PDA

Ver Versão Completa : Verdades e mitos sobre motos



Eugênio
08-11-10, 21:08
Graxa branca é o melhor meio de se lubrificar a transmissão?
Mito!!! A graxa branca não é o melhor meio de se lubrificar a transmissão pois a mesma não penetra todos os componentes da mesma (arrebites...), além disso, quando se anda com a moto em estradas de terra ou areia, detritos podem grudar na graxa e danificar o conjunto de transmissão. O Ideal é lubrificar a transmissão com óleo 90... é certo que esta vai sujar a moto, mas esse garante a maior vida útil do conjunto de transmissão.

Quanto maior a cilindrada maior a potência da moto?
Mito!!! Muitos acreditam que um motor de maior cilindrada sempre tem maior desempenho. Na realidade, nem sempre é isso que acontece. A potência e conseqüentemente o desempenho não são obrigatoriamente proporcionais à cilindrada. A cilindrada é o volume deslocado pelos pistões do motor durante o curso, desde seu ponto mais alto (Ponto Morto Superior) até o mais baixo (ponto Morto Inferior). Podemos citar como exemplos, aSuzuki GSX-R 1000 e a Suzuki Bandit 1200, dois modelos bem conhecidos. Apesar de ter maior capacidade cúbica (cilindrada), a Bandit desenvolve 98 cavalos de potência máxima, enquanto o da GSX-R 1000 tem 178 cv.
fonte:cartuningrevolution

A troca de óleo tem de ser feia a cada mil quilômetros?
Mito!!! EXCLUINDO A PRIMEIRA TROCA DE ÓLEO, o restante pode ser feita de acordo com as especificações do fabricante, por exemplo a YAMAHA FACTOR recomenda a troca de óleo a cada 3000km mas... ouve-se dentro das próprias concessionárias que a troca de óleo deve ser feita a cada 1000km, esse é um pensamento da década de 80, tempo no qual a tecnologia em óleos era um tanto quanto defasada e a qualidade dos produtos não era da melhor. Então troque o óleo no tempo que o manual manda você trocar.
http://2.bp.blogspot.com/_2bmNe4Zkaww/TMXkSbJJEUI/AAAAAAAAA5w/raIrKwneLM0/s200/dic3.JPG
Lavar a moto com óleo diesel danifica os componentes da mesma?
Verdade!!! O óleo diesel tem alto teor de enxofre, que é prejudicial para quase todas as peças da moto. Mas as lonas e as pastilhas de freio são as mais prejudicadas, elas irão reter a gordura do óleo diesel ficando lisas, brilhantes e “envidraçadas”, perdendo sua eficiência para frenagem, na maioria das vezes temos que substituí-las por novas.
fonte: motoonline

http://1.bp.blogspot.com/_2bmNe4Zkaww/TMXkYbLtD1I/AAAAAAAAA50/w-VOogzoR20/s200/dic4.jpgPneu mais largo na roda traseira gera mais estabilidade a moto?
Verdade!!! Embora possa haver uma diminuição na vida útil do conjunto de transmissão, um pneu com uma maior área de contato (até 20% do tamanho original) ao solo, gera uma maior estabilidade em frenagens e em curvas.
P.S: claro que um pneu de 300mm não é um “às” da maleabilidade!!!

http://3.bp.blogspot.com/_2bmNe4Zkaww/TMXkgLpi8BI/AAAAAAAAA54/oUNoZXduNw4/s200/dic5.jpg
Rebaixar a frente da moto gera maior estabilidade?
Depende... Embora alguns sejam defensores ferrenhos do rebaixamento dianteiro em pról da estabilidade, eu lhes digo CUIDADO!!! Se fores rebaixar a dianteira, escolha um profissional gabaritado e... uma dica, a medida de segurança para tal feito (essa medida não é oficial) é de cerca de 4cm, nada mais, ultrapassando essa medida, a estabilidade da moto já está bem comprometida!!!

Fonte:http://sradmotor.blogspot.com/2010/10/verdades-e-mitos-sobre-motos_26.html

Marlon de Lima
08-11-10, 21:22
po, bem legal, bastante coisas q eu n sabia

kavalospeed
09-11-10, 22:36
po, bem legal, bastante coisas q eu n sabia

2
:clap: :clap: :clap:

Fog
11-11-10, 08:31
Quando eu fiz a primeira revisão a transmissão foi lubrificada com graxa branca. E foi na loja da suzuki. :(
Muito bom quebrar estes mitos. Principalmente o da troca do óleo, diminui consideravelmente o custo da manutenção da moto e ainda diminui os impactos ao meio ambiente. ;)

Dridri Brown
11-11-10, 14:09
Wow!

Eu uso óleo diesel, mas não nos freios (loucura!).

Uso pra limpar partes com resíduos de graxa e outras sujeiras (rodas, motor, escape, quadro, cromos)

Vou pesquisar mais sobre esse mito...

Um abraço!

Thyago Mahon Barros
12-11-10, 05:09
Wow!

Eu uso óleo diesel, mas não nos freios (loucura!).

Uso pra limpar partes com resíduos de graxa e outras sujeiras (rodas, motor, escape, quadro, cromos)

Vou pesquisar mais sobre esse mito...

Um abraço!


Eu tb. uso muto pra lavar a corrente.

luciano streetfhather
12-11-10, 10:50
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Muito boa a explicação,mas à controvercias ;) ;) ;) ;)

1:o ólio da transmição o fabricante recomenda ólio de motor,lavar e lubrificar o kit transmição a cada 500km

2:Em relação a potência e cc todo depende de comandos e vira-brequim,Ex:vira-brequins com mais curço favorece torque em baixas e com menos curço favorece potência em altas rotação.A exemplo das motos citadas a cima é porque uma tem 1200cc com 98cv com o curço dos pistões e comando de valvulas favorecendo uma rasoavel potência e um bom torque abaixo de 9.000RPMs.
Já a outra com 1.000cc com 178cv tem os comandos e curço dos pitões menor favorecendo altas rotações para extrair o maximo de potencia sem perder a durabilidade do motor a quase 13.000RPMs

3:A troca de ólio com 3.000km deve ser feita ólios de qualificação API/SL ou superior,quanto a troca de 1.000km é com lubrificantes de qualificação imferior como API/SF que por emcrivel que pareça é usada pela honda, não sei o motivo mas uma coisa é certa,usando um lubrificante API/SF vc vai gastar em média 40.00 réias para rodar 3.000km :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:,em quanto isso que usa um lubrificante API/SL vai gastar no maximo meros 15.00 réais ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

iagosoares
12-11-10, 12:31
Oia, bacana..
Bastante coisa que eu não sabia xD

pipe
12-11-10, 18:00
Valew pelas dicas

luciano streetfhather
16-11-10, 14:09
UP :D :D :D

RoDRyGOo S. HeNKes
16-11-10, 14:44
1_TROCA DE ÓLEO: Para a situação da minha TW eu troco entre as kilometragens de 1.500 a 2.000 mesmo o manual indicando troca de mil em mil. Como os engenheiros no momento dos estudos tem de contar com o pior, eles levam em consideração a margem do risco no uso, ou seja, nos calculos de troca de óleo entre outros, são levados em consideração que o motociclista será usada em situação extrema de desempenho, tipo o cara usando sem dó mesmo .... ]:) Aí é que o óleo tem que aguentar os 1.000 além de fazer bem sua função q é lubrificar (nossa, que gênio rsrsrs). :clap: Como eu sempre ando de boua com a minha TW, e exporadicamente piloto em rodovia, a vida útil do óleo é digamos prolongada .... Claro que isso sem contar com aquela história de completar o óleo hein rapaziada!!!

2_LAVAGEM COM MISTURA DE DISEL COM SABÃO EM PÓ: Verdade! Remove as 'cracas' porém deve-se ter alguns cuidados: Não aplicar sobre o banco ou painel jamais. Apenas MOTOR, RODAS e ESCAPE. Qdo estiver muito suja, mas muito suja meeeesmo a rabeta e partes do tanque, tbm podem ser lavadas com essa mistura sim, porém na sombra e cuidando para não encostar em acrilicos como piscas, lanterna de freio e etc. Outro cuidado é o de não deixar pinguar essa mistura nos freios (discos ou tambor da lona), caso contrário, vc pode tomar um susto qdo for dar um rolê e precisar dos freios.

Dúvida: Alguém sabe explicar se o famoso PNEU PRETINHO qdo eu pego uma chuva com a motoca, em curvas, são maiores as chances de um escorregão do que se eu estivesse sem o produto?

Vlww aí gente!

Abraço a todos da comu!

:OK: