PDA

Ver Versão Completa : Ligar a moto engrenada



psypiens
11-11-10, 20:27
Quando eu paro a moto, por preguiça de acionar o neutro, muitas vezes eu desligo engrenada em 1ª marcha.
E quando vou ligar, novamente por preguiça, eu segura a embreagem e ligo em 1ª marcha.
De uns dias pra cá, em algumas ocasiões, ela não quis mais ligar em 1ª marcha, eu tenho que acionar o neutro.
A minha dúvida é: o fato de desligar e ligar a moto engrenada prejudica o seu funcionamento normal ou é apenas coincidência, pode ser algum outro defeito relacionado à caixa de marchas e/ou embreagem?

Bortolin
11-11-10, 20:31
muito raro quando eu deixo no neutro....

boa pergunta...quero seguir esse tópico.

Fabrício Skala
11-11-10, 20:39
Sempre deixo no neutro por medo de danificar, mas agora fiquei curioso, vou seguir o tópico²!

magrao tk
11-11-10, 20:44
Eu acho o seguinte: ligando engatado mesmo com a embreagem acionada os discos ainda tem um pequeno atrito que mesmo mínimo pesa um pouco a mais o pedal ou arranque, principalmente se o motor já tiver frio por causa do óleo. Esse peso faz perder um pouco do impulso pra virar o motor. E em neutro o motor tá isolado da caixa e não tem nada pra pesar apenas a própria compressão do motor. Então eu acredito que usar como hábito ligar engatada deve dar um desgaste mais rápido nas peças responsáveis pela partida do motor sim.

Mas como não sou mecanico talvez tenha falado é uma porção de bobagem mesmo. Aguardem um de verdade ler o tópico, eu vou fazer isso :G

Bandit
11-11-10, 20:46
Ao ligar de manha,a moto fria, e sempre bom das uma apertdas na embreagem, e liga no neutro... agora depois de quente, acho q nao tem problema nao, a minha liga normal, alias a minha se bate um mosquito ela pega, incrivel com a Yes tem um sistema de partida muito bom..

FloodDesu
11-11-10, 20:52
Eu acho o seguinte: ligando engatado mesmo com a embreagem acionada os discos ainda tem um pequeno atrito que mesmo mínimo pesa um pouco a mais o pedal ou arranque, principalmente se o motor já tiver frio por causa do óleo. Esse peso faz perder um pouco do impulso pra virar o motor. E em neutro o motor tá isolado da caixa e não tem nada pra pesar apenas a própria compressão do motor. Então eu acredito que usar como hábito ligar engatada deve dar um desgaste mais rápido nas peças responsáveis pela partida do motor sim.

Mas como não sou mecanico talvez tenha falado é uma porção de bobagem mesmo. Aguardem um de verdade ler o tópico, eu vou fazer isso :G


Bem, talvez faça sentido o que vc falou.

psypiens
11-11-10, 20:56
Bem, talvez faça sentido o que vc falou.


Faz todo sentido.

iagosoares
11-11-10, 21:11
A minha não funciona a partida com marcha ingatada, não sei pq .-.
E acho que ela ta com um defeito nas marchas tb, não consigo colocar neutro com ela ligada :x

Yuri_RN
11-11-10, 21:15
cara as vezes to sem saco ja ligo ela em marcha!

magrao tk
11-11-10, 21:19
A minha não funciona a partida com marcha ingatada, não sei pq .-.
E acho que ela ta com um defeito nas marchas tb, não consigo colocar neutro com ela ligada :x


Tua embreagem não tá muito curta? Tipo, pensou em larga o manete ela já tá andando? Assim fica um @# pra achar o neutro.

Tenta regular naquele parafusinho embaixo da capa do manete da embreagem, abre mais o parafuso que daí estica o cabo e resolve o problema do neutro.

blaugusto
11-11-10, 21:21
Eu acho o seguinte: ligando engatado mesmo com a embreagem acionada os discos ainda tem um pequeno atrito que mesmo mínimo pesa um pouco a mais o pedal ou arranque, principalmente se o motor já tiver frio por causa do óleo. Esse peso faz perder um pouco do impulso pra virar o motor. E em neutro o motor tá isolado da caixa e não tem nada pra pesar apenas a própria compressão do motor. isso :G

Certissimo magrão!!!
No dia seguinte principamente o disco não descola facil e atrapalha a partida.


Mas ao contrario do que possa parecer essa partida engatada desgasta menos o motor, pq os primeiros movimentos dele serão com carga e não livres. Seus movimentos serão mais lentos. ;)

Mas podem causar problemas ao conjunto de partida: motor de arranque e engrenagens.


Por via das duvidas use um bom óleo e dê partida em neutro.

psypiens
11-11-10, 21:26
Certissimo magrão!!!
No dia seguinte principamente o disco não descola facil e atrapalha a partida.


Mas ao contrario do que possa parecer essa partida engatada desgasta menos o motor, pq os primeiros movimentos dele serão com carga e não livres. Seus movimentos serão mais lentos. ;)

Mas podem causar problemas ao conjunto de partida: motor de arranque e engrenagens.


Por via das duvidas use um bom óleo e dê partida em neutro.


Valeu Bleno!
Isso só acontece no decorrer do dia, porque na garagem, de um dia pro outro ela sempre fica engrenada.
Óleo eu uso Yamalube, porque é o melhorzinho que se encontra por aqui.
Vou me educar a sempre dar a partida em neutro.

Thyago Mahon Barros
12-11-10, 04:21
Eu acho o seguinte: ligando engatado mesmo com a embreagem acionada os discos ainda tem um pequeno atrito que mesmo mínimo pesa um pouco a mais o pedal ou arranque, principalmente se o motor já tiver frio por causa do óleo. Esse peso faz perder um pouco do impulso pra virar o motor. E em neutro o motor tá isolado da caixa e não tem nada pra pesar apenas a própria compressão do motor. Então eu acredito que usar como hábito ligar engatada deve dar um desgaste mais rápido nas peças responsáveis pela partida do motor sim.

Mas como não sou mecanico talvez tenha falado é uma porção de bobagem mesmo. Aguardem um de verdade ler o tópico, eu vou fazer isso :G


Creio que está certo. :OK:

f3rn4nd0
12-11-10, 07:05
Ao ligar de manha,a moto fria, e sempre bom das uma apertdas na embreagem, e liga no neutro... agora depois de quente, acho q nao tem problema nao, a minha liga normal, alias a minha se bate um mosquito ela pega, incrivel com a Yes tem um sistema de partida muito bom..


Só se for a sua em especial...

Eu sinceramente não sei mais o que fazer com o motor de arranque da YES, é quase todo dia a mesma coisa... uns 10 minutos SÓ pra tentar fazer ela funcionar...

Já pensei em esquentar água quente de manhã e "lavar" o motor para ver se dá certo, ou cobrir com aquelas mantas térmicas que aquecem pneu de Fórmula 1...

Aceito sugestões, até sugestão de jogar barranco abaixo e comprar uma moto com pedal de partida eu aceito...

magrao tk
12-11-10, 07:25
Joga num barranco e compra uma com pedal ]:)

Brincadeiras a parte, o que tu já fez pra resolver? Porque uma limpeza e ajuste do carburador e filtro de ar, mais uma vela nova, e ligar com o afogador teria de deixar ela pegando bem se o motor tiver bom. Já fez essas coisas?

f3rn4nd0
12-11-10, 07:32
Joga num barranco e compra uma com pedal ]:)

Brincadeiras a parte, o que tu já fez pra resolver? Porque uma limpeza e ajuste do carburador e filtro de ar, mais uma vela nova, e ligar com o afogador teria de deixar ela pegando bem se o motor tiver bom. Já fez essas coisas?


Carburador é novo, já fiz limpeza, abri ele, fiz ajustes, regulei os giclês, fiz o macete do tubo com o JD, vela uso uma Iridium, afogador e nada é a mesma coisa, é sempre em dias frios, não sei se pode ser o óleo que fica pesado e não deixa o pistão subir... sei lá...

Mas sem desvirtuar o tópico aqui, eu vou abrir um novo e a gente debate o que pode ser...

magrao tk
12-11-10, 07:39
Carburador é novo, já fiz limpeza, abri ele, fiz ajustes, regulei os giclês, fiz o macete do tubo com o JD, vela uso uma Iridium, afogador e nada é a mesma coisa, é sempre em dias frios, não sei se pode ser o óleo que fica pesado e não deixa o pistão subir... sei lá...

Mas sem desvirtuar o tópico aqui, eu vou abrir um novo e a gente debate o que pode ser...


Tem razão.

kalango_boy
12-11-10, 07:41
A minha não funciona a partida com marcha ingatada, não sei pq .-.
E acho que ela ta com um defeito nas marchas tb, não consigo colocar neutro com ela ligada :x


Não ligar com a moto engrenada eh um sistema de proteção de algumas motos...
e nao colocar no neutro com ela ligada tmb!

=D

A Lander nao liga quando engrenada e o pezinho está baixado!
A Falcon eh a mais dificil de colocar no neutro com a moto em movimento ki eu já vi!

froooids

ASR
12-11-10, 09:27
Só se for a sua em especial...

Eu sinceramente não sei mais o que fazer com o motor de arranque da YES, é quase todo dia a mesma coisa... uns 10 minutos SÓ pra tentar fazer ela funcionar...

Já pensei em esquentar água quente de manhã e "lavar" o motor para ver se dá certo, ou cobrir com aquelas mantas térmicas que aquecem pneu de Fórmula 1...

Aceito sugestões, até sugestão de jogar barranco abaixo e comprar uma moto com pedal de partida eu aceito...


É por isso que chamam as Hondas de jurássicas, entre outras coisas por botar start sem abandonar o pedal.
A minha quando fica mais de 3 dias sem ligar, é dose pra ligar no start, aí dou uns coiçes no pedal, resolvido o problema e diga-se de passagem, economizo bastante bateria que não é uma peça barata.

SydmaaR
12-11-10, 09:34
Eu Pelo Menos Naum Sei, Mais a Minha Eu Sempre Deixo Em Neutro (H)

navegador.porto
12-11-10, 09:48
Carburador é novo, já fiz limpeza, abri ele, fiz ajustes, regulei os giclês, fiz o macete do tubo com o JD, vela uso uma Iridium, afogador e nada é a mesma coisa, é sempre em dias frios, não sei se pode ser o óleo que fica pesado e não deixa o pistão subir... sei lá...

Mas sem desvirtuar o tópico aqui, eu vou abrir um novo e a gente debate o que pode ser...

Vc testou a bateria? Minha Strada estava exatamente com os mesmos sintomas, fiz tudo o que vc fez, e ainda mais: troquei as escovas do motor de arranque e fiz uma limpeza no sistema de alimentação (incluindo limpeza do tanque). Só resolvi quando troquei a bateria. Agora, mesmo em dias frios, pega de primeira.

f3rn4nd0
12-11-10, 09:51
Vc testou a bateria? Minha Strada estava exatamente com os mesmos sintomas, fiz tudo o que vc fez, e ainda mais: troquei as escovas do motor de arranque e fiz uma limpeza no sistema de alimentação (incluindo limpeza do tanque). Só resolvi quando troquei a bateria. Agora, mesmo em dias frios, pega de primeira.


Bateria é nova, já testei se estava segurando carga, tudo OK, em 5.000 giros estava mandando os 13v normal... Motor de Arranque é NOVO, tem menos de 03 meses, da Magnetron, zeradinho, agora a opção que resta é tirar toda a gasolina do tanque, que também é de qualidade (sempre no mesmo posto, sempre aditivada) , e tentar colocar pódium, pode ser que melhore...

Vou pegar a bateria hoje e lixar os pólos pode ser que melhore...

navegador.porto
12-11-10, 09:52
Das poucas vezes que tive que ligar engatada, notei que ficou mais pesado para virar o arranque. Não fiz mais, com receio de forçar o sistema de partida ;)

luciano streetfhather
12-11-10, 09:53
Como avia dito o nosso amigo magrão :D :D :D é o seguinte: ligando engatado mesmo com a embreagem acionada os discos ainda tem um pequeno atrito que mesmo mínimo pesa um pouco a mais o pedal ou arranque.

Essa é a explicação obvia e técnica deste acontecido, que para alguns é meio intrigante :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:

XxUNOxX
12-11-10, 10:00
Magrão falou e disse, parabéns a melhor explicação e acorreta juntamente com a do Blau, respondida com muita certeza!

*lelo
12-11-10, 10:03
Eu sempre paro a minha engatada, até porque o pesinho da twister é uma porcaria, se deixar ela parada no neutro, qualquer esbarrão na traseira da moto o pesinnho desarma e ela vai pro chão, se tiver engatada o motor segura a roda e não tem esse problema.
Faço isso por experiência própria, uma twister que tive antes caiu 3 vezes porque eu dexava ela no neutro parada.

Agora, pra dar a partida eu sempre coloco em neutro e bombeio a embreagem um pouco, isso se a moto estiver já a um certo tempo parada, o motor gira mais livre.

coyoteboicote
12-11-10, 10:04
Na maioria das vezes deixo a minha engatada, principalmente quando tá fria pois mesmo dando aquela esquentadinha de 1 minuto, se ela estiver em neutro ao engatar a 1° ela morre,entao ja deixo engatada, aí é pedalalar e sair na boua...

Rodolfo Henrique
12-11-10, 10:11
a minha sempre da problema em ligar engatada é DOSE

nao vai nem com reza braba

so no neutro....

Dungamaster
12-11-10, 10:19
Pessoal, não sei se será muito idiota minha informação, mais as vezes quando a moto não quer dar a partida em marcha, pelo menos na minha bros, o problema é em dois plugs que ficam perto da manete da embreagem, se eles tiverem desligados a moto so da partida em neutro.

navegador.porto
12-11-10, 10:30
Pessoal, não sei se será muito idiota minha informação, mais as vezes quando a moto não quer dar a partida em marcha, pelo menos na minha bros, o problema é em dois plugs que ficam perto da manete da embreagem, se eles tiverem desligados a moto so da partida em neutro.

É um sistema de segurança que tem em algumas motos, para só ligar em neutro. Fiz uma ponte nesse negócio e agora a minha liga engatada.

jpedro91
12-11-10, 10:37
Meu disco de partida ta indo pro saco por causa disso.. de ligar engatada..
agora, ainda mais de manhã, só ligo na neutra

attila
12-11-10, 11:52
A minha percebii isso essa semana,
Ta rolando o mesmo problema
antes ligava de bouas,
MAs de uns dias pra ká principalmente quando é demanhã!
:stop:

Bortolin
12-11-10, 12:01
minha YES liga numa boa....

Fernando.....e as velas...já olhou ?

iagosoares
12-11-10, 12:04
Tua embreagem não tá muito curta? Tipo, pensou em larga o manete ela já tá andando? Assim fica um @# pra achar o neutro.

Tenta regular naquele parafusinho embaixo da capa do manete da embreagem, abre mais o parafuso que daí estica o cabo e resolve o problema do neutro.


Hum.. Pode ser.
Mas antes eu vou trocar o cabo da Embreagem..
Ele ta quebrando.. talvez possa ser isso tb.

cattani
12-11-10, 12:08
A minha só funga em neutro !!!

Guilherme Rabelo
12-11-10, 12:17
eu ligo a moto do jeito que tiver no neutro ou engatada

blaugusto
12-11-10, 12:33
minha YES liga numa boa....

Fernando.....e as velas...já olhou ?

Problema do fernando é carburador.

O antigo dono zuou o bura antigo. Ele comprou um novo paralelo, mas precisa acertar. :(

luciano streetfhather
12-11-10, 12:38
Não podemos esquecer daqueles "pilotos"que deixa a embreagem bem baixa quase no pondo de nula |:( |:( |:( |:( |:(vc aperta a manete ela cola na manopla emgata a primeira e a moto já quer sair sozinha :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Guto_788
12-11-10, 12:54
Sempre escuto o Pessoal falar que da problema Mais ainda naum sei ao certo qual o problema..
Não tem como fazer isso com a Bandit hehe Meio pesada.. E com a Biz nunca cheguei a fazer

f3rn4nd0
12-11-10, 13:02
minha YES liga numa boa....

Fernando.....e as velas...já olhou ?


Aham, sempre conferindo, tava escura de excesso por culpa do gicle estuprado... mas já equlibrei a mistura...
é triste....


Problema do fernando é carburador.

O antigo dono zuou o bura antigo. Ele comprou um novo paralelo, mas precisa acertar. :(


é Blau, nem o JD deu jeito, parece piada... daí ficou ruim, mais ficou "menos pior" se é que entende...

o jeito é ter paciência e preserverança de manhã....

magrao tk
12-11-10, 13:05
Hum.. Pode ser.
Mas antes eu vou trocar o cabo da Embreagem..
Ele ta quebrando.. talvez possa ser isso tb.

Tem grande chance de ser tambem.
Quando botar o novo deixa regulado pra moto não arrancar logo de início quando larga o manete, isso faz o neutro ficar ruim de engatar, alem de dar um tranco maior ao engatar 1ª.

Joao XTZ
12-11-10, 13:55
Meu as motos de cross (como as RM-Z 450 da Suzuki) estão vindo sem pedal , e é uma **** força pra ligar e bate de prima ... ter moto a pedal é relativo ...

meu , depois que o magrao falow , mais nada tenho a dizer pq é o obvio , acompanharemos aqui ,,,

valeu ...

Douglas 13
12-11-10, 14:06
De manha e melhor ligar em neutro pois minha moto tava com a bateria velha e não tinha força pra rodar o motor com a moto engatada mas quando colocava em neutro ia de boa então acho melhor ligar com ela desengatada ate+ :G

higoff
12-11-10, 14:38
Ligar a moto engrenada, em qualquer situação, motor frio ou quente, provoca desgaste prematuro das peças e força o motor de arranque, que tem de mover mais peças para ligar o motor. Com o motor frio é pior ainda, pois mais peças móveis estarão rodando com mais atrito do que deveriam. Em motos as marchas estão "constantemente engrenadas". Na prática, mais peças móveis estão envolvidas, mesmo quando a embreagem está acionada. Mesmo nessa situação, ainda há alguma ligação com a roda. Não é à toa que a moto dá um tranco quando engrenamos a marcha...

Uma vez ou outra, é até aceitável (eu faço isso quando a moto morre numa saída errada de sinal, por exemplo). Mas transformar isso em um hábito não é legal. Reduzirei a vida útil do meu motor em 4 ou 5 dias no máximo. Fazendo toda hora reduzo em meses ou até anos. Aí o bicho pega...

Recomendo ligar sempre no neutro.

Abs!

jeferod83
12-11-10, 14:53
Olá senhores, meu primeiríssimo post aki no fórum! eeeeeeeeeeee!!! aueAUEhAEuhAEuhAEuh....

Eu peguei uma Apache no meio do ano, e nunca tive problema de dar partida com ela engatada. As vezes vc tá meio com pressa, ou vai arrancar logo depois de dar a partida, daí vc dxa engatada mesmo.

Dependendo do terreno eu mantenho ela engatada (pois já caiu uma vez por puro amadorismo hehehehe...), e qdo dou partida, as vezes "neutralizo", as vezes não. Até agora não tive nenhum problema (tá só com 3000Km também =D), mas eu acredito também que possa causar algum tipo de desgaste. Vou explicar o por que.

Coincidentemente, depois do tombo que ela levou, no mesmo dia após a revisão dos 1000Km (não sei se foi por um motivo ou pelo outro), o cabo da embreagem "andou" sozinho, pelo fato da regulagem não estar apertada suficiente. E os primeiros sintomas eram: dificuldade de engatar o neutro, marcha enroscando ao trocar. Aqui eu entro no ponto de discussão do tópico. Eu, como sou motoqueiro de primeira viagem, tava com medo de tentar regular eu mesmo a embreagem, mas resolvi arriscar. O que eu fazia? Coloquei ela no cavalete, e fui regulando a embreagem. Para testar, com a marcha engatada, eu apertava a embreagem (a Apache não liga se vc não estiver no neutro ou sem a embreagem apertada), e ligava a moto, e mesmo com ela puxada até o fim a roda traseira tracionava, pouco, mas girava. Em neutro não fazia nada.

Mas com motor frio, dou partida sempre em neutro, pois ela demora uns minutos para "deixar vc sair", eu eu dxo a moto ligada um pouco.

higoff
12-11-10, 15:40
Não é bem o caso do nosso colega acima, já que ele mesmo admite que pode haver algum tipo de desgaste. Mas eu não sei pq as pessoas tem o pensamento de "eu acho que não acontece nada, pq a moto tem 5000 Km e até agora não aconteceu nada de errado". Poxa gente, há problemas que acontecem a médio e longo prazo, e 5000 Km não é NADA.

speedFan
12-11-10, 16:22
Não é bem o caso do nosso colega acima, já que ele mesmo admite que pode haver algum tipo de desgaste. Mas eu não sei pq as pessoas tem o pensamento de "eu acho que não acontece nada, pq a moto tem 5000 Km e até agora não aconteceu nada de errado". Poxa gente, há problemas que acontecem a médio e longo prazo, e 5000 Km não é NADA.

:OK:

abs

junior_itj
12-11-10, 18:34
Sempre ligo no neutro, engrenada com a embreagem o motor fica preso na roda, tanto é que na marcha, mesmo com a embreagem apertada o pneu fica girando no tripé central. Tanto é também, q com o motor desligado com a moto na marcha, mesmo com a embreagem apertada o pneu fica difícil de girar. Pois os disco ainda estão com um pouco de atrito

mandrakyy
12-11-10, 21:12
Eh muito raro eu ligar a minha moto engatada...Sempre ela fica a semana toda parada e sempre que vou usar ela tenho que puxar o afogador e deixar uns minutinhus esquentando...quando saiu sinto ela manca ate os 5 mil giros ai depois ela fica esperta parece que abro segundo estagio no carburador...mais coisa de um 2 minutos andando ja ta normal de novo heheh..Isso seria algum indicio de problema??

magrao tk
12-11-10, 21:18
Ligar a moto engrenada, em qualquer situação, motor frio ou quente, provoca desgaste prematuro das peças e força o motor de arranque, que tem de mover mais peças para ligar o motor. Com o motor frio é pior ainda, pois mais peças móveis estarão rodando com mais atrito do que deveriam. Em motos as marchas estão "constantemente engrenadas". Na prática, mais peças móveis estão envolvidas, mesmo quando a embreagem está acionada. Mesmo nessa situação, ainda há alguma ligação com a roda. Não é à toa que a moto dá um tranco quando engrenamos a marcha...

Uma vez ou outra, é até aceitável (eu faço isso quando a moto morre numa saída errada de sinal, por exemplo). Mas transformar isso em um hábito não é legal. Reduzirei a vida útil do meu motor em 4 ou 5 dias no máximo. Fazendo toda hora reduzo em meses ou até anos. Aí o bicho pega...

Recomendo ligar sempre no neutro.

Abs!


Complementou muito bem o que eu quis dizer lá no início do tópico.

iagosoares
12-11-10, 21:22
Tem grande chance de ser tambem.
Quando botar o novo deixa regulado pra moto não arrancar logo de início quando larga o manete, isso faz o neutro ficar ruim de engatar, alem de dar um tranco maior ao engatar 1ª.


Entendi.
Devo trocar essa semana ai eu deixo tudo reguladinho!
Brigadão ;D

Garage
12-11-10, 22:19
Só se for a sua em especial...

Eu sinceramente não sei mais o que fazer com o motor de arranque da YES, é quase todo dia a mesma coisa... uns 10 minutos SÓ pra tentar fazer ela funcionar...

Já pensei em esquentar água quente de manhã e "lavar" o motor para ver se dá certo, ou cobrir com aquelas mantas térmicas que aquecem pneu de Fórmula 1...

Aceito sugestões, até sugestão de jogar barranco abaixo e comprar uma moto com pedal de partida eu aceito...



Cara tenta limpar e regular seu carburador.... depois coloca um filtro de combustivel para motos que achamos facil em casas de filtro para carros..... Ela vai ligar facil....