PDA

Ver Versão Completa : TÈNÈRÈ 250 vs XRE 300.



marcelofreitas
09-11-10, 22:50
Fonte: QUATRO RODAS MOTO. “O diapasão dá o tom”. São Paulo: Abril, 2010.
Por Rafael Paschoalin (texto) e Christian Castanho (fotos).

Outra publicação de “excelente qualidade” que mostra – de forma criteriosa – as principais características da Ténéré 250 frente á poderosa XRE 300. Baseado nesta apresento um breve resumo de alguns tópicos consultados, lembrando que nada substitui a versão original, seja no conteúdo ou propriedade em relação ao assunto!

“Segundo a Yamaha, ela é outra moto, diferente, com novos pontos de fixação [...]. Está certo que o curso de suspensões foi alterado, o freio dianteiro esta melhor e o painel é agora o melhor da categoria [...]. Mas dizer que se trata de outra moto é forçar um pouco [...]. A Honda XRE 300 é o alvo desta mini-Ténéré exclusiva para o mercado brasileiro [...]. Acompanhe qual é a melhor em diversos aspectos [...]”.

1 TOCADA

- XRE 300: “A XRE funciona perfeitamente bem, é confortável, ágil e fácil de ser conduzida, além de ser mais forte”.

- XTZ 250: “A Ténéré traz acerto de suspensões macio, novo cárter e posição de pilotagem confortável. Ficou ótima para a cidade e para viagem e não foi totalmente prejudicada no fora de estrada”.

2 DIÁRIO

- XRE 300: “Ideal para ir ao trabalho todos os dias e curtir pequenas viagens nos fins de semana. Muito visada pelos amigos do alheio”.

- XTZ 250: “Aparência gigante, mas é extremamente fácil de ser levada e também roda bem entre os carros”.

3 ESTILO

- XRE 300: “Bonita e bem cuidada. Diante do lançamento da Ténéré, seu painel perdeu a graça”.

- XTZ 250: “Visual arrebatador na parte frontal. Farol duplo, tanque e carenagem merecem nota máxima. Traseira esquisita, parece ter sido adaptada”.

4 MOTOR E TRASMISSÃO

- XRE 300: “O motor é experto e fluente graças ao bom acerto da injeção eletrônica. Dá pena o câmbio, que era tão bem escalonado na Tornado [é verdade] e agora tem apenas cinco velocidades”.

- XTZ 250: “O monocilíndrico OHC é barulhento, porém eficiente. Tem pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico. O câmbio de cinco velocidades deveria ser revisto, pois segue impreciso e duro”.

5 SEGURANÇA

- XRE 300: “Os freios são totalmente eficientes e o ABS é muito bem acertado, superando até sistemas de motos maiores”.

- XTZ 250: “O freio dianteiro evoluiu com a adoção de tabulação com alma de cobre e está melhor”.

6 MERCADO

- XRE 300: “Como a maioria das motocicletas da Honda, a XRE é um bom negócio na compra, durante a utilização e também na venda”.

- XTZ 250: “O menor índice de roubo é característica importante que as Yamaha tem sobre as motocicletas da Honda”.

7 DE ZERO A DEZ

7.1 PERFORMANCE:

- “Motor: XRE (9,0) - XTZ (8,0);
- Câmbio: XRE (7,0) - XTZ (7,0);
- Freio Dianteiro: XRE (9,0) - XTZ (7,0);
- Freio Traseiro: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Susp. Dianteira: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Susp. Traseira: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Acabamento: XRE (7,0) - XTZ (10,0)”.

7.2 PILOTAGEM:

- “Posição: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Agilidade: XRE (8,0) - XTZ (9,0);
- Instrumentos: XRE (8,0) - XTZ (9,0);
- Ruído: XRE (7,0) - XTZ (7,0);
- Conforto: XRE (8,0) - XTZ (10,0)”.

7.3 BOLSO

- “Mercado: XRE (8,3) - XTZ (8,5)”.

8 OUTRAS CARACTERÍSTICAS

8.1 XRE 300:

“Confortável banco de dois níveis”.
“Bagageiro e piscas brancos”.
“Pinça de três pistões, só com ABS”.
“Painel digital, mas de difícil leitura na XRE; motor eficiente, com 4 válvulas e duplo comando, bloqueador a chave”.

8.2 XTZ 250:

“Banco largo e macio na Ténéré”.
“A traseira destoa do conjunto”.
“Freio melhor que o da Lander”.
“Ténéré tem painel completo a com ótima visualização; motor bom, mas barulhento e mola com ajustes mais fáceis”.

9 VALOR APROXIMADO

- “XRE 300: R$ 15.390;

- XTZ 250: R$ 13.000 (preço estimado)”.

10 CONCLUSÃO

“A Honda XRE 300 elevou o padrão da categoria com seu lançamento. Ainda é a referência entre as ‘trail’ médias, agora menos trilheiras e mais estradeiras. Mecanicamente ainda inspira mais poder e segurança que a Yamaha”.

“A Yamaha XTZ Ténéré tem o carisma forte do nome e pode conquistar o público pelas boas características técnicas e visuais. Mecanicamente mudou pouco em relação a Lander, que segue em produção”.

fonte: http://yamahaxtz.forumvila.com/viewtopic.php?f=32&t=7202

trevz
10-11-10, 07:08
gostei, a Yamaha não fez tão feio assim não

renanperim
10-11-10, 07:17
Esse teste só pode estar de brincadeira.

Ele comparou o ABS da XEW com o disco da Lander?
E os quase 3 mil a mais entra onde?
Quem paga 13 não paga 16.
Então essa nota por preço esta injusta.

Eu por ex. se fosse comprar uma XRE não pagaria quase 17mil(ééé, esses 15 mil aqui viram 17) numa XRE, mesmo com ABS e nem que tivesse turbo.

De resto é justo.
E falar que a XRE é tão bonita assim tb é contestavel.

jpedro91
10-11-10, 07:37
Beleza é relativa

marcelofreitas
10-11-10, 11:10
a verdade é se tirar a média a TÈNÈRÈ ainda sai na frente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alan Ranieri
10-11-10, 11:12
"- XTZ 250: “Aparência gigante, mas é extremamente fácil de ser levada e também roda bem entre os carros”."

Aparência gigante??? WTF??? Só se eles confundiram com a Ténéré 1200 porque eu achei até a XTZ250X maior que ela...

marcelofreitas
10-11-10, 11:43
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANLYWYuF1Y22Pic2GrL7Gh5x0vE0zu9vhc7vl8PIsfO6bT xAyYI3FxLF3SDkxKvj4WaZzwO6jTHDA6mZ1xBn1zoAm1T1UAkY TCmz_uuARvOfNeo8zJ0DwHyj.jpg

uma 250 do tamanho de uma 600 acho que pode ser considerada grande!

FloodDesu
10-11-10, 11:52
Falar que a XRE ainda é referência das Trails médias quando elas são mais estradeiras é de doer. Só uma dúvida: Qual a autonomia da Té com seu tanque de 16L e o da XRE com aquele tanque de 12L? Té >>>> XRE na proposta das duas [mais on que off]

tom crazy
10-11-10, 11:53
"- XTZ 250: “Aparência gigante, mas é extremamente fácil de ser levada e também roda bem entre os carros”."

Aparência gigante??? WTF??? Só se eles confundiram com a Ténéré 1200 porque eu achei até a XTZ250X maior que ela...


Num é não, eu vi na concessionária e ela tem aparecencia maior que a 250X, não digo nem pela altura mais sim pelo tanque e etc.

No mais, vem ni mim ténéré :OK:

mandrakyy
10-11-10, 12:07
To a cada dia mais louco por essa motoca....

marcelofreitas
10-11-10, 12:19
No mais, vem ni mim ténéré :OK:


2

svikt
10-11-10, 12:24
essa substitui a falcon? :G

FloodDesu
10-11-10, 12:25
essa substitui a falcon? :G


É uma das intenções da XRE.

Joao XTZ
10-11-10, 17:42
Esse teste só pode estar de brincadeira.
Ele comparou o ABS da XEW com o disco da Lander?
E os quase 3 mil a mais entra onde?
Quem paga 13 não paga 16.
Então essa nota por preço esta injusta.
Eu por ex. se fosse comprar uma XRE não pagaria quase 17mil(ééé, esses 15 mil aqui viram 17) numa XRE, mesmo com ABS e nem que tivesse turbo.
De resto é justo.
E falar que a XRE é tão bonita assim tb é contestavel.


Aonde que eu assino , é bem por ai ... 16 mil é preço de Ninjinha 250 com os docs ... a XRE 300 2011 vinho é muito bonita , de resto , a Teneré , acho bem melhor , por menos preço ...

valeu ...

chiccoli
10-11-10, 19:22
humm.., tah...

e qt a yamaha pagou pra fazer-se entender q a 250 ai da de 10 a zero na xre ?, reparem na impressão de escrita q foi usada, o q é ruim na yamaha foi usado algo pra contornar, na honda desce a lenha e fod a se mais um poko...

NÃO ACREDITO EM TUDO Q LEIO !.

iagosoares
10-11-10, 19:58
Vou passar na CC da Yamaha qualquer dia desses só pra dar uma olhada nela.
To querendo ir lá ver a xtz 125 msm xD

FloodDesu
10-11-10, 19:59
Fonte: QUATRO RODAS MOTO. “O diapasão dá o tom”. São Paulo: Abril, 2010.
Por Rafael Paschoalin (texto) e Christian Castanho (fotos).

Outra publicação de “excelente qualidade” que mostra – de forma criteriosa – as principais características da Ténéré 250 frente á poderosa XRE 300. Baseado nesta apresento um breve resumo de alguns tópicos consultados, lembrando que nada substitui a versão original, seja no conteúdo ou propriedade em relação ao assunto!

“Segundo a Yamaha, ela é outra moto, diferente, com novos pontos de fixação [...]. Está certo que o curso de suspensões foi alterado, o freio dianteiro esta melhor e o painel é agora o melhor da categoria [...]. Mas dizer que se trata de outra moto é forçar um pouco [...]. A Honda XRE 300 é o alvo desta mini-Ténéré exclusiva para o mercado brasileiro [...]. Acompanhe qual é a melhor em diversos aspectos [...]”.

1 TOCADA

- XRE 300: “A XRE funciona perfeitamente bem, é confortável, ágil e fácil de ser conduzida, além de ser mais forte”.

- XTZ 250: “A Ténéré traz acerto de suspensões macio, novo cárter e posição de pilotagem confortável. Ficou ótima para a cidade e para viagem e não foi totalmente prejudicada no fora de estrada”.

2 DIÁRIO

- XRE 300: “Ideal para ir ao trabalho todos os dias e curtir pequenas viagens nos fins de semana. Muito visada pelos amigos do alheio”.

- XTZ 250: “Aparência gigante, mas é extremamente fácil de ser levada e também roda bem entre os carros”.

3 ESTILO

- XRE 300: “Bonita e bem cuidada. Diante do lançamento da Ténéré, seu painel perdeu a graça”.

- XTZ 250: “Visual arrebatador na parte frontal. Farol duplo, tanque e carenagem merecem nota máxima. Traseira esquisita, parece ter sido adaptada”.

4 MOTOR E TRASMISSÃO

- XRE 300: “O motor é experto e fluente graças ao bom acerto da injeção eletrônica. Dá pena o câmbio, que era tão bem escalonado na Tornado [é verdade] e agora tem apenas cinco velocidades”.

- XTZ 250: “O monocilíndrico OHC é barulhento, porém eficiente. Tem pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico. O câmbio de cinco velocidades deveria ser revisto, pois segue impreciso e duro”.

5 SEGURANÇA

- XRE 300: “Os freios são totalmente eficientes e o ABS é muito bem acertado, superando até sistemas de motos maiores”.

- XTZ 250: “O freio dianteiro evoluiu com a adoção de tabulação com alma de cobre e está melhor”.

6 MERCADO

- XRE 300: “Como a maioria das motocicletas da Honda, a XRE é um bom negócio na compra, durante a utilização e também na venda”.

- XTZ 250: “O menor índice de roubo é característica importante que as Yamaha tem sobre as motocicletas da Honda”.

7 DE ZERO A DEZ

7.1 PERFORMANCE:

- “Motor: XRE (9,0) - XTZ (8,0);
- Câmbio: XRE (7,0) - XTZ (7,0);
- Freio Dianteiro: XRE (9,0) - XTZ (7,0);
- Freio Traseiro: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Susp. Dianteira: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Susp. Traseira: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Acabamento: XRE (7,0) - XTZ (10,0)”.

7.2 PILOTAGEM:

- “Posição: XRE (9,0) - XTZ (9,0);
- Agilidade: XRE (8,0) - XTZ (9,0);
- Instrumentos: XRE (8,0) - XTZ (9,0);
- Ruído: XRE (7,0) - XTZ (7,0);
- Conforto: XRE (8,0) - XTZ (10,0)”.

7.3 BOLSO

- “Mercado: XRE (8,3) - XTZ (8,5)”.

8 OUTRAS CARACTERÍSTICAS

8.1 XRE 300:

“Confortável banco de dois níveis”.
“Bagageiro e piscas brancos”.
“Pinça de três pistões, só com ABS”.
“Painel digital, mas de difícil leitura na XRE; motor eficiente, com 4 válvulas e duplo comando, bloqueador a chave”.

8.2 XTZ 250:

“Banco largo e macio na Ténéré”.
“A traseira destoa do conjunto”.
“Freio melhor que o da Lander”.
“Ténéré tem painel completo a com ótima visualização; motor bom, mas barulhento e mola com ajustes mais fáceis”.

9 VALOR APROXIMADO

- “XRE 300: R$ 15.390;

- XTZ 250: R$ 13.000 (preço estimado)”.

10 CONCLUSÃO

“A Honda XRE 300 elevou o padrão da categoria com seu lançamento. Ainda é a referência entre as ‘trail’ médias, agora menos trilheiras e mais estradeiras. Mecanicamente ainda inspira mais poder e segurança que a Yamaha”.

“A Yamaha XTZ Ténéré tem o carisma forte do nome e pode conquistar o público pelas boas características técnicas e visuais. Mecanicamente mudou pouco em relação a Lander, que segue em produção”.

fonte: http://yamahaxtz.forumvila.com/viewtopic.php?f=32&t=7202


Será mesmo? Se sim, oba!!!! E eu vi uma Té 6 daquelas dos anos 80, véi, que moto gigante aquela!!!! E pelas fotos a Té 250 é do mesmo tamanho, parece ser meu número certinho UAHUAHAUAHAUAHAUAH

antoniununezz
10-11-10, 20:14
nossa esta tenere 250 e mto linda keria uma so faltava ter o dinheiro

marcelofreitas
10-11-10, 20:30
daqui a uns 4 anos acho que ja to de tenere 250! hehehehe

marcelofreitas
10-11-10, 21:09
NOVA TÉNÉRÉ 250 - Anúncio oficial Yamaha (720p HD) (http://www.youtube.com/watch?v=1FpYmL9Wzt8&feature=related#ws)

marcelofreitas
10-11-10, 21:13
oq esse nome carrega com ele!

Dakar Tenere (http://www.youtube.com/watch?v=KyY4qYlA5oE&p=885A7EF9940BC869&feature=BF&index=34#)

Léo Borges
10-11-10, 21:17
O gafanhoto da yamaha é virada só em tanque! :G

Thyago Mahon Barros
10-11-10, 23:49
gostei, a Yamaha não fez tão feio assim não


Nem fez nem nunca vai fazer. :G

DOUGLAS 00
11-11-10, 09:57
Eu curti bastante a motoca. Porém não está no meus planos a curto prazo desembolsar 13,900, fora os juros do carnê em uma 250. Vou esperar de Stradinha mesmo.

*lelo
11-11-10, 10:33
Eu fui na yamaha com quase a certeza de fazer negócio nessa tenere, mas os caras são ruins de negócio, PQP... o vendedor ficou de me retornar faz 1 semana..

Agora eu vou pegar esse dinheiro e comprar um carro, mais pra frente quero ter uma motinha só pra curtir e não usar no dia-a-dia como faço hoje.

Já passou a vontade de comprar a tenere rsrss.

iagosoares
11-11-10, 12:11
Quero uma .-.

Carleetos
11-11-10, 13:03
O chato que eu vejo é que tem muita gente que realmente só defende a marca, independente do modelo, e isso parece que não acaba nunca.

Ainda não andei em nenhuma das duas por isso fica difícil de dar opinião pessoal sobre conforto, desempenho, tocada e tudo mais. Fico limitado à avaliação baseada no visual mesmo.

O painel da XRE ficou pequeno, lembra um pouco aqueles minigames antigos, dá a impressão de que fica ruim pra visualizar os itens dele. Já o da Tenere acho que ficou bem disposto e bonito. (é o mesmo da Fazer?). Já a traseira da 250 deveria ter saido melhor, ficou esquisita, simples eu acho, porém parece ser muito boa sim.

Agora, convenhamos, a XRE não é um mal produto.

Acho que as duas montadores deveriam ter feito o mesmo:
Lançar a XRE e a Tenere com um motor pouco maior e continuar produzindo a Tornado e a Lander.

FloodDesu
11-11-10, 21:11
O chato que eu vejo é que tem muita gente que realmente só defende a marca, independente do modelo, e isso parece que não acaba nunca.

Ainda não andei em nenhuma das duas por isso fica difícil de dar opinião pessoal sobre conforto, desempenho, tocada e tudo mais. Fico limitado à avaliação baseada no visual mesmo.

O painel da XRE ficou pequeno, lembra um pouco aqueles minigames antigos, dá a impressão de que fica ruim pra visualizar os itens dele. Já o da Tenere acho que ficou bem disposto e bonito. (é o mesmo da Fazer?). Já a traseira da 250 deveria ter saido melhor, ficou esquisita, simples eu acho, porém parece ser muito boa sim.

Agora, convenhamos, a XRE não é um mal produto.

Acho que as duas montadores deveriam ter feito o mesmo:
Lançar a XRE e a Tenere com um motor pouco maior e continuar produzindo a Tornado e a Lander.


[2]

E não, a XRE não é um mal produto, mas a Yamaha fez o mesmo que fez nas street: esperou a Honda se mexer pra ver o que é bom e o que é ruim pra fazer um produto melhor, pois foi lançado depois. Assim, ela não cometeu os mesmos erros da Honda, mas perdeu mercado, preferindo não correr riscos. Se ela tivesse lançado a Nova Fz um ano antes da Cb, e a Tè um ano antes da XRE, a Honda que usaria isso como base pra não cometer erros iguais aos da concorrente.

Carleetos
11-11-10, 22:08
[2]

E não, a XRE não é um mal produto, mas a Yamaha fez o mesmo que fez nas street: esperou a Honda se mexer pra ver o que é bom e o que é ruim pra fazer um produto melhor, pois foi lançado depois. Assim, ela não cometeu os mesmos erros da Honda, mas perdeu mercado, preferindo não correr riscos. Se ela tivesse lançado a Nova Fz um ano antes da Cb, e a Tè um ano antes da XRE, a Honda que usaria isso como base pra não cometer erros iguais aos da concorrente.


Pode crer, mas eu acho que já pelo fato de ter lançado a Tenere com a mesma cilindrada/motor da Lander não foi muito inteligente, descontinuar a Lander seria fazer exatamente o mesmo que fez a Honda, se não pior.

Da a impressão de que ela não fazem uma pesquisa sobre a opinião dos usuários das suas motos, aí cagam desse jeito.

TheSYNC
12-11-10, 23:46
pow as duas são estranhas... más com o tempo se acostuma... :s

stcowboy
13-11-10, 18:17
O cárter informado nos trechos da reportagem não devia ser cáster?

Marcas a parte, com todos os relatos de problemas que leio na internet, a XRE simplesmente não inspira confiança. Pensei seriamente em fechar em uma Teneré, mas a Yamaha realmente é muito ruim de negócio. Pelo que ando lendo, o preço praticado está abusivo! Quando conseguir uma com pelo menos a mesma parcela que pago na Fazer (que é bem alta), provavelmente fecho negócio, mas a documentação tem que ser por conta deles!

Mas a minha seria preta, com piscas cristal e a primeira coisa que ganharia quando saísse da loja são aros decentes e cases laterais de alumínio pra viajar.

Sabuga®
13-11-10, 18:30
O cárter informado nos trechos da reportagem não devia ser cáster?

Marcas a parte, com todos os relatos de problemas que leio na internet, a XRE simplesmente não inspira confiança. Pensei seriamente em fechar em uma Teneré, mas a Yamaha realmente é muito ruim de negócio. Pelo que ando lendo, o preço praticado está abusivo! Quando conseguir uma com pelo menos a mesma parcela que pago na Fazer (que é bem alta), provavelmente fecho negócio, mas a documentação tem que ser por conta deles!

Mas a minha seria preta, com piscas cristal e a primeira coisa que ganharia quando saísse da loja são aros decentes e cases laterais de alumínio pra viajar.


stcowboy, li na revista duas rodas do mes de novembro q a yamaha vai acrescentar a consagrada cor azul da antiga Tenere na linha de produção dessa nova Tenere 250, q vai começar a ser vendida na cor azul quando começarem a vender tb a tenere 660 e a 1200!!! Vai ficar linda azul heim!? :OK:

marcelofreitas
13-11-10, 19:34
azul é top!

stcowboy
13-11-10, 20:22
stcowboy, li na revista duas rodas do mes de novembro q a yamaha vai acrescentar a consagrada cor azul da antiga Tenere na linha de produção dessa nova Tenere 250, q vai começar a ser vendida na cor azul quando começarem a vender tb a tenere 660 e a 1200!!! Vai ficar linda azul heim!? :OK:



Opa, se for verdade, meus sonhos acabam de mudar!

Tasteful
13-11-10, 20:26
stcowboy, li na revista duas rodas do mes de novembro q a yamaha vai acrescentar a consagrada cor azul da antiga Tenere na linha de produção dessa nova Tenere 250, q vai começar a ser vendida na cor azul quando começarem a vender tb a tenere 660 e a 1200!!! Vai ficar linda azul heim!? :OK:



pela azul vale a pena esperar

charlespicol
13-11-10, 21:53
qualquer coisa ....MEnos A XRE 300 muito feia

ffjruthes
07-12-10, 12:36
Estava pensando em comprar uma XRE futuramente.. Mas pra variar a Yamaha kgou na cabeça da Honda novamente...

Isso já aconteceu com a YBR e com a Fazer.. fora as demais...

Yamaha é superior, e sempre foi, em design e tecnologia sempre deixou a Honda no chinelo...

Problema é que a Yamaha não investe como deveria no mercado brasileiro...

jobarte
07-12-10, 12:55
Estava pensando em comprar uma XRE futuramente.. Mas pra variar a Yamaha kgou na cabeça da Honda novamente...

Isso já aconteceu com a YBR e com a Fazer.. fora as demais...

Yamaha é superior, e sempre foi, em design e tecnologia sempre deixou a Honda no chinelo...

Problema é que a Yamaha não investe como deveria no mercado brasileiro...


Ao meu ver o problema não é nem esse, é as antigas manias de achar produto bom pela marca, é o famoso "Honda é Honda"
outros exemplos:
refrigerante=coca cola
achocolatado=nescau
palha de aço=bombril
sabão em pó=omo
e tantas outras por ai....

Cyber
07-12-10, 13:35
O chato que eu vejo é que tem muita gente que realmente só defende a marca, independente do modelo, e isso parece que não acaba nunca.

Agora, convenhamos, a XRE não é um mal produto.

Acho que as duas montadores deveriam ter feito o mesmo:
Lançar a XRE e a Tenere com um motor pouco maior e continuar produzindo a Tornado e a Lander.


Todo mundo sempre falou de xiitismo, mas é só ler o tópico e ver que a yamaha deve dar moto pra todo mundo de tão defensores que são,

Fiz test drive na xre e já agendei o meu na teneré, realmente a Té é enorme, não me venham dizer que é menor que a lander, não é, eu vi pessoalmente e comparei, estacionem uma do lado e vão ver, não gosto desse tipo de moto assim como não gostei do estilo da xre, creio que ambas as montadoras fizeram besteira de tirarem motos compactas e ágeis para enfiar elefantes para andar em trânsitos cada vez piores. Qualquer tombo vai-se uma fortuna para arrumar novamente uma moto dessas, com tanto plástico. E digo peças de reposição de ambas as montadoras em relação a motos novas não estão baratas, como as pequenas de 2 a 3 anos atrás

Quanto ao comparativo só não achei justa a comparação dos freios, abs da xre não deve ser comparado com o sistema de freio da teneré. Outra coisa é falar de design dizer que a xre é bonita e a teneré tem visual arrebatador foi de matar...

A teneré é simpática visualmente, mas aquela traseira que aparenta ter sido esquecida de receber carenagem não me desce e a xre pelo famoso paralama em forma de bico que é tão comentado por aí...

edumrq
07-12-10, 13:40
Tem concessionaria pedindo 13.900,00 na tenere, hoje eu compraria a mais barata

pra não dizer que a yamaha nunca me deu nada, ela me deu 2 parafuso de placa e pareciam que estavam me dando esmola

trevz
07-12-10, 13:42
Todo mundo sempre falou de xiitismo, mas é só ler o tópico e ver que a yamaha deve dar moto pra todo mundo de tão defensores que são,

Fiz test drive na xre e já agendei o meu na teneré, realmente a Té é enorme, não me venham dizer que é menor que a lander, não é, eu vi pessoalmente e comparei, estacionem uma do lado e vão ver, não gosto desse tipo de moto assim como não gostei do estilo da xre, creio que ambas as montadoras fizeram besteira de tirarem motos compactas e ágeis para enfiar elefantes para andar em trânsitos cada vez piores. Qualquer tombo vai-se uma fortuna para arrumar novamente uma moto dessas, com tanto plástico. E digo peças de reposição de ambas as montadoras em relação a motos novas não estão baratas, como as pequenas de 2 a 3 anos atrás

Quanto ao comparativo só não achei justa a comparação dos freios, abs da xre não deve ser comparado com o sistema de freio da teneré. Outra coisa é falar de design dizer que a xre é bonita e a teneré tem visual arrebatador foi de matar...

A teneré é simpática visualmente, mas aquela traseira que aparenta ter sido esquecida de receber carenagem não me desce e a xre pelo famoso paralama em forma de bico que é tão comentado por aí...


o que eu não gosto na XRE e na bros nova é o farol traseiro de CG... sei lá os caras não inovam

fredericoelias
07-12-10, 13:49
eu vejo um resquicio da disputa PC x Apple nessa dicotomia Honda e Yamaha

Eu ia comprar uma Té, mas o preço e o que eu ia ter que pagar (Consórcio + Lance) ia inviabilizar meu casamento.... Ai fiquei com a Bros mesmo.

Ela é simplesmente linda... Confortável quando montei nela, dá pra passar o dia. A rabeta que é foda, requentada da Lander. Igual a da Bros, requentada da Titan.

Pra mim as duas são iguais e tem seus erros. Se EU tivesse dinheiro sobrando, compraria uma das duas. Se mais, uma XRE, se menos, uma Té.

Cyber
07-12-10, 13:56
o que eu não gosto na XRE e na bros nova é o farol traseiro de CG... sei lá os caras não inovam
É verdade isso que eu fico puto, a yamaha se diz inovadora e utilizam mesmo motor e estrutura da lander, a honda com os mesmos desenhos, farol parecendo de falcon com algumas misturas entre a bros tornado, eu vejo que os designers e engenheiros perderam a criatividade...

edumrq
07-12-10, 13:57
A Bros usa a mesma lanterna da titan antiga
A XRE usa a mesma lanterna da CB300 ou a CB300 usa a mesma lanterna da XRE
A Tenere usa a mesma lanterna da Lander e a Lander usa a mesma lanterna da XTZ e a Xtz usa o mesmo painel da TDM225 e a TDM 225 usa...

honda e yamaha não inovam em nada é tudo reciclagem

fredericoelias
07-12-10, 14:20
e viva o mercado brasileiro!!!!

DOUGLAS 00
07-12-10, 15:29
A Bros usa a mesma lanterna da titan antiga
A XRE usa a mesma lanterna da CB300 ou a CB300 usa a mesma lanterna da XRE
A Tenere usa a mesma lanterna da Lander e a Lander usa a mesma lanterna da XTZ e a Xtz usa o mesmo painel da TDM225 e a TDM 225 usa...

honda e yamaha não inovam em nada é tudo reciclagem


Corte de custos.

pessoalmente acho que não tem problema... na hora de trocar, é mais em conta.

Santo Cristo - Poa
08-12-10, 06:54
achei linda a tenere, pena esse preço

Breda
08-12-10, 07:09
bonita d+

pena preço tbm =´[

Furious VIPER
08-12-10, 07:32
Se é tudo exclusivo... fica caro!
Se é tudo compartilhado... o pessoal reclama!

Eu acho q com as opções de motos do mercado estamos bem servidos... claro q tem um probleminha aqui, outro ali mas no geral as coisas andam mto bem sim.
Que tal compararmos o mercado de motos de agora... com o de 2000?
Tínhamos o q de opções?

edumrq
08-12-10, 08:25
em 2000 tinha

honda strada
xr 200
cg 125
xlr 125
falcon
cb500

yamaha
tdm 225
xt 225
dt200
ybr 125

kasinski
gf 125
kasinski rx 125
cruise 125

suzuki
katana 125
gs 500

baixa cilindrada acho que era só isso ai, a gente ta bem bagaraio agora

Furious VIPER
08-12-10, 08:36
em 2000 tinha

honda strada
xr 200
cg 125
xlr 125
falcon
cb500

yamaha
tdm 225
xt 225
dt200
ybr 125

kasinski
gf 125
kasinski rx 125
cruise 125

suzuki
katana 125
gs 500

baixa cilindrada acho que era só isso ai, a gente ta bem bagaraio agora

É isso q eu qro dizer!!!
Até pq a cada moto nova lançada... continuuuuuuuam as opções de usadas fora de linha!!!

WgtAlves
08-12-10, 09:10
Se liga na rima....

Gosto não se discute;
apenas se lamenta;
e muito menos se compara...
quer moto de verdade meu brother
pega logo uma yamaha....

é´´eé´´ééééé´
Chalie Brown... Santos... é nóis...

Dumbex
08-12-10, 09:36
Eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa xiiiiiitismo!

;D

Fiquem ai discutindo qual moto é melhor que eu vou dar um pulo ali em Serra Negra fazer uma curvas com a madura!
E viva minhas férias \õ/

Abraços.

Eddy Albuquerque
08-12-10, 15:03
XRE300 - farol=falcon - retrovisor=Biz 125 - suspensão=Tornado - chave de luz=Titan, Fan, Pop, Bros... :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:
TÉNÉRÉ - painel=Fazer 250 2011 - suspensão=Lander - para-lama e lanterna traseira=Lander - Quadro=Lander - Motor=Lander e Fazer... :s :s :s :s
Franknstein por Franknstein sou muito mais a TÉNÉRÉ que não tem a pretenção de ser algo que ela não é... uma BIG TRAIL... ela é honesta!!! :clap: :clap: :clap: :clap:

Tasteful
08-12-10, 19:03
aí tu cai e te arrebenta todo e comemora que tal peça é igual a da cg ou da xtz

Alexandre RJ
08-12-10, 21:02
Minha próxima moto com certeza será uma 250, e a ténéré estará nesta lista!!

Muito linda a motoca!!!

DiogoFIP
09-12-10, 07:37
Oi amigos do PN , tive o prazer de ver a TÉNÉRÉ 250 , uma de cor preta, gostei bastante da moto , não parece ser uma 250cc , porém só irei comentar mais quando a galera começar a comprar , pegar a estrada e ver o rendimento da moto , a XRE , gosto também da motoca , muito forte e confortável , quando converso com os donos dessas motos , eles só tem alegria , nem um deles ficaram reclamando estava vendo no “motoonline” tem um Tópico de mais de 400 páginas falando a respeito da XRE , e muitas coisas boas ... claro que tem os defeitos isso é normal , vejo que aceitação dessa moto no mercado está aumentando ! Que venham mais opções para nosso mercado ! Isso é bom para todos nós !!

Falowssss :OK:

XxUNOxX
16-12-10, 22:29
Aproveitando o tópico tenho uma postagem que achei legal e sem "puxa saco"

Matéria oficial do site Uol

Aventureiras médias, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 ABS se enfrentam

http://cro.i.uol.com.br/carros/2010/12/16/yamaha-xtz-250-vs-honda-xre-300-1292526954060_560x400.jpg
Recém-lançada, Yamaha XTZ 250 Ténéré mostra armas para enfrentar a Honda XRE 300 ABS




Não fosse pela capacidade cúbica de seus motores, entre 250 cm³ e 300 cm³, Yamaha XTZ 250 Ténéré e Honda XRE 300 bem que poderiam ser excelentes aventureiras. Têm tanques de combustível com capacidade acima da média, bancos largos, proteção aerodinâmica e suspensões de longo curso. Mas os dois modelos servem como primeira opção, principalmente pelo preço, para o motociclista brasileiro que busca uma moto versátil, para uso no dia-a-dia ou em viagens.

Lançada em junho de 2009, a Honda XRE 300 praticamente inaugurou no Brasil o segmento de motos trails de baixa capacidade cúbica com vocação mais “aventureira”. Substituiu a XR 250 Tornado não apenas com um motor maior, mas também com mais conforto e autonomia.

Para enfrentar a XRE, a Yamaha apresentou recentemente a XTZ 250 Ténéré que, apesar de anunciada como um novo modelo, se trata de uma versão mais sofisticada da Lander. O motor de 250 cm³ é fixado de forma diferente no mesmo quadro de berço semiduplo, mas com conjunto de suspensão recalibrado -- o garfo dianteiro tem menor curso, e o amortecedor traseiro ganhou reservatório de gás e nova regulagem. Mas a principal mudança fica mesmo por conta do tanque de maior capacidade (16 litros na XTZ, 11 na Lander) e o banco mais largo e em dois níveis. Tudo para atender ao motociclista que quer uma moto para viajar.


Apesar da menor capacidade, o desempenho do motor monocilíndrico Yamaha de 249 cm³, comando simples no cabeçote, e refrigeração mista (ar e óleo) tem praticamente o mesmo desempenho do propulsor de 291 cm³ da Honda. Os números de potência declarados (26,1 cv na XRE 300, 21 cv na Ténéré 250) fazem que crer que a trail da Honda teria melhor desempenho, mas na prática as duas chegam a velocidades finais semelhantes, por volta dos 135 km/h no velocímetro.

A diferença mais sensível é mesmo em arrancadas, quando o maior torque (2,81 kgfm) e as relações primárias e secundárias da XRE 300 fazem a Honda largar na frente da Yamaha (2,10 kgfm). Mas a diferença não chega a ser determinante na hora de optar por uma das duas.

Mais importante é o consumo e a autonomia. E o gasto de ambas é bem semelhante: a XRE 300 (versão com ABS, utilizada no comparativo) roda em média 28 km/litro, enquanto a Ténéré faz 28,5 km/litro. Claro, estilo de pilotagem, peso do piloto, bagagem, vento contra e outros fatores podem alterar a média.

Com seu tanque para 16 litros, a Ténéré leva vantagem no questio autonomia: poderia rodar mais de 450 km sem abastecer. Já a XRE 300, com apenas 12,4 litros, chega a cerca de 340 km de autonomia.

CICLÍSTICA
As duas trails têm quadros do tipo berço semiduplo em aço, suspensões de longo curso e vocação mais on do que off-road. As suspensões de ambas enfrentam obstáculos sem grandes problemas, porém nota-se mais rigidez na Yamaha do que na Honda. A Ténéré é mais estável no asfalto, enquanto a XRE 300 parece absorver melhor as imperfeições de estradas de terra. Ambas encaram terra batida com desenvoltura, mas passam longe de trilhas mais pesadas -- essa nem é a proposta.

No quesito freios, a XRE 300 leva larga vantagem, sobretudo na versão com ABS. A Honda tem uma resposta instantânea, enquanto a Yamaha, apesar da nova malha interna em cobre, ainda tem um freio um pouco mais lento, comumente chamado de "borrachudo".

Outra diferença entre elas são as rodas e pneus: XRE 300 tem aros de alumínio pintados em preto e Ténéré, aros de aço. Já os pneus Metzeler Enduro 3 da XRE são mais off-road e fazem muito barulho no asfalto. Por outro lado, os pneus Pirelli Scorpion MT 90 da Yamaha são de uso misto também, porém com mais vocação para uso em estrada. Fazem menos ruído em altas velocidades e transmitem mais segurança no asfalto.

CONFORTO E EQUIPAMENTO
Tanto XRE 300 como Ténéré 250 foram projetadas para encarar viagens e proporcionam conforto ao motociclista. Ambos os assentos são largos, em dois níveis e confortáveis. Na Yamaha a espuma tem maior densidade e melhor encaixe para o piloto do que na Honda. Outro item que dá vantagem para a Ténéré é o grande para-brisa que ajuda a desviar o vento e aumentar o conforto, principalmente na estrada.

O que não significa que a XRE 300 seja desconfortável, pelo contrário. O banco da Honda é macio e a posição de pilotagem também é excelente. Mas a pequena bolha da XRE não é tão eficaz quanto a da Ténéré. Por outro lado, a XRE 300 traz de série um item prático para viagens: o bagageiro, que serve para ancorar cargas ou instalar um baú -- para a Ténéré, o item é acessório.

Analisando outros equipamentos, como painel e os comandos, a Ténéré leva vantagem. Seu painel é mais moderno (conta-giros de leitura analógica e velocímetro digital) e de fácil leitura. O painel da XRE também é atual, porém o tacômetro digital é de difícil visualização, principalmente sob o sol. Nos comandos, outro ponto para a Yamaha, que traz lampejador de farol alto, ausente no modelo Honda.

BOLSO
Os desenhos dos dois modelos são atuais e de bom gosto, porém alguns torcem o nariz para o desenho da XRE 300, enquanto outros criticam a traseira minimalista da Ténéré 250. Se deixarmos de lado o design, já que se trata de um quesito muito pessoal, os dois modelos atendem à proposta de ser uma moto de média capacidade cúbica para uso misto em cidade e estradas.

Mas um item pesa bastante na hora de escolher entre Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 Ténéré: o efeito no bolso do consumidor. Enquanto a nova Ténéré tem preço médio de R$ 13.350, a XRE 300 com ABS é vendida a R$ 16.150 (valores praticados nas concessionárias de São Paulo, SP). E até mesmo na versão sem ABS, a moto Honda é mais cara, custando R$ 13.500.

Se compararmos o preço do seguro, a Ténéré também sai mais em conta. Cotado na mesma seguradora e para o mesmo perfil de motociclista (masculino, 31 anos, residente na Grande São Paulo), o seguro para a XTZ 250 fica em R$ 2.387, enquanto para a XRE 300 sai R$ 6.049 -- quase três vezes mais caro.


CONCLUSÃO
Antes deste comparativo, a grande dúvida era: seria a recém-lançada Yamaha XTZ 250 Ténéré uma concorrente a altura da Honda XRE 300? A resposta é sim. Cumpre praticamente o mesmo papel, por um preço menor.

A Honda XRE 300, porém, tem freios melhores, rodas de alumínio e bagageiro de série. Por outro lado, a Ténéré tem tanque maior, bolha mais eficiente e pneus mais adequados à sua proposta. A escolha vai depender do seu gosto pessoal e, principalmente, do seu bolso. (por Arthur Caldeira)

Matéria original e com fotos

http://carros.uol.com.br/ultnot/2010/12/16/aventureiras-medias-yamaha-xtz-250-tenere-e-honda-xre-300-abs-se-enfrentam.jhtm