PDA

Ver Versão Completa : Valvula ou batida de pino?



ASR
30-10-10, 18:41
A minha CG varetada tá com um tec-tec, mas que não compromete o funcionamento do motor, embora eu ache que tá rendendo pouco em 4ª e 5ª marcha. Quando eu ligo não há barulho anormal, parece motor de geladeira, mas basta 1 minuto p/ aparecer o tec-tec, um barulho agudo parecendo quando se bate dois cabos de talheres. Já regulei as válvulas mas não adianta. Será que esse barulho é característicos dos motores OHV, será que tá batendo pino.
Dá uma luz ae pessoal.
Grato.

Stone
30-10-10, 18:47
Já vi CG que só bate válvula com ela quente, tenta da uma conferida nas valvulas com o motor quentinho

viniSM
30-10-10, 19:09
vou ficar ligado no tópico porque a Bros também tá com esse tec-tec aí, só que já ví vários depoimentos de galera que não conseguiu tirar esse barulho !

PS: Parece ser barulho característico das "bros" da antiga, quando ainda não era o mesmo motor que equipa a CG 150, alguém aí sabe o que era ou é?

Caique
30-10-10, 19:23
O q faz um barulho assim tb é a engrenagem do comando,(o idiota aqui pensou q era aço e foi dando uma batidinha nela pra ir pro lugar)resultado q amasou a ponta de uns 3 dentes ,depois q vi tentei arrumar limando,mas não ficou 100% qd o oleo tá grosso,frio,ele não bate quase nada,mas qd ta quente,oleo afina,ele fica tipo um barulinho de batendo valvula.

XxUNOxX
30-10-10, 19:32
A minha faz esse tec tec des de quando saiu da CC, mais só na hora que da partida fria, depois que esquenta some...
To esperando ela fazer seus 30.000 pra dar uma geral completa.
Ja foi aberto tampa de válvula pra ver, mais sempre esteve tudo perfeito.

Irmão
30-10-10, 22:57
Olá pessoal, esse barulhinho é comum nas motos com acionamento
de valvula por vareta (varetada), na engrenagem de comando tem
um resalto que aciona os braços oscilantes este ressalto sofre desgaste
então faz esse barulhinho irritante. Mas se vc for ligar pra isso vai ter que
trocar a engrenagem de 4 a 6 meses logo desgasta de novo!
http://downloads.manuaisdemotos.com.br:8081/125-CILINDRO.pdf
Na pagina 8-4 e 8-7 deste link vcs vão entender melhor!

ASR
31-10-10, 09:57
É Irmão, nada melhor que estes manuais de serviço que vc sempre disponibiliza pra gente.

Pelo meu entender, se o ressalto do comando está gasto, as varetas trabalham com folga o que deve ser a causa desse tec-tec tão incômodo.

Se fosse fácil trocar essa engrenagem...mas tem que abrir toda a máquina, aí desanima...vou esperar pedir retífica para fazer o serviço geral.

Stone
31-10-10, 11:07
Se as varetas estão com folga basta regular a folga das válvulas.... e se estiverem com as pontas desgastadas tem que ser trocadas. O que muitas vezes faz barulho é a engrenagem do comando e não o ressalto, principalmente se a moto já andou com o óleo baixo

ASR
31-10-10, 12:05
O que muitas vezes faz barulho é a engrenagem do comando e não o ressalto, principalmente se a moto já andou com o óleo baixo


Stone, se esta engrenagem estiver gasta, é um problema sério, tipo pode trancar o motor?
Pq não quero mexer agora, só quando pedir retífica...

Stone
31-10-10, 12:10
Cara, pra trancar tem que estar num estado crítico, e ainda assim é muito difícil, é mais fácil gastar tanto até a moto nem ligar mais. Mas pra isso ela fará muito, mas muito barulho, só em pedalar dá de escutar a batucada. Fazer um barulinho é normal, nem te esquenta

ASR
31-10-10, 13:31
valeu cara, obrigado aí pela resposta e bom feriadão!!!

jOSÉ
31-10-10, 22:08
Esse som metálico que tu está escutando, é das varetas, fruto do desgaste natural do sistema. Por isso as varetas foram substituídas pelo comando por came e corrente em banho de óleo. O motor varetado, tem que esperar um tempinho com ele ligado antes de sair andando, é para dar tempo do óleo lubrificar o sistema de varetas.
Escuta o ronco do motor da minha cg no link abaixo. Tá redondinho mas ainda assim tu identifica o barunho das varetas.

RD135 Z 1992 e CG 125 1981 (http://www.youtube.com/watch?v=1qhyHePKVN0&feature=mfu_in_order&playnext=1&videos=z0rE_TcxeTU#)

magrao tk
31-10-10, 22:41
A minha Titan125 tem essa batida desde que comprei ela. Tinha 26000 kms mas o antigo dono mesmo me disse que seria engrenagem de comando.
Até hoje a batida continua a mesma, não aumentou nem piorou muito ao passar dos anos. Única coisa me me chama atenção é logo que ligo ela fria conforme eu inclino ela pra direita ela dá uma batida bem acentuada mas que logo em seguida some.



Esse som metálico que tu está escutando, é das varetas, fruto do desgaste natural do sistema. Por isso as varetas foram substituídas pelo comando por came e corrente em banho de óleo. O motor varetado, tem que esperar um tempinho com ele ligado antes de sair andando, é para dar tempo do óleo lubrificar o sistema de varetas.
Escuta o ronco do motor da minha cg no link abaixo. Tá redondinho mas ainda assim tu identifica o barunho das varetas.

RD135 Z 1992 e CG 125 1981 (http://www.youtube.com/watch?v=1qhyHePKVN0&feature=mfu_in_order&playnext=1&videos=z0rE_TcxeTU#)




Simplismente os 2 melhores motores do mundo :OK:

ASR
01-11-10, 13:32
Parabéns pelas motocas aí José. Eu particularmente sou apaixonado por motos e carros fora de linha.
Obrigado tb pela sua explicação.

Guilherme Rabelo
01-11-10, 13:43
vc ja tentou trocar somente as varetas pra ver se para ou diminui o barulho e logico junto com as varetas mandar regular as valvulas.......

ASR
01-11-10, 14:44
Cara, eu vou fazer isso...o par de varetas é baratinho...não custa quase nada tentar.

Irmão
02-11-10, 00:23
As varetas quando estão gastas é visivel quando retira-las
vai ter uma ponta fina nas extremidades (tipo uma ponta fina de caneta)
se não tiver não há porque traca-las.