PDA

Ver Versão Completa : Dúvida, Alcool no motor a gasolina, danifica???



Ricardo347
20-08-10, 09:22
Bom dia caros amigos,

Sou novo no fórum, procurei por tópicos já criados aqui, mas não encontrei um que satisfez minhas curiosidades. Bom, é o seguinte, colocar alcool em uma moto a gasolina vai danificar alguma coisa ??, não sou mecanico, nem expert, mas de acordo com minha forma de pensar (que pode estar completamente errada), a unica coisa (que realmente muda) que é necessário para isso, é um giclê maior??? pois o alcool não vai explodir do mesmo jeito que a gasolina, e a diferença é que seria necessário uma contidade maior de combustivel e ar frio na adimissão pra não engasgar ??? , olha, considerem isso mais como dúvidas do que afirmações, eu pensava isso até hoje, ai decidi vir aqui e perguntar a vcs... vlw, Abraçs...

Croko
20-08-10, 09:33
Uma coisa e certa... se fosse feito pra por Alcool seria as famoas MIX..que so a honda tem.... danificar danifica sim.. motor a alcool tem um preparamento diferente....so nao sei ate que ponto estraga...
mas e diferente!

jaja algum expert nisso cola ae e ja te fala! :OK:

Bortolin
20-08-10, 09:36
cara...você pensa em fazer isso pra quê ? Economia ?

Ricardo347
20-08-10, 09:39
Na verdade não penso em fazer isso... , faria apenas como teste, sou uma kra que tenho isso como hobby sabe, fazer adaptações, apenas pra saber os resultados. Gosto de ter a moto redondinha, andando bem, gosto de cuidar. E obviamente por economia não seria viável, imagino que consumiria uma quantidade de alcool maior a ponto de se igualar com o gasto na gasolina, é mais questão de curiosidade e teste, pra aprender mais... trocar experiências ... sei la....kkk

Croko
20-08-10, 09:41
Na verdade não penso em fazer isso... , faria apenas como teste, sou uma kra que tenho isso como hobby sabe, fazer adaptações, apenas pra saber os resultados. Gosto de ter a moto redondinha, andando bem, gosto de cuidar. E obviamente por economia não seria viável, imagino que consumiria uma quantidade de alcool maior a ponto de se igualar com o gasto na gasolina, é mais questão de curiosidade e teste, pra aprender mais... trocar experiências ... sei la....kkk


hehe entao se e um cara cheio da grana... pq eu nao pegaria uma moto original a gasolina.. e passaria no alcool com a incerteza q ela estragaria mais a frente nao em! :G

marcostdm
20-08-10, 09:43
Você tem uma moto 125cc e pensa em passar para alcool, se for para economia você tem que andar de bicicleta pois a sua moto já é econômica ao extremo, se for para aumento de desempenho vende sua moto, coloca mais uma grana e pega uma 250cc.

blaugusto
20-08-10, 09:44
Ricardo, esse é um assuunto já debatido por aqui.
A conclusão a que sempre chegamos é: não vale a pena para quem usa a moto!

Quem tem a moto preparada muitas vezes se vê obrigado a usar alcool por causa da taxa de compressão.

E quem faz essa conversão na moto original nunca volta pra falar como ficou depois de 10mil km rodados, se danificou algo, se voltou ao original...

Ricardo347
20-08-10, 09:47
kkkk.... não sou um kra cheio da grana não..kkkk... quem dera.. mas, eu tenho duas "chinesas", uma que cuido, e outra que não preciso ter tanto zêlo assim (documentação ruim... entende ????), então com ela me divirto... tem gente que gasta o salário enchendo a cara nas baladinha em uma noite só e se diverte... eu me divirto assim, kkk, mas isso é questão de hobby mesmo, não sou mecanico nem trabalho na area, sou apenas curioso. Abs []'s

lucasfagundes
20-08-10, 09:48
Você tem uma moto 125cc e pensa em passar para alcool, se for para economia você tem que andar de bicicleta pois a sua moto já é econômica ao extremo, se for para aumento de desempenho vende sua moto, coloca mais uma grana e pega uma 250cc.

ele disse que era por curiosidade cara, ta escrito ali emcima ;)

XING LING
20-08-10, 13:20
kkkk.... não sou um kra cheio da grana não..kkkk... quem dera.. mas, eu tenho duas "chinesas", uma que cuido, e outra que não preciso ter tanto zêlo assim (documentação ruim... entende ????), então com ela me divirto... tem gente que gasta o salário enchendo a cara nas baladinha em uma noite só e se diverte... eu me divirto assim, kkk, mas isso é questão de hobby mesmo, não sou mecanico nem trabalho na area, sou apenas curioso. Abs []'s


Sou igual a vc, fiz um teste na minha só trocando gicle e ficou legal, o giro subia mais rápido e em alta rotação parecia que o motor sofria menos, só que se eu não colocasse óleo de rícino o pistonete ficava travando, como não precisa de economia voltei para gasolina, fiquei 1 mês assim mais ou menos, mais sabendo acertar direitinho sem deixar dando falta em alta rotação, deixar dando excesso em baixa e acabar contaminando o óleo igual um primo meu fez e quase perdeu o motor, sabendo fazer fica legal sim!!!

O que estraga com o tempo é o carburador e o tanque, primeiro o carburador tipo depois de 2 anos por aí, se colocar óleo de rícino protege e lubrifica, fica a seu critério, para teste vai com fé e ve como fica, se quiser volta ao original depois!!!

Rogerio Diniz
20-08-10, 13:24
Ricardo, esse é um assuunto já debatido por aqui.
A conclusão a que sempre chegamos é: não vale a pena para quem usa a moto!

Quem tem a moto preparada muitas vezes se vê obrigado a usar alcool por causa da taxa de compressão.

E quem faz essa conversão na moto original nunca volta pra falar como ficou depois de 10mil km rodados, se danificou algo, se voltou ao original...



eu ja fiz mais de 10000 km com a mnha a alcol e nao deu problema nenhum ate agora
sem conta q melhoro a velocidade final da moto :OK:

troca es esguicho do carbura da ma axada,fika boa d mais,nao tenho problema nenhum pra fazer fucionar tb,funiona perfeitamente e ai faço media 25 km litro

chiccoli
20-08-10, 13:27
o kadett do meu tio mando retificar o carburador esses dias..
depois de 5 anos no alcool o carbura fiko cheio de furinhos.., disolveu o bixinho ^^

acho q mando niquelar ele tbm.., num sei..
mas colocou uma camada pra proteger a cuba pra num derreter o carburador de novo

XING LING
20-08-10, 13:30
A minha tb fazia esta média, só que eu não taxei nada, só troquei o gicle, ninguém acreditava que estava no álcool quando na primeira partida do dia eu ligava ela na maior friaca e pegava na primeira girada do motor sem acelerar e sem puxar o afogador, é só saber acertar!!

XING LING
20-08-10, 13:33
o kadett do meu tio mando retificar o carburador esses dias..
depois de 5 anos no alcool o carbura fiko cheio de furinhos.., disolveu o bixinho ^^

acho q mando niquelar ele tbm.., num sei..
mas colocou uma camada pra proteger a cuba pra num derreter o carburador de novo


Sempre tive carro a álcool original e sempre aconteceu isso tb chiccoli, e o carburador é niquelado de fábrica e mesmo assim não aguenta, nos meus carros a álcool eu coloco um vidrinho de 60ml de óleo de rícino e protege o carburador contra corrosão e os bicos do palio de meu irmão que converti para álcool tb, até no meu Palio que é flex de fábrica coloco tb, muito bom!!!

Rogerio Diniz
20-08-10, 13:37
A minha tb fazia esta média, só que eu não taxei nada, só troquei o gicle, ninguém acreditava que estava no álcool quando na primeira partida do dia eu ligava ela na maior friaca e pegava na primeira girada do motor sem acelerar e sem puxar o afogador, é só saber acertar!!


exatamente minha tb peg de boa :OK:

Caique
20-08-10, 13:40
Baralho escrei quase um livro aqui e na hora de postar deu erro >-[ >-[ , vou resumir aqui o alcool é mais corrosivo vc tem q mudar a giclagem do carburador.

Croko
20-08-10, 13:44
Baralho escrei quase um livro aqui e na hora de postar deu erro >-[ >-[ , vou resumir aqui o alcool é mais corrosivo vc tem q mudar a giclagem do carburador.



adokadoa aki acontece isso de vez em quando por isso qdo acabao de digita eu do um ctrl+c no texto pq se de brema e so postar de novo no ctrl+v :OK:


eu ia dizer isso alcool mais corrosivo...tanto que motor a alcool tem uns preparo diferente do que da gasolina!

Rogerio Diniz
20-08-10, 13:49
adokadoa aki acontece isso de vez em quando por isso qdo acabao de digita eu do um ctrl+c no texto pq se de brema e so postar de novo no ctrl+v :OK:


eu ia dizer isso alcool mais corrosivo...tanto que motor a alcool tem uns preparo diferente do que da gasolina!


quandofui aumentara cc ]:) da minha moto ja pedi pra decha bem taxada,e os esguicho usei o da minha mto mesmo só q pra alcool

enquanto fazi 28km a gasolina to fazendo quase a mesma media a alcool e melhoro a velocidade final

tem gente q diz q nao vale a pena,mas no meu caso fico bom

é dificel e regular ms quando fika bem regulada fica boa


drog meu teclado ta comendo letras

prexedes moto boy
20-08-10, 13:58
eu ja passei a minha motok pro alcool e ficou muito zuada !
ela andou bm mas o pistoneti do bura fico emperrando muito , ai deixei na gas mesmo
he bm melhor enconomiza mais.no alcool vc vai se arependar mano
sem contar q seu cabeçote vai fk com muita crosta e corroe suas peças do motor edo bura
ok

noobsiber
23-08-10, 11:10
!!

noobsiber
26-08-10, 09:37
!!

blaugusto
26-08-10, 11:05
Um detalhe galera, não sou químico mas fazendo um teste simples com álcool e gasolina pra saber qual é mais corrosivo e prejudicial ao motor, sendo assim: pegue dois copinhos de plástico descartáveis de café, aqueles pequenos, coloque álcool em um e gasolina no outro, e o resultado foi interessante, a gasolina dissolve o copo plastico e o álcool não, pelo menos aqui em Goiás a Gasolina é mais ácida que o álcool.

Até mais


O motor é feito de quê??

noobsiber
26-08-10, 14:32
!!

D.Lima
26-08-10, 15:16
Cara, o frentista colocou alcool na moto de um amigo meu por engano, a moto deu pau e quando ele levou na concessionária o mecânico disse que ele levou sorte de não ter perdido o motor. A moto dele é uma factor ED

vagnerpb
26-08-10, 16:15
Transformo a alcool vai diminui a vida util do teu motor!

chiccoli
26-08-10, 20:23
fiz consorcio da Fan esi pq fikei meio veiaco com esse negócio de alcool

o mecanico quando ia desmonta o motor lah e via uma borra de sujeira dentro do motor falava.., esse era a alcooll..

e quando ia troca oleo da motoca passada a alcool, colocava o oleo amarelo.., e saia branco..

pra mim seria um negócio meio.., num vo arriscar...

mas ainda to pensando em mudar pra EX, motivo, desvalorização

fan2007
26-08-10, 22:04
acho q não compensa tanto pois o consumo aumenta e a vida util do seu motor diminiu....

magrao tk
26-08-10, 22:26
Já pensei em fazer um teste por curiosidade, mas o medo ganhou disparado da curiosidade.
Sem contar que a Belina a álcool que o meu pai tem vira e mexe dá problema, tá precisando de um carburador novo pelo que tudo indica.

XING LING
27-08-10, 10:25
fiz consorcio da Fan esi pq fikei meio veiaco com esse negócio de alcool

o mecanico quando ia desmonta o motor lah e via uma borra de sujeira dentro do motor falava.., esse era a alcooll..

e quando ia troca oleo da motoca passada a alcool, colocava o oleo amarelo.., e saia branco..

pra mim seria um negócio meio.., num vo arriscar...

mas ainda to pensando em mudar pra EX, motivo, desvalorização

Acontece isso mesmo, os cabras não sabem converter e acaba deixando com excesso e acaba com a parte de baixo, desce alcool puro e mistura com o óleo, meu primo fez isso e quase perdeu o motor, a moto não pegava bem de manhã, estragou a bateria e gastava praticamente a mesma coisa, agora eu fiz na minha moto que é a mesma que a dele (Miza 125cc) e ficou ótimo@!!!

Mas eu soube acertar o giclê, acertar o pistonete e a mistura e colocando óleo de rícino para lubrificar, abaixou só 2km/l em relação a gasolina, mas a minha opinião compensa só para quem roda todo dia e roda uns 100km por dia, senão nem mexe!!!

Thyago Mahon Barros
27-08-10, 10:28
Isso é lógico, se não danificasse tinha escrito mix ou flex. :G

noobsiber
30-08-10, 10:24
O difícil é regular a motoca, depois fica muito bom, mas muito bom mesmo....o óleo do motor dura mais, o motor esquenta menos, o torque aumenta, dou uma dica pra melhor conversão, sabe-se que a gasolina evapora mais que o álcool, por isso, a depressão do ar no pistonete deve ser maior ou seja, a velocidade do ar deve ser elevada para evaporização melhor do álcool, se vc trocar apenas os gicles fica bom, mas se vc COLOCAR UMA AGULHA MENOR, com certeza vai ver uma diferença imensa, pois o pistonete vai trabalhar mais baixo estrangulando a passagem de ar aumentando a velocidade do ar e vaporização do álcool, na minha (titan 125 98) tive que aumentar o pinhão em 2 dentes e ela anda a 120 km/h (painel) com dois e bagagem com relação longa.

noobsiber
20-09-10, 09:38
Fala galera! a duas semanas rodei 800 km, 400 em um dia e 400 no outro, fiquei com medo do superaquecimento do motor no álcool pq muitos já comentaram esse suposto efeito, mas não notei na viajem, o consumo ficou na casa dos 24 km/l e já se foram 9000 km rodando no álcool!!!

Qualuer novidade posto por aqui...

pistão
20-09-10, 09:50
Fala galera! a duas semanas rodei 800 km, 400 em um dia e 400 no outro, fiquei com medo do superaquecimento do motor no álcool pq muitos já comentaram esse suposto efeito, mas não notei na viajem, o consumo ficou na casa dos 24 km/l e já se foram 9000 km rodando no álcool!!!

Qualuer novidade posto por aqui...

em km foram 9000 e em tempo foram quantos meses/dias/anos???
para saber sobre corrosão do carbura!!

noobsiber
20-09-10, 09:54
foram 5 meses, o carburador abri ontem e não tá com corrosão e nem sujeira, demora muito pra danificar algo.