PDA

Ver Versão Completa : Cuidados com a Injeção Eletrônica



Dungamaster
10-11-10, 16:59
Pessoal queria obter mais cuidados sobre a injeção eletronica, adquiri uma bros ESD MIX 2010 a um mês atras, o mecânico da honda me falou que quando desse a ingnição na moto, espera-se a luz da injeção apagar para poder dar a partida, vcs podem me explicar pq, e caso eu não faça isso, o que pode ocorrer.

outra duvida, é a questão da pane seca, o mecanico não me falou nada sobre, mais me disseram pra não deixar a moto acabar a gasolina, pq corria o risco de queimar a injeção, isso é verdade?

Joao XTZ
10-11-10, 17:29
A questão é a seguinte , a Injeção faz um ajuste automatico , e reconhecimento do sistema antes da partida , e isso é normal , qualquer moto e carro com IE é assim ...

a 2a questão é que pode queimar a bomba elétrica de combustivel , por que a Gasolina refrigera a bomba , não é melhor nem deixar na reserva , sempre ande com pelo menos uns 30% do tanque ...

valeu ...

blaugusto
10-11-10, 18:38
Não é nem deixar acabar a gasolina, evite andar na reserva.

Como o João falou a bomba de combustivel fica submersa na gasolina pra ser refrigerada.

chiccoli
10-11-10, 19:06
só pra saber,..

é tudo igual o carro..
até sobre a questão de deitar a moto, vc ja viu algum carro de cabeça pra baixo funcionado ?, carro rodando a 170km/l com o motor ligado ?
(aconteceu comigo semana q passada, quase q eu num to aki :-/)

é a msm coisa..,

esses era os assuntos dos tópicos de carros a 20 anos atras..

estamos repitindo tudo de novo...

DavidR
10-11-10, 19:20
só pra saber,..

é tudo igual o carro..
até sobre a questão de deitar a moto, vc ja viu algum carro de cabeça pra baixo funcionado ?, carro rodando a 170km/l com o motor ligado ?
(aconteceu comigo semana q passada, quase q eu num to aki :-/)

é a msm coisa..,

esses era os assuntos dos tópicos de carros a 20 anos atras..

estamos repitindo tudo de novo...
capotou o carro ? num intindi? mas a moto injetada eletronicamente tem um sensor de inclinação que em determinado angulo desliga a moto em caso de tombo por exemplo :drool:

Stone
10-11-10, 19:28
E tudo que acontece com a moto fica registrado no módulo da ignição, se ela inclinou demais (caiu), se acabou a bateria, enfim, tudo fica armazenado, quando se engata o scanner aparece tudo!

Alan Ranieri
10-11-10, 19:41
E tudo que acontece com a moto fica registrado no módulo da ignição, se ela inclinou demais (caiu), se acabou a bateria, enfim, tudo fica armazenado, quando se engata o scanner aparece tudo!


Ou seja é praticamente a "caixa preta" da moto. ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)

Zanca
10-11-10, 20:32
injeção eletronica é bom mas numa parte é ruim pois diagnosticos custa grana e mais a peça não sei moto mas carro para passar o scaner é em media 40 reais, mas salve a injeção

mmoura
10-11-10, 20:39
E fazer pegar no tranco dizem que nao é bom tbm!!

Diego.fcs
10-11-10, 22:37
São todos aqueles cuidados que tem que ter com carro, porém se vc num fizer nenhum deles não terá problemas. Tempos de estudante eu só andava na reserva, já dava a partida sem esperar a luz apagar e nunca tive problemas, olha que usei o mesmo carro por 7 anos e 100.000km.

omesmojairo
10-11-10, 22:43
se apertar o botap de partida enquantoa luz da injeção está ligada nao acontece nada. ;)

Thyago Mahon Barros
10-11-10, 23:40
A questão é a seguinte , a Injeção faz um ajuste automatico , e reconhecimento do sistema antes da partida , e isso é normal , qualquer moto e carro com IE é assim ...

a 2a questão é que pode queimar a bomba elétrica de combustivel , por que a Gasolina refrigera a bomba , não é melhor nem deixar na reserva , sempre ande com pelo menos uns 30% do tanque ...

valeu ...


Disse tudo. :OK:

Dungamaster
11-11-10, 10:28
Não gostei da parte de não deixar na reserva, tirando ki a moto só tem 12 litros, 3,5 de reserva sendo assim, 8,5 à uso, nesse caso não podemos nem falar que temos um tanque de 12 litros se só podemos usar 8,5, agora sobre ligar antes de apagar a injeção, acaba que a injeção não faz as leituras para a mistura, assim quando da a partida, a moto vem meio acelerada, ai volta ao normal, o pior ainda é que o marcador da bros ta mentiroso pacas, vou deixar chegar no vermelho e encher o tanque pra ve quanto tem realmente em Litros quando chega no vermelho..
pessoal
valeu!!!!

Eduardo_
11-11-10, 14:44
antes de apagar a injeção, acaba que a injeção não faz as leituras para a mistura, assim quando da a partida, a moto vem meio acelerada, ai volta ao normal

isso acontece também com os carros, eles ligam num rotação maior e quando tá pronto sair a rotação volta ao normal.

imported_Luzio
11-11-10, 15:05
Isso de não poder andar na reserva deve ser balela. Não tem lógica.
Este papo de refrigerar a bomba também não faz sentido.

Joao XTZ
11-11-10, 15:12
Isso de não poder andar na reserva deve ser balela. Não tem lógica.
Este papo de refrigerar a bomba também não faz sentido.


tá bom, e voce tem ideia melhor ??? a gasolina refrigera a bomba por que ela não tem resfriamento externo e trabalha quente ...

valeu ...

Michael Johns
11-11-10, 15:28
Isso de não poder andar na reserva deve ser balela. Não tem lógica.
Este papo de refrigerar a bomba também não faz sentido.

:-/Parabéns pelo seu raciocínio lógico. continue assim!
daqui a pouco vc vê o resultado :OK:
é o mesmo que usar um processador sem cooler!!!

Joao XTZ
11-11-10, 15:35
:-/Parabéns pelo seu raciocínio lógico. continue assim!
daqui a pouco vc vê o resultado :OK:


Era exatamente onde o que eu falei ...

valeu ...

Michael Johns
11-11-10, 15:38
:lol: tem cada uma viu :lol:

imported_Luzio
11-11-10, 18:15
Espertalhões, me digam onde a honda informa que não se pode andar na reserva...
A única coisa q encontrei a respeito foi a orientação da Honda para q se evitasse deixar a gasolina acabar, pois o sitema trabalha pressurizado.
Não encontrei nada de qualquer montadora q informasse não poder andar na reserva.
O manual do meu carro também não fala nada sobre isto nem o manual do carro do meu irmão e nem o da minha esposa.
Agora, eu escrevo a minha opinião ( nem afirmei q era o correto, fiz apenas uma suposição) e vem uns idiotas sacanear, quando o correto seria retrucar com argumentos e fatos q me mostrem q posso estar errado.
Apresentem argumentos racionais, se não for pedir demais...
A mesma história sobre a troca de óleo onde aparecem um monte de gente falando para trocar o mesmo a cada 500 km....

Me poupem...

blaugusto
11-11-10, 18:33
Mais lógico do que manter a bomba submersa na gasolina pra refrigerar??

qual a parte que não tem logica nessa frase?

corsani
11-11-10, 18:50
tem tanto espaço na moto, se não fosse para refrigerar a bomba eles não colocariam ela no tanque. ou esperavam que iriam por dentro do escapamento ou encima do banco onde senta o piloto :G :G :G :G

imported_Luzio
11-11-10, 19:12
Todas as referência q vi dizem respeito a tão somente de se evitar de acabar a gasolina para q a bomba não trabalhe a seco. Também não dizem em nenhum lugar q isso definitivamente va queimar a bomba e sim q isso pode causar aquecimento anormal da mesma o q pode diminuir a sua vida útil ou em casos extremos ocasionar a sua queima.
Nunca vi nenhuma informação de q não se pode andar na reserva. Este é o ponto por mim contestado e q os usuários aqui insistem em propagar.
Resumindo: não parece ter problema em andar na reserva, mas deve se evitar q o combustível chegue ao fim.
O q deve estar ocorrendo q passaram a sugerir q não se ande na reserva para evitar o fim do combustível e depois isso se transformou na regra de q não se pode andar na reserva. O q não é verdadeiro.
Note q mesmo mesmo a falta de combustível não é fator crucial q define a queima da bomba, pois ao acabar a gasolina a moto morre e é normal o motorista desligar a moto o q desliga a bomba e portanto a mesma não se aqueceria mais.

tom crazy
11-11-10, 19:26
Luzio, não que andar na reserva vai queimar a bomba, mais PODE diminuir a vida util e reduzir a durabilidade da mesma. Uma coisa que já li e derrepente até tenha a ver com isso, a fazer 250 por exemplo, tem tanque de 16 litros se não me engano, mais avisa que tá na reserva quando tem mais de 5 ou 6 litros no tanque ainda, derrepente isso é justamente pra evitar que a bomba trabalhe com pouco combustível.

DavidR
11-11-10, 19:33
pode-se andar na reserva mas não por muito tempo pois a gasolina resfria sim a bomba eletrica assim como nos carros.
se faltar gasosa ela esquenta até queimar ,ja ví um cara queimar a bomba de um vectra na frente do meu salão,acabou a gas e de tanto ele dar a partida queimou

DavidR
11-11-10, 19:36
Espertalhões, me digam onde a honda informa que não se pode andar na reserva...
A única coisa q encontrei a respeito foi a orientação da Honda para q se evitasse deixar a gasolina acabar, pois o sitema trabalha pressurizado.
Não encontrei nada de qualquer montadora q informasse não poder andar na reserva.
O manual do meu carro também não fala nada sobre isto nem o manual do carro do meu irmão e nem o da minha esposa.
Agora, eu escrevo a minha opinião ( nem afirmei q era o correto, fiz apenas uma suposição) e vem uns idiotas sacanear, quando o correto seria retrucar com argumentos e fatos q me mostrem q posso estar errado.
Apresentem argumentos racionais, se não for pedir demais...
A mesma história sobre a troca de óleo onde aparecem um monte de gente falando para trocar o mesmo a cada 500 km....

Me poupem...
e mais respeito com as pessoas do forum ,voce tambem comentou de maneira grosseira :OK:

XxUNOxX
11-11-10, 19:38
pode-se andar na reserva mas não por muito tempo pois a gasolina resfria sim a bomba eletrica assim como nos carros.
se faltar gasosa ela esquenta até queimar ,ja ví um cara queimar a bomba de um vectra na frente do meu salão,acabou a gas e de tanto ele dar a partida queimou


Eu ia falar isso agora, andou muito na reserva adeus bomba...o certo é nunca deixar nem chegar na reserva, e esquecer que tem, antes de entrar na reserva ja coloca nem que for R$ 5,00

imported_Luzio
11-11-10, 19:40
Só q 5 ou 6 litros é muita coisa, precisaria disso tudo para refrigerar a bomba? Será q fizeram um projeto tão bizonho a ponto de se ter necessidade de tanto combustível para refrigeração da bomba? E outra, os manuais dos fabricantes deveriam alertar sobre isso e não o fazem, salvo engano. Me parece muito importante para ser negligenciado e isso é raro nos dias atuais.
Mais, não se econtra nada q fale q isso é verdadeiro em artigos sobre o assunto.
Até a honda em seu site tão somente alerta para EVITAR a falta de combustível, abastecendo a moto logo q ela entre na reseva, mas não faz referência a queima da bomba e sim problemas na pressurização do sitema.
Os carros daqui de casa andam na maior parte do tempo na reserva, pois tem Gás e nunca tiveram problemas....
Dizer q não se pode andar na reserva ( a questão q estou debatendo) me parece exagero.

DavidR
11-11-10, 19:44
a nossa maravilhosa gasolina do brasil tambem é muito suja e quando se amda na reserva essa sujeira pode ir toda pra injeçao e entupir tudo :s

imported_Luzio
11-11-10, 19:48
pode-se andar na reserva mas não por muito tempo pois a gasolina resfria sim a bomba eletrica assim como nos carros.
se faltar gasosa ela esquenta até queimar ,ja ví um cara queimar a bomba de um vectra na frente do meu salão,acabou a gas e de tanto ele dar a partida queimou


Mas não queimou por ele estar na reserva e sim por ter insistido em manter ela ligada sem combstível.
Ainda tem o detalhe da bomba podet estar velha e não ter aguentado esta exigência. Uma bomba nova poderia não ter apresentado problema e o cara teria desistido de tentar ligar o carro sem danificar a mesma.
Os carros aqui de casa andam direto na reserva (usamos GNV) e nunca tiveram problemas. A bomba continua funcionando mesmo usando GNV.
A questão é: Não estaria havendo um exagero quanto a questão de se andar na reserva?

imported_Luzio
11-11-10, 19:50
a nossa maravilhosa gasolina do brasil tambem é muito suja e quando se amda na reserva essa sujeira pode ir toda pra injeçao e entupir tudo :s


O combustível é aspirado no mesmo lugar independente de estar na reserva ou cheio, Por isso se tiver sujeira ela vai estar lá (e será sugada) esteja o tanque cheio ou vazio. Este é outro mito q insistem propagar.

reyboy_fan
11-11-10, 19:55
tem tanto espaço na moto, se não fosse para refrigerar a bomba eles não colocariam ela no tanque. ou esperavam que iriam por dentro do escapamento ou encima do banco onde senta o piloto :G :G :G :G


Assino onde?

DavidR
11-11-10, 20:02
então ta bom luzio ja vimos que voce tem opinião formada e não vou dar murro em ponta de faca continue andando na reserva e seja feliz :G

Alan Ranieri
11-11-10, 20:21
Engraçado, mas a bomba de gasolina da XRE fica fora do tanque...

imported_Luzio
11-11-10, 20:45
Assino onde?


Tem motos com bomba fora do tanque....

blaugusto
11-11-10, 21:05
. Também não dizem em nenhum lugar q isso definitivamente va queimar a bomba e sim q isso pode causar aquecimento anormal da mesma o q pode diminuir a sua vida útil ou em casos extremos ocasionar a sua queima.


UHAUHAHAUAHUAHAUHAHAUAUAHUAHUAHUHAUHAA...

Tu só pode estar zoando Luzio!
Leia denovo os mesmos materiais que vc já leu. Mas leia com calma.


Aliás... leia apenas o que vc escreveu. Nem precisa ler tudo....

jOSÉ
11-11-10, 23:32
Isso de não poder andar na reserva deve ser balela. Não tem lógica.
Este papo de refrigerar a bomba também não faz sentido.


Tudo que é comprimido, gases e líquidos sofrem aquecimento. A bomba de combustível faz o que ???
Comprime a gasolina para dar pressão, então logicamente esquenta. A gasolina faz o resfriamento da bomba sim senhor//////////.
Só para saber no sistema comom rail de injeção eletrônica a Diesel, é feito por uma bomba radial de três pistões, como é injeção direta de diesel por um bico piesoelétrico é muita pressão, e, o combustível que não é injetado no motor naquele momento, ele após retorna para o tanque só que antes ele passa por um trocador de calor de alumínio para fazer o resfriamento para evitar de aquecer o diesel que está no tanque.

jOSÉ
11-11-10, 23:52
Eu não tenho notícias de bombas que queimaram porque trabalharam na reserva, mas o que eu notei é que todas as motos injetadas possuem luz indicadora de nível baixo de combustível, ou melhor "entrou na reserva"", e, se observarem bem o volume que tem no tanque, sempre é na média 3 litros, 3,5 litros de combustível e até 4 litros nas motos grandes, o que deve ser sufiente para deixar a bomba submersa e refrigerando, o que não é injetado para queimar volta para o tanque e volta quente, assim com um volume menor mais calor.
Acender a luz reserva para um motoqueiro, é sinal de alerta, ele já fica todo nervoso pois pode ficar na mão, então no primeiro posto vai para o abastecimento.

Agora o que eu sei, é que nos carros, existe um sensor de pressão na tubulação de saída da bomba, quando a pressão baixa, esse sensor informa para o módulo de injeção que fica monitorando a bomba, quando ela brabalha escorvada(com entrada de bolhas de ar), o módulo desliga a bomba, e logicamente vai apagar o motor, fica acesa no painel a luz do diagnóstico da injeção.

Eu acredito que nas motos seja o mesmo sistema.

Quanto a bomba ser fixada dentro da tanque de combustível nos carros também ela fica dentro do tanque, e o filtro de combusível fica logo na saída do tanque o filtro tem o corpo de alumínio que na verdade além de filtrar ele é um trocador de calor também, fica em área onde pega vento.

Quem sabe alguém que tenha queimado a bomba por rodar com baixo nível de combustível possa nos dar uma luz.

magrao tk
12-11-10, 07:18
Agora sim tá melhor esclarecido esse fato de bomba e reserva. Tambem achava ridículo esse papo de ''não deixem a moto com IE entrar na reserva'' tipo parece até que vai explodiar a moto :lol: (brincadeira) mas se fosse mesmo isso pra que serviria a posição reserva da torneira? A moto teria apenas a indicação de reserva no painel como nos carros, concordam?

A bomba tem de ficar submersa, nisso todos concordamos. Mas muito provavelmente a bomba deve ficar ABAIXO do nível de reserva da torneira. Sendo assim bateu reserva, a bomba continua mergulhada bem tranquila na gasolina. Agora que fica o alerta: bateu a reserva, procure o posto imediatamente pois agora sim a gasolina pode chegar ao nível da bomba sem a gente saber.

De qualquer modo esperar a moto apagar e virar a torneira pra reserva é a coisa mais besta quando se tem o marcador no painel. O mínimo é deixar uma vez na vida só pra ver onde estará o ponteiro quando chegar na reserva, já que varia um pouco de uma moto pra outra. Eu mesmo com uma moto carburada vou só no painel, nunca deixo chegar na reserva. Moto morrendo e tendo que girar a torneira no meio do transito alem de tosco é perigoso.

Dungamaster
12-11-10, 10:10
poderiam ter feito um projeto que tivesse um local onde a bomba ficasse sempre submersa, e quando o combustivel chegasse na reserva a bomba continuaria submersa, e quando chegasse a "acabar" o combustivel a moto não andaria mais, mais mesmo assim a bomba ainda estaria submersa por gasolina, um ex que eu posso dar é esse, na bomba existe o lugar onde entra o combustivel, esse lugar seria um pouco mais alto que a bomba, assim, quando essa entrada não "sugasse" mais gasolina, ainda teria gasolina pra resfriar a bomba.

Joao XTZ
12-11-10, 12:12
Tudo que é comprimido, gases e líquidos sofrem aquecimento. A bomba de combustível faz o que ???
Comprime a gasolina para dar pressão, então logicamente esquenta. A gasolina faz o resfriamento da bomba sim senhor//////////.
Só para saber no sistema comom rail de injeção eletrônica a Diesel, é feito por uma bomba radial de três pistões, como é injeção direta de diesel por um bico piesoelétrico é muita pressão, e, o combustível que não é injetado no motor naquele momento, ele após retorna para o tanque só que antes ele passa por um trocador de calor de alumínio para fazer o resfriamento para evitar de aquecer o diesel que está no tanque.


Esta ai um bom motivo pra se fazer entender pq a Gasolina refrigera a bomba , por que simplesmente ela não tem resfriamento externo , como nas XRE 300 ... Andar na reserva pode diminuir a vida util da bomba sim , tem muito carro que anda no cheirinho da gasosa , e queima a bomba sim , mas fazer o que ???

valeu ...

Guilherme Rabelo
12-11-10, 12:15
Esta ai um bom motivo pra se fazer entender pq a Gasolina refrigera a bomba , por que simplesmente ela não tem resfriamento externo , como nas XRE 300 ... Andar na reserva pode diminuir a vida util da bomba sim , tem muito carro que anda no cheirinho da gasosa , e queima a bomba sim , mas fazer o que ???

valeu ...


trabalho em uma oficina mecanica de carros e isso é fato mesmo. sempre recomendamos nao andar na reserva

higoff
12-11-10, 12:39
No site do fabricante: http://franna.com.br/informacoes.html

"Como garantir a vida útil da bomba de combustível:

Não faça uma bomba funcionar por mais de 30 segundos sem combustível, pois seus componentes internos precisam do combustível para sua refrigeração e lubrificação. Não insista na partida se não houver combustível no tanque."

Não fala de reserva, mas deixa bem claro q a gasolina refrigera a bomba.

Agora a pergunta, PRA QUE deixar o tanque secar? O tanque da minha moto tem 18 litros, e eu nunca abasteci mais do que 10 litros nele. Poxa, só se vc fizer uma viagem para um lugar inóspito onde não tenha posto!

Abs!

mdorigon
12-11-10, 12:50
Vixi polemico hein. Ja li que a bomba da xre e externa mesmo, mas ela deve ter um belo dissipador de calor. E outro dia um dos carros do meu pai parou, e falanod com o cara do seguro, ele me mostrou a bomba, do classic life 1.6 mpf1 (vulgo corsa sedan dos veios :D) e ela é fora do tanque. E não tem nenhum grande dissipador de calor, mas tb deve receber bastante vento qdo o carro ta andando, mas tb o combustivel qdo ta passando nela deve trocar calor com a mesma e resfriar ela, que nem no caso do veciulo a diesel citado...o oleo fica quente pq troca calor com a bomba e ajuda a refrigerar.
Bem, meu pitaco é o seguinte : Pede-se pra não andar muito na reserva, ou melhor com menos de 1/4 (sempre ouço isso) pra não correr o risco de o motorista ficar sem combustivel, e acontecer que nem o caso do vectra que o irmão ali falou...a bomba ta seca, o motor eletrico dela ta trabalhando, não ta sugando nada...mas ta la esquentando. Não troca calor...e la vai ela embora. Acho que isso é independente se ela é externa ou interna, e piora nas interna, que realmente devem depender mais ainda da troca de calor com o combustivel. E uma bomba dessas, usa alta corrente...comprei um rele de bomba de combustivel, linha vw pra ligar meu par de farois de milha.... ele aguenta 40 amperes. 12 vol X 40 A = 480 Watts. Gera muito calor uma bomba dessa... na motos devem ter realmente menos potencia. Ai acho que é o caso de como não tem torneira de reserva (sei que a fazer e a mix não tem) exatamente pra bomba não girar sem combustivel e não foder a mesma... ai se recomenda por segurança do motorista da moto, entrou na reserva, vai pro posto meu irmão, pq se não tu vai empurrar a moto sem combustivel...

TheSYNC
12-11-10, 23:36
bom saber... ;)