PDA

Ver Versão Completa : Acerto na Suspensão dianteira para melhorar frenagens



DOUGLAS 00
23-08-10, 11:46
Gostaria de saber se alguém aqui já enfrentou o problema de travar a roda nas frenagens devido ao acerto de suspensão macio da dianteira?

Em TODAS as frenagens de emergência tenho enfrentado esse problema. Coisa que não acontecia com as minhas ex cg´s.

Avaliando a situação, cheguei a conclusão que a dianteira está abaixando muito, deixando a traseira leve demais, fazendo arrastar a roda traseira.

Dessa forma, estou pensando em endurecer a suspensão dianteira para evitar esse problema. Como faço isso?

Já adianto que peso 120kg e que a suspensão dianteira está em ordem.

jpedro91
23-08-10, 11:50
a tornado quando dou umas freiadas na dianteira das fortes, a traseira fica muito leve e trava na hora a roda traseira

DOUGLAS 00
23-08-10, 11:51
Me falaram que botar calço na molas resolve. Será que é isso mesmo?

jpedro91
23-08-10, 12:00
Me falaram que botar calço na molas resolve. Será que é isso mesmo?


o pessoal do xt660 falou que fazem isso pra deixar a susp. mais dura quando passa pra motard..
colocam um calço de 30mm, mais ai ja seria muito alto 35mm pra strada

magrao tk
23-08-10, 12:18
Se a tua moto não tem alongador nos amortecedores traseiros ou qualquer outra coisa que altere o centro de gravidade da moto bastaria usar o óleo certo na medida certa.

Mas se quiser deixar a frente mais durinha é só colocar um pouco de óleo a mais que o normal. Ou usar óleo um pouco mais grosso misturado. Eu misturei 1\5 de óleo de motor no óleo do amortecedor e coloquei a medida certa. Ficou bom na minha.

DOUGLAS 00
23-08-10, 13:52
Acho que mudando talvez mudando o óleo e um calço de leve possa ajudar.

Rogerio Diniz
23-08-10, 14:15
Gostaria de saber se alguém aqui já enfrentou o problema de travar a roda nas frenagens devido ao acerto de suspensão macio da dianteira?

Em TODAS as frenagens de emergência tenho enfrentado esse problema. Coisa que não acontecia com as minhas ex cg´s.

Avaliando a situação, cheguei a conclusão que a dianteira está abaixando muito, deixando a traseira leve demais, fazendo arrastar a roda traseira.

Dessa forma, estou pensando em endurecer a suspensão dianteira para evitar esse problema. Como faço isso?

Já adianto que peso 120kg e que a suspensão dianteira está em ordem.
eu cortei 11 voltas de cada lado da minha fan,fico 10 nem pika nao pika

Caique
23-08-10, 14:18
?ele quer deixar mais dura não mais mole!

magrao tk
23-08-10, 14:20
Talvez se tu usar tambem um pedaço de cano entre as molas e o parafuso da tampa resolva. Mas tem que ser curtinho, tipo uns 3 ou 4 cm de comprimento. Mais que isso fica ruim até pra fechar o amorecedor.

Caique
23-08-10, 14:25
Acho q colocando mais oleo resolve.

blaugusto
23-08-10, 14:39
Douglas, é só trocar o óleo por um menos fluido!!

Se vc tá usando óleo 15w, testa um 20w, um 30w....

5w deixa a susp. mais macia
50w deixa a susp. mais rigida.

Não precisa de gambiarra nas molas não.

Zuim
23-08-10, 15:11
verdade. soh botar oleo mais viscoso pra endurecer as suspensao.

Caique
23-08-10, 15:14
verdade. soh botar oleo mais viscoso pra endurecer as suspensao.

Esse aqui é muito viscoso!
http://mail.rebujia.com.co/umax.jpg
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

lucasfagundes
23-08-10, 18:57
bah eu to com o mesmo problema

Rogerio Diniz
23-08-10, 19:36
mas tchêêêêê corta 11 voltas de cada mola q vai fica boua,a minha eu cortei e fico uma beleza,ando em calçamento,estrada de chao ,asfalto emburacado e freio bruscamente o freio da frente e a moto nao arrasta nada

blaugusto
23-08-10, 19:56
mas tchêêêêê corta 11 voltas de cada mola q vai fica boua,a minha eu cortei e fico uma beleza,ando em calçamento,estrada de chao ,asfalto emburacado e freio bruscamente o freio da frente e a moto nao arrasta nada

Óleo mais viscoso não deu certo ou vc nem tentou??

magrao tk
23-08-10, 20:09
mas tchêêêêê corta 11 voltas de cada mola q vai fica boua,a minha eu cortei e fico uma beleza,ando em calçamento,estrada de chao ,asfalto emburacado e freio bruscamente o freio da frente e a moto nao arrasta nada

Tá mas assim tu rebaixou ela não é?

Rogerio Diniz
23-08-10, 20:13
claro, rebaixou e nao fico dura frente alem de ficar mais bonita,na minha opinião


oleo mais viscoço nao de certo,fico na mesma

Zuim
23-08-10, 20:14
cortar a mola vai endurecer mas vai aumentar a velocidade do spring back. pode ser que fique quicando de mais em alta velocidade. (frente boba)

Rogerio Diniz
23-08-10, 20:21
a minha não fico com a frente boba

olha aki ,http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,32359.0.html tem uma foto q aparece a bengala bem de frente,viu como nao fica baixa,e o amortecedor funciona normalmente

a vantagem de cortar as molas é só na hora de freiar bruscamente,ela vai gruda mais no chão e nao vai decha a suspenção trabalha tanto em cima de predriscos q é onde geralmente desliza

mas pra anda no barro fico ruim,isso eu confesso

faz um teste,eu ja cortei 11 voltas logo,mas corta umas 6,7 monta e testa,da uma vota e ve se melhoro,acerte ela bem como vc achar melhor! pra minha 11 fico show,mas qm sabe na sua vai ser 6

reyboy_fan
23-08-10, 20:25
pela logica, se eu corto a mola eu reduzo o curso oq faz ela ficar mais dura, entretanto, se mais pra frente vc for vender tem q ver se a pessoa vai gostar assim, testa so o oleo mais viscoso, se n der certo testa so o calço, se tbm n der certo testa a combinação dos 2 ai vc ver se corta a mola ou n.

Rogerio Diniz
23-08-10, 20:33
tem um cara aki perto q tem um ferro velho de motos,la vc encontra qualquer tipo de peça principalmente de motos mais antigas

fui la e ele me cobrou 7 reais cada mola ,comprei as duas vim pra casa a serrei,as originais tao guardadas

Zuim
23-08-10, 21:41
a linha azul eh da mola cortada
a linha vermelha eh da mola com precarga
a linha preta eh da mola original
o xi eh a perda do curso

se der precarga na mola (botar calco), certas imperfeicoes da pista podem nao ser copiadas (pedrinha redonda por exemplo). eh um perigo na suspensao dianteira se nao souber fazer.
se cortar a mola, vai copiar tudo com mais dificuldade. mas vai.
aumentar a viscosidade do oleo vai dar o mesmo efeito da mola cortada na hora da compressao da suspensao, mas com a vantagem de nao voltar tao forte pra posicao normal, melhorando a aderencia em curvas e quicando menos na vertical.

a solucao entao eh ou o corte da mola ou a troca do oleo.
prefiro a troca.
http://img90.imageshack.us/img90/4297/susp100823png.png

luciano streetfhather
23-08-10, 21:50
Acho q colocando mais oleo resolve.
apesar das picuinhas do companheiro ]:) ]:) devo concordar com ele :D :D ai mano procura saber quanto pega de ólio a sua suspenção dianteira ai vc vai acrescentando 5ml em cada bengala por vez depois vc faz um teste pra ver como ficou se ficar ainda mole vc acrescenta mais 5ml, foi assim que eu acertei a suspenção da minha rdz quando coloquei ao aros 17 com pneus da tw abrs :OK:

blaugusto
23-08-10, 22:17
Troca o óleo!!!!

É mais caro do que a gambiarra de meter serra na mola mas é mais eficiente, mais seguro e não afeta a ciclistica da motoca, pois não meche com o angulo de inclinação do garfo.

Parece que não, mas essas alterações exigem mais braço nhuma manobra de emergencia.


Aprendi isso hoje: se o que passei hje tivesse acontecido a uma semana atras eu tinha pego um carro.

Stone
23-08-10, 23:31
Mas vocês tem certeza que o problema é na suspensão dianteira? não pode ser o freio trazeiro dando tranco e travando a roda com facilidade?
Lembrem também que quanto mais se freia na dianteira mais leve fica a trazeira, até fazer RL....

DOUGLAS 00
24-08-10, 17:36
Sim Stone, é mais ou menos por ai. O problema que em qualquer beliscadinha com o freio dianteiro, a frente abaixa bastante. Como citei antes, quando se freia "no susto", sempre acaba arrastando a traseira, pois a moto acaba ficando desequilibrada, com muito pouco peso na traseira.

Acredito que no caso da CBX isso se dá pelo meu peso+ ciclistica esportiva (joga mais peso na frente) + suspensões similares da CG.

Em breve vou tentar trocar o óleo das bengalas e ver no que dá.

blaugusto
24-08-10, 21:02
Pode ser tb pq o freio da Strada é melhor que da CG que vcc teve... hehehhee....

Caique
24-08-10, 21:06
Pode ser tb pq o freio da Strada é melhor que da CG que vcc teve... hehehhee....

Então se ele andar na cb do meu pai tá ferrado,se vc aperta um poquinho ele já segura bem msm,se vc apeta igual a tambor a suspensão bate no final,mas a trazeira não levanta,foi-se os tempos q se faziam motos assim,hj com toda a tecnologia levanta :G

DOUGLAS 00
25-08-10, 10:32
Acredito que os freios da Titan(125) e da CBX sejam os mesmos. E os pesos da motocas são semelhantes, bem como as suspensões dianteiras são as mesmas. Só muda o posicionamento.


http://www.vende.com.br/images/upload/automovel/moto/13279_9912_01_1258478519045.jpg

http://images04.olx.com.br/ui/2/95/35/35679035_1.jpg

Caique
25-08-10, 15:10
Nem fala :G

Stone
25-08-10, 23:46
Os freios dianteiros são os mesmos, o trazeiro da CBX é um pouquinho mais parrudo, e a suspensão é totalmente diferente uma da outra...