PDA

Ver Versão Completa : Cano Turbal / Descaracterização = ]Multa?



Juan_$triker_fan
19-08-10, 18:58
Boenas Indiada! Desculpe a pergunta pois derrepente estarei sendo redundante, mas como as leis mudam sempre , queria saber se cano turbal ( Humilde Turbo Maxon 988) acarreta me multa? Sendo que no Artigo 230 Inciso 6 e 7 de 2008 do CTB , o qual trata de descaracterzação , fala que nao pode usar cano com o silenciador inoperante, defeituoso ou inexistente , e que o ruido nao pode passar de 99 Decibéis, mas nao fala nada sobre os queridos turbais! Mas o cazo e q os "azul" az vezes n conhecen as leis e acabam multando entaose alguem souber qualé a Real , manda ai ! desde ja agradeço!

prexedes moto boy
19-08-10, 19:59
oi se seu escap for bem barulhento vc pode trok , porq
nao vai poder mais andar com eles nao , poluçao sonora
vai multar sim .
valor de 191 +7 pontos na carta . falo fuiiiiiiii

neguinho prata
19-08-10, 20:12
eu concordo com o pre-xe-cas...

chapolinrt8
19-08-10, 20:16
:OK: kra aqui os policia ñ q sabe de decibel e coisa tal eles querem é te multa logo então funciona assim :troco- multo por isso evito bater de frente com eles :lol: :lol: corto volta!!!! ]:)

Furious VIPER
19-08-10, 20:47
Olha... a multa clássica por descaracterização é passível sim. Só nisso aí qqr coisinha já deixa tua moto na mão deles. Mas na boa... não coloca essas barulheiras não... não serve pra nada!!

Ronnytrials
21-08-10, 07:22
Descaracterização nao seria colocar um escape de carro numa moto? Eu acho q sendo escape de moto, estando com o silenciador funcionando e emitindo som abaixo das normas, nao caracteriza descaracterização (heheheh). sendo q o policial nao tem como provar q o escape está acima do limite liberado, sendo assim ele nao tem direito de multar, mas isso é complicado q as vezes vc tera q discutir e isso nao é bom. se vc demonstrar q entende seus direitos e mostrar a resolução do CBT eu acho mais facil de chegar num acordo. Mas por favor, nao coloque um cano barulhento nao, senao vc vai entrar pra lista dos meus odiados :D
Abraço.

Zuim
22-08-10, 01:27
Olha... a multa clássica por descaracterização é passível sim. Só nisso aí qqr coisinha já deixa tua moto na mão deles. Mas na boa... não coloca essas barulheiras não... não serve pra nada!!


isso tah certo. se o cano nao for igual ao original ele entra entra em "Alterações visuais que não impliquem em semelhança com veículo de outro ano/modelo" da resolucao 292 do contran e pra essa modificacao tem que ter o "Certificado de Segurança Veicular – CSV expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN e acreditada pelo INMETRO, conforme regulamentação específica, onde conste a identificação do instalador registrado pelo INMETRO, que executou o serviço."

entao a resposta eh sim, pode dar multa.

quanto ao barulho, a resolucao 204 dah os valores permitidos de decibeis. o problema eh como medir isso. nao vai ter pm andando com um decibelimetro como faz com bafometro e, mesmo que fizesse, nao adiantaria. tem que ser medido em lab. sem ruidos que nao sejam da sua moto.