PDA

Ver Versão Completa : Qual Oleo passar no filtro de ar?



Fabrício Itápolis
28-11-05, 07:33
Posso passar qualquer oleo no filtro de ar ( Espuma )? Pode ser aquele oleo fino o 'Singer' ou tem que ser oleo
para motores 4T?

MarciON
28-11-05, 12:42
tbem to curioso :0_0:
alguem ae pode nos informar isso???

Fabrício Itápolis
28-11-05, 14:01
Cara, acho que ninguem quer responder ]:(

juliano125
28-11-05, 14:54
acho q um óleo fino tá legal..senão obstrui a passagem de ar....acho q não precisa encharcar muito não....

lugano
25-07-08, 22:12
Esse topico é antigo, mas a resposta do rapaz não foi respondida, será que alguem poderia responder agora tres anos depois rs.... será que so pode usar o oleo especifico pra filtro de ar, ou pode ser oleo tipo singer, oleo de motor novo ou mesmo o oleo queimado, ja que seria apenas pra criar uma barreira contra poeira, resta saber se esses oleos estragariam o filtro de ar.

PS: O post é antigo, mas a duvida é pertinente.

Christian
25-07-08, 22:32
PS: O post é antigo, mas a duvida é pertinente.


Taí um assunto que me interessa também.
Se alguém souber...

Abs!

Furious VIPER
25-07-08, 22:33
Parabéns lugano... aproveitou um tópico não respondido pra evitar criar outro!! :clap: :clap:


Como a idéia é tu besuntar o filtro.. mas depois espremer ele.. pra sair o excesso e ficar só o suficiente... um óleo fino vai pingar demais...
Eu uso óleo 4t pra motos... novo, claro. Como é só um pouco q vai, o mecânico faz isso e nem cobra nada mais.

lagreca
25-07-08, 22:52
e a historia de passas wd 40 no filtro e caixa de ar? serve para que? já vi diversas comunidades (foruns, orkut) falando em tal procedimento.

Stone
25-07-08, 23:22
faz assim que seu motor vai respirar muito bem:

limpe bem a caixa do filtro;
pegue um pincel e passe graxa em toda a caixa do filtro, incluindo a tampa (isso é importante);
pegue o elemento do filtro (a espuma) lave bem com querosene, (ou coloque novo, é bem barato),e molha ela beem com óleo de motor NOVO;
depois espreme ele para tirar o exesso, mas ele tem que ficar bem úmido, e uniformemente;
se for uma moto 2T pode se usar óleo 2T;
cuidado para não ficar nenhuma gretinha onde possa entrar ar;
WD 40 não é tão bom, óleo normal de motor é melhor;

fazendo isso eu garanto que vocês não terão problemas, filtro de espuma umidecido com óleo é muito melhor que o de papel, mas tem que ser umidecido, seco só filtra britas

Ivan RJ
26-07-08, 00:33
Basta seguir o que o Stone postou, certíssimo, eu apenas mudo o óleo. Uso o 90 novo, apenas para aumentar o poder de filtragem, mas não é importante. O óleo de motor, desde que novo, cumpre um excelente papel. Um grande abraço a todos os irmãos.

Tqf2
26-07-08, 00:54
Eu tô na dúvida agora............

Esses dias fui tirar o filtro de ar pra ver como é que tava,, e um canto dele tava cheio de óleo...
chegava a pingar..........

Isso é bom ou ruim......?

Será que foi o mecânico que fez isso na moto, ou a moto fez sozinha, tipo voltou óleo de algum lugar......?

chrespim
26-07-08, 01:20
faz assim que seu motor vai respirar muito bem:

limpe bem a caixa do filtro;
pegue um pincel e passe graxa em toda a caixa do filtro, incluindo a tampa (isso é importante);
pegue o elemento do filtro (a espuma) lave bem com querosene, (ou coloque novo, é bem barato),e molha ela beem com óleo de motor NOVO;
depois espreme ele para tirar o exesso, mas ele tem que ficar bem úmido, e uniformemente;
se for uma moto 2T pode se usar óleo 2T;
cuidado para não ficar nenhuma gretinha onde possa entrar ar;
WD 40 não é tão bom, óleo normal de motor é melhor;

fazendo isso eu garanto que vocês não terão problemas, filtro de espuma umidecido com óleo é muito melhor que o de papel, mas tem que ser umidecido, seco só filtra britas



Ai caramba, troquei o meu original de papel por um de espuma, e estou usando seco...mas quase que semanalmente abro para limpar e a caixa está sempre limpinha, mas vou umidece-lo com óleo de motor novo então!!

Agora qual o melhor filtro?? Espuma ou papel?

http://www.cityparts.com.br/img/img.aspx?arq=fotos-produtos/1234000004112/Titan2000.jpg&w=110&h=110

Furious VIPER
26-07-08, 01:57
Pro pessoal q tá usando o "filtro seco" e vai umedecer com óleo agora.. prestem atenção na regulagem da mistura. Pq com o filtro úmido passa um pouco menos de ar.. se umedecer demais.... sente uns engasgos grosseiros (fica mta gasolina e pouco ar)...
Então só se liguem nisso. Sempre q muda a quantidade de ar pro motor... tem q acertar o carburador (ou a IE)!

chrespim
26-07-08, 07:16
Pro pessoal q tá usando o "filtro seco" e vai umedecer com óleo agora.. prestem atenção na regulagem da mistura. Pq com o filtro úmido passa um pouco menos de ar.. se umedecer demais.... sente uns engasgos grosseiros (fica mta gasolina e pouco ar)...
Então só se liguem nisso. Sempre q muda a quantidade de ar pro motor... tem q acertar o carburador (ou a IE)!


:OK: Assino embaixo fúrios!! Agora, qual será o melhor? Claro que o melhor mesmo é o filtro limpo, mas qual deles oferecem melhor filtragem e tal...

Stone
26-07-08, 09:49
o de espuma com óleo é o melhor, filtra melhor e passa mais ar que o de papel

sandro_ventania
26-07-08, 11:08
Concordo com o stone...
O filtro de ar de espuma e oleo, funciona como nosso nariz...
A espuma é os pêlos do nariz e o oleo é aquela gosma que sai ao soar o nariz...a meleca é a gosma cheia de particulas do ar por ela filtrada.
Sigam a natureza...usem filtro úmido :clap: :clap: :clap: :clap:

lagreca
26-07-08, 11:19
Entendi, é legal passar o oleo, agora que o filtro da minha cg é de papel, como que faço? posso passar oleo também?

Stone
26-07-08, 11:48
filtro de papel tem que ser seco, passe graxa na caixa do filtro para ajudar

lagreca
26-07-08, 12:40
filtro de papel tem que ser seco, passe graxa na caixa do filtro para ajudar
obrigado, estou indo passar agora mesmo!

Stone
26-07-08, 12:44
de nada, tamu aki pra isso!!

lugano
26-07-08, 21:42
Bom parece que agora tres anos depois a duvida sobre qual oleo passar foi respondida, a resposta tarda mais não falha hehehe.
Agora sobre o que furious falou da mistura, se acaso depois de por o filtro umido com oleo, o que fazer pra mexer na carburação, se acaso ficar engasgando, abrir o parafuso de ar, e acelerar mais, será que ja basta?

Volverine MF
26-07-08, 21:54
To meio atrasado no tópico mas vou contribui com o que eu sei. O óleo a ser usado deve ser o 90.

Não me lembro mto bem aonde eu li isso, mas acho que foi no manual de uma moto, o que sei é que a fonte era segura, pois era da Honda.

Furious VIPER
26-07-08, 22:06
ô Lugano... tu simplesmente tem q regular a mistura, pra moto ficar com a quantidade exata de ar+gasolina pra queimar certinho.
Se só umedecer o filtro, vai notar q ela engasga em qqr situação (se o filtro for besuntado em óleo)...

chrespim
10-09-08, 01:34
Pessoal, aproveitando o tópico sobre óleo na espuma do filtro, pergunto:

_ É possivel que caso a espuma esteja muito umidecida, o óleo usado possa ser sugado e queimado, gerando assim fumaça em altas rotações? ;)

Desde já agradeço as respostas! :)

Diego.fcs
10-09-08, 10:59
chrespim, acho que é possível sim, num sei se chega ao caso de fumar, já que a quantidade é pequena, mas se passar com excesso acho que algumas gotas podem ir para o carburador...

E só lembrando, nos manuais até fala para não utilizar gasolina ou outros colventes para lavar o filtro, usar querosene ou detergente...

Volverine MF
10-09-08, 16:18
E qdo essa espuma ta velha, será que a gente acha pra trocar? Se não, que espuma colocar no lugar? De colchão? :lol:

Ou sera que é melhor colocar uma daquelas de lavar louça? :lol:

chrespim
11-09-08, 00:46
Espuma de filtro se vende fácil fácil volverine, mas quanto a que óleo usar, por este tópico cheguei a conclusão que é o óleo de motor novo, mas o Richard disse que está errado, o certo é óleo de câmbio e tals... ;) e agora?

Volverine MF
11-09-08, 00:50
Eu já li que é oleo SAE90. Acho que foi num adesivo preso na moto perto da caixa do filtro ou então foi no manual, não tenho certeza, mas sei que era de uma fonte segura, ok.

chrespim
11-09-08, 01:03
Este mesmo que o richard disse... vou trocar o meu amanhã mesmo... :OK:

Tales Teixeira
11-09-08, 01:57
Acabei de ler o manual da minha moto e lá diz que é pra colocar óleo de motor.

Só não diz qual :lol:

chrespim
11-09-08, 02:06
:0_0: :o O meu Deus, que indecisão destes "manoeís" :lol: :lol: :lol:

Richard
11-09-08, 08:01
Chrespim, no manual da cb esta escrito e bem definido, USAR OLEO DE CAMBIO SAE 90...
Primeira vez q vi isso estranehi, um manual de moto dizendo pra usar oleo de cambio de carro pra umedecer filtro de ar??? Mas eh isso mesmo... Tah no manual...

Agora lembrando, isso soh serve para FILTRO DE ESPUMA, pois de repente pode ter gente com filtro de papel pensando jah que tem que molhar o filtro...

Mas eh isso ai, arruma um pouco de oleo de cambio , molha a espuma bem, da umas belas de umas apertada para sair o excesso e espera uns 10 ou 20 minutos, tipo "secando" (mas naum vai por no sol, h soh pro oleo assentar na espuma) e depois coloca no filtro... JAH ERA

agm2112
11-09-08, 08:42
E qdo essa espuma ta velha, será que a gente acha pra trocar? Se não, que espuma colocar no lugar? De colchão? :lol:

Ou sera que é melhor colocar uma daquelas de lavar louça? :lol:


www.moldspuma.com.br

Ou compre em qualquer loja de peças de moto, onde se encontra .. peças de moto !

Volverine MF
12-09-08, 00:16
Ô Agm, interessante esse site que vc passou. Será que esses filtros deles são melhores que aquela espuminha de colchão que tem na minha moto? :lol:

chrespim
12-09-08, 00:53
Ô Agm, interessante esse site que vc passou. Será que esses filtros deles são melhores que aquela espuminha de colchão que tem na minha moto? :lol:


É por aqui só vendem aquelas espuminhas por R$ 3,00 reaus... :P