PDA

Ver Versão Completa : Financiamento de veículos sem entrada terá restrição do BC



edumrq
04-12-10, 08:15
Financiamento de veículos sem entrada terá restrição do BC

O consumidor terá, a partir de agora, mais dificuldade para comprar veículos sem entrada. Pelas normas anunciadas nesta sexta-feira pelo Banco Central, haverá restrições de recursos para financiamentos com prazo superior a 24 meses.

Mantega admite alta nos juros devido a medidas do BC
BC anuncia medidas para segurar crédito e tira R$ 61 bi da economia
Entidades criticam medidas do BC para conter inflação
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Pela nova regra, para não cair na restrição, os bancos deverão exigir uma entrada de pelo menos 20% nos financiamentos entre 24 e 36 meses para carros novos ou usados.

Nos parcelamentos entre 36 e 48 meses, a entrada sobe para 30%. Entre 48 e 60 meses, para 40%.

Todas as vendas de veículos com prazo superior a 60 meses terão restrição, independentemente da entrada.

Para restringir essas operações, o BC vai exigir que os bancos façam uma reserva de capital 50% maior para garantir esses empréstimos.

Hoje, para cada R$ 100 emprestados, o banco precisa ter uma reserva de R$ 11. Nos financiamentos que o BC classificou como de 'prazos muito longos ou garantias insuficientes', o valor da reserva sobe para R$ 16,50.

Isso significa que, se o banco fizer essas operações, terá menos recursos para emprestar.

Regra similar foi adotada para os empréstimos consignados acima de 36 meses e para o crédito pessoal ou aquisição de bens acima de 24 meses. Em todos os casos, os bancos poderão oferecer as operações se elevarem a reserva, mas isso encarece e desestimula o financiamento.

A medida vale somente para novos empréstimos, concedidos a partir da próxima segunda-feira (6).

Como o BC quer restringir apenas o crédito ao consumo, não haverá restrição de prazo para crédito imobiliário, rural ou aquisição de veículos de carga com capacidade de transporte acima de duas toneladas, como caminhões. O crédito a pessoas jurídicas também não foi afetado.

ANÚNCIO

O BC anunciou uma série de medidas para reduzir o ritmo de aumento do crédito e intensificar o processo de desaceleração da economia, a fim de evitar o aumento da inflação.

Haverá aumento do compulsório (dinheiro dos bancos que fica depositado no BC), para retirar R$ 61 bilhões da economia, restrição para empréstimos de longo prazo a pessoas físicas e retirada da ajuda do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para bancos de menor porte.

O depósito compulsório é um dos instrumentos que o Banco Central usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crédito disponível e as taxas de juros cobradas. A medida adotada neste momento pelo governo foi tomada para tentar conter a inflação.

O objetivo, de acordo com o presidente do BC, Henrique Meirelles, é restabelecer as condições do mercado de crédito no período pré-crise de 2008 e evitar a formação de bolhas.

Meirelles lembrou que, em março, um mês antes do início do último ciclo de aumento taxa básica de juros, o BC também havia anunciado medidas semelhantes para conter a expansão do crédito.

A afirmação aumenta as expectativas de que o BC voltará a aumentar a taxa básica de juros, hoje em 10,75% ao ano, na reunião da próxima semana ou em janeiro.

MEDIDAS

Além do aumento do compulsório sobre depósitos à vista e a prazo, as emissões de Letras Financeiras ficarão isentas de recolhimento compulsório (depósitos a prazo).

"Essa medida reduz a liquidez do mercado e inibe a formação de bolhas e a assunção de riscos que podem ser negativos para a saúde da economia no futuro. Elimina também o restante das medidas de liquidez introduzidas durante a crise", disse Meirelles.

Em relação ao crédito para pessoas físicas, os bancos terão de possuir uma reserva maior de capital para conceder empréstimos nas linhas: consignado (acima de 36 meses), veículos (acima de 24 meses, dependendo do valor da garantia) e outros financiamentos acima de 24 meses.

Financiamentos imobiliários, crédito rural e compra de veículos de carga (ônibus e caminhões) não serão atingidos pela medida.

"Operações com prazos muito longos e valor de garantia insuficiente passam a ser penalizadas com alocação maior de capital por parte das instituições financeiras", disse Meirelles.

Segundo ele, a tendência atual de alongamento de prazos pode levar a situações em que o bem dado em garantia já tenha perdido seu valor no final do financiamento.

INFLAÇÃO

Meirelles destacou que essa medida também tem implicações macroeconômicas, "com impacto no mercado de crédito e também via preços".

Ele afirmou que essas ações "macro-prudenciais" não substituem a política de regulação da taxa básica de juros, mas devem ser usadas de forma complementar pelo BC.

"É prudente não dissociar essas ações das de política monetária. São complementares e usadas em situações diferentes. Em março de 2010, o BC também elevou as alíquotas de compulsório e, em abril, adotou medidas de política monetária com o aumento da taxa Selic", disse o presidente do BC.


Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/840416-financiamento-de-veiculos-sem-entrada-tera-restricao-do-bc.shtml

SydmaaR
04-12-10, 08:23
Naum gosto de financiamentos, Prefiro a minha poupança :G

f3rn4nd0
04-12-10, 09:11
Acabou com a alegria do povão que se orgulha de ter "um carro zerinho" pra mostrar pro vizinho, e a bíblia com 72 prestações abaixo do braço.....

SydmaaR
04-12-10, 09:22
Acabou com a alegria do povão que se orgulha de ter "um carro zerinho" pra mostrar pro vizinho, e a bíblia com 72 prestações abaixo do braço.....


Boa Fernando, kkkkkkkkkkkkkkkk

edumrq
04-12-10, 09:32
eu trabalho em uma financeira, acho os juros absurdos e tudo mais, mas hoje acho que o padrão de vida de muita gente aumentou por causa de financiamentos, hoje muito mais gente tem um computador, uma tv legal, uma geladera nova, etc. Muitas vezes comprados parcelados, minha moto mesmo foi financiada, faltam ai 20 parcelinhas uma mini biblia kkk, sei lá cada um é cada um né, mas eu vejo nos financiamentos alem do lucro enorme dos bancos a possibilidade de muita gente ter uma vida mais confortavel

junior_itj
04-12-10, 11:57
eu trabalho em uma financeira, acho os juros absurdos e tudo mais, mas hoje acho que o padrão de vida de muita gente aumentou por causa de financiamentos, hoje muito mais gente tem um computador, uma tv legal, uma geladera nova, etc. Muitas vezes comprados parcelados, minha moto mesmo foi financiada, faltam ai 20 parcelinhas uma mini biblia kkk, sei lá cada um é cada um né, mas eu vejo nos financiamentos alem do lucro enorme dos bancos a possibilidade de muita gente ter uma vida mais confortavel

(2)

neto_pe
04-12-10, 12:50
putzzzzzz.... que cagada feia do BC

dfazer
04-12-10, 12:52
aí fica difícil comprar heim, vai encalhar tudo agora

neto_pe
04-12-10, 12:56
aí fica difícil comprar heim, vai encalhar tudo agora


pois é vey... agora o pobre tem que ganhar no minimo uns 4 a 5 salarios para manter uma moto ou carro 0km e ainda pagar os absurdos de Dpvat...ipva.... e outras coisas ai... e ainda ter que dar entrada... xixixixi... os ricos quando veem que os pobres tao se associando a eles ja vetam logo e nao querem se misturar... é fods

Alan Ranieri
04-12-10, 14:07
Eles tinham que reduzir essas taxas de juros faraônicas que pagamos... Aqui se paga em 1 mês, quase o mesmo que EUA/Europa pagam em 1 ano.

madnando1
04-12-10, 18:54
a medida é importante pra que não viremos um estados unidos no futuro. Crédito muito fácil, faz com que gere uma bolha e no final das contas quebra tudo.
Eu apoio, e apesar da dificuldade, o povo vai comprar sem dó.

XxUNOxX
04-12-10, 19:18
Pelo menos vai evitar de "jovens por ai" (não generalizando), menores de idades falsificarem Olerite (compravante salarial) (isto acontece em todo lugar), e comprarem motos por ai nos seus 48x sem entrada e pagarem 3 meses e esquecerem o resto.

Claro que muitos inocentes tbm vão acabar pagando por isso, mais que vai evitar de muito irresponsável comprar, isso vai.

tom crazy
04-12-10, 19:24
To tentando pensar pelo lado bom da coisa. Se vai ficar mais dificil financiar vai vender menos, vendendo menos é mais moto parada na loja, mais moto parada significa quedas de preço.

mandrakyy
04-12-10, 19:36
ACho que a medida eh boa, mesmo prejudicando o povão...como o amigo a cima citou isso eh pra evitar que aconteça no Brasil o que aconteceu nos Estados Unidos...

mantabodyboarder
05-12-10, 13:17
Vendo XTZ125Xk - 1800 reais + 15 parcelas de 259 reais

Agora com essas novas regras, duvido conseguir condição melhor :P


hehehehehhe

luladss
06-12-10, 12:06
Pelo menos vai evitar de "jovens por ai" (não generalizando), menores de idades falsificarem Olerite (compravante salarial) (isto acontece em todo lugar), e comprarem motos por ai nos seus 48x sem entrada e pagarem 3 meses e esquecerem o resto.


cara de uns dias pra cá eu to vendo um monte de cara que não trabalha com moto aqui na região , agora junta aquela tropa pra ficar ligando as motos cortando giros bebendo cachaça e fazendo besteira na rua ,

eu acho assim bom era antigamente que só tinha um veiculo quem podia $$$$$, pq só assim ele zelava pelo que tinha ,pois sabia que seria dificil conseguir outro, tenha certeza que isso ja é um efeito Dilmes , ela ja está mostrando as unhas

tom crazy
06-12-10, 12:08
Vendo XTZ125Xk - 1800 reais + 15 parcelas de 259 reais

Agora com essas novas regras, duvido conseguir condição melhor :P


hehehehehhe


Se eu tivesse precisando de uma moto pequena pro dia a dia essa do manta estaria em uma condição ideal. Tá baratíssima manta.

ffjruthes
06-12-10, 12:22
Sou a favor dessa medida tbém...

Acho que agora, para completar a medida e não atrapalhar os que pagam as contas em dia e tudo mais... Deveria começar a valer o cadastro de bons pagadores (que só falta o molusco assinar)... Ai sim, se a pessoa é uma boa pagadora, vai ter crédito mais fácil...

Hoje tá muito fácil um piá pançudo, comprar uma moto em 48x e sair por ai fazendo merda...

Tem que dar uma bloqueada no crédito mesmo... Isso vai servir pra pessoas que não tem condições de pagar nada.. mas se iludem com essas financiamentos sem entrada.. Se a pessoa tem condições, ela vai esperar mais 2 ou 3 meses, juntar e entrada, e vai compar o bem da mesma forma...

jobarte
06-12-10, 12:23
E com isso o sonho da minha Lander X zerinho só vai ficando cada vez mais longe....... :d

DOUGLAS 00
06-12-10, 12:28
O governo tá certo mesmo. Apesar que o bom seria uma redução nos juros, ou melhor, no Spread bancário.

Wikipedia: "O spread bancário, diferença entre a taxa de juros que as instituições financeiras pagam na captação do dinheiro e a que cobram dos clientes,."

Thiago YBR
06-12-10, 13:55
Sou a favor dessa medida tbém...

Acho que agora, para completar a medida e não atrapalhar os que pagam as contas em dia e tudo mais... Deveria começar a valer o cadastro de bons pagadores (que só falta o molusco assinar)... Ai sim, se a pessoa é uma boa pagadora, vai ter crédito mais fácil...

Hoje tá muito fácil um piá pançudo, comprar uma moto em 48x e sair por ai fazendo $#@%$#...

Tem que dar uma bloqueada no crédito mesmo... Isso vai servir pra pessoas que não tem condições de pagar nada.. mas se iludem com essas financiamentos sem entrada.. Se a pessoa tem condições, ela vai esperar mais 2 ou 3 meses, juntar e entrada, e vai compar o bem da mesma forma...



Sinto lhe informar mas já pensaram nisso há muito tempo atrás quando inventaram o SPC.

Essa medida, creio eu, vem para desafogar os bancos que estão quebrando. Quem está do lado de lá (dos bancos) começa a ver que uma bola de neve vem descendo pela montanha. Hoje em dia estão criando uma situação que não viamos alguns poucos anos atrás.

Antes íamos até uma concessionária de motos e sentávamos na cadeira da loja e pedíamos uma simulação de financiamento. O vendedor perguntava se queria 24 ou 36 vezes.

Hoje são poucos os vendedores que falam em 36X. O negócio já começa em 42, 48 e vai até 72 parcelinhas.

Isso também vale para carros.

Além disso, os valores dos veículos usados estão baixando e a procura aumentando.

Só não concordo com o ministro em dizer que essa medida é para evitar a inflação.

ffjruthes
06-12-10, 17:16
Sinto lhe informar mas já pensaram nisso há muito tempo atrás quando inventaram o SPC.

Essa medida, creio eu, vem para desafogar os bancos que estão quebrando. Quem está do lado de lá (dos bancos) começa a ver que uma bola de neve vem descendo pela montanha. Hoje em dia estão criando uma situação que não viamos alguns poucos anos atrás.

Antes íamos até uma concessionária de motos e sentávamos na cadeira da loja e pedíamos uma simulação de financiamento. O vendedor perguntava se queria 24 ou 36 vezes.

Hoje são poucos os vendedores que falam em 36X. O negócio já começa em 42, 48 e vai até 72 parcelinhas.

Isso também vale para carros.

Além disso, os valores dos veículos usados estão baixando e a procura aumentando.

Só não concordo com o ministro em dizer que essa medida é para evitar a inflação.




Podem até ter pensado quando criaram o SPC... Mas agora o cadastro existe.. e foi aprovado no congresso, só falta o presidente Lula sancionar...

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/12/lei-do-cadastro-positivo-promete-proteger-os-bons-pagadores.html

Dj Serginho Sag
06-12-10, 18:16
Vocês falam TUDO porém se esquecem do principal.

VENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDE VENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDE VENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDE VENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDEVENDE............... ........COMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRA COMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACO MPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMP RACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRACOMPRA COMPRACOMPRA.

Daqui a pouco vai travar TUDO !

Ninguém anda; ninguém respira; ninguem consegue sair de casa de TANTO CARRO !!!!!!!

Ao invés de AUMENTAR a marginal tietê, por que não CICLOVIAS ?
Ao invés de incentivar o consumo de carro pra ENCHER os bolsos dos donos de concessionárias (muitos desses POLITICOS), por que não incentivo ao uso de bicicletas ?

Vamo HUMILHAR essa palhaçada que chamam de BRASIL ??? VAAAAAMOO, peraí:

http://www.ciclobr.com.br/diasemcarro/bike_fora02.asp
http://www.cicloviavel.org/bicicletas_no_mundo.html
http://emigra.blogs.sapo.pt/11175.html
http://lanocanada.blogspot.com/2010/05/bicicleta-item-indispensavel-em.html

Ah...e sabe que dou TOTAL RAZÃO para o SUL querer se separar do resto do Brasil ?
Porque as grandes cidades do sul (como Curitiba) aparece entre as melhores cidades DO MUNDO pra se pedalar...é HUMILHANTE para São Paulo por exemplo. Sendo o centro financeiro do Brasil ter um sistema vergonhoso de ciclovias.