PDA

Ver Versão Completa : Acelerar é fácil, parar é que são elas!



Mundo Moto
03-11-10, 11:40
http://img233.imageshack.us/img233/4141/lannermoto.jpg

Acelerar e fazer curvas com a moto bem inclinada é a primeira coisa que um motociclista deve aprender se quiser ser considerado bom, certo? ERRADO!


Mais informações link:
http://www.revistamundomoto.com.br/index.php?p=seguranca&n=58

FloodDesu
03-11-10, 11:43
Acabei de ler isso no site e vou falar uma coisa, parar é que são elas mesmo, quantas CGzinhas preparadas até o talo nós vemos, mas a maioria com freio a tambor... Suicídio isso.

iagosoares
03-11-10, 11:43
Com esse freio da fan pelada ai ralmente fica dificil parar HUAEHUHEAUAEUHUA

luciano streetfhather
03-11-10, 12:00
Que uma boa frenegem é imprecindivel na vida de um motociclista isso é fato, mais tem muito pangaré por ai que ainda tem esses mitos citados na matéria da MUNDO MOTO eu mesmo vivo presenciando esses vacilos com uns colegas meus,mas eu tenho uma coisa em mente pilotar motos é igual a um dom alguns tem outros não, é como um violinista que já nasce com aquele dom que poucos tem.

Mas voltando ao assunto, se todo motociclista tivesse essa técnica a história de acidentes pelo mundo a fora sobre duas rodas era outra ou pelo menos menor,já vi muito pangaré com o calcanhar sobre o pedal de freio traseiro como se tivesse freiando um caminhão,e o freio dianteiro todo desregulado sei que tem muita jente aqui no PN que faz isso.

Bom pessoal como diz a matéria a roda dianteira é responçavel por quase 100% da frenagem da moto, ficando a tarefa do freio traseiro só para equilibrar a freiada,quato maior a velocidade mais força é aplicada na manete de freio e levimente o pedal do freio traseiro comforme a velocidade for caindo essa força aplicada na manete deve ser aliviada isso associada à uma redução das marchas de maneira cordenadas e sem exageros :OK: :OK: :OK: :OK:

viniSM
03-11-10, 12:04
Que uma boa frenegem é imprecindivel na vida de um motociclista isso é fato, mais tem muito pangaré por ai que ainda tem esses mitos citados na matéria da MUNDO MOTO eu mesmo vivo presenciando esses vacilos com uns colegas meus,mas eu tenho uma coisa em mente pilotar motos é igual a um dom alguns outros não é como um violinista qu já nasce com aqueli dom que poucos tem.


O problema é que esse dom pouquíssimos tem, porém a maioria acredita ter ele, fora acreditar ser o super-homem e ter várias vidas igual o gato ;)

cattani
03-11-10, 12:12
Eu praticamente só uso o freio dianteiro {uma opção minha }
O freio traseiro só em altas velocidades ai uso os 2 freio ,se não só ó dianteiro

luciano streetfhather
03-11-10, 12:13
O problema é que esse dom pouquíssimos tem, porém a maioria acredita ter ele, fora acreditar ser o super-homem e ter várias vidas igual o gato ;)
Muito bem lembrado ;) ;) ;) ;) ;)............... :G :G

marcostdm
03-11-10, 12:15
Hj eu vi uma batida traseira de uma Titan em uma Lander na Av Brasil (RJ) no corredor, a menina que tava na Titan veio colado na traseira quando a Lander deu uma freada brusca pois tinha um caminhão atravessando a faixa, não deu outra, a mina voou por cima da moto em cima do cara. Manter a distancia de uma moto para outra e saber freiar é fundamental.

Michael Johns
03-11-10, 12:24
lembrar de usar o freio motor tbm é bom :OK:

Yuri_RN
03-11-10, 12:26
lembrar de usar o freio motor tbm é bom :OK:


Uso sempre, isso ja virou costume depois que peguei a CB! ;)

luciano streetfhather
03-11-10, 12:28
lembrar de usar o freio motor tbm é bom :OK:
uma redução das marchas de maneira cordenadas e sem exageros ;) ;) ;)

jpedro91
03-11-10, 14:22
Eu praticamente só uso o freio dianteiro {uma opção minha }
O freio traseiro só em altas velocidades ai uso os 2 freio ,se não só ó dianteiro


só que o seu é um freio duplo de 320mm flutuante!
ai você ta de sacanagem se isso não para uma moto! :lol:

iagosoares
03-11-10, 14:30
lembrar de usar o freio motor tbm é bom :OK:


Reduzir marcha é quase o mesmo que frear aheuheua
Maluco é quem volta as marchas de uma vez só segurando a embreagem...

Guilherme Rabelo
03-11-10, 14:32
nunca tive probelmas com freio nas minhas motos sempre deixo bem ajustado pra quando precisar nao ficar na mao, minha titan era tambor na dianteiro ja coloquei disco e nao me arrependo, cubo traseiro novo, freio zero, a cb ta com as pastilhas novas tb troquei as duas recentemente e o oleo do sistema de freio tb troquei coloquei dot5

jpedro91
03-11-10, 14:53
tambor realmente é mais dificil de para! hehe

Cyber
03-11-10, 15:51
Realmente, difícil é parar.

Por essas e outras que um dos ups que fiz em minha moto foi a questão do freio, substituído por um muito mais eficiente que trouxe grande segurança e me safou de muitos acidentes.

Guilherme Rabelo
03-11-10, 15:53
depois que vc usa freio a disco, nunca mais se acostuma ao freio tambor, é outro departamento

svikt
04-11-10, 01:05
freio motor=sempre
freio traseiro=em correções de curva
freio dianteiro=linha reta
freio dianteiro e traseiro juntos=em emergencia

jpedro91
04-11-10, 07:31
freio motor=sempre
freio traseiro=em correções de curva
freio dianteiro=linha reta
freio dianteiro e traseiro juntos=em emergencia


nada a ve

Bandit
04-11-10, 09:50
Uso muito mais o freio dianteiro (bem q a Yes nao tem o traseiro) mas depende muito do Piso q vc esta, condiçoes, de clima, e terreno q se pilota... na terra eu so uso o de tras... e freio motor sempre...

Suicidio é vc entrega gas, numa Cg 99, com dois freios a tambor ultrapassados, e bem gastos (Deposito de gas aki do bairro)... vc coloca 40 km/h pra frear necessita 100 metros :G

XxUNOxX
04-11-10, 09:58
freio motor=sempre
freio traseiro=em correções de curva
freio dianteiro=linha reta
freio dianteiro e traseiro juntos=em emergencia


Quem seguir isso ta morto!

Eu utilizo sempre os dois freios juntos, até em curva (só com moderação no dianteiro)

Eu utilizo no dia a dia 70% dianteiro e 30% traseiro.
Em curvas utilizo 60% traseiro e 40% dianteiro (dependendo da velocidade de entrada, tbm com a ajuda do freio motor)

então cada um tem sua maneira de pilotagem, e o freio a disco dianteiro de maior diâmetro espero ter em breve!

DiegoYBR
04-11-10, 10:18
Eu sempre uso os 2 juntos...cada uma conhece a moto que tem e como é o freio da sua moto....
Semana passada peguei a moto de um amigo q é freio a tambor...passei reto numa preferencial...sorte que nao vinha carro...eu nunca tive moto com freio a tambor (nem pretendo)...se eu for contar as vezes q o freio a disco me livrou de acidente vou ficar o dia inteiro aqui! flw

luciano streetfhather
04-11-10, 10:32
freio dianteiro e traseiro juntos=em emergencia
:0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:
como ele tá vivo ainda :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

Michael Johns
04-11-10, 11:01
:0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:
como ele tá vivo ainda :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

2 se é que ele tá! :0_0:
e se for um espirito tentando los leva tbm kkkk :D

luciano streetfhather
04-11-10, 11:06
2 se é que ele tá! :0_0:
e se for um espirito tentando los leva tbm kkkk :D
Vejo gente morta :--( O_O...............kkkkkkkkk :D :D :D

jfsapow
04-11-10, 11:18
SEMPRE freio traseiro + dianteiro (usando mais o dianteiro né!)

faço isso e ja me safei de várias coisas aqui, já que aqui é uma cidade pequena e o transito é uma zona, não por falta de regras mas por falta de respeito mesmo

TAMBOR = frenagem tensa em emergencias!


quero usar disco logo!

ffjruthes
04-11-10, 11:43
Na hora do apuro o kra não pensa muito como vai frear.. taca a mão e o pé no freio e reza pra parar... Ai vai da habilitade do motociclista de aguentar a moto, se ela rabiar, saber tirar o pé do freio e talz.. o resto é só teoria...

No mais... sempre utilizo os dois freios....

Lotus
04-11-10, 11:46
bota o pé no chao e freia... ]:)

reyboy_fan
04-11-10, 12:02
bota o pé no chao e freia... ]:)


cara eu ri, lembrei de um cara aki q passou freiando a moto com o pé no chão

Michael Johns
04-11-10, 12:21
cara eu ri, lembrei de um cara aki q passou freiando a moto com o pé no chão

por isso que eu não piloto descalço :D

cabra de brasilia
04-11-10, 12:34
Na hora do apuro o kra não pensa muito como vai frear.. taca a mão e o pé no freio e reza pra parar... Ai vai da habilitade do motociclista de aguentar a moto, se ela rabiar, saber tirar o pé do freio e talz.. o resto é só teoria...

No mais... sempre utilizo os dois freios....



http://aes.iupui.edu/rwise/banknotes/brazil/BrazilP247-100Reais-(1994-)_f.jpg

XING LING
04-11-10, 12:50
Única coisa que acho ruim em minha Miza 125cc é os freios, os tambores são menores que os da CG 150cc por exemplo, o que eu fiz para melhorar foi utilizar as lonas da CG99, mas mesmo assim não freia igual, um dia desses estava na Av. Aricanduva acompanhando uma Cg150 e uma Twister a uns 100km/h em um trecho tranquilo, de repente o farol fecha na frente de todo mundo adivinha quem teve que dar sinal e vazar o farol porque não parou, eu mesmo!!

Ou a traseira trava de vez ou não segura nada :-/ :-/, tive que ir dosando o freio traseiro conforme ia querendo travar e não adiantou, depois dessa estou andando mais na manhã!!!

Agora minha STx200 com aquele disco Wave segura que é uma beleza, outro naipe!!!

Michael Johns
04-11-10, 13:05
Única coisa que acho ruim em minha Miza 125cc é os freios, os tambores são menores que os da CG 150cc por exemplo, o que eu fiz para melhorar foi utilizar as lonas da CG99, mas mesmo assim não freia igual, um dia desses estava na Av. Aricanduva acompanhando uma Cg150 e uma Twister a uns 100km/h em um trecho tranquilo, de repente o farol fecha na frente de todo mundo adivinha quem teve que dar sinal e vazar o farol porque não parou, eu mesmo!!

Ou a traseira trava de vez ou não segura nada :-/ :-/, tive que ir dosando o freio traseiro conforme ia querendo travar e não adiantou, depois dessa estou andando mais na manhã!!!

Agora minha STx200 com aquele disco Wave segura que é uma beleza, outro naipe!!!

de manhã freia mais? :0_0: :D :D :D :D

Bandit
04-11-10, 17:08
Falando em Freio!!!

pow qs morri hj gente, la vinha eu pela avenida, ah uns 80 km/h... assim do nada o carro um pouko + pra frente freia td de uma VEZ e para no meio da avenida, o pq ? um cara venho andando como se nao existisse carros na pista, ai o cara freio pra da passagem pra ele (o cara me para no meio duma avenida movimentadissima, pra da Passagem.. poha o cara em vez de andar ate a faixa de pedestre naoo ), ohh freie td, sorte q minha Yes freia d+... consegui freia a tempo, meu colega na Titan q estava ATRAS de mim Ainda, freio, mas nao ia da tempo, ai ele teve q corta pela direita.. nossa ele fikou Palido, ele deixou a moto atravessada na rua, e começou a xingar o cara todo...
E eu ia pro Saco msm, pq a avenida era mao dupla com faixa separando, eu tava do lado esquerdo, tinha duas opçoes, ou eu ia na traseira do carro, ou no capo do carro q vinha de frente

Qs menos um Membro no PN!!

Graças a Deus os freios da minha Yes estao em dia... ja o freio do meu colega nem tanto, ele teve + espaço e msm assim, praticamente passou reto, sorte q tinha uma brecha, e ele passou apertado nela viu...

ffjruthes
04-11-10, 17:17
http://aes.iupui.edu/rwise/banknotes/brazil/BrazilP247-100Reais-(1994-)_f.jpg



boiei...

Edward Rott
04-11-10, 18:28
Materias bem interresantes hein!!! :clap: :OK:

pistão
04-11-10, 18:38
freio motor=sempre
freio traseiro=em correções de curva
freio dianteiro=linha reta
freio dianteiro e traseiro juntos=em emergencia

esse manja!

luciano streetfhather
04-11-10, 18:51
esse manja!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

viniSM
04-11-10, 18:57
esse manja!


vai ver ele sempre tá em emergência ! :0_0: :0_0: :0_0:

jonjo
04-11-10, 19:47
Ótima dica, vou poder melhorar minhas frenagens agora. PS: Aprendiz de motociclista é osso! xD

pistão
04-11-10, 20:16
Ótima dica, vou poder melhorar minhas frenagens agora. PS: Aprendiz de motociclista é osso! xD

NÂO pelo amor a sua vida não!
estávamos sendo sarcásticos! tudo que ele falou é baboseira!
use sempre os dois freios o freio da frente é responsável por mais ou menos 70 por cento da frenagem, menos com pista com barro areia ou óleo pois pode derrapar e vc cair e o de trsa o outros mais ou menos 30 por cento, tudo isto ajudado pelo freio motor, mas mesmo em neutro a moto para se os freios estiver em dia, o importante é usar os dois freios e reduzir marcha em condição normal ou desespero e se sentir a roda da frente derrapando (tipo que nem tiver areia no asfalto) diminuir a força da roda dianteira, do contrario sempre reduza e uze os dois freios, o freio da frente em pista normal boa com asfalto limpo seco e pneu bom para até pensamento!
leia também a matéria da revista ajuda!

jonjo
04-11-10, 20:19
NÂO pelo amor a sua vida não!
estávamos sendo sarcásticos! tudo que ele falou é baboseira!
use sempre os dois freios o freio da frente é responsável por mais ou menos 70 por cento da frenagem, menos com pista com barro areia ou óleo pois pode derrapar e vc cair e o de trsa o outros mais ou menos 30 por cento, tudo isto ajudado pelo freio motor, mas mesmo em neutro a moto para se os freios estiver em dia, o importante é usar os dois freios e reduzir marcha em condição normal ou desespero e se sentir a roda da frente derrapando (tipo que nem tiver areia no asfalto) diminuir a força da roda dianteira, do contrario sempre reduza e uze os dois freios, o freio da frente em pista normal boa com asfalto limpo seco e pneu bom para até pensamento!
leia também a matéria da revista ajuda!


Era justamente da matéria da revista que eu estava falando, acho que você entendeu mal o que eu disse. Bem, acontece :OK:

pistão
04-11-10, 20:28
Era justamente da matéria da revista que eu estava falando, acho que você entendeu mal o que eu disse. Bem, acontece :OK:
melhor então

jonjo
04-11-10, 20:36
pistão

Valeu pela preocupação e pelas dicas cara. ^^

Edward Rott
04-11-10, 21:19
Só não concordo qdo o autor do artigo diz:

E mais: motociclista bom de guidão é aquele que não cai e nem sofre acidentes.

Mesmos bons pilotos/motociclistas uma hora ou outra acabam se envolvendo em acidentes ou caindo :G :G :G

svikt
05-11-10, 01:03
eu achei vcs muito engracadinhos,,, :clap: e pensando bem faz sentido; o q eu tentei foi minimizar o q iria escrever --- e obvio pôde ter soado como uma cartilha, uma cartilha sem fonte de confiança :-/--- e... sim, eu sei sobre o q dizem 70% dianteiro 30% traseiro... ou coisas do genero, eu mesmo faço isso... o q eu realmente quiz ressaltar é a importancia d se usar os dois freios em situacao d emergencia! ja vi muito nego fritar pneu tentando parar a moto ou so com o traseiro(suponho) ou invertendo 70%traseiro 30%dianteiro, e isso é muuuuito perigoso :G.

vou pedir desculpa a vcs c estiver errado

Kajin
05-11-10, 18:45
eu queria tentar para uma observação que ate agora nao vi ninguem citando, e particularmente acho que vale refletir sobre.
a questão que quero dizer é que, pelo menos aki na minha região, chamada Vale do aço em MG, boto fé que mais de 90% dos
usuários de motos rodam freiando mais com o freio traseiro do que o dianterio por uma simples observação. Aki, nas auto-escolas
os intrutores abominam o freio dianteiro. E se vc na hora do exame usar freio dianteiro, corre o risco de ser reprovado. Então fica
subentendido que usar o freio traseiro é mais seguro que o dianteiro, daí o fato que citei. As proprias pessoas que deveriam ensinar
o jeito certo, ensinam o errado, e o teste pra carteira de habilitação também confirma os instrutores, ou seja, se as pessoas nao
buscarem informação e só saberem pegar moto e sair rodando, logo, o que vs acham que uma pessoa dessa vai fazer qdo precisar frear?
Gostaria de saber de vcs se onde moram como é feito as aulas e os exames para habilitação A.

Morfeus
06-11-10, 00:26
eu queria tentar para uma observação que ate agora nao vi ninguem citando, e particularmente acho que vale refletir sobre.
a questão que quero dizer é que, pelo menos aki na minha região, chamada Vale do aço em MG, boto fé que mais de 90% dos
usuários de motos rodam freiando mais com o freio traseiro do que o dianterio por uma simples observação. Aki, nas auto-escolas
os intrutores abominam o freio dianteiro. E se vc na hora do exame usar freio dianteiro, corre o risco de ser reprovado. Então fica
subentendido que usar o freio traseiro é mais seguro que o dianteiro, daí o fato que citei. As proprias pessoas que deveriam ensinar
o jeito certo, ensinam o errado, e o teste pra carteira de habilitação também confirma os instrutores, ou seja, se as pessoas nao
buscarem informação e só saberem pegar moto e sair rodando, logo, o que vs acham que uma pessoa dessa vai fazer qdo precisar frear?
Gostaria de saber de vcs se onde moram como é feito as aulas e os exames para habilitação A.


Realmente o que vc disse é verdade! Recentemente tirei minha habilitação p/ categoria "A" e na auto-escola só era ensinado a usar o freio traseiro!

Na auto-escola só é ensinado a passar na prova do Detran, o aluno aprende a ser como uma máquina, afinal, basta fazer o básico do básico em um percurso que não demora mais que 3 minutos....sorte minha que já tinha noção de trânsito por já ter CNH B, mas mesmo assim volta e meia fiz umas barbeiragens perigosas...e tenho que admitir que uso muito mais o freio traseiro, mas tentarei seguir o conselho da galera, pq nesses dias, já precisei dar freadas bruscas e a moto deu uma rabeada com o pneu traseiro! Tenso! :0_0:

Thyago Mahon Barros
06-11-10, 03:00
lembrar de usar o freio motor tbm é bom :OK:


Reduzir marchas tb. faz parte de uma boa frenagem. :OK:

Nickneo
06-11-10, 08:05
eu queria tentar para uma observação que ate agora nao vi ninguem citando, e particularmente acho que vale refletir sobre.
a questão que quero dizer é que, pelo menos aki na minha região, chamada Vale do aço em MG, boto fé que mais de 90% dos
usuários de motos rodam freiando mais com o freio traseiro do que o dianterio por uma simples observação. Aki, nas auto-escolas
os intrutores abominam o freio dianteiro. E se vc na hora do exame usar freio dianteiro, corre o risco de ser reprovado. Então fica
subentendido que usar o freio traseiro é mais seguro que o dianteiro, daí o fato que citei. As proprias pessoas que deveriam ensinar
o jeito certo, ensinam o errado, e o teste pra carteira de habilitação também confirma os instrutores, ou seja, se as pessoas nao
buscarem informação e só saberem pegar moto e sair rodando, logo, o que vs acham que uma pessoa dessa vai fazer qdo precisar frear?
Gostaria de saber de vcs se onde moram como é feito as aulas e os exames para habilitação A.


o processo de habilitação no BRASIL é uma PIADA!

ai um monte de gente morrendo de moto e DPVAT pra cima, mais fácil que mudar a ***** toda e passarmos a ter aula de verdade.

Aqui não pode usar o freio dianteiro, não pode acelerar (a moto ja ta com a lenta acelerada pro cara não ter que acelerar), basta fazer o slalom e um oito entre duas balizas, só isso.

viniSM
06-11-10, 08:36
Prova de moto aqui é muito mais fácil passar do que de a de carro, onde deveria ser o contrário pois o motociclista está muito vulnerável aos perigos do trânsito, aqui como já referi cerca de 90% das pessoas passam de primeira na prova para motos, a prova é algo que o cara tem de dar risada, não tem muito a ver com o trânsito de verdade, onde estão pedestres, carros, caminhões, charretes, animais, pista irregular, enfim toda a complicação do trânsito, na prova não tem ninguém pra te atrapalhar, nenhum cachorro aparece na tua frente, o pedestre não resolve passar correndo na faixa, prova de moto também tinha que ser no trânsito, era só dar algumas aulas pra pessoa e ver como ela se comporta no circuito fechado, ter um teste (informal na própria auto-escola para não ter outra taxa no seu Detran) pra ver se já pode ir para o trânsito e levar o aluno pra ruas pouco movimentadas para ele conhecer a sinalização e talz, sempre com uma dupla de instrutores em outra moto dando o apoio ao aluno e aos poucos indo para ruas com mais movimento com o aluno ganhando confiança e vendo os perigos do trânsito. A prova até pode ser em uma rua fechada, o importante é que o aluno aprenda pilotar e não apenas passar na prova, o que acontece na maioria das auto-escolas para não dizer todas !

Welton
06-11-10, 12:54
Só não concordo qdo o autor do artigo diz:

E mais: motociclista bom de guidão é aquele que não cai e nem sofre acidentes.

Mesmos bons pilotos/motociclistas uma hora ou outra acabam se envolvendo em acidentes ou caindo :G :G :G



Cara, embora todos digam isso, e por isso talvez seja verdade, esta é uma afirmação que eu me recuso a acreditar. Estou com 10 000 km na minha YBR, corto SP todo dia, da ZN à ZO e ZL às vezes, passando pela 23, consolaçao, rebouças e marginal tiête. Nao vi nenhum acidente ainda.

CESAR JAU
06-11-10, 17:42
Reduzir marchas tb. faz parte de uma boa frenagem. :OK:


2 :OK:

Eduardo Toda
07-11-10, 01:47
lembrar de usar o freio motor tbm é bom :OK:


Opa, opa...essa eu assino embaixo...

saintclair
07-11-10, 02:37
Além do freio motor, meu blend é de 66% do freio da frente e 34% o de trás.