PDA

Ver Versão Completa : Catraca no lugar do pinhão



Welton
06-12-10, 13:06
O que aconteceria se eu colocasse uma catraca no lugar do pinhão, de mesmo numero de dentes para manter a relação. Seria como se o freio motor desaparecesse.

Será que a moto andaria mais, ficaria mais economica, mais dificil de freiar, ou a catraca estouraria porque nao aguentaria a tração do motor...?

edumrq
06-12-10, 13:08
voce perderia o freio motor, pode estourar, mas andar mais não vai andar nem fu...

Ronnytrials
06-12-10, 13:12
catraca de bicicleta? nao daria certo.

Welton
06-12-10, 13:15
catraca de bicicleta? nao daria certo.


Bem isso mesmo. Tipo: vc aceleraria e ja era, tudo solto.

Será que alguem ja fez isso. É obvio que deve haver limitaçoes para isso, senao o fabricantes os fariam. Mas será que a limitação é somente a segurança que se perde sem o freio motor?

magrao tk
06-12-10, 13:22
Não tem como. Catraca de bicicleta nunca aguentaria a tração de uma moto, nem mesmo uma mobilete. Pra isso teria de fazer uma mega catraca, que provavelmente nem ia caber no lugar do pinhão. Alem de tudo não tem lógica nenhuma perder freio motor, se quer isso basta apertar a embreagem que dá no mesmo! Mas não é recomendável, isso gasta mais freio, já que eles vão fazer todo o serviço sozinhos de parar a moto, alem de ser perigoso.

Thyago Mahon Barros
07-12-10, 20:22
catraca de bicicleta? nao daria certo.


Nem em pensamento. :lol:

Gera
07-12-10, 20:24
Complicado isso... :-/

Alan Ranieri
07-12-10, 20:51
Soltando o acelerador aciona a catraca, mas depois quando for acelerar da lhe tranco na relação...

jmn83
07-12-10, 21:03
Soltando o acelerador aciona a catraca, mas depois quando for acelerar da lhe tranco na relação...


Fato!!

Quando andamos na bicicleta e paramos de pedalar, quando a gente volta a pedalar já da tranco imagina o tranco do motor?!?!

Stone
07-12-10, 21:47
Se não me engano os caras da Supermotard usam uma embreagem unidirecional que tira totalmente o freio motor!

ricardão
07-12-10, 22:17
mas ai é na embreagem fica mas facil no lugar do pinhão num tem espaço

Stone
07-12-10, 22:20
Isso mesmo, é só colocar um esquema igual de uma placa (embreagem) de partida na engrenagem da campana

speedFan
07-12-10, 22:54
não quer o freio do motor? compre ma moto 2 tempos. :G

cattani
07-12-10, 23:04
Catraca ja estora em bicicleta
Imagine em uma moto...

Dridri Brown
08-12-10, 16:21
Não faria isso na minha.

Mas se a moto é sua e você responde pelos seus atos, vá em frente!

Cuidado com os outros que estarão na via...

ricardão
08-12-10, 16:33
mas é muito perigoso o cara ta acostumado com o motor segurando se assusta reduz marcha mas só ouve o criiiiiiii da catraca não da nem tempo de freia direito. o cara da supermoto ta treinado pra não contar com o freio motor

Eduardo_
08-12-10, 17:05
Não faria isso na minha.

Mas se a moto é sua e você responde pelos seus atos, vá em frente!

Cuidado com os outros que estarão na via...


Calma, isso foi só um supositorio do cara...
foi tipo aquelas materias da Superinteressante... Por exemplo: "E se respirassemos debaixo d'água", "E se não dormissemos" enfim...
http://2.bp.blogspot.com/_7f9jfdZ6hSI/SOzJ7UDGDdI/AAAAAAAABaY/SU9aen4W-fA/s400/CalvinHobbsCalmDown.jpg
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/wp-content/uploads/gardenal/lennon11024.jpg

DiegoYBR
08-12-10, 17:19
nao tem como, só se fosse uma super hiper mega ultra power catraca que ia ser maior que o motor! uma catraca pequena nao agentaria a tração e muito menos os socos que o motor da!

flw

magrao tk
08-12-10, 17:32
Não tem como. Catraca de bicicleta nunca aguentaria a tração de uma moto, nem mesmo uma mobilete. Pra isso teria de fazer uma mega catraca, que provavelmente nem ia caber no lugar do pinhão. Alem de tudo não tem lógica nenhuma perder freio motor, se quer isso basta apertar a embreagem que dá no mesmo! Mas não é recomendável, isso gasta mais freio, já que eles vão fazer todo o serviço sozinhos de parar a moto, alem de ser perigoso.

Lagartixxa
08-12-10, 17:36
alem do problema de fazer uma catraca forte o suficiente pra aguentar a moto
tão esquencendo de falar que o freio motor é importante pra ajudar a segura a moto durante a frenagem!

Ronnytrials
08-12-10, 19:45
mas eu acho bacana as pessoas terem essas ideias, e essa é bem válida.
existe um cubo chamado Chris King, ele usa engrenagens de titanio pra aguentar os trancos.
no esporte q eu praticava se dava muito tranco na relaçao....
imagina vc numa bike parado equilibrando em uma roda em uma marcha bem reduzida fazendo essa bike voar junto com vc por 3.10 mts... e a única força q te faz voar tudo isso é a força de 1/4 de volta do pedivela... girado com sua força.
isso já é uma boa quantidade de força, mas nem se compara com a do motor. mas nao é assim tao impossivel.

http://autobus.cyclingnews.com/photos/2006/tech/shows/interbike06/interbike062/Chris_King_rear_hub_cutaway.jpg
essa é uma catraca da marca Echo, feita na china ( q é o maior fabricante de componentes pra essa modalidade do mundo):
http://si6.mtb-news.de/fotos/data/500/DSC006373.JPG

Esta é outro modelo:
http://www.mbaction.com/Media/News/Bionicon%20close_0.jpg

outra engenhoca, o gear box, com as marchas integrada no pedivela:
http://www.bioniconusa.com/wp-content/uploads/2008/07/bionicon-b-box2.jpg
http://www.bikemagic.com/news/images/euro08-b-boxx2-hi.jpg
http://www.mbaction.com/Media/News/Bionicon%20med_1.JPG

Welton
08-12-10, 22:18
mas eu acho bacana as pessoas terem essas ideias, e essa é bem válida.
existe um cubo chamado Chris King, ele usa engrenagens de titanio pra aguentar os trancos.
no esporte q eu praticava se dava muito tranco na relaçao....
imagina vc numa bike parado equilibrando em uma roda em uma marcha bem reduzida fazendo essa bike voar junto com vc por 3.10 mts... e a única força q te faz voar tudo isso é a força de 1/4 de volta do pedivela... girado com sua força.
isso já é uma boa quantidade de força, mas nem se compara com a do motor. mas nao é assim tao impossivel.



E essa a ideia. Acho que falta um pouco mais de ideias nos brazucas mano. A gente nem inventa esportes radicais.

Quem sabe depois que eu aposentar a YBR eu faça essa experiencia mesmo. :OK: :OK: :OK:

Vlw pelo esquema da catraca ai.

Como foi dito em relaçao as 2T, fiquei pensando nisso depois que um amigo me ensinou o esquema de funcionamento da RD 350.

Irmão
09-12-10, 00:00
Catraca! esse é o cara imagina ele formado em engenharia
mecanica, pelo menos criatividade ele tem. :G

RAYOVAC
09-12-10, 09:33
Mas lembra que nas bicicletas escapava o tal do " puxavante ''. Cansei de esmagar meus co...os no ferro quando escapava aquilo.. heheheh, I doia nossa!! Imagina se escapa aquilo na moto quando o motor ta forçando! O motor vai trabalhar livre ,e subir o giro tão bruscamente que pode ate fundir. Sem falar no susto e no trancaço que vai da depois que ele pegar de novo.

Ronnytrials
11-12-10, 13:39
Mas lembra que nas bicicletas escapava o tal do " puxavante ''. Cansei de esmagar meus co...os no ferro quando escapava aquilo.. heheheh, I doia nossa!! Imagina se escapa aquilo na moto quando o motor ta forçando! O motor vai trabalhar livre ,e subir o giro tão bruscamente que pode ate fundir. Sem falar no susto e no trancaço que vai da depois que ele pegar de novo.
ja tomei muito capote com escape de catraca.... aff.

SydmaaR
11-12-10, 13:43
ja tomei muito capote com escape de catraca.... aff.

Eu Tbmmm Caraa, ahsuahsuahsuah

blaugusto
11-12-10, 14:53
mas eu acho bacana as pessoas terem essas ideias, e essa é bem válida.
existe um cubo chamado Chris King, ele usa engrenagens de titanio pra aguentar os trancos.
no esporte q eu praticava se dava muito tranco na relaçao....
imagina vc numa bike parado equilibrando em uma roda em uma marcha bem reduzida fazendo essa bike voar junto com vc por 3.10 mts... e a única força q te faz voar tudo isso é a força de 1/4 de volta do pedivela... girado com sua força.
isso já é uma boa quantidade de força, mas nem se compara com a do motor. mas nao é assim tao impossivel.


Agora acho que estou entendendo pq é que minhas catracas não duram muito. :D

Juninho Theodosio
11-12-10, 15:31
|:( :-/ nem vo comenta :-/ |:(

Hugo_Victor
11-12-10, 21:31
Cara, eu acho que corre mais mesmo, não tem freio motor então o motor fica mais solto mesmo!
Vai lá, coloca uma catraca 16 de bike e vê se ela bota 160 por hora... Ela num quebra naum... hehe

Brincadeira,cara.
Mas re4almente, vez por outra é bom ter esses pensamentos loucos...
É bom pensar, não fazer, claro!

Stone
11-12-10, 21:35
Que ela ande mais eu não acredito não...

César
11-12-10, 22:20
Huhauahuheh, que mega gambi seria, já imaginou? Eu acho que seria assim, ela até aguentaria, uma vez que o pinhão não recebe muito torque, ele tem velocidade, a corrente que transforma a velocidade em força na coroa e na roda, mas seria tipo, quando vc para de acelerar o motor fica na lenta junto com o barulinho da catraca, só isso.

Tarcisio Discipulo
11-12-10, 23:42
rapaz e loucura mas pode ate da certo ... mas eu num faria de jeito nehum ...
e nem qria esta perdo quando fossem testar... :0_0:

Ronnytrials
12-12-10, 17:54
Agora acho que estou entendendo pq é que minhas catracas não duram muito. :D
Vc tbm praticou o biketrial Blau??? hehehe.
zoo video 33 (http://www.youtube.com/watch?v=TP86gBAvu6c#)

Deeck
12-12-10, 18:03
Lembro que quando tinha minha crossinha!
Toda vez que voltava tinha aqueles "macaquinhos" da catraca quebrada!
imagina na moto?
:D:D:D