PDA

Ver Versão Completa : Moto pedindo marcha na 5ª!!! o que fazer?



jobarte
04-10-10, 13:21
Bom dia gente, eu sumi mas voltei :clap: :clap: (eu acho)

Seguinte, minha moto por varias vezes quando esta na quinta marcha ela pede mais, pena não ter mais para dar a ela, mas ai que ta, isto estraga o motor ou é mito?

Caique
04-10-10, 13:25
Com certeza estraga,se ela esta pedindo mais marcha,o giro tá bem alto................

XxUNOxX
04-10-10, 13:29
Estraga, significa que vc esta andando acima do limite de rotação, alterou algo nela?

Caramba, nunca vi uma moto 150cc sem estar "mexida" pedir marca em 5º

Mano Sony
04-10-10, 13:31
Que moto mano!pow pedi marcha na quinta?tu invenenou a magrela né? :D

juniorseben
04-10-10, 13:35
Estraga, significa que vc esta andando acima do limite de rotação, alterou algo nela?

Caramba, nunca vi uma moto 150cc sem estar "mexida" pedir marca em 5º

[2]

jobarte
04-10-10, 13:46
Estraga, significa que vc esta andando acima do limite de rotação, alterou algo nela?

Caramba, nunca vi uma moto 150cc sem estar "mexida" pedir marca em 5º


Nada, ela ta toda original, até escapamento, unico up dela é o lama da lander X, ela tomou uns 2 tombos nos ultimos 4 meses, poderia ser isso? Ah, uso alcool na moto, pode ser também?

msguinha
04-10-10, 13:47
Estraga, significa que vc esta andando acima do limite de rotação, alterou algo nela?

Caramba, nunca vi uma moto 150cc sem estar "mexida" pedir marca em 5º

[3]
A minha alcança a maxima quase em 4ª. A quinta (adiciona 15 ou 20 km/h) vai até 130/140 com comando e outras coisinhas.

Bota uma relação menor atraz (se não me engano é menor atraz e maior na frente, igual a bicicleta) ai ela vai te uma final incrivel pra uma 150cc

piupiu
04-10-10, 13:57
lol estranho a minha bros sai de giro aos 120 o_o, ta original, sera q o problema e q o antigo dono era tiozão e deveria andar no maximo a 40 km !?!
Talvez seje por anda em alcool q em giro mais alto fica mai broca

XxUNOxX
04-10-10, 13:59
Nada, ela ta toda original, até escapamento, unico up dela é o lama da lander X, ela tomou uns 2 tombos nos ultimos 4 meses, poderia ser isso? Ah, uso alcool na moto, pode ser também?


Não, acho que tombos não iriam afetar nada disso...

mais oque seria pra vc pedir marca em 5ª?

Ela esta cortando?
Ou somente o giro esta muito alto?

Em qual velocidade vc esta quando ela "pede" marcha?

Ivan RJ
04-10-10, 13:59
Coloque um pinhão com um dente a mais, somente isso. Não mexa em mais nada, depois nos avise sobre o resultado.
Um grande abraço à todos os irmãos.

jobarte
04-10-10, 14:02
Não, acho que tombos não iriam afetar nada disso...

mais oque seria pra vc pedir marca em 5ª?

Ela esta cortando?
Ou somente o giro esta muito alto?

Em qual velocidade vc esta quando ela "pede" marcha?


Creio eu que é giro alto, ela pede la para os 128 km/h, em alguns casos, ela dá umas falhadas porque a bomba de combustível não da conta.

magrao tk
04-10-10, 14:06
Mas isso não seria normal pra uma moto trail como a Bros?
Geralmente elas são mais reduzidas pra compensar o peso e o tipo de terreno que ela foi projetada pra andar, no caso do off road...

XxUNOxX
04-10-10, 14:08
Creio eu que é giro alto, ela pede la para os 128 km/h, em alguns casos, ela dá umas falhadas porque a bomba de combustível não da conta.


Cara "130km/h" é o limite pra uma moto Trail de "de baixa cilindrada", isso esta totalmente normal!

Minha XTZ por mais que seja 125cc e a sua 150km/h quando chega nos 120 a 125km/h ela só falta explodir o motor cara, rotação muito alta...coisa que NÃO COMPENSA...
Então hoje eu ja sei o limite da minha moto e não passo disso com ela, descida no máximo 120 quando preciso subir bem e estou com pressa, quando quero andar bem descendo a 110 / 115 ja esta ótimo.



Coloque um pinhão com um dente a mais, somente isso. Não mexa em mais nada, depois nos avise sobre o resultado.
Um grande abraço à todos os irmãos.


Corretamente igual o Ivan falou...

Se quer mais final, aumente o pinhão de 14 para 15 e terá ótimo resultado (acho que a Bros é 14 dentes igual a XTZ)

juniorseben
04-10-10, 14:19
po fera também olha a velocidade ne :k

"qualquer" moto original 125,150CC que seje vai fazer isso

speedFan
04-10-10, 14:27
Cara seguinte mais em que velocidade ele pede marcha?? nunk vi isso... :s :s

ASR
04-10-10, 15:29
Vcs estão bem. a minha 125cc aos 70km/h já tá com o motor gritando em 5ª...

Caique
04-10-10, 15:30
7 anos de uso..........qts km?

edumrq
04-10-10, 15:50
Galera a moto não ta pedindo marcha pra andar mais, em moto trail é normal nessa velocidade o giro ficar muito alto, se a moto tivesse uma 6 marcha só iria abaixar o giro, nao iria ganhar mais velocidade, poe um pinhão com 1 dente a mais que nem o Ivan e o Uno falaram que vai reduzir uns 1000rpm`s e vai passar essa sensação da moto pedir marcha

jpedro91
04-10-10, 16:04
Galera a moto não ta pedindo marcha pra andar mais, em moto trail é normal nessa velocidade o giro ficar muito alto, se a moto tivesse uma 6 marcha só iria abaixar o giro, nao iria ganhar mais velocidade, poe um pinhão com 1 dente a mais que nem o Ivan e o Uno falaram que vai reduzir uns 1000rpm`s e vai passar essa sensação da moto pedir marcha


ainda mais uma 150 né!

linnyker
04-10-10, 16:06
Cara, também tenho uma bros 2010 es mix e ela quando chega a uns 110Km fica com a sensação de está pedindo a 6ª marcha

Gustavo Cordeiro
04-10-10, 16:11
Compra uma 250 com 6 marchas!;)

Caique
04-10-10, 16:13
twister, mas ai falta a a 7º :G :G

jpedro91
04-10-10, 16:16
a relação da 6ª marcha da tw é a mesma relação da 5ª marcha da fazer.. da na mesma essa 6ª marcha é só engana troxa..

Dumbex
04-10-10, 16:30
Que ano é tua bros?

Se for pra baixo de 2008 meu caro, ai é erro seu, que não deu a devida educação a ela!

Agora se ainda for jovem, mais nova que 2008, dá umas palmadas nela que ela aprende e para de ficar pedindo sexta marcha!

Eu falei palmadas ok, nada de espancar a garota!

Abraço.

vei
04-10-10, 16:32
Estraga, significa que vc esta andando acima do limite de rotação, alterou algo nela?

Caramba, nunca vi uma moto 150cc sem estar "mexida" pedir marca em 5º

Normal isso cara. Tenho uma 150 2008 toda original ela dá 140 e corta. Agora se estraga eu não sei, só sei que não tenho paciência para andar a menos que isso mais, pelo menos na estrada.

Dumbex
04-10-10, 16:37
Normal isso cara. Tenho uma 150 2008 toda original ela dá 140 e corta. Agora se estraga eu não sei, só sei que não tenho paciência para andar a menos que isso mais, pelo menos na estrada.


Cara, tu é ninja!

Fabricio CC
04-10-10, 16:45
Dae galera sou novo por aqui,mas tenho oficina e trabalho 15 anos mechendo em magrelas e gordinhas,dae amigao acho q seu kit é 17/50 dentes dai colocaria pinhao 18 c vç achar.. mas vç vai ter perca na baixa e retomadas entao eu mandaria fazer uma coroa 48.....vlw

edumrq
04-10-10, 16:48
vou comprar uma bros 140

ASR
04-10-10, 17:14
7 anos de uso..........qts km?


Deve ter uns 50000 Km

Fernando Mendes
04-10-10, 17:20
pow, o consumo deve ir la nas alturas não ??

Bandit
04-10-10, 17:36
Acho normal isso ai cara.. minha Yes bem q poderia ter uma 6° marcha qd eu desço alguma moro ela cola 140 e o giro fika na casa dos 11 mil .. e parece q a moto vai explodir, uma 6° marcha nao para ter + final ainda... mas pra alivia o motor um pouko seria bom.... acho q 140 numa 125 ja eh + q o suficiente... mais q isso vc precisa de uma moto projeta pra se manter nesse velocidade...

edumrq
04-10-10, 17:39
140 em uma 125 é dorgas mano

gd
04-10-10, 17:40
Coloca uma relação mais longa.

jobarte
04-10-10, 17:54
Compra uma 250 com 6 marchas!;)


Não me tenta não, ainda desejo a lander X com força, embora ela não tenha a sexta marcha.



Cara, também tenho uma bros 2010 es mix e ela quando chega a uns 110Km fica com a sensação de está pedindo a 6ª marcha


Cara, a minha praticamente esguela igual condenada, as vezes eu imagino que ela foi muito bem amaciada porque meu Deus, como corre a pequena.



Que ano é tua bros?

Se for pra baixo de 2008 meu caro, ai é erro seu, que não deu a devida educação a ela!

Agora se ainda for jovem, mais nova que 2008, dá umas palmadas nela que ela aprende e para de ficar pedindo sexta marcha!

Eu falei palmadas ok, nada de espancar a garota!

Abraço.


Nah, ela é piveta ainda, é 2010, o foda é que ela tem mania de querer andar sozinha ai não tem jeito, vê o chão com força (o interessante é que as 2 vezes que eu cai com ela e as outras 3 que ela caiu sozinha, não afetou nada no motor, sequer tocou nele, só alguns arranhados nas carenagens e uma entortadinha no guidão)

corsani
04-10-10, 18:00
as vezes é só impressão mesmo, se ela estiver mesmo pedindo vc vai notar numa reta longa onde ela vai subindo bem de leve, se ela não perder velocidade nenhuma é porque talvez está curta. minha ybr em reta da no velocimetro 110 e parece estar pedindo marcha, eu até estavava pensando em colocar um pinhão maior, mas percebi que em minimas subidas ou andando com roupa de chuva ela perde uns 7km\h, isso quer dizer que ela está projetada certinho e se eu colocar um pinhão maior ela vai andar bem mais morro abaixo e numa pequena subida vai apanhar bem mais com menos velocidade.
prefiro uma moto que de 100 105 110 no painel em diversas situações do que me gabar com uma moto que da 140 só em descidas grandes e não ande nada em outras situações.

juniorseben
04-10-10, 18:01
twister, mas ai falta a a 7º :G :G


KJKKKKKKKKKKKKKKKKKKK xita? :G :G :G

blaugusto
04-10-10, 18:40
Ae Jobarte... Bros é isso aí!!

Força pacas e final baixa. Fica tranquilo! :D

Dumbex
04-10-10, 18:44
Nah, ela é piveta ainda, é 2010, o foda é que ela tem mania de querer andar sozinha ai não tem jeito, vê o chão com força (o interessante é que as 2 vezes que eu cai com ela e as outras 3 que ela caiu sozinha, não afetou nada no motor, sequer tocou nele, só alguns arranhados nas carenagens e uma entortadinha no guidão)

:e

junior_itj
04-10-10, 19:18
é isso aí cara, toda a moto na velocidade máxima vai estar pedindo marcha, uma 150 vai estar nos quase 9000 rpm, se não tiver gritando é porque a fábrica fez caca e botou relação longa demais. abraços

chiccoli
04-10-10, 19:31
Creio eu que é giro alto, ela pede la para os 128 km/h, em alguns casos, ela dá umas falhadas porque a bomba de combustível não da conta.


se tah falando sério ??

eu vo compra uma Fan 150´só pra ver se esse treco da msm 140..

mas uma bros dando 128 ? :0_0:

quer vender !! ?? :drool: :drool:

kluivertiago
05-10-10, 00:57
vou fazer na minha o que o ivan disse :OK:

quanto a sua jobarte!!



Cara, tu é ninja!




[2]

svikt
05-10-10, 03:37
a minha p passar de 120/h é osso :-/

*ps: ontem fazendo uma curva bem aberta a +/- 60 km/h -- tentando fazer contra-esterço na minha 150 :G -- nao percebi uma fina camada de areia na pista e... CHÃO! primeira quedinha... ]:) caí de costa no chão, sob a moto, os danos foram minimos, a minha bota servil p alguma coisa.

Nickneo
05-10-10, 09:49
Normal ela pedir marcha quando não tem mais marcha pra dar. Com 80 na 4a a minha ta pedindo 5a ai eu taco a quinta a 100 ela ja ta se esguelando pedindo 6a, mas não tem, normal. Que nem carro 1.0, 80 ele ta pedindo 5a com 120 ele ta pedindo mais marcha ai o cara só vai levando a 120 mesmo.

ps: eu rodo com 90Km/h mesmo, quando eu comprar a falcon quem sabe eu ande nessas super velocidades ai de 110.

noobsiber
05-10-10, 10:10
Cara a minha quando converti para álcool também pediu marcha, dai coloquei o pinhão de bros 150 nela o de 16 dentes ficou bom, no plano vc anda a 80 km/h usando 50% do motor e em subida forte voce sobe em 4° que equivale a antiga 5° marcha, então vc tem um tipo de over-drive e com mais final que antes na gasolina com relação original.

douglasmarx
05-10-10, 11:07
Coloque um pinhão com um dente a mais, somente isso. Não mexa em mais nada, depois nos avise sobre o resultado.
Um grande abraço à todos os irmãos.


Hmmmmmmmm... Será que funfa na prima dela tb (CG Mix)!? :G

Se sim, qual seria (de que moto) o pinhão que já tem um dente a mais que o original da minha?!

Abrazz.

junior_itj
05-10-10, 12:59
Hmmmmmmmm... Será que funfa na prima dela tb (CG Mix)!? :G

Se sim, qual seria (de que moto) o pinhão que já tem um dente a mais que o original da minha?!

Abrazz.


não sei como ta a relação da 2010, mas a 2008 ja tem a quinta longa o suficiente, se aumentar o pinhão só vai fazer caca, pq não vai ter força pra subidas, arrancadas, etc.

douglasmarx
05-10-10, 13:30
não sei como ta a relação da 2010, mas a 2008 ja tem a quinta longa o suficiente, se aumentar o pinhão só vai fazer caca, pq não vai ter força pra subidas, arrancadas, etc.


Na 2010, a quinta já pega quase na metade do giro, então num aproveita muita coisa não. To ligado que estamos falando de uma pequena 150cc, mas se tivesse como alterar somente a engrenagem da 5ª marcha, seria o ideal.

Abrazz.

junior_itj
05-10-10, 19:30
Na 2010, a quinta já pega quase na metade do giro, então num aproveita muita coisa não. To ligado que estamos falando de uma pequena 150cc, mas se tivesse como alterar somente a engrenagem da 5ª marcha, seria o ideal.

Abrazz.


não sei amigo, acho que a quinta dela ja ta condizente com o desempenho, pior é a quinta da fan, essa sim merece uma alongada, enquanto a 150 a 110k/h ta a 8mil, a fan, na mesma rotação ta a 92km/h, a fan podia com certeza ter uma relação mais longa. Mas a 150 é bem escalonada sim, desde a primeira a ultima marcha, eu acho que ta perfeito para o desempenho e as características do motor.

abraços

vei
05-10-10, 19:41
Cara, tu é ninja!

Eu deixei de explicar que ela da 140 e corta nas descidas hehehe. Mas no plano ela vai 120 sem vento, com vento é mais complicado.

Manoel Araujo dos Passos
05-10-10, 19:49
Jobarte,
Isso é normal, a minha tbm faz isso de vez enquanto , quando tô na Br principalmente.
Quando ela chega nos seus 100 ou 120 Km aih começa a pedição de 5° marcha.
Fica tranqüilo porque a minha faz e nunca pifou !!


Grande Abraço.

douglasmarx
05-10-10, 21:32
não sei amigo, acho que a quinta dela ja ta condizente com o desempenho, pior é a quinta da fan, essa sim merece uma alongada, enquanto a 150 a 110k/h ta a 8mil, a fan, na mesma rotação ta a 92km/h, a fan podia com certeza ter uma relação mais longa. Mas a 150 é bem escalonada sim, desde a primeira a ultima marcha, eu acho que ta perfeito para o desempenho e as características do motor.
abraços


Realmente, também acho a relação dela muito bem escalonada, porém apenas a 5ª poderia ser um pouquinho mais alongada sim, levando em conta que ela de fábrica corta o giro em 9300~9400... e isso não pra andar à 160, mas dessa forma daria pra rodar em avenidas e estradas a ~120km/h sem parecer que vc tá esguelando a moto...

O jobarte tá perguntando isso pois provavelmente também passa diariamente pelas mesmas "Cristianos Machados" e "Antônios Carlos" que eu, aqui em BH, hehe... :lol: :lol:

Valew. Abrazz.

jobarte
05-10-10, 21:37
se tah falando sério ??

eu vo compra uma Fan 150´só pra ver se esse treco da msm 140..

mas uma bros dando 128 ? :0_0:

quer vender !! ?? :drool: :drool:


Cara, as vezes eu mesmo não compreendo como ela anda muito, até hoje somente uma titan me deixou para tras, ironicamente, esta titan foi amaciada pela mesma pessoa que amaciou minha bros. (na epoca eu não tinha CNH ainda e a moto dele tava na manutenção)



vou fazer na minha o que o ivan disse :OK:

quanto a sua jobarte!!



[2]


Vou deixar para depois, no momento estou desejando a nova X laranja, to mexendo os palitos para comprar ela

Thyago Mahon Barros
05-10-10, 21:39
Na minha Ybr tb. tenho um impresão que está de 4ª ai quando passo já está na 5ª, isso é normal.

junior_itj
05-10-10, 21:48
Realmente, também acho a relação dela muito bem escalonada, porém apenas a 5ª poderia ser um pouquinho mais alongada sim, levando em conta que ela de fábrica corta o giro em 9300~9400... e isso não pra andar à 160, mas dessa forma daria pra rodar em avenidas e estradas a ~120km/h sem parecer que vc tá esguelando a moto...

O jobarte tá perguntando isso pois provavelmente também passa diariamente pelas mesmas "Cristianos Machados" e "Antônios Carlos" que eu, aqui em BH, hehe... :lol: :lol:

Valew. Abrazz.


uhm, entendo o que você diz, mas acho que uma quinta mais longa não ia render, talvez não ia conseguir manter a velocidade, o motor ia ficar mais desguelado, mas ia ficar mais fraco, talvez não chegaria nos 120 como chega agora

douglasmarx
05-10-10, 22:03
uhm, entendo o que você diz, mas acho que uma quinta mais longa não ia render, talvez não ia conseguir manter a velocidade, o motor ia ficar mais desguelado, mas ia ficar mais fraco, talvez não chegaria nos 120 como chega agora


Bom cara, na prática eu não sei, mas na teoria chegaria sim de boa, já que a potência máxima dela é atingida à ~8500rpm... e se hoje, à 8000 ela já dá ~110 (como vc citou), "teoricamente" conseguiria rodar à 120 ou um pouco mais na mesma faixa de rotação. No caso de uma retomada ou ultrapassagem, usava uma 3ª ou 4ª, dependendo da situação. A quinta seria só pra "velocidade de cruzeiro", digamos assim...

Abrazz.

Diego.fcs
05-10-10, 22:11
Passei por isso enquanto montava minha moto, com a relação original (38 dentes) e carburador aberto, ela andava sussegado, coloquei o filtro de ar e ela não rendia em 5ª, tinha que voltar pra 4ª, coloquei relação 43 dentes e parecia que ia explodir o motor a 100km/h, aí coloquei um pinhão maior e ficou beleza. Talvez vc tenha que ir acertando sua relação.

Seu motor é todo original?

junior_itj
05-10-10, 22:28
Bom cara, na prática eu não sei, mas na teoria chegaria sim de boa, já que a potência máxima dela é atingida à ~8500rpm... e se hoje, à 8000 ela já dá ~110 (como vc citou), "teoricamente" conseguiria rodar à 120 ou um pouco mais na mesma faixa de rotação. No caso de uma retomada ou ultrapassagem, usava uma 3ª ou 4ª, dependendo da situação. A quinta seria só pra "velocidade de cruzeiro", digamos assim...

Abrazz.


uhm, eu li numa matéria que a quinta da 150 injetada foi alterada justamente pelas 8500 rotações, a minha é 14,2 cv a 8000rpm, a sua como tem o catalisador ela a 8000 rpm não consegue a mesma força, aí eles conseguiram acertando a injeção fazer ela ganhar força até os 8500, nessa rotação ela conseguiu equiparar os 14,2cv da carburada, então a sua quinta deve ser pouca coisa mais curta que a minha, acho que chegue a 110 nos seus 8500rpm, se você tiver o manual gostaria que postasse os números da transmissão, aí a gente descobria a qual velocidade ela alcançaria 8500rpm, e veria quanto dentes da pra mecher na relação

abraços

douglasmarx
05-10-10, 22:40
uhm, eu li numa matéria que a quinta da 150 injetada foi alterada justamente pelas 8500 rotações, a minha é 14,2 cv a 8000rpm, a sua como tem o catalisador ela a 8000 rpm não consegue a mesma força, aí eles conseguiram acertando a injeção fazer ela ganhar força até os 8500, nessa rotação ela conseguiu equiparar os 14,2cv da carburada, então a sua quinta deve ser pouca coisa mais curta que a minha, acho que chegue a 110 nos seus 8500rpm, se você tiver o manual gostaria que postasse os números da transmissão, aí a gente descobria a qual velocidade ela alcançaria 8500rpm, e veria quanto dentes da pra mecher na relação
abraços


Opa, tá na mão...

3,350 - Redução primária
2,687 - Redução final

Relação:
2,785 - 1ª
1,789 - 2ª
1,350 - 3ª
1,120 - 4ª
0,958 - 5ª

Bom, eh isso. Se puder também explicar o que esses números significam, agradeço, porque tô por fora.

Sobre o que disse do catalisador, pelo que sei ele fica no escapamento, certo?! Ou seja, trocando o escapamento por um mais "livre" (nada de estralador :stop: ... sem stress, galera. Gosto é gosto... :G), acha que melhoraria muito o desempenho?!

Abrazz.

junior_itj
05-10-10, 23:13
Opa, tá na mão...

3,350 - Redução primária
2,687 - Redução final

Relação:
2,785 - 1ª
1,789 - 2ª
1,350 - 3ª
1,120 - 4ª
0,958 - 5ª

Bom, eh isso. Se puder também explicar o que esses números significam, agradeço, porque tô por fora.

Sobre o que disse do catalisador, pelo que sei ele fica no escapamento, certo?! Ou seja, trocando o escapamento por um mais "livre" (nada de estralador :stop: ... sem stress, galera. Gosto é gosto... :G), acha que melhoraria muito o desempenho?!

Abrazz.


realmente a relação é diferente da minha, seguinte, a relação primária, é o tanto de voltas que o virabrequim da, para o eixo do cambio dar uma volta, no seu caso a cada 3,35 voltas do virabrequim o primeiro eixo da cambio da uma volta. Segundo, a relação de cada marcha, ali são quantas voltas o segundo eixo do cambio da a cada volta do primeiro, varia conforme a marcha. E terceiro, a redução final, é o tanto de voltas que o pinhão da, para a coroa da uma.

por exemplo, na quinta a 8500 rpm, você pega 8500 e divide pela redução primaria, depois pela redução final, e o que sobrar você divide pela quinta marcha, o número que vai dar é o tanto de voltas que o pneu da por minuto nessa marcha nessa rotação, sabendo o diâmetro do pneu você pode calcular a velocidade.

8500 dividido por 3,35= 2537
2537 dividido por 2,687= 944
944 dividido por 0,958= 985

a 8500rpm na quinta marcha o pneu da 985 voltas por minuto, vezes 60 igual a 59141 voltas por hora

o pneu é um 90/90 18 esse pneu tem 18 polegadas de diâmetro no aro, 18 x 2,54 = 45,72cm
e o perfil é o resultado de 90x0,90 igual a 8,1 cm o pneu tem um diâmetro total de 45,72 mais o perfil encima e embaixo, totalizando 61,92cm de diâmetro.

61,92 x pi é igual a 194 cm de perímetro, ou 1,94 metros a cada volta do pneu. como o pneu da 59141 voltas por hora na quinta a 8500 rpm, o a moto anda 1,94 x 59141 igual a 115045,45m ou 115,045km/h

ou seja a 8500 rpm na quinta você esta a 115km/h, é mais longa que a minha ainda, ta muito bom essa quinta

abraços, espero que tenha entendido um pouco

douglasmarx
05-10-10, 23:29
realmente a relação é diferente da minha, seguinte, a relação primária, é o tanto de voltas que o virabrequim da, para o eixo do cambio dar uma volta, no seu caso a cada 3,35 voltas do virabrequim o primeiro eixo da cambio da uma volta. Segundo, a relação de cada marcha, ali são quantas voltas o segundo eixo do cambio da a cada volta do primeiro, varia conforme a marcha. E terceiro, a redução final, é o tanto de voltas que o pinhão da, para a coroa da uma.

por exemplo, na quinta a 8500 rpm, você pega 8500 e divide pela redução primaria, depois pela redução final, e o que sobrar você divide pela quinta marcha, o número que vai dar é o tanto de voltas que o pneu da por minuto nessa marcha nessa rotação, sabendo o diâmetro do pneu você pode calcular a velocidade.

8500 dividido por 3,35= 2537
2537 dividido por 2,687= 944
944 dividido por 0,958= 985

a 8500rpm na quinta marcha o pneu da 985 voltas por minuto, vezes 60 igual a 59141 voltas por hora

o pneu é um 90/90 18 esse pneu tem 18 polegadas de diâmetro no aro, 18 x 2,54 = 45,72cm
e o perfil é o resultado de 90x0,90 igual a 8,1 cm o pneu tem um diâmetro total de 45,72 mais o perfil encima e embaixo, totalizando 61,92cm de diâmetro.

61,92 x pi é igual a 194 cm de perímetro, ou 1,94 metros a cada volta do pneu. como o pneu da 59141 voltas por hora na quinta a 8500 rpm, o a moto anda 1,94 x 59141 igual a 115045,45m ou 115,045km/h

ou seja a 8500 rpm na quinta você esta a 115km/h, é mais longa que a minha ainda, ta muito bom essa quinta

abraços, espero que tenha entendido um pouco


:0_0: Caraca brother. Com uma explicação dessa sem cobrar hora/aula e muito menos adicional noturno, o PN tá bem demais de professor... kkkkk

Show de bola o detalhamento, brother. Mais preciso que isso, somente um GPS (... ou nem ele, rs :lol: ).

Nota 10.

Valew demais. Abrazz.

junior_itj
05-10-10, 23:39
então irmão, tava vendo que na sua o que varia é só a quarta e a quinta marcha, a primeira segunda e terceira é igual a minha, visto que as reduções primárias e finais são iguais, a minha você pode dar uma conferida aqui como fica

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,33044.msg553800.html#msg553800

ai você ja sabe mais ou menos a rotação da sua 1ª 2ª e 3ª marcha, a quarta e quinta da sua é um pouco mais longa, se quiser faço uma tabela dessas

abraços

junior_itj
05-10-10, 23:45
na realidade, a tua quinta é mais curta, mas como o motor atinge a potência 500rpm depois acaba sendo mais longa, a minha a 115 ta a quase 8400, antes dos 8500 da sua, mas ali ela ja passou da faixa da potência máxima e a sua, acabou de chegar

chiccoli
05-10-10, 23:50
:0_0: :0_0:

eu vo presta um vestibular pra engenharia mecanica,
qt q vc cobra as aulas ??


:-/ e eu pensando q era melhor q todo mundo em matamatica.. |:( |:(

chiccoli
05-10-10, 23:52
então irmão, tava vendo que na sua o que varia é só a quarta e a quinta marcha, a primeira segunda e terceira é igual a minha, visto que as reduções primárias e finais são iguais, a minha você pode dar uma conferida aqui como fica

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,33044.msg553800.html#msg553800

ai você ja sabe mais ou menos a rotação da sua 1ª 2ª e 3ª marcha, a quarta e quinta da sua é um pouco mais longa, se quiser faço uma tabela dessas

abraços


tradução, pega um motor, ou só o cambio da bros q sua CG chegará aos 150 =D (se conseguir empurrar isso é claro..)

junior_itj
05-10-10, 23:54
:0_0: :0_0:

eu vo presta um vestibular pra engenharia mecanica,
qt q vc cobra as aulas ??


:-/ e eu pensando q era melhor q todo mundo em matamatica.. |:( |:(


na verdade isso aí aprendi sozinho, lendo pelo net, mas sempre tive um raciocínio lógico bom, então foi fácil, na verdade é fácil, é só entender a lógica, abraços

chiccoli
06-10-10, 00:03
soh.., eu tbm.., fiko meio loko com isso tbm.., só q num consigo lembrar das formulas..


mas qual é a possibilidade da uma street, com motor de bros sumir na frente ?,
analizando potencia, cambio, vento.., e coisa e tal..ou era uma boa só pegar a 4ª ?

Alan Ranieri
06-10-10, 00:04
Minha YBR já grita com 100 km/h olha que ela está com a relação reduzida (2 dentes a menos na coroa).

junior_itj
06-10-10, 00:15
Minha YBR já grita com 100 km/h olha que ela está com a relação reduzida (2 dentes a menos na coroa).


a 100 eu chego na quarta, mas geralmente mudo pra quinta a 95km/h, ja as 1000cc do pai do cattani chegam a 100 na primeira, mas isso ja é outra história rsr

chiccoli
06-10-10, 00:35
a 150 da 110 em 4ª ^^
começa a corta a 100 :s

higoff
06-10-10, 08:59
Vcs estão bem. a minha 125cc aos 70km/h já tá com o motor gritando em 5ª...


Embreagem???
Dá uma verificada... giro alto, a 70 Km/h, com relação original, pode ser embreagem patinando.

jOSÉ
10-10-10, 23:39
Na verdade, a relação de engrenagens multiplicadoras de velocidade da caixa de câmbio são dimensionadas para a faixa de torque específica do motor. A relação coroa e pinhão tabém é dimensionada. Assim toda a moto na última marcha, com o punho esguelado, vai dar a sensação que tem máquina para empurrar mais uma sexta marcha, só que se colocar uma sexta marcha que seria de ecônomia, o motor vai apanhar, se pegar um ventinho de frente sofrer, se pegar uma um subidinha vai sofrer. moto com seis marchas são motores grandes.
E tem projeto de motos com motores pequenos, que não tem marcha de economia, são todas as marchas de velocidade.

Não meche em nada, deixa a moto como está.

ASR
11-10-10, 19:32
Embreagem???
Dá uma verificada... giro alto, a 70 Km/h, com relação original, pode ser embreagem patinando.


valeu higoff, eu sabia que um dia viria a resposta!!

Tarcisio Discipulo
12-10-10, 21:18
a minha as vezes pedi a quinta ...

a biz e bem diferente só são 4 marchas ... mas anda muito , e a minha u motor ta muito bem amaciado ...
ela da 120 facil na reta ... mas pra passar disso em reta e outra historia ...