PDA

Ver Versão Completa : Moto também aquaplaina ?



Minghe
28-11-05, 20:43
Já passei por diversas situações perigosas com chuva na estrada, pricipalmente quando morava em Curitiba-PR e vinha para minha cidade natal Rib. Preto-SP. Geralmente viajava de madrugada para ganhar tempo e pegava muita chuva no norte do Paraná e o carro aquaplainava, era um uno, mesmo com os pneus bons, agora pergunto: Moto pode aquaplainar como um carro ou é menos sujeito a isso ??

Guigo
28-11-05, 20:48
Até onde sei até bicicleta pode aquaplanar...mas não tenho certeza... ;/

Celso Pin
28-11-05, 20:50
até eu de tênis na poça d'água já aquaplanei...

Legumi
28-11-05, 20:58
pode mas é mais dificil devido a largura e formato do pneu. se a velocidade for muito alta pode sim

mariachirs
28-11-05, 21:01
eu é q nao quero saber :0_0:

Minghe
28-11-05, 21:07
pode mas é mais dificil devido a largura e formato do pneu. se a velocidade for muito alta pode sim


Dizem que em um carro, quanto mais fino o pneu, menor as chances dele aquaplainar, tomando por esta teoria, a moto deve " cortar " a água com mais segurança. Deve ser isso

Legumi
28-11-05, 21:13
issu

Furious VIPER
28-11-05, 21:29
a moto até aquaplana.. mas é difícil pra caramba... pq além do pneu ser bem fininho (praticamente uma bicicleta)... ele tem akeles "sulcos"... q fazem a água escoar e apenas passar peloo pneu sem q o mesmo perca contato com o chão.
Agora pneuzão duma R1.. q é praticamente liso deve aquaplanar q é uma beleeeesa qdo estiver meio gasto!!hahahaha largão.. e liso!!! loucura!!

Smolder
28-11-05, 23:59
moto aquaplana sim.. dependendo da velocidade q tu entra na possa pod ser chão.. seu pneu eh mais fino.. mais tem baixo peso.. eh muito lev.. perto d um carro..

Abs,
Smolder

MarciON
29-11-05, 11:06
nem é tao dificil
esses dias, tava chovendo muito e eu passei um cruzamento q tava descendo uma boa enxorrada, eu tava nuns 70Km/h, senti a moto perder contato com o asfalto na hr

tomem cuidado!!

Ramiro
29-11-05, 14:17
Se tu pegar uma poça estilo lagoa no meio do asfalto.. aquaplana certo.. conheço um cara que se esborracho de moto por causa disso..

francescotorres
29-11-05, 15:59
pode mas é mais dificil devido a largura e formato do pneu. se a velocidade for muito alta pode sim


Concordo com que legumi falaou, o pneu da moto é projetado para não aquaplanar, mas diante da alta velocidade pode ocorrer!

Daninean
03-02-09, 16:24
Com certeza eu já aquaplanei sim, estava a uns 60 kmh + - passei tipo num espelho d agua ai senti que a roda dianteira não entrou na água sabe......mas não tive problemas....

V0LK0V
03-02-09, 17:57
como ja disseram, aquaplana sim, e nao tem essa de pneu fino cortar a agua... se tiver agua na pista suficiente a moto aquaplane e é uma coisa feia de se ver.

Mostarda_69
03-02-09, 18:57
Imaginem qts tópicos ele leu pra chega nesse de 3 anos e meio atras. hauhea dhuhuahaeeahaeea

Mas hje mesmo peguei minha primeira tormenta, e minha namo aquplano a 20km/h e eu tava a 50 de azer e tava uma blz...

Roberval3000
03-02-09, 19:37
Culpa desses topicos ai embaixo, no fim da pagina

brunohcs
03-02-09, 19:56
huiahahuaiui.. esses ultimos dias ta o festival do coveirismo, mas axo q tem alguns topics q nao tem nada a ver reviver esse é um assunto interessante!


Uma veiz passei por um rio que estava na estrada... uma chuva da ***** devia ta uns 80/h ou mais.. e nao fez nada.. soh deu akela segurada na motoka..

Du_Modders
03-02-09, 21:15
Tem uns vídeos na net que trilheiros passam no pau sobre lagos pequenos é claro sem afundar a moto...então daí da pra imaginar né...

Flw...!!! :f

GuilhermeRS
03-02-09, 21:59
Aquaplana sim, e se bobear vai tão fácil quanto um fiat uno (eita carrinho pra deslizar na água, muito leve penso eu)...

Voltando do último encontro do PN na praia (no sábado) peguei um aguaceiro daqueles que é só uma nuvem, mas é a nuvem, eu vinha a uns 110, quando vi que na descida da freeway lá embaixo tava chovendo, reduzi pra 80km/h acreditando ser um velo segura, quando entrei na chuva o asfalto tava com poça dágua, a moto primeiro deslizou como se tivesse estourado um pneu, e depois ela afundou na água e trancou pra 60km/h como se eu tivesse batido em alguma coisa ou entrado numa lagoa, dai em diante fui a 60km/h com um olho na frente outro no espelho pra ver se vinha algum retardado correndo... MAs pelo jeito o unico retardado que fez isso fui eu naquela ocasião... kkk

Mostarda_69
04-02-09, 00:03
Culpa desses topicos ai embaixo, no fim da pagina

Realmente, esses dias li e fiz um monte de quote, e qd fui posta q vi q tinha uns 2 anos.. maldito...



huiahahuaiui.. esses ultimos dias ta o festival do coveirismo, mas axo q tem alguns topics q nao tem nada a ver reviver

Pois eh, ae q ta, a gente olha la e,baixo se empolga responde tudo pergunta de 2 ano q ja tão repsodndidas.. e as fez o cara soh queh discordar ou acrescentar uma ideia..

mas da nada.. devagar se acostumamo...

V0LK0V
04-02-09, 07:18
a moderaçao deveria cirar uma Area para topicos com mais de 6 meses sem respostas, iria facilitar muito, ainda mais com um nome que expresse oq significa, tipo "Arquivados"

tecnicomauricio
04-02-09, 13:23
ou deveria colocar no final do titulo do topico: "Moto também aquaplana 2 - A missão "

Tales Teixeira
04-02-09, 22:31
Eu fico louco quando vejo nego de TW passando "a mil" na Av. Brasil que por sinal, qualquer chuvinha mais intensa, fica cheia de bolsoes d'água.

Eu, né, devagarzinho como sempre olho prum cara desses e penso. "Esse não tem amor a vida". Eu a 80km/h na Brasil GRAÇAS a DEUS, nunca aconteceu comigo, mas não duvido que seja impossível.

Com a velocidade muito alta, acho que não dá tempo dos sulcos dos pneus "absorverem" a água mesmo que o pneu possua uma área de contato menor. Grandes chances de ser chão....

Tqf2
04-02-09, 22:36
Até uma pedra aquaplaina...

Imaghina uma moto, tudo depende da velocidade e da lâmina de água... ah e dos pneus né....rs

Tales Teixeira
04-02-09, 22:48
Até uma pedra aquaplaina...

Imaghina uma moto, tudo depende da velocidade e da lâmina de água... ah e dos pneus né....rs

Pois é... vide o gato Jesus de um outro tópico, hahahahaha

vedovatto3
05-02-09, 09:05
Na verdade ela não chega a aquaplainar como o carro.
Na moto na hora que você entra na poça ela ta uma bela segurada(nisso muitos acham que aquaplaino)
O carro pega porque na verdade na hora que ele entra na poça forma um vacuo entre a parte de baixo e o asfalto o fazendo meio que flutuar (+ ou - como aquele veiculo que se locomovel com um ventilador gigante embaixo dele)

Diego.fcs
05-02-09, 09:10
Nem sempre, acho como o vedovatto3 disse, ela não chega a aquaplanar como o carro, e pelo que vejo as motos pequenas se dão melhor na chuva por ter o pneu mais fino e não tão liso quanto as de motos maiores. Por ter pneu mais fino creio que ela "corte" melhor uma poça de água. Esse fim de semana andei na chuva com a CB com a pista enxarcada e foi sussa, na reta claro, na curva sempre devagar... Mantive os 130km/h e a moto nem mudou em nada...

persiu
05-02-09, 11:06
Do meu ponto de vista tudo que tiver "pneu" pode sim aquaplanar...avião, carro, ônibus, moto, enfim segue uma explicação mais técnico retirada do Wikipédia.

"Aquaplanagem é um fenômeno que ocorre em veículos, ao passar sobre uma lâmina de água e os pneus perderem o contato com a pista. Isto em geral acontece devido à impossibilidade de fazer a drenagem pelos sulcos.

Este fenômeno é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade. A largura dos pneus é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, e a profundidade dos sulcos é inversamente proporcional.

Em piso molhado, a distância percorrida do momento em que o motorista freia até a que o veículo pare depende da banda de rodagem. A 120km/h, um pneu com sulco de 2,5mm, precisa de uma distância 50% maior do que um pneu novo, que tem 8mm."

Jimmy1979
16-02-09, 12:37
Não sei se moto com pneus menores aquaplana, mas a minha sim ...
a pior foi certa vez a 100km/h, pista lisa, entrada de curva, um lençol d'agua enorme atravessando a pista. Foi de tirar as duas rodas do solo ... que gelo, que medo !!!!

Saurus
16-02-09, 13:40
Apesar da idade avançada do tópico, eu voou meter o meu pitaco:

Creio que qualquer veículo pode aquaplanar sim. Vai depender da velocidade, do formato do pneu e da área de contato, da escultura do pneu (para drenar a água para fora do pneu), da massa do veículo, etc..

Eu creio que uma motocicleta tem uma tendência menor à aquaplanagem que um carro, devido ao formato e largura dos pneus. Mas, entre as motos, penso que um pneu de uso misto (trail) tem menor tendência à aquaplanagem que um pneu para uso em asfalto, pois os sulcos da escultura são mais abertos e drenam melhor a água para fora da área de contato.

Mas eu tenho uma técnica muito simples para saber se minha moto ou carro está em "aquaplanning" ou se está em contato com o solo. Basta olhar pelo retrovisor. Se você estiver vendo a trilha deixada pelos pneus de seu carro ou moto, ótimo, a bagaça está firme. Se não houver trilha ou esta estiver sumindo muito rápido, melhor diminuir a velocidade, pois a bagaça tá flutuando.

Hunt3r
16-02-09, 14:04
Mas eu tenho uma técnica muito simples para saber se minha moto ou carro está em "aquaplanning" ou se está em contato com o solo. Basta olhar pelo retrovisor. Se você estiver vendo a trilha deixada pelos pneus de seu carro ou moto, ótimo, a bagaça está firme. Se não houver trilha ou esta estiver sumindo muito rápido, melhor diminuir a velocidade, pois a bagaça tá flutuando.


Ótima essa dica. :D
Esses dias com o carro da empresa (Uno), aquaplanei. Foi uma emoção na hora, mas depois pensei no tamanho da cáca que poderia ter dado e diminui a velocidade 50%. ;)

Abraços!

TorteX
16-02-09, 14:06
Esses dias com o carro da empresa (Uno), aquaplanei. Foi uma emoção na hora, mas depois pensei no tamanho da cáca que poderia ter dado e diminui a velocidade 50%. ;)



Emoção? A vez aquaplanei feio de carro quase tive um infarto! uhhuaehuuhAE

Jimmy1979
16-02-09, 16:59
Apesar da idade avançada do tópico, eu voou meter o meu pitaco:

Creio que qualquer veículo pode aquaplanar sim. Vai depender da velocidade, do formato do pneu e da área de contato, da escultura do pneu (para drenar a água para fora do pneu), da massa do veículo, etc..

Eu creio que uma motocicleta tem uma tendência menor à aquaplanagem que um carro, devido ao formato e largura dos pneus. Mas, entre as motos, penso que um pneu de uso misto (trail) tem menor tendência à aquaplanagem que um pneu para uso em asfalto, pois os sulcos da escultura são mais abertos e drenam melhor a água para fora da área de contato.

Mas eu tenho uma técnica muito simples para saber se minha moto ou carro está em "aquaplanning" ou se está em contato com o solo. Basta olhar pelo retrovisor. Se você estiver vendo a trilha deixada pelos pneus de seu carro ou moto, ótimo, a bagaça está firme. Se não houver trilha ou esta estiver sumindo muito rápido, melhor diminuir a velocidade, pois a bagaça tá flutuando.


Idade avançada é mesmo, mas é um tópico util para debatermos meu amigo ! Sua dica é excelente !!!

Hunt3r
16-02-09, 17:20
Emoção? A vez aquaplanei feio de carro quase tive um infarto! uhhuaehuuhAE


Sim, emoção.
Cara, tu não acha o máximo o carro flutuar por uns metros?
Eu adorei. :P

Claro que tinha pista livre a frente e sem transito nenhum, mas eu achei legal. :#

Abraços!

Jimmy1979
16-02-09, 17:25
Cara, tu não acha o máximo o carro flutuar por uns metros?
Eu adorei. :P
Abraços!


viva a diversidade !!!!! kkkkkkkkkkkkk
passar de piloto para passageiro sem sair do lugar ? to fora ! kkkkkkk

Saurus
16-02-09, 19:40
Sim, emoção.
Cara, tu não acha o máximo o carro flutuar por uns metros?
Eu adorei. :P

Claro que tinha pista livre a frente e sem transito nenhum, mas eu achei legal. :#

Abraços!


Legal até certo ponto. Se você, de condutor, não virar, de uma hora para outra, passageiro. :0_0: Eu, alguns anos atrás, rodei com o carro por causa de uma poça d'água. Foi na linha vermelha, em um trecho em reta. Foi a minha sorte ser madrugada e não ter outros carros próximos de mim e nem o carro ter rodado pra cima da mureta. Parei virado para a contramão. O_O :<0>: O motor morreu. Liguei novamente o carro, manobrei para a direção certa e retomei meu caminho. Só que beeeeem mais devagar. :s :( :#

tecnicomauricio
17-02-09, 12:12
Carro aquaplana.... moto aquaplana, F1 aquaplana .. ha..barco também!! huhahihuhehih..

agora sério... moto aquaplana sim, por isso em condições de pista molhada é preciso ter muito cuidado não só com a aquaplanagem mais também com as "panelas" que se formam no asfalto devido a remoção de placas deixando um espelho d'agua impedindo de ser visto que alí tem um buraco...

TorteX
17-02-09, 12:18
Sim, emoção.
Cara, tu não acha o máximo o carro flutuar por uns metros?
Eu adorei. :P

Claro que tinha pista livre a frente e sem transito nenhum, mas eu achei legal. :#

Abraços!


Eu num acho legal não! hueahuahuae
Um primo meu aquaplanou a uns 100 km/h, cortou o carro no meio em um poste...
Meu amigo aquplanou na cidade mesmo, entrou com o carro numa rotatoria e estoro duas rodas, dois pneu e um eixo do marea...
Por isso não acho nada emocionante huaehuaehuaeae

raulzito rock
17-02-09, 12:32
claro!ainda mais se vc tem uma biz e coloca pneu de 500,vira uma jet-ski!!!!!!!!

Hunt3r
17-02-09, 13:55
Eu num acho legal não! hueahuahuae
Um primo meu aquaplanou a uns 100 km/h, cortou o carro no meio em um poste...
Meu amigo aquplanou na cidade mesmo, entrou com o carro numa rotatoria e estoro duas rodas, dois pneu e um eixo do marea...
Por isso não acho nada emocionante huaehuaehuaeae


Bom, acho que só gostei porque não aconteceu nada de grave na hora.
Foi o máximo. :drool:

Mas pensando bem, depois do ocorrido, vi que poderia ter dado m.... e diminui bastante a velocidade. ;)

Abraços!