PDA

Ver Versão Completa : plebiscito sobre ciclomotores



sexagenario
19-08-10, 11:09
Vamos pensar e decidir juntos.
A população de baixa renda deste país sobrevive sem trabalhar ?
Num país tão mal servido de transporte público, é facil o deslocamento da população de baixa renda ?
Existe facilidade criada pelos órgãos públicos para a população de baixa renda habilitar-se para pilotar uma moto (CNH ou ACC) ?
A população de baixa renda tem recursos suficientes para pagar os custos de uma CNH ou ACC ?
A população de baixa renda tem recursos suficientes para pagar IPVA de moto ?
E nós, brasileiros alienados politicamente, constatamos isso diariamente e não fazemos NADA.
É hora de levantarmos uma bandeira para cobrar dos políticos que NÓS colocamos lá para fazer as leis que o povo brasileiro quer e precisa ?
Vamos fazer um PLEBISCITO de abrangencia nacional, recolher quantas assinaturas forem necessárias e alterar a legislação do CONTRAN em benefício
do povo, no que concerne aos CICLOMOTORES.
Penso que ciclomotor é um meio de transporte que beneficia a população de baixa renda e que deve ter uma legislação que autorize sua condução sem CNH ou ACC
e não tenha IPVA e/ou emplacamento. A idade mínima continuará sendo de 18 anos porque se fizer "M" tem que responder pelo ato junto ao Ministério Público.
Assim, iniciamos agora essa discussão e vamos participar ao invés de só contemplar. Sexagenário.

Fester
19-08-10, 11:13
Sem CNH?
Sem emplacamento?

FICOU LOUCO MEU COLEGA?

Imagine a quantidade de crime e roubo que iriam aumentar! |:(

Uma coisa dessa JAMAIS vai ser aprovada e eu seria o primeiro a NÃO ASSINAR.

Ande com seus docs em dia e vc nunca vai ter problemas.

flw

Léo Borges
19-08-10, 11:18
Sem CNH?
Sem emplacamento?

FICOU LOUCO MEU COLEGA?

Imagine a quantidade de crime e roubo que iriam aumentar! |:(

Uma coisa dessa JAMAIS vai ser aprovada e eu seria o primeiro a NÃO ASSINAR.

Ande com seus docs em dia e vc nunca vai ter problemas.

flw


:OK:

Imagine a quantidade "barbeiros" pelas ruas (como se já não tivesse muito) e os acidentes? roubos destes ciclomotores então nem se fala.
Melhor deixar do jeito que tá mesmo!

Paulodf
19-08-10, 11:20
Sem CNH não tem nem lógica!
Tem é que dificultar o acesso a CNH A/B/C ou D, colocando provas mais difíceis para poder chegar perto da realidade desse trânsito maluco do Brasil.

Abraços.

blaugusto
19-08-10, 11:27
Motos com até 50cc não precisam de CNH!
Pronto, resolvido o problema!!

Ahhhh... 50cc é pouco???
Ué... mas num é pra pobre esse negocio?? Pode comprar CG de 7mil $$ mas não pode tirar CNH???


Cada coisa besta que vou te contar viu....

bauken
19-08-10, 11:32
Ihhhhh o plebiscito foi por água abaixo!! :G :G :G

Firestorm
19-08-10, 11:36
que distribuam CNH pra ciclomotores de graça entao pra populacao de baixa renda poder ter
mas tem q ter, senão o transito vai ficar mais caótico ainda

a pessoa tem q estar a sujeito por exemplo a tomar multas e perder o direito de dirigir

neto_pe
19-08-10, 11:45
Motos com até 50cc não precisam de CNH!
Pronto, resolvido o problema!!

Ahhhh... 50cc é pouco???
Ué... mas num é pra pobre esse negocio?? Pode comprar CG de 7mil $$ mas não pode tirar CNH???


Cada coisa besta que vou te contar viu....

[2]
Apoiado

blaugusto
19-08-10, 11:51
E entra na casa dessa tal população de baixa renda...
Tem TV LCD, Home Theater, sonzinho bacana, churrasco todo fim de semana, cabelereiro uma vez por semana...

Roberval3000
19-08-10, 11:58
algumas pessoas acham q CNH é só papel com foto , como se fosse documento de identidade, nada disso, tem curso pra conhecer as leis de transito, etc...

sem emplacamento, nego faz de tudo qta é merdda , ja q nao dá pra identificar

exemplo:

nego vai furar sinal vermelho, vem um carro q tenta desviar, sobe na calçada atropela uns 4

chiccoli
19-08-10, 12:00
Sou a favor de um curso de direção defenssiva anexo a CNH sendo obrigatória, e taxas mais baixas
a CNH num pode ser 1000 reais como em algumas cidades, e um preço padrão, ai invés de cada cidade um preço..
eu quase fui tirar carta em guararapes pq lah eh mais barato (200 reais)

neto_pe
19-08-10, 12:10
pois é hj em dia tudo ta facil basta esforço de cada um pra conseguir o que quer... e sou pobre sim... mas la em casa tem tv lcd... tenho moto... tem um sozinho massa... sou fumante... (vicio gastoso ) em fim... mas nada dado tudo comprado com dinheiros do meu trabalho!!! e sou pobre!!! mas batalhei pra ter... pq outras pessoas nao pode fazer tmb?

Tasteful
19-08-10, 12:16
precisa sim!!!
só porque anda de ciclomotor não significa que tu não deva conhecer as leis de trânsito e ser devidamente instrucionado
aí o kra vai sair por ai no meio da rua de ciclomotor causando acidentes e arriscando a si e a terceiros

DiogoFIP
19-08-10, 12:17
Motos com até 50cc não precisam de CNH!
Pronto, resolvido o problema!!

Ahhhh... 50cc é pouco???
Ué... mas num é pra pobre esse negocio?? Pode comprar CG de 7mil $$ mas não pode tirar CNH???


Cada coisa besta que vou te contar viu....


[3]
Concordo!!

jpedro91
19-08-10, 12:18
essa sua enquete ta ridicula...
coloca uns itens descentes, todos os sim são de um cara comd or de barriga..
e o não ta certo, mais coloque umas opções melhores.....

Ivan RJ
19-08-10, 12:19
Tópico de extrema importância, Parabéns Sexagenário.
Penso que o condutor deve ter CNH específica para a condução de Scooter de até 50cc, veículo mais fácil de dirigir. Seria gratuita, bem como a redução de impostos sobre a produção e venda desses produtos. Como certificado de propriedade basta a nota fiscal, como ocorria na década de 70 com os ciclomotores, Puch, Mobilete, etc...
É uma forma de democratizar o transporte, em vários tópicos, PESQUISEM, defendi e continuo defendendo a vinda para o Brasil de produtos mais baratos para uma faixa menos favorecida de nossa população. Nós não temos que ficar a disposição da boa vontade de empresários inescrupulosos da área de transporte, sendo que a concessão dada a eles é pública, É NOSSA!!!
O roubo não irá diminuir, pois, ladrão quer moto e não scooter. Vai fugir de polícia com uma scooter de 50cc? Óbvio que não. Vai usar como mototáxi? Impossível, só se o passageiro for correndo do lado.
Irmãos, quem mora nas cidades pequenas, fica até mais fácil se locomover, mas vamos pensar nas pessoas que residem nos grandes centros e se expremem em um trem, metro, onibus para chegar ao trabalho, quando os mesmos não quebram ou se acidentam, por falta de manutenção, durante o percurso.
Vamos parar de olhar para o nosso umbigo, talvez um tanto burguês, e pensar nos menos favorecidos pelas regras impostas pela nossa sociedade da qual fazemos parte. Está na hora de começarmos a mudar o nosso país, e como toda caminhada depende apenas do 1º passo.
Vamos debater, mas sem radicalismos e hipocresia, sabemos que o exame feito pelos Detrans é uma piada, não serve para nada e não prova nada. Se o aprovado não tiver quem o ensine de verdade a pilotar, papel tão bem realizado pelo Pequenas Notáveis, a chance dele sobreviver no trânsito das grandes capitais é quase nula. Essa é a mais pura verdade.
Segue o debate.
Parabéns, mais uma vez Sexagenário!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

LuizFabri
19-08-10, 12:25
Tem a diferença entre ser pobre e respeitar a lei, andar corretamente e ser rico e não dar nem a seta ao trocar de faixa....
Assim como tem uma linha tênue que separa os pobres que não sabem nem ler e têm carro/moto e ricos que dão a seta e te respeitam como moto....


Não acho que necessite de um plebiscito, mas sim que hajam mais ciclovias, e um incentivo a mais para as bicicletas, não é a população brasileira que está ficando obesa? pronto....!
Ou quem sabe as bicicletas eletricas? porque não? Meu pai tem uma e é suficiente para uns 50km/carga... para que mais do que isso?

Ciclomotores são geralmente 2T, os 4T estão começando agora, poluem mais que carros.... o que é melhor?

Assim como a Incruzão Degetal sou contra esse tipo de possibilidade!

Não entendi isso:
"A idade mínima continuará sendo de 18 anos porque se fizer "M" tem que responder pelo ato junto ao Ministério Público."

Primeiro responderá junto a Polícia de Transito, depois para as esferas Civeis e Criminais não ao MP!

"que NÓS colocamos lá para fazer as leis que o povo brasileiro quer e precisa ?"

A lei que você quer pode ser diferente da lei que eu quero, da lei que o Fester quer, que o Blau quer.... não é tão simples assim colocar a lei que o POVO brasileiro quer...

E por fim, concordo com o Blau, se tem quem possa pagar 7000 numa CG pq não 1000 em uma CNH?

Abraço

chiccoli
19-08-10, 12:25
scooter 50cc 4T né ?, num eh 2t ñ né...

Tasteful
19-08-10, 12:25
Tópico de extrema importância, Parabéns Sexagenário.
Penso que o condutor deve ter CNH específica para a condução de Scooter de até 50cc, veículo mais fácil de dirigir. Seria gratuita, bem como a redução de impostos sobre a produção e venda desses produtos. Como certificado de propriedade basta a nota fiscal, como ocorria na década de 70 com os ciclomotores, Puch, Mobilete, etc...
É uma forma de democratizar o transporte, em vários tópicos, PESQUISEM, defendi e continuo defendendo a vinda para o Brasil de produtos mais baratos para uma faixa menos favorecida de nossa população. Nós não temos que ficar a disposição da boa vontade de empresários inescrupulosos da área de transporte, sendo que a concessão dada a eles é pública, É NOSSA!!!
O roubo não irá diminuir, pois, ladrão quer moto e não scooter. Vai fugir de polícia com uma scooter de 50cc? Óbvio que não. Vai usar como mototáxi? Impossível, só se o passageiro for correndo do lado.
Irmãos, quem mora nas cidades pequenas, fica até mais fácil se locomover, mas vamos pensar nas pessoas que residem nos grandes centros e se expremem em um trem, metro, onibus para chegar ao trabalho, quando os mesmos não quebram ou se acidentam, por falta de manutenção, durante o percurso.
Vamos parar de olhar para o nosso umbigo, talvez um tanto burguês, e pensar nos menos favorecidos pelas regras impostas pela nossa sociedade da qual fazemos parte. Está na hora de começarmos a mudar o nosso país, e como toda caminhada depende apenas do 1º passo.
Vamos debater, mas sem radicalismos e hipocresia, sabemos que o exame feito pelos Detrans é uma piada, não serve para nada e não prova nada. Se o aprovado não tiver quem o ensine de verdade a pilotar, papel tão bem realizado pelo Pequenas Notáveis, a chance dele sobreviver no trânsito das grandes capitais é quase nula. Essa é a mais pura verdade.
Segue o debate.
Parabéns, mais uma vez Sexagenário!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.




isso só aumentaria o tráfego na rua ivan,se o governo deve fazer é aprimorar os transportes publicos coletivos,nos anos 70 a coisa era beem diferente

blaugusto
19-08-10, 12:27
Baratear sim!!
Fazer plebiscito para que o governo financie uma parte dos gastos com a CNH sim.

Mas a enquete está extremamente radicalista e os topicos do post inicial ridiculos.


E é como o neto falou: uma expremidinha aqui e outra ali e dá pra fazer. Sempre dá! Não me venham com esse papo de menos favorecido pq quem trabalha pedindo dinheiro no semáforo ganha mais que eu no fim do mês e nem por isso eu fico chorando por aí.

casali
19-08-10, 12:44
Imposto mais barato sim, valor menor para habilitação, sim, mas isenção e liberação de CNH nunca, a sim, idade mínima também
Antigamente aqui onde moro cliclomotor era liberado, era uma bagunça só

jotappe
19-08-10, 12:53
pelo que eu sei para conduzir ciclomotores existe uma habilitação de categoria ACC( autorização para conduzir ciclomotores) Cuja a prova é realizada numa motocicleta Normal.
E sobre o emplacamento tive uma Jog Da Yamaha Comprei ela ela era emplacada a polícia que não fiscalizava!

Léo Borges
19-08-10, 13:39
essa sua enquete ta ridicula...
coloca uns itens descentes, todos os sim são de um cara comd or de barriga..
e o não ta certo, mais coloque umas opções melhores.....


:OK: :OK: :OK:

jpedro91
19-08-10, 14:01
Baratear sim!!
Fazer plebiscito para que o governo financie uma parte dos gastos com a CNH sim.

Mas a enquete está extremamente radicalista e os topicos do post inicial ridiculos.


E é como o neto falou: uma expremidinha aqui e outra ali e dá pra fazer. Sempre dá! Não me venham com esse papo de menos favorecido pq quem trabalha pedindo dinheiro no semáforo ganha mais que eu no fim do mês e nem por isso eu fico chorando por aí.


[2]

blaugusto
19-08-10, 14:16
Transporte publico decente Já!!!!!

Aqui em campinas criaram umas vias exclusivas para ônibus.

Atrapalhja quem tá de carro, pq tem uma faixa a menos na avenida.
Mas pra quem vai de ônibus melhorou absurdamente.

O tempo de espera entre um onibus e outro caiu, o tempo pra fazer o mesmo percurso caiu 20x...
E eu não reclamo de pegar congestionamento por causa disso não.

Isso atrapalhou a vida de 200 carros, mas melhorou absurdamente a vida de 2000 usuarios de onibus.

Fog
19-08-10, 14:20
Muito radical isso aí, assim não se chega a lugar nenhum.
Prefiro a bolsa família do que mais algumas centenas de fraturados em acidentes todo dia.
Isso não tem nada a ver com inclusão social.
Com todo respeito,

Roberval3000
19-08-10, 14:22
Imagina q lindo

Cidade tomada por cinquentinhas sem placa pilotado por nego q nao sabe nada sobre o transito

blaugusto
19-08-10, 14:30
Magina o povo que anda de bicicleta e bate o pé até o fim que andar na contra mão é mais seguro.

Agora imagina que esse povo vai sair motorizado por aí....

bauken
19-08-10, 17:11
Hummm se o excelentíssimos senhor presidente Lula ler esse tópico, vai criar a "Bolsa CNH"!! :G

Carleetos
19-08-10, 18:18
O que acontece é que os impostos não são aplicados como deveriam.


A verba do IPVA deveria ser aplicada em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Analise então:

Em média o valor do IPVA é de 2% do valor do veículo.

Quantos milhões de veículos licenciados temos rodando nesse Brasil continental?

Pegue o depoimento de alguém que precisou de um procedimento médico, internamento, medicamentos e dependeu do serviço público de saúde pra isso.


Agora, você cidadão, simplesmente se recuse a pagar impostos pra ver o que acontece.

Ivan RJ
19-08-10, 18:43
Posso fazer uma pergunta?
Alguém leu a minha postagem? Eu falo em baratear e não subsidiar a CNH. Eu falo em uma CNH exclusiva para scooter até 50cc.
Volto a lembrar, nas cidades pequenas o transporte público pode funcionar bem, mas só como amostragem cito, Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Pessoal o Brasil é continental com uma concentração de pessoas nessas cidades.
Vamos ver quem leu minha postagem.
Um grande abraço a todos os irmãos.

magrao tk
19-08-10, 19:00
Melhorar o transito, melhorar o transporte, a locomoção e acima de tudo a qualidade de vida pra mim tem outro nome: CICLOVIAS!!!

Sou radical nisso, não apoio nem bicicleta elétrica, é no pedal mesmo! Barra circular, Monark, Caloi!
Não polui absolutamente nada e contribui pra saúde do indivíduo.

É claro que não é todo lugar que favorece isso, mas em regiões de geografia mais plana deve se investir em uma área para uso exclusivo das bikes principalmente nos grandes centros urbanos. Desafogaria e muito o transito. A meu ver é a saída para o transito caótico e problemas de transporte público no Brasil.

Manoel Araujo dos Passos
19-08-10, 19:05
Tópico de extrema importância, Parabéns Sexagenário.
Penso que o condutor deve ter CNH específica para a condução de Scooter de até 50cc, veículo mais fácil de dirigir. Seria gratuita, bem como a redução de impostos sobre a produção e venda desses produtos. Como certificado de propriedade basta a nota fiscal, como ocorria na década de 70 com os ciclomotores, Puch, Mobilete, etc...
É uma forma de democratizar o transporte, em vários tópicos, PESQUISEM, defendi e continuo defendendo a vinda para o Brasil de produtos mais baratos para uma faixa menos favorecida de nossa população. Nós não temos que ficar a disposição da boa vontade de empresários inescrupulosos da área de transporte, sendo que a concessão dada a eles é pública, É NOSSA!!!
O roubo não irá diminuir, pois, ladrão quer moto e não scooter. Vai fugir de polícia com uma scooter de 50cc? Óbvio que não. Vai usar como mototáxi? Impossível, só se o passageiro for correndo do lado.
Irmãos, quem mora nas cidades pequenas, fica até mais fácil se locomover, mas vamos pensar nas pessoas que residem nos grandes centros e se expremem em um trem, metro, onibus para chegar ao trabalho, quando os mesmos não quebram ou se acidentam, por falta de manutenção, durante o percurso.
Vamos parar de olhar para o nosso umbigo, talvez um tanto burguês, e pensar nos menos favorecidos pelas regras impostas pela nossa sociedade da qual fazemos parte. Está na hora de começarmos a mudar o nosso país, e como toda caminhada depende apenas do 1º passo.
Vamos debater, mas sem radicalismos e hipocresia, sabemos que o exame feito pelos Detrans é uma piada, não serve para nada e não prova nada. Se o aprovado não tiver quem o ensine de verdade a pilotar, papel tão bem realizado pelo Pequenas Notáveis, a chance dele sobreviver no trânsito das grandes capitais é quase nula. Essa é a mais pura verdade.
Segue o debate.
Parabéns, mais uma vez Sexagenário!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

Concordo plenamente...
Não vamos generalizar a questão que está sendo debatida aqui..
Como o Ivan falou, seria ótimo criar uma CNH especifica para o tipo de moto citada.

Grande Abraço.

Firestorm
19-08-10, 20:37
Tópico de extrema importância, Parabéns Sexagenário.
Penso que o condutor deve ter CNH específica para a condução de Scooter de até 50cc, veículo mais fácil de dirigir. Seria gratuita, bem como a redução de impostos sobre a produção e venda desses produtos. Como certificado de propriedade basta a nota fiscal, como ocorria na década de 70 com os ciclomotores, Puch, Mobilete, etc...
É uma forma de democratizar o transporte, em vários tópicos, PESQUISEM, defendi e continuo defendendo a vinda para o Brasil de produtos mais baratos para uma faixa menos favorecida de nossa população. Nós não temos que ficar a disposição da boa vontade de empresários inescrupulosos da área de transporte, sendo que a concessão dada a eles é pública, É NOSSA!!!
O roubo não irá diminuir, pois, ladrão quer moto e não scooter. Vai fugir de polícia com uma scooter de 50cc? Óbvio que não. Vai usar como mototáxi? Impossível, só se o passageiro for correndo do lado.
Irmãos, quem mora nas cidades pequenas, fica até mais fácil se locomover, mas vamos pensar nas pessoas que residem nos grandes centros e se expremem em um trem, metro, onibus para chegar ao trabalho, quando os mesmos não quebram ou se acidentam, por falta de manutenção, durante o percurso.
Vamos parar de olhar para o nosso umbigo, talvez um tanto burguês, e pensar nos menos favorecidos pelas regras impostas pela nossa sociedade da qual fazemos parte. Está na hora de começarmos a mudar o nosso país, e como toda caminhada depende apenas do 1º passo.
Vamos debater, mas sem radicalismos e hipocresia, sabemos que o exame feito pelos Detrans é uma piada, não serve para nada e não prova nada. Se o aprovado não tiver quem o ensine de verdade a pilotar, papel tão bem realizado pelo Pequenas Notáveis, a chance dele sobreviver no trânsito das grandes capitais é quase nula. Essa é a mais pura verdade.
Segue o debate.
Parabéns, mais uma vez Sexagenário!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.



so complementou o que eu falei, mas concordo com tudo sem tirar nem por, e pra quem acha q vai lotar de motinho por ai, melhor do que lotar de carros, eu adoro meu carro muito mais que a minha moto, mas é fato que eles geram muito mais congestionamento que moto

blaugusto
19-08-10, 20:53
so complementou o que eu falei, mas concordo com tudo sem tirar nem por, e pra quem acha q vai lotar de motinho por ai, melhor do que lotar de carros, eu adoro meu carro muito mais que a minha moto, mas é fato que eles geram muito mais congestionamento que moto


E o DPVAT ó:
https://www.claridata.com.br/site/Images/img_tit_aumentar.jpg

Roberval3000
19-08-10, 20:54
Concordo plenamente...
Não vamos generalizar a questão que está sendo debatida aqui..
Como o Ivan falou, seria ótimo criar uma CNH especifica para o tipo de moto citada.

Grande Abraço.


vc concorda com motinhas 50cc sem placa, fazendo todo tipo de cagada ja q nao tem como punir?





so complementou o que eu falei, mas concordo com tudo sem tirar nem por, e pra quem acha q vai lotar de motinho por ai, melhor do que lotar de carros, eu adoro meu carro muito mais que a minha moto, mas é fato que eles geram muito mais congestionamento que moto


vc tbem concorda com motinhas 50cc sem placa, fazendo todo tipo de cagada ja q nao tem como punir?



Tópico de extrema importância, Parabéns Sexagenário.
Penso que o condutor deve ter CNH específica para a condução de Scooter de até 50cc, veículo mais fácil de dirigir. Seria gratuita, bem como a redução de impostos sobre a produção e venda desses produtos. Como certificado de propriedade basta a nota fiscal, como ocorria na década de 70 com os ciclomotores, Puch, Mobilete, etc...
É uma forma de democratizar o transporte, em vários tópicos, PESQUISEM, defendi e continuo defendendo a vinda para o Brasil de produtos mais baratos para uma faixa menos favorecida de nossa população. Nós não temos que ficar a disposição da boa vontade de empresários inescrupulosos da área de transporte, sendo que a concessão dada a eles é pública, É NOSSA!!!
O roubo não irá diminuir, pois, ladrão quer moto e não scooter. Vai fugir de polícia com uma scooter de 50cc? Óbvio que não. Vai usar como mototáxi? Impossível, só se o passageiro for correndo do lado.
Irmãos, quem mora nas cidades pequenas, fica até mais fácil se locomover, mas vamos pensar nas pessoas que residem nos grandes centros e se expremem em um trem, metro, onibus para chegar ao trabalho, quando os mesmos não quebram ou se acidentam, por falta de manutenção, durante o percurso.
Vamos parar de olhar para o nosso umbigo, talvez um tanto burguês, e pensar nos menos favorecidos pelas regras impostas pela nossa sociedade da qual fazemos parte. Está na hora de começarmos a mudar o nosso país, e como toda caminhada depende apenas do 1º passo.
Vamos debater, mas sem radicalismos e hipocresia, sabemos que o exame feito pelos Detrans é uma piada, não serve para nada e não prova nada. Se o aprovado não tiver quem o ensine de verdade a pilotar, papel tão bem realizado pelo Pequenas Notáveis, a chance dele sobreviver no trânsito das grandes capitais é quase nula. Essa é a mais pura verdade.
Segue o debate.
Parabéns, mais uma vez Sexagenário!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.




vc concorda com isso abaixo?


Penso que ciclomotor é um meio de transporte que beneficia a população de baixa renda e que deve ter uma legislação que autorize sua condução sem CNH ou ACC e não tenha IPVA e/ou emplacamento.

NiveaC
19-08-10, 21:03
se num acidente o povo já tem cara de pau de fugir mesmo tendo a placa pra identificação imagina sem?
só rindo mesmo, sou a favor de ter um jeito de parcelar o valor total da CNH (as auto escolas até fazem mas os exames tem que pagar a vista na hora etc), talvez até um programa específico pra isso, em banco, tudo correto, mas de graça e sem emplacamento? HAHAHAHA, vai sonhando, se isso acontecer, começo a andar de ônibus pois ficarão vazios e serão os mais seguros, ou compro uma scania pra passar por cima de tudo de uma vez

blaugusto
19-08-10, 21:05
se num acidente o povo já tem cara de pau de fugir mesmo tendo a placa pra identificação imagina sem?
só rindo mesmo, sou a favor de ter um jeito de parcelar o valor total da CNH (as auto escolas até fazem mas os exames tem que pagar a vista na hora etc), talvez até um programa específico pra isso, em banco, tudo correto, mas de graça e sem emplacamento? HAHAHAHA, vai sonhando, se isso acontecer, começo a andar de ônibus pois ficarão vazios e serão os mais seguros, ou compro uma scania pra passar por cima de tudo de uma vez


uahhauahuahauhauhauhauhauhauha...
Tem que botar esta opção ali na enquete...

Léo Borges
19-08-10, 21:12
uahhauahuahauhauhauhauhauhauha...
Tem que botar esta opção ali na enquete...

Ahahahahahahahaha [2]

Ivan RJ
19-08-10, 23:33
Ok!
Estam vendo como estamos progredindo???!!!
Uma placa de identificação, correto.
Nivea e demais, nós todos vemos diariamente a situação de nosso povo, não estamos falando de cidades pequenas que possuam 1.000.000 de habitantes, onde caboclo tem sua roça e não passa fome.
Nós estamos debatendo sobre locais em que as pessoas levam duas ou tres horas para chegar em seu trabalho devido ao grande engarrafamento no transito, não a distância. Aqui no Rio pode gastar até uma hora e meia para andar 12KM. É o tempo que eu gastaria dentro de um onibus de minha casa até o centro do Rio no horário de pico. Estou perto do metro, posso ir a pé, mas... na estação aqui perto, é impossível entrar em um vagão, pois já chegam hiper, mega lotados, quando não quebram.
Quando se fala de ciclo via, o Rio tem bastante, mas acho que alguns de vcs não tem idéia do tamanho do Rio, São Paulo e outras megalópolis, vamos pesquisar!!!
Sair de byke do Recreio dos Bandeirantes para o trabalhar no Centro do Rio, só para atleta de triatlon.
Vamos fazer o seguinte, já que estamos indo bem no debate e até poderemos chegar a uma solução extremamente útil e correta, visando o bem estar de nosso povo, aprofundar nas respostas.
Façamos o seguinte:
Antes de postarmos vamos pensar na resposta colocando-nos no lugar dessas pessoas, analisando as distâncias e geografia local e eficiência dos transportes públicos, não vamos só pensar em nossa cidade com 200.000 habitantes e plana, isso é vila de interior comparada aos grandes centros urbanos.
Sabemos que o transporte público só irá funcionar o dia que tirarem os carros oficiais de nossos governantes e legisladores e obrigarem que eles estejam no trabalho na hora marcada, de preferência que peguem o pico de movimentação da população, logo, como isso é utópico vamos partir para outra solução.
Um dos melhores tópicos do PN, vamos aprofundar esse debate. Quem sabe não sai uma solução coerente, HUMANA, para as pessoas menos favorecidas.
Vamos pesquisar com uma visão macro, no mínimo ganharemos o conhecimento sobre outros estados, cidades que não temos. Acho que é extremamente válido.
O Blau já estevê aqui no Rio, não pode conhecer pela falta de tempo, mas da próxima eu faço questão que vc e Aline fiquem aqui em casa, só não podemos sair na hora que as pessoas vão para o trabalho, de resto é tranquilo.
Parabéns à todos espero que desse debate saia uma solução.
Um grande abraço à todos os irmãos.

omesmojairo
19-08-10, 23:51
acho q precisa dificultar os testes pra tirar a CNH.

do jeito q tá, qualquer um tira.

omesmojairo
19-08-10, 23:58
Imagina q lindo

Cidade tomada por cinquentinhas sem placa pilotado por nego q nao sabe nada sobre o transito


já foi numa cidade da argentina??

moro perto de uma, é isso q vc vai ver. é uma loucura.

pra achar uma moto com placa, tem q procurar muito, com capacete entao...

Ivan RJ
20-08-10, 00:03
omesmojairo, o didícil só existe quando não se tem conhecimento, logo eu não usaria a palavra difícil e sim ensinar realmente como se deve pilotar uma moto com segurança. Investir na formação do futuro condutor, seja de carro, onibus, avião, patinete.....
Isso só acontecerá com as novas gerações que começam a ter esta educação de trânsito desde a mais tenra idade nas escolas onde estudam.
Leia o meu tópico na página 2 para que vc possa criar uma resposta/solução que não seja simplista e sim realmente útil e viável de aplicação, pelo menos a médio prazo. Abração e PARTICIPE!!!

omesmojairo
20-08-10, 00:17
quando eu disse DIFICULTAR, eu quis dizer q é preciso fazer testes q avaliem mais coisas em uma pessoa, como o psicológico.

Ivan RJ
20-08-10, 00:26
Perfeito, vamos aprofundar mais em soluções, mas focando o tópico, pense em uma solução para ajudar as pessoas, vc é capaz, não tenho dúvida.
Abração irmão.

bauken
20-08-10, 12:02
Na minha opinião:

1º Todo veículo autopropulsado(gasolina, etanol, elétrico, hidrogêneo, solar, etc) deveria ter registro obrigatório, com placa de identificação, pagamento de IPVA e seguro obrigatório;
2º Todo condutor deveria ser treinado e avaliado de forma rigorosa para obter sua habilitação;
3º O custo da habilitação poderia ser de acordo com a cilindrada do veículo, mas sem nenhum subsídio do governo, pois o subsídio de uns sai do bolso de outros;
4º Esse mesmo custo não pode ser muito baixo. Pois se for, haverá uma explosão de novos veículos nas vias que já não comportam o que existe hj. E com isso aumentarão os acidentes e consequentemente os impostos para cobrir os custos desse acidentes, então o problema no futuro poderia ser muito maior do que o que existe hj. Sem contar que comprar uma scooter implicará em custos com manutenção e equipamentos, e aqueles que se expremeram para comprar a motinho, não poderão arcar com esses custos e daqui a pouco mais acidentes ocorrerão por falta de manutenção, etc;
5º Melhorar e baratear o transporte público. Isso deveria ser focado com urgência e seriedade.

Notem que no item 4 não é egoismo ou falta de sensibilidade com a população de baixa renda! É realismo mesmo! Conheço várias pessoas que se matam pra comprar uma moto e depois não tem grana nem pra trocar a relação! Tem casos que o cara não tem nem pra colocar gasolina!! Imagina quantos ficarão nessa situação se for bem fácil comprar um veículo e fazer habilitação?! Pra mim isso é o famoso "dar corda pro cara se enforcar", pois muitos irão tirar comida da mesa e dos filhos para poder comprar uma "cinquentinha" legalizada pra "dar um rolé"!!

Sei lá pessoal, mas essa é a minha opinião! Minha visão atual do problema!!

Abraço a todos!!

sexagenario
20-08-10, 12:19
AMIGOS DO PN, ANTES DE EMITIREM SUAS PRECIOSAS OPINIÕES, LEIAM "IPVA/emplacamento e Habilitação p/CICLOMOTORES" na pag 1 do BOTECO DA ESQUINA.
AÍ ENTÃO, PENSEM, REFLITAM E EMITAM UMA OPINIÃO QUE NOS CONDUZA A UMA DECISÃO MAIS PARTICIPATIVA NOS RUMOS DESTE PAÍS "DEITADO EM BÊRÇO ESPLÊNDIDO".
SERÁ ETERNAMENTE ? Sexagenário.

blaugusto
20-08-10, 12:21
Fato: Comprar um veiculo é muito fácil. Mantê-lo em condições de rodar é dificil.


Ai agente faz o que? Permite que uma multidão compre uns cacarecos sem ter um minimo de instrução e saia pelo transito.
Os hospitais vão encher cada vez mais de feridos.

A ano que vem tome no nosso pote o DPVAT mais e mais alto.


Sou a favor de transporte publico decente.
Facilitar a entrada ao mundo das 2 rodassem uma educação decente em casa E na escola só vai ferrar a nossa vida.

Sem educação o novo piloto vai sair por aí tentando imitar motoboy e os pilotos de MotoGP que ele viu na TV.
Aliás... essa é uma das maiores causas do aumento do numero de acidentes envolvendo motocicletas.

Alan Ranieri
20-08-10, 12:31
De acordo com o proposto pelo autor o transito ia ficar mais “zoneado” ainda. Minha opinião é claro.


Loucuras do transito (http://www.youtube.com/watch?v=NbBaf3Fo3Sw&feature=related#)

CRUZAMENTO NA RUSSIA LOUCURA (http://www.youtube.com/watch?v=Y6twVt3oRig#)

magrao tk
20-08-10, 12:43
De acordo com o proposto pelo autor o transito ia ficar mais “zoneado” ainda. Minha opinião é claro.


Loucuras do transito (http://www.youtube.com/watch?v=NbBaf3Fo3Sw&feature=related#)

CRUZAMENTO NA RUSSIA LOUCURA (http://www.youtube.com/watch?v=Y6twVt3oRig#)

Que que é isso?????? Pelo amooooooooooooooooor de Deus!!!!!! O_O O_O O_O O_O
Como é que eles se entendem? Até formigas nos trilhos são mais organizadas!!!

omesmojairo
20-08-10, 14:08
De acordo com o proposto pelo autor o transito ia ficar mais “zoneado” ainda. Minha opinião é claro.


Loucuras do transito (http://www.youtube.com/watch?v=NbBaf3Fo3Sw&feature=related#)

CRUZAMENTO NA RUSSIA LOUCURA (http://www.youtube.com/watch?v=Y6twVt3oRig#)


deve ter uma vala do lado da pista onde jogam os cadáveres. :lol:

essa gente nao sabe oq é semáforo???


cometando o post q fala dos baixa renda q compra moto e nao tem dinheiro pra manutenção, concordo.

e nao concordo com subsídios do governo pra tirar a habilitação, pq eu estaria pagando por isso.
o que nao pode é facilitar ainda mais a inclusao de pessoas mais despreparadas que as atuais no transito.

e fiscalização onde fica?

Zack
20-08-10, 20:09
Do jeito que eu entendi querem que o brasil vire uma xerox da India??? Se virar pelomenos a minha moto ja veio de la então eu me adaptaria bem ihdaisdhaisuhdiushaiushd

Falando serio agora, eu axo q o governo deve investir em transporte publico, se o transporte fosse melhorzinho aqui eu preferiria vir de trem e onibus pro trabalho do que gastar minha moto e gasolina pra fazer 7km de casa ate o trabalho... bicicleta seria bom mas eu perderia muito tempo vindo pra ca alem de n ser nada seguro, 6h da amanha risco alto de assalto, 18h transito pesado.

Serio mesmo gente pode ate me critica, mas a relalidade é uma só... do jeito que ta so vai piora! E depois a politica do brasil é so mais um meio de ganha dinheiro, ou seja ninguem ta la pensando no povo que deu o voto de confiança pro gaudério ir la fazer por onde. Querem é mamata! Dai fica dificil ate em acredita que vai melhora...

mdorigon
20-08-10, 22:56
Hum eu acho o seguinte : se o cidadão quer conduzir um ciclomotor na rua, tem que ser habilitado sim, e pagar igual aos outros. Com um ciclomotor desse na mão vc pode perder o controle, atropelar um idoso, uma criança, passar um sinal vermelho...em fim, os mesmo riscos que uma moto 100/125/150cc. Tem que ter as mesmas reponsabilidades, pq vc vai estar trafegando nas mesmas vias, não se pode esperar menos responsabilidade de um condutor de ciclomotor...ele pode acabar causando um acidente por uma manobra incorreta. Agora, ta errado qq um conseguir tirar carta do jeito que anda as coisas. Sabe sou a favor de como era antigamente, vc tira carta de moto, a primeira vc pode andar até 200cc, quer andar com moto maior, opa faz outro exame e prova que vc pode andar...mas mudaria em vez de cilindrada para potencia na roda pra não ter polemicas. Outra coisa que fiscalizaria era o preço de mercado pra se tirar uma carta...li comentarios que em alguns lugares ta mais de 1000 reais...cara isso é cartel com certeza. Agora me desculpem pela opinião: carta não pode ser barata e nem facil de tirar, ta vendo o monte de bons motoristas que existem ? é por causa disso. Eu geralmente falo uma coisa: aqui na minha cidade, o pessoal é muito mal educado e imprudente... não tem conciencia do que ta fazendo. Principalmente motoristas profissionais: Taxi, moto frete e caminhão e onibus (esses dois são os mais sem preparo, pelo que tem na mão e fazem cada imprudencia). Logico, tem que mudar algumas leis e o povo e o governo tem que fiscalizar o cumprimento. Sim o povo... o povo tem que participar ativamente, não é só pagar imposto e eleger os politicos. Tem que se organizar e cobrar das autoridades, do seu politico que pede seu santo voto e assim vai. Mas chega de prosa... ah, carteira só pra quem tem maioridade penal.

Ronnytrials
21-08-10, 07:18
algumas pessoas acham q CNH é só papel com foto , como se fosse documento de identidade, nada disso, tem curso pra conhecer as leis de transito, etc...

sem emplacamento, nego faz de tudo qta é merdda , ja q nao dá pra identificar

exemplo:

nego vai furar sinal vermelho, vem um carro q tenta desviar, sobe na calçada atropela uns 4

Atropelamento Foda (http://www.youtube.com/watch?v=aDDR0FLGpeU#)

e pros que confiam nos pneus nas curvas:
Motoqueiro Atropelado na br (http://www.youtube.com/watch?v=ZJj7xemQa2M#)

sexagenario
21-08-10, 09:40
Maneiro ! Acho que a galera começa a despertar para a necessidade das comunidades interferirem mais na direção deste país ! A realidade é que a educação é o mais importante de tudo para o Brasil
e nós... eu e voce temos que nos organizar para mudar as coisas. Quando a população brasileira tiver um nível de conhecimento maior, começará a votar melhor, cobrar mais ações de responsabilidade social, enfim, deixaremos de ser meros expectadores e passaremos a decidir os rumos políticos e sociais deste Brasil ! Agora, neste momento, o foco é de um pensamento que
permita obter resultados imediatos e práticos na vida de milhões de pessoas que vivem excluidas da sociedade, pelo cerceamento do direito de IR e VIR. Assim, acredito que estaríamos contribuindo
positivamente com progresso deste país se conseguirmos reunir forças para modificar o Status Quo e permitir que milhões de pessoas se desloquem dentro de suas cidades, o que por sua vez
permitirá mais busca e realização de trabalho. Existem pontos negativos na minha proposta ? Claro que sim. Contudo, o custo/benefício ainda continuará disparado FAVORÁVEL e corrigir rumos
também faz parte da vida de quem PARTICIPA ATIVAMENTE. Participe. Vamos colocar o povo p/ trabalhar antes que os políticos decidam que a solução para o Brasil é distribuir bolsa família para
toda a população. Sexagenário.

Ronnytrials
21-08-10, 10:36
Maneiro ! Acho que a galera começa a despertar para a necessidade das comunidades interferirem mais na direção deste país ! A realidade é que a educação é o mais importante de tudo para o Brasil
e nós... eu e voce temos que nos organizar para mudar as coisas. Quando a população brasileira tiver um nível de conhecimento maior, começará a votar melhor, cobrar mais ações de responsabilidade social, enfim, deixaremos de ser meros expectadores e passaremos a decidir os rumos políticos e sociais deste Brasil !
Bom, uma frase q eu guardo comigo: "Quanto mais conhece, menos se acredita", se eu te falar q todos os governantes desse mundo sao escolhidos, e só ficam na liderança quem "eles" querem... depois q passei a tomar conhecimento da elite global q comanda tudo nesse mundo...
E pensar que o voto nao vale de nada.
Nao adianta, nada nem ninguem vai mudar o mundo, nao adianta votar certo, se o voto depois é manipulado e só ficam akeles que concordam com a ordem da elite global...
estao sabendo dos mais de 600 campos de concentração que estao construidos nos EUA? sobre os mais de 500 milhos de caixoes estocados a céu aberto na georgia EUA.
guaritas instaladas nas pontes que ligam estados dos EUA...
o obama nao foi eleito por acaso...
pesquisem sobre isso e passarão a nao acreditar mais em politica.

Seu raciocinio está correto apenas se as coisas fossem realmente do jeito que a tv aberta nos mostra... aliás, que a globo nos mostra.
Exemplo disso é o apoiando as maiores mentiras da humanidade, homem na lua, atentado do world trade center... gripe suina que existe desde 1974, (com direito a video como prova), e a globo insiste em falar q é a nova gripe... é a regra de 3.
:P
por isso nao creio q haverá alguma coisa q possamos fazer.
o que nos mostram é tudo maquiado pra nao ser entendido por muitos. se a tv aberta discorda, é imediatamente fechada.
Pesquisem e tirem suas conclusões.

Sakae
21-08-10, 10:46
Fala sério, as respostas são tão ridículas que nem vou me dar ao luxo de votar em alguma delas... Dá pra acrescentar a opção N.D.A. aí?..

Ronnytrials
21-08-10, 11:03
Fala sério, as respostas são tão ridículas que nem vou me dar ao luxo de votar em alguma delas... Dá pra acrescentar a opção N.D.A. aí?..
Pior q é, eu tbm nao respondi, as respostas tinham que ser mais coerentes.

mdorigon
21-08-10, 13:15
Bom, uma frase q eu guardo comigo: "Quanto mais conhece, menos se acredita", se eu te falar q todos os governantes desse mundo sao escolhidos, e só ficam na liderança quem "eles" querem... depois q passei a tomar conhecimento da elite global q comanda tudo nesse mundo...
E pensar que o voto nao vale de nada.
Nao adianta, nada nem ninguem vai mudar o mundo, nao adianta votar certo, se o voto depois é manipulado e só ficam akeles que concordam com a ordem da elite global...
estao sabendo dos mais de 600 campos de concentração que estao construidos nos EUA? sobre os mais de 500 milhos de caixoes estocados a céu aberto na georgia EUA.
guaritas instaladas nas pontes que ligam estados dos EUA...
o obama nao foi eleito por acaso...
pesquisem sobre isso e passarão a nao acreditar mais em politica.

Seu raciocinio está correto apenas se as coisas fossem realmente do jeito que a tv aberta nos mostra... aliás, que a globo nos mostra.
Exemplo disso é o apoiando as maiores mentiras da humanidade, homem na lua, atentado do world trade center... gripe suina que existe desde 1974, (com direito a video como prova), e a globo insiste em falar q é a nova gripe... é a regra de 3.
:P
por isso nao creio q haverá alguma coisa q possamos fazer.
o que nos mostram é tudo maquiado pra nao ser entendido por muitos. se a tv aberta discorda, é imediatamente fechada.
Pesquisem e tirem suas conclusões.



Rapaz...sai dessa. Não fica assistindo esses videos dos iluminatis...isso é uma falta de bom senso do cara que fez e ainda se diz cristão ou evangélico...fica atiçando o diabo com isso...cre mais no diabo no que em Cristo. Quem cre em Cristo não se preocupa com isso.
Agora qto a democratizar o acesso a ir e vir mais facilmente, sou a favor, mas não de escancarar, um condutor de ciclo motor tem que ter as mesmas respnsabilidades sim e ponto... ou vira bagunça...se ve gente com moto 125 que ta caindo aos pedaços...naum adianta deixar em conta se o cara não tem condições minimas de trocar uma pastilha de freio, uma lampada, um pneu de verdade e não remold... isso foi a grande democratização das 125cc. O cara tem dindin pra andar com o minimo de custo por km com o combustivel somente e esquece do resto. A verdade é que temos que dançar conforme a musica. Hj eu preciso de um carro, apesar de eu não querer, mas não tenho como comprar um e manter ele...adianta eu finaciar um e não conseguir abastecer e fazer a devida manutenção...não adianta, temos que viver conforme nossas condições e batalhar a cada dia pra melhorarmos ela. Eu qdo tirei carta de carro la em 99 tava sem emprego, podia ter tirado de graça com meu pai bancando um ano antes, mais naum quis. Fiz meu corres e tirei a carta qdo consegui juntar o valor dela... não vejo nada de mais nisso, na vida nada é facil pra ninguem e tudo tem o seu tempo certo. Se é da vontade de Deus tenha fé que acontece.

Ronnytrials
21-08-10, 19:09
Rapaz...sai dessa. Não fica assistindo esses videos dos iluminatis...isso é uma falta de bom senso do cara que fez e ainda se diz cristão ou evangélico...fica atiçando o diabo com isso...cre mais no diabo no que em Cristo. Quem cre em Cristo não se preocupa com isso.
Te entendo, mas crer em Cristo ou nao, nao invalida, pois tudo nao passa de cumprimento da palavra, concordo que o cara "viaja" uns 70%, mas contra fatos nao existem argumentos.
De inicio nao dei creditos, mas depois de ver, pesquisar fora do que ele diz, tudo se encaixa e nao é de hoje.
Nao pode fechar os olhos assim diante de tanta prova. repito: nem tudo q é dito, é verdade e isso funciona vice- versa.
lances de simbolos etc, eu nao dou muito credito, mas a questao política, nao ha como negar. é quase tudo armado, percebe-se claramente.
Esses fatos nao abalam minha fé, pelo contrario, me fazer dar mais creditos à palavra de Deus. e eu sei q nao preciso me preocupar, mas tem muitos q nao sabem e por isso continuam no engano. quem sabe isso nao abra os olhos das pessoas? (eu mesmo me converti por interesse em tocar bateria :G e já ficou em segundo plano ha muito tempo).

Quanto habilitaçao ou nao, é complicado pq mesmo habilitado, tem gente q faz muita besteira. imagina se liberasse geral.

omesmojairo
21-08-10, 19:31
uma vez eu lembro que sugeriram a necessidade de habilitação para a condução de bicicletas, nao lembro se foi nacional ou apenas na cidade onde morava. :lol:
em relação a isso sou a favor. todo dia vejo bicicleta em cima da calçada e atravessando o sinal vermelho. Andar na contramao entao é a coisa mais normal do mundo.

agora imagina esse povo andando com algo motorizado.

até agora nao vi nenhum argumento aceitável a favor da desnecessidade de habiltação.

mdorigon
21-08-10, 22:32
Te entendo, mas crer em Cristo ou nao, nao invalida, pois tudo nao passa de cumprimento da palavra, concordo que o cara "viaja" uns 70%, mas contra fatos nao existem argumentos.
De inicio nao dei creditos, mas depois de ver, pesquisar fora do que ele diz, tudo se encaixa e nao é de hoje.
Nao pode fechar os olhos assim diante de tanta prova. repito: nem tudo q é dito, é verdade e isso funciona vice- versa.
lances de simbolos etc, eu nao dou muito credito, mas a questao política, nao ha como negar. é quase tudo armado, percebe-se claramente.
Esses fatos nao abalam minha fé, pelo contrario, me fazer dar mais creditos à palavra de Deus. e eu sei q nao preciso me preocupar, mas tem muitos q nao sabem e por isso continuam no engano. quem sabe isso nao abra os olhos das pessoas? (eu mesmo me converti por interesse em tocar bateria :G e já ficou em segundo plano ha muito tempo).

Quanto habilitaçao ou nao, é complicado pq mesmo habilitado, tem gente q faz muita besteira. imagina se liberasse geral.


Bem aqui não é o local de discutir isso...mas sabe o que acho deste documentario é uma tremenda irresponsabilidade do cara...isso pode gerar um panico desnecessario...a velha teoria da conspiração... e vai fazer o efeito contrario, em vez de converter as pessoas vamos criar um cenario perfeito para um "mad max".
Qto a habilitação... ja disse, tem que te preparo e naum pode ser barato. Nosso codigo de transito no papel é otimo, na pratica é um esculacho. Somos mal preparados mesmo, e cai pra nós, nada ajuda, até os pedrestes se colocam em risco e nos fazem a cometer imprudencias...e no codigo tinha previsão de multar o pedestre que desrepeita-se a lei... até hj nunca vi nada disso...as vezes vejo pedestre reclamando que o carro o pegou...mas o cara em vez de andar na calçada, ta no meio da rua...não atravessa na faixa, não olha pra atravessar e assim vai. Ja vi cara atravessando a anhanguera com uma passarela a 200 metros dele... e se vc acerta um cara desse ta enrolado, se sair vivo né.

Zuim
22-08-10, 00:18
acho que deveria ter placa e ser isento de ipva, mas nao do dpvat (que infelizmente eh mmuuiittoo caro).
nao deveria ser permitido para menores de idade e ser obrigatorio o porte da cnh, o jovem que tome um onibus ou vah de bicicleta. cada coisa no seu tempo.