PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre os Leds em Lanterna.



kojijo
13-08-10, 20:28
Gente é o seguinte, estou fazendo uma lanterna em led para minha BROS, a dúvida é a seguinte
estou com 30 leds de 12v e 3 brancos, queria fazer 3 fileiras de 10 leds, agora é onde vem a dúvida, "tenho que usar resistor já que os leds não 12v?
e se tiver que usar, tenho que usar 3 resistores em cada fileira"?

Dúvida cruel essa, ainda mais agora que estou sem grana para contratar um eletricista, sem contar que o gostinho de VC fazer as coias de sua moto é especial rsrsrs.

Vlw galera!

Caique
13-08-10, 20:36
Não sei,derrepente aparece alguem ai q manja.

Palhaço/Sp
13-08-10, 20:40
Bom....Eu acho.....que num sei....mas é melhor levar num eletricista quando tiver grana, ou comprar uma já pronta...acho que existe para a Bros...não existe ?

Léo Borges
13-08-10, 20:42
Usa 1 resistor em cada led para garantir :G

kojijo
13-08-10, 21:01
Rapaz existir existe, mais eu sou curioso pra caramba, vi a bros de uns membros aqui ai deu a doideira de fazer igual hehe...
Vou levar para um eletricista ver.

Roberval3000
13-08-10, 21:05
ultima vez q coloquei led

queimou no terceiro dia

elton-schmidt
13-08-10, 21:07
Amigo nao sou profissional, mais manjo +/- nisso...
no Mercado livre vende 30 leds com fio e resistor pra 12 v por 29,90... como vc ja tem os leds...
ai começa o B.O
vai ter que colocar resistor em cada LED nao adianta fuji...
é liga e queima sem os resistor..
abraços

kojijo
13-08-10, 21:21
Puts é mesmo cara? Caraca 1 resistor em cada led fica osso rsrsrsr trabalhão da poxa hem.
Vou amanha em um eletricista pra ver o que o mesmo diz a respeito ai coloco aqui pra vcs,
se não me engano o cyber fez o dele e talvez se ele desse uma ajudinha seria bem vinda. srrs

abraços

magrao tk
13-08-10, 21:29
Eu botei 6 leds azuis no painel da minha.
Usei um resistor de 470R.

blaugusto
14-08-10, 01:10
Nunca ouvi falar em LED 12volts.

Até os CREE são aprox. 3v

chiccoli
14-08-10, 14:11
coloka 5 em paralelo(só pra garantir, seria 4), se aguenta vai..,se não.., infelizmente começa o planejamento, ou a feitoria de pedido no ML

chiccoli
14-08-10, 14:24
se vc quer saber a teoria,
se vc colokar em paralelo, divide a voltagem, se em série, a amperagem,
a corrente é alternada, ou continua ?
tele um mecanic esses dias me falando q a lampada do farol é alternada,
ai eu fikei pensando., e o retificador serve pra q ??...,

bom..,se por acaso o mecanico estiver certo, compra uns diodo e ja era..

kojijo
14-08-10, 18:06
Pois é cara, tb pensei nisso, mais vou ligar em paralelo mesmo de 5, e vou ver como vai sair rsrss

estou fazendo a furação aqui da bandeja.

chiccoli
14-08-10, 19:08
não esquecendo q led tem polo pra liga, se vc coloka o positivo no negativo ele ñ acende

Ivan RJ
14-08-10, 19:12
Antigamente... era necessário o uso de resistor, mas hoje já existe os leds que não necessitam de resistor. Coloquei no meu painel no lugar das lâmpadas, bem mais prático.
Pra a lanterna traseira, basta vc comprar a lâmpada pronta e encaixar no próprio suporte da original.
Um grande abraço a todos os irmãos.

kojijo
14-08-10, 19:54
Ivan RJ isso mesmo, porém a que eu quero fazer é igual a do cyber, com pisca de chevett 79 rsrsrs, estou estudando aqui no forum e achei muitas dicas, agora estou começando a entender as coisas.

Caique
14-08-10, 20:05
se vc quer saber a teoria,
se vc colokar em paralelo, divide a voltagem, se em série, a amperagem,
a corrente é alternada, ou continua ?
tele um mecanic esses dias me falando q a lampada do farol é alternada,
ai eu fikei pensando., e o retificador serve pra q ??...,

bom..,se por acaso o mecanico estiver certo, compra uns diodo e ja era..

O retificador descarrega a carga q sobra pelo aterramento
Assim ó!
http://www.industriamegaville.com.br/tecnologia/regulador_honda_cg125.gif

kojijo
14-08-10, 20:11
hmmm agora a mente esta se abrindo ehehe

kojijo
14-08-10, 20:40
Segunda vou la na loja que comprei os leds, olha só pessoal...

Vou chegar la e comprar o que? Queria bem explicado o que devo comprar, quero colocar 3 fileiras de 10 leds e uns 5 pra luz de placa.
Então o que devo comprar la na loja?

rsrss.. velho é fods

Léo Borges
14-08-10, 20:42
Segunda vou la na loja que comprei os leds, olha só pessoal...

Vou chegar la e comprar o que? Queria bem explicado o que devo comprar, quero colocar 3 fileiras de 10 leds e uns 5 pra luz de placa.
Então o que devo comprar la na loja?

rsrss.. velho é fods


3 é suficiente para luz de placa, mas tem que ser branco (fiz na minha sundown) :OK:

magrao tk
14-08-10, 20:44
Pra dar uma iluminada na idéia:
http://autosom.net/artigos/led.htm

Não sei se vão levar em consideração esse meu esqueminha aqui, mesmo assim fui brincar no paint :)
http://img695.imageshack.us/img695/8070/semttulouo.jpg (http://img695.imageshack.us/i/semttulouo.jpg/)

Essa ligação de leds é em paralelo. Dizem que deve se ligar um resistor em cada led, mas é bobagem. Se todos os leds ligados em paralelo tiverem características iguais pode se usar um resistor para todos.

Se quiser pode se fazer assim: um resistor em cada carreiro de leds, assim se forem muitos leds não sobrecarrega um resistor sozinho.
E caso for usar leds brancos pra iluminar a placa o valor do resistor muda de acordo com o que tá escrito no link acima.

Caique
14-08-10, 20:52
è a perninha maior ou a menor q é positivo?

kojijo
14-08-10, 20:56
Creio que seja a perna maior do led hehe

magrao tk
14-08-10, 21:02
è a perninha maior ou a menor q é positivo?

Maior.



Isso que ia perguntar para o vendedor segunda rsrsrs

Pow cara, já to ligado de como fazer, aprendir muita coisa aqui

Então se for colocar 3 fileiras de 10 leds em cada fileira coloco só um resistor, é isso né?


Isso aí. Pode até ligar os 10 leds de cada fileira em um resistor só. Só é bom não usar aqueles resistores muito pequeninos, pede de 1\2 watt e no valor correspondente aos leds.

Só uma curiosidade, como tu vai fazer a luz de freio e a sinaleira com 3 carreiros de led?

Caique
14-08-10, 21:04
Derrepente ele faz 2 carreiras do pequeno pra lanterna e uma do grande pro freio :drool: :lol: :lol:

magrao tk
14-08-10, 21:20
Eu usaria mais leds e todos de mesmo tamanho. O 5mm já é um bom tamanho.
Faria 4 ou 5 segmentos. 2 pra sinaleira e 2 ou até 3 pra luz do freio. E colocaria intercalado a posição deles nas fileiras.
Por exemplo: led sinaleira - led freio - led sinaleira - led freio - led sinaleira...

luciano streetfhather
14-08-10, 21:22
è a perninha maior ou a menor q é positivo?
:D :DA cor vermelha te lembra alguma coisa :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/

Léo Borges
14-08-10, 21:25
:D :DA cor vermelha te lembra alguma coisa :-/ :-/ :-/ :-/ :-/ :-/


:-/ :-/ :-/ :-/ ele se referiu ao led real e não ao do esquema do amigo Magrão tk :G

Léo Borges
14-08-10, 21:27
Pra dar uma iluminada na idéia:
http://autosom.net/artigos/led.htm

Não sei se vão levar em consideração esse meu esqueminha aqui, mesmo assim fui brincar no paint :)
http://img695.imageshack.us/img695/8070/semttulouo.jpg (http://img695.imageshack.us/i/semttulouo.jpg/)

Essa ligação de leds é em paralelo. Dizem que deve se ligar um resistor em cada led, mas é bobagem. Se todos os leds ligados em paralelo tiverem características iguais pode se usar um resistor para todos.

Se quiser pode se fazer assim: um resistor em cada carreiro de leds, assim se forem muitos leds não sobrecarrega um resistor sozinho.
E caso for usar leds brancos pra iluminar a placa o valor do resistor muda de acordo com o que tá escrito no link acima.


Sabe me dizer a impedância dos resistores da ilustração?

luciano streetfhather
14-08-10, 21:33
:-/ :-/ :-/ :-/ ele se referiu ao led real e não ao do esquema do amigo Magrão tk :G
voltamos a aprensentar, batma & robim tatatatamm pampampam :drool: :lol:

magrao tk
14-08-10, 21:34
Sabe me dizer a impedância dos resistores da ilustração?

São de 1k, é o recomendado para usar nos leds vermelhos em 12v.
O resistor mais embaixo era pra ser igual os outros 2, foi barberagem minha no paint. Acabou ficando com 10R apenas :-/

Léo Borges
14-08-10, 21:37
São de 1k, é o recomendado para usar nos leds vermelhos em 12v.
O resistor mais embaixo era pra ser igual os outros 2, foi barberagem minha no paint. Acabou ficando com 10R apenas :-/


Pergunto porque fiz em minha sundown, mas acabei usando um resistor para cada led, agora vejo que foi um desperdício de resistores :-/ :-/ :-/

Stone
14-08-10, 21:41
Cara, liga uns 4 ou 5 Leds em série e liga na bateria, se ligar em paralelo vai queimar tudo, pois irá 12V para cada LED...

blaugusto
14-08-10, 21:42
O ideal nas motos é botar resistor pra 14v.

As nossas pequenas não regulam muito bem a voltagem e acabam deixando passar uns volts a mais. ;)

magrao tk
14-08-10, 22:06
Cara, liga uns 4 ou 5 Leds em série e liga na bateria, se ligar em paralelo vai queimar tudo, pois irá 12V para cada LED...

Não Stone. Assim como eu fiz os leds estão em paralelo, mas os resistores estão em série. Pode ver no desenho que pra voltagem chegar em cada led ela é obrigada a passa antes pelo resistor.

Ligar em série tambem dá, mas tem uma grande desvantagem, se um led se altera ou queima todos os outros param de receber a voltagem apagando geral.
Em paralelo mesmo que um queime os outros vão pemanecer acesos.



O ideal nas motos é botar resistor pra 14v.

As nossas pequenas não regulam muito bem a voltagem e acabam deixando passar uns volts a mais. ;)

Pode se fazer o cálculo pra 14v tambem por segurança, mas os leds tem uma margem de tolerancia bem grande. Tenho há tempo um resistor ideal para 12v nos leds do painel da Titan e até hoje firme e fortes.

Stone
14-08-10, 22:24
Não Stone. Assim como eu fiz os leds estão em paralelo, mas os resistores estão em série. Pode ver no desenho que pra voltagem chegar em cada led ela é obrigada a passa antes pelo resistor.

Ligar em série tambem dá, mas tem uma grande desvantagem, se um led se altera ou queima todos os outros param de receber a voltagem apagando geral.
Em paralelo mesmo que um queime os outros vão pemanecer acesos.


No desenho os Les estão em paralelo mas em série com o resistor, se ligar alguns leds em série não precisa usar resistor, fica mais simples porém mais frágil

magrao tk
14-08-10, 22:33
Mesmo que se ligue em série convem usar um resistor de valor baixo pra limitar a corrente que vai passar nos leds, nunca é bom ligar somente os leds senão aí é como eu disse, se um ficar ruim atrapalha todos os outros que estão juntos.

kojijo
15-08-10, 13:48
Maior.
Isso aí. Pode até ligar os 10 leds de cada fileira em um resistor só. Só é bom não usar aqueles resistores muito pequeninos, pede de 1\2 watt e no valor correspondente aos leds.

Só uma curiosidade, como tu vai fazer a luz de freio e a sinaleira com 3 carreiros de led?




Assim fica bem facil de fazer, ou então como vc disse 4 fileiras de 10leds, fileira 1 e 3 sinaleira, fileira 2 e 4 stop, assim tb fica show.
Agora minha dúvida é: Vou comprar 43 leds de 5mm, 40 vermelho e 3 branco, ligar 4 fileira de 10 e uma de 3 branco, em cada fileira vou colocar um resistor de 1/2watt no valor correspondente do led? mesma coisa nos leds branco?

magrao tk
15-08-10, 19:43
Assim fica bem facil de fazer, ou então como vc disse 4 fileiras de 10leds, fileira 1 e 3 sinaleira, fileira 2 e 4 stop, assim tb fica show.
Agora minha dúvida é: Vou comprar 43 leds de 5mm, 40 vermelho e 3 branco, ligar 4 fileira de 10 e uma de 3 branco, em cada fileira vou colocar um resistor de 1/2watt no valor correspondente do led? mesma coisa nos leds branco?

Sim, para os leds vermelhos o valor dos resistores é igual. Funciona bem com um resistor de 1k x 1\2watt. Mas para os brancos pode ser 470R x 1\2watt.

chiccoli
15-08-10, 19:44
sobre a posição, acho q nem marca, coloka numa pilha, e sai testando
depois monta tudo na msm posição, e ve se da certo..
o q manda é tah alinhado...

kojijo
15-08-10, 20:49
Blz, amanha vou comprar o material para começar de novo.
Ai digo como esta o andamento.

kojijo
21-08-10, 21:12
Material comprado:
40 Leds Alto brilho vermelho 5mm 1.8w
3 Leds Alto brilho Branco 10mm 1.8w
Uns 40 Resistores de 1k 1.8w rsrsrsrs (Acho que foi muito).

Minha dúvida continua, vou ligar 4 fileiras de 10leds vermelho e uma de 3 leds brancos.
Ligo 10 leds em paralelo com 1 resistor só?
Ou ligo 1 resistor em cada led?
Posso ligar esse resistor de 1k em cada led?

vlwwww

XxUNOxX
21-08-10, 21:27
Um amigo fez pra mim (feita para XTZ 125 e ou lander 250)

http://img140.imageshack.us/img140/9026/lanternaled2.jpg
http://img97.imageshack.us/img97/1105/lanternaled1.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAN5W5N3ZQqr2Dh2f-Ltvc_Sb0viVPfK4Oe4wfM2wCjld8xAgMRQ5KHcg0Xt_AjwptQc L295fOdoZOkVcwnntxNoAm1T1UI98hP3q1MQo3HgEP9i9EcI8I _9w.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAA0yeVL2m18ohOxWEGQOxnSC3hqLVx4g13V-q5JJTIaJRnPiR8-YWciWEcOUtrD1POn80KViFbEkCjpKbSidifQAm1T1UP4hPs_38 7u8Am9RaTDkKQxSHNYK.jpg

Esquema elétrico usado (modelo)

http://lh4.ggpht.com/_BOJOtDA-lfs/S76N_Ak5hyI/AAAAAAAAEpA/BGqNkGUIFAE/s912/shem2.png

Simplesmente perfeita, os 3 led's brancos que ele colocou pra placa, são tão fortes que vão até o chão, e são "meio azulados" parecem neon...

Ficou simplesmente muito bom, e chama muito atenção anoite!
E o melhor é que foi só tirar a lampada original e encaixar o soquete que ele fez :OK: :OK: :OK:

kojijo
21-08-10, 21:32
Ficou show mesmo cara, queria um amigo desse srrsrs...

Aqui o meu vou tentar fazer eu mesmo pra ver o que da

XxUNOxX
21-08-10, 21:34
Bonus:

Esquema Elétrico no formado Adobe
http://www.4shared.com/document/ToO34EWO/lanterna.html

Esquema Elétrico no formato do COREL DRAW 11 (PRONTO PARA IMPRIMIR NA PLACA)
http://www.4shared.com/file/mIq69ibk/lant.html

XxUNOxX
21-08-10, 21:35
Ficou show mesmo cara, queria um amigo desse srrsrs...

Aqui o meu vou tentar fazer eu mesmo pra ver o que da


O amigo mora a muitos km da minha casa, é da mesma comunidade da XTZ 125X, cobrou 40,00 na lanterna + 10,00 de frete + 17,00 da lente cristal da lanterna

kojijo
21-08-10, 21:53
eita cara muito o preço, so de leds gastei 50 conto

Zuim
22-08-10, 00:24
sai caro mesmo

XxUNOxX
22-08-10, 01:56
eita cara muito o preço, so de leds gastei 50 conto


Lanterna em LED é cara mesmo, tanto pra fazer, como para comprar pronta.

prexedes moto boy
22-08-10, 12:03
se sua nao fose carga auternada obs carga pelo magneto serto
ai vc poderia estalar sem resistor ,mas vc tem colok sim .
se vc quizer colok a parte eletrica direto na bateria vc pode por
fk muito bm
eu coloquei xenon na minha moto ai tive q jogar td na bateria
e estou com bateria de twister minha mt he fan 07

fan2007
22-08-10, 13:13
[quote=prexedes moto boy;533164]
se sua nao fose carga auternada obs carga pelo magneto serto
ai vc poderia estalar sem resistor ,mas vc tem colok sim .
se vc quizer colok a parte eletrica direto na bateria vc pode por
fk muito bom
ai fica bomm

kojijo
22-08-10, 17:22
se sua nao fose carga auternada obs carga pelo magneto serto
ai vc poderia estalar sem resistor ,mas vc tem colok sim .
se vc quizer colok a parte eletrica direto na bateria vc pode por
fk muito bm
eu coloquei xenon na minha moto ai tive q jogar td na bateria
e estou com bateria de twister minha mt he fan 07

Lanterna feita, como vc disse, eu tenho que ligar direto na bateria é?
E a luz do stop? Posso ligar normal?

magrao tk
22-08-10, 18:06
Pra ligar os leds na bateria tem de se usar resistores!!! Voce tem que fazer o circuito de acordo com as características dos leds.
Só pra exemplificar:

A corrente ideal de um led desses é de 20MA (0,020 Ampéres). Se ligar direto na bateria vai estar jogando a amperagem da bateria nos leds!
A voltagem que deve ter nos terminais de cada um são em média 1,8 volts.
O resistor limita a ''Amperagem'' e não a voltagem.
A voltagem cai dos 12 para 1,8v com o próprio consumo do led quando a amperagem aplicada é de acordo com seu uso.
Ligar leds em série reparte a voltagem entre eles. Mas mesmo ligados em série deve se usar resistor pra limitar a amperagem.

É só reparar nos circuitos que eu o Uno passamos. Todos eles são assim e funcionam.

kojijo
22-08-10, 18:21
Lanterna feita, como foi a primeira que fiz, ficou legalzinha rsrsrs...
Acho que na instalação queimei 3 leds, vou liguei os polos contrario.

http://img696.imageshack.us/img696/2291/lanterna3.jpg

ligado...
http://img839.imageshack.us/img839/2049/lanterna.jpg

http://img834.imageshack.us/img834/3582/lanterna1.jpg

Amanha vou comprar o ferro ou aluminium para fazer o suporte de placa e setas para instalar a lanterna.

magrao tk
22-08-10, 18:25
Ficou bem forte :clap:
Como tu fez a ligação dos leds?

kojijo
22-08-10, 18:29
Ficou bem forte :clap:
Como tu fez a ligação dos leds?


3 fileiras de 11 leds alto brilho, cada fileira liguei com 1 resistor de 1k
o branco de 10mm liguei em cada um, 1 resistor tb de 1k

magrao tk
22-08-10, 18:47
É isso aí :OK:

To pensando em fazer assim: Deixar a lampada original pra sinaleira e fazer uma placa com leds ao redor da lampada só pra luz do freio, já que na minha a luz do freio que é consome bateria.

kojijo
22-08-10, 18:50
Fica legal tb...

Luiz_Paulo
22-08-10, 18:58
Acho mais facil comprar os led´s pronto já com os resistores e depois encurtar os fios é que ainda não tive a oportunidade de desmontar a minha lanterna pra ver como é mais vo ve se consigo colocar os led´s na propria lanterna.

kojijo
22-08-10, 19:03
Acho mais facil comprar os led´s pronto já com os resistores e depois encurtar os fios é que ainda não tive a oportunidade de desmontar a minha lanterna pra ver como é mais vo ve se consigo colocar os led´s na propria lanterna.


Eu poderia ter feito isso, mais como vou tirar o paralama para por um aro motard, fiz assim imitando o cyber hehe.

kojijo
29-08-10, 20:37
Gente é o seguinte, depois de instalado a lanterna, notei que a bros tem corrente alternada, então os leds na baixa ficam mais fracos, como devo ligar e onde ligar essa lanterna para que eles fiquem com luz constante?

OUtra dúvida é a seguinte, para ligar o stop colocaria um resistor de menos valor na saida do positivo do stop?