PDA

Ver Versão Completa : Compra de moto: Razão x Emoção



Rubinho
17-12-10, 20:36
Abri esse tópico para podermos discutir um assunto que sempre aparece em tópicos de Up, compra, etc, realizar uma vontade agora, sem pensar em custos ou ser racional e pensar no futuro???

Razão x Emoção, esses dois sentimentos, na maioria das vezes antagônicos, norteiam nossas cabeças durante uma boa parte de nossas vidas.

A razão é o anjinho que fica sentado no ombro direito, é aquele sentimento que nos faz buscar a razoabilidade, analisar os prós e os contras, verificar as consequências de nossos atos, pensar antes de fazer, fazer tudo da maneira mais correta, mais efetiva e acima de tudo mais sensata.

A emoção é o demônio que fica sentado no ombro esquerdo, que nos faz esquecer qualquer conceito de certo ou errado e se baseia apenas na satisfação pessoal imediata.

Vou dar um exemplo das duas situações, com valores fictícios, mas próximos aos reais.

Duas pessoa tem um sonho (Peão 1 e Peão 2), comprar uma GSX-R 750 que vale aí seus 55.000 reais zera.

Primeira situação, movido pela EMOÇÃO: (peão 1)

Claro, todo mundo tem que começar por baixo (ou pelo menos a maioria das pessoas), então o peão 1 vai e compra uma Cg mix em 2010 que custa 6000 reais. Compra financiado em 36x (+ou- 255,00) e ao final do financiamento ele paga em juros a metade do valor da moto, ou seja, a moto custou pra ele R$ 9000,00.

Então, em 2013 ele terá uma moto no valor de 4.000 reais por conta da desvalorização natural, aí ele vende a moto, pega os 4.000 e da de entrada em uma CB300R que custa 12.000 reais, ele vai financiar 8.000 reais em 36x (+ou- R$ 333,00). No final de 2016, ele pagou aproximadamente 16.000 na moto e tem uma moto de 9.000 reais, ou seja, no valor que ele financiou.

No mesmo ano (2016) ele vende a CB por 9.000, da de entrada e compra uma Bandit que custa 26.000, financiando a mesma em 36x, ou seja financiando 17.000.(+ou- R$ 694,00 por mês) No final de 2019, ele pagou aproximadamente 34.000 na Bandit, e a mesma Bandit vale algo em torno de R$ 22.000.

Agora (2019) finalmente a realização de um sonho, o peão compra a GSX-R 750, ele vendeu a Bandit por R$ 22.000,00 e deu de entrada, financiou R$ 33.000,00 em 36x. No final de 2021, ele pagou pela SRAD em torno de R$ 71.000,00.

Em resumo, em 2021 o peão levou 11 anos para comprar sua tão sonhada moto e gastou ao todo R$ 95.000,00 (soma do valor total de cada moto ao final de cada compra menos o valor das entradas.)

SEGUNDA SITUAÇÃO: Movido pela razão...
Peão 2
Em 2010, para comprar a primeira moto, o peão vai a concessionária e descobre que se comprar uma CG MIX parcelada, ele vai pagar 36x de R$ 250,00, então ele faz as contas e descobre que, se juntar esses mesmo 250 reais por mês, ele consegue comprar uma moto do mesmo valor em apenas dois anos, então ele faz isso todo mês ele coloca 250 reais na poupança.

Em 2012, os juros que rende, possibilita o peão comprar a sua primeira moto com apenas 2 anos de economia e ainda conseguiu pagar a documentação com os juros.

Agora o peão 2 não vai mais financiar nada, ele tem sua motinha pra andar e resolve no lugar de financiar outras motos, juntar o mesmo valor equivalente as prestações do peão 1.

Ok, vamos lá....

De 2012 a 2015 ele junta R$ 333,00 (o mesmo que o peão 1 pagava de prestação) e ao final ele tem um montante de R$ 12.000,00.

De 2015 a 2018 ele junta R$ 694,00 ( o mesmo que o peão 1 pagava de prestação na Bandit) e ao final ele tem um montante de R$ 25,000 + R$ 12,000 dos 3 primeiros anos = R$ 37.000,00

Agora, juntando R$ 1.361,00 ( o mesmo que o peão 1 pagava de prestação da SRAD) ao final de 14 meses o peão 2 já consegue comprar sua tão sonhada SRAD.

Em resumo, em 2019 o peão 2 levou pouco mais de 9 anos para comprar sua tão sonhada moto, gastou R$ 64.000,00 e ainda tem uma CG veia pra rodar no dia a dia....rs
Se o peão 2 continuar a juntar as prestação até 2021, (que foi até quando o peão 1 pagou sua moto), ele terá R$ 32.500 e vai comprar um carro zero pros dias de chuva.

Alguns valores foram arredondados, claro que não vamos entrar no mérito de que moto se desvaloriza e que não é investimento e que nenhum peão tem uma carreira meteórica dessas...rs

Tirando todas as asneiras que escrevi, qual a opinião de vocês sobre o assunto??

SydmaaR
17-12-10, 20:48
Olhaa Vai da Necessidade de Ter Uma Moto, e da Pessoa, Muitos Jáh Financiam
Porque Sabem Que Não Conseguem Guardar o Dinheiro, Outros Financiam Dinheiro Em Bancos e Compram a Moto a Vista.

f3rn4nd0
17-12-10, 21:17
Antes de tudo, parabéns pelo post. (deve ter dado um trabalhão escrever tudo isso, precisamos reconhecer)

Bom, eu sou impulsivo, sou de agir mesmo pela Emoção, por mais que pague o preço de 02 motos no final do plano, o prazer de a ter naquele momento, supera qualquer tipo de juros... é perfil que as financeiras gostam...

Nesse caso, o peão 1 teve um gasto maior, porém aproveitou 04 tipos de motos, motores, passeio, estradas, enfim, degustou com prazer as 04 motos...

o Peão 2 vai pagar menos, mas andar 08, 09 anos de CG é pra acabar com qualquer um, dificil vc conseguir ser forte e seguir o foco !!!

essa é minha opinião!

FelipeLiposo
17-12-10, 21:22
Antes de tudo, parabéns pelo post. (deve ter dado um trabalhão escrever tudo isso, precisamos reconhecer)

Bom, eu sou impulsivo, sou de agir mesmo pela Emoção, por mais que pague o preço de 02 motos no final do plano, o prazer de a ter naquele momento, supera qualquer tipo de juros... é perfil que as financeiras gostam...

Nesse caso, o peão 1 teve um gasto maior, porém aproveitou 04 tipos de motos, motores, passeio, estradas, enfim, degustou com prazer as 04 motos...

o Peão 2 vai pagar menos, mas andar 08, 09 anos de CG é pra acabar com qualquer um, dificil vc conseguir ser forte e seguir o foco !!!

essa é minha opinião!


[2]
Esse é o meu caso, por isso financiei a factor :G

Furious VIPER
17-12-10, 21:33
É tudo questão de disciplina!
Se fossemos disciplinados assim, aposto q ninguém aki faria parte só do PN... e sim de inúmeros fóruns de motos grandes tb! hehehe
Eu acho essa idéia SENSACIONAL... mas sabemos q é complicado... com tantas tentações nos rondando os pensamentos... é complicado!
Quem consegue... fica faceiro q só!!

Rubinho
17-12-10, 21:36
Furious, tu é professor de EF também??

Ivan RJ
18-12-10, 22:20
Excelente Rubinho!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

Furious VIPER
18-12-10, 22:42
Furious, tu é professor de EF também??

Aham!! O melhor q eu conheço! hehehe

speedFan
18-12-10, 23:04
Antes de tudo, parabéns pelo post. (deve ter dado um trabalhão escrever tudo isso, precisamos reconhecer)

Bom, eu sou impulsivo, sou de agir mesmo pela Emoção, por mais que pague o preço de 02 motos no final do plano, o prazer de a ter naquele momento, supera qualquer tipo de juros... é perfil que as financeiras gostam...

Nesse caso, o peão 1 teve um gasto maior, porém aproveitou 04 tipos de motos, motores, passeio, estradas, enfim, degustou com prazer as 04 motos...

o Peão 2 vai pagar menos, mas andar 08, 09 anos de CG é pra acabar com qualquer um, dificil vc conseguir ser forte e seguir o foco !!!

essa é minha opinião!


[3]

Bem cara além de o cara ter degustado de todas as motos você pensa sabe imagina quantas motos supers loucas vão ser criadas nesse intervalo de 9 ou 11 anos putz o peão nem sabe se o sonho dele ainda vai ser o mesmo com toda essas novidades e tecnologias putz... nem sei kkkk

mais juro gostaria de ser racional mas...... a emoção é mais forte :-/

mas tah blz quando eu acabar minha moto e pagar as duas que ela não vale hehe penso em outra prestação |:( |:(

vlw amigão parabéns pelo post....

iagosoares
18-12-10, 23:25
Antes de tudo, parabéns pelo post. (deve ter dado um trabalhão escrever tudo isso, precisamos reconhecer)

Bom, eu sou impulsivo, sou de agir mesmo pela Emoção, por mais que pague o preço de 02 motos no final do plano, o prazer de a ter naquele momento, supera qualquer tipo de juros... é perfil que as financeiras gostam...

Nesse caso, o peão 1 teve um gasto maior, porém aproveitou 04 tipos de motos, motores, passeio, estradas, enfim, degustou com prazer as 04 motos...

o Peão 2 vai pagar menos, mas andar 08, 09 anos de CG é pra acabar com qualquer um, dificil vc conseguir ser forte e seguir o foco !!!

essa é minha opinião!


[2]
penso assim tbm D:

E ainda tem aquelas opções de pagar a primeira e ultima parcela do carnê, q ganha um descontão no final irairairiar

reyboy_fan
19-12-10, 00:05
meio tenso isso.



Antes de tudo, parabéns pelo post. (deve ter dado um trabalhão escrever tudo isso, precisamos reconhecer)

Bom, eu sou impulsivo, sou de agir mesmo pela Emoção, por mais que pague o preço de 02 motos no final do plano, o prazer de a ter naquele momento, supera qualquer tipo de juros... é perfil que as financeiras gostam...

Nesse caso, o peão 1 teve um gasto maior, porém aproveitou 04 tipos de motos, motores, passeio, estradas, enfim, degustou com prazer as 04 motos...

o Peão 2 vai pagar menos, mas andar 08, 09 anos de CG é pra acabar com qualquer um, dificil vc conseguir ser forte e seguir o foco !!!

essa é minha opinião!

[4]


Olhaa Vai da Necessidade de Ter Uma Moto, e da Pessoa, Muitos Jáh Financiam
Porque Sabem Que Não Conseguem Guardar o Dinheiro, Outros Financiam Dinheiro Em Bancos e Compram a Moto a Vista.


financiada vc sabe q tem a obrigação de pagar. vc com dinheiro guardado querendo ou nao vai se garantir nele, de vez em qnd vai la e tira um pedaço e no final demora mto mais pra comprar.

edit: é tambem o mesmo caso de vc personalizar a moto. vc n sabe se deixa original ou da algum toque pessoal nela.

marcos013
19-12-10, 02:34
Aham!! O melhor q eu conheço! hehehe


E o mais modesto também, presumo. :lol: :lol:

Roberval3000
19-12-10, 06:54
Antes de tudo, parabéns pelo post. (deve ter dado um trabalhão escrever tudo isso, precisamos reconhecer)

Bom, eu sou impulsivo, sou de agir mesmo pela Emoção, por mais que pague o preço de 02 motos no final do plano, o prazer de a ter naquele momento, supera qualquer tipo de juros... é perfil que as financeiras gostam...

Nesse caso, o peão 1 teve um gasto maior, porém aproveitou 04 tipos de motos, motores, passeio, estradas, enfim, degustou com prazer as 04 motos...

o Peão 2 vai pagar menos, mas andar 08, 09 anos de CG é pra acabar com qualquer um, dificil vc conseguir ser forte e seguir o foco !!!

essa é minha opinião!



pura verdade!

são tantas emoçoes...

Bandit
19-12-10, 07:41
Hj mais q nunka, é o cara fazer 18 anos, tirar a carteira e comprar uma moto, Financiada, arracando os olhos dele... mas a vontade é bem maior q isso td.. eu msm vou pagar 7 mil na Yes Financiada, acho q foi um bom jogo, pois eu nao tinha dinheiro, e se eu fosse pega uma moto a vista iria fika a pe pelo menos + um ano...
Aki no bairro, 3 colegas meus fizeram 18 e pgaram motos 125 ou 150, a preços Absurdos, no final do plano chegando a 11.600 a 13 mil reais... e vc pode falar oq quiser q ele é loko, q vai morre pagando essa moto... mas ele ta muito feliz viu :clap:

Alan Ranieri
19-12-10, 11:13
Minha Razão x Emoção é mais pelo lado de imóveis, pro exemplo eu estava cogitando seriamente uma VSTORM ou uma XJ6, mas eu pensei bem vou pagar caríssimo por uma moto que não vale nem metade disso, prefiro investir em imóveis ou mobília para o conforto da casa, imagina você com R$ 30.000 vai nas Casas Bahia e compra quase um caminhão fechado de móveis e eletrodomésticos...

tom crazy
19-12-10, 12:09
Acho que tudo tem um meio termo, claro que o idela seria juntar o dinheiro e comprar o bem a vista, tudo lindo e maravilhoso, pegaria uma motinha pequena, ficaria uns 10 anos com ela e depois partiria pro sonho que estaria juntando pra conquistar a 10 anos. Mais é como o camarada disse ali em cima, e a emoção de ir pulando de moto em moto? Só quem pega uma moto nova ou usada melhor que a sua sabe a emoção, aquele prazer de pegar ela e andar desfilando nos primeiros dias, ficar igual besta parado na garagem olhando a moto nova, pra mim essa sensação é show de bola. Fora que não sei como e em que situação vou estar daqui a 10 anos.
Então minha opnião é que temos que ser movidos pela razão sim, mais tem que ter emoção junto.

apu
19-12-10, 13:45
já viu brasileiro agir pela razão? nem querendo não dá. se agir pela razão, vai morrer de fome e nunca ter nada.

no país em que vivemos, sonhar é um privilégio de poucos.

mas óbviamente, o ideal é economizar e tirar a vista ao invés de se jogar no maravilhoso mundo das prestações, juros e correções.

Nickneo
19-12-10, 15:55
eu sou 80% emoção, até porque eu não penso muito no futuro não... Acho que é meio que uma maneira de vida. Não sei nem se to vivo amanha, não vou ficar me regulando sobre o que eu posso ter AGORA.