PDA

Ver Versão Completa : Como andar na estrada quando for viajar em mais de uma moto?



andre57
06-12-10, 13:30
E ai pessoal blz?
Bom eu e mais uns amigos estamos pensando em pegar a estrada até a praia no mês que vem e gostariamos de saber como devemos andar com as motos, por exemplo, uma atrás da outra em fila indiana ou duas lado a lado e o restante da mesma maneira atrás, ou ainda outra maneira que eu nao conheça. se puderem ajudar ficarei grato.

dgcancian
06-12-10, 13:41
Vi isso em um outro forum,,, espero que ajude...

o que eu sempre vejo o pessoal andando em fila indiana


Linguagem de Sinais
Os sinais convencionados abaixo são uma sugestão, quem quiser pode combinar outros, gostei porque são práticos e de uso comum a militares e policiais.
LINGUAGEM DOS SINAIS


>>Apontar com a mão esquerda para baixo ou para um objeto ou ponto no solo: buraco, lombada, óleo ou outro tipo de obstáculo: reduza a velocidade e procure desviar(se possível).

>>A mão e o braço esticado sobem e descem sucessivamente: perigo, reduzir a velocidade.

>>Mão e braço balançando para trás e para frente como um remo: o grupo está muito disperso, os mais atrás devem acelerar para se aproximar um pouco mais.

>>Braço esquerdo apontado para a esquerda: atenção, reduzir para entrar à esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida.

>>Braço esquerdo dobrado sobre o capacete com a mão apontando para a direita : atenção, reduzir para entrar à direita.

>>Mão esquerda apontando para cima e realizando círculos no ar: atenção o grupo deve retornar - quando o grupo está parado, também pode significar acionar os motores para a partida.

>>Mão esquerda apontada para cima e espalmada: atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade.

>>Apontar para o tanque de combustível e logo em seguida simular uma degola de garganta com a mão esquerda: a moto entrou na reserva de combustível, indicando que aquele piloto necessita parar assim que possível para abastecimento.

Um lembrete que acredito que todos saibam, é proibido pelo código de trânsito sinais com o farol, exceto para pedir espaço para ultrapassagem.

Welton
06-12-10, 13:48
A formação já testada e fisicamente comprovado que é a melhor a de V de PATO. Pode cre que funciona. A natureza levou milhares de anos para descubrir isso. :lol: :lol: :lol:

v
v v
v v
v v
v

jpedro91
06-12-10, 13:51
sobre o posicionamento,
o primeiro da fila, vem a esquerda da pista,
o segundo, fica a direita da pista, com distância de 2s da moto a frete,
o terceiro, a esquerda da pista, a 2s de distância da moto a frente também, e assim por diante..




8

8

8

8

8

8

Dungamaster
06-12-10, 13:56
O ideal é tipo assim

| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |

um atras do outro e ao mesmo tempo do lado, rsrsr :drool: :drool: :drool: :drool:
assim qualquer manobra brusca do piloto da frente, o de tras pode desviar.
e quanto maior a velocidade dos pilotos maior a distancia frontal entre ele, acho ki deu pra entender!!

dhjesus
06-12-10, 13:57
O ideal é tipo assim

| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |

um atras do outro e ao mesmo tempo do lado, rsrsr :drool: :drool: :drool: :drool:




fila alternada. ou seja... se a moto a sua frente esta a direita da pista de rodagem, voce seguira a esquerda, e assim por diante.

ou seja ... a formação seguira a seguinte configuração:

andre57
06-12-10, 14:10
Vi isso em um outro forum,,, espero que ajude...

o que eu sempre vejo o pessoal andando em fila indiana


Linguagem de Sinais
Os sinais convencionados abaixo são uma sugestão, quem quiser pode combinar outros, gostei porque são práticos e de uso comum a militares e policiais.
LINGUAGEM DOS SINAIS


>>Apontar com a mão esquerda para baixo ou para um objeto ou ponto no solo: buraco, lombada, óleo ou outro tipo de obstáculo: reduza a velocidade e procure desviar(se possível).....






Cara suas informações foram muito interessantes curti mesmo essa dos sinais axo que é um belo jeito de evitar acidentes.

andre57
06-12-10, 14:12
O ideal é tipo assim

| | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| | |

um atras do outro e ao mesmo tempo do lado, rsrsr :drool: :drool: :drool: :drool:



Essa é uma formação que eu ainda nao conhecia bem interessante agregando isso aos sinais que nosso colega passou, com certeza as chances de uma moto trombar na outra vai ser bem menor.

andre57
06-12-10, 14:14
sobre o posicionamento,
o primeiro da fila, vem a esquerda da pista,
o segundo, fica a direita da pista, com distância de 2s da moto a frete,
o terceiro, a esquerda da pista, a 2s de distância da moto a frente também, e assim por diante..




8

8

8

8

8

8


vlw pela resposta era isso que eu precisava!

SydmaaR
06-12-10, 14:24
Normalmente é Fila Indiana ou Seja Um Atrás do Outrooo... :G
uahsuahsuahsuahsa
Essa Alternada Ai Me Parece Muitoo Boaa

edumrq
06-12-10, 14:38
Fila indiana um tapa a visão do outro, se um freia bruscamente tomo mundo caceta atras deles, se um cai do barranco todo mundo cai atras, fila indiana nunca, nem no transito ande atras de outras motos procure ficar em diagonal

NiveaC
06-12-10, 14:45
mas pra praia normalmente no pé da serra é pista simples e as curvas fechadas demais daí é mais seguro ir um atrás do outro mesmo com uma certa distância, essa das linguagens não tá muito boa, normalmente se aponta com o pé quando tem buraco ou algo no chão que deva ser desviado e os demais vão repetindo o movimento até que o último da fila fique avisado

Dungamaster
06-12-10, 14:59
mas pra praia normalmente no pé da serra é pista simples e as curvas fechadas demais daí é mais seguro ir um atrás do outro mesmo com uma certa distância, essa das linguagens não tá muito boa, normalmente se aponta com o pé quando tem buraco ou algo no chão que deva ser desviado e os demais vão repetindo o movimento até que o último da fila fique avisado


Se a distancia for bem segura, da pra ir um atras do outro, caso não, é melhor ficar um pouco de lado mesmo, nem que seja só um pouco, pra caso uma freada brusca, vc não de na traseira do outro piloto, não precisa ficar tão perto da contra-mão, da pra ficar do lado da outra moto, e assim ainda distante da contra mão..

dia 30 to decendo pra praia tmb 450 km pra chegar lá, boa viagem pra vc!!!

kluivertiago
06-12-10, 15:24
muito boa a explicação!!! :clap: :clap:

jpedro91
06-12-10, 15:34
mas pra praia normalmente no pé da serra é pista simples e as curvas fechadas demais daí é mais seguro ir um atrás do outro mesmo com uma certa distância, essa das linguagens não tá muito boa, normalmente se aponta com o pé quando tem buraco ou algo no chão que deva ser desviado e os demais vão repetindo o movimento até que o último da fila fique avisado


erradissimo

NiveaC
06-12-10, 15:51
erradissimo



errado pq? não é tirar o pé do pedal é simplesmente move-lo apontando para o chão, funciona muito bem com o benefício de poder indicar qual o lado do obstáculo, com a mão fica difícil e mais lento indicar o lado fora que faz tirar a mão do guidão

SydmaaR
06-12-10, 15:53
Ixxiii Eu Naum Posso Entrar Nessa Discução, Porque eu e os Piaas Sempre Andemos Desorganizadoos :s
Se Umm Cair Numa Valeta, Todo Mundo Cai Junto, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Guilherme Rabelo
06-12-10, 15:59
depende da situaçao, em pista boa acho melhor a alternada agora em pista de mao dupla e serra com muitas curvas acho a indiana melhor....

Hemerson Cavalcante
06-12-10, 16:02
acho errado isso de fila indiana.. vc so consegue ver o cara da frente e olha la neh..

nao sei se o pessoal reparou.. nessse passeio la pra bueno.. eu sempre ficava ao lado e atraz..
acho melhor e mais seguro.. tanto na ida , como no passeio, e na volta.. com 2 motos sempre manter o lado oposto ao outro , assim td mundo ve o que tem a frente..

fredericoelias
06-12-10, 16:03
esses sinais de mão eram uma graça... Até fiz um cartão de aniversário pra o líder de um grupo aqui brincando com isso, chamando ele de bailarina do asfalto kkkkkkkkkk

Dungamaster
06-12-10, 16:11
errado pq? não é tirar o pé do pedal é simplesmente move-lo apontando para o chão, funciona muito bem com o benefício de poder indicar qual o lado do obstáculo, com a mão fica difícil e mais lento indicar o lado fora que faz tirar a mão do guidão


Nâo sei, será que não é mais perigoso assim, já que talvez os pilotos que estão atras vão ficar olhando pros pés do que estão na frente, é isso?

NiveaC
06-12-10, 16:31
Nâo sei, será que não é mais perigoso assim, já que talvez os pilotos que estão atras vão ficar olhando pros pés do que estão na frente, é isso?


não, é com a visão periférica mesmo, vc não precisa focar no pé pra vizualizar que ele mexeu

jpedro91
06-12-10, 16:32
errado pq? não é tirar o pé do pedal é simplesmente move-lo apontando para o chão, funciona muito bem com o benefício de poder indicar qual o lado do obstáculo, com a mão fica difícil e mais lento indicar o lado fora que faz tirar a mão do guidão


não errado, mais não tão eficiente doque apontar com a mão..

NiveaC
06-12-10, 16:37
mas já viajou nesse esquema? é que outros vários sinais podem ser feitos com a mão, pelo menos esse com o pé já evita confusão

jpedro91
06-12-10, 16:38
mas já viajou nesse esquema? é que outros vários sinais podem ser feitos com a mão, pelo menos esse com o pé já evita confusão


com o das mão sim.. é sussa

blaugusto
06-12-10, 17:44
Na serra mantenha distancia e siga em fila indiana. Não tem jeito.


Outra ue ninguém lembra:
Ultrapassagem - Assim que o primeiro indicou que será necessário trocar de faixa ele liga a seta. Todos os outros ligam. O ultimo troca de faia pra segurar o transito SE necessário e de tras pra frente todos vão trocando até que o lider saia tb e ultrapassam.

Well_99
06-12-10, 17:52
e em retas mais longas
teve um dia q eu peguei uma reta com a minha moto, ainda estava amaciando, q dizer ainda estou ne, botei 130 peito aberto, mas ai estava com duvida entre ficar no lado esquerdo, bem do lado da faixa principal ou do lado do encostamento, meu instrutor de auto escola falou q é pra ficar no da faixa principal, mas as vezes passava uns carros a +-140 entao comedo de passarem muito proximo e me jogarem para p outro lado da pista, dos carros q vinham fui para o lado do encostamento q eu acho q é mais seguro para mim!
esse é o certo?

blaugusto
06-12-10, 18:24
Mineirinhlo a faixa e sua, fique no centro dela. Ficando no canto da faixa vc da margem para engracadinhos bab@cas te ultrapassarem pela mesma faixa.

reyboy_fan
06-12-10, 18:52
Blaugusto

me explica melhor esse negocio da ultrapassagem q eu n entendi.

Na serra mantenha distancia e siga em fila indiana. Não tem jeito.


Outra ue ninguém lembra:
Ultrapassagem - Assim que o primeiro indicou que será necessário trocar de faixa ele liga a seta. Todos os outros ligam. O ultimo troca de faia pra segurar o transito SE necessário e de tras pra frente todos vão trocando até que o lider saia tb e ultrapassam.

Naldo
06-12-10, 19:08
dá pra somar todas as informações e fazer legal: (fila alternada ou indiana dependendo da condição da via,) reforçar a sinalização ou a intenção do que vai á frente( com a mao esquerda ou com o pé vale decidir isso antes de comear a viagem) eu ja ví moto clubes fazer os dois, eu acho que funciona apesar de eu particulamente achar os gestos com braços mais completos tipo avisar que entrou na reserva sinalizar que é pra acionar os motores e tal. o segredo de todo codigo é que as pessoas envolvidas dicifrem sem erro o que se esta dizendo.

stcowboy
06-12-10, 19:13
Em grupo, procuro andar como o Dungamaster e o jpedro ilustraram, mas com uma diferença:

O líder do grupo fica sempre mais próximo do centro da pista para facilitar ultrapassagens. Em pista simples, pode funcionar da mesma forma, com a diferença que nas curvas, deve-se diminuir um pouco mais que o normal e formar fila indiana para que quem estiver na frente possa utilizar toda a pista sem preocupação.

Naldo
06-12-10, 19:18
Em grupo, procuro andar como o Dungamaster e o jpedro ilustraram, mas com uma diferença:

O líder do grupo fica sempre mais próximo do centro da pista para facilitar ultrapassagens. Em pista simples, pode funcionar da mesma forma, com a diferença que nas curvas, deve-se diminuir um pouco mais que o normal e formar fila indiana para que quem estiver na frente possa utilizar toda a pista sem preocupação.
é eu gostei muito da ilustração também eu so fiquei com uma duvida nao sei se vc concorda comigo. na formação citada eu pensei: os pilotos da esquerda em caso de utrapassagem deveria efetuar a manobra primeiro. quando retornassem trocaria de posição com os pilotos que ainda estivesse a efetua a manobra.. entendesse?

blaugusto
06-12-10, 19:28
Blaugusto

me explica melhor esse negocio da ultrapassagem q eu n entendi.


O lider sinaliza a troca de faixa, mas o ultimo da fila troca de faixa primeiro.

blaugusto
06-12-10, 19:29
Blaugusto

me explica melhor esse negocio da ultrapassagem q eu n entendi.

O lider sinaliza a troca de faia, dando seta.
O ultimo da fila troca de faixa e o lider [e o ultimo a trocar.





é eu gostei muito da ilustração também eu so fiquei com uma duvida nao sei se vc concorda comigo. na formação citada eu pensei: os pilotos da esquerda em caso de utrapassagem deveria efetuar a manobra primeiro. quando retornassem trocaria de posição com os pilotos que ainda estivesse a efetua a manobra.. entendesse?

Ta doido, naldo??? huehehuehuhuehe...

Tarcisio Discipulo
06-12-10, 19:51
juntando estas dicas , e combinarem todos antes da viagem da pra se ter mas segurança ...
só achei estranho esta de apntá com o pé ...
quem q vai andar de moto olhando para o pé de quem ta na frente .. já com a mão todos conceguem Vê ...

Tarcisio Discipulo
06-12-10, 19:55
há e é bom combinar a velocidade media em casa tipo de pista e situação...
lembrando-se da diferença de velocidade marcada por cada painel , entre marcas ...

blaugusto
06-12-10, 20:06
juntando estas dicas , e combinarem todos antes da viagem da pra se ter mas segurança ...
só achei estranho esta de apntá com o pé ...
quem q vai andar de moto olhando para o pé de quem ta na frente .. já com a mão todos conceguem Vê ...


Sempre da pra ver. Parace estranho, mas acho uma boa ideia.

Sobre a velocidade:
O lider tem que ter nocao. Se da pra botar mais velocidade ele puxa. Se ver que os demais nao estao acompanhando ele diminui.

Quem vai na frente TEM que prestar muita atencao em todos e a frente. É um cargo muito importante.

Naldo
06-12-10, 20:09
juntando estas dicas , e combinarem todos antes da viagem da pra se ter mas segurança ...
só achei estranho esta de apntá com o pé ...
quem q vai andar de moto olhando para o pé de quem ta na frente .. já com a mão todos conceguem Vê ...
mais dá certo eu ja vi é como a propia " nivea c" ja citou é visao periferica e como esse gesto ja foi combinado antes com a turma que segue funciona.

Naldo
06-12-10, 20:17
[quote=blaugusto;592495]
O lider sinaliza a troca de faia, dando seta.
O ultimo da fila troca de faixa e o lider [e o ultimo a trocar. é isso é muito valido tambem. tem grupos que fazem assim tambem os ultimos trocam primeiro fazendo uma barreira né? em seguida os do meio e por fim os da frente. é bom.

Affonso
06-12-10, 21:33
Galera sempre andem em fila alternada, nunca em fila indiana, mesmo que em pista simples pois em fila indiana não se tem visão do tem a frente, e em situações de emergencia ninguem vai saber pra que lado ir, pois apenas o ponta vai ver o obstaculo, a distancia de seguimento entre as motos deve variar de acordo com a velocidade do comboio quanto mais rapido maior a distancia entre as motos, sempre que o ponta ve um obstaculo como algo na pista ou um buraco ele aponta com a perna e quem vem atraz deve fazer o mesmo para os demais visualizarem o obstaculo, em rodovias com comboios grandes quando combinado previamente quando o ponta sinaliza mudança de faixa o ferrolho(motociclista que fecha o comboio) muda de faixa e segura o transito para não entrarem carros no meio do comboio durante a mudança de faixa.

Caso for viajar apenas com um amigo andem cada um de um lado da faixa mas evitem andar emparelhados, pois ao desviar de algo ou ser apertado por outro veiculo vcs podem se enroscar e ai ja era, andem sempre na mesma faixa cada um de um lado e com uma pequena distancia entre si e muito mais seguro, e sempre melhor previnir do que remediar

um abraço a todos

Fanto
06-12-10, 21:41
Bom acho que seria uma boa andar dentro do foco do retrovisor de quem vai a sua frente entao vc pode sempre sempre de olho em quem te acompanha , q caso faça alguma mudança de faixa ou for passar a dianteira basta uma piscada de farol. E em uma distacia segura claro, caso necessite fazer um quebra ou uma freada brusca. :)

Ivan RJ
06-12-10, 22:45
Acho que será o unico tópico do PN em que não poderei ajudar muito.
Posso dizer que a posição alternando as motos é a mais segura, só isso.
Não ando em comboio ou caravana, não sou cowboy, jamais farei parte de um motoclub, se em 40 anos de motociclismo nunca aceitei nenhum convite não será agora.
Gosto de viajar a noite, com chuva e frio, se tiver neblina é muito melhor, ou seja, tudo que 99% dos motociclistas não gostam. Aqui no PN Rio, achei um que gosta das mesma coisas que eu, é o Anderson Cesar. Aliás, fizemos um passeio deste tipo só que foi de dia.
A melhor regra a seguir para quem gosta de viajar em comboio é o bom senso, principalmente ter atenção com os menos experientes. Lembrem-se que nem todos tem a mesma habilidade para fazer curvas. Pode sobrar alguém na contra mão.
Botem as motos menores e os menos experientes no meio do comboio, o mais experiente e com a moto mais rápida vai de ferrolho.
Um grande abraço a todos os irmãos.

TheSYNC
07-12-10, 11:34
achei bastante interessante essas dicas... nunca andei em comboio de motos.. acho legal e pretendo fazer isso futuramente, só não tenho uma galera pra isso :d

eu sou trilheiro de bike... faço Freeride e um Downhill de leve...
faço isso a 4 anos e sou o lider do grupo, geralmente são de 15 a 30 pessoas por trilha, e sempre que pegamos descidas novas ou as conhecidas mesmo,
Eu fico responsavel de fazer a trilha, mostrando o melhor caminho por onde todos devem passar... eh meu hoby...
Claro que como nem todo pessoal que anda comigo nas trilhas tem muita pratica em Freeride ou DH, as veses não resisto de ir na frente e disparo...
ou quando tem filmagem... eu saio por ultimo pra sair na camera dps passo todos novamente...
dusadhusahd

Pretendo fazer parte de um grupo de motociclista um dia, pois gosto muito dessas atividades... e essas dicas vão me ajudar muito! vlw... :OK:


a e tem um video que gravamos não faz mto tempo foi a alguns meses atras...
uma descida legalzinha... nah trilha que é chamada trilha do boiola... hdaushdsa
bom eu sou esse de capacete preto que fico parado no começo do video esperando o camera q é meu pai, passar para dps eu passar todos...
e dps eu passo e soh apareço no final parado jah de boné :lol:
vlw...

Trilha Boiola ( Caruaru - PE ) " Descida do Fim do Mundo" 26/09/10 [HD] (http://www.youtube.com/watch?v=QgBEYtsyKOw#ws)

andre57
07-12-10, 11:45
Esses dias eu tava indo pra represa aqui da cidade e encontrei alguns motoqueiros que pareciam ter experiência em andar nas estradas, eles formavam uma fila indiana e ficavam a uma distância consideravel e pareciam manter a velocidade, além disso ainda ultrapassavam os carros apenas quando dava para todas as motos irem de uma vez. Axo que esta é uma boa maneira de conseguir chegar ao destino, mas estou aprendendo bastante com cada observação aqui.

Thyago Mahon Barros
07-12-10, 20:19
sobre o posicionamento,
o primeiro da fila, vem a esquerda da pista,
o segundo, fica a direita da pista, com distância de 2s da moto a frete,
o terceiro, a esquerda da pista, a 2s de distância da moto a frente também, e assim por diante..




8

8

8

8

8

8


É isso ai.

stcowboy
08-12-10, 20:45
é eu gostei muito da ilustração também eu so fiquei com uma duvida nao sei se vc concorda comigo. na formação citada eu pensei: os pilotos da esquerda em caso de utrapassagem deveria efetuar a manobra primeiro. quando retornassem trocaria de posição com os pilotos que ainda estivesse a efetua a manobra.. entendesse?


Acho que entendi... É isso o que você quis dizer? Sendo que a primeira imagem é antes e a segunda após uma ultrapassagem.

| 1| |1 |
|2 | | 2|
| 3| > |3 |
|4 | | 4|
| 5| |5 |
|6 | | 6|

Não sei se fez algum sentido (na minha cabeça fez! :lol: )

Naldo
23-12-10, 18:14
Acho que entendi... É isso o que você quis dizer? Sendo que a primeira imagem é antes e a segunda após uma ultrapassagem.

| 1| |1 |
|2 | | 2|
| 3| > |3 |
|4 | | 4|
| 5| |5 |
|6 | | 6|

Não sei se fez algum sentido (na minha cabeça fez! :lol: )
rsrsrsr pra mim tambem fez....... foi assim que entendi, apesar de um membro do PN perguntar se eu estava louco eu acho que ele nao entendeu desse jeito que eu e vc.

charlespicol
28-12-10, 21:58
melhor coisa é andar junto ....... nada de andar na frente as moto que anda mais e as fracas ficarem para traz
sempre junto mesma velocidade
isso é bom de mais