PDA

Ver Versão Completa : [RESOLVIDO!] Estator, Retificador, Motor de Arranque. O que analisar primeiro?



f3rn4nd0
09-08-10, 21:19
Iae galera... tô com mais um problema crítico na YES... De pronto achei que fosse a bateria, e fiz a troca hoje, por uma de 8Ah... De qualquer forma, mesmo não sendo o problema nela, a que estava já era bem velhinha...

Mas ainda tá uma briguinha boa para dar a partida... e, quando dou a partida, ela faz um barulho estranho, parece que está "arranhando" algo... não é normal o barulho, e só acontece as vezes....

Dai eu pergunto para os mais experientes: O que eu preciso olhar antes?

A moto tá beleza, mas isso tá irritando, essa dificuldade na partida é complicada... se tivesse um pedalzinho eu ficaria tão feliz... :(

Abraços!

Caique
09-08-10, 21:32
Ea ta carregando direito?,se tiver olha a escova do motor de arranque.

Thyago Mahon Barros
09-08-10, 21:41
Iae galera... tô com mais um problema crítico na YES... De pronto achei que fosse a bateria, e fiz a troca hoje, por uma de 8Ah... De qualquer forma, mesmo não sendo o problema nela, a que estava já era bem velhinha...

Mas ainda tá uma briguinha boa para dar a partida... e, quando dou a partida, ela faz um barulho estranho, parece que está "arranhando" algo... não é normal o barulho, e só acontece as vezes....

Dai eu pergunto para os mais experientes: O que eu preciso olhar antes?

A moto tá beleza, mas isso tá irritando, essa dificuldade na partida é complicada... se tivesse um pedalzinho eu ficaria tão feliz... :(

Abraços!



Por isso que não gosto de motos com partida elétrica. :stop:

Caique
09-08-10, 21:43
Por isso que não gosto de motos com partida elétrica. :stop:

[2]
prefiro meu kick q não falha do q escutar um tec tec tec tec e passar vergonha :G

f3rn4nd0
09-08-10, 22:04
Ea ta carregando direito?,se tiver olha a escova do motor de arranque.



Só pode ser isso, alguém já mexeu nas escovas? Sabe se vende separado ou se vende apenas o conjunto todo?

Caique
09-08-10, 22:22
Acho q é isso,
http://www.magnetron.com.br/produtos_detalhe.php?id=362

f3rn4nd0
09-08-10, 22:26
Acho q é isso,
http://www.magnetron.com.br/produtos_detalhe.php?id=362


Acabei de ver esse site tbm...

E achei esse daqui... custa 17 reais...

http://secure.ciashop.com.br/loja/product.asp?store=102906&template_id=6&partner_id=&dept_id=470&pf_id=006506&idInicio=470&semfiltro=S&pai=&nome=Suporte+e+escovas+Suzuki+Yes+125+-+Magnetron

Amanhã é dia de bater perna na General de novo atrás dessa escova... talvez seja isso!

f3rn4nd0
10-08-10, 08:19
Só subindo o tópico!

Pra avisar que... mesmo com o motorzinho de arranque "arranhando" , hoje a magrela pegou num tapa só... e sem esforço... !

Então já valeu o gasto!! Agora falta pouco para encontrar o equilíbrio...

Stone
10-08-10, 08:23
O cara ou você mesmo que trocou a bateria não verificou se estava carregando certo?

f3rn4nd0
10-08-10, 08:40
O cara ou você mesmo que trocou a bateria não verificou se estava carregando certo?


Não... só desparafusei um e coloquei outra... não sei nem como verifico se tá carregando ou não... o que eu percebi é que, quando a moto está em rotação alta, lá pros 9, 10k ... a buzina fica xoxa... parece que tá sem carga na bateria.... muito estranho...

Stone
10-08-10, 08:44
Dá uma pesquisada que no PN ja foi discutido diversas vezes isso, e faça os testes, qualquer coisa se não achar da um toque

blaugusto
10-08-10, 09:01
Não... só desparafusei um e coloquei outra... não sei nem como verifico se tá carregando ou não... o que eu percebi é que, quando a moto está em rotação alta, lá pros 9, 10k ... a buzina fica xoxa... parece que tá sem carga na bateria.... muito estranho...


Fernando, é possivel que seja o retificador!!

Vê com alguém um multimetro emprestado e mede a tensão nele.

Retificador é aquela peça com uma aletas que tem preso no quadro atras do carburador.
Tem como verificar num topico do Ronny com a strada dele. Recente até...

f3rn4nd0
10-08-10, 10:03
Fernando, é possivel que seja o retificador!!

Vê com alguém um multimetro emprestado e mede a tensão nele.

Retificador é aquela peça com uma aletas que tem preso no quadro atras do carburador.
Tem como verificar num topico do Ronny com a strada dele. Recente até...


Blz, vou fazer isso quando chegar em casa.. vou levar num auto elétrico pra verificar...

Mas de qq forma as escovinhas eu vou ter que trocar mesmo, já que 05 anos dando partida na motinha elas já devem mesmo ter ido pra vala.... com certeza meu amigo, o ex-dono, não trocou elas nesse tempo...

Stone
10-08-10, 10:52
Realmente, não é algo caro, vale mais fazer uma manutenção preventiva do que ficar na mão...

f3rn4nd0
10-08-10, 11:17
Realmente, não é algo caro, vale mais fazer uma manutenção preventiva do que ficar na mão...


Beleza!

Agora, trocar as escovinhas é algo muito complexo, ou eu mesmo consigo fazer em casa? Porque sábado paguei 30 reais para trocar os discos de embreagem, a coisa mais ridícula do mundo... claro que me arrependi amargamente, dava de boa para ter feito em casa...

Stone
10-08-10, 11:19
Disco de embreagem é isso mesmo porque tem que ter ferramentas e talz, mas trocar as escovas de arranque é simples, tem até um tutorialzinho lá nos manuais e tutoriais

f3rn4nd0
10-08-10, 15:23
Disco de embreagem é isso mesmo porque tem que ter ferramentas e talz, mas trocar as escovas de arranque é simples, tem até um tutorialzinho lá nos manuais e tutoriais


Simples? Apanhei feito um condenado, mas troquei...

E, para terminar de me deixar MUITO PUTO com a Yes, quebrou a placa de partida, olha que lindo?

Sinceramente, bateu arrependimento de ter pego essa "bomba" em especial... liguei para umas 10 lojas, e todas dizem: Não trabalhamos com YES... Tenso...

Só Deus sabe onde vou achar essa placa agora, quanto tempo vai pra arrumar, e quanto vai custar... menos de 300 reais não vai ficar....

Embaçado....

f3rn4nd0
10-08-10, 19:04
Atualizando:

_Placa de Partida : 70 Reais;
_Motor de Arranque : 120 Reais;
_Mão de Obra : 50 Reais...

¬¬' ...

blaugusto
10-08-10, 19:06
O bagulho quebrou ou vc que quebrou??? rsrsrs....

f3rn4nd0
10-08-10, 19:32
O bagulho quebrou ou vc que quebrou??? rsrsrs....


Só Deus sabe o que aconteceu, só tirei o motorzinho de arranque, com muito custo troquei as escovinhas (chatas pra cacete de prender aquelas malditas molas), e fechei e coloquei de novo... e nem sinal de vida do motor girar... só o motorzinho... levei no mecânico, que de pronto viu a merda que aconteceu, talvez já estivesse no limite da vida (por isso as dificuldades absurdas de ligar pela manhã), só aconteceu de mexer ela morrer de vez....

Mas só amanhã mesmo... sorte que o Julio me emprestou a TW dele pra resolver essas bombas... senão além de passar raiva, passaria raiva de ônibus...


Eu quero um PEDAL DE PARTIDAAAAAA! :(

Stone
10-08-10, 22:00
Você não montou o arranque do contrário e ele ficou girando para trás????????

f3rn4nd0
11-08-10, 09:05
Você não montou o arranque do contrário e ele ficou girando para trás????????



Nossa... Meu Deus... Mas se foi isso eu me MATOO!!!

Agora que eu me LIGUEI... Jesus, aquilo ali é magnético!

Então tem o LADO CERTO do corpo imantado do motor de arranque!!!!!!!

Daí, na hora que eu montei aquela coisa, COM CERTEZA eu inverti o corpo que tem os imãs dentro.... então os dentes estão girando ao contrário do que deve girar para fazer o motor funcionar... com isso, o que aconteceu foi ter estourado a placa de partida por forçar algo a girar para o lado que não deve!!!

Olha, depois dessa, eu juro que nunca mais na minha vida eu mexo num motor, seja da moto, seja de arranque, seja do que for...

Alan Ranieri
11-08-10, 09:49
"É errando que se apreende"

Na próxima vai fazer de olhos fechados. ]:) ]:) ]:) ]:)

f3rn4nd0
12-08-10, 14:33
Rodei, rodei e cheguei na Estaca ZERO de novo!

Moto voltou do mecânico, com as válvulas reguladas (leia-se MANCA), e com a placa de partida Original... Pois é... comprei uma placa de partida a TOA!!

O problema foi o arranque que realmente estava girando ao contrário... dai o cara corrigiu, e nem mexeu na placa original... Porém a placa de partida, ainda que boa, está "riscada", o que faz com que o barulho de "gato arranhando" continue... eu não sei por quanto tempo dá pra aguentar esse barulho infernal nas partidas... Fica até parecendo moto velha...

Mas tá pegando de primeira... quero ver amanhã no frio, se continuar com a putaria eu levo pro desmanche e mando cortar essa bosta!!

E agora, tô com uma placa de partida NOVA no saquinho, e sem uso... brincadeira....

Videozinho do "Gato" instalado no lugar do motor de arranque!

video (http://www.youtube.com/watch?v=ar_iQEP_rcc#)



Abraços!

blaugusto
12-08-10, 14:54
uhauhahuauauuhauhaa...

Que zica, fernando!!

Tu roubou charuto de macumba, meu fio??? kkkkkkkkkkkkkkk...

E essa valvula?? como assim manca??

f3rn4nd0
12-08-10, 15:02
uhauhahuauauuhauhaa...

Que zica, fernando!!

Tu roubou charuto de macumba, meu fio??? kkkkkkkkkkkkkkk...

E essa valvula?? como assim manca??


Válvula reguladinha , pelo que eu andei do mecânico aqui ela ficou "lesadinha" até pra desenvolver 3ª marcha... nao sei se é impressão minha... e tbm nem to afim de ir testar na Av dos Estados...

Quanto tempo você aguentaria esse trem roendo na sua moto? Vou abrir uma enquete!!

E quanto ao charuto da macumba, eu nao roubei nao pq nao gosto de fumígenos, devo ter roubado a pinga pra fazer uma caipora, deu no que deu...

Tem que rir pra não chorar...

f3rn4nd0
16-08-10, 14:59
Bom, hoje com o frio de 5º pela manhã, e sensação térmica de 0º , fui sair para trabalhar... com MUITO custo cheguei ao trabalho.... (primeiro foi a briga para funcionar sem tranco... depois brigando para a moto não morrer enquanto o motor estava semi-aquecido)...

Chegando ao trabalho (15 minutos de moto), motor quentinho, pensei: ahh agora vou bater a partida e vai pegar de primeira! ... surpresa: um " TEC TEC TEC " ...

Aí eu me irritei MUITO! mas me irritei muito mesmo com a Yes... pensei : Chega, vou abrir o motor dessa joça e trocar TUDO que possa ser a parte elétrica...

Fui pra oficina, mostrei o problema e o cara da oficina (outra, não aquela primeira) .. já deu o resultado: Pega esse motor de arranque, SUMA com ele daqui, e me traga um novo...

Fui na loja, comprei um motor de arranque Magnetron (150 reais) ... e levei... 5 minutos depois, ele me disse: Nem vou dar a partida, pode você mesmo verificar...

Pegou com uma facilidade, uma coisa de louco, parecia até moto nova, recém saída da fábrica....

Enfim, depois de muito brigar com essa partida, resolvi o problema! E ainda chequei se estava mandando carga para a bateria, e está carregando normal....

Problema encerrado, fica a experiência e o relato para alguém que possa passar o mesmo perrengue que eu...


Abraços a todos!

blaugusto
16-08-10, 15:04
Nada como um bom mecânico!! :D