PDA

Ver Versão Completa : A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)



fabiogarros
13-10-10, 22:41
Buenas galera!
Abaixo comendo um “probleminha” de projeto que depois de quase 3 anos andando com a moto consegui identificar! Acho que esse problema ocorre de certa forma em todas as motos que tem câmbio semi automático, TVC (acho que é isso), etc.

Apesar desse efeito ser meio óbvio para os motoqueiros "velhos de guerra" e para esse tipo de equipamento para mim pelo menos nunca tinha me passado pela cabeça que se não me cuidar em algumas situações pode te derrubar.

Resumo do problema:
Andando na terceira ou quarta marchas com o motor em altas rotações o condutor tem dificuldade em controlar a moto em uma frenagem de emergência!
Com o motor em altas rotações e velocidade na hora em que é acionado o freio bruscamente primeiramente o motor é desacelerado e só depois quando a embreagem centrifuga abre você consegue efetivamente uma desaceleração eficiente.

Detalhamento/anatomia dos efeitos desse problema:
Como no inicio da frenagem brusca além de parar a moto você acaba tendo que freiar a mais para baixar a rotação do motor o mais rápido possível você freia com tudo o freio traseiro (a tambor) que por instantes superaquece. Com a roda traseira ainda girando e freio a tambor acionado quase que o máximo possível a moto inicia sua perda de velocidade até o ponto em que o motor atinge a rotação de abertura da embreagem centrifuga, nesse ponto o freio traseiro é aliviado da força de ter que baixar a rotação do motor e só tem efetivamente o peso da moto mais condutor para parar, neste momento você ainda esta aplicando muita força no freio traseiro e além disso ele agora esta quente pela grande pressão que fez inicialmente resultando em um bloqueio da roda traseira, o tempo desse bloqueio poderá variar dependendo das condições gerais do sistema do freio no momento. Mesmo você tirando o pé do pedal do freio traseiro a roda permanecerá travada, em algum momento se a moto ainda estiver em movimento se o freio destravar você vai escutar um “tec” muito forte vindo da roda traseira com o freio voltando ao normal na sequencia. Tudo isso ocorrendo em menos de 3 segundos! Indo mais a fundo no momento da primeira freiada mais brusca em que você esta inicialmente também reduzindo a rotação do motor a suspensão traseira acaba recuando um pouco (levantando) pelo fato do motor estar ainda “tentando rodar a roda”, como em uma frenagem brusca você freiaria muito mais o a roda dianteira nesse contexto acabaria por criar uma situação ideal para o travamento, derrapagem para algum dos lados da roda traseira. No pior dos casos dependendo das circunstâncias a traseira da moto pode ficar pulando, alternando em travamentos de roda, recuo da suspensão e destravamento da roda, causando um total descontrole momentâneo da moto!

Formas de se evitar esse efeito:
Treine frenagens bruscas acionando além dos dois freios também o pedal de troca de marchas, não sei se essa prática acarretaria em algum problema mecânico para a moto mas dessa forma você consegue uma frenagem limpa sem o peso do motor baixando rotação e atrasando a resposta da frenagem!

Mancada da Honda:
Acho que isso deveria ter sido abordado no manual da moto, orientando os usuários sobre esse efeito que se resume em um retardo da frenagem com possibilidade de travamento de roda em altas rotações e velocidades!


Demorei 3 anos, 33.000 Km para “descobrir” de onde vinha esse “descontrole todo” na hora de frenagens bruscas! Fiquem ligados galera!! Quase sofri 3 acidentes graves por causa desse problema que eu não sabia! Até agora!

Tarcisio Discipulo
13-10-10, 23:05
de fato tbm tenho uma biz 125
nunca tive esse proplema , pois reduzo a marcha de acordo com a redução da velocidade ...
reduzindo a marcha vc para bem mas rapido do q só no freio , alem de evitar isso q vc descrevel

fabiogarros
13-10-10, 23:11
Numa frenagem de emergência você faz isso?

saintclair
13-10-10, 23:43
:)

Tarcisio Discipulo
13-10-10, 23:43
depende da emergencia se der tempo é melhor reduzir marchar e usar freio ...

viniSM
13-10-10, 23:48
A biz não tem o esquema de tocar no pedal e desengatar? desengatar ela não resolveria o problema de não ter a embreagem? digo desengatada não teria essa força do motor empurrando !

quando tenho de frear mais forte uso o freio motor também, ajuda muito !

PS: se eu falei bobagem me corrijam !

Tarcisio Discipulo
13-10-10, 23:57
a biz quando se reduz marcha ela chega ate freiar a moto dependendo da velocidade da moto ... fazendo isso e usando o freio vc para com menos tempo e naum xega travar a roda

mas vai ter muitas situações q naum vai da tenpo de fazer os dois , só de usar o freio

XxUNOxX
14-10-10, 00:49
A biz não tem o esquema de tocar no pedal e desengatar? desengatar ela não resolveria o problema de não ter a embreagem? digo desengatada não teria essa força do motor empurrando !

quando tenho de frear mais forte uso o freio motor também, ajuda muito !

PS: se eu falei bobagem me corrijam !


Vc falou praticamente tudo que eu iria falar, mais de palavras diferentes...

Esas que o amigo falou la encima de pisar no pedal da marcha, vai "desengatar, desembrear" (deixar em neutro) a moto, e acho que não é a melhor opção para uma frenagem de emergência...

O freio motor ajuda e muito, principalmente se "der" termpo de vc reduzir uma, e segurar gradativamente ou em toques os dois freios (dianteiro e traseiro) eu mesmo uso 70% dianteiro e 30% traseiro quando é freiada mais simples, e 60% dianteiro e 40% traseiro quando é uma frenagem mais forte.

bom, se falei algo de errado me desculpem, mais é o meu estilo de pilotagem.

chiccoli
14-10-10, 01:00
Nunca curti biz pq eu apanho muuiiittttooo pra akele cambio..., quase sokei o guidão na barriga quando eu achei q ja sabia andar numa 100 :stop:
Resumindo, detesto a bixinha


mas uma vez eu precisei freiar com o calcanhar e num percebi isso ñ..,
travo, a centrifuga desengata na hora, e eu só azava em baixar rotações esse treco, num acho confiavel andar com isso em alto rpm ..

jotappe
14-10-10, 01:16
Qndo tinha a biz quase me eskecia do freio so qndo ia andar empinando freiava na maioria das vezes freiava so na redução mesmo!

magrao tk
14-10-10, 08:58
A Honda bem que podia ter feito a Biz em 2 versões: com embreagem normal e sem. Eu geralmente apanho tambem pra cambiar marcha de Biz, quase sempre ela sai dando coice entre as trocas de marcha, até que pego a manha do pedal. Tenho certeza que muita gente ia preferir uma com embreagem tambem, eu prefiro ter o comando de debrear a moto na mão mesmo. Se fizeram a Pop com embreagem no motor da Biz 100 não acredito que seja algo tão complicado de mudar.

blaugusto
14-10-10, 09:07
Na minha Web não tem isso não!!!

Parei de acelerar imediatamente ela desacelera!

Se contar que Biz/Web tem embreagem no é. Pressione o pedal de leve e vc controla a embreagem. Aperte até o fim e troca a marcha e fica neutra, até que vc solte.


Certa vez parei a Web numa guia porca. A motoca não saia de jeito nenhum, pq o giro não subia.
Um amigo comentou: - Se fosse moto era só ir na embreagem.

Mostrei meu pé, pisei, acelerei e soltei a embragem aos poucos.


Sua moto está com a macha lenta muito alta.
Esse problema de projeto relatado não existe!!

http://images.uncyc.org/pt/9/9a/Chirac.jpg

Tarcisio Discipulo
14-10-10, 12:24
Qndo tinha a biz quase me eskecia do freio so qndo ia andar empinando freiava na maioria das vezes freiava so na redução mesmo!


é isso q eu falei , com a redução de marcha vc para bem mas rapido ...
( e naum como uno falou , coloca- la em neutro)

Fernando Mendes
14-10-10, 12:30
Bis é moto ou motoneta ?

JeanDamin
14-10-10, 12:33
so reduzia nas marchas tbm

e se souber usar a embreagem que seria no pé reduz bastante os trancos na hora de reduzir as marchas tbm

JeanDamin
14-10-10, 12:34
Bis é moto ou motoneta ?


se não me engano com quase certeza eh motoneta

chiccoli
14-10-10, 12:37
scooter ? :0_0:

D.Lima
14-10-10, 13:03
Bis é moto ou motoneta ?


Moto se pilota montado (ex.: motos street, custom, trail...). Motoneta se pilota sentado (ex.: scooter). A Biz pode parecer uma scooter, mas não é, pq se vc reparar bem, se pilota montado. A Lead e a Burgaman são exemplos de motoneta.

fabiogarros
14-10-10, 16:32
Nos documentos esta "motoneta"..

Mas apenas pra comentar esse tópico se refere a frenagem de emêrgencia no caso especifico em que o motor esta em alta rotação e velocidade!

Que da pra parar ela praticamente sem usar freio todo mundo sabe! Mas em uma emêrgencia vc vai ficar passando marcha?

Quem duvída que esse problema acontece faça o teste! Ande a 80 Km/h e tente freiar a biz no menor espaço de tempo possível! (como nos cursos de pilotagem) Primeiro sem fazer nada, Depois passando marchas e depois so segurando o pé no pedal das maschas para liberar o motor o mais rapido possível

Abraços!

*lelo
14-10-10, 17:24
Lead, Burgman, são scooters,
Biz, neo, são motonetas,
CG, Twister, CB 500, CBR 1000, Varadero, RF 900, Virago, Dragstar, GSX 750f, HD 883, hayabusa, são motos.

*lelo
14-10-10, 17:27
Em uma frenagem de emergencia só da tempo de alicatar os freios e mais nada, é quando este "fenomeno" sitado pelo amigo aparece, mas será que pode levar o peão pro chão?

jpedro91
14-10-10, 17:29
nume freiada de emergência a primeira coisa é meter a mão no freio, a segunda é jogar marcha pra baixo pra ajudar na frenagem

blaugusto
14-10-10, 21:23
Se dá tempo de pisar na embreagem dá tempo de descer marcha. É o mesmo pedal, esqueceu??

Repito:

Esse problema não existe. Isso é motor mau regulado.

Outra:
Em qualquer veiculo se usa a redução de marcha aliada ao freio.
Em cada redução o giro vai lá emcima e a velocidade cai!

lucasfagundes
14-10-10, 21:33
Cara, essa questao de frenagem vai de cada um...
na minha familia tem varios motociclistas tem cara que comprou uma cb dx zerinho e tem ate hoje...
entao cresci ouvindo sobre motos, na questao de frear eles sempre me falaram
segue sempre olhando la na frente, ai tu te antecipa e as vezes nem precisa frear so largar o acelerador ou baixar marcha
mas quando a coisa for feia, e proxima ao local que tu esta, freia com os dois juntos (maior intensidade na frente) e maia marcha (acho que nao muda pra biz)
mas isso de encostar no pedal pra moto fica tipo desengatada nao eh boa ideia nao

blaugusto
14-10-10, 21:51
Lucas, nas Biz é mesma coisa sim. Só descer marcha.

Thyago Mahon Barros
14-10-10, 23:06
depende da emergencia se der tempo é melhor reduzir marchar e usar freio ...


O correto é sempre frear e ao mesmo tempo ir reduzindo, assim a frenagem é bem mais eficiente.

fabiogarros
15-10-10, 18:18
Buenas galera!
Vou tentar colocar nos eixos mais uma vez esse tópico!

Onde eu me referia a freiada brusca sera aquela freiada onde vc freia com tudo pra não cair, não morrer e não matar ninguém!

Tendo entendido isso em uma freiada como essa ficar passando marchas vai passar pela tua cabeça? É nesse ponto que mora o problema que notei com a biz que esta no primeiro tópico! ESPECIFICAMENTE NESSE PROBLEMA. Outras motos, outras situações, outras velicidades são outros 500 hehehe

Se pararmos para pençar em uma freiada brusca com o tipo de moto como a biz tem muito mais fatores complicantes, vc tente a cair pra frente da moto pois nela não tem o tanque de combustivel no meio das pernas, com isso o seu peso fica apoiado inteiramente nos braços, passar marchas nessa hora?? Em fim tem muito mais coisas que levam aquele problema postado no primeiro tópico mas pelo visto ninguém esta entendendo nada por aqui então deixa pra lá!

Falow!

Tarcisio Discipulo
15-10-10, 18:56
Vixeeeeeeeeeeee u cara se irritou ...

veih ando de biz a 4 anos e nunca me ocorreu isso , e olha q só ando no limite ...
e já passei por uns finos , mas isso ai nunca aconteceu msm ...
eu freio e reduzo marcha , e ja teve dua vezes q freiei e vi q naum dava tempo de parar pq
se naum iria bater e acelerei e consegui me safar ...
mas cada qual é cada qual , isso vai muito de piloto e maneira de pilotar ...

blaugusto
15-10-10, 19:14
Fabio, não é problema de projeto!!

O que o pessoal citou foi uma alternativa, uma ajuda na hora de frear: usar a redução das marchas.

A minha Web tem embreagem centrifuga exatamente igual a sua e na mesma hora que freio a embreagem abre. Sem atraso perceptivel.

Até pq quando vc está acelerando ela está acionada e quando vc freia ela CONTINUA acionada, ela não passa pelo estágio fechado.
A minha Web não passa e sei que outras motos tb não.

Verifique seu conjunto. Deve haver algum problema.


Sobre reduzir: é automatico pra mim. Eu freio e já reduzo uma, outra e mais outra. SEMPRE.
É questão de treino.

E não fique bravo, meu colega. Estamos aqui pra debater.