PDA

Ver Versão Completa : (Iniciante) Gostaria de sugestões para 1ª moto!



Morfeus
13-09-10, 11:59
Fale Galera!

Este é meu 1º post, porém, já acompanho o forum há um tempinho.

Bom, ultimamente decidi adquirir minha 1ª motoca :D , não aguento mais esperar um tempão e andar no sufoco em ônibus lotado, por isso gostaria de sugestões. Quero uma que tenha um bom custo x benefício, ou seja, uma moto que não dê muita dor de cabeça e que não tenha uma manutenção muito cara, tenha um consumo aceitável (acima dos 30 km/l).

Vai ser utilizada para ir ao trabalho e para o lazer também :OK:

Sendo que, para ir ao trabalho percorrerá cerca de 34 km por dia (ida e volta) e a maior parte do percurso será feita em uma rodovia!

Inicialmente minha intenção era de comprar uma Factor, mas acabei me deparando com um post aqui no forum sobre a Apache e gostei bastante da moto (muito bonita), porém, fiquei com um pé atrás devido a alguns problemas relatados com a moto e com o preço das peças. Já cheguei a cogitar até comprar uma CB300, mas é melhor primeiro começar com uma de baixa cc mesmo (e com preço mais em conta e menos bebedora de gasolina), afinal ainda nem tirei minha carteira e não tenha nenhuma intimidade com moto...agora estou mais voltado para a compra de uma Bros, já que é uma moto alta e eu tenho 1,82m - seria interessante!

A priori tenho interesse na Factor, Apache, Bros, quem sabe uma Yes, as CG´s não curti o visual e também são comuns até demais por aqui (seria uma opção secundária, se forem muito boas mesmo) , a Intruder eu descartei quando vi pessoalmente - muito feia :NOOK: !

Gostaria de sugestões de outras motos, análises dos proprietários e conhecedores de motos, para que possam me ajudar a decidir qual comprar! Já cansei de andar de bonde - anteontem por exemplo, fiquei mais de 1 hora na parada! Fiquei pensando: porque não tirei minha habilitação p/ moto antes??!!

Vlw! :P

dfazer
13-09-10, 12:08
Eu pegaria uma Yes usada. 2~3mil e depois que tivesse com mais experiencia e tal pegaria uma moto melhor

diego_fernandes05
13-09-10, 12:11
Um ponto interessante seria buscar uma moto injetada... eu tenho uma Titan 150 2008, ela faz média de 30km/l e uso ela para ir trabalhar (15km ida e volta) e pra viajar no final de semana (120km ida e volta)... se fosse pra escolher uma moto hoje eu iria de Fan ESi.

Yes acredito que seja uma boa pedida também, mas não sei muito sobre a diferença de consumo entre ela e uma 150 injetada...

neto_pe
13-09-10, 12:21
depende dos dinheiros que vc tem em maos
quanto vc tem?
se tiver pra comprar uma 125... vai de fan
se tiver pra comprar uma 150... vai de titan
se tiver pra comprar uma 250... vai de lander ou fazer...

e assim vai dependendo do seu gosto meu caro.
abraço e boa compra!!!

dhjesus
13-09-10, 12:23
Eu iria de Yes .
Da pra acha umas usadas bem baratinhas e impecaveis. ela é completinha e acho até bonita.
essa era minha intenção pra primeira moto, mas mudei de ideia e peguei uma um pouco maior

madnando1
13-09-10, 12:25
Acho que depende do quanto voce tem pra gastar na sua primeira moto. Ai voce poderá estudar com calma as opções.

Acho que pra quem começa, uma boa opção é a YES pelo preço e conjunto robusto e bem acabado, e a Speed que está quase no mesmo nível e é mais barata. Isso zero.

A apache, é mais pra quem tem bala na agulha, pois como voce vai pegar a manha da moto ainda, uma queda com ela, nem que seja pequena, vai dar uma despesa imensa por causa das peças dela que não é nada barata.

Sairia das titans pelo indice de roubo. Não vale a pena.

FloodDesu
13-09-10, 12:25
Você pode ver também uma Fazer usada, como ela é injetada, não deve gastar muito, e pra andar na rodovia, ela é boa porque é uma 250 e acho que não deve muito caro as peças de reposição, acho que só pneu e relação, mais não tem como querer economizar nisso.

neto_pe
13-09-10, 12:26
Eu iria de Yes .
Da pra acha umas usadas bem baratinhas e impecaveis. ela é completinha e acho até bonita.
essa era minha intenção pra primeira moto, mas mudei de ideia e peguei uma um pouco maior


pois é como disse... vai de gosto e de grana...
vc tem tres marcas ai que mais vendem no mercado
o que nao vai faltar e moto pra vc escolher parceiro. abraço

Caique
13-09-10, 12:27
1°moto? titan usada!

corsani
13-09-10, 12:31
compra uma 2 tempos para apanhar junto com uma turminha que temos aqui. :d
brincadeirinha :D :D :D :D
agora é serio, tenho uma factor ED e está com 8000 e até agora só foi troca de oleo e as revisões .o unico encomodozinho dela é que tem um motor meio barulhento.
mas qualquer 125 ou 150 nacionais cumprem bem o papel para que foi proposta. as xing lings nada contra, mas não conheço.
por isso as nacionais seja cg ,ybr, yes, bros ,xtz , etc vc pode ir sem medo se for comprar 0km , só fica atento se for comprar usada.
desejo uma feliz escolha. :OK: :OK: :OK:

Bandit
13-09-10, 12:35
Acho q pro seu estilo vc deveria ir de Yes, compraria uma usada... meu irmao pegou uma ano 2005 por 2.500,00 ta zerada a moto muito file... e vc acha umas mais novas ai na faixa de 3 mil aki em BH...
Acho a Apache vai pesar no seu bolso..
Se fosse pra trabalhar ate seria uma boa uma Cg, mas pra pega uma Honda 150 ou 125, no seu caso teria q ser completa neh? Mas como vc q usar como transporte e Lazer entao acho q sairia meio caro...

Morfeus
13-09-10, 13:48
A priori tenho a intenção de comprar uma moto nova mesmo! Em regra, a possibilidade de gastos com manutenção é bem menor do que com uma usada...usada só se aparecer uma bem conservada e a um preço convidativo!

Como não tenho grana para comprar à vista, vou financiar mesmo! Consórcio poderá demorar muito para ser sorteado (e quero ter a carteira e a moto até no máximo o final do mês que vem) e no início as médias de lance estão acima do que eu poderia ofertar...

Quero uma de até 150cc, acima disso o consumo de combustível será muito maior, correto??!!

A Yes está bem interessante mesmo...fui num feirão p/ conferir os valores e ela tá saindo financiada por 50 x 228,00 sem entrada e se optar um consórcio em andamento poderia pagar 36 x 222,00 e dar um lance entre 1.100 e 1.300 que é a média p/ levar via lance - segundo o vendedor, e já teria a moto na mão!

A Factor achei mais bonita que a Yes e pelos comentários creio que deverei ficar com uma das 2 mesmo! A Apache chegou a ser prioridade, mas os valores das peças me desanimaram.....

Pow R$ 3.000 numa Yes usada e bem conservada seria bem tentador! Até porque, se Deus quiser, daqui há pouco passo em um concurso com um salário melhor e compro um carro mesmo e deixo a moto para momentos ocasionais ;)

flp_87
13-09-10, 14:03
tbm passei por essa dúvida cruel ...
+ uma coisa eu sabia ou era honda ou yamaha !
sou loco por moto alta xtz, lander, bros, tornado Falcon ,XT
+ como a grana é curta fui de Fan ESI e não me arrependo nem um pouco !
quase fechei negocio numa XTZ só q pensei q na hora de passar pra frente será mais facil uma Fan ESI do q uma XTZ !
nada contra a yamaha !!! :OK: + Honda acho q valoriza mais !
pense e pesquise muito bem preços q com certeza vc fará um bom negócio !

juniorseben
13-09-10, 14:07
Cara se fosse agora eu ira facil facil na Fan 150 ESI.

renanperim
13-09-10, 14:16
Sim a Titan é muito boa mesmo como vc disse.
Mas sim, ela é carne de vaca, não tem nenhum acessório e é extremamente visada.

A Factor e a Yes são boas.
Não posso falar muito por que nunca andei, só sei oq aprendi aqui.

Se vc cogitou uma Bros nova, vc vai gastar 7-8 mil, se vc tem 8 mil vc pode pensar em fazer e lander, que terão manutenções mais caras que a bros.
Lembrando que a Bros tb é visada.
Então antes de pegar a moto pense em comprar a moto e TER ela.
Se puder pagar o seguro, ótimo, se não puder, tire a CG da lista.
Agora, se vc eh daqueles que acham "comigo não acontece", então vc pode um cg sem problemas.

Se quer mesmo gastar pouco com manutenção e fazer mais de 30 por litro considere a yes e a factor.
Mas denovo, ontem eu andei com uma Mix do meu irmão(ele já vendeu), eu achei uma moto exelente, muito, mais muito bem acertada, a injeção faz uma diferença gritante, cambio ótimo, mas painel chulo, freio péssimo(era tambor é claro) e partida a pedal, meu deus, isso não é vida.
Eu chamei o freio da frente na descida e tive um susto, é a falta de costume de usar o tambor.

Eu ja pesquisei, com 3 vc pega Yes boas, com 3 e uns quebrados, Yes MUITO boas.
Sim eu, marmanjo de 1,92 ainda quero uma pequena em casa.

Manoel Araujo dos Passos
13-09-10, 16:01
Vai de Bros irmão, não é porque tenho uma, mas a bros é uma belíssima moto..
Não tem muito final, mas de arrancada ela dá de 10, fora o consumo que é baixissímo...


Grande Abraço.

luladss
13-09-10, 16:13
hoje tava na oficina apertando corrente da moto ae o mexanico me perguntou se as peças da yes eram caras, eu respondi
pode até ser cara, + quando vem quebrar algo não tem nem graça, vc compra sem pena.
hoje não iria de yes ,
iria de apache , gostei da bichinha ... ou de xtz 125x

kluivertiago
13-09-10, 17:53
Vai de Bros irmão, não é porque tenho uma, mas a bros é uma belíssima moto..
Não tem muito final, mas de arrancada ela dá de 10, fora o consumo que é baixissímo...


Grande Abraço.


Não é pq temos bros mas... se fosse vc iria de bros mesmo! não vai se arrepender!!! é uma moto fácil de ser pilotada, vc tem visão privilegiada, e tem um bom motor pra quem tá iniciando em duas rodas! :OK:
Qndo fui comprar minha primeira moto quase pego um titan sport... mas um amigo meu pegou uma bros dei uma volta e me "apaixonei" pelo estilo de pilotagem! :lol: :lol:
Aqui usamos uma frase que é o sequinte: titanzeiro andou de bros num volta mas nunca pra titan!

Só se gostar mesmo das titan, fan, factor, yes e intruder é gosto! :G :G

Fire_Head
13-09-10, 17:54
Ta afim da Apache, então vai la e compra, é a melhor 150cc da categoria.

:OK:

chapolinrt8
13-09-10, 18:18
melhor custo beneficio : BIZ+ :OK:

ffjruthes
13-09-10, 18:57
Não sei quanto você tem de grana... Mas eu pegaria uma Fazer 250... é econômica e confortável...

Se você pegar uma 125cc.. logo logo vai querer trocar, então se já tiver condições, pega uma 250cc direto...

Mas se a grana tá curta... Acho o melhor custoXbenefício a YES.. é uma moto excelente e completa...

Freio a disco: é muito melhor do que tambor e pode ser decisivo entre parar a tempo e bater.
Rodas de liga: é mais bonito, não dá tanta manutenção quanto os raios cromados, não entorta com tanta facilidade, não quebra raio.
Partida elétrica: ninguém merece ficar fazendo pegar no pé.. Minha primeira moto não tinha partida.. e com partida é bem mais comodo.
Painel completo: Tem conta-giros e indicador de marca, para quem é iniciante isso pode ajudar muito...
Motor: Não deixa a desejar não... Em retas pega 100/110.. e morro abaixo passa de 130km/h no painel é claro. E considero ele bem elástico não necessitando de trocas constantes de marchas. Troca de óleo a cada 3 mil km... enquanto que nas outras é a cada mil km... Isso pq a YES tem filtro...


Resumindo.. das 125 do mercado, não tem concorrência para a YES.. Apenas não vende tanto quanto outras marcas pq a rede Suzuki não é tão grande e pq brasileiro é burro e prefere pagar o mesmo preço em uma CG pelada do que numa YES completa... E compra uma CG e fica metando o pau na YES dizendo que é ruim.. Isso pra mim é inveja.. A minha eu uso ao extremo e não tenho do que reclamar...

Nada contra quem tem CG ou prefere a CG.. é só minha opinião. :OK:

LwkinhaZ™
13-09-10, 19:10
Não sei quanto você tem de grana...
Se você pegar uma 125cc.. logo logo vai querer trocar, então se já tiver condições, pega uma 250cc direto...


A grana é um fator determinante, eu falo por experiencia própria, comprei uma Yes mas se quisesse na época podia pegar uma Fazer tranquilo, fiquei com a Yes pois fiquei com receio de pegar uma 250, estava enganado, a diferença eh minina, logo que comprei a Yes jah andava com a 600 dum colega meu. Na boa, se tem grana jah parte pra uma 250, otima pra cidade, otima pra viagens, peguei a fazer recentemente, muito economica e com desempenho excelente.

Mas se não tem grana, vai de Yes ou a Factor q são otimas motos pro dia a dia.

blaugusto
13-09-10, 19:49
melhor custo beneficio : BIZ+ :OK:

Na lua né??

Bruno Boo
13-09-10, 19:58
Quer economia ?? Factor !

Quer visual ?? Apache !

Quer desempenho ? Fazer !

Se escolher a Apache me fala, se for de SP consigo os DOCS e EMPLACAMENTO grátis para vc !

jhol
13-09-10, 20:06
Compra uma agrale 27.5 kem segura uma dessas segura qlq uma nacional
agrale é escola

junior silveira
13-09-10, 21:46
cara eu gosto de coisa antiga por isso tenho uma rx 125(arrancada) e uma moby 76 por isso vou te dar uma ideia titam 98,99
da fazer umas coisas bem locas com ela aqui na zona e a preferida gurizada

felipe.rodrigues1183
13-09-10, 22:26
Falaê cara...

ha alguns meses tava com essa mesma dúvida... cheguei a cogitar em pegar uma xing ling financiada, mas pelos topicos aqui deixei essa ideia de lado... comecei então a procurar uma usadas, tipo: xtz, bros, xt225, xr e etc... até pq tb sou alto assim como vc (1,86m)... realizei meu sonho na sexta feira... comprei uma XTZ 125, ano 2005, com 7mil km rodados... motinha show de bola... a única coisa que a minha deixa a desejar é pq a partida dela é de kick... mas pega de estalo... ainda não tenho carteira, vou fazer minha prova no final dessa semana... mas domingo dei uma volta aqui no bairro... que motinha gostosa... a posição de pilotagem... tudo show... se quiser saber mais opiniões sobre ela, entra no topico que eu criei aqui no PN...
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,32807.0.html

espero ter ajudado na sua busca... abçs

Yuri_RN
13-09-10, 22:51
Cara uma dica, Eu compraria uma dessa! é ótima pro dia dia!ela é super econômica :lol: :lol: :lol:
http://www.honda-mc.dk/files/Billeder/z_cbr1000rra_HRC.jpg


Brincadeira! :drool: eu se fosse você ia de Fan 150 ESI ou Bros 150 Mix!

chiccoli
14-09-10, 00:36
compra uma RD 135, ou uma CG 125(antiguinha)
será uma escola pra vc...

vc vai ficar tão feliz quando comprar uma nova.., seja lah qual for a marca...

D.Lima
14-09-10, 15:32
compra uma RD 135, ou uma CG 125(antiguinha)
será uma escola pra vc...

vc vai ficar tão feliz quando comprar uma nova.., seja lah qual for a marca...


RD 135? Cê quer matar o cara é?

Primeiro tire sua carteira pra evitar uma possível dor de cabeça.
A Yes é muito bem falada quanto ao custo x benefício
A Factor é econômica e bonita, principalmente a ED, que é completa. O único problema é que é fraquinha.
A Fan, só recomendo a 150, que tem força e é bem econômica. Sobre a falta de freio a disco: quando peguei a minha perguntei na concessionária quanto custava pra colocar na minha o vendedor cobrou 300 pila. Até agora, fora o freio a tambor, nada tenho a reclamar. :OK:

Fiote
14-09-10, 15:40
Fiz essa mesma pergunta antes de comprar minha primeira magrela...
Entre custo-benefício e grana que eu tinha na mão, fui de YES!!!!!!!!!!!!!!!

Não me arrependi um minuto sequer!
Hoje tenho uma 250cc, e te falo que não há problema algum se sua primeira moto for uma desse porte. A não ser que a grana esteja fraca néh :P

Morfeus
14-09-10, 21:21
Bom galera, não tenho intenção de comprar e vender logo a moto (salvo motivo de força maior...), então não levo tanto em conta a desvalorização em uma futura venda.

A história de achar que "comigo não acontece" já sumiu da minha mente, desde quando fui assaltado...

Moto a pedal e acima de 150cc também estou descartando...até que a grana daria p/ pegar motos mais caras e pagar parcelas maiores, mas quero continuar sempre guardando parte do salário para futuras necessidades.

A Bros acho uma moto bonita também e muitos já recomendaram ela pelo fato de eu ser alto! Vou conferir o preço dela por aqui, pq já percebi que existe uma significativa diferença entre os preços sugeridos e os vendidos por aqui...volta e meia, algumas vezes são oferecidas algumas vantagens como capacete, doc e emplacamento....

A moto vou acabar comprando um pouco antes de tirar a carteira para pegar a manha mais rápido, mas com certeza, não irei arredar o pé, ou melhor, o pneu de casa para evitar problemas mesmo (pelo menos tentarei hehe)!

A XTZ é uma boa moto para o dia-a-dia mesmo? Qual a média de consumo dela? Dá para levar 'carona' de boa nela? Para o lazer irei acompanhado da namorada :D

Thyago Mahon Barros
14-09-10, 21:31
Factor ou Crypton. :OK:

Diego.fcs
14-09-10, 22:10
Quer economia, coisa barata que não te dê muito trabalho? Compre uma Today ou aquelas Titan até 99, pra vc usar até num poder mais e aprender tudo sobre moto, sobre manutenções e tal, aí vc compra uma motinha mais completa depois.

Joao XTZ
14-09-10, 23:49
vc quer uma moto abaixo de 150 , com partida elétrica e que num te de dor de cabeça ??? vai de YBR E ou ED , Yes e XTZ , tem usada ai de monte e num dá trabalho não ...

valeu ...

blaugusto
15-09-10, 08:16
Usada compre CG ou YBR

Castrovox
15-09-10, 16:57
se eu fosse vc trataria de tirar a habilitaçao primeiro. Depois pensaria na moto.

felipe.rodrigues1183
15-09-10, 20:44
se eu fosse vc trataria de tirar a habilitaçao primeiro. Depois pensaria na moto.


Com certeza... eu to com a minha XTZ n garagem, pq não tenho carteira ainda... tem que ter muito juízo pra não fazer besteira.... :lol: :lol: :lol: :lol:

Morfeus
18-09-10, 16:12
Com certeza... eu to com a minha XTZ n garagem, pq não tenho carteira ainda... tem que ter muito juízo pra não fazer besteira.... :lol: :lol: :lol: :lol:


O banco da XTZ é confortável, tanto para o piloto como para o carona? Comecei a cogitá-la após ler alguns relatos pela internet...

charlespicol
18-09-10, 16:58
eu iria de titan bolinha ou todeyzinha ...eh baratinha e são boas de mais de motor

mas para voce que esta aprendendo ainda ....nao compra zero nao compra usada e boa com partida eletrica
mas uma 150 acho que seria uma moto otima ..tanto uma bros como uma titan ..ja que voce gosta de altas pq eh alto
tem tambem as ybr...nao são forte que nem as titans e nas estradas no maximo que pega com elas eh 120 eu acho..rs
mas pelo menos voce acha delas zeradinha e 2007 2008 por 3000 reais ....elas são bem desvalorizadas .....mas são boas pra quem nao gosta de correr

chuckzin
18-09-10, 21:00
Prefiro pegar os 2 ou 3 mil dinheiros de pegar uma moto usada, que pode ser uma bomba e dar de entrada numa 0km!

Hoje se fosse escolher uma 0km, iria de fan 150!

Uma por ser injetada, ter boa autonomia e outra por ser 150, um bom desempenho pra uso misto (cidade/estrada)

Metal
18-09-10, 22:23
Opa cara, blz?
Então, tô passando pela mesma dúvida atualmente. Sou novo nesse forum e no 'mundo' das motos mas pelo que eu já li, posso te dizer o seguinte:

- VC disse que quer sua habilitação para, no máximo, final do mês que vem. Uma pergunta: você já deu entrada? Se não, não quero te desanimar, mas vc não conseguirá em tão pouco tempo. Eu sou de GO mas acredito que os DETRANs trabalhem +/- da mesma maneira. Eu tirei a minha (a bendita tá prevista pra chegar terça-feira :)) e eu dei entrada no meu processo (no caso AB) em abril. É claro que eu enrolei pra pegar as aulas pq tava sem tempo, e eu tive que refazer reteste pra carro (o que demorou + 15 dias), mas mesmo assim, todas as pessoas que eu consultei não conseguiram tirar a carta com menos de 3 meses;

- Não confie em vendedores de consórcio. Esse papo de que 'dar X valor de lance é certeza de tirar a motoca' na grande maioria das vezes é BALELA. Então, fique esperto quanto a isso. Nessas ocasioes nós devemos pesquisar quem já tirou moto dessa maneira e conseguir o máximo de dinheiro em cash que tu conseguir.

- Vc tb disse que não considera uma troca futura de moto, portanto nao se importa com desvalorização: Quanto a isso eu posso te dizer o seguinte: Sempre pense no amanhã. Logicamente nunca desejaria isso à você, mas caso aconteça alguma coisa e você tenha que vender a sua moto, caso seja usada se prepare para perder mta grana. Claro que 'a melhor marca se chama nova' mas dê atenção as usadas bem conservadas. Pra você que vai financiar, seria legal não financiar com parcelas 'a perder de vista', até pq você pode 'enjoar' da moto e querer pegar outra maior/outro modelo e fica dificil repassar a moto com 30 e tantas parcelas a serem quitadas. Só reforçando esse detalhe, é muito comum pessoas pegarem 125/150ccs e logo quererem dar um up na moto, então é bom pensar bem antes de comprar uma coisa muito cara ou difícil de ser revendida.

- Esse é outro detalhe: É muito importante você dar uma olhada no mercado de motos aí da sua cidade, tanto para checar motos a serem compradas quanto pra checar o quanto você pode arrecadar na sua moto quando for vendêla / se ela é ruim de ser negociada, etc (hipótese).

AH, e mais importante: Pense bem em andar sem carteira. Sempre lembre-se da Lei de Murphy: Se uma coisa tiver que dar errado, ela dará. Pra você parar numa blitz e ser pego sem carta é super facil. Se você tiver com o processo de CNH aberto então, aí é caixao e vela preta. Eu mesmo que já fiz o processo, já passei e só estou esperando a carta chegar não pego nenhuma moto nem carro pra andar, mesmo que seja no meu bairro. Precaução nunca é demais.

No mais é isso. Boa sorte e espero que tenha lido todo o meu post kkkkkkk

Morfeus
19-09-10, 10:07
Opa cara, blz?
Então, tô passando pela mesma dúvida atualmente. Sou novo nesse forum e no 'mundo' das motos mas pelo que eu já li, posso te dizer o seguinte:

- VC disse que quer sua habilitação para, no máximo, final do mês que vem. Uma pergunta: você já deu entrada? Se não, não quero te desanimar, mas vc não conseguirá em tão pouco tempo. Eu sou de GO mas acredito que os DETRANs trabalhem +/- da mesma maneira. Eu tirei a minha (a bendita tá prevista pra chegar terça-feira :)) e eu dei entrada no meu processo (no caso AB) em abril. É claro que eu enrolei pra pegar as aulas pq tava sem tempo, e eu tive que refazer reteste pra carro (o que demorou + 15 dias), mas mesmo assim, todas as pessoas que eu consultei não conseguiram tirar a carta com menos de 3 meses;

- Não confie em vendedores de consórcio. Esse papo de que 'dar X valor de lance é certeza de tirar a motoca' na grande maioria das vezes é BALELA. Então, fique esperto quanto a isso. Nessas ocasioes nós devemos pesquisar quem já tirou moto dessa maneira e conseguir o máximo de dinheiro em cash que tu conseguir.

- Vc tb disse que não considera uma troca futura de moto, portanto nao se importa com desvalorização: Quanto a isso eu posso te dizer o seguinte: Sempre pense no amanhã. Logicamente nunca desejaria isso à você, mas caso aconteça alguma coisa e você tenha que vender a sua moto, caso seja usada se prepare para perder mta grana. Claro que 'a melhor marca se chama nova' mas dê atenção as usadas bem conservadas. Pra você que vai financiar, seria legal não financiar com parcelas 'a perder de vista', até pq você pode 'enjoar' da moto e querer pegar outra maior/outro modelo e fica dificil repassar a moto com 30 e tantas parcelas a serem quitadas. Só reforçando esse detalhe, é muito comum pessoas pegarem 125/150ccs e logo quererem dar um up na moto, então é bom pensar bem antes de comprar uma coisa muito cara ou difícil de ser revendida.

- Esse é outro detalhe: É muito importante você dar uma olhada no mercado de motos aí da sua cidade, tanto para checar motos a serem compradas quanto pra checar o quanto você pode arrecadar na sua moto quando for vendêla / se ela é ruim de ser negociada, etc (hipótese).

AH, e mais importante: Pense bem em andar sem carteira. Sempre lembre-se da Lei de Murphy: Se uma coisa tiver que dar errado, ela dará. Pra você parar numa blitz e ser pego sem carta é super facil. Se você tiver com o processo de CNH aberto então, aí é caixao e vela preta. Eu mesmo que já fiz o processo, já passei e só estou esperando a carta chegar não pego nenhuma moto nem carro pra andar, mesmo que seja no meu bairro. Precaução nunca é demais.

No mais é isso. Boa sorte e espero que tenha lido todo o meu post kkkkkkk



Beleza mano! Boas dicas!

Como no meu caso é apenas adição de categoria (já tenho CNH B), creio que não demore muito não....2 semanas de aula, na 3ª semana deve ser a prova prática e se tudo der certo, a carteira deverá estar na mão pouco tempo depois - assim espero! Afinal é só acrescentar um "A" na carteira! :OK: Mas é fato que já perdi 2 semanas devido a burocracia....

Sim, sim, o consórcio já descartei, até porque, para mim é melhor ficar com 1.000/2.000 reais na mão p/ eventuais problemas futuros - manutenção, desemprego etc, assim ainda daria p/ manter as parcelas por um período razoável de tempo!

Estou cogitando uma usada sim, o problema é que pode-se pegar um bom negócio, mas também pode-se pegar uma bomba...e uma nova tem a garantia para ser usada sempre que necessário! Mas certamente, se aparecer um bom negócio em usada irei averiguar as vantagens x desvantagens - incluindo-se a possibilidade de revenda!

Andar sem carteira eu já descartei! Multa muito alta ~R$ 500,00 pq já tenho para carro e também adeus ao processo de adição junto à autoescola - prejuízo de mais de R$ 1.000,00! Nem cogito essa idéia mais não!

felipe.rodrigues1183
19-09-10, 11:36
AH, e mais importante: Pense bem em andar sem carteira. Sempre lembre-se da Lei de Murphy: Se uma coisa tiver que dar errado, ela dará. Pra você parar numa blitz e ser pego sem carta é super facil. Se você tiver com o processo de CNH aberto então, aí é caixao e vela preta. Eu mesmo que já fiz o processo, já passei e só estou esperando a carta chegar não pego nenhuma moto nem carro pra andar, mesmo que seja no meu bairro. Precaução nunca é demais.


Pô cara nem me fala... to com a minha azulona aí da foto na garagem... fiz a prova nessa antes de ontem, graças a Deus passei, devo estar com a CNH na terça ou quarta feira... imagina, hoje domingão, tô sozinho em casa, o tempo tá meio nublado, mas tá seco aqui no RJ... que vontade louca de pegar a magrela e dar uns rolés... mas a lei de Murphy é f**a mesmo.... |:(

abçs

Metal
19-09-10, 12:13
Beleza mano! Boas dicas!

Como no meu caso é apenas adição de categoria (já tenho CNH B), creio que não demore muito não....2 semanas de aula, na 3ª semana deve ser a prova prática e se tudo der certo, a carteira deverá estar na mão pouco tempo depois - assim espero! Afinal é só acrescentar um "A" na carteira! :OK: Mas é fato que já perdi 2 semanas devido a burocracia....

Sim, sim, o consórcio já descartei, até porque, para mim é melhor ficar com 1.000/2.000 reais na mão p/ eventuais problemas futuros - manutenção, desemprego etc, assim ainda daria p/ manter as parcelas por um período razoável de tempo!

Estou cogitando uma usada sim, o problema é que pode-se pegar um bom negócio, mas também pode-se pegar uma bomba...e uma nova tem a garantia para ser usada sempre que necessário! Mas certamente, se aparecer um bom negócio em usada irei averiguar as vantagens x desvantagens - incluindo-se a possibilidade de revenda!

Andar sem carteira eu já descartei! Multa muito alta ~R$ 500,00 pq já tenho para carro e também adeus ao processo de adição junto à autoescola - prejuízo de mais de R$ 1.000,00! Nem cogito essa idéia mais não!


Ah ta, pensei que você iria abrir o processo agora. Torço pra que a carta chegue mais rápido possível. Essa espera é mesmo angustiante. Realmente deve-se escolher muito, mas muito bem a moto usada. Lembre-se que, ao pegar uma usada, peça para que vários mecânicos (quanto mais você conseguir a opinião, melhor) a analise e lhes dê seu parecer.

Só posso então lhe desejar uma boa sorte e uma boa escolha pra sua primeira moto.

Até mais.



Pô cara nem me fala... to com a minha azulona aí da foto na garagem... fiz a prova nessa antes de ontem, graças a Deus passei, devo estar com a CNH na terça ou quarta feira... imagina, hoje domingão, tô sozinho em casa, o tempo tá meio nublado, mas tá seco aqui no RJ... que vontade louca de pegar a magrela e dar uns rolés... mas a lei de Murphy é f**a mesmo.... |:(

abçs


Muita calma nessa hora jovem :). Sei que é duro esperar, seus dedos coçam, sua cabeça pede pelo capacete, seu corpo implorar pelo vento que você pega quando está pilotando, mas seja forte :lol: Aguente mais um pouco e espere a carta chegar, pq aí você pode sair e saciar todas essas vontades sem se preocupar em perder um processo, tempo e dinheiro.

Eu tb tô nessa situação: Passei na prova dia 03 e a carta tá prevista pra chegar nessa terça-feira e eu tô quase pulando de ansiedade aqui :D. Mas vamos que vamos. O foda é que é só você pegar a carta e ninguem vai te parar em uma blitz e pedir sua CNH kkkkkkkk.

chiccoli
19-09-10, 12:24
RD 135? Cê quer matar o cara é?

Primeiro tire sua carteira pra evitar uma possível dor de cabeça.
A Yes é muito bem falada quanto ao custo x benefício
A Factor é econômica e bonita, principalmente a ED, que é completa. O único problema é que é fraquinha.
A Fan, só recomendo a 150, que tem força e é bem econômica. Sobre a falta de freio a disco: quando peguei a minha perguntei na concessionária quanto custava pra colocar na minha o vendedor cobrou 300 pila. Até agora, fora o freio a tambor, nada tenho a reclamar. :OK:


300 pau ??
eu pegava.., tipo.., moça.., ja q eu to comprando a moto.., parcela em 12x ai pra mim ??

felipe.rodrigues1183
19-09-10, 13:01
Eu tb tô nessa situação: Passei na prova dia 03 e a carta tá prevista pra chegar nessa terça-feira e eu tô quase pulando de ansiedade aqui :D. Mas vamos que vamos. O foda é que é só você pegar a carta e ninguem vai te parar em uma blitz e pedir sua CNH kkkkkkkk.


pode crer.... :lol: :lol: :lol:

ontem saí pra jantar com um grupo de amigos, aqui no RJ.... na volta, devia ser 1h da manhã, ao entrar na pista principal da Av.das Américas, o que tinha??? BLITZ DA LEI SECA!!!!

Resultado: não fui parado na po**a da blitz, saí não bebi nada... agora, se tivesse bebido ia me ferrar.... :lol: :lol: :lol:

OBS: se bebida e volante não combinam... imagina, bebida e guidão??!!


abçs

D.Lima
20-09-10, 16:32
300 pau ??
eu pegava.., tipo.., moça.., ja q eu to comprando a moto.., parcela em 12x ai pra mim ??


Pois é cara, eu nem sabia que dava pra fazer isso. Uma colega de trabalho parcelou um alarme com GPS. Se eu soubesse, com certeza teria feito na hora. Mas não tem problema, em novembro vai dar pra colocar o freio a disco. :OK:

M0N731R0
21-09-10, 22:27
E aeee pessoal :OK: :OK: :OK: :OK:
Tô em uma situação parecida. Sou candidato a 1ª habilitação e estou pesquisando qual a melhor opção NOVA X USADA. Sou novato no mundo das motocas (e tambem aqui no PN) e vcs me ajudaram mto com suas dicas. Valeu mesmo pessoal.

apu
21-09-10, 22:32
é.. entre nova e usada, almeje (busque) sempre uma moto nova. o prazer de ter algo 0km é indescritível. indescritível principalmente para quem nunca teve uma moto 0km como eu. AUHAUUA

mas se for de usada, tente uma moto de unico dono, e que ele seja extremamente cuidadoso tanto com estética quanto com mecanica (este foi meu caso :D)

abraço

Bruno Boo
21-09-10, 22:37
Moto usada só se for à vista, e ainda depende do estado da motoca, financiar moto usada não compensa, juros maiores e acaba pagando o mesmo valor que moto 0km. Se for de usada pague à vista e escolha bem, de preferência uma com pouca quilometragem para não te dar dor de cabeça, se não tem o $$$ para pagar à vista vai de 0km que é melhor.

Morfeus
23-09-10, 20:11
Pessoal fiz uma pesquisa aqui na região onde moro e descartei as Hondas......seguem os valores de financiamento, sem entrada:

Yamaha Factor 48 x 255
Yamaha XTZ 48 x 234
Suzuki Yes 09-10 50 x 228
Suzuki Yes 10-11 50 x 263
Dafra Apache 48 x 285
Dafra Speed 48 x 228
Honda Bros (Pedal) 48 x 342
Honda Bros (Elét) 48 x 375
Honda Titan (Pedal) 48 x 297
Honda Titan (Elét) 48 x 313

Bom, atualmente a minha preferida é a Factor, mas também me interessei bastante pela XTZ, já que esse valor de 48 x 234 está excelente e o supervisor de vendas ainda me disse que poderia conseguir uma parcela menor!

Então, o que vocês tem a dizer da XTZ?? Consumo, dirigibilidade, manutenção, conforto? Perguntei anteriormente, mas como ninguém respondeu: o banco é confortável para o carona também? Tenho que pensar também na namorada! :D

FabioDK
23-09-10, 20:32
Pessoal fiz uma pesquisa aqui na região onde moro e descartei as Hondas......seguem os valores de financiamento, sem entrada:

Yamaha Factor 48 x 255
Yamaha XTZ 48 x 234
Suzuki Yes 09-10 50 x 228
Suzuki Yes 10-11 50 x 263
Dafra Apache 48 x 285
Dafra Speed 48 x 228
Honda Bros (Pedal) 48 x 342
Honda Bros (Elét) 48 x 375
Honda Titan (Pedal) 48 x 297
Honda Titan (Elét) 48 x 313

Bom, atualmente a minha preferida é a Factor, mas também me interessei bastante pela XTZ, já que esse valor de 48 x 234 está excelente e o supervisor de vendas ainda me disse que poderia conseguir uma parcela menor!

Então, o que vocês tem a dizer da XTZ?? Consumo, dirigibilidade, manutenção, conforto? Perguntei anteriormente, mas como ninguém respondeu: o banco é confortável para o carona também? Tenho que pensar também na namorada! :D


apache 48 x 285?

nuss vc é de que estado?
ake no DF a minha comprei ontem
finaciamento sem entrada 48 x 266
mas tb to na msm de vc's kkk
minha apache vai chegar amanha ou dps e ainda n to com a CNH :s
triste 0km e vc n pode andar kkkkk
abraços
e independente da escolha q vc fazer espero q vc seja feliz com a moto :Q
( mts km pouca manutenções e dores de cabeça )

Morfeus
23-09-10, 20:39
apache 48 x 285?

nuss vc é de que estado?
ake no DF a minha comprei ontem
finaciamento sem entrada 48 x 266
mas tb to na msm de vc's kkk
minha apache vai chegar amanha ou dps e ainda n to com a CNH :s
triste 0km e vc n pode andar kkkkk
abraços
e independente da escolha q vc fazer espero q vc seja feliz com a moto :Q
( mts km pouca manutenções e dores de cabeça )


Pois é....aqui tudo é caro mesmo - floda! Por isso prefiro as compras pela internet, mas no caso de moto fica complicado! hehehe....

Metal
23-09-10, 23:13
Caramba cara, a XTZ tá com o preço mto bom hein. E parece ser uma ótima moto. Na ultima vez que fui checar os preços numa concessionária da Yamaha esqueci de pegar os da XTZ. Vou dar uma olhada depois.

Tb aguardo opiniões sobre a moto.

Boa sorte para nós rsrs.

ABs.

prexedes moto boy
24-09-10, 10:24
bilhete unico com rodas

D.Lima
24-09-10, 15:10
Pessoal fiz uma pesquisa aqui na região onde moro e descartei as Hondas......seguem os valores de financiamento, sem entrada:

Yamaha Factor 48 x 255
Yamaha XTZ 48 x 234
Suzuki Yes 09-10 50 x 228
Suzuki Yes 10-11 50 x 263
Dafra Apache 48 x 285
Dafra Speed 48 x 228
Honda Bros (Pedal) 48 x 342
Honda Bros (Elét) 48 x 375
Honda Titan (Pedal) 48 x 297
Honda Titan (Elét) 48 x 313



E a Fan 150? Tenho certeza de que está mais barata que a Titan.
Essa Factor é a ED?
Dá uma olhada na XTZ X também, com certeza vai te agradar.

Flw

rabujinho
24-09-10, 18:18
Por ser a primeira, melhor que seja uma zera( Se for sua condição claro), dai vi de vc, pois vc tem que sentir a moto e ver se ela faz seu estilo, daí é so alegria!!!!!!!!!

Morfeus
16-10-10, 14:17
Revivendo meu tópico - já tinha até aberto outro sobre a Kansas, mas acabei por desistir da motoca! :P

Então, dentro de alguns dias já deverei estar com minha habilitação p/ moto na mão - já passei na prova do Detran :OK:

Havia decidido arriscar na Apache, fui na Dafra e sequer tinham a moto p/ exposição (!!) e deram um prazo de 15 dias p/ entrega. Até fiz meu cadastro lá, mas não estou afim de esperar 15 dias (ou mais) p/ pegá-la.

Minha 2ª opção é a Factor, já li e reli mts coisas sobre ela e compraria sem problemas, mas chegando na CC vi a XTZ e gostei mais ainda - especialmente por ser mais alta! A Factor E, sai por 48 x 273,00 e a XTZ K 48 x 300,00 - a XTX E, descartei pq esta totalmente fora do meu orçamento - 48 x 335,00.....

Apesar de ser apenas R$ 27,00 de diferença, para quem não ganha tão bem assim, é uma considerável diferença! :0_0:

O que vcs acham da XTZ para o uso que terei com a moto? Apesar de ser pedal, valeria a pena? A elétrica tem toda a comodidade na hora da partida, mas partida no pedal é tão ruim? Na auto-escola eu utilizei uma fan com partida elétrica e era bacana.

Quem possui ou já andou na moto o que tem a dizer sobre a mecânica, peças, desempenho, consumo médio, gastos com manutenção, conforto do banco (tanto p/ piloto como p/ garupa), posição de pilotagem, etc? Já andei na garupa de uma XTZ e não sei se o piloto era muito gordo/espaçoso ou o banco pequeno! Não achei tão confortável p/ o garupa - pelo menos achei o banco mt pequeno....

FloodDesu
16-10-10, 14:24
Revivendo meu tópico - já tinha até aberto outro sobre a Kansas, mas acabei por desistir da motoca! :P

Então, dentro de alguns dias já deverei estar com minha habilitação p/ moto na mão - já passei na prova do Detran :OK:

Havia decidido arriscar na Apache, fui na Dafra e sequer tinham a moto p/ exposição (!!) e deram um prazo de 15 dias p/ entrega. Até fiz meu cadastro lá, mas não estou afim de esperar 15 dias (ou mais) p/ pegá-la.

Minha 2ª opção é a Factor, já li e reli mts coisas sobre ela e compraria sem problemas, mas chegando na CC vi a XTZ e gostei mais ainda - especialmente por ser mais alta! A Factor E, sai por 48 x 273,00 e a XTZ K 48 x 300,00 - a XTX E, descartei pq esta totalmente fora do meu orçamento - 48 x 335,00.....

Apesar de ser apenas R$ 27,00 de diferença, para quem não ganha tão bem assim, é uma considerável diferença! :0_0:

O que vcs acham da XTZ para o uso que terei com a moto? Apesar de ser pedal, valeria a pena? A elétrica tem toda a comodidade na hora da partida, mas partida no pedal é tão ruim? Na auto-escola eu utilizei uma fan com partida elétrica e era bacana.

Quem possui ou já andou na moto o que tem a dizer sobre a mecânica, peças, desempenho, consumo médio, gastos com manutenção, conforto do banco (tanto p/ piloto como p/ garupa), posição de pilotagem, etc? Já andei na garupa de uma XTZ e não sei se o piloto era muito gordo/espaçoso ou o banco pequeno! Não achei tão confortável p/ o garupa - pelo menos achei o banco mt pequeno....


Cara, veja quanto fica adaptar um freio a disco na Factor, porque se ficar na casa dos 300 reais, vale mais a pena a factor E com freio a disco do que a XTZ K. Mas se não puder, veja o que vale mais: segurança [XTZ com partida a pedal e freio a disco] ou conforto [Factor E com partida elétrica e freio a tambor]. Sobre os outros assuntos, acho melhor esperar algum dono de XTZ aparecer aqui pra falar. [eu pegaria a XTZ, porque eu tenho algo na casa dos 1,90 e uma street ficaria meio pequena pra mim]

Alex-BH
16-10-10, 15:41
Pessoal fiz uma pesquisa aqui na região onde moro e descartei as Hondas......seguem os valores de financiamento, sem entrada:

Yamaha Factor 48 x 255
Yamaha XTZ 48 x 234
Suzuki Yes 09-10 50 x 228
Suzuki Yes 10-11 50 x 263
Dafra Apache 48 x 285
Dafra Speed 48 x 228
Honda Bros (Pedal) 48 x 342
Honda Bros (Elét) 48 x 375




Putz.....

Isso e um assalto aqui em Minas Gerais, nessa epoca do ano as promoções estão mais em conta.

por exemplo vi um anuncio da Fan 150 em 48x 228 mais emplacamento e toda documentção paga.
Honda Titan (Pedal) 48 x 297
Honda Titan (Elét) 48 x 313

Bom, atualmente a minha preferida é a Factor, mas também me interessei bastante pela XTZ, já que esse valor de 48 x 234 está excelente e o supervisor de vendas ainda me disse que poderia conseguir uma parcela menor!

Então, o que vocês tem a dizer da XTZ?? Consumo, dirigibilidade, manutenção, conforto? Perguntei anteriormente, mas como ninguém respondeu: o banco é confortável para o carona também? Tenho que pensar também na namorada! :D

Morfeus
18-10-10, 21:30
Então galera, agora pouco acabei de assinar o contrato!

Vou andar de Factor Vermelha! :clap:

O bom é que não irei precisar esperar mais 10 dias p/ pegar a carteira e poder andar! Fui no Detran e com o protocolo de entrega da habilitação + comprovante de pagamento da taxa de adição, posso apresentar em substituição a carteira - caso me parem!

Creio que até sexta-feira deverei estar motorizado! Assim que tiver com a motoca em mãos, tirarei umas fotos!

Obrigado à todos pelas contribuições!

CESAR JAU
19-10-10, 11:56
Depende do bolso.........ou seja qdo vc quer gastar......

dhjesus
19-10-10, 15:27
Então galera, agora pouco acabei de assinar o contrato!

Vou andar de Factor Vermelha! :clap:

O bom é que não irei precisar esperar mais 10 dias p/ pegar a carteira e poder andar! Fui no Detran e com o protocolo de entrega da habilitação + comprovante de pagamento da taxa de adição, posso apresentar em substituição a carteira - caso me parem!

Creio que até sexta-feira deverei estar motorizado! Assim que tiver com a motoca em mãos, tirarei umas fotos!

Obrigado à todos pelas contribuições!



Factor ............ essa é chique :OK: Parabens

SGtGUNS
19-10-10, 16:19
AMIGO DEPENDE PARA QUE VC QUER A MOTO ?PASSEIO ,PARA IR PARA O TRABALHO ??
ACHO Q VC ESTA NO CAMINHO CERTO ESCOLHENDO 1 YAMAHA ,POIS PARTICULARMENTE ,ACHO QUE AS MOTOS YAMAHA TEM UM MELHOR ACABAMENTO E DURABILIDADE MAIOR .
EU TINHA UMA XTZ LANDER 250 CC, VENDI A POUCO TEMPO COM 986 Km DE USO,POR NÃO ME ADAPTAR A ALTURA DA MOTO.LEMBRANDO Q A MOTO É EXELENTE !!!!!
SEMPRE TIVE MOTOS "BAIXAS" , ENTÃO AGORA COMPREI A MINHA FAZER 2011.MUITO CONFORTAVEL.USO APENAS PARA PASSEIO, ESTA COM 320 Km AGORA.
ACHO QUE SE VC COMPRAR 1 FACTORY ESTA COMPRANDO UMA MOTO MUITO BOA ,SE FOR COMPLETINHA MUITO MELHOR !!!!!
SO QUE O VALOR ESTA BEM SALGADO ELA VAI SAIR POR R$12.240,00.MINHA FAZER CUSTOU COM EMPLACAMENTO R$12.150,00 AVISTA, AQUI NA CIDADE DE CANOAS -RS.
ABRAÇOS E BOA ESCOLHA !!!!!!!!!!

Metal
25-11-10, 20:14
Up galera, tenho boas novas! Comprei minha primeira pequena. Foi uma Titanzinha 125cc 2002 KS. Pensei que estaria como na vez que ganhei meu primeiro PC, mas até que estou tranquilo, pois tenho alguns planos para com ela. Comprei de um familiar e ela me saiu por R$2.800,00, +/- na faixa de preço desse modelo aqui na minha cidade e +/- o preço no FIPE. Terei alguns gastos com ela por que quero deixá-la arrumadinha. Amanhã vou no DETRAN pra realizar a vistoria + transferência e já vou mandá-la pra revisão. Quero ver se tb já passo em alguma loja pra pegar meu primeiro capacete. A princípio estou querendo pegar algum até uns R$150,00. Pretendo pegar um mais caro, na faixa de uns R$400,00 mas quero aproveitar a ida na loja pra experimentar algum nessa faixa de preço, ver como fica e pedir pela internet mesmo, pq sai muito mais barato. Aproveito pra pedir que vocês me dêem alguns dicas de capacetes nessa faixa.

Agora quanto a minha escolha, eu a fiz pelo seguinte motivo: Essa será só uma moto intermediária. Meu sonho ainda é uma Fazer mas eu tinha pouca grana pra dar de entrada e assim sendo, o financiamento ficaria num preço absurdamente caro e eu não tava conseguindo mais ficar dependendo de ônibus pra trabalhar e de Van pra ir pra faculdade (pagava R$90,00 por mês, já vai ser uma redução nos gastos). Então peguei essa CGzinha que já vai estar quitada no final desse ano, vou dar uma arrumada nela e pretendo vendê-la assim que juntar mais uns R$2.000,00 (que por sua vez, pretendo fazer até +/- abril do ano que vem). Com esse valor em mãos, vendo a CG (espero ganhar pelo - uns R$2.900,00 na venda), junto os dois valores e dou uma entrada numa fazer 2008 que tá entre R$8~9k aqui na cidade. De repente eu até começo um consórcio da nova Fazer, mas pra isso precisarei verificar muitos detalhes. Então, o que acham? Aproveitando, sabem quanto tá a média de lance pra tirar uma fazer 0km? Por enquanto é só.

Desde já agradeço e daqui a pouco posto umas fotos.

Abs!

andre_musto
26-11-10, 19:51
Parabéns pela nova aquisição! :clap:

O que achamos?

Você vai ver (ou já viu) como sua vida vai mudar! Penso que vale andar de tudo: carro, moto, bicicleta, skate, patins...
Ônibus, pra mim, é a quase a hora da morte...simplesmente não dá! E parece ser pra você também...

Parabéns, prudência e desejo muitas décadas de motocicilismo à você! :OK:

Abração!

André Musto

Mano Sony
26-11-10, 20:04
Moto pra iniciante concerteza é a 125 ou a 150! eu to pra pegar uma fan!

Mano Sony
26-11-10, 20:07
Parabens mano! mais faz um favor sempre ande nas normas e bem protegido como capacete principalmente!naum ande de chinelo! POR FAVOR não seje mais um que queima o filme dos motoboys! ande certinho mano! valorize sua vida!!! e lembre-se: de vagar se vai longe! tambem chega la!!!! é isso!fica com Deus!falow!