PDA

Ver Versão Completa : Roda raiada x Roda de liga leve | originais



TJChagas
08-10-10, 18:01
Vou adquirir uma factor final do ano se td der certo.
E enfim, nao tem mto oq falar sobre isso

Mas estou ouvindo mto de proprietarios de motos aqui, que roda de liga é bom, mas quando da algum problema eh fim e ja era...
Eles falam que roda raiada, se amassar num acidente, ou num buraco mto feio q nao da tempo de escapar, o aro se concerta facil, e fica como novo denovo se o cara for bom...

Ai falam que roda de liga eh "mais bonitinho" mas que se pegar um buraco ou xegar bater, ja era, que se quebrar nao tem concerto, ai soh 400 conto pra comprar uma nova...

Isso eh verdade? roda de liga nao amaça? ela quebra de uma vez?

Assim, eu penso pelo raciocinio lógico...
Se rodas de liga fossem piores, elas teriam vindo antes das raiadas, e hoje em dia só sairia raiada...

Gostaria de pedir a opinião de voces motociclistas experientes, sobre as rodas de liga leve.
Pq sao mais seguras?
dão mais gastos?
pq eh melhor q roda raiada?
Questão de estética nem precisa discutir...

Guilherme Rabelo
08-10-10, 18:09
a roda raiada é mais facil e barato a manutençao, desempenar, trocar raios quebrados, a roda de liga se amassar é um pouco mais caro o conserto dependendo pode ate trincar a roda ai ja era, uma folha p/ aro raiado é uns 70.00 e a roda deliga 200.00 cada......

imported_Luzio
08-10-10, 19:56
Tive diversas motos com rodas de liga leve e nunca tive problemas, mesmo batendo em buracos de forma mais agressiva.
Tem q ser uma batida muito forte para fazer algum dano significativo a ponto de inutilizar a roda. Na maioria dos casos tem conserto relativamente fácil.
Uma coisa importante que vc tem q levar em consideração, já q vai comprar uma Factor com rodas de liga de fábrica, é que as originais q vem na factor vem com pneus sem câmara e este é um detalhe fundamental em termos de segurança e comodidade, já q o pneu sem Cãmara demora muito para esvaziar quando furado ou até nem esvazia, mesmo com pregos cravados. Assim vc não corre o risco de levar um tombo quando ele for furado ou mesmo ter q empurrar a moto até um borracheiro.
A minha moto, por exemplo, está com 2 pregos cravados no pneu traseiro faz mais de 4 meses e mesmo assim praticamente não descalibra.
Então, se vai comprar uma factor, pague um pouco mais e compre a q vem com rodas de liga, já q ela usa pneus sem Cãmara.

mdorigon
08-10-10, 20:40
Bem, eu ja passei em muitos buracos que nem acreditei como cai, e nunca tive problemas com as rodas de liga, tanto na intruder como na yes. Se vc vai comprar a moto ja pensando que vai cair num buraco e entortar a roda eu acho melhor nem comprar se for assim. Seja mais positivo. Vc ja teve antes ? Qtas vezes vc de pt na sua roda ? Sei la, eu juro que to esperando as minhas rodas de liga leve darem problema a 4 anos e meio.

magrao tk
08-10-10, 20:47
Nunca tive mas tambem acho difícil dar problema a não ser que ande com o pneu descalibrado. E penso que se fosse assim as motos maiores que são bem mais pesadas e caras, e tambem as versoes completas das pequenas iam vir tudo com rodas raiadas.

Alan Ranieri
08-10-10, 20:57
Porque motos trails/enduro (Ténéré 1200, BMW GS 1200 Adventure) são raiadas na grande maioria? Não levam muito mais porrada que uma que só anda piso regular?

chiccoli
08-10-10, 21:12
por causa do peso da roda, custo de manutenção e tudo mais..

eu prefiro a raida..

Thyago Mahon Barros
08-10-10, 21:50
a roda raiada é mais facil e barato a manutençao, desempenar, trocar raios quebrados, a roda de liga se amassar é um pouco mais caro o conserto dependendo pode ate trincar a roda ai ja era, uma folha p/ aro raiado é uns 70.00 e a roda deliga 200.00 cada......


Disse tudo, por isso que a Crypton não veio com rodas de liga.

TJChagas
08-10-10, 22:17
Valeu as opiniões pessoal
e não é pessimismo meu comprar pensando em cair num buraco ¬¬
estou levantando possibilidades, apenas isto.
como diria a propaganda do bradesco... "vai que..."
era só pra ter uma ideia
e a factor q eu vo comprar eh completa sim, com roda, freio e partida eletrica.

to maluco pra xegar a hora logo xD
mas nao depende soh de mim... entao, o jeito eh esperar paaaaacientemente alguns meses ainda...

mdorigon
08-10-10, 23:06
No caso das trails se espera que realmente o dono abuse um poquinho delas em algum momento da vida util. Concordo que tem rodas raidas mas fortes e preparadas pro tranco, mas esse extremo acontece diariamente com todo mundo ?
Qto a ser mais leve...sei la. Vejo pela fan 125cc, pelada só com a partida eletrica no site diz que pesa 110 kilos. Uma yes, completissima, 125 ohc tb, pesa 112. Só o cavalete da yes pesa esses dois kilos com certeza.
Aros tipo da fan ou motocas de entrada, canso de ver tortos, com raios estourados. Desses tipos com certeza não são os mais reforçados, acho ilusão pensar que eles são melhores que as rodas de liga originais. Agora, tem produtos diferenciados...

Biz 125 ES no site : 100 kg
Biz 125 + no site : 101 kg ... 500 gramas por roda de diferença...acho que a diferença de peso é 500 gramas por roda...se a culpa for da roda.

chiccoli
09-10-10, 18:59
e pensar q no projeto da R6 ele fikaram se matando pra tirar gramas de roda, quadro, carenagem, motor...

tiraram 7 kg do projeto inicial.. =D

mas se for só pra ser bunito, pega com liga leve...

Joao XTZ
10-10-10, 00:28
isso é relativo , disseram que a maioria das trail usa roda raiada , mas sim , mas as que (um dia foram) pensadas pra terra ... a V Strom usa roda de liga , a Multistrada usa roda de liga , a Tiger usa , e a R 1200 GS na sua versão básica usa tbm , mas a versão Adventure usa roda raiada ... engraçado ...

mas o engraçado é ver a Nova Teneré 1200 que usa aros raiados e pneu sem camara !!! como isso ??? ela é enraiada ao contrário , as pontas curvas do raio prende no aro e os niples prende no cubo !!! sensacional ...

mas acho que essa de roda raiada e de liga é relativo ... se a moto tem opção de roda de liga acho muito mais bonito ... eu prefiro de liga , mas depende da moto !!!

valeu ...

chiccoli
10-10-10, 03:06
isso tem base em ciclistica

se vc quer mais estabilidade, vc tem q usar rodas mais pesadas

se vc tem q ficar virando o tempo todo, rodas mais leves (raiadas)

ja reparou q trail dificilmente passa do pneu diant 90/90 ?
e pode ter o peso q for

bordax
10-10-10, 10:05
Também acho que é relativo, mas cá entre nós, com roda a de liga fica muito mas linda a YBR :D

Alan Ranieri
10-10-10, 10:15
isso é relativo , disseram que a maioria das trail usa roda raiada , mas sim , mas as que (um dia foram) pensadas pra terra ... a V Strom usa roda de liga , a Multistrada usa roda de liga , a Tiger usa , e a R 1200 GS na sua versão básica usa tbm , mas a versão Adventure usa roda raiada ... engraçado ...

mas o engraçado é ver a Nova Teneré 1200 que usa aros raiados e pneu sem camara !!! como isso ??? ela é enraiada ao contrário , as pontas curvas do raio prende no aro e os niples prende no cubo !!! sensacional ...

mas acho que essa de roda raiada e de liga é relativo ... se a moto tem opção de roda de liga acho muito mais bonito ... eu prefiro de liga , mas depende da moto !!!

valeu ...


BMW GS1200A Também é Tube Less

E não acho a VStorm tanto off assim, acho ela mais ON que OFF.

charlespicol
10-10-10, 16:20
nem li as respostas da galera

mas ai vai oq eu vi em outro topico que ja falam de roda raiada e liga leve

como dizem la a liga leve usa-se pneu sem camera ..quando ele fura demora para muchar
e a roda raiada quando fura mucha de uma vez

agora sobre qualidade ..se voce passar num buraco voce vai zuar qualquer uma das duas rodas
e para a roda de liga quebrar tem que ser um verdadeiro buraco
mas assim ....como dizzeram la encima ela eh mais caro se voce zua uma roda dessa de um jeito que nao tenha concerto ai é mais o menos 400 reais ..eu nao sei o preço delas ..mas é bem mais cara
se voce apenas empenar ela tem cara que arruma dependendo cobra uns 80 100 reais para arrumar

corsani
10-10-10, 18:07
Também acho que é relativo, mas cá entre nós, com roda a de liga fica muito mas linda a YBR :D

sim , a factor fica mais linda com aros de liga leve, até agora a minha não deu prolema nenhum mas tem que ficar atento para não andar com os pneus vazios porque se pegar um buraco legal pode empenar. mas acho que tem que ser uma cacetada muito boa.

f3rn4nd0
10-10-10, 18:10
quando meu amigo socou a YBR Factor dele num carro aqui deu um "nó" na roda de liga dianteira....

a nova era 650 reais nova na cc ... o reparo demorou 03 dias e custou 280 reais...

*lelo
11-10-10, 10:27
Roda raiada é mais resistente, por isso as off road usam, mas pra andar na cidade e viagens uma liga-leve é melhor pois não usa camara nos pneus, isso é uma segurança a mais e um pneu sem camara é muito mais confiável.
Sobre pancadas, as rodas da minha twister já levaram tanta porrada forte que eu nem acredito que não amassou nada, aguenta bastante.

Welton
11-10-10, 10:52
Reparar uma roda de Liga? Nem loko!!! O material dessas rodas são pouco plásticos, ou seja, suportam muito pouco qualquer tipo de deformação. Apos ela ser deformada quando amassar, se vc repará-la, vai estar amassando ela novamente (uma deformassão para entortar e outra para desentortar); com isso, vai estar fadigando o material e tornando ele mais propenso a sofrer uma fratura, não mais uma deformação. Roda de liga entortada, e roda de liga trocada.

NiveaC
11-10-10, 12:12
tenho uma yes 06/07, roda original, nunca deu problema e já passei em muita cratera, já andei em estrada de terra e ta lá inteirinha, isso de manutenção é relativo, já cansei de ver roda raiada cheia de ferrugem, com raio partido, ou seja, não adianta a manutenção ser mais barata mas ter que faze-la sempre. O único contra da roda de liga é que não tem como trocar o cubo, só isso

Jardel83
12-10-10, 07:39
CARA EU COMPREI UM ARO VIPER E É SHOW RAIADA É MASSA SO TENHO UMA DUVIDA QUESTAO DO MEU ARO VIPER ELE TEM DOIS FUROS PARA O PITO DA CAMARA DE AR SERA SE ISSO É NORMAL E SE FOR PRA Q SERVE? DESDE JA AGRADEÇO VLW...

Joao XTZ
12-10-10, 18:09
Jardel , leia as regras do fórum , por favor ... texto em Caps Lock é equivalente a gritar , arrume isso ai por favor ...

valeu ...

Bruno Boo
19-10-10, 20:55
Cara, é o seguinte, roda de liga leve é muito mais bonito, porém é menos resistente e mais caro para desempenar, se quebrar então, outra sai na casa dos R$200,00 !

Roda raiada é mais resistente, dificil quebrar e se quebrar basta um jogo de raios novos e mandar alinhar, porém tem a encheção de saco de ficar limpando raios, principalmente na roda traseira que suja fácil demais.

Eu estou nessa dúvida, ou colocar rodas de liga com freio à tambor mesmo, aquelas paralelas da Fabrek ou então montar 2 folhas Three Heads aro 18 2.15 e pintar os cubos de preto com tinta automotiva além de raios cromados, ficaria show e mais para frente poderia até colocar um freio à disco, penso nas raiadas também porque sou pesado e ando em SP que é completamente esburacada, para empenar ou até quebrar uma roda de liga comigo é fácil fácil, o que acham melhor, roda de liga ou rodas raiadas com aro three heads ?

http://img99.imageshack.us/img99/2687/dsc00003gk.jpg
http://img264.imageshack.us/img264/1985/dsc00004zx.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/6344/dsc00006ao.jpg
http://img515.imageshack.us/img515/3622/dsc00007l.jpg

iagosoares
19-10-10, 21:09
Ah.. Prefiro muito mais a de liga, até mesmo pela estética.
E a de liga da pra colocar pneu sem câmara

pistão
19-10-10, 21:12
Bruno Boo muito mais bonitas as de liga!
na minha opinião!

jabiro
19-10-10, 21:26
Bruno Boo muito mais bonitas as de liga!
na minha opinião!

pistão gosto é gosto
mais prefiro as raiadas ainda mais se for girassol,top de linha

Bruno Boo
19-10-10, 22:21
Tem horas que quero colocar raiada, depois liga, mas ainda estou na duvida !

Léo Borges
20-10-10, 04:08
Cara, é o seguinte, roda de liga leve é muito mais bonito, porém é menos resistente e mais caro para desempenar, se quebrar então, outra sai na casa dos R$200,00 !

Roda raiada é mais resistente, dificil quebrar e se quebrar basta um jogo de raios novos e mandar alinhar, porém tem a encheção de saco de ficar limpando raios, principalmente na roda traseira que suja fácil demais.

Eu estou nessa dúvida, ou colocar rodas de liga com freio à tambor mesmo, aquelas paralelas da Fabrek ou então montar 2 folhas Three Heads aro 18 2.15 e pintar os cubos de preto com tinta automotiva além de raios cromados, ficaria show e mais para frente poderia até colocar um freio à disco, penso nas raiadas também porque sou pesado e ando em SP que é completamente esburacada, para empenar ou até quebrar uma roda de liga comigo é fácil fácil, o que acham melhor, roda de liga ou rodas raiadas com aro three heads ?



Lenda urbana!

*lelo
20-10-10, 07:37
Lenda urbana!


Ta bom, se lendo não resolve, então va fazer trilha com roda de liga leve pra vc confirmar isso na pratica rsrsrsr

Guilherme Rabelo
20-10-10, 08:37
Ta bom, se lendo não resolve, então va fazer trilha com roda de liga leve pra vc confirmar isso na pratica rsrsrsr


é mesmo, tem um detalhe coloca os raios um pouco mais grosso e acaba o problema de raios quebrando......

Alan Ranieri
20-10-10, 08:44
Ta bom, se lendo não resolve, então va fazer trilha com roda de liga leve pra vc confirmar isso na pratica rsrsrsr


Essa aqui faz...

Ducati Multistrada 1200 (http://www.youtube.com/watch?v=TaixwV2Z6nE#ws)

*lelo
20-10-10, 09:05
Cara, mesmo com essas belas rodas marchesini, se colocar ela em trilha pesada não aguenta.
Essa aqui sim aguenta pau:

http://www.amadirectlink.com/riding/reviews/2007/KTM250XCFW/side.jpg

Guilherme Rabelo
20-10-10, 09:08
os patrao aqui tem a R1200GS da BMW eles dizem que a raiada é mais cara e melhor, detalhe raiada e sem camera.....

blaugusto
20-10-10, 11:24
Existem rodas e Rodas! aros e Aros, raios e Raios.


Compara a roda da Yes com a da Cg por exemplo pra vc ver a lavada...
Agora compara a da Yes com uma raida Italiana pra vc ver.... a da Yes parece de papel!