PDA

Ver Versão Completa : Quanto é "normal" baixar óleo



lirowjp
03-09-10, 23:20
Pessoal, alguém sabe o quanto é normal baixar de óleo em 3000km numa Yes ?
meu amigo tem uma Yes q ta baixando +/- 200ml ! eu acho MUUUITO !
mas não sei oq pode ta acontecendo já q a moto não ta fumando, a vela nao ta ficando com aspecto "lambusado", as trocas estao sendo feitas mililitrométricamente . . .

eu fiz as 3 ultimas trocas dele e medi o quanto saiu de óleo nelas e deu 230ml, 195ml e 200ml a menos respectivamente . . .
a minha baixava mas era pouquinho, tipo uns 50ml.

detalhe q ele roda em média 80km por dia a +/- 100km/h qse o tempo todo (marginal e castelo).
eu rodava bem mais na maciota, dificilmente chegando a 100 por hora . . . .

valeu !

buneco
04-09-10, 00:16
não deveria baixar nem 1ml

jotappe
04-09-10, 00:42
rpz minha yes uma vez ficou com a rosca do parafuso q baixa o oléo ruim e tava vazando por ali vê se não eh isso!

XxUNOxX
04-09-10, 01:56
Minha XTZ ja baixou até 300ml uma vez...mais fico até de boa por causa do escapamento esportivo..que o danado chupa óleo mesmo....
Mais sempre ficar atendo com o nível, e se abaixar muito, da uma completada

ASR
04-09-10, 06:52
É normal baixar óleo principalmente em altas velocidades. É normal tb passar uma quantidade ínfima de óleo entre os anéis de segmento para lubrificação e esse óleo é queimado na câmara, logo com o decorrer da kilometragem o óleo vai diminuindo. QQ motor à explosão é assim.

rupiado
04-09-10, 11:34
E ai rapaz... Blz?
Seguinte, devemos considerar trocas de óleo de 3.000km apenas com motor novo, ou até seus 25 a 30.000km, (sem baixar nada), após os 30.000km deve-se trocar a cada 1.500 km, (mesmo no manual dizendo 3.000) é comum baixar óleo.
Na minha YBR, trocava de 3 em 3 mil, até os 25.000, começou a baixar, troco a cada 1.500, estou com 48.000 e não baixa nada. Além do mais óleo é muito barato pra se tentar economizar...
Espero ter ajudado. Um abraço!

XING LING
04-09-10, 12:20
Minha moto tem escape esportivo e não baixa nem 1 ml, acho até estranho isso, pensei em ser excesso de gasolina mais a vela ta tudo ok e o óleo não tem aspecto ou cheiro de gasosa, nunca baixou 1 ml!!

Como ele anda mais em alta rotação pode ser isso, faz um único teste e troque o óleo com 1.500 ou até 2.000km para ver se baixa, se vc é contra trocar nesta kilometragem uma vez não vai matar ninguém né!!

Mesmo porque se eu tivesse que completar 230ml para não andar abaixo do nível a cada 1.500km por exemplo para chegar em 3.000km rodados, eu preferia trocar com 2.000km que a diferença seria mais 750ml de óleo e o motor estaria com óleo novo de novo!!

Isto se com 1.500,2.000km não baixar tb né, tem que ver isso!!!

Vc olhou se o motor não está com mistura pobre? Verifica a cor da vela, as vezes mistura pobre esquenta mais que o normal o motor e como ele anda pelo jeito uns 30 minutos seguidos ou mais em alta rotação com a temperatura elevada pode ser que evapore um pouco de óleo!!!

Tem que verificar tudo isso, qualquer coisa vai falando o que se passa aí q a galera ajuda!!!

chapolinrt8
04-09-10, 12:24
:0_0: não acho normal isso não !!!deve ter agum vazamento ai véio?? :OK:

imported_Luzio
04-09-10, 12:43
Rupiado, baseado em que vc orienta a troca de óleo a cada 1500 km? Vc é cientista, engenheiro de motores, óleos ou algo que o valha?
Quais os testes que vc já fez e a metodologia usada para poder fazer tal afirmação e ignorar o manual da moto?
Qual as suas credenciais para fazer tão idiota afirmação? Colocou o óleo entre os dedos e esfregou? Cheirou o óleo?
Não sabe de nada ! Fica dando chute e falando besteira sem ter nenhuma base.

imported_Luzio
04-09-10, 12:45
Tem o outro q diz que o uso do escapamento esportivo faz chupar o óleo....

rabujinho
04-09-10, 12:52
Eu ñ deixo nem baixar!!!!!! eu troco de 1000 em 1000 pra ñ ter problema!!!!!!

XING LING
04-09-10, 13:12
Rupiado, baseado em que vc orienta a troca de óleo a cada 1500 km? Vc é cientista, engenheiro de motores, óleos ou algo que o valha?
Quais os testes que vc já fez e a metodologia usada para poder fazer tal afirmação e ignorar o manual da moto?
Qual as suas credenciais para fazer tão idiota afirmação? Colocou o óleo entre os dedos e esfregou? Cheirou o óleo?
Não sabe de nada ! Fica dando chute e falando besteira sem ter nenhuma base.

Vc a mesma coisa, me diz se o cientista e engenheiro de motores esta sabendo se ele esta colocando uma gasolina batizada por exemplo e estragando o óleo, se o seu motor depois de $#@.000 rodados ainda está com as folgas perfeitas igual de fábrica, o cientista e engenheiro está sabendo disto tb, quem contou a ele??

A ele fez milhões de testes em motores rodados, ta bom e neste ele fez? Cada motor cria uma característica e folgas diferentes, não vem chegando aqui e chamando a opiniões dos outros de idiota, quer ajudar ajuda não quer não atrapalha e ofenda as opiniões dos outros!!

Cada um faz o que quiser com seu motor, se ele gastar mais óleo ele vai aí cobrar de vc? Vc esta gastando mais com isso?

bruno almeida
04-09-10, 13:17
Amigo,baixar 200ml em 3000km é absolutamente normal.Minha 150 certa vez abaixou 400ml em 700km.

imported_Luzio
04-09-10, 13:51
Xing ling, tudo o q vc falou não tem nada q ver com troca de óleo no prazo indicado pelo manual. São problemas distintos, caso vc não tenha percebido...
Seu nível intelectual e capacidade de análise não me parece ser dos melhores também e vc foi mais um a perder tempo escrevendo besteira.

Alan Ranieri
04-09-10, 14:26
Rupiado, baseado em que vc orienta a troca de óleo a cada 1500 km? Vc é cientista, engenheiro de motores, óleos ou algo que o valha?
Quais os testes que vc já fez e a metodologia usada para poder fazer tal afirmação e ignorar o manual da moto?
Qual as suas credenciais para fazer tão idiota afirmação? Colocou o óleo entre os dedos e esfregou? Cheirou o óleo?
Não sabe de nada ! Fica dando chute e falando besteira sem ter nenhuma base.


Acho valida sua opinião agora xingar o cara só porque discorda não está com nada. :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:

XING LING
04-09-10, 14:29
Xing ling, tudo o q vc falou não tem nada q ver com troca de óleo no prazo indicado pelo manual. São problemas distintos, caso vc não tenha percebido...
Seu nível intelectual e capacidade de análise não me parece ser dos melhores também e vc foi mais um a perder tempo escrevendo besteira.


Desculpe, professor!!! :G :G :G

Carleetos
04-09-10, 14:34
Dá bola não. O cara chegou agora e já mete essa banca de sobrenível intelectual.

Só tem tapado aqui parceiro, não é o seu lugar.

romanex
04-09-10, 15:22
Duas vezes o óleo da minha moto baixou....
as duas foram em pequenas viagens em dia de muito calor...
um bom detalhe a observar é o tipo de óleo que você está usando e a regiâo (em relação a temperatura)....
por exemplo, no sul você pode usar um óleo 10w40 sem problemas...
para regioes mais quentes, um 20w50 seria mais correto...
não sou engenheiro mas tenho a fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante....
e igual ao colega xing ling fez, embora tenha sido criticado, troquei o óleo sim, pois me pareceu mais racional, pois do contrário, teria um frasco quase cheio rolando, e na troca do óleo teria de comprar outro, pois não daria para completar com o frasco anterior, e teria novo frasco com óleo rolando....
além de que seria obrigado a colocar do mesmo óleo, pois não se deve misturar óleos de caracteristicas diferentes....
outra, embora não seja engenheiro, pressupõem-se que a quantidade menor de óleo no motor irá causar um aquecimento maior do motor, prejudicando assim caracteristicas do óleo, pois ele estará trabalhando sob condições diferentes as de funcionamento normal (maior temperatura)......

acarloscfpb
04-09-10, 15:40
normal baixar oleo... viajo na minha de 15 em 15 dias uma distancia de 250 km.... ela baixa cerca de 300 ml......
troco a cada 1000 km
viajo a 100 110 km/h

XING LING
04-09-10, 16:46
Duas vezes o óleo da minha moto baixou....
as duas foram em pequenas viagens em dia de muito calor...
um bom detalhe a observar é o tipo de óleo que você está usando e a regiâo (em relação a temperatura)....
por exemplo, no sul você pode usar um óleo 10w40 sem problemas...
para regioes mais quentes, um 20w50 seria mais correto...
não sou engenheiro mas tenho a fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante....
e igual ao colega xing ling fez, embora tenha sido criticado, troquei o óleo sim, pois me pareceu mais racional, pois do contrário, teria um frasco quase cheio rolando, e na troca do óleo teria de comprar outro, pois não daria para completar com o frasco anterior, e teria novo frasco com óleo rolando....
além de que seria obrigado a colocar do mesmo óleo, pois não se deve misturar óleos de caracteristicas diferentes....
outra, embora não seja engenheiro, pressupõem-se que a quantidade menor de óleo no motor irá causar um aquecimento maior do motor, prejudicando assim caracteristicas do óleo, pois ele estará trabalhando sob condições diferentes as de funcionamento normal (maior temperatura)......



Isto mesmo romanex, dei uma opinião para ele trocar o óleo um pouquinho mais cedo de suas trocas normais apenas para um teste e ver se trocando um pouco mais cedo o óleo abaixa tb, só isso, um teste!

Este Luzio é igual a vários outros que entraram neste forum e ficam criticando todo mundo e depois de 1 semana nunca mais a gente ve!!

mdorigon
04-09-10, 20:08
Não é por nada não, mas rodar 80 km por dia a 100 por hora, seu amigo esta esgoelando o motor. Considere que ele ja ta proximo do red line no conta giro. Vai consumir um pouco mesmo neste ritmo. Vc ja respondeu a pergunta...qdo disse que na sua abaixa 50 ml, mas andava mais na maciota. Fala pra ele andar a 80, 90 por hora, com um pouco menos de giro no motor e vai ver que não vai abaixar tanto assim... e olhe o nivel do oleo tb, não é nenhum pecado repor um pouco de oleo de vez em quando.
Qto ao escape esportivo, qdo instalei o meu, tb baixou pra caramba o nivel. Mas ele ja tava proximo da troca, a uns 500 km pra dar 3000 e eu uso 10w40. Troquei pelo mesmo modelo, viajei 860 km num dia. Voltei e o nivel baixou muito pouca coisa, e rodei o restante da km pra dar 3000. Normal abaixar qdo vc ta com o escape esportivo e começa dar uns cacetes na moto, vc ja pensou que faz o motor ganhar potencia com ele...mais calor gerado. Oleo nas nossas pequenas elem de lubrificar ajuda a refrigerar, vai consumir mesmo. Por isso sempre de olho no nivel :OK: :OK: :OK:

magrao tk
04-09-10, 20:42
Voces vão querer me bater agora, mas a Titan125 que eu tenho nunca baixou óleo.

Mas eu só ando dentro da cidade, sempre velocidade de 40 a 60km/h e com relação um pouco mais longa.
Ando igual tiozão na maioria do tempo, giro baixo e sem forçar demais. Só dou umas esticadas nas marchas de vez em quando porque sei que andar assim sempre não é bom por motor.

Não to dizendo que minha moto é melhor que as outras, mas eu acho que tudo depende do uso do motor, como giro que ele fica a maioria do tempo por exemplo.

Quem pega estrada com frequencia ou enrola o cabo direto vai acabar baixando óleo. Por mais que os anéis sejam bons o atrito é ferro com ferro e a própria película de óleo entre anéis e a camisa do cilindro deve acabar sendo queimada aos poucos né? E quanto mais girar mais vai queimar.

Não sei se to falando bobagem, mas é como o Carleetos falou pro cara. Aqui só tem tapado, to em casa :OK: :lol: :lol: :lol:

lordbrill
04-09-10, 20:53
E ai rapaz... Blz?
Seguinte, devemos considerar trocas de óleo de 3.000km apenas com motor novo, ou até seus 25 a 30.000km, (sem baixar nada), após os 30.000km deve-se trocar a cada 1.500 km, (mesmo no manual dizendo 3.000) é comum baixar óleo.
Na minha YBR, trocava de 3 em 3 mil, até os 25.000, começou a baixar, troco a cada 1.500, estou com 48.000 e não baixa nada. Além do mais óleo é muito barato pra se tentar economizar...
Espero ter ajudado. Um abraço!


Acho que essa sua teoria de trocar com 1500 só porque o motor já está com mais de 30 mil rodados não tem nada haver. Independente do motor o óleo sempre fará o seu papel. A minha ta com mais de 30k e continuo trocando com 3 mil sem problemas.
Quando baixa o nível simplismente completo e só troco com 3k.

lirowjp
05-09-10, 00:09
bom pessoal, valeu pelas respostas !

realmente deve ser o ritmo que ele anda mesmo . . .
normalmente essas condições são melhores (estrada e velocidade constante, do q cidade e anda-para), mas por rodar perto de 10k RPM e as vezes até mais, acho q é isso q ta consumindo o óleo . . .

vo fala pra ele trocar com 2k ou completar mesmo e vambora q a motoka ta 100% ainda ! hehehehe

XING LING
05-09-10, 13:29
bom pessoal, valeu pelas respostas !

realmente deve ser o ritmo que ele anda mesmo . . .
normalmente essas condições são melhores (estrada e velocidade constante, do q cidade e anda-para), mas por rodar perto de 10k RPM e as vezes até mais, acho q é isso q ta consumindo o óleo . . .

vo fala pra ele trocar com 2k ou completar mesmo e vambora q a motoka ta 100% ainda ! hehehehe


É capaz que ele trocando com 2.000km nem precisa tanto completar o óleo, só fazendo o teste mesmo, depois fala pra galera aqui o resultado!!

Thyago Mahon Barros
05-09-10, 14:46
não deveria baixar nem 1ml


Exatamente. :OK:

joao fernando
08-09-10, 11:09
Todo motor 4 tempos baixa oleo. Se não baixar, tem anel sem receber oleo...

Logico, tem que verificar o manual, pra ver até quanto é normal baixar. A VW, diz que até 1 litro para cada 1000 Km é normal, dai cada um pode ter uma base...

Como não tenho (ainda) o manual da Yes na mão, não posso falar com clareza se está dentro ou fora, mas que baixa, baixa

Ps - a ideia do Xing ling é a melhor de todas. No fim sempre sobra resto de oleo, e a oficina e garagem fica cheia de "meias latas" e o motor, sempre de oleo novo