PDA

Ver Versão Completa : CNH aos 16 anos : Contra ou a Favor ?



Páginas : 1 [2]

Castrovox
19-10-10, 17:20
Calma pessoal! O que eu falei a respeito da CNH aos 16 anos, para ser verdadeiramente implementado, deve vir acompanhado de uma série de coisas, inclusive, e é óbvio, com a redução da menoridade penal para 16 anos. Não quis me aprofundar no assunto, para o texto não ficar pedante e não ficar parecendo um tratado. No que diz respeito ao aspecto penal da questão - parece que foi o que causou maior alvoroço -, também sou amplamente a favor da sua redução. Veja que o adolescente de 16 anos pode votar, mas se praticar um crime eleitoral, não pode ser responsabilizado. Técnicamente a questão é a mesma coisa. Reduza-se a menoridade (ou maioridade) penal para 16 anos, e o jovem pode continuar votando; também poderá dirigir, mas será responsabilizado.
Também não sou a favor de dar uma XJ para um garoto de 16 anos, mas não tenho nada contra a que pilote uma CG 125 ou. Aliás, gostaria de dizer que eu achava muito mais lógicas as regras de trânsito antiga, onde a CNH (para moto) era divida em categorias por cilindrada. Assim, poderíamos permitir que o meno de 18 e maior de 16 anos pudesse pilotar motos de baixa cilindrada e, ao completar 18 anos, venha a pioltar motos de cilindrada mais alta, passando, primeiro, por um curso de reciclagem e uma avaliação. Falando em avaliação, fantásticas as avaliações psicológicas que são feitas para o candidato a motorista ou piloto! Não avaliam nada!
Respeito a opinião do pessoal, mas continuo achando válido que se permita ao menor de 18 e maior de 16 a conduzir motocicleta, desde que - não falei isso na postagem anterior porque me pareceu óbvio - também se reduza a maioridade penal.
Quem poderá dizer que o adolescente de 16 anos não tenha qualquer maturidade. Muitos têm contas em banco, esposas e filhos - volto a insistir nisso. E têm maturidade para praticar crime.
Me desculpem os que são contra a CNH aos 16 anos, mas se estivéssemos falando em reduzir a maioridade penal para 16 anos tenho certeza de que todos estariam de acordo. Para mandar para a cadeia pode, né! Mas para digiri, não! Isso é hipocrisia. Vamos inaugurar um outro tópico, agora sobre a maioridade penal, para ver o que todos acham, tenho certeza que todos estarão de acordo em mandar o menor de 18 e maior de 16 anos para a cadeia, se bobear são a favor da pena de morte. Mas dirigir, não, são criancinhas, bebezinhos. Esse tipo de argumento até poderia ter algum valor a vinte ou trinta anos atrás, quando uma menina de 16 ou 17 anos ainda brincava de bonecas e ainda não engravidava aos 11, 12 ou 13 anos de idade; quando o garoto de 14 ou 15 anos ainda acreditava em Papai Noel. Por favor, sejamos sensatos, com o nível de informação que a nossa sociedade atingiu (internet, telefonia móvel, revistas, jornais, TV digital, TV por assinatura), realmente não dá para sustentar, validamente, que o adolescente de 16 anos é totalmente desprovido de maturidade ou discernimento. Vejam as estatísticas sobre acidentes de trânsito e procurem ver a idade dos motoristas causadores de acidentes de trânsito. A maioria dos imprudentes e causadores de acidentes são homens velhos, barbados. Tem homem de trinta e poucos anos tirando racha. Vejam as recentes reportagens feitas pela Rede Globo, SBT e REcord a respeito do assunto.
Dizer que o adolescente de 16 anos é um motorista mais perigoso ou imprudente do que os mais velhos só porque fixamos um critério objetivo para fixar a maioridade de alguém é um absurdo. Se as nossas Constituições anteriores houvessem fixado a maioridade civil e penal aos 16 anos, todo mundo já teria se acostumado e ninguém teria nada contra.
Essa questão de se fixar uma idade para dizer que alguém tem ou não maturidade é opção do legislador e vem baseada na cultura de um povo, cultura que pode mudar.
Reafirmo, entretanto, que tudo o que falei deve vir acompanhado de uma série de coisas: redução a maioridade penal para 16 anos; maior rigor no processo de habilitação; mais informação; rodovias mais bem conservadas e sinalizadas; mais informações e campanhas em prol da segurança no trânsito; fixação de multas mais pesadas, etc., etc.

Isso funciona mesmo... na Inglaterra!!!

romanex
19-10-10, 17:33
O meu medo é o despreparo do legislador....o Dr e eu temos ciência da necessidade da mudança do Código Penal....
mas como Brasil é Brasil e temos inúmeros Tiriricas de plantão em nosso legislativo, meu medo é que uma lei dessas possa ser aprovada....(o que não é muito de duvidar)
Acabaria sendo revogada?
Creio que sim, mas até lá, já teria surtido seu efeito na sociedade.....
O simples fato de se propor um projeto de lei desses, prova a ignorância de nossos legisladores, que não sabem ser essa uma lei conflitante com o restante do ordenamento jurídico
Me parte o coração ver "meu" filho andando a pé e vários coleguinhas dele menores andando de moto e de carro...
no entanto, vivo em sociedade e sei que meu direito termina onde começa o do outro....
e não quero ver meu filho ser criado e treinado para desrespeitar o ordenamento jurídico, até por que eu estou criando um homem e não um moleque.....
sem querer ser pedante, mas como disse Rômulo, "a lei foi feita para os homens e não pelos homens"
isso implica em conhecer suas obrigações e limitações, e não só seus direitos....
esse é todo o meu receio, e como foi muito bem postulado aqui pelo Doutor, concordo, agora, com o que foi dito...
cabendo ressaltar a parte da classificação de carteira de moto, usada antigamente, e infortunadamente abolida da nossa legislação (antigamente, para quem não conhece, você teria uma carteira com classificação, por exemplo AC3 (era algo assim, se não me falha a memoria), onde o A e o três indicavam a categoria da moto que o piloto estava apto a conduzir).
Muito bem lembrado pelo Dr....Seria até um projeto de lei muito mais útil, e que surtiria um efeito positivo para o trânsito, pois não há como negar que pilotar uma R1 exige muito mais habilidade do que uma 125....
é por isso que eu falo que para ser deputado, senador e até vereador, deveria ser exigência básica a formação em Direito (como o individuo vai criar uma lei, se nem conhece os princípios básicos de Direito)...
assim teríamos muitos projetos uteis e menor perda de tempo com baboseiras legislativas...
Abraços
:OK:

rharisonluca
19-10-10, 20:47
Discussando legal òh :clap:

W@ll@K$
19-10-10, 22:23
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2525/07, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), que permite que jovens acima de 16 anos façam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Pela proposta, a carteira de motorista para menores de 18 anos será limitada à categoria B (para automóveis). Entretanto, a condução dos veículos pelos menores será condicionada à presença de um maior de 18 que seja portador da CNH definitiva. A ausência de um adulto habilitado no veículo será considerada infração gravíssima.

Eu sou totalmente a favor um adolescente de 16 anos pode matar porque não pode dirigir ?
po veio sou totalmente contra, um cara de 16 anos veio, so tem minhocas na cabeça, eu falo por experiencia propria, eu com 15 anos ja saia com a twister do meu pai aos 16 anos ganhei minha primeira moto, e veio ja provoquei muito acidente e fugi viu, entaum da uma habilitação na mão de uma criança de 16 anos é muita imprudência assim como liberar carro e moto tambem como meu pai azia comigo. mesmo sendo com o aval dos responsaveis tem muito neguim que vai se achar no direito de sair sozinho pra bagunçar, nem todos é asim neh, mas pela minoria todos pagam.

Léo Borges
20-10-10, 03:59
po veio sou totalmente contra, um cara de 16 anos veio, so tem minhocas na cabeça, eu falo por experiencia propria, eu com 15 anos ja saia com a twister do meu pai aos 16 anos ganhei minha primeira moto, e veio ja provoquei muito acidente e fugi viu, entaum da uma habilitação na mão de uma criança de 16 anos é muita imprudência assim como liberar carro e moto tambem como meu pai azia comigo. mesmo sendo com o aval dos responsaveis tem muito neguim que vai se achar no direito de sair sozinho pra bagunçar, nem todos é asim neh, mas pela minoria todos pagam.

Com essa idade já deixou de ser criança há muito tempo, criança na minha opinião é até uns 10 anos!

W@ll@K$
20-10-10, 11:55
Com essa idade já deixou de ser criança há muito tempo, criança na minha opinião é até uns 10 anos!
pow mas tipo assim estou falando de mentalidade, ta certo que com 10 anos o cara ja mata rouba, e tudo, mas nem todos amadurecem cedo entende?

neto_pe
20-10-10, 12:20
cara sou a favor... portanto que sejam responsaveis pelos proprios atos... e nao seus respectivos pais e familiares... sou a favor sim!!!
agora tem aquele outro lado ne... dar habilitaçao a um cara de 16 anos que so pensa em correr... é caso a se pensar...
pois quanto mais novo vc é mais imaturo tmb é. e nao mede as concequencias... em fim... é issai..

Mano Sony
21-10-10, 12:33
Quero confessar um negocio:
MUDEI MINHA OPINIÃO!SOU CONTRA!
não é porque estou pagando-pau e nem porque vou pelas idéias dos outros!
Se eles liberacem a cartera iria aumentar os veiculos no mundo!
1° ia acontecer mais acidentes e muitas pessoas até pais de familias poderiam morrer!Deus me livre que seja uma pessoa que eu gosto!não desejo isso para ninguem!
2° ia aumentar a poluição do nosso mundo!eu me importo muito com isso! ver o mundo sendo muito poluido me entristesse!ver o homem destruindo o seu propio lar!se eu pudesse fazer com que não tivesse mais veiculos para poluir eu faria!
Eu queria muito ter a cartera de motorista mais o meu bem pode ser o mal do outro e eu não quero isso!não quero ver familias chorando!não quero ver meu mundo destruido!eu quero a paz e o bem para todos!entaum por isso espero que não seja permitido a cartera para menor!
E não pensem que eu mudei a ideia sobre adultos pois voces sabem que muitos adultos tambem tem @#$%¨ na cabeça não é só jovem não!
eu tenho 16 e não sou criança não mas se voces acham isso para mim tudo bem!o que importa é eu saber!
Eu sei que eu tenho responsabilidade para ter uma CNH e andar certo mais infelizmente por causa de alguns inconsequentes eu tenho que esperar dois anos! uma ovelha ruim acaba com o rebanho intero!
E as pessoas que falaram mal de mim:
primeiro olha para você e se você não tiver defeitos depois me conheça e dai sim venha falar de mim!
Vocês podem se achar por serem de maior!mais idade só é um numero!
Vocês não são mais e nem menos que eu!perante Deus todos somos iguais!
valew,abraço!fiquem com Deus!

Mano Sony
21-10-10, 12:40
E pesso perdão para que eu ofendi!desculpa?fiquem com Deus!falow!

Castrovox
21-10-10, 12:54
Quero confessar um negocio:
MUDEI MINHA OPINIÃO!SOU CONTRA!
não é porque estou pagando-pau e nem porque vou pelas idéias dos outros!
Se eles liberacem a cartera iria aumentar os veiculos no mundo!
1° ia acontecer mais acidentes e muitas pessoas até pais de familias poderiam morrer!Deus me livre que seja uma pessoa que eu gosto!não desejo isso para ninguem!
2° ia aumentar a poluição do nosso mundo!eu me importo muito com isso! ver o mundo sendo muito poluido me entristesse!ver o homem destruindo o seu propio lar!se eu pudesse fazer com que não tivesse mais veiculos para poluir eu faria!
Eu queria muito ter a cartera de motorista mais o meu bem pode ser o mal do outro e eu não quero isso!não quero ver familias chorando!não quero ver meu mundo destruido!eu quero a paz e o bem para todos!entaum por isso espero que não seja permitido a cartera para menor!
E não pensem que eu mudei a ideia sobre adultos pois voces sabem que muitos adultos tambem tem @#$%¨ na cabeça não é só jovem não!
eu tenho 16 e não sou criança não mas se voces acham isso para mim tudo bem!o que importa é eu saber!
Eu sei que eu tenho responsabilidade para ter uma CNH e andar certo mais infelizmente por causa de alguns inconsequentes eu tenho que esperar dois anos! uma ovelha ruim acaba com o rebanho intero!
E as pessoas que falaram mal de mim:
primeiro olha para você e se você não tiver defeitos depois me conheça e dai sim venha falar de mim!
Vocês podem se achar por serem de maior!mais idade só é um numero!
Vocês não são mais e nem menos que eu!perante Deus todos somos iguais!
valew,abraço!fiquem com Deus!

Confessa aí,vai.
Quem escreveu isso pra vc????

Mano Sony
21-10-10, 12:56
Confessa aí,vai.
Quem escreveu isso pra vc????

Essa é a minha verdade!não precisa acreditar!

mdorigon
22-10-10, 12:15
A discussão é boa, mas com eu disse, sera que um adolescente de 16 anos ta pronto pra ir pra cadeia ou sofrer um processo criminal se matar alguem, mesmo que esteja com uma 125cc, é possivel dele perder o controle e atropelar alguem ? Para uma pessoa adulta com a cabeça no lugar, ja seria um baque enorme saber que alguem morreu por culpa, mesmo as vezes não tendo intenssão de fazer isso, fora todo o processo criminal. Não to falando só de acidentes causados por imprudencia não. As vezes coisas acontecem sem o nosso controle. E pra mim, só daria carta para adolescente de 16 anos, se a maioridade penal fosse regulamentada para 16 anos também. Prefiro que eles esperem mais dois anos, e que se tenha um procedimento pra tirar habilitação muito mais rigoroso. Com 16 anos ja tem muita pressão mental em cima da garotada em todos os sentidos, melhor não dar mais um.

Guilherme Rabelo
22-10-10, 12:26
imagina o que ia ser as portas das escolas.........a mulekada com 16 anos era pra tar + ou - no 1º ou 2º colegial........

Tqf2
22-10-10, 13:03
Quando eu tinha 16 anos, achava que seria bacana e queria que fosse liberada a CNH,
Hoje com 28 anos, eu tenho certeza que estava errado.

Uma pessoa com 16 anos não está preparada pra direção, assumir responsabilidades de um veículo, cujo uso inadequado pode trazer sérios danos a ele e aos demais.

Com 16 anos eu achava que era "adulto", hoje com 28, tenho certeza que estava errado...

POr tanto, não sou a favor..

Sou a favor pra uma pessoa de 16 anos ser presa e condenada, pq com 16 falar que não sabe que estuprar é errado? que matar é errado? que roubar é errado..? Aí não né....


Ah.. e não acho que com 16 se pode votar... na verdade, tem uns que com 30 não sabem votar..... kkk