PDA

Ver Versão Completa : Duvidas afinação e desempenho!



Zack
09-10-10, 19:53
Galera seguinte, minha motinho ta boa tranquila e tals, mas assim, como ja comentei varias e varias vezes aqui,
o consumo ta em 30km/l e tem gente fazendo de 20 a 30% mais q isso.

Fazendo uma comparação com outras motos aqui dos meus amigos, percebi o seguinte:

Comparando com a honda sport 150 aqula de 15,2cv - a minha sai na frente ate os 60~70 depois a sport passa tranquila e quando ela esta a 100 a minha esta por volta de 88~91km/h. em linha da uma diferença de 1 moto e meia de saida, e depois q sou ultrapassado da uma diferença de 2 a 3 motos!

Com a ybr Factor, a diferença de saida eh absurda, mas na estrada ela consegue almentar a velocidade mais rapido acima dos 80. Fazendo com q eu n consiga acompanhar.

Com a yes, a saida se manteve forte, mas depois ficou parelho, mas mesmo assim com um vantagem visivel!!


- Ai vem a questão!

Eu conversando com o blau, ele disse que quase certo de ser minha mistura muito rica que ta fazendo eu n passar da marca dos 30km/l, detalhes visiveis foram eu nunca ter precisado do afogador pra ligar a moto, nem nos dias mais frios do inverno aqui do RS, que amanhecia com geada na grama e nas arvores. E o meu pai me comentou que quando deixo a moto na lenta ele sentiu o cheiro da gasolina bem perceptivel, como é minha primeira moto, n tenho como tirar base né mas é isso ai!!

Em questão a desempenho na estrada comparado as outras motos, conversando com outros proprietarios da mesma moto q eu, vi que a minha tem algo errado. Mas ai tbm fico na duvida, a Aoache é pesada, 136kg fora os 16l do tanque. Isso deve influenciar. Ou não?
Será que talves seja o tipo de relação que a Apache usa? (44x 16 ), Ou então a mistura muito rica pode diminuir a potencia?

Bom axo que é isso! A minha revisão dos 3.000 ta chegando provavel essa semana e dai preciso da força da galera pra poder dexar ela o mais afiadinha possivel, ate pq quero economizar um pouco de combustivel!!

Vlw

chiccoli
09-10-10, 20:00
bom.., mistura rica ajuda a sair rapido,

tipo, pode enrola o cabo rapido q o ar vai suprindo o excesso, porém, na pista num eh tão legal assim...
o efeito venturi acaba, e enfim, mistura pobre parece q anda mais..,

sobre ligar a 15º sem puxar o afogador, a minha tbm era assim kkk

pra pega pista eu mudava a regulagem

apache tem corte né ?
se num tivesse, dava pra pegar mais rpm e marcha mais baixa =D

Zack
09-10-10, 20:11
bom.., mistura rica ajuda a sair rapido,

tipo, pode enrola o cabo rapido q o ar vai suprindo o excesso, porém, na pista num eh tão legal assim...
o efeito venturi acaba, e enfim, mistura pobre parece q anda mais..,

sobre ligar a 15º sem puxar o afogador, a minha tbm era assim kkk

pra pega pista eu mudava a regulagem

apache tem corte né ?

Ela corta em quase 11.000 rpm, mas a 9 mil em quarta ja to a 90~100 depende do vento!!

Mas no que intereça mesmo então o problema todo é a mistura mesmo? Pra cidade perfeito mas pra estrada n ajuda?

tenho medo de mexer na mistura e me arrepender, ou não né!! Duvida cruel!
se num tivesse, dava pra pegar mais rpm e marcha mais baixa =D

blaugusto
09-10-10, 20:36
Perfeito Zack!!

Em alto giro a mistura errada dá muito mais diferença e a moto caba não desenvolvendo!

Outra... achei que a relação da apache fosse maiss longa. Minha Yes a 10mil RPM em 4ª marcha tá a 100km/h tb

Fabrício Skala
09-10-10, 20:52
Perfeito Zack!!

Em alto giro a mistura errada dá muito mais diferença e a moto caba não desenvolvendo!

Outra... achei que a relação da apache fosse maiss longa. Minha Yes a 10mil RPM em 4ª marcha tá a 100km/h tb

Então o "certo" é regular pra que tenha uma mistura mais "pobre" ? ;/
Maalz, é que sou leigo :s

Stone
09-10-10, 21:08
A mistura na verdade tem que ficar estequiométrica, ou seja, nem rica e nem pobre, por isso existe a IE
Sobre a regulagem da sua moto, na verdade, nenhuma moto sai de fábrica regulada, temperatura, umidade do ar e principalmente altitude influenciam a mistura. Por exemplo, se a moto é construída numa cidade seiláaonde que seja digamos a 100m. acima do mar, e se você usar a moto no litoral terá uma diferença, sua mistura estará pobre. Se subir uma serra a mistura ficará rica, se continuar subindo chegará a um ponto que a moto deixará de funcionar...

Veja esse tópico, é de 2T mas funciona para qualquer moto
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,21160.0.html

blaugusto
09-10-10, 21:23
Então o "certo" é regular pra que tenha uma mistura mais "pobre" ? ;/
Maalz, é que sou leigo :s

Eu citei mistura errada!!!

A mistura certa em alto giro é a mistura "certa", como o Stone postou aí em cima! ;)


Existe mistura Rica, mistura certa e mistura pobre.

fabianoaspro
09-10-10, 21:31
A mistura na verdade tem que ficar estequiométrica, ou seja, nem rica e nem pobre, por isso existe a IE
Sobre a regulagem da sua moto, na verdade, nenhuma moto sai de fábrica regulada, temperatura, umidade do ar e principalmente altitude influenciam a mistura. Por exemplo, se a moto é construída numa cidade seiláaonde que seja digamos a 100m. acima do mar, e se você usar a moto no litoral terá uma diferença, sua mistura estará pobre. Se subir uma serra a mistura ficará rica, se continuar subindo chegará a um ponto que a moto deixará de funcionar...

Veja esse tópico, é de 2T mas funciona para qualquer moto
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,21160.0.html


Resposta quase correta! Mistura estequiométrica só é válida para queima total se você conseguir misturar perfeitamente o combustível com o ar, mas nem injeção eletrônica consegue fazer isto. Carburador é ainda um pouquinho pior. Então na prática a maior potência é conseguida com um pouquinho a mais de combustível que o ideal. Só para ter uma idéia se vc usar uma sonda lambda no escape ela acusa com 0,5V a mistura estequiométrica. A mistura de maior potência é de 0,8V. Geralmente um motor aspirado se usa isto e num turbinado com injeção usa-se 0,82V a 0,85V para garantir que o pistão não fure com o calor.


Galera seguinte, minha motinho ta boa tranquila e tals, mas assim, como ja comentei varias e varias vezes aqui,
o consumo ta em 30km/l e tem gente fazendo de 20 a 30% mais q isso.

Realmente a minha tá fazendo até mais que isto, fiz 43,5Km/l na última média com a minha... Uma pergunta: Por acaso a sua moto tem marcha lenta mais estável (sem variar muito) quando tá fria do que quente? Se a lenta ficar oscilando com a moto quente isso é excesso! Ou então se vc tenta andar em baixo giro e a moto fica soqueando "pedindo" pra vc andar mais rápido! Isto pode ser excesso! Você pode tirar a vela com o motor frio e olhar a côr dela. Se ela estiver preta como carvão, e até soltar um carvãozinho se vc raspar ela com uma faca daí é um bom excesso! A côr boa de uma vela é um marrom mais claro mas não tanto a ponto de parecer branca.

Tenta pedir para dar uma olhada na altura da bóia, reclama pro cara que tá gastando demais que ele deve saber o que fazer.

Ah e outra coisa: Mistura muito rica amarra mesmo a moto em alta! Mas a minha Apache não é lá muito solta acima de 100Km/h. Eu nunca mais andei com outra moto então não sei se é assim os motores 150cc (Não tô dizendo que ela só anda 100Km/h mas que dali pra cima o vento, morrinhos e tal influencia muito em ganhar e manter velocidade)

chiccoli
09-10-10, 21:49
ja entendeu, pode ir lah e regular :D

Zack
09-10-10, 21:56
Pow galera o Blau tava certo o tempo todo então!!!

Agora na revisão vo priorisa essa questão ai!!!

Bom e to feliz que n veio ninguem aki fala: - ahhh isso eh o problema eh que dafra ou coisas do genero !! Só a galera prozuda mesmo!! :clap:

vlw!

FloodDesu
09-10-10, 21:59
Pow galera o Blau tava certo o tempo todo então!!!

Agora na revisão vo priorisa essa questão ai!!!

Bom e to feliz que n veio ninguem aki fala: - ahhh isso eh o problema eh que dafra ou coisas do genero !! Só a galera prozuda mesmo!! :clap:

vlw!


Se eu não me engano, você mesmo pode regular a mistura do carburador. E se você tiver paciência quase certeza que ficará melhor que na CC. Tem um tutorial no fórum sobre como fazer a regulagem, só lembro da parte que um dos parafusos tem que fechar tudo e então ir abrindo de pouco em pouco, até chegar numa RPM ideal. Isso com a moto na marcha lenta.

chiccoli
09-10-10, 22:15
bom.., isso ai é marcha lenta..

a mistura msm, é o gicleur, e a altura da agulha (caso sua moto tenha)

gicleur, quantidade de combustivel q vai passar
agulha, meio q ajusta a velocidade q vai chegar a essa quantidade

agora eu num sei se o gicleur da marcha lenta influencia depois.., ja q num tem nada q fexa ele..

stone, da um apoio ai...

chiccoli
09-10-10, 22:16
Pow galera o Blau tava certo o tempo todo então!!!

Agora na revisão vo priorisa essa questão ai!!!

Bom e to feliz que n veio ninguem aki fala: - ahhh isso eh o problema eh que dafra ou coisas do genero !! Só a galera prozuda mesmo!! :clap:

vlw!


e eu ?, pronto atendimento rapido ??
pow.. :(

FloodDesu
09-10-10, 22:18
e eu ?, pronto atendimento rapido ??
pow.. :(


Normal cara, vê quem construiu a muralha da China, eles falam "na dinastia tal tal tal" mas quem construiu mesmo não ganha a fama. UAHAUHAUAHAUAHUAHAU

blaugusto
09-10-10, 22:20
chicolli, nos carburadores decentes tem um parafuso que é o da mistura de ar+combustivel.

Sempre que se meche na altura da agulha ou no tamanho de gicleur se deve revisar o ajuste do parafuso da mistura!

Zack já conhece os procedimentos passo a passo. Mas é preguiçoso!!! uhehhehehuehehuehuehe....

FloodDesu
09-10-10, 22:22
chicolli, nos carburadores decentes tem um parafuso que é o da mistura de ar+combustivel.

Sempre que se meche na altura da agulha ou no tamanho de gicleur se deve revisar o ajuste do parafuso da mistura!

Zack já conhece os procedimentos passo a passo. Mas é preguiçoso!!! uhehhehehuehehuehuehe....


Aí num tem tutorial, video-tutorial, aula prática ou outra coisa que resolva.

[Mas minha energia não fica muito longe disso não, minha bicicleta, por exemplo, precisa dar uma lubrificada nela, uma limpada, e vê se eu tenho coragem de fazer isso, vai ver foi por isso que ela se rebelou e me jogou no chão UAHAUAHAUAHU]

Zack
09-10-10, 22:31
e eu ?, pronto atendimento rapido ??
pow.. :(


Nada contra chiccoli tu logico q ajudo, mas eu disse isso pq faz uns 2 meses q conversei sobre isso com o blau no msn!!!

E n so preguiçoso n, no carburador ali so tem 1 parafuso, e n sei se eh ele mesmo, vo ve se tiro umas fotos amanha e posto pra vcs me ajuda, q dai eu tentando em casa se fika uma M, depois eles arruma na revisao aishdaisuhdasudh!!! :OK: