PDA

Ver Versão Completa : Como lubrificar cabo acelerador?



diego_fernandes05
30-12-10, 21:18
Eis minha dúvida, o cabo é ligado direto no carburador... como eu lubrifico ele? sinto o acelerador meio duro.. e sempre que mando mexerem no carburador o acelerador fica perfeito... como solto aquele cabo do carburador? tem que fazer alguma regulagem ou algo depois?

Abraços

bruno almeida
30-12-10, 21:34
é muito simples.Retire o cabo da carcaça do acelerador,soltando os dois parafusos philips,aí é só aplicar óleo nele usando uma seringa.
Use óleo fino(singer)

diego_fernandes05
30-12-10, 21:40
é muito simples.Retire o cabo da carcaça do acelerador,soltando os dois parafusos philips,aí é só aplicar óleo nele usando uma seringa.
Use óleo fino(singer)


Fiz isso mais ainda sim não ficou legal =/ (usei óleo 90).. mas fiquei pensando, o óleo não vai pro carburador nesse caso? (sou leigo, entendo pouco)

ASR
30-12-10, 21:41
Sim mas não esqueça de desenroscar o pistão com o cabo senão cai óleo dentro do bura. Fazendo isso, pode injetar bastante óleo e deixar escorrendo.

blaugusto
30-12-10, 21:42
Uma seringa e óleo.

Eu encaixo a agulha na parte de cima, no punho, entre o cabo e conduite e injeto óleo.

magrao tk
30-12-10, 21:42
A parte de cima do carburador é uma tampa com rosca. Desenroscando ela sai o pistonemte onde é preso o cabo.

Pra não complicar muito, tira só essa tampa ali no carburador. E lá em cima no punho do acelerador tem 2 parafusos philips na parte de baixo. Tirando os 2 tu vai ter acesso a ponta de cima do cabo. Pode jogar o óleo por ali que ele vai descer até lá em baixo na ponta do pistonete.
Deixa um tempo o cabo pendurado pro excesso do óleo sair todo, pode por óleo no pistonete tambem. Depois é só remontar.

Monta a parte do punho primeiro, depois o pistonete. Cuidado ao encaixar o pistonete. Ele tem um corte vertical que é um guia. Tem que alinhar esse corte com o pino guia que fica (se não me engano) do lado esquerdo no carburador, é do lado oposto ao parafuso de marcha lenta. Se não alinhar esse guia o pistonete não desce e ela vai ficar toda acelerada se montar desse jeito. É só ir girando ele devagar que tu acerta o ponto e ele vai encaixar solto, depois é só enroscar a tampa.

ASR
30-12-10, 21:43
90 é muito grosso, use óleo fino, o famoso óleo singer multi uso.

diego_fernandes05
30-12-10, 21:45
valew pelas dicas pessoal... vou fazer um teste, mas acho que vou tirar o tanque pra isso, pelo menos dessa vez pra eu ver como é... tenho um medo do cão de mexer em qualquer coisa do carburador!!

bruno almeida
30-12-10, 22:17
te entendo
eu desmontei meu carburador só 23 vezas nos últimos dois meses :lol:

diego_fernandes05
30-12-10, 22:27
Bom... fiz o que disseram..o acelerador ficou bom sim agora =D

Não sei se fiz algo errado, mas na hora de encaixar o pistonete no carburador ele entrou de uma vez só kkkkk depois liguei a moto e ela tá legal... não testei direito por causa do horário, mas se não falhar nem nada e o carburador continuar como estava, saí no lucro!! hehehehe

Alan Ranieri
30-12-10, 22:28
Eu uso esse

http://smcosturaebordado.com.br/images/oleo_singer_g.jpg

Ivan RJ
31-12-10, 00:48
Eu costumo usar o óleo de motor, o singer é muito fino, mas vale, o importante é não esquecer de colocar um pouco de qualquer spray vagabundo entre o guidom e o punho.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Cabos bem lubrificados duram uma eternidade.

Paulodf
31-12-10, 07:33
Alguém sabe me dizer como eu faço isso na Fazer???
Quando eu deixo ela parada por algum tempo, o punho do acelerador fica como se estivesse "travado"! Então eu faço uma força maior para puxar o cabo e ele destrava e passa a funcionar normalmente. Acredito que seja falta de lubrificação tmb, mas como a Fazer não tem carburador, alguém saberia me dizer como é a forma de fazer essa lubrificação?

Abraços.

Irmão
02-01-11, 00:23
Da mesma forma só que na Fazer dá um pouco mais de trabalho
tem que tirar uma proteção que tem na injeção pra poder soltar
o cabo.

felipe250
01-06-11, 20:05
Eu uso esse

http://smcosturaebordado.com.br/images/oleo_singer_g.jpg




esse óleo é bom para esse tipo de serviço..

magrao tk
01-06-11, 20:58
Eu costumo fazer assim:

Retiro os cabos da moto (acelerador, embreagem, freio...)
Pego uma tira de jornal e fita crepe, aí eu faço um tipo de funilzinho na ponta do conduíte do cabo, encho de óleo de motor ou 2t o funil de jornal, e penduro em algum lugar durante a noite. Na manhã seguinte o óleo já passou por todo o cabo e já tá pingando na outra ponta. :OK:
Só que fazer esse funil de jornal toda vez que lubrificar os cabos é meio chato. Na próxima vez vou bolar algo com um pedaço de mangueira de combustível bem flexível e algum recipiente pequeno em forma de funil, vai ser tipo dar um soro pros cabos. :--(

Porque se for pra tentar aplicar óleo de motor sem nada até sair na outra ponta... pode pegar uma cadeira, ligar um rádio e cancelar qualquer compromisso, pra só ficar pingando óleo na porr@ do cabo, porque demoooora pro óleo descer |:(

oodim
02-06-11, 01:05
O meu cabo estava seco.....peguei uma bisnaga de plastico (tipo de colírio)coloquei grafite em pó e pressionei nas pontas do espagueti e fui movendo o cabo.....até perceber que tinha entrado em todo o espagueti.Montei ficou uma pluma...

Jenniffer
02-06-11, 04:34
Se deve lubrificar de quanto em quanto tempo?????? ou não tem nada disso? :0_0:

magrao tk
02-06-11, 07:48
O meu cabo estava seco.....peguei uma bisnaga de plastico (tipo de colírio)coloquei grafite em pó e pressionei nas pontas do espagueti e fui movendo o cabo.....até perceber que tinha entrado em todo o espagueti.Montei ficou uma pluma...

Boa!!! Grafite é o que mais deixa o cabo suave! :Q Pena que dura muito pouco, tem de se aplicar com muito mais frequencia.
Alem disso, só se o cabo estiver seco. Se já tiver resíduo de óleo não presta, tem de 1º lavar bem injetando gasolina pura.

Eu misturava um pouco de gasolina no grafite. Injetava no cabo e deixava ele pendurado com as pontas pra cima pra não sair tudo na outra ponta.
A gasolina evaporava e ficava só o grafite dentro do cabo. :) Super macio fica!




Se deve lubrificar de quanto em quanto tempo?????? ou não tem nada disso? :0_0:

Não sei se é o certo, mas eu lubrifico a cada 3... 4 meses. Mas eu ando muito pouco, então pra meu uso tá mais que bom
Moto com mais de 53mil km rodados com todos os cabos originais e leves :D.

renan1605
02-06-11, 08:35
Caso vc for fazer com uma seringa, quando for comprar a agulha pede pra injeção intramuscular, ela é um pouco mais grossa que as outras e passa o óleo com mais facilidade.

Fabio Véio
21-06-13, 20:51
magraotk, não sei se você já achou um "funil" para colocar na ponta dos cabos e lubrifica-los, pois seu post é antigo,eu para lubrificar o cabo da embreagem, utilizei um bico de mamadeira, daqueles de R$0,10 a baciada, alarguei um pouco o furinho dele, para que passasse pelo terminal do cabo, no caso era o cabo da embreagem, aquele T que enrosca no manete, passei uma fita crepe enchi o bagulho de óleo140, deixei a noite toda, no dia seguinte já estava saindo óleo por baixo, a vantagem de usar óleo mais grosso, apesar da demora, acredito que nunca mais será necessário lubrificar, ou pelo menos deve durar uns 20 anos para fazer de novo
Eu costumo fazer assim:

Retiro os cabos da moto (acelerador, embreagem, freio...)
Pego uma tira de jornal e fita crepe, aí eu faço um tipo de funilzinho na ponta do conduíte do cabo, encho de óleo de motor ou 2t o funil de jornal, e penduro em algum lugar durante a noite. Na manhã seguinte o óleo já passou por todo o cabo e já tá pingando na outra ponta. :OK:
Só que fazer esse funil de jornal toda vez que lubrificar os cabos é meio chato. Na próxima vez vou bolar algo com um pedaço de mangueira de combustível bem flexível e algum recipiente pequeno em forma de funil, vai ser tipo dar um soro pros cabos. :--(

Porque se for pra tentar aplicar óleo de motor sem nada até sair na outra ponta... pode pegar uma cadeira, ligar um rádio e cancelar qualquer compromisso, pra só ficar pingando óleo na porr@ do cabo, porque demoooora pro óleo descer |:(

magrao tk
21-06-13, 21:32
magraotk, não sei se você já achou um "funil" para colocar na ponta dos cabos e lubrifica-los, pois seu post é antigo,eu para lubrificar o cabo da embreagem, utilizei um bico de mamadeira, daqueles de R$0,10 a baciada, alarguei um pouco o furinho dele, para que passasse pelo terminal do cabo, no caso era o cabo da embreagem, aquele T que enrosca no manete, passei uma fita crepe enchi o bagulho de óleo140, deixei a noite toda, no dia seguinte já estava saindo óleo por baixo, a vantagem de usar óleo mais grosso, apesar da demora, acredito que nunca mais será necessário lubrificar, ou pelo menos deve durar uns 20 anos para fazer de novo
Nem tenho andado quase de moto então nem precisei mais lubrificar. Mas gostei dessa idéia, muito boa! Farei assim na próxima com certeza!
Por isso que é bom fóruns como o PN que o pessoal dá cada um uma idéia, e vai cada um complementando o que o outro faz. :)

paulo henrique
21-06-13, 22:49
No cabo proximo ao punho do acelarador existe um tubinho de ferro onde enrrosca ou desenrrosca para tirar a folga do acelador...eu desenrrosco ele todo ate abrir...encho de oleo novo de motor...gosto de usar o 140 ;),,,bem grosso...acelerador fica uma manteiga!e a embreagem eu vou na manete no regulador coloco a parte onde tem um corte para cima eu vou pingando e acionando a manete..pingando....fica muito bom...sem precisar fikar desmontando nda!