PDA

Ver Versão Completa : colocar álcool, o q acontece?



César
14-11-05, 20:15
Ae galera, o que acontece se eu enche meio à meio gasolina+álcool na moto? Pode prejudica alguma coisa?

pppocos
14-11-05, 20:30
Como a mistura álcool água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque.... A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque..... A retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potencia e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada 'batida de pino'..... Essa moto, a médio e longo prazo terá sérios problemas mecânicos...

no inicio acho q nao tera problemas...mais com o tempo tipo 10 15 mil km...pode comecar a falhar..bater pino...carburador muito sujo..tanque enferrujado...aonde a gasolina passar mangueiras...vai estragar tudo...

se vc quiser passar ela para alcool...faça tudo certo....manda niquelar o carburador...limpar o tanque...trocar mangueiras e etc...
vela especial para alcool..nao lembro se alcool usa vela mais quente ou fria..depois eu vejo...rebaixar o cabecote...

César
14-11-05, 20:41
É.., melhor não arriscar, valeu.

Henrique D.
14-11-05, 21:07
meter alcool sem regular???

superaquecimento do motor
perda de desempenho
consumo ecessivo
falhas
destemperamento de peças do motor
desgaste ecessivo

se for FAZER ela pra meio a meio até que não acontece todos esses ítens ,mas só meter no tanque pode causar problemas futuros!
Abraço

Lu Carvalho
15-11-05, 10:13
Tá querendo uma YES Total Flex? kkkk

TRW
15-11-05, 14:07
tein que faze serto has regulagen se vc quise anda ha alcool

jecastro
16-11-05, 09:33
A gasolina já tem 25% de álcool, se colocar meio a meio vai ficar com 62,5% de álcool, vai ser bem difícil ligar e vai ter que andar com o afogador puxado para compensar a pobreza do álcool.

juliano125
16-11-05, 10:27
eu já fiz essa experiencia e naum deu certo naum...ficou gastona, e a marcha lenta irregular, pra pegar era difícil tbm...pra andar num mudou muito....sem bem q eram uns tres litros misturados no total..acabou rapidinho....

MarciON
16-11-05, 12:30
é..
nem vira, o barato vai acaba saindo caro

ReNgaf
16-11-05, 15:18
O motivo pelo qual não passo minha moto a alcool é a dificuldade de ligar...principalmente pea manhã...

Teve um tempo que misturava Gas+Alcool, ai eu acordava em cima da hora pra i pro trampo...tinha que fica dando corda na moto...ficava uns 5 minutos pedalando até aquela coisa liga e fica se falhando....ai larguei de mão....

César
16-11-05, 15:39
O motivo pelo qual não passo minha moto a alcool é a dificuldade de ligar...principalmente pea manhã...

Teve um tempo que misturava Gas+Alcool, ai eu acordava em cima da hora pra i pro trampo...tinha que fica dando corda na moto...ficava uns 5 minutos pedalando até aquela coisa liga e fica se falhando....ai larguei de mão....

É..., se fica assim então nem vira, converte pra álcool então só compensa em carro que dá pra por reservatório de gasolina. O foda é que o preço do álcool também tá subindo.

Roberval2005
16-11-05, 16:42
Pode botar 100% de alcool a moto nao eh minha mesmo,kkkkkkkkkk

erikloko
16-11-05, 18:14
sei lah a tua moto mas a da rapaziada aki tah a alcool jah faz um tempaum e tah belezinha e anda pra kct eles poen tipo quando enchen o tanque 1 litro d gaz e um pokinho d oleo 2 tempo a gasolinha pra ele pegar cedo e o oleo pra manter lubrificado todo o sistema desd o tamque ateh a saida dela po escape mas naum eh muito oleo naum eh soh um pokinho naum faiz fumaça naum !!!falo teh +

lizandro alves
16-11-05, 19:47
o tanque de combustivel podera apresentar pontos de oxidação( ferrugem) por dentro dele é quase impercepitivel

klebloko
17-11-05, 11:03
a minha ta andando no alcool e vai qe eh uma blz

omesmojairo
23-07-10, 11:21
sim, sou coveiro :-/


eu nao entendo muito de motores,

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL918195-9658,00-MISTURAR+ALCOOL+EM+CARRO+A+GASOLINA+AUMENTA+GASTO+ DE+COMBUSTIVEL.html

algum entendido me confirma aì se isso vale pra motos tb
Obrigado.

jpedro91
23-07-10, 11:37
sim, sou coveiro :-/


eu nao entendo muito de motores,

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL918195-9658,00-MISTURAR+ALCOOL+EM+CARRO+A+GASOLINA+AUMENTA+GASTO+ DE+COMBUSTIVEL.html

algum entendido me confirma aì se isso vale pra motos tb
Obrigado.


nossa mais essa cavada foi funda hein! 5 anos! suahsuahusha

eu respondi no outro tópico que vc pergunto...

omesmojairo
23-07-10, 11:40
obrigado,

mas a reportagem fala de carros, nao de motos.

jecastro
26-07-10, 19:06
sim, sou coveiro :-/



Coveiro nada, é paleontólogo.

Prejudica sim o motor, pois seu motor tem uma taxa em torno de 8:1, para uso eficiente de álcool é necessário taxa maior que 11:1 e um aumento de 30% na injeção de combustível, sem o aumento a mistura fica pobre e aquece o motor, com o aumento da injeção de combustível faz gastar como louco pois a taxa de compressão é baixa e terá uma queima parcial causando carbonização prematura no motor.

jotappe
26-07-10, 23:53
eu tava fazendo isso numa yes tmbm tava colocando 15,00 de gasolina mais 8,00 de alcool enchia o tanque
tava sentindo ela meio lenta tipo se tivesse o freio segurando...
nao compensou nao

Thyago Mahon Barros
27-07-10, 03:05
Se a moto for a gasolina tem que se usar gasolina. :G

noobsiber
08-09-10, 10:43
Tenho uma titan 98 para trabalho, coloquei ela no álcool e ficou melhor que na gasolina, o torque aumentou, o óleo do motor não afina e nem escurece mais, já foram 7585 km no álcool e não formou ainda a borra no carburador, de manhã fazendo frio no máximo na terceira pedalada ela pega com o afogador no meio, depois de um minuto já pode andar tranquilo, durante o dia quando está fria, pega de primeira e é levemente pior pra sair com motor frio que na gasolina.

Todos me disseram que não compensa e que não iria ficar bom, mas ficou ótimo, até alonguei a relação pra compensar (16:43) o torque maior, troquei o gicle de alta 115 por 145, o de baixa 35 por 42 e a agulha sendo 1/4 menor, ai está o problema, se não trocarem a agulha pra fazer o pistonete (trabalhar baixo) estrangular o ar forçando o álcool a evaporar antes da admissão, não ficará bom, ou aumentando o comprimento do coletor, esse mais difícil por isso a troca da agulha é melhor.

até agora não corroeu nada, nem mangueiras, nem o filtro de combustível, uso óleo de rissino que é baratinho

pistão
08-09-10, 11:12
Sobre o carburador não posso opinar não sei dizer corretamente o que o álcool poderá fazer com ele, mangueira e filtro de combustível pode até se estragar mais rápido mas são tão baratinhos que nem se deve ser levado em conta tanque demora muito para estragar na verdade já vi moto velha no álcool e tanque bom, nunca vi um tanque furado de ferrugem,sendo utilizado, para ser sincero só os que ficam vazios, agora no motor o álcool é melhor que gasolina sim! Álcool não causa sujeira no motor como a gasolina por que vcs acham que dizem que álcool é corrosivo e tal? Ele não tem aquele "óleo" da gasolina faça um teste simples jogue um pouco de gasolina no chão e põe fogo verá que o lugar ficara tipo "oleoso" e faça o mesmo com álcool não fica nada, depois de um tempo que lançaram o novo modelo de Vectra o que é vendido hoje (hoje já é velho modelo rsrsr) a revista quatro roda desmontou um pouco usado 60 mil e poucos km, para verificar seus defeitos e qualidades e veja um trecho sobre utilizar álcool:

Nosso motor chegou ao desmonte praticamente sem carbonização, a ponto de chamar a atenção de engenheiros de fábricas concorrentes que viram o carro desmontado num estande do Quatro Rodas Experience. "As câmaras de combustão estão como novas", disse Fábio Fukuda, da Fukuda Motorcenter, responsável pelo desmonte. "O comando de válvulas, que na Chevrolet Montana teve desgaste precoce, aqui está inteiro." Nem folga axial no virabrequim, que seria comum encontrar, o Vectra apresentou. "O câmbio automático e o fato de ter usado álcool a maior parte do tempo certamente ajudaram", diz Fukuda. O primeiro, por garantir ao motor um regime de funcionamento mais constante, e o segundo, por deixar menos resíduos na queima.


Agora logicamente que se for fazer um conversão deve ser bem feita e não sei opinar corretamente se o carburradro vai mesmo para o saco...

Diego.fcs
08-09-10, 11:19
Só uma dúvida, uma CG dessas rodando no alcool faz quantos km por litro?

pistão
08-09-10, 11:23
eu já tive uma em 2001 que fazia 28 no alcool e 30 na gasolina em 2005 mas fiquei com ela menos de dois meses pegeui em negocio elogo passei pra frente, nunca deu trabalho para ligar aera dar tres aceleradas e afogar em dias frios qeue era uma pedalada só não falhava..
agora se dá defeitos no carbura não sei diser

Ricardo347
08-09-10, 11:35
kra, olha, to completando 5000 km com a minha no alcool, por enquanto tive resultados positivos, o consumo aumentou 6km por litro em média, porém ganhei um pouco mais de torque e sensivelmente mais potencia pra final, antes chegava a 110 em uma luta sem fim, deitado cabeça no tanque etc... agora chego aos 110 normalmente e esticando mesmo chego aos 125 km, e não tive problemas com o motor até agora, nas trocas de óleo, o mesmo saiu mais limpo, mas tive que ter muita paciencia na regulagem do carburador, acredito que o segredo do sucesso da conversão esteja na paciencia na regulagem para obter a mistura certa, por enquanto gostei.

Porém tenho uma dúvida: Sempre ouço falar que o alcool pode não explodir corretamente, sobrando na camara de combustão e contaminando o óleo e em seguida danificando o motor. Bem, não sou engenheiro nem mecanico, mas eu acredito em que , se o alcool realmente "vaze" para a parte de baixo do motor, ele não iria evaporar com a temperatura do óleo e esse vapor não sairia pelo respiro do motor??? alguem pode ajudar nessa dúvida?? abraços!!

César
08-09-10, 11:48
Olha, coloquei como teste álcool na fazer, a minha é 2010 com sonda lambda, a moto começo a falhar e a luz da injeção começou a acender, não recomendo. Esvaziei o tanque e nunca mais coloquei álcool nela.

Roberval3000
08-09-10, 12:21
falando nisso

CB300 MIX chega esse mes

noobsiber
08-09-10, 13:14
A minha titan 98 fazia na gasolina 29/30 km/l, agora na mesma média de 100 ela faz 23/24 km/l

Levando em conta que a gasosa além dos solventes e do álcool anidro misturado em excesso que vendem por ai e q não faz o motor render 100 %, o eventual álcool batizado não vai destruir seu motor como a gasosa adulterada faz! pois é uma mistureba, isso é fato, além do preço inferior.

Na minha rodo 1650 km/mês e estou com 29 % de economia que já correspondem os impostos da motoca em um ano.

César
08-09-10, 13:32
falando nisso

CB300 MIX chega esse mes


Vai sair CB300 Mix?? Nossa eu trocava pela fazer heim... (se tivesse dinheiro)

pistão
08-09-10, 13:59
puxa mó legal motos que roadama alcool de fabrica, mas me digama ai que sabe de prejuizoa sofridos por quem roda com a mot no alcool?
o maior é a corrosão do carburador mesmo?????
fala-se em taxar o motor sei que com uma taxa melhor o alcool rende mais, mas a cg mix manteve a mesma taxa...
não que a cg mix seja um exeplo, afinal se ela fosse mais taxada seria mais economica mas quer dizer que com a ataxa "normal" já se roda no alcool!

pistão
08-09-10, 15:04
vendo falar deste asunto e pelo preço do alcool fora meu intuziasmo por fucar na motoca dá até vontade de converter mas dá um medo, e siplesmente medo do carburador ir pro espaço por que o restto sei que aguenta ...

noobsiber
08-09-10, 15:33
Não sei se detona o motor mais rápido, quando comprei a moto pra fazer o trecho não sabia o quanto a bicha já tinha rodado, daí pensei que se quebrar usando álcool já faria o motor da moto na retífica, mas pelo que estou vendo não vai quebrar tão cedo, e a mix realmente não mudou nada no motor, nem mesmo os retentores de valvula, isso quem disse foi o mecanico aqui da cidade q tambem vende honda zera na oficina.

pistão
08-09-10, 15:42
Não sei se detona o motor mais rápido, quando comprei a moto pra fazer o trecho não sabia o quanto a bicha já tinha rodado, daí pensei que se quebrar usando álcool já faria o motor da moto na retífica, mas pelo que estou vendo não vai quebrar tão cedo, e a mix realmente não mudou nada no motor, nem mesmo os retentores de valvula, isso quem disse foi o mecanico aqui da cidade q tambem vende honda zera na oficina.



então mas a mix tem injeção preparada para alccol,não só retrabalahda mas com proteção mesmo, o que eu tenho medo é do carburador derreter, a sua moto esta a quanto tempo no alcool?

noobsiber
08-09-10, 16:49
Faz 11 meses, outro dia abri o carburador pra ver e estava bem limpo, fica um tom claro tipo escovado e usando o oleo de rissino o pistonete fica humedecido de oleo mas o mecanico disse que o álcool cria uma gelatina, demora mas aparece no carburador, dai é só injetar gasolina no sangrador com uma seringa e depois tirar que dissolve a tal gelatina.

noobsiber
08-09-10, 16:56
Pra passar pro álcool tem que ter muuiiittaa paciencia, ora a baixa fica boa e a alta piora, ora o inverso, fiquei uns dois dias pra afinar e ainda com o carburador com ecco não dava afinação, foi dai que troquei a agulha do pistonete por uma menor, não sei se é da titan 2000 em diante pois estava na minha bagunça mas hoje ela anda no plano a 120 (painel) e descendo mais de 130, acompanha 150 mix em viagens.

pistão
08-09-10, 17:39
Faz 11 meses, outro dia abri o carburador pra ver e estava bem limpo, fica um tom claro tipo escovado e usando o oleo de rissino o pistonete fica humedecido de oleo mas o mecanico disse que o álcool cria uma gelatina, demora mas aparece no carburador, dai é só injetar gasolina no sangrador com uma seringa e depois tirar que dissolve a tal gelatina.

este tipo escovado não é o inicio de corrozão?
tipo ficando mais poroso?

Diego.fcs
08-09-10, 18:00
O loco, 23~24km/l, uma CG normal original chega a fazer 35km/l tranquilamente, a minha faz, será que essa mudança traz vantagens econômicas?

pistão
08-09-10, 18:03
O loco, 23~24km/l, uma CG normal original chega a fazer 35km/l tranquilamente, a minha faz, será que essa mudança traz vantagens econômicas?
tem este pequeno detalhe...
já vi afazendo 28 aki que é uam cidade cheia de morro, onde as motos fazem normais 30 32 agora 23 24 ai é osso

noobsiber
09-09-10, 08:33
Esse consumo é sempre acima de 100 km/h, 23/24 e raramente sozinho, de 80 km/h ela já fez 27 mas lembrando que no alcool o consumo sobe + ou - 30 % e ainda estará no lucro, motor mais forte com economia de 25/28 %.

Realmente já deve ser sinais de corrosão, mas é muito lento, deve levar anos até estragar (perfurar/arranhar) o carburador, segundo o mecânico.

A minha moto está com mistura rica pra melhor desempenho mas se preferir economia acredito que faça em torno de 28 no álcool, porém, ficará um pouquinho pior pra dar partida e sair rapidamente.

pistão
09-09-10, 09:13
Eu penso que não tem que deixar rica o pobre deve se deichar regulada, agora se não desse nem um enrrosco eu converteria a isto eu faria... mas tenho medo de além de não regular direito (o que tem aparente facil solução, afinal é soir regulando até o ponto certo) é de ferrar com ocarburador...

Ricardo347
09-09-10, 10:25
Tem que deixar a mistura rica sim, se não ela engasga nas baixas rotações. Isso faz parta da regulagem pra alcool.

pistão
09-09-10, 10:32
Tem que deixar a mistura rica sim, se não ela engasga nas baixas rotações. Isso faz parta da regulagem pra alcool.

então ela ão esta rica ela esta regulada, esla esta mais rica comparativamente com a gasolina ai sim
o que não pode e dar muito alcool na mistura se não ela bebe muito engasga e pode até e descer alcool óleo afora alem de jogar combustivel fora, mas ficar masi rica do que na gasolina i sim é nescesario

Ricardo347
09-09-10, 10:34
então ela ão esta rica ela esta regulada, esla esta mais rica comparativamente com a gasolina ai sim
o que não pode e dar muito alcool na mistura se não ela bebe muito engasga e pode até e descer alcool óleo afora alem de jogar combustivel fora, mas ficar masi rica do que na gasolina i sim é nescesario


kkk , agora entendi o que voce disse... sim concordo...

pistão
09-09-10, 10:35
tenho vontade de converter mas meu medo é maior...rsrs

Ricardo347
09-09-10, 10:42
Olha, se eu tivesse uma titan 150, como vc tem, moto boa, etc e tal... confesso que também partilharia do mesmo receio que voce, porém pensei, bem, já que tenho uma traxx....por que não né? vamos fazer a motinha andar ... ai criei coragem e fiz.

pistão
09-09-10, 10:45
Olha, se eu tivesse uma titan 150, como vc tem, moto boa, etc e tal... confesso que também partilharia do mesmo receio que voce, porém pensei, bem, já que tenho uma traxx....por que não né? vamos fazer a motinha andar ... ai criei coragem e fiz.
ô nada a ver, minha moto é a mais normal e simples que existe...
e tanto a minha quanto a sua tem a mesma função e importacia para seus donos, sua foi regulada normalmente que nem uma cg? o que vc fez para converte-le no alcool

noobsiber
09-09-10, 10:46
Não desce pro óleo, pelo menos se o motor estiver bom, agora pouco no posto aqui do lado o frentista descuidado e eu muito mais ainda de não ficar vendo, colocou 6 litros de gasolina por engano, era pra encher, disse álcool pro cidadão mas acho que não ouviu por baixo do capacete rsrs, ficou uma @#$%, tive que completar com alcool mas está muito ruim...

Ricardo347
09-09-10, 10:53
ô nada a ver, minha moto é a mais normal e simples que existe...
e tanto a minha quanto a sua tem a mesma função e importacia para seus donos, sua foi regulada normalmente que nem uma cg? o que vc fez para converte-le no alcool


Então, digo nem pela complexidade, pois o procedimento seria é o mesmo, eu por exemplo troquei os giclê de baixa e alta, regulei a altura da agulha e coloquei uma vela mais fria e muita paciencia na regulagem dos parafusos de lenta e mistura...., bem acredito eu que isso na traxx na cg e nas outras deve ser a mesma coisa, eu citei mesmo da sua moto, pois admiro o motor 150 das titans, hoje no mercado há vários porém nenhum anda igual a ele, eu ia ficar com medo por causa disso, mas talvez faria alguns testes no alcool sim...

noobsiber
09-09-10, 11:04
Ainda irei fazer algumas modificações, escape de ML pra melhorar o torque em alta, mas também estou pensando em ligar o suspiro do motor (que nas titans antigas é por fora da caixa de ar) na entrada do carburador, sendo que os vapores do óleo sempre empregnam o quadro, penso eu que isso resultaria em uma maior vida útil do carburador com lubrificação suficiente, o que acham?

no caso levaria a mangueira até próximo a admissão do carburador, gambiarrona né rsrsrs...

Ricardo347
09-09-10, 11:14
bom kra, não parece má idéia, na traxx por exemplo, no layout original, o suspiro do oléo sai e para o filtro de ar(que vai pra adimissão), ela vem assim de fabrica...e funciona, não seria parecido com a sua idéia?

noobsiber
09-09-10, 11:18
Correto, mas penso em colocar a mangueirinha na entrada do carburador, bem proximo, dai o motor suga os vapores do oleo pois o pistonete sofre um pouco no álcool.