PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco dianteiro, Trail vs. Street



jobarte
19-11-10, 08:05
Bom dia a todos,

Por curiosidade, sempre quis saber, porque nas trail o freio a disco fica na bengala esquerda e nas street o freio fica na bengala direita? Simples estética ou tem estudos sobre frenagem por tras disso?
Notei que ha algumas street com freio na bengala esquerda, caso da Yes por exemplo, isso ainda aumentou minha curiosidade :D

Então vamos debater!
(nota: procurei no forum e não achei tópicos semelhantes)

kduh Bros
19-11-10, 08:11
Cara... Muito bem levantado!
Essa tbm foi uma dúvida q sempre tive!
Vamo ver no q dar!
Valeu :OK:

edumrq
19-11-10, 08:23
nunca tinha pensado nisso, e o foda é que do lado direito que fica o manete de freio, reservatorio, etc, varias trais tem a mangueira de freio passando por cima do painel e tudo

jpedro91
19-11-10, 08:43
pois é

Camilotaf
19-11-10, 10:14
Pergunta intrigante...mas a curiosidade está aumentando.

Cachorro
19-11-10, 11:06
É simples.

Nas trail o curso da suspensão dianteira é bem maior que nas street, logo, se as trail tivessem o disco na direita quando freiassem e a suspensão abaixasse iria causar muita "dobra" na mangueira com o líquido de freio.

Por isso motos como a Tornado tem aquele baaaita cabo de freio que passa por cima do painel e vai lá na bengala esquerda.

Imagina o cabo saindo do manete direito, dobrava rapidinho e já descia pela bengala direita. Na hora da freiada ia encolher tudo.

Não sei se fui claro, escrevi rápido porque tô indo almoçar!

Fui!

Abs,

Dias joao
19-11-10, 11:09
É simples.

Nas trail o curso da suspensão dianteira é bem maior que nas street, logo, se as trail tivessem o disco na direita quando freiassem e a suspensão abaixasse iria causar muita "dobra" na mangueira com o líquido de freio.

Por isso motos como a Tornado tem aquele baaaita cabo de freio que passa por cima do painel e vai lá na bengala esquerda.

Imagina o cabo saindo do manete direito, dobrava rapidinho e já descia pela bengala direita. Na hora da freiada ia encolher tudo.

Não sei se fui claro, escrevi rápido porque tô indo almoçar!

Fui!

Abs,

não entendi :D

magrao tk
19-11-10, 11:24
É simples.

Nas trail o curso da suspensão dianteira é bem maior que nas street, logo, se as trail tivessem o disco na direita quando freiassem e a suspensão abaixasse iria causar muita "dobra" na mangueira com o líquido de freio.

Por isso motos como a Tornado tem aquele baaaita cabo de freio que passa por cima do painel e vai lá na bengala esquerda.

Imagina o cabo saindo do manete direito, dobrava rapidinho e já descia pela bengala direita. Na hora da freiada ia encolher tudo.

Não sei se fui claro, escrevi rápido porque tô indo almoçar!

Fui!

Abs,


Faz sentido mesmo!

FloodDesu
19-11-10, 11:28
É simples.

Nas trail o curso da suspensão dianteira é bem maior que nas street, logo, se as trail tivessem o disco na direita quando freiassem e a suspensão abaixasse iria causar muita "dobra" na mangueira com o líquido de freio.

Por isso motos como a Tornado tem aquele baaaita cabo de freio que passa por cima do painel e vai lá na bengala esquerda.

Imagina o cabo saindo do manete direito, dobrava rapidinho e já descia pela bengala direita. Na hora da freiada ia encolher tudo.

Não sei se fui claro, escrevi rápido porque tô indo almoçar!

Fui!

Abs,


Entendi. Agora sim, faz todo sentido. E eu sempre me perguntava isso. Tanto é que ontem eu vi uma Tony com rodas de Tw e a roda dianteira estava invertida por causa do disco.

Furious VIPER
19-11-10, 12:05
Mas a diferença de um lado pra outro não é mínima, desprezível? Eu acho q é! Afinal a altura é a mesma!
E outra... se o cabo estivesse esticadinho... ao freiar o cabo iria ficar sobrando... afinal a distância do sistema de freio pro reservatório.. DIMINUI!

edumrq
19-11-10, 12:15
eu entendi, mas pra mim não tem logica nenhuma isso
do mesmo jeito que vai dobrar do lado direito vai dobrar do lado esquerdo, seria um palmo a mais de magueira, na xtz ela passa por debaixo da mesa, tipo cruzando a frente da moto, não chega nem a um palmo

Fabrício Skala
19-11-10, 12:20
Mistério das montadoras.

edumrq
19-11-10, 12:21
eu mandei a pergunta para o site da revista duas rodas, vamos ver se eles respondem

Marlon de Lima
19-11-10, 12:39
Mato a minha curiosidade!
mas isso que ele disse é verdade ou ele só esta deduzindo?

Cachorro
19-11-10, 12:39
Queriam saber o porque eu respondi, sei o que estou falando.

Agora, se não acreditam ou não querem acreditar não posso fazer nada.

Aliás, já viram uma suspensão trabalhando forte no cross ou na trilha?

Abs,

magrao tk
19-11-10, 12:41
O problema é que se o curso da suspensão é longa e o cabo descer pela direita acompanhando o amortecedor quando ele encolher o cabo vai formar uma dobra em um espaço pequeno, criando um arco que vai vir muito pra trás, podendo enganchar em outra parte da moto ou do piloto.

Se o cabo atravessa pra esquerda e depois desce ele vai ter um espaço maior pra dobrar, ocupando menos espaço num lugar só. Em último caso ele vai sobrar pra cima não pegando em nada.

Na minha TDR o freio é na esquerda, mas eu fiz a mangueira descer pela direita e passar pra esquerda por baixo da mesa, formando uma volta tipo espiral. Nem sei se original era assim, só sei que não pega em nada e a suspensão e freio funcionam normais assim. Não fica bonito estéticamente mas ficou bom.

http://img23.imageshack.us/img23/8733/imagem2369.jpg (http://img23.imageshack.us/i/imagem2369.jpg/)

jpedro91
19-11-10, 13:04
pra mim oque masi faiz sentido é oque o cachorro falou..

CAT COSTA
19-11-10, 14:01
Prá mim tudo é uma questão de divisão de peso na estrutura, estabilidade e ciclística, não se esqueçam que temos motos Street com freios a discos de um lado e de outro, ex: Yes e CGS, não acredito em problemas com mangueiras ou simplesmente gosto dos fabricantes.
O que é mais importante é que ambos segurem a barra na hora H. :clap:.

Cachorro
19-11-10, 14:48
:-/

Abs,

jobarte
19-11-10, 21:08
Interessante e realmente faz sentido o pq da mangueira passar por cima, mas tem um porém, algumas motos a mangueira passa por dentro, como a XTZ125 por exemplo (vide imagem abaixo)
http://yamavale.siteempresarial.com/site/images/stories/modelos/nacionais/xtz125xe/xtz_125_x_e_black.jpg

Dias joao
19-11-10, 21:20
eu entendi, mas pra mim não tem logica nenhuma isso
do mesmo jeito que vai dobrar do lado direito vai dobrar do lado esquerdo, seria um palmo a mais de magueira, na xtz ela passa por debaixo da mesa, tipo cruzando a frente da moto, não chega nem a um palmo

x2

Thyago Mahon Barros
19-11-10, 21:31
Prá mim tudo é uma questão de divisão de peso na estrutura, estabilidade e ciclística, não se esqueçam que temos motos Street com freios a discos de um lado e de outro, ex: Yes e CGS, não acredito em problemas com mangueiras ou simplesmente gosto dos fabricantes.
O que é mais importante é que ambos segurem a barra na hora H. :clap:.


Eu acho o mesmo. Deve ser para equilibrar a frenagem e não por causa do cabo.