PDA

Ver Versão Completa : Curvas, as tão sonhadas curvas.



trevz
25-11-10, 08:07
http://i454.photobucket.com/albums/qq268/rjskyline/fazer250ie_2009__7_.jpg
Bem galera, quando eu voltava da aula na rodovia de busão |:( vi umas SS entrando nos retornos e fazendo as curvas estilo motoGP, raspando o joelho, agora pouco estava pesquisando sobre esse estilo de realizar curvas. Encontrei somente alguns artigos sensacionalistas, inclusive em alguns blogs de alguns que se dizem amantes de moto, dizem que é puro exibicionismo, gostaria de saber da galera mais experiente se esse tipo de curva tem realmente algum beneficio (acredito que tenha), ou se é só pra sair bem na foto.

mdorigon
25-11-10, 08:35
Bem, realmente se vc tiver numa corrida em um autodromo tem beneficio sim, ali o que vale é va fazer a volta mais rapida possivel e toda tecnica é bem vinda. E em autodromo é o local certo de se fazer isso, é um ambiente controlado. Agora na rua...ta vc vai contornar a curva mais rapidamente, legal...e vai ganhar a corrida ? Acho mais seguro andar de boa mesmo do que deitar e ralar as pedaleiras, ja que não to numa corrida mesmo. Essa é a minha opinião : em autodromo vale a pena, vc ganha em tempo por volta e vc ta pilotando, na rua vc não precisa ir aos limites, vc esta dirigindo em uma via de uso publico.

msguinha
25-11-10, 09:48
Bem, realmente se vc tiver numa corrida em um autodromo tem beneficio sim, ali o que vale é va fazer a volta mais rapida possivel e toda tecnica é bem vinda. E em autodromo é o local certo de se fazer isso, é um ambiente controlado. Agora na rua...ta vc vai contornar a curva mais rapidamente, legal...e vai ganhar a corrida ? Acho mais seguro andar de boa mesmo do que deitar e ralar as pedaleiras, ja que não to numa corrida mesmo. Essa é a minha opinião : em autodromo vale a pena, vc ganha em tempo por volta e vc ta pilotando, na rua vc não precisa ir aos limites, vc esta dirigindo em uma via de uso publico.


Concordo, está absolutamente certo.

@Post
Pelo que eu li do post, eu interpretei que a duvida seria se a fazer essas curvas deitado tem beneficios na realização da manobra, se é necessário fazer tal pose para realizar curvas com este tipo de motos, ou não.

Acredito que dependendo da moto, da curva e da velocidade precise sim, mas também tem caras que deitam em CGs em curvas que não necessitavam, para, como vc disse, puro exibicionismo.

edumrq
25-11-10, 09:57
Esse jeito de fazer curvas se chama pendulo, é indispensavel o uso dele em corridas

Quando o cara faz aquela pose na verdade ele esta tirando a bunda dele da moto e jogando para o lado da curva, se a curva é para a direita ele tira a bunda do meio do banco e joga o corpo para a direita, alinhando a coluna "mais ou menos" com o retrovisor direito, isso muda o centro de gravidade da moto , fazendo com que a moto deite menos, com a moto menos deitada é possivel fazer a curva muito mais rapido e com muito mais estabilidade, não precisa do joelho, mas os pilotos usam o joelho como referencia pra ter uma noçao da distancia do chão

e é meio dificil ficar com o joelho rente a moto quando voce pendula, é meio automatico abrir as pernas, a grosso modo é isso

Yuri_RN
25-11-10, 10:00
Eu uso o Pendulo e uso o Contra Esterço vai depender da velocidade que estou e a curva que vou fazer!

Castrovox
25-11-10, 10:28
Bem, realmente se vc tiver numa corrida em um autodromo tem beneficio sim, ali o que vale é va fazer a volta mais rapida possivel e toda tecnica é bem vinda. E em autodromo é o local certo de se fazer isso, é um ambiente controlado. Agora na rua...ta vc vai contornar a curva mais rapidamente, legal...e vai ganhar a corrida ? Acho mais seguro andar de boa mesmo do que deitar e ralar as pedaleiras, ja que não to numa corrida mesmo. Essa é a minha opinião : em autodromo vale a pena, vc ganha em tempo por volta e vc ta pilotando, na rua vc não precisa ir aos limites, vc esta dirigindo em uma via de uso publico.


Falou tudo, irmão, assino em baixo.

lordbrill
25-11-10, 10:37
Realmente não se faz necessário utilizar essas técnicas nas estradas.
Agora é muito prazeroso quando na rodovia, pegar uma estrada sinuosa e brincar ]:)... mas com segurança e responsabilidade. :bike:

blaugusto
25-11-10, 10:42
Fazer o pêndulo torna a curva mais segura, pq vc aumenta o limite da moto.

Pêndulo não é nem nunca será exibicionismo, é uma técnica indispensável pra quem tem SS e que todo motociclista deveria conhecer.


Leiam bem a postragem do Edu que tá bem explicado alí.

edumrq
25-11-10, 10:44
com segurança e responsabilidade acho que só em uma pista de competiçao, autodromo. Em uma av, rod, rua, etc nunca da pra ter segurança e responsabilidade

DavidR
25-11-10, 10:47
Fazer o pêndulo torna a curva mais segura, pq vc aumenta o limite da moto.

Pêndulo não é nem nunca será exibicionismo, é uma técnica indispensável pra quem tem SS e que todo motociclista deveria conhecer.


Leiam bem a postragem do Edu que tá bem explicado alí.

oque é SS?!?

jpedro91
25-11-10, 10:50
SuperSport

trevz
25-11-10, 10:51
oque é SS?!?


supersport, as tão sonhadas 1000cc 4c

msguinha
25-11-10, 10:52
Fazer o pêndulo torna a curva mais segura, pq vc aumenta o limite da moto.

Pêndulo não é nem nunca será exibicionismo, é uma técnica indispensável pra quem tem SS e que todo motociclista deveria conhecer.


Leiam bem a postragem do Edu que tá bem explicado alí.


Eu fazia pendulo com minha 150 :o

Aqui tem uma curva depois de uma descida, o asfalto era muito bom e a curva era longa, dava uns 140 na decida, não reduzia, deitava e como o colega falou a perna abre quase automaticamente.

Na Cg na cidade tocar o joelho no chão é mazoquismo e suicidio, eu não chegava a encostar mas que a perna abria e a bunda saia do banco isso sim.

Esse não sou eu! :drool:
http://img219.imageshack.us/img219/6601/pendulo0.jpg

morfeu171
25-11-10, 10:54
Depende da velocidade que vc tiver vc vai quer que jogar o quadril para o lado tipo deitar a moto mais porem nao existe necessidade de por o joelho no chão...

Eu ando com minha moto e so deito a moto porem nao bato pedaleira no chao muito menos meu joelho kkkkkkk vai que ele fica no asfalto rsrs

luciano streetfhather
25-11-10, 10:54
Eu uso o Pendulo e uso o Contra Esterço vai depender da velocidade que estou e a curva que vou fazer!
A realidade Yuri, só quem sabe pilotar de verdade conhece a importancia do pendolo e contra esterço :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:,mas quanto mais o motociclista amplia seu horizonte no quesito abilidade mais ele se beneficia disso pois conhecendo os macetes e tecnicas de pilotagem mais chances ele tem de um aperto.

Seguir as regras de transito é facil e obrigação de todo mundo, ;) ;) ;) ;) ;) ;) mais ser abilidoso com sua moto não é pra qualquer um, e alguns por não ter uma certa noção de pilotagem implicando Ops é muito bom lembrar que estou falando em ser abilidoso ;) ;) ;) ;) e não imprudente OK so pra reforça :G :G :G :G

Tqf2
25-11-10, 10:55
Eu nunca conseguí fazer o Pêndulo,,,, ,muito menos o contra esterco... aliás,,, o contra eu nunca nem tentei.......

dá medo..... :0_0:

FloodDesu
25-11-10, 10:58
Eu nunca conseguí fazer o Pêndulo,,,, ,muito menos o contra esterco... aliás,,, o contra eu nunca nem tentei.......

dá medo..... :0_0:


Eu já fiz contra-esterço de bicicleta :G :G :G [PS.:Acho que na realidade sou um cachorro louco '-' Dá uma vontade danada de fazer isso novamente. E sim, era uma descida, só assim pra ter velocidade pra contra-esterçar]

E, tipo, tem que ir praticando, ir devagar, depois vc descobre como funciona e pega prática, aí já era, às vezes vc acaba fazendo o contra-esterço automaticamente.

blaugusto
25-11-10, 11:03
Detalhe: em moto naked o Pendulo é quase nada efetivo.
Usa-se uma tecnica parecida mas sem tirar a bunda do assento.

Usar pendulo em naked pode deixar a moto até um pouco mais instavel, dependendo do veiculo.



oque é SS?!?

SuperSport

São as carenadas de 600cc, 750cc, 1000cc, 1100cc. Também conhecidas pelos leigos como "motos estilo de corrida". :)

stcowboy
25-11-10, 11:15
Nas pequenas não tem necessidade de nada tão extremo. As formas da moto até dificultam fazer um pêndulo real.

Na minha, quando vou fazer as curvas de forma mais "divertida", simplesmente uso o contra-esterço, movo o quadril um pouco na direção da curva (sem tirá-lo do banco, pois seria bastante difícil voltar), inclino o tronco para frente e para dentro da curva e os joelhos acompanham o quadril, mas sem se aproximarem do chão. É meio que uma versão mais civilizada do pêndulo.

Diversão garantida!

dhjesus
25-11-10, 12:06
Eu faço o pendulo, ou pelo menos tento :G
não sei bem se faço da forma correta e não chego nem perto do chão (alias tenho maior receio de passar do ponto e .................................. chão)



Detalhe: em moto naked o Pendulo é quase nada efetivo.
Usa-se uma tecnica parecida mas sem tirar a bunda do assento.


Quando faço essa tecnica parecida percebo que a moto parece um pouco instavel, mas isso é por causa da minha posição, quando faço isso acabo me apoiando nas manoplas, estou tentando corrigir isso
E fazendo o pendulo consigo notar a diferença ao fazer a curva mais forte, sinto a moto mais segura e estavel, ( como me desloco um pouco para o lado, automaticamente corrijo a posição e ponho menos peso nas manoplas).
Pelo que eu li até agora sobre pilotagem, esses são meus erros, e opinioes.

edumrq
25-11-10, 12:37
porque pendular em naked é ruim Bleno?

Dungamaster
25-11-10, 12:50
As vezes eu faço o pêndulo (eu acho que faço) eu acho ele muito vantajoso pois ajuda a fazer uma curva fechada em alta velocidade, sem invadir a contra mão, mas se não hora aparecer uma possinha de areia, no pneu dianteiro, .......até maaaiiss!!

lordbrill
25-11-10, 13:30
Esqueci de acrescentar que " não se faz nescessário nas pequenas"... :G
Agora numa SS com ctza se faz.

mdorigon
25-11-10, 13:57
Gente, ser querer ser puritano, mas num trevo, contornando uma curva bem longa, vc´s acham que tem que ir ao limite e contorna-lo o mais rapido possivel ? Ganham o que com isso ? A tecnica é importantissima pra quem gosta e compete em autodromo, realmente mostra a habilidade do piloto e vale muito numa corrida ou numa brincadeira de fds no autodromo. Mas no dia a dia...eu não arrisco, na rua vc pode ter algum componente da moto que de algum problema e caia, num trevo movimentado vc pode ser atropelado e assim vai, oleo na pista, areia... convenhamos, é legal, a tecnica é util, mas na rua, no dia a dia, não se justifica ir ao extremo ou quase a isso... e antes que falem algo...to cagão mesmo esses dias :lol: :lol: :lol: Depois da porrada que me deram na sexta to bem light pra dirigir e analisando bem mesmo as coisas que faço e vejo no transito. Acho que sem deitar a moto vc faz a curva, num ritmo menos perigoso e com mais chances de sobreviver :lol: :lol: :OK:

lordbrill
25-11-10, 13:57
com segurança e responsabilidade acho que só em uma pista de competiçao, autodromo. Em uma av, rod, rua, etc nunca da pra ter segurança e responsabilidade

Claro que dentro de cidade não dá pra se arriscar...
Na minha opinião, se o cara for habilidoso, estiver com os equipamentos dentro dos conformes, sabendo dosar nas curvas e tal... com ctza ele conseguirá fazer com segurança e responsabilidade.

edumrq
25-11-10, 14:08
joga la no youtube morungaba, cheio de video de ss, todo mundo equipado, os caras podem até pilotar muito bem, mas sempre podem ter imprevistos, carro de pessoas comuns passando, crianças, passa um cachorro correndo no meio da rua... Pode ser o valentino rossi a chance de dar merd@ é enorme, varias pessoas estão expostas a se ferrarem por alguem que ta la andando a 150; 200km/h cade a responsabilidade? Simplesmente quem corre na rua não tem responsabilidade, mesmo equipado acidentes acontecem, eu penso que se o cara paga 60 mil em uma moto ele pode pagar um track day em uma pista de competição com apoio médico sem expor ninguem

lordbrill
25-11-10, 14:10
Gente, ser querer ser puritano, mas num trevo, contornando uma curva bem longa, vc´s acham que tem que ir ao limite e contorna-lo o mais rapido possivel ? Ganham o que com isso ? A tecnica é importantissima pra quem gosta e compete em autodromo, realmente mostra a habilidade do piloto e vale muito numa corrida ou numa brincadeira de fds no autodromo. Mas no dia a dia...eu não arrisco, na rua vc pode ter algum componente da moto que de algum problema e caia, num trevo movimentado vc pode ser atropelado e assim vai, oleo na pista, areia... convenhamos, é legal, a tecnica é util, mas na rua, no dia a dia, não se justifica ir ao extremo ou quase a isso... e antes que falem algo...to cagão mesmo esses dias :lol: :lol: :lol: Depois da porrada que me deram na sexta to bem light pra dirigir e analisando bem mesmo as coisas que faço e vejo no transito. Acho que sem deitar a moto vc faz a curva, num ritmo menos perigoso e com mais chances de sobreviver :lol: :lol: :OK:


Como havia dito, com moto de baixa cc como as nossas, não tem necessidade de se utilizar de técnicas deste gênero. Vc ta mais do que certo em reduzir e entrar nas curvas com segurança... tanto que também procedo desta forma.

Agora o camarada com uma SS de 600 ou mais que seja, pega uma rodovia pra dar um passeio; isso que o cara já aprendeu a dominar a moto e tals... com ctza o kra vai deitar na curva pra fazer ela com maior agilidade e velocidade.
(editado) Não ultrapassando os limites decretados em determinadas pistas.

lordbrill
25-11-10, 14:14
joga la no youtube morungaba, cheio de video de ss, todo mundo equipado, os caras podem até pilotar muito bem, mas sempre podem ter imprevistos, carro de pessoas comuns passando, crianças, passa um cachorro correndo no meio da rua... Pode ser o valentino rossi a chance de dar merd@ é enorme, varias pessoas estão expostas a se ferrarem por alguem que ta la andando a 150; 200km/h cade a responsabilidade? Simplesmente quem corre na rua não tem responsabilidade, mesmo equipado acidentes acontecem, eu penso que se o cara paga 60 mil em uma moto ele pode pagar um track day em uma pista de competição com apoio médico sem expor ninguem


Sim, as adversidades são enormes por quem corre acima do limite permitido por lei.
Quando digo que dá pra fazer com segurança e responsabilidade, o camarada se tiver habilidade ele concerteza poderá deitar a 70, 80 ou 90 por hora... Não precisa estar a 150~200 pra deitar.

mdorigon
25-11-10, 14:32
Lord eu entendi, mas mesmo assim, se o cara pode fazer uma determinada curva dentro do limite de vel com segurança, mesmo com uma ss, pra que ir um pouco alem... Existe a necessidade de fazer a curva que nem vc falou a 70, 80 se vc pode ir a 40 nela ? Ta valendo campeonato ? Precisa deitar a moto... na cidade acho desnecessario. Mas a culpa não é toda do dono da moto, mas sim uma parte do orgão responsavel, que é estranho tendo a maior velocidade permitida nas estradas do pais como 120 por hora e deixa vender um veiculo que vai muito alem disso. Ta na cara que o dono vai se sentir um piloto alguma hora... sendo sincero, eu se tivesse uma moto maior, com certeza iria dar uma abusada :G :G mas que é desnecessario na rua é, pq na pista de corrida justifica, mas na rua, pra andar e curtir a motoca e a paisagem, não mesmo. Na rua a pressa é inimiga da perfeição :OK:

Dridri Brown
25-11-10, 16:35
evite a areia e o óleo na pista, se puder....

lordbrill
25-11-10, 16:56
Lord eu entendi, mas mesmo assim, se o cara pode fazer uma determinada curva dentro do limite de vel com segurança, mesmo com uma ss, pra que ir um pouco alem... Existe a necessidade de fazer a curva que nem vc falou a 70, 80 se vc pode ir a 40 nela ? Ta valendo campeonato ? Precisa deitar a moto... na cidade acho desnecessario. Mas a culpa não é toda do dono da moto, mas sim uma parte do orgão responsavel, que é estranho tendo a maior velocidade permitida nas estradas do pais como 120 por hora e deixa vender um veiculo que vai muito alem disso. Ta na cara que o dono vai se sentir um piloto alguma hora... sendo sincero, eu se tivesse uma moto maior, com certeza iria dar uma abusada :G :G mas que é desnecessario na rua é, pq na pista de corrida justifica, mas na rua, pra andar e curtir a motoca e a paisagem, não mesmo. Na rua a pressa é inimiga da perfeição :OK:


Era justamente nesse ponto que eu queria chegar meu amigo.
Até eu se tivesse uma SS volte e meia ia esticar. O problema não é a moto e sim a peça que vai montada nela :lol:
É dificil alguem que tem motor de sobra não querer esticar de vez enquando.

Eu penso assim: Se quer correr, deitar na curva, que o faça e que tenha ciência dos próprios riscos. E que se for correr riscos, que corra sozinho e não arrisque a vida de outros.
Se tivesse com uma SS primeira coisa, se tivesse condições ia para um autódromo. E se a caso fosse esticar na rodovia, primeiro verificaria se teria ou não transito.
Como tem gente que preza pela segurança, tem gente que preza pela adrenalina correndo seus riscos..rs

Finalizando: Vai da consciência de cada um.

Edward Rott
25-11-10, 17:47
http://img228.imageshack.us/img228/248/curvas0.jpg

Dentro da cidade, transito movimentado e confuso, realmente tem q ser utilizado o máximo de cautela e responsabilidade possivel!
Mas nas rodovias e estradas é normal em determinadas curvas, à certas velocidades a necessidade de utilizar essas tecnicas!!!

Michael Johns
25-11-10, 18:04
As vezes eu faço o pêndulo (eu acho que faço) eu acho ele muito vantajoso pois ajuda a fazer uma curva fechada em alta velocidade, sem invadir a contra mão, mas se não hora aparecer uma possinha de areia, no pneu dianteiro, .......até maaaiiss!!

exatamente amigo!!!
se fizer o pêndolo numa curva, e tiver molhado ou com areia e vc precise usar os freios e ai como é que faz?
chão chão chão chãochãochão chão chão chãochãochão :D

blaugusto
25-11-10, 18:24
porque pendular em naked é ruim Bleno?

Não é que é ruim. É que não é tão eficiente quanto numa SS. Depois de milhares de km eu começei a ler sobre este assunto em especifico (pendulo em naked) e começei a trocar o pêndulo por essa outra técnica, que é basicamente o que o cowboy falou.

Em Naked não existe os pontos de apoio que existem nas SS, por isso o pendulo nas nakeds podem atrapalhar ao invés de ajudar. Veja o que o colega dhjesus passa:



Quando faço essa tecnica parecida percebo que a moto parece um pouco instavel, mas isso é por causa da minha posição, quando faço isso acabo me apoiando nas manoplas, estou tentando corrigir isso


Até o presente momento eu aprendi o seguinte:
Ponta do pé apoiada firmemente na pedaleira de dentro.
Na hora do apoio desloca um pouco a bunda na mesma direção.
Joelho do lado de fora da curva bem apoiado no tanque, forçando ele pra dentro.

Fazendo isso as mãos ficam leves e livres pra usar o contra esterço a vontade.

E pra completar baixa o peito pro lado de dentro da curva na direção da manopla e olhos no fim da curva.


Claro que pra quem já tem o vício do pendulo abandonar essa tecnica vai ser ruim.
Mas pra pessoas como eu que ainda estão aprendendo (acho 40mil km pouco pra tanta técnica) dá tempo de mudar a tecnica e sentir as melhoras.

blaugusto
25-11-10, 18:38
eu penso que se o cara paga 60 mil em uma moto ele pode pagar um track day em uma pista de competição com apoio médico sem expor ninguem

Pena que Trackday aqui na região é só pras motocas acima das 250cc. :(
No autodromo mais perto daqui é vedada a entrada de motos com menos de 250cc, salvo em eventos especiais e cheio de frescura. :(

f3rn4nd0
25-11-10, 18:40
ruim é conseguir velocidade mínima pra realizar isso com a minha yes rsrsrs...

eu lembro do blau virado no saci pendulando no caminho pra Itu, faltou assistir o danado em morunga, e ae, quando vira hein blau?

blaugusto
25-11-10, 18:43
ruim é conseguir velocidade mínima pra realizar isso com a minha yes rsrsrs...

eu lembro do blau virado no saci pendulando no caminho pra Itu, faltou assistir o danado em morunga, e ae, quando vira hein blau?

Aquele caminho de Itu é nada. Meia duzia de curvinha e só.
Bom mesmo é morungaba em dia de semana. Vazio, vazio.

Fim de semana tem muita moto e muito carro. :(

f3rn4nd0
25-11-10, 19:03
Aquele caminho de Itu é nada. Meia duzia de curvinha e só.
Bom mesmo é morungaba em dia de semana. Vazio, vazio.

Fim de semana tem muita moto e muito carro. :(


Então vamo ae marcar um rolê de quarta feira, ao meio dia !

blaugusto
25-11-10, 19:22
Então vamo ae marcar um rolê de quarta feira, ao meio dia !


uuahahuauhhauhuahauhaa... foi-se minha época... agora só de domingo e olhe lá.

mandrakyy
25-11-10, 19:54
Como não gosto de ser limpador de asfalto eu nem tento....Acho muito bonito de ver tanto fazer a curva quando o tombo quando o cara exagera em deitar a moto são lindos de ser VER.

blaugusto
25-11-10, 20:33
Como não gosto de ser limpador de asfalto eu nem tento....Acho muito bonito de ver tanto fazer a curva quando o tombo quando o cara exagera em deitar a moto são lindos de ser VER.



Fato! :lol:

lordbrill
26-11-10, 07:38
http://img228.imageshack.us/img228/248/curvas0.jpg

Dentro da cidade, transito movimentado e confuso, realmente tem q ser utilizado o máximo de cautela e responsabilidade possivel!
Mas nas rodovias e estradas é normal em determinadas curvas, à certas velocidades a necessidade de utilizar essas tecnicas!!!

Gostei da camisa :)
Onde que tem essa ai pra vender?

edumrq
26-11-10, 07:50
Agora entendi, ja tinha lido tambem algumas pessoas falando que a dificuldade de pendular nas nakeds e maior por falta dos semi-guidões, formato do tanque, etc e tal

Mas se o cara é bom ele pendula até de mobilete, deem uma olhada nesse topico
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,33015.0

lordbrill
26-11-10, 07:53
Pena que Trackday aqui na região é só pras motocas acima das 250cc. :(
No autodromo mais perto daqui é vedada a entrada de motos com menos de 250cc, salvo em eventos especiais e cheio de frescura. :(


O Blau, só uma curiosidade. Quanto que tá o track day ai na região?

lordbrill
26-11-10, 07:56
Agora entendi, ja tinha lido tambem algumas pessoas falando que a dificuldade de pendular nas nakeds e maior por falta dos semi-guidões, formato do tanque, etc e tal

Mas se o cara é bom ele pendula até de mobilete, deem uma olhada nesse topico
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,33015.0


Vc falando isso lembrei de uma foto que tinha visto aqui no PN. :lol:

Ai eu formulo esta frase:
" Se o cara for bom, ele pendula até no vaso sanitário" :G

dhjesus
26-11-10, 08:53
Em Naked não existe os pontos de apoio que existem nas SS, por isso o pendulo nas nakeds podem atrapalhar ao invés de ajudar. Veja o que o colega dhjesus passa:

Até o presente momento eu aprendi o seguinte:
Ponta do pé apoiada firmemente na pedaleira de dentro.
Na hora do apoio desloca um pouco a bunda na mesma direção.
Joelho do lado de fora da curva bem apoiado no tanque, forçando ele pra dentro.

Fazendo isso as mãos ficam leves e livres pra usar o contra esterço a vontade.
E pra completar baixa o peito pro lado de dentro da curva na direção da manopla e olhos no fim da curva.


É isso que eu faço,
Quando me referi a moto ficar instavel é quando me desloco pouco para o lado da curva, e acabo errando os pontos de apoio e talves na posição da coluna (devo ficar meio curvado) ai a moto fica instavel. |:(
Em outros casos me desloco praticamente até quase o meio do banco e como o deslocamento é maior acabo me apoiando mais nos pes( pontos de apoio correto).

Mas faz pouco tempo que tento praticar isso, acho que com treino da pra aprender legal. pretendo fazer um curso de pilotagem futuramente quando estiver com uma moto maior. :G

E como o pessoal disse não precisa estar muito rapido para utilizar desses artificios, na ultima viajem que fiz peguei uma serrinha legal estrada vazia com um camarada de moto, nós dois estavamos fazendo as curvas na mesma velocidade (sem forçar as motos ), ele não utilizava esta tecnica que o blaugusto falou, mas eu muitas vezes utilizava (tentava) pois sentia mais segurança na moto.

Thyago Mahon Barros
26-11-10, 10:03
Creio que em muitos casos seja exibicionismo.

blaugusto
26-11-10, 11:17
O Blau, só uma curiosidade. Quanto que tá o track day ai na região?

Varia... mas fica próximo aos 200 mangos.

neto_pe
26-11-10, 12:00
cara curvas me deixam encantado... gosto muito de curvas... mas a tecnica que uso nao sei explicar direito... pois aprendi sozinho passando na mesma curva todos os dias... é mais ou menos assim... deito a moto e inclino um pouco o corpo pro lado contrario e abro um pouco a perna... é mais ou menos assim...

luciano streetfhather
26-11-10, 12:12
É isso que eu faço,
Quando me referi a moto ficar instavel é quando me desloco pouco para o lado da curva, e acabo errando os pontos de apoio e talves na posição da coluna (devo ficar meio curvado) ai a moto fica instavel. |:(
Em outros casos me desloco praticamente até quase o meio do banco e como o deslocamento é maior acabo me apoiando mais nos pes( pontos de apoio correto).
Pois é,mais vc estar se esquecendo de uma coisa a inclinar a moto para o pendulo vc precisa precionar bem a pedaleira com seu peso do lado que vc vai fazera curva com o peito do pé, e a coxa da perna do lado contrario da curva deve ficar escorada no tanque com isso vc se emcaixa na moto aliviando o peso do guidão deixa a frente mais levre para mudanças de dereção.

Porque tem gente que ao deita a moto, escora o se peso sobre o guidão e com isso dificulta uma mudança de tragetória e com isso acaba entrando em apuros em um eventualidade situação defenciva . :OK: :OK:

luciano streetfhather
26-11-10, 12:14
cara curvas me deixam encantado... gosto muito de curvas... mas a tecnica que uso nao sei explicar direito... pois aprendi sozinho passando na mesma curva todos os dias... é mais ou menos assim... deito a moto e inclino um pouco o corpo pro lado contrario e abro um pouco a perna... é mais ou menos assim...
Essa técnica é para curvas de angulo feixado e de baixa velocidade :OK: :OK:,caso contrario vc acaba espalhando na curva :k :k

lordbrill
26-11-10, 13:21
Varia... mas fica próximo aos 200 mangos.

Vlw Blau :OK:

edumrq
26-11-10, 13:48
200 conto e os caras ficam correndo nas ruas, achei muito barato

luciano streetfhather
26-11-10, 13:52
200 conto e os caras ficam correndo nas ruas, achei muito barato
(2) :drool: :drool:

trevz
26-11-10, 14:31
200 conto e os caras ficam correndo nas ruas, achei muito barato


barato mesmo, melhor pagar 200 e pegar 250km/h no autodromo, do que tomar uma multa à 71km/h na avenida

SydmaaR
26-11-10, 14:44
http://www.motonline.pt/forum/uploads/BandiT600/2006-01-26_210352_pic-of-day-06-22.jpg

dhjesus
26-11-10, 15:28
Pois é,mais vc estar se esquecendo de uma coisa a inclinar a moto para o pendulo vc precisa precionar bem a pedaleira com seu peso do lado que vc vai fazera curva com o peito do pé, e a coxa da perna do lado contrario da curva deve ficar escorada no tanque com isso vc se emcaixa na moto aliviando o peso do guidão deixa a frente mais levre para mudanças de dereção.

é verdade, vou começar a me prestar mais atenção e corrigir essa falha........vlw



Essa camiseta é muito loka

edumrq
26-11-10, 15:31
"vc precisa precionar bem a pedaleira com seu peso do lado que vc vai fazera curva com o PEITO DO PÉ"

to tentando imaginar como se faz isso

luciano streetfhather
26-11-10, 15:36
"vc precisa precionar bem a pedaleira com seu peso do lado que vc vai fazera curva com o PEITO DO PÉ"

to tentando imaginar como se faz isso
;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)que é issso menino,vc joga a metade do seu peso para a pedaleira e a outra metade vc escora com a coxa no tanque para puxa a moto pra dentro da curva isso se chama pendulo :-/ :-/

LwkinhaZ™
26-11-10, 16:01
Eu costumo treinar pendulo numa rotatoria muito loka num bairro afastado, alem de ser bem grande ela eh bem inclinada, fico lah girando umas par de vez, cada volta eu deito mais, soh naum encosto o joelho pois naum tenho calça propria pra isso (...ainda...rs) no transito não tem pq usar mesmo, mas que eh legal eh! a sensação e velocidade soh se sente na curva! eh mto fera!

blaugusto
26-11-10, 18:26
Eu costumo treinar pendulo numa rotatoria muito loka num bairro afastado, alem de ser bem grande ela eh bem inclinada, fico lah girando umas par de vez, cada volta eu deito mais, soh naum encosto o joelho pois naum tenho calça propria pra isso (...ainda...rs) no transito não tem pq usar mesmo, mas que eh legal eh! a sensação e velocidade soh se sente na curva! eh mto fera!

Alça da Washington Luiz com a Anhanguera! ;)

Juninho Theodosio
26-11-10, 18:34
CuRvAs curto pra cacete ..
adoro desce e subi a serra de Nossa senhora da serra :clap:

Dungamaster
29-11-10, 15:19
http://www.frozenbonesmcc.com/wp-content/uploads/2009/05/motorcycle-funny_5.gif

Outra maneira de executar o pêndulo

Edward Rott
29-11-10, 16:56
Caramba, tirou mó sonão viu esse ai!!!

FloodDesu
29-11-10, 18:26
barato mesmo, melhor pagar 200 e pegar 250km/h no autodromo, do que tomar uma multa à 71km/h na avenida


Sinto o cheiro de alguém que encontrou o móvel numa avenida aí UAHAUHAUAHAUAHUAHAUAHUA

Mas, poxa, quem tem $$ pra comprar e manter uma 600cc pra mais, certeza tem dinheiro pra dar uma volta no autódromo pelo menos uma vez por mês.

Dungamaster
29-11-10, 21:10
Pessoal eu pensei que eu sabia fazero pêndulo, mas na verdade é melhor do que eu pensei, eu tentei fazer hoje, acho ki não me sai tão bem, mas deu pra ter a sensação, o que eu achei dificil foi apoiar o peso na pedaleira do lado de fora da curva, eu so consegui apoiar melhor na de dentro, percebi que a estabilidade da moto, fica muito boa mesmo, vou treinar mais, vlw galera!

blaugusto
29-11-10, 21:58
Pessoal eu pensei que eu sabia fazero pêndulo, mas na verdade é melhor do que eu pensei, eu tentei fazer hoje, acho ki não me sai tão bem, mas deu pra ter a sensação, o que eu achei dificil foi apoiar o peso na pedaleira do lado de fora da curva, eu so consegui apoiar melhor na de dentro, percebi que a estabilidade da moto, fica muito boa mesmo, vou treinar mais, vlw galera!


O pé se apoia na pedaleira dxe dentro. A de fora fica até leve.
Leia um pouco mais que vai te ajudar. ;)



Um pedaço retirado desse forum aqui:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&grupo=178842&topico=2594573&pag=2&v=1

"-Não se deve frear "dentro da curva".A frenagem deve ser feita sempre antes, com a moto ainda na vertical, para então iniciar o movimento de inclinação em velocidade constante.-

Em baixa velocidade, o piloto enclina mais a moto que o corpo. Ou seja , o corpo fica quase na vertical enquanto a moto "deita". Essa técnica é usada no dia -a-dia, servindo para desviar de buracos e outros obstáculos.
- Em média velocidade, piloto e moto inclinam-se no mesmo ângulo. É a técnica mais comum, podendo ser usada também em velocidade mais altas.
-Em alta velocidade, pode-se usar o "pêndulo", técnica mais avançada, comum em competições, mas não indicada para iniciantes. Nela, o piloto inclina-se mais que a motocicleta, diminuindo assim a força centrífuga, e permitindo que a moto fique o mais na vertical possível, aumentando a aderência dos pneus á superfície. Ponde ser um recurso também em pista molhada ou escorregadia.
- Fazer o "pêndulo" corretamente exige expediência e treinamento - o que geralmente só se consegue em pistas de competição.Em motos esportivas, por exemplo, é mais fácil aprender corretamente o pêndulo porque são modelos planejados para um uso mais radical."


Mais:

http://cursodepilotagem.blogspot.com/2008/09/pendulo.html

"A funcionalidade do pêndulo, no entanto, só pode ser sentida em um ambiente esportivo, pois é onde há benefícios reais em seu uso. Ainda assim, nota-se cada vez mais, pilotos adotando essa postura corporal onde ela é teoricamente desnecessária – como ruas e estradas – levantando a questão do por que. "


http://www.motonline.com.br/colunistas/tite/pendulo01out09.html

E assistam esses videos e repitam na garagem de casa. Muitas e muitas vezes.
http://www.cb300online.com.br/forum/viewtopic.php?f=42&t=1045&start=40&view=print

http://www.kawasakininjabrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=239&t=262&view=next

ps: copiei do outro topico.

SydmaaR
29-11-10, 22:11
Ainda Bemmm Que Temos o Blau, Apreendi Mais Um Pouco a Respeito Disso Manooo, Vou Treinar no Meu Quarto (GARAGEM da Minha MOTO)
e Depois Praticar Devagar e aos Poucos Aumentar o Ritmoo na BR :P

Dungamaster
30-11-10, 08:08
Como eu tenho uma bros, tem algum problema em fazer pêndulo?
vou procurar treinar so pra experiencia mesmo, outra duvida, quando a curva comum que deitamos a moto, a principal vantagem do pêndulo sobre ela, e a maior estabilidade da moto?

DiogoFIP
30-11-10, 08:38
Fala amigos blz ? O cara para fazer curvas dessa maneira que foi citado tem que ser muito bom de braço mesmo, e ter muita experiência , devagar com as dicas aqui do PN estou aprendendo blaugusto obrigado pelas dicas manow :OK: !! muito bomn esse tópico !!

Falowwwww :OK:

blaugusto
30-11-10, 11:09
Como eu tenho uma bros, tem algum problema em fazer pêndulo?
vou procurar treinar so pra experiencia mesmo, outra duvida, quando a curva comum que deitamos a moto, a principal vantagem do pêndulo sobre ela, e a maior estabilidade da moto?

Na Bros o pêndulo é mais complicado. Cola o corpo no tanque e desloque o tronco em direção a manopla de dentro da curva.

O pêndulo serve para puxar o centro de gravidade pro lado de dentro da curva. Isso permite que se incline menos a moto. Inclinando menos a moto vc faz a curva com mais segurança ou pode acelerar mais e deitar mais. ;)

Dependendo da moto isto pode trazer instabilidade. Porr isso o assunto "Pendulo em Nakeds" é extremamente confuso.

Kleyton
30-11-10, 11:22
O que eu mais gosto nas motos são as curvas, no começo eu só pensava em acelerar mais agora ando a 80km no maximo, mas raspo a pedaleira constantemente. Respondendo ao que vc perguntou, conhecimento nunca é de mais, sem falar que haverá situações onde vc tera que mudar a trajetoria dentro da curva e ai vai ter que deitar mais ainda ( um buraco por exemplo), mais isso só uma vez ou nunca. Eu deito muito nas curvas porque eu gosto e não por necessidade constante, eu estou pensando em montar um SM só para fazer curvas ainda mais deitadas, estou limitado a minha CGzinha.

Dungamaster
30-11-10, 13:11
Na Bros o pêndulo é mais complicado. Cola o corpo no tanque e desloque o tronco em direção a manopla de dentro da curva.

O pêndulo serve para puxar o centro de gravidade pro lado de dentro da curva. Isso permite que se incline menos a moto. Inclinando menos a moto vc faz a curva com mais segurança ou pode acelerar mais e deitar mais. ;)

Dependendo da moto isto pode trazer instabilidade. Porr isso o assunto "Pendulo em Nakeds" é extremamente confuso.


Ok, o grau de inclinação da bros, eu tiro pelos sulcos laterais do pneu, quando ta muito inclinada da pra sentir as vibrações, perguteis sobre a bros pq como ela é mais alta acho que o centro de gravidade é mais alto tmb, mas vou treinar!!, vlw blaugusto

CAT COSTA
30-11-10, 13:18
Isso é coisa pra maluco inrresponsavel, quer correr vai para uma pista de corrida e que se dane, mas fora da pista respeite a vida dos outros já que o cara não tem amor pela dele ]:) ]:) ]:) .

VINICIUSMIRANDA.W
30-11-10, 14:09
Técnicas de pilotagem já salvaram a minha vida e da minha esposa, precisei usar em um momento de emergência quando um cara me ultrapassou e fechou minha frente na BR ele estava de carro e logo em seguida havia uma curva fechada onde o transito estava parando bruscamente, se eu perco o controle da moto naquele dia...
Algumas pessoas pensam que são pilotos e fazem merda por ai, eu sei que não sou piloto mas a cada dia que passo eu aprendo mais a pilotar afinal se você esta encima de uma moto sem domínio da mesma você é o irresponsável...

Rodolfo Henrique
30-11-10, 14:21
cara

tenho notado que esse assunto de pendulo tem gerado boas discussão
aqui no forum

ate to gostando disse rsrsr

a galera que aprender mais e tal

legal eu mesmo aprendi muitos com os videos que nosso amigo colocou no meu post

de pendulo

tamem estou praticando mas é muito dificil

pra mim apoiar o pe tanto dentro como fora da curva durante a mesma huahauha


para os experientes falam mais como funciona

aquele amigo que tem um monte de moto de 1000 Cc cade ele
ele sabe fazer pendulo? e tal

Carlos Roberto
30-11-10, 14:33
Todo mundo que anda de moto faz contra esterço. O que acontece é que a maioria não nota isso.

Quando a gente faz uma curva em velocidade nunca viramos o guidon e apenas deitamos a moto para fazermos a curva. Para deitar a moto puxamos o lado contrário do guidon ao da curva. Quando fazemos uma curva para direita, puxamos o guido com a mão esquerda e deitamos a moto para o lado da curva seguindo a direção dela. Quando estiverem numa reta, puxem o guidon com uma das mãos e notaram a moto ir pro lado contrário.

Rodolfo Henrique
30-11-10, 14:41
Todo mundo que anda de moto faz contra esterço. O que acontece é que a maioria não nota isso.

Quando a gente faz uma curva em velocidade nunca viramos o guidon e apenas deitamos a moto para fazermos a curva. Para deitar a moto puxamos o lado contrário do guidon ao da curva. Quando fazemos uma curva para direita, puxamos o guido com a mão esquerda e deitamos a moto para o lado da curva seguindo a direção dela. Quando estiverem numa reta, puxem o guidon com uma das mãos e notaram a moto ir pro lado contrário.


é amigo ja notei isso a moto da umas balançadas violentas ne hauhauha pro lado contrario coisa rapido e vai diminuindo ate ficar reta de novo
sera isso o contra esterço

notei isso quando tava a 90 100 KMH

Carlos Roberto
30-11-10, 14:55
é amigo ja notei isso a moto da umas balançadas violentas ne hauhauha pro lado contrario coisa rapido e vai diminuindo ate ficar reta de novo
sera isso o contra esterço

notei isso quando tava a 90 100 KMH


É isso mesmo...Pode notar que nas curvas vc não vira o guidon e apenas apoia com mais força o braço do lado contrário ao da curva. Quando mais força colocar na mão, mais a moto deita e fecha a curva.

SydmaaR
30-11-10, 14:59
Todo mundo que anda de moto faz contra esterço. O que acontece é que a maioria não nota isso.

Quando a gente faz uma curva em velocidade nunca viramos o guidon e apenas deitamos a moto para fazermos a curva. Para deitar a moto puxamos o lado contrário do guidon ao da curva. Quando fazemos uma curva para direita, puxamos o guido com a mão esquerda e deitamos a moto para o lado da curva seguindo a direção dela. Quando estiverem numa reta, puxem o guidon com uma das mãos e notaram a moto ir pro lado contrário.

é Realmente, Eu Me Toquei Disso Jáh, Mais Naum Sabia Que Jáh Se Considerava Contra-Esterço, Melhooor Aindaa Intaum, Um Passo a Menos :P

Rodolfo Henrique
30-11-10, 15:01
é Realmente, Eu Me Toquei Disso Jáh, Mais Naum Sabia Que Jáh Se Considerava Contra-Esterço, Melhooor Aindaa Intaum, Um Passo a Menos :P



um passo a menos mesmo huahauha

pq eu nunca tinha notado que fiz contra esterço em san conciencia KKKKKK

se quizesse fazer nao iria conseguir BAH

e ai amigo essa é sua mulher gravida
????

se for felicidades em :D

Dungamaster
30-11-10, 15:03
Isso é coisa pra maluco inrresponsavel, quer correr vai para uma pista de corrida e que se dane, mas fora da pista respeite a vida dos outros já que o cara não tem amor pela dele ]:) ]:) ]:) .


Quem falou em correr?, estamos só querendo aprender técnicas novas, quanto mais experiencia melhor!!

SydmaaR
30-11-10, 15:03
um passo a menos mesmo huahauha

pq eu nunca tinha notado que fiz contra esterço em san conciencia KKKKKK

se quizesse fazer nao iria conseguir BAH

e ai amigo essa é sua mulher gravida
????

se for felicidades em :D


Eu Também Caraa, Sempre Arriscando Deitar no Chão e Nem Se Tocava, ahusahsuahsuahsa
é a Minnhaa Namoradaaa, Não Está Grávida Naum
Nessa Época Ai Tinha Suspeitas, Mais Naum Estavaa
Para Mim é Melhor Somos Muito Novos Aindaa,
Mais Mesmo Assím Obrigadooo Mano :)

Dungamaster
30-11-10, 15:05
Todo mundo que anda de moto faz contra esterço. O que acontece é que a maioria não nota isso.

Quando a gente faz uma curva em velocidade nunca viramos o guidon e apenas deitamos a moto para fazermos a curva. Para deitar a moto puxamos o lado contrário do guidon ao da curva. Quando fazemos uma curva para direita, puxamos o guido com a mão esquerda e deitamos a moto para o lado da curva seguindo a direção dela. Quando estiverem numa reta, puxem o guidon com uma das mãos e notaram a moto ir pro lado contrário.


Eu não sei o que é contra-esterco, pode me explicar?

Rodolfo Henrique
30-11-10, 15:36
Eu não sei o que é contra-esterco, pode me explicar?



opa IRMAO ta na MAO ai

13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 01 (http://www.youtube.com/watch?v=o2Rf94Ku4tc#)

alias esse cara foi daqui do PN

ele tem uns videos bacanas neh

tentei uma epoca gravar videos com cam na capacete nao deu muito

mas vou volta a fazer

abraços

:D


OPS a parte II


13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 02 (http://www.youtube.com/watch?v=N2lZgQmEDks#)

Dungamaster
30-11-10, 16:03
opa IRMAO ta na MAO ai

13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 01 (http://www.youtube.com/watch?v=o2Rf94Ku4tc#)

alias esse cara foi daqui do PN

ele tem uns videos bacanas neh

tentei uma epoca gravar videos com cam na capacete nao deu muito

mas vou volta a fazer

abraços

:D


OPS a parte II


13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 02 (http://www.youtube.com/watch?v=N2lZgQmEDks#)


Estou no serviço agora, quando chegar em casa vou ver o video, vlw Rodolfo

blaugusto
30-11-10, 17:43
Eu não sei o que é contra-esterco, pode me explicar?


Com tanto material sobre contra-esterço aqui neste mesmo tópico vc ainda não sabe??


Mostre um pouquinho de respeito pelos irmão que estão gastando o tempo deles compartilhando conhecimento e leia o tópico inteiro. Não fique esperando as coisas de mão beijada.

Dungamaster
30-11-10, 20:30
Com tanto material sobre contra-esterço aqui neste mesmo tópico vc ainda não sabe??


Mostre um pouquinho de respeito pelos irmão que estão gastando o tempo deles compartilhando conhecimento e leia o tópico inteiro. Não fique esperando as coisas de mão beijada.


foi mal blaugusto é que eu não consegui entender mais pelo video fica bem mais fácil.

luciano streetfhather
30-11-10, 20:31
Eu não sei o que é contra-esterco, pode me explicar?
Cara!!!!! se tú ler as postagem do tópico vc vai intender tintin por tintin ;) ;) ;) ;) ;) :-/

Dungamaster
30-11-10, 20:50
opa IRMAO ta na MAO ai

13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 01 (http://www.youtube.com/watch?v=o2Rf94Ku4tc#)

alias esse cara foi daqui do PN

ele tem uns videos bacanas neh

tentei uma epoca gravar videos com cam na capacete nao deu muito

mas vou volta a fazer

abraços

:D


OPS a parte II


13/06/07 - Contra-Esterçamento Parte 02 (http://www.youtube.com/watch?v=N2lZgQmEDks#)


cara, ta de parabens pelos videos, muito bom mesmo, continue assim :clap: :clap: :clap:, eu me senti um amigo seu nele, parece ki eu tava na garupa, :drool: :drool: :drool:

Rodolfo Henrique
30-11-10, 20:58
cara, ta de parabens pelos videos, muito bom mesmo, continue assim :clap: :clap: :clap:, eu me senti um amigo seu nele, parece ki eu tava na garupa, :drool: :drool: :drool:


isso ai cara mas esse video ai nao é eu nao hauhauha
alias esse cara é otimo pra fazer videos

ele era ou é do PN?

luciano streetfhather
30-11-10, 23:29
Isso é coisa pra maluco inrresponsavel, quer correr vai para uma pista de corrida e que se dane, mas fora da pista respeite a vida dos outros já que o cara não tem amor pela dele ]:) ]:) ]:) .
Ô da apache 4T ;) ;) ;) o proposito deste tópico é imformar os irmãos do PN técnicas de pilotagem corretas em uma moto, para que possamos nos concentizar que pilotar uma moto não é só acelerar e jogar marchas pra cima e sair emrrolando guidão de qualquer jeito :G :G :G :G :G

E não estamos emcentivado nemguem a fazer rachas e andar no limite pelas ruas,ao contrario a politica do PN é contra rachas de ruas valeu |:( |:( |:( ,mas tô achando o que vc falou è "papo de roda torta" ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

Carlos Roberto
01-12-10, 11:27
O primeiro link abaixo é a imagem de uma supermotard fazendo curva, onde o contra-esterço, nessa modalidade de competição se torna mais evidente nas motos. Consegue notar claramente que a roda tá viara para o lado contrário da curva. O segundo link é um carro fazendo drift, onde só faz esse tipo de curva usando o contra-esterço. No terceiro link tem a nefinição de contra-esterço.

http://www.melillimoto.com/store/images/hypermotard_1100s_24.jpg

http://www.tuningnews.net/news/071116a/kw_at_us_drift_series_formula_d.jpg

http://moto-pilotagem.blogspot.com/2007/10/contra-estero.html

andren
01-12-10, 12:17
ae galera aqui nesse vídeo da APACHE nos 30 segundos mostra em câmera lenta o contra-esterço legal ....

Apache RTR 180 (http://www.youtube.com/watch?v=lldiL1uDEIY&feature=related#)

luciano streetfhather
01-12-10, 12:29
ae galera aqui nesse vídeo da APACHE nos 30 segundos mostra em câmera lenta o contra-esterço legal ....

Apache RTR 180 (http://www.youtube.com/watch?v=lldiL1uDEIY&feature=related#)
Essa ai é a apache 180 irmão éla tem a mesma performace de uma 250cc,esse motor 180cc gera em torno de 18,20cv ela tambem tem freio a dico traseiro ;) ;)

Alan Ranieri
01-12-10, 14:42
Eu Também Caraa, Sempre Arriscando Deitar no Chão e Nem Se Tocava, ahusahsuahsuahsa
é a Minnhaa Namoradaaa, Não Está Grávida Naum
Nessa Época Ai Tinha Suspeitas, Mais Naum Estavaa
Para Mim é Melhor Somos Muito Novos Aindaa,
Mais Mesmo Assím Obrigadooo Mano :)


Velho que vicio é esse de começar todas as palavras das frases com letra MAIUSCULA?

Em ToDoS oS tÓpIcOs VoCê EsCrEvE AsSiM...

SydmaaR
01-12-10, 14:44
Velho que vicio é esse de começar todas as palavras das frases com letra MAIUSCULA?

Em ToDoS oS tÓpIcOs VoCê EsCrEvE AsSiM...

é verdade mano :/
mania de msn, daí sempre escrevo assím
mais como é o terceiro que me cobra isso
Vou Fazer o Possível Para Para Com Isso <=
okáy mano, abraçooo!

Blaze
04-01-11, 20:33
http://i834.photobucket.com/albums/zz268/fotoslamenza/galeria/estradas/beautiful_roads_20.jpg

http://i834.photobucket.com/albums/zz268/fotoslamenza/galeria/estradas/beautiful_roads_27.jpg


quantos que estão olhando essas imagens agora, não estão imaginando com as suas motocas, passando por entre as pedras, deitando suavemente a moto nas curvas, ou trafegando em baixa velocidade, sentindo o cheiro das arvores e relaxando?

edit: putz, agora que notei que ressucitei esse tópico ._.

Esquadrão Marte
04-01-11, 20:42
Não da nada não a ressureição faz parte da vida.

rabertolli
04-01-11, 21:20
Vou deixar minha contribuição aqui...
Apesar de ser um vídeo em inglês, é rico visualmente
falando e quase auto-explicativo :D

Countersteering 101 v1.1 (http://www.youtube.com/watch?v=C848R9xWrjc&feature=related#)

SydmaaR
05-01-11, 06:18
http://i834.photobucket.com/albums/zz268/fotoslamenza/galeria/estradas/beautiful_roads_20.jpg

Essa simm, teria prazer de colocar minha moto aí, e mostrar como é que se faz ]:) ]:) ]:)

Rodolfo Henrique
05-01-11, 07:48
opa ate eu com a minha pequena iria ai brincar de fazer pendulos HEHEHEHE

cattani
05-01-11, 07:50
Ai sim ...

Foto bacana essa
:OK:

Bandit
05-01-11, 16:00
Muito legal essa cuva :drool:
Impressao minha ou lah embaixo tem uma PLACA de "cuidado sao paulino na pista" :P

SydmaaR
05-01-11, 18:51
Muito legal essa cuva :drool:
Impressao minha ou lah embaixo tem uma PLACA de "cuidado sao paulino na pista" :P

Tbm Percebi isso :G


:lol:

JEFFS_09
05-01-11, 19:26
Muito legal essa cuva :drool:
Impressao minha ou lah embaixo tem uma PLACA de "cuidado sao paulino na pista" :P


hahahahahahahaa
Eu acho q é isso mesmo!!!

jfsapow
05-01-11, 23:24
Sobre essas técnicas de pilotagem como pendulo e contra-esterço, o pendulo nucna tentei (e falta coragem) mas o contra-esterço utilizo com certa frequencia, uso para desviar de buracos e curvas como foi dito no vídeo, eu comecei a atentar mais pro contra esterço depois de ler uma matéria aqui no PN que esplicava como faze-lo (li uma dezena de vezes até compreender).

Depois disso tenho ido até o kartodromo da cidade praticar, e ainda assim fiz Hagada confiei d+ e caí, estava sem equipamento apropriado e me lasquei bem... fiquei 2 meses sem ir la, fui a poucos dias dei umas voltas na pista mas agora com muito mais cuidado e bem devagar, só pra sentir a moto e as curvas.

Vou me equipar e ir me divertir nos finais de semana por lá! (é free!)


só pra ilustrar melhor, aqui tem uma imagem do Google Earth do kartodromo.

http://img217.imageshack.us/img217/5696/kartodromo.th.png (http://img217.imageshack.us/i/kartodromo.png/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

msguinha
06-01-11, 10:29
Não sei se foi discutido ainda nesse topico, mas o que define o grau maximo de inclinação de uma moto? A bandagem do pneu? o peso da moto? a velocidade? tudo isso junto?

Esses dias com a TW ando fazendo uma curvas mais rapido, esses dias cheguei a raspar levemente o pedal no chão, com a Titanzinha não era assim.

Será que a TW suporta com segurança curvas mas esportivas?

blaugusto
06-01-11, 11:14
Não sei se foi discutido ainda nesse topico, mas o que define o grau maximo de inclinação de uma moto? A bandagem do pneu? o peso da moto? a velocidade? tudo isso junto?

Esses dias com a TW ando fazendo uma curvas mais rapido, esses dias cheguei a raspar levemente o pedal no chão, com a Titanzinha não era assim.

Será que a TW suporta com segurança curvas mas esportivas?

É o conjunto.

Viitou_RN
06-01-11, 11:22
Cara, eu nao confio nem um pouco fazer isso com minha pequena.. nao sinto confiança nos pneus. axo que eles podem derrapar i eu mi fu>-[ no xão

i tbm quadno faço curvas mais fexadas na minha pequena, as pedaleiras logo raspam no xão...

msguinha
06-01-11, 11:52
Será que a TW suporta com segurança curvas mas esportivas?


Será?

SydmaaR
06-01-11, 12:02
Será?

Sim cara, é o conjunto
você pode ter uma R1
e se você não for bom é chão na certa
mais se você for dos bons
faz aquilo daí com uma POP 100 de boa

kluivertiago
06-01-11, 12:12
Todos nós sabemos que andar de 150cc não é a mesma coisa de andar de 1000cc... em alguns paises tira-se a carteira de habilitação para moto e pode-se andar somente até uma determinada cilindrada... aqui no brasil nao!!! habilitação pra moto é tudo a mesma coisa!! :NOOK:

msguinha
06-01-11, 16:41
Todos nós sabemos que andar de 150cc não é a mesma coisa de andar de 1000cc... em alguns paises tira-se a carteira de habilitação para moto e pode-se andar somente até uma determinada cilindrada... aqui no brasil nao!!! habilitação pra moto é tudo a mesma coisa!! :NOOK:


Concordo TOTALMENTE!! Deveria sim ter essa separação de habilitação aqui no Brasil também.

SydmaaR
06-01-11, 16:44
Eu acho que nada a ver,
porque daí quem tem Habilitaçõ ''B''
teria que fazer uma especial para andar de ferrari, porsche e assim por diante....
aprender com uma simples, não qué dizer que você não terá capacidade de pegar uma moto maior,
pode ser dificel no começo e tals, mais afinal ninguém nasce apreendendo

Affonso
06-01-11, 17:00
Concordo TOTALMENTE!! Deveria sim ter essa separação de habilitação aqui no Brasil também.


ha muitos anos atraz existiam 3 categorias de habilitação para motos, A1 para 125cc, A2 até 500cc e A3 para qualquer cilindrada.
Os mais "experientes" do forum devem ser dessa epoca e podem explicar melhor.

Bandit
06-01-11, 20:06
Nao necessariamente "habilitaçoes especias" seria + tipo : 1° Ano de moto > ate 300cc ... 2° ano de moto > ate 750cc 3° Ano > qualquer cc ..

Blaze
07-01-11, 20:51
Mais ibagens :OK:

http://farm3.static.flickr.com/2667/4090627557_463c517afb.jpg

Esta se parece muito com as curvas da Serra da Graciosa, aqui do litoral do paraná
http://farm1.static.flickr.com/69/166790465_7ce06ff2bb.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2149/1715354924_49e2b05b42.jpg


edit:
não aguentei, vi essa e tive que compartilhar com vocês
http://www.omelhordaweb.com.br/piadas/imagem_div/grande/396.jpg

SydmaaR
08-01-11, 06:15
Nao necessariamente "habilitaçoes especias" seria + tipo : 1° Ano de moto > ate 300cc ... 2° ano de moto > ate 750cc 3° Ano > qualquer cc ..

Bom seu pensamento faz sentido mais aquelas pessoas que já podem comprar inicialmente uma acima de 1000cc, iriam ficar loucas, :lol:



Ótimas curvas Blaze :drool: :drool: :drool:

Bandit
08-01-11, 07:55
Bom seu pensamento faz sentido mais aquelas pessoas que já podem comprar inicialmente uma acima de 1000cc, iriam ficar loucas, :lol:



Ótimas curvas Blaze :drool: :drool: :drool:


Se eu nao posso compra uma 1000c de cara, entao deve ser assim msm..

Pesamento Egoista Mode = On

Imagina o mundo como seria no Primeiro ano todo mundo de 125..

"pilotos sem suas SS" - Jaquetao de couro, luvas, capacetes Lindos td esportivo... encima de uma CG...

"Os rockeiros sem suas Harley" Jaquetao de couro, Bota de couro, Cabelao, akela barba, cara de Mal... encima de uma intruder...

W@ll@K$
08-01-11, 12:46
Se eu nao posso compra uma 1000c de cara, entao deve ser assim msm..

Pesamento Egoista Mode = On

Imagina o mundo como seria no Primeiro ano todo mundo de 125..

"pilotos sem suas SS" - Jaquetao de couro, luvas, capacetes Lindos td esportivo... encima de uma CG...

"Os rockeiros sem suas Harley" Jaquetao de couro, Bota de couro, Cabelao, akela barba, cara de Mal... encima de uma intruder...
hum nada a ver vai que o cara quer se equipar todo pra andar de biz de pop 100 kkkkkkkk estranho é mas i dai, não sei o que isso tem a ver com o topico, mas ja que vc falou. eu ando equipado sempre, jaqueta, luvas, e botas de couro cano alto, numa apache 150cc rtr, alias esses equipes todos é segurança se todo motociclista bem soubesse o tanto que isso salva sua pele todos eles usavam, ta certo a minha moto não é "SS" mas é "S" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, voltando ao assunto do topico, eu faço pendulo com minha RTR em brs, aquelas curvas são muito convidativas, e com essa tecnica ela fica bem mais estavel do que ela ja é, coisa que eu fui inventar de fazer com uma fan que eu tinha levei um capote cabuloso acabei com a moto, nesse tempo eu andava sem equipe nenhum so de camiseta calça jeans e tennis, fiquei todo ralado meu tennis rasgou todinho, o capote feio, sorte que era dia de domingo e a BR tava vazia, motos do porte da cg 125 fan, não adiana não tem tecnica que funcione com ela kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, agora essa tecnica ai de não sei o que esterço nunca vi falar, alguem pode da uma palhinha de como se faz?.

SydmaaR
08-01-11, 14:02
Se eu nao posso compra uma 1000c de cara, entao deve ser assim msm..
Pesamento Egoista Mode = On

Muito Egoista, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:lol:

Juninho Theodosio
08-01-11, 18:54
Oje fazendu uma curva no final de uma avenida, coloquei o pé direito um pokinto pra fora da moto e mergulhei na curva, o pé encostou no chão durante quase toda a curva,
É uma sensação muito boa, tudu parece estar em camera lenta, :) :) Ainda bem que meu tenis já tava mó ferradu, :lol: :lol:

W@ll@K$
08-01-11, 20:47
Oje fazendu uma curva no final de uma avenida, coloquei o pé direito um pokinto pra fora da moto e mergulhei na curva, o pé encostou no chão durante quase toda a curva,
É uma sensação muito boa, tudu parece estar em camera lenta, :) :) Ainda bem que meu tenis já tava mó ferradu, :lol: :lol:
falow e disse, a melhor sensação de andar de moto é as curvas, nosss muito bom mesmo, acho que se as estrdas do brasil fossem so retão ai não ia ter nem graça andar de moto heheheheheeh.

Alan Ranieri
08-01-11, 20:53
Mais ibagens :OK:

http://farm3.static.flickr.com/2667/4090627557_463c517afb.jpg

Esta se parece muito com as curvas da Serra da Graciosa, aqui do litoral do paraná
http://farm1.static.flickr.com/69/166790465_7ce06ff2bb.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2149/1715354924_49e2b05b42.jpg


edit:
não aguentei, vi essa e tive que compartilhar com vocês
http://www.omelhordaweb.com.br/piadas/imagem_div/grande/396.jpg


[hr]

Caracoles, Mendoza ==> <== Santiago

http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/11917295.jpg

http://motoestrada.files.wordpress.com/2010/10/me_roteiro_caracoles_chi.jpg?w=640&h=434

SydmaaR
08-01-11, 21:00
Nossa essas 2 Últimaaas, são umas verdadeiras tentações ]:) :drool: ]:) :drool:

Esquadrão Marte
08-01-11, 21:07
Muitas curvas perde a graça tem que frear muito, o gostoso é fazer curvas longas sem frear tanto.

liliuperetto
23-03-11, 18:59
éh galera...quando você tira o corpo para o lado da moto na curva, você muda o ponto de estabilidade da moto...isto significa que você precisa deitar menos a moto para fazer a curva na mesma velocidade...assim você pode fazer a mesma curva mais rapido (faz de conta que uma curva você faz a 100km/h e pega a pedaleira, tirando o corpo você consegue faze a mesma curva a 100km/h sem pegar a pedaleira, ou fazer a curva pegando a pedaleira a 120km/h...espero ter ajudado...

Limabl
08-05-11, 11:16
Acho que esse tópico merece ser desenterrado,pois de muito benéfico para os demais users :OK: :OK: :OK: :OK:

rech055
08-05-11, 19:04
Em ss temos reais condições de realizar um pendulo e contra exterço, não quem em pequenas não se possa fazer mas a moto pequena tem mais limitações que um ss, como por exemplo pneus e suspensão, não é de forma alguma exibicionismo quem sabe fazer é bem util em uma curva.


lembre-se existe técnica e modo certo de fazer, não é só se pendurar com o joelho pra fora, que é chão na certa.

Blaze
08-07-11, 14:22
Em ss temos reais condições de realizar um pendulo e contra exterço, não quem em pequenas não se possa fazer mas a moto pequena tem mais limitações que um ss, como por exemplo pneus e suspensão, não é de forma alguma exibicionismo quem sabe fazer é bem util em uma curva.


lembre-se existe técnica e modo certo de fazer, não é só se pendurar com o joelho pra fora, que é chão na certa.


e saber a velocidade certa pra entrar é claro

Bandit
09-07-11, 10:44
Nao sei se tem alguem aki de BH/Brumadinho q conhece Coronel Urico, local Lindo aki em Minas, otimo pra nadar... pra chegar lah, tem uns 20 min de puras curvas, curvas suaves, com asfalto impercavel, a ultima vez, foram Eu e + 5 motos, todo mundo junto fazendu akelas curvas, no final todo mundo com o msm pensamento "Tinha q ter uma camera aki, pra ir filmando" e muitooooo loko, isso sem nenhum trafego de veiculos no local :OK: