PDA

Ver Versão Completa : Como voces controlam a troca de óleo e manutenção da moto?



magrao tk
30-10-10, 07:34
Tem um tópico falando sobre a troca de óleo e como as pessoas trocam antes do prazo e tal. Aí me bateu uma curiosidade, como voces sabem quando precisa trocar o óleo? Guardam a km de cabeça, anotam no papel, vão no chute? Comentem aí como voces administram a manutenção das pequenas? Tanto o óleo como outros ítens tambem.

Eu tenho feito uma coisa bem simples:

-Crio uma nota no celular com a data e a km da moto quando troquei o óleo.
-Boto pra me alertar daqui a 1 mes. Aí eu vejo quantos kms rodei, o nível do óleo e o estado geral.
-Se tiver tudo ok adiciono a km atual e os dados da revisão na anotação e boto pra me alertar novamente.

Com o celular me lembrando e com os detalhes todos anotados eu não relaxo com a moto e não jogo dinheiro fora.

1 mes de intervalo no meu caso é suficiente, é que eu rodo pouco e só dentro da cidade. Nunca precisei completar 1 gota de óleo da minha moto e nunca passei absurdos do prazo de troca.

Bortolin
30-10-10, 07:53
troca de óleo guardo na cabeça.

Mais você me deu uma ótima idéia.....celular. :clap:

tom crazy
30-10-10, 07:55
Óleo eu troco de cabeça, sei que troquei a ultima vez com 30 mil km, então a proxima é com 33 mil. O resto eu inspeciono regularmente, seja quando estou trocando o óleo ou até mesmo quando estou lavando a moto.

blaugusto
30-10-10, 08:04
Quem sabe a km de troca do oleo é minha mulher. Eu me perco todo. uheuheuheuheuheue...

O resto eu vou fazendo conforme precisa. Todo fds eu dou uma fuçada nas duas motocas.

magrao tk
30-10-10, 08:12
O resto das coisas eu vou inspecionando nos fins de semana tambem. Geralmente quando lavo, é o melhor momento pra se observar detalhes.
Mas guardar na cabeça a km da moto??? ah, num consigo não. Eu mal sei o número do meu celular :lol:

Eloy
30-10-10, 08:17
bom como postei no outro topico, domingo sim domingo nao, troco o oleo até porque o uso é severo,
entro em 2 chacaras uns 2km de terra pra entregar 1 jornal,
mas no domingo dou uma geral nela desmonto ela inteira e aperto tudo,
e até hoje nunca deu um problema e ja ta 60.000km
rodo 600km por semana somando jornal e pizzaria....

Stone
30-10-10, 11:01
A troca de óleo eu marco de cabeça, já a manutenção sempre fico ligado, um barulinho ou qualquer coisa estranha eu já vejo, fora isso, é desmontar ela todinha uma vez por ano para limpar/lubrificar, só os cabos faço isso de meio em meio ano, o resto é só colocar gasosa e andar!

XxUNOxX
30-10-10, 11:23
Troca de óleo e tal, marco de cabeça, ja o resto, vai da necessidade

magrao tk
30-10-10, 11:25
Todos fazem de cabeça??? Putz :-/ acho que eu sou o único desmemoriado aqui.

Bem, na verdade nem é tanto o problema guardar a km da moto, problema é tambem ficar reparando a quantas está. Confesso que não tenho costume de olhar o marcador.

Pra terem uma idéia namoro a quase um ano e meio, e desde quando comecei estou pra ver quantos km dá da minha casa até a casa dela. Mas quando subo na moto quem diz de eu me lembrar de ver??? Até hoje eu não sei.

Por isso que pro óleo eu deixo que o celular me diga. Recomento essa técnica a todos que são esquecidos e distraídos igual eu. Se tiver outro né :G

Rezinho
30-10-10, 11:30
Os caras da yamaha colam um adesivo da próxima troca de óleo e da revisão na bengala perto do farol... :-/

mandrakyy
30-10-10, 11:41
O meu eu uso o Tip do painel, com 1500km vo la e troco o oleo...e demais coisas conforme for surgindo vou levando na mecanica.

Edward Rott
30-10-10, 12:04
Eu uso o Yamalube, recomendado pela Yamaha e com garantia de 3 mil Kms, mas toda semana verifico o nivel e a viscosidade, se estiver tudo ok, troco ao passar dos 3 mil!!! :G :G :G Por volta dos 3 mil tbm faço revisão geral, qquer outro probleminha q aparece antes disso levo num amigo q entende de mecanica e ele diz oq q é, se tem q concertar logo ou pode esperar pela revisão.

junior_itj
30-10-10, 13:09
Eu uso o Yamalube, recomendado pela Yamaha e com garantia de 3 mil Kms, mas toda semana verifico o nivel e a viscosidade, se estiver tudo ok, troco ao passar dos 3 mil!!! :G :G :G Por volta dos 3 mil tbm faço revisão geral, qquer outro probleminha q aparece antes disso levo num amigo q entende de mecanica e ele diz oq q é, se tem q concertar logo ou pode esperar pela revisão.


como você verifica a viscosidade? no olhômetro e dedômetro não dá