de enfermagem no hospital e ficou ate hj, ja esta quase aposentando
acho q tambem depende da dedicaçao do aluno e tal.
meu pai é concurssado publico, trabalho em um laboratorio de tratamendo de agua daqui da cidade
trabalha com a quimica bem basica, fica so na frente do pc e é mais bem de vida do q meu tio q é formado na univercidade federal
em matematica, fisica, ingles :0_0:!!

Diego.fcs
25-07-10, 21:40
Olha, tudo depende, não há regras, isso vai muito do interesse da pessoa, tem gente que vê uma oportunidade e pula de ponta encima e dá certo, sem ao menos ter o 2° grau, tem gente que estuda muito e por isso se dá muito bem na vida...

O mais importante de tudo é você ser uma pessoa dedicada e estar atendo às oportunidades, eu acho muito válido se fazer uma universidade, não por fazer, mas fazendo algo que você realmente gosta, ou no mínimo um bom curso técnico, isso irá abrir muitas portas para você, pode ser que você nem exerça a sua profissão, mas esse curso lhe ensina a pensar de uma maneira diferente.

buneco
25-07-10, 21:41
ae galera
depois de pensar um poco
tracei uma meta
ano que vem farei faculdade
e assim que terminar quero entrar na Fiat em Betin
que Deus me ajude!